You are on page 1of 39

11/12/2012

Direito constitucional
Andr Alencar

DIREITO CONSTITUCIONAL
Conselho Nacional de Justia

11/12/2012

PRINCPIO FUNDAMENTAIS E INTRODUO ORGANIZAO DO ESTADO

ESTADO E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: POVO TERRITRIO GOVERNO SOBERANO (PODER POLTICO) FINALIDADES

DIFERENA ENTRE PAS, PTRIA E NAO DIFERENA ENTRE POVO, POPULAO E CIDADOS QUESTO: CESPE - 2008 - SERPRO Analista Acerca dos conceitos de Estado, nao e povo, julgue o item que se segue. O conceito de Estado possui basicamente quatro elementos: nao, territrio, governo e soberania. Assim, no possvel que haja mais de uma nao em um determinado Estado, ou mais de um Estado para a mesma nao.

11/12/2012

QUESTO: CESPE Ministrio Pblico do Estado do Amazonas Cargo: Promotor de Justia Substituto Caderno 1 Aplicao: 02/12/2007 Os tradicionais elementos apontados como constitutivos do Estado so: o povo, a uniformidade lingstica e o governo. O vocbulo nao bastante adequado para expressar tanto o sentido de povo, quanto o de Estado.

PODER POLTICO:
INTERNAMENTE:
ABSOLUTO SUPREMO UNO INALIENVEL IMPRESCRITVEL

PODER POLTICO:
EXTERNAMENTO:
INDEPENDNCIA IGUALDADE NO INTERVENO COOPERAO AUTODETERMINAO

11/12/2012

QUESTES CESPE IGEPREV / PA Tcnico de Administrao e Finanas 08/05/2005 A soberania do Estado brasileiro limitada pela submisso do Brasil s decises de cortes internacionais s quais venha a se submeter.

CESPE PCRR Aplicao: 18/5/2003 - Nvel Mdio / Cargo: Escrivo de Polcia Civil A soberania elemento indispensvel do conceito de Estado nacional, garantia de sua autodeterminao.

CESPE MPE/AM Cargo: Promotor de Justia Substituto Caderno 1 Aplicao: 02/12/2007 A soberania do Estado, no plano interno, traduz-se no monoplio da edio do direito positivo pelo Estado e no monoplio da coao fsica legtima, para impor a efetividade das suas regulaes e dos seus comandos.

11/12/2012

FORMA DE ESTADO
FORMAS DE ESTADO (COMPOSTOS E SIMPLES):
CONFEDERAO FEDERAO UNITRIO
CENTRALIZADO POLITICAMENTE DESCENTRALIZADO POLITICAMENTE POR DELEGAO

CARACTERSTICAS DO ESTADO FEDERAL:


PLURALIDADE DE ENTES ENTES AUTNOMOS PACTO DE INDISSOLUBILIDADE BASE JURDICA: CONSTITUIO BICAMERALISMO FEDERATIVO NACIONALIDADE NICA POSSIBILIDADE DE INTERVENO VEDAES CONSTITUCIONAIS GUARDIO DA CONSTITUIO RIGIDEZ CONSTITUCIONAL

QUESTES CESPE/DEL. POLCIA FEDERAL/97 O Brasil uma repblica federativa, de modo que os componentes da federao, notadamente os estados-membros, detm e exercem soberania.

11/12/2012

CESPE SEFAZ/ES Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual Aplicao: 08/02/2009 A Unio entidade federativa autnoma em relao aos estados-membros e municpios, e cabe a ela exercer as prerrogativas da soberania do Estado brasileiro ao representar a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais.

CESPE Ministrio da Sade Conhecimentos bsicos Nvel V Aplicao: 15/11/2008 Os entes federados so autnomos entre si, de acordo com as regras constitucionalmente previstas, nos limites de suas competncias; a soberania, por seu turno, caracterstica da Repblica Federativa do Brasil.

CESPE ANATEL Concurso Pblico Aplicao: 12/9/2004 Cargo 8: Tcnico Administrativo O Brasil uma Repblica Federativa formada pela unio indissolvel dos estados, do Distrito Federal (DF), dos municpios e territrios.

