You are on page 1of 10

ATOS ADMINISTRATIVOS

- Manifestaes unilaterais de vontade; - Praticados pela Administrao no exerccio de atribuies pblicas (supremacia do interesse pblico); - Produzem efeitos jurdicos, sempre; - So tpicos do Poder Executivo, mas o Legislativo e o Judicirio tambm os editam em sua funo atpica. Ex: gesto interna dos tribunais, contratao de pessoal. - No se confundem com os Atos da administrao - No se confundem com os Fatos Administrativos (ou atos materiais) Atos da Administrao So atos praticados pela administrao pblica desprovidos de prerrogativas de direito pblico atuando em igualdade com os particulares regido pelo direito privado. EX: Sociedade de economia mista que exerce atividade econmica vendendo produo; Agente pblico assina cheque para pagar fornecedor. Fatos Administrativos (atos materiais) 1) So o exerccio material da atividade administrativa resultam de um ato administrativo. EX: Construo de escola pela administrao; Limpeza de logradouro. 2) Atuao da administrao que traz consequncias jurdicas (efeitos jurdicos) sem que houvesse a finalidade de produzir. EX: Carro da administrao pblica que bate em carro de particular. 3) Silncio da administrao que produza efeitos jurdicos. Ex: Decadncia de um direito por inrcia da administrao OBS: A DOUTRINA E A CESPE CONSIDERAM O ATO ADMINISTRATIVO UMA ESPCIE DO GNERO ATOS DA ADMINISTRAO! CLASSIFICAES ATOS VINCULADOS No h margem de liberdade na atuao do administrador. - Atuao da administrao deve seguir estritamente a orientao da LEI. ATOS DISCRICIONRIOS A lei d margem de liberdade para a atuao administrativa. - Avalia-se a convenincia e oportunidade (juzo de mrito); - Atuao dentro dos limites legais. Obs: Discricionariedade Dentro dos limites legais Arbitrariedade Contra a lei ou sem lei

ATOS GERAIS No possuem destinatrios determinados; - Possuem generalidade e abstrao. - No podem inovar o direito - garantem fiel execuo s leis. - Sempre discricionrios pelo menos o contedo. - Prevalecem sobre os atos individuais. - Podem ser revogados a qualquer tempo, respeitando-se o direito adquirido. - Publicao do ato = condio para eficcia. - No podem ser diretamente atacados por ao judicial, em regra. EX: Decretos regulamentares; Instrues normativas; Resolues de Agncias Reguladoras. ATOS INDIVIDUAIS Possuem destinatrios determinados; - Podem ter um destinatrio (singular) ou diversos (plrimo), desde que determinados; - Podem ser vinculados ou discricionrios - Revogao s se no tiver gerado direito adquirido - Admitem impugnao por recursos administrativos e aes judiciais. EX: Nomeao de aprovados em concurso pblico; exonerao de servidor. ATOS INTERNOS Produzem efeito s no mbito da administrao pblica; - Atingem diretamente apenas seus rgos e agentes; - Divulgao interna. Ex: Ordem de servio; Portarias; Memorandos. ATOS EXTERNOS Produzem efeito fora da administrao pblica; - Atingem os administrados, criando direitos ou obrigaes gerais ou individuais; - So tambm externos os que mesmo no destinados aos administrados, produzam efeitos fora da repartio ou onerem o patrimnio pblico; - Deve haver publicidade dos atos em meio oficial ou diretamente aos destinatrios. OBS: QUALQUER ATO, QUANDO ONERE O PATRIMNIO PBLICO, EXIGE PUBLICIDADE. ATOS SIMPLES Decorre de uma nica manifestao de vontade - de um nico rgo (singular ou colegiado). ATOS COMPLEXOS Necessitam da manifestao de vontade de dois ou mais rgos ou autoridades s ato perfeito quando completo; - s podem ser impugnados quando completos; - dois atos, de rgos diferentes, que se fundem em um s para que exista. ATOS COMPOSTOS Decorrem de uma nica manifestao de vontade de um nico rgo, mas sua edio ou produo de efeitos depende de um ato acessrio; - dois atos, de rgos diferentes ou no, onde um manifesta vontade e o outro apenas autoriza, homologa, etc. - ato acessrio ato que o aprove, autorize, ratifique ou homologue o ato principal pode ser prvio ou superveniente.

