You are on page 1of 3

Arte Romana Origem de Roma:

Fundada em 753 a. C. Roma, ou A cidade das sete colinas, formou-se da unio das aldeias como a dos Etruscos na colina dos Palatinos, entre outras que se alocaram nas proximidades como os Sabinos. Roma se tornou no incio da era crist a capital de um imprio que se estendia da Espanha Mesopotmia, da costa setentrional da frica Inglaterra.

Contexto Histrico e Geogrfico:


O Imprio Romano foi um Estado que se desenvolveu a partir da pennsula Itlica, durante o perodo ps-republicano da antiga civilizao romana, caracterizado por uma forma autocrtica de governo e de grandes propriedades territoriais na Europa e em torno do Mediterrneo. Em 395, o Imprio Romano foi dividido pelo imperador Teodsio em Imprio Romano do Ocidente e do Oriente. O imprio Romano do Ocidente com capital em Roma; e o Imprio Romano do Oriente com capital em Constantinopla. A tomada de Roma, em 476, marca o fim do perodo conhecido como Idade antiga e o incio de outro conhecido como Idade Mdia. A civilizao romana caracterizou-se pelo senso de realismo e utilitarismo. Os romanos dedicavam-se arte de governar e fazer leis.

Caracterstica da Arte Romana:


Os romanos deixaram um vasto legado literrio, que nos permite traar sua histria com uma riqueza de detalhes que nunca nos cansamos de admirar. Sofreu fortes influncias por parte da arte etrusca (na tcnica), grega (na decorao e na arquitetura) e oriental (na monumentalidade); Tirou proveito de toda essa influencia e fez do estilo Romanico nico, com caractersticas prprias marcantes. Na arte destacava-se a fora, o realismo e a grandeza material. Destacaramse na rea de engenharia civil com a construo de estradas e aquedutos para o abastecimento de suas grandes cidades. Destacaram-se na Arquitetura com a construo de arcos triunfais e colunas para celebrar suas vitrias em combates e contar histrias. Tinham como importante caracterstica a utilizao de arcos em suas construes, e foram grandes especialistas na construo de abbadas.

A Arquitetura Romana:
Na arquitetura, os Romanos conseguiram representar de forma surpreendentemente as especificidades da vida Pblica e Privada. As caractersticas mais significantes da arquitetura romnica so a utilizao de abbadas, dos pilares macios que a sustentam e das espessas paredes com aberturas estreitas usadas como janelas. O estilo romnico de refletiu principalmente na construo das igrejas, que so grandes e slidas. Sendo conhecidas mais tarde como Fortalezas de Deus. Principais obras arquitetnicas: Abbadas Romanas, Os Templos, As Baslicas, As Termas, Os Circos, Os Teatros, Os Anfiteatros.

Monumentos decorativos:
Arcos de Triunfo: Eram prticos monumentais, mandados erguer pelos imperadores ou generais romanos para registrar seus feitos. Colunas Triunfais: Era ao mesmo tempo um monumento comemorativo e funerrio. Os Aquedutos: Eram condutos de gua em forma de imensas pontes em arcos.

Destaque: O Panteo, em Roma, Itlia o mais bem preservado dentre os espaos cobertos. um templo circular e enorme dedicado a todos os deuses.

A Escultura Romana:
Apesar de basear-se na escultura grega, apresenta as seguintes caractersticas:Aparecimento da esttua eqestre; Imitao da plstica grega; Uso contnuo do retrato; Tcnica antefrontal; Realismo. Romanos executaram vrios tipos de esculturas, que podemos dividir nas seguintes categorias:

Monumentos Funerrios: Localizavam-se fora dos limites da cidade em ambos os lados da


estrada e muitas vezes decorados com jardins.

Esttuas Mitolgicas: esttuas em mrmore que representavam deuses ou outras figuras


importantes.

Baixos relevos Histricos: Os romanos cobriram de baixos relevos Roma, perpetuando seus
inmeros feitos militares e as festas da corte imperial.

Retratos em forma de busto: Era tpico dos romanos aproveitarem da arquitetura grega tudo
que lhes agradava. Uma de suas necessidades era de bons retratos que representassem fielmente o modelo. Reproduziam exatamente o modelo, acentuando at os defeitos e as deformidades.

A Pintura Romana: Possuam duas finalidades: decorao de paredes (pintura parietal) e


retrato (retratstica).

O Mosaico Romano: Utilizavam o mosaico na decorao, demonstrando grande habilidade


na composio de figuras e no uso da cor. Os mosaicos de maior valor artstico so os que decoravam os edifcios de Pompia. A Literatura Romana: Os escritores e pensadores romanos permanentemente buscavam a beleza e a elegncia. Inicialmente voltou-se para a terra, o mar e, sobretudo, o homem. Nesse perodo encontramos poesias, dramas, discursos, teatros e histrias. Destacam-se na literatura romana escritores e poetas como: Virglio (70-19 a.C.), autor do poema pico Eneida, Horcio (65-8 a.C.), Ovdio (43 a.C.-17 d.C.), Ccero (106-43 a.C.), brilhante orador, e o historiador Tito Lvio (59-17 a.C.).

Bibliografia: - JANSON, H. W. e Anthony F. Iniciao histria da arte. Traduo Jefferson Luiz Camargo -2 ed.- So Paulo: Martins Fontes, 1996. - POZENATO, Kenia. Introduo histria da arte -2 ed.- Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995. - GOMBRICH, E. H. A histria da arte. Traduo lvaro Cabral -16 ed.- Rio de Janeiro: LTC, 2011. - PROENA, Graa. Descobrindo a Histria da Arte. So Paulo: tica, 2005.

-COTRIM, Gilberto. Histria Global: Brasil e Geral -6 ed. reform.- So Paulo: Saraiva, 2002.

You might also like