11/12/2012

FORMA DE GOVERNO
CLASSIFICAO ARISTOTLICA:
MONARQUIA x TIRANIA ARISTOCRACIA x OLIGARQUIA DEMOCRACIA x DEMAGOGIA

CLASSIFICAO MAQUIAVLICA:
MONARQUIA x REPBLICA

CARACTERSTICAS DA REPBLICA:
RES = coisa; PUBLICA (PUBLICARE) = do povo; LEGITIMIDADE DOS GOVERNANTES
ELEIES REPRESENTAO MANDATO

TEMPORARIEDADE RESPONSABILIDADE PUBLICIDADE IGUALDADE

QUESTES CESPE TJDFT Analista Judicirio Especialidade: Administrao Aplicao: 02/03/2008 A expresso Repblica Federativa enuncia, respectivamente, uma forma de governo e uma forma de Estado.

11/12/2012

CESPE (SEGER) Analista Administrativo e Financeiro Cincias Econmicas 01/02/2009 Saber a forma de governo de determinado Estado o mesmo que saber quem deve exercer o poder e como este se exerce. A forma republicana pressupe, modernamente, que o representante do governo seja eleito pelo povo, que este seja representado em cmaras ou assembleias populares e que os mandatos eletivos sejam temporrios.

CESPE/DEL. POLCIA FEDERAL/97 A adoo, pelo Brasil, do princpio republicano em lugar do monrquico produz consequncias no ordenamento jurdico, tais como a necessidade de meios de legitimao popular dos titulares dos Poderes Executivo e Legislativo e a periodicidade das eleies.

SISTEMA DE GOVERNO
PRESIDENCIALISMO x PARLAMENTARISMO
SEPARAO DOS PODERES (CONFIANA OU NO) CHEFIA DO EXECUTIVO

11/12/2012

AUTOCRACIA x DEMOCRACIA

REGIME DE GOVERNO OU REGIME POLTICO

FONTE DO PODER MODO DE EXERCCIO DO PODER

TIPOS DE DEMOCRACIA:
DIRETA SEMIDIRETA INDIRETA

QUESTES: CESPE IGEPREV / PA - Cargo 7: Assistente Administrativo | 08/05/2005 O estado democrtico de direito adotado no Brasil tem como fundamento o pluralismo poltico e funda-se no poder dos representantes eleitos direta ou indiretamente pelo povo.

CESPE TCU Analista de Controle Externo Aplicao: 02/08/2008 A democracia no mais a escolha dos governantes, mas, sim, a orientao sobre como se quer ser governado. No h funo sem controle. O vetor democrtico pelo pluralismo, o que justifica a existncia de vrios rgos de controle. Quanto mais democrtico o Estado, maior ser o nmero de rgos de controle. A ligao entre democracia e legitimidade est no fato de que esta uma qualidade do poder. A legitimao est ligada ao acesso ao poder, ao exerccio do poder e, finalmente, legitimao teleolgica, pelo alcance dos resultados esperados. No basta a legitimao formal, mas, sim, a legitimao substantiva, que se faz pela participao, pela processualidade aberta e pelo resultado. Diogo de Figueiredo Moreira Neto. Palestra proferida no I Frum Brasileiro de Controle da Administrao Pblica, organizado pela Editora Frum (Belo Horizonte) na cidade do Rio de Janeiro, em 2/8/2004 (com adaptaes).

Quando defende o controle exercido pelos diversos rgos da administrao como forma de concretizao do princpio da democracia, o autor do texto acima admite que problemas semelhantes possam encontrar solues diferentes, o que viola a Constituio Federal.

11/12/2012

TIPO DE ESTADO
ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO
IMPRIO DA LEI (produzida democraticamente) SEPARAO DOS PODERES E MECANISMOS DE INDEPENDNCIA ENTRE ELES DIREITOS FUNDAMENTAIS
Especialmente os de carter penal e processual

QUESTES: CESPE MPE/AM Cargo: Promotor de Justia Substituto Caderno 1 Aplicao: 02/12/2007 A ideia de Estado de Direito, desde os primrdios da construo desse conceito, est associada de conteno dos cidados pelo Estado.