OBS: H DIVERGNCIA ENTRE AS BANCAS (CESPE, FCC, FGV, ETC.) QUANTO AO ENQUADRAMENTO DOS ATOS COMO COMPLEXOS OU COMPOSTOS. PARA CESPE: APOSENTADORIA DE SERVIDOR PBLICO (ATO DA AUTORIDADE SUPERIOR + REGISTRO DO TCU) -> ATO COMPLEXO DECRETO DO PRESIDENTE REFERENDADO POR MINISTRO -> ATO COMPLEXO NOMEAO DE MEMBRO DO STF/STJ -> ATO COMPLEXO DISPENSA DE LICITAO (DEPENDE DE HOMOLOGAO PELA AUTORIDADE SUPERIOR) -> ATO COMPOSTO ATOS DE IMPRIO Administrao impe coercitivamente aos administrados obrigaes ou restries, independente de anuncia; - Fundado no Princpio da Supremacia do Interesse Pblico; - Manifestao do Poder de Imprio (poder extroverso) EX: Desapropriao de bens; Interdio de estabelecimento; Apreenso de bens; Imposio de Multas. ATOS DE GESTO Praticados pela administrao na qualidade de gestora de seus bens e servios; - Sem exerccio de supremacia; - Fundado no princpio da indisponibilidade do interesse pblico EX: Alienao ou aquisio de bens pela administrao; Aluguel a particular de imvel pblico; Atos negociais em geral (autorizao ou permisso de uso de um bem pblico). ATOS DE EXPEDIENTE Atos internos e rotineiros; - Ausncia de contedo decisrio; EX: Encaminhamento de documentos; movimentao de processos; recebimento de peties. REQUISITOS DE VALIDADE (OU ELEMENTOS) DOS ATOS ADMINISTRATIVOS a) COMPETNCIA - Sempre vinculada; - de exerccio obrigatrio; - irrenuncivel, intransfervel, imodificvel, imprescritvel; - delegao possvel sempre que no houver impedimento legal; - desatendimento competncia (vcio de competncia): Gera vcio insanvel, se relativo competncia quanto matria ou se se tratar de competncia exclusiva; Gera vcio sanvel (pode ser convalidado), se relativo competncia quanto pessoa.

Delegao - Pode ser feita para rgos ou agentes subordinados, mas tambm possvel mesmo que no exista subordinao hierrquica; - Delegao feita com prazo determinado; - S parte da competncia pode ser delegada, NUNCA toda; - Discricionria e revogvel a qualquer tempo; - A delegao e sua revogao devem ser publicadas em meio oficial; - Ato praticado por delegao de responsabilidade do delegado (quem recebeu a delegao); - NO podem ser objeto de delegao: proibidos por lei, edio de atos normativos, deciso de recursos administrativos e matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Avocao - rgo superior traz para si o exerccio temporrio de competncia de rgo inferior; - Tem carter excepcional e s feita por motivos relevantes e fundamentados.
Excesso de poder atuao do agente fora ou alm de sua competncia

Abuso de Poder
Desvio de poder atuao do agente com vcio de finalidade

b) FINALIDADE - o efeito jurdico mediato do ato administrativo; - Sempre vinculado; Geral e mediata satisfao do interesse pblico - Desvio de poder = Desvio de finalidade; - Finalidade dos atos administrativos
Especfica e imediata satisfao do interesse pblico

- Desatendimento finalidade (vcio de finalidade) gera vcio insanvel SEMPRE nulo;

c) FORMA - o elemento exteriorizador do ato administrativo; - Vinculada quando a lei exigir forma determinada; - Discricionria quando a lei no exigir forma determinada Para doutrina dominante SEMPRE VINCULADA; - Vcio de forma, em regra, sanvel, exceto quando a lei estabelece determinada forma como essencial validade do ato; - escrita, em regra, mas o silncio pode ser considerado forma; - Obedincia forma constitui garantia jurdica administrao e aos administrados; - Motivao integra a forma motivao motivo OBS: NO DIREITO PRIVADO A LIBERDADE DE FORMA REGRA; NO DIREITO PBLICO, EXCEO (S QUANDO A LEI NO DETERMINE).

