You are on page 1of 1

Paula

H uma fora vital incorrigvel em todas as suas obras


RUTH ROSENGARTEN

ntra-se no enonne atelier (com a luz natural a jorrar vinda de cima) de Carnden Town, em Londres, e sentimos que estamos num cenrio de teatro: objestos, moblia, bonecos desconcertantes de to verosTIeis, um conjunto aparentemente infindvel de peas de vesturio. E s depois vemos os enonnes tabuleiros cheios de pastis. Actualmente, Paula Rego trabalha exclusivamente a partir de modelos. Vestir e colocar o modelo na posio certa" em papis com funes narrativas complexas, parte integrante do processo de trabalho, tal como o o desenho que fixa essas figuras tenazmente robustas na superfcie biclimensional. A obra de Paula Rego rebenta de uma energia contida gerada no prprio processo de feitura da obra. Quer nas colagens dos anos 60, que lhe deram a primeira notoriedade pblica, quer nas obras de cores fortes e esprito mordaz e jubilatrio dos anos 80" ou nas obras a pastel mais sombrias e perturbadoras que tem vindo a produzir desde 1994, h sempre, na sua obra, uma fora vital incorrigvel e a ultrapassagem dos cdigos tradicionalmente aceites (tanto de conduta como de representao). 'Nascida em 1935, Paula Rego foi aos 17 anos para Londres, onde frequentou a Slade School of Art. A conheceu Victor WIlling, tambm pintor, com
502

quem viria casar. Foi o gnillde amor da sua vida. Foi-lhe diagnosticada uma esclerose nos anos 60, tendo falecido em 1988. A partir do nascimento da primeira filha, Carolina, em 1956 (tem mais uma filha, Victoria, e um filho Nicholas) Paula Rego e Victor WIlling dividem o tempo entre Londres e Portugal, instalando-se de vez na capital britnica em 1976. O afastamento de Portugal dlhe a distncia necessria para poder meditar e reconfigurar experincias de vida e narrativas que fsica, sociolgica e humanamente se situam em Portugal. Nas primeiras obras, a artista utiliza l. colagem como principal veculo de expresso. A, o privado e o pblico colidem com violncia, acasalando um humor irrepreensvel e um poder fino de observao. Posterionnente,e talvez atravs da forte tendncia para a figurao presente na arte inglesa, chegou a uma fonna ou representao cujas razes mergulham menos no fantstico e mais no real: elementos abjectos e temos misturam-se no pico emocional dessas obras. Atravs das mudanas de idioma que caracterizam o seu trabalho, a energia intensa e a concentrao do desenho so a espinha dorsal da sua obra. atravs do desenho que o bolo infonne de emoes e ideias contraditrias ganha forma, estrutura, coerncia e significado.

A obra de Paula Rego gerada por um impulso narrativo. Este gosto por contar histrias no aperias a ilustrao de uma fonnulao verbal preexistente. Pelo contrrio, as histrias so fludas, no fixas e, nas suas mltiplas aluses, na sua utilizao de dispositivos cnicos e no entretecer do simblico com o quotidiano, criam um palco em que o espectador pode encenar a ' sua prpria identificao. Esta identificao dirige-se - porque tem origem nele principalmente ao olhar feminino. A contribuio de Paula Rego para a arte contempornea enonne exactamente pela sua capacidade de explorar a conscincia das mulheres. Mais recentemente, a sua habilidade tcnica - o seu virtuosismo na pintura a pastel, em que trabalha h cinco anos - revelou-se o meio atravs do qual a artista tem vindo, numa rara combinao de seriedade, compaixo e ironia, a minar as estruturas monolticas de representao de um contexto predominantemente patriarcal. Alm de ter sido a primeira Artista Associada da National Gallery de Londres em 1990, Paula Rego tem recebido vrios prmios de prestgio incluindo, muito recentemente, doutoramentos honorrios das Universidades de St Andrews (Esccia) e. de East Anglia(Inglaterra).
RUTH ROSENGARTEN CRTICA DE ARTFS " PlSTICAS DA VISO

",

You might also like