CESPE Ministrio da Sade Conhecimentos Bsicos Aplicao: 15/11/2008 Os direitos de carter penal, processual e processual penal cumprem papel fundamental na concretizao do moderno estado democrtico de direito. A aplicao escorreita ou no dessas garantias que permite avaliar a real observncia dos elementos materiais do estado de direito.

10

11/12/2012

CESPE Ministrio da Sade Conhecimentos Bsicos Aplicao: 15/11/2008 A ideia do estado de direito tambm imputa ao Poder Judicirio o papel de garantidor dos direitos fundamentais. A boa aplicao dos direitos fundamentais de carter processual, principalmente a proteo judicial efetiva, permite distinguir o estado de direito do estado policial.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
ART 1 FUNDAMENTOS (E OUTROS) ART 2 SEPARAO DOS PODERES ART 3 OBJETIVOS FUNDAMENTAIS ART 4 PRINCPIOS DAS RELAES INTERNACIONAIS

PRINCPIOS
ABERTURA GENERALIDADE ESTRUTURANTES TRAZEM AS CARACTERSTICAS MAIS BSICAS IRRADIAM SEUS CONTEDOS PARA TODA A CF

11

11/12/2012

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

QUESTES: CESPE Prefeitura Municipal de Aracaj Cargo: Procurador do Municpio Aplicao: 28/01/2008 Admite-se a conduo coercitiva do ru em ao de investigao de paternidade para que seja submetido a exame de DNA a fim de saber se o pai de criana.

CESPE SGA/AC - 2007 O uso de algemas, apesar de no estar expressamente previsto na Constituio ou em lei, tem como balizamento jurdico os princpios da proporcionalidade e da razoabilidade.

12

11/12/2012

CESPE Ministrio da Sade Conhecimentos Bsicos Aplicao: 15/11/2008 Se algum permanecer preso cautelarmente, por perodo prolongado, de forma abusiva e irrazovel, haver ofensa frontal ao princpio da dignidade da pessoa humana.

CESPE/UnB TCU Aplicao: 2/9/2012 Cargo: Tcnico Federal de Controle Externo rea: Apoio Tcnico e Administrativo Especialidade: Tcnica Administrativa A dignidade da pessoa humana considerada um princpio absoluto na CF.

CESPE/UnB MPOG - Aplicao: 17/6/2012 Conhecimentos Bsicos para todas as reas So fundamentos da Repblica Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e a autodeterminao dos povos. Os princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988 (CF) designam as caractersticas mais essenciais do Estado brasileiro.

13

11/12/2012

CESPE TCU Caderno BRAVO Cargo: Tcnico de Controle Externo Aplicao 29/09/2007 O pluralismo poltico que fundamenta a Repblica Federativa do Brasil conceito relacionado exclusivamente ao pluralismo partidrio.

CESPE TCU Caderno BRAVO Cargo: Tcnico de Controle Externo Aplicao 29/09/2007 O princpio da dignidade da pessoa humana, por ser uma proposio geral, de carter fluido, carece de densidade normativa apta a ensejar a possibilidade de sua utilizao como fundamento de deciso judicial.

CESPE ANATEL Concurso Pblico Aplicao: 12/9/2004 Cargo 8: Tcnico Administrativo A Repblica Federativa do Brasil, constituda sob o Estado Democrtico de Direito, traz como um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana. Qualquer ato dos trs poderes da Repblica que deixar de observar esse princpio poder ser considerado inconstitucional.

14

11/12/2012

CESPE IGEPREV / PA / Tcnico de Administrao e Finanas 08/05/2005 A liberdade e o respeito dignidade do trabalhador so direitos decorrentes do reconhecimento do valor social do trabalho.

CESPE IGEPREV / PA / Tcnico de Administrao e Finanas 08/05/2005 A dignidade da pessoa humana valor que possui contedo apenas exortativo, no podendo condicionar, verdadeiramente, a atuao do poder pblico.

Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

15

11/12/2012

Princpio da Separao dos Poderes ou das Funes do Estado: Legislativo, Executivo e Judicirio.

Independncia: Um poder no tem que pedir permisso aos outros poderes para atuar. Funes tpicas e atpicas tambm garantem a independncia dos poderes porque permite o exerccio de tarefas de outros poderes em carter secundrio, desnecessitando de dependncias entre si.