d) MOTIVO (ou CAUSA) - a causa imediata do ato administrativo o pressuposto de fato e de direito que enseja a prtica do ato; - Vinculado nos atos vinculados; - Discricionrio nos atos discricionrios; - Vcio de motivo insanvel ato nulo. e) OBJETO (ou CONTEDO) - Efeito jurdico imediato que o ato produz; - Contedo material do ato administrativo; - Vinculado nos atos vinculados; - Discricionrio nos atos discricionrios; - Vcio de objeto insanvel ato nulo. OBS: - COMPETNCIA, FORMA, FINALIDADE -> SEMPRE VINCULADOS; - MOTIVO E OBJETO -> VINCULADOS NOS ATOS VINCULADOS E DISCRICIONRIOS NOS ATOS DISCRICIONRIOS. Mrito do ato administrativo - S existem nos atos discricionrios que possuem deciso baseada na oportunidade e convenincia; - S se aplica ao motivo e objeto, pois podem ser discricionrios, os demais - competncia, forma e finalidade - so sempre vinculados; - Poder judicirio no pode apreciar o mrito do ato administrativo, mas s a legalidade controle de legalidade > Judicirio pode anular, mas no revogar; - S o poder administrativo (que executou o ato) pode exercer o controle de mrito; - Controle de mrito = poder de revogar os atos administrativos, baseado no mrito (convenincia e oportunidade). Motivao - Integra o elemento forma; - Baseada no princpio da transparncia da administrao pblica; - No h ato sem motivo, mas pode haver ato sem motivao; - No princpio expresso na CF, mas est expressamente exigida no Art. 93, X CF, que diz que as decises administrativas dos tribunais sero motivadas e em sesso pblica.
Motivo - infrao por ele praticada

EX: Demisso de servidor


Motivao caracterizao da infrao por escrito

Teoria dos motivos determinantes

- Aplica-se aos atos em que h motivao sendo ela obrigatria ou no; - Controle administrativo e judicial da existncia e legitimidade dos motivos alegados pela administrao como determinantes para o ato seja vinculado ou discricionrio; EX: 1) Servidor pede frias para tal ms; 2) o chefe da repartio indefere alegando falta de pessoal na repartio; 3) o servidor prova que h excesso de pessoal. 4) o ato torna-se viciado quanto ao motivo. - Mesmo nos casos em que no obrigatria a motivao, uma vez feita, estar sujeita ao controle dos motivos que alegou como determinantes.

ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO 1) PRESUNO DE LEGITIMIDADE (ou LEGALIDADE) - Fundamentada na necessidade de agilidade das atribuies administrativas, tendo em conta a defesa do interesse pblico; - Segundo esse atributo, o ato gera efeitos desde sua edio, ainda que contenha vcios aparentes; - O ato eficaz at ser anulado ou ter seus efeitos sustados pela administrao ou pelo judicirio; - nus da prova de existncia do vcio de quem alega (administrado); - Presuno de legitimidade relativa (iuris tantum), pois admite prova em contrrio; - Presente em TODOS os atos administrativos. 2) IMPERATIVIDADE - Possibilidade de a administrao criar obrigaes ou impor restries aos administrados; - Decorre do poder de imprio (ou extroverso); - Presente nos atos punitivos e nos atos praticados no exerccio do poder de polcia; - Autoriza a imposio de medidas coercitivas; - No est presente em todos os atos Ex: No est presente nos atos enunciativos, negociais e de gesto. 3) TIPICIDADE - Atos administrativos devem ter previso legal baseado no princpio da legalidade; - Para cada ato administrativo deve haver um tipo legal correspondente; - Afasta a possibilidade de ato totalmente discricionrio; - Presente em TODOS os atos administrativos no esto presentes nos contratos administrativos. 4) AUTO-EXECUTORIEDADE - Dispensa a administrao de autorizao judicial prvia para praticar seus atos;

- No afasta a apreciao judicial, que pode at ser prvia, caso o administrado j esperasse o ato; - Administrao no procura o judicirio para pedir autorizao; - Autoriza a execuo de medidas coercitivas legalmente previstas diretamente pela administrao; - Quase todos os atos so revestidos de auto-executoriedade, salvo a cobrana de uma multa a qual o administrado se negou a pagar (s pode ser exigida judicialmente).
Executoriedade meios de coero diretos Ex: Apreenso de bens

- Auto-executoriedade
Coercibilidade meios de coero indiretos Ex: Multas

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS


a) ATOS NORMATIVOS - Correspondem aos atos gerais (mesmas regras); - em regra, atos normativos secundrios - no inovam no ordenamento jurdico, derivam diretamente das leis e no da CF; - atos internos ou externos; EX: Decretos regulamentares; Instrues normativas, Resolues de Agncias Reguladoras. - Exceo regra no inovao -> Decretos autnomos derivam diretamente da CF e no das leis atos normativos primrios; - Fundam o Poder Regulamentar. b) ATOS ORDINATRIOS - Atos internos endereados aos servidores; - Fundados no poder hierrquico s vinculam os servidores subordinados autoridade que prolatou o ato; - Atos ordinatrios devem observar os atos normativos; EX: Instrues funcionais; Circulares internas; Portarias; Ordens de servio; Memorandos. c) ATOS NEGOCIAIS - Aqueles em que a vontade da administrao pblica coincide com o interesse do administrado, sendo-lhe atribudos direitos e vantagens; - Fundado no poder de polcia preventivo; - Podem ser discricionrios ou vinculados; - Podem ser definitivos (no podem ser revogados, mas somente anulados ou cassados) ou precrios (podem ser revogados a qualquer tempo);