Harmonia: Est relacionada ao respeito que os membros de um poder deve ao outro, h necessidade de tratamento cordial e respeitoso. Controles recprocos ou interferncias legtimas tambm se inserem dentro da ideia de independncia dos poderes porque exige uma atuao harmoniosa para atingir os fins que a Constituio determina.

16

11/12/2012

QUESTES: CESPE/UnB TRE/RJ Aplicao: 26/8/2012 Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa As funes estatais so distribudas de maneira no exclusiva, de modo que cada poder, ao lado de suas funes tpicas, igualmente, desempenha outras funes consideradas como funes atpicas. Nesse sentido, portanto, atpica a funo de fiscal da constitucionalidade dos atos normativos exercida pelo Senado Federal, quando suspende a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional em deciso definitiva pelo Supremo Tribunal Federal.

CESPE/UnB MPOG - Aplicao: 17/6/2012 Conhecimentos Bsicos para todas as reas O princpio da separao dos Poderes adotado no Brasil pode ser caracterizado como rgido, uma vez que todos os Poderes da Repblica exercem apenas funes tpicas.

CESPE Ministrio da Sade Conhecimentos Bsicos Aplicao: 15/11/2008 Cabe ao Poder Judicirio, no estado democrtico de direito, zelar, quando provocado, para que o administrador atue nos limites da juridicidade, competncia que no se resume ao exame dos aspectos formais do ato, mas abrange a aferio da compatibilidade de seu contedo com os princpios constitucionais, como os da proporcionalidade e da razoabilidade.

17

11/12/2012

CESPE TRF 5 Regio Juiz Federal Substituto Aplicao: 05/08/2007 De acordo com o STF, no se compreende na autonomia dos estados-membros competncia constitucional para instituir conselho destinado ao controle da atividade administrativa e financeira da respectiva justia.

CESPE MPE/AM Cargo: Promotor de Justia Substituto Caderno 1 Aplicao: 02/12/2007 O MP estadual ajuizou ao civil pblica contra o municpio X e o estado Y, requerendo a condenao solidria de ambos a fornecerem, gratuitamente, medicamentos para tratamento de AIDS a indivduos residentes naquela localidade e que, sendo portadores do vrus HIV, fossem destitudos de recursos financeiros para tanto. O juiz, em primeira instncia, condenou o municpio e o estado ao fornecimento gratuito, na forma requerida pelo MP.

A deciso ofende a separao dos poderes, pois atua em mbito prprio da discricionariedade do Poder Executivo.

CESPE TRE/TO MANH 2005 Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa 8 O Tribunal de Contas da Unio um dos tribunais superiores que fazem parte do Poder Judicirio brasileiro.

18

11/12/2012

Art. 3: Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Art. 4: A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

QUESTES CESPE TJDFT Cargo 4: Analista Judicirio Especialidade: Administrao Aplicao: 02/03/2008 A construo de uma sociedade livre, justa e solidria um objetivo, ao passo que a dignidade da pessoa humana um fundamento da Repblica Federativa do Brasil.

19

11/12/2012

CESPE/UnB MPOG - Aplicao: 17/6/2012 Conhecimentos Bsicos para todas as reas Por ser um pas regido, em suas relaes internacionais, pelo princpio da concesso de asilo poltico, o Brasil impedido de extraditar estrangeiros.

CESPE - 2012 - MP - Analista de Infraestrutura - Conhecimentos Bsicos - Todas as reas So fundamentos da Repblica Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e a autodeterminao dos povos.

CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista - Tcnico em Material e Patrimnio BSICOS Os princpios que regem o Brasil nas suas relaes internacionais incluem a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade e a concesso de asilo poltico.

20

11/12/2012

CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados - Analista Tcnico em Material e Patrimnio - BSICOS A CF consagra a prevalncia da democracia representativa, fazendo apenas aluso democracia direta, sem mencionar expressamente os meios pelos quais a soberania popular poder ser diretamente exercida.

CESPE - 2012 - STJ - Tcnico Judicirio Telecomunicaes e Eletricidade - Conhecimentos Bsicos O princpio constitucional relativo autodeterminao dos povos garante aos estados federados o direito de se dissociarem do Estado federal, se a populao do estado assim o decidir mediante plebiscito.

CESPE - 2012 - STJ - Tcnico Judicirio Telecomunicaes e Eletricidade - Conhecimentos Bsicos / Direito Constitucional / Princpios Fundamentais; Direitos Polticos; ) O povo exerce o poder por meio de representantes eleitos ou de forma direta, como nos casos de plebiscito e referendo.

21

11/12/2012

CESPE - 2012 - STJ - Todos os Cargos Conhecimentos bsicos - Todos os cargos exceto cargo 5 AJAJ A no interveno, um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, expressa, assim como outros fundamentos, o poder supremo e independente do pas.
* Cuidado, a supremacia no mbito interno!!!

CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial rea Administrativa - Cargo 1 O princpio federativo estabelece a forma de governo de um Estado.

CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Administrativa - Cargo 1 / Direito Constitucional / Princpios Fundamentais; ) A democracia representativa exercida pelo povo, individual ou coletivamente, a partir dos instrumentos constitucionais que possibilitam interferir diretamente nas decises polticas do Estado.

22

11/12/2012

DIREITOS FUNDAMENTAIS
TEORIA GERAL DOS DIREITOS DIREITOS EM ESPCIE ART. 5 REMDIOS CONSTITUCIONAIS DIREITOS SOCIAIS NACIONALIDADE DIREITOS POLTICOS PARTIDOS POLTICOS

TEORIA DOS DIREITOS


CONCEITOS
DIREITOS GARANTIAS DEVERES

CESPE/ TCDF Auditor/ 18/8/2002 No obstante a diversidade semntica utilizada pela Constituio da Repblica de 1988, h consenso entre os doutrinadores de que a expresso direitos humanos refere-se aos direitos reconhecidos e positivados na esfera constitucional de determinado Estado, ao passo que direitos fundamentais identifica-se com o termo direitos naturais, referindo-se quelas posies jurdicas vlidas para todos os povos, em todos os tempos, por serem prprias da condio humana, no-vinculadas a uma ordem constitucional especfica.

23

11/12/2012

CESPE/ TST / Tcnico Judicirio Especialidade: Segurana Judiciria/ 17/2/2008 Direitos humanos fundamentais so o conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano, cujo fim precpuo o respeito sua dignidade, por meio da proteo contra o arbtrio do poder estatal e do estabelecimento de condies mnimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.

CARACTERSTICAS
1. HISTORICIDADE GERAES EVOLUO HISTRICA DOS DIREITOS
1 GERAO:
LIBERDADE, DIREITOS CIVIS E POLTICOS DIREITOS NEGATIVOS ESTADO MNIMO ESTADO DE DIREITO X ABSOLUTISMO CONSTITUCIONALISMO DECLARAES DE DIREITOS

2 GERAO
IGUALDADE, DIREITOS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONMICOS DIREITOS POSITIVOS ESTADO SOCIAL ESTADO SOCIAL X ESTADO DE DIREITO CONSTITUCIONALISMO SOCIAL CONSTITUIES DO MXICO 1917 E WEIMER 1919

24

11/12/2012

3 GERAO
FRATERNIDADE OU SOLIDARIEDADE (DIREITOS DIFUSOS COLETIVOS EM SENTIDO AMPLO) DIREITOS POSITIVOS DIREITO AO MEIO AMBIENTE, DO CONSUMIDOR, MORALIDADE ADMINISTRATIVA ESTADO MAIS EQUILIBRADO ESTADO SOCIAL X ESTADO DEMOCRTICO NEOCONSTITUCIONALISMO CONSTITUIO DE 88

4 GERAO
NORBERTO BOBBIO: NOVOS DIREITOS ENGENHARIA GENTICA PAULO BONAVIDES: INFORMAO, DEMOCRACIA E PLURALISMO

CESPE IGEPREV / PA Tcnico Previdencirio A 08/05/2005 A seguridade social reflexo de conquistas da classe trabalhadora e, pelo cunho individual que possui, configura um direito de primeira gerao.