EX: LICENA vinculado e definitivo alvar para realizao de obra; alvar de funcionamento de estabelecimento; licena para dirigir; AUTORIZAO discricionrio e precrio porte de arma de fogo; servios privados de educao e sade; uso de um bem pblico; autorizao de servio pblico; PERMISSO discricionrio e precrio permisso de uso de bem pblico. d) ATOS ENUNCIATIVOS - Administrao se limita a certificar ou atestar um fato, ou emitir opinio sobre algum assunto, sem se vincular a seu enunciado; - No contm manifestao de vontade da administrao; - Atos administrativos apenas em sentido formal; - A maioria no produz, por si s, efeitos jurdicos alguns doutrinadores os consideram atos da administrao; EX: Certides; Atestados; Pareceres; Apostilas.

e) ATOS PUNITIVOS - imposio direta de sanes a servidores (fundado no poder disciplinar) ou administrados em geral (fundado no poder de polcia repressiva);
Internos atingem os servidores - Ex: Advertncia, suspenso, demisso.

- Atos punitivos
Externos atingem os administrados Ex: multas, apreenso de bens.

EXTINO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


a) ANULAO (ou INVALIDAO) - Extino do ato administrativo invlido por ilegalidade (ofensa lei) ou ilegitimidade (ofensa ao direito); - Controle de legalidade; - Efeito EX TUNC! a anulao atinge os efeitos passados e futuros do ato; - Anulao pode ser feita pela prpria Administrao (autotutela), de ofcio ou por provocao; - Pode ser feita pelo judicirio, somente mediante provocao; - Pode incidir sobre atos vinculados e discricionrios, mas nunca sobre o mrito; - Vcios sanveis podem ser convalidados ou anulados (discricionariedade da administrao); - Vcios insanveis anulao obrigatria (administrao est vinculada); - Em regra, atos invlidos devem ser anulados dever da administrao anul-los (salvo se puderem ser convalidados e a administrao optar pela convalidao);

- O ato nulo no gera direito adquirido, porm so resguardados os efeitos j produzidos em relao aos terceiros de boa-f (efeito EX NUNC quanto aos terceiros de boa-f); EX: Servidor que ingressa no servio pblico por ato nulo e emite certido negativa para fulano, e depois vem a ser anulado seu ingresso. A certido ter validade, pois fulano terceiro de boaf. b) REVOGAO - Extino de ato administrativo vlido que tenha se tornado inoportuno ou inconveniente; - um ato discricionrio de extinguir outro ato discricionrio; - Controle de mrito; - Efeito EX NUNC! revogao atinge somente os efeitos futuros do ato; - Respeita os direitos adquiridos; - S a administrao que praticou o ato pode revog-lo; - Revogao impede que o ato continue a surtir efeitos; - So IRREVOGVEIS: 1) Atos consumados; 2) Atos vinculados; 3) Atos que j geraram direitos adquiridos; 4) Atos que integram um procedimento -> a cada novo ato do procedimento h a precluso administrativa relativa ao ato anterior. EX: Licitao. No pode ser revogada a adjudicao depois de celebrado o contrato; 5) Atos meramente declaratrios. c) CASSAO - Extino do ato administrativo quando o beneficirio deixa de cumprir requisitos que deveria permanecer atendendo; EX: Cassao de licena para construir; Cassao de licena para exerccio de funo profissional. d) CONVALIDAO - Correo dos atos com vcios sanveis, desde que tais atos no tenham acarretado leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros; - Efeito EX TUNC! corrige o ato, tornando regulares seus efeitos passados e futuros ataca a origem do ato ser considerado vlido desde seu nascimento; - S pode ser efetuada pela prpria administrao que praticou o ato, em regra; - ato discricionrio, pois a administrao pode anular o ato mesmo que seja passvel de convalidao; - S vcios de competncia (quanto pessoa) e de forma (quando a lei no exigir forma especfica) podem ser convalidados; - Pode ocorrer por omisso -> Convalidao por decurso de prazo;

EX: Administrao tem cinco anos para anular ato invlido que beneficie particular, caso no o faa, h convalidao (por omisso).

You might also like