25

11/12/2012

CESPE/ ANATEL/ Analista Adm./ 16/07/2006 Os chamados direitos sociais de segunda gerao, ou dimenso, so caracterizados pela existncia de direitos positivos, que fazem nascer para o Estado a obrigao de atuar ativamente de forma a diminuir as desigualdades materiais. exemplo dessa categoria de direitos fundamentais a norma constitucional que assegura o direito de atendimento em creche e pr-escola s crianas de 0 a 6 anos de idade.

CESPE PGE/CE / Procurador/ 23/03/2008 A Constituio de 1937 trouxe, como inovao, diversos direitos sociais relativos aos trabalhadores, os quais no eram previstos nas constituies anteriores.

CESPE TCE 2007 Os direitos sociais, de estatura constitucional, correspondem aos chamados direitos de segunda gerao. Entre esses direitos, incluem-se a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados.

26

11/12/2012

CESPE (SEGER) Analista Administrativo e Financeiro / 01/02/2009 Na evoluo histrica dos direitos fundamentais em geraes, entende-se que o direito de propriedade um direito fundamental de primeira gerao.

2. UNIVERSALIDADE EXTENSO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


Pessoa Natural ou Fsica
Brasileiro x Estrangeiro Questo do Territrio e o art. 5 CAPUT

PESSOA JURDICA QUASE PESSOAS RELAES HORIZONTAIS x VERTICAIS

CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos - Especialidade: Direito e Legislao - 06/04/2008 possvel se estabelecer indenizao por danos morais a uma pessoa jurdica.

27

11/12/2012

CESPE TJ-RR-01-Escrivo O art. 5. da Constituio da Repblica afirma que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. A expresso estrangeiros residentes no pas: inclui os estrangeiros em atividades tursticas, com a finalidade de incremento desse importante setor econmico nacional, afastando os estrangeiros que se encontrem meramente de passagem pelo pas.

CESPE MP AM Agente Tcnico 20/01/2008 Considere que, em determinada cooperativa, um cooperado tenha praticado conduta contrria ao estatuto social, e que, por isso, a diretoria da cooperativa tenha decidido exclu-lo sumariamente, fundamentando essa deciso no carter punitivo e na conduta contrria ao estatuto. Nessa situao, a diretoria agiu corretamente, pois a deciso foi fundamentada em dispositivo do estatuto.

3. INEXAURIBILIDADE ROL ABERTO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


ANLISE DO ART. 5 2
DIREITOS CONSTANTES DO ROL DIREITOS DECORRENTES:
DO REGIME (DA CONSTITUIO) POR ELA ADOTADOS DOS PRINCPIOS (DA CONSTITUIO) POR ELA ADOTADOS DOS TRATADOS INTERNACIONAIS

ANLISE DO ART. 5 3 E A QUESTOD A HIERARQUIA DOS TRATADOS INTERNACIONAIS

28

11/12/2012

CESPE TJPE Tcnico Judicirio Aplicao: 1.o/7/2001. taxativo o rol dos direitos e garantias expressos na Constituio da Repblica.

CESPE MMA Analista Ambiental Segundo a jurisprudncia do STF, as clusulas ptreas protegem direitos e garantias individuais que no integram expressamente o captulo relativo aos direitos individuais.

CESPE TRT / 16. Regio 24/07/2005 Tcnico Judicirio rea: Administrativa Os tratados e convenes internacionais que forem aprovados pelo Congresso Nacional em sesso conjunta, em dois turnos, por sessenta por cento dos votos dos seus membros, entram para o ordenamento jurdico brasileiro como equivalentes s emendas constitucionais.

29

11/12/2012

CESPE TCU Tcnico de Controle 29/09/2007 Em captulo prprio da Constituio Federal, apresentado o rol de todos os direitos sociais a serem considerados no texto constitucional.

4. EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


ANLISE DO ART. 5 1 DA CF O problema da aplicabilidade
Proteo contra omisses do Estado e o Mandado de Injuno

O problema da proibio de retrocesso e as clusulas ptreas

CESPE TRE / MA Analista Judicirio rea: Administrativa 2/10/05 A Constituio da Repblica estabelece que as normas definidoras de direitos e garantias fundamentais no tm aplicao imediata.

30

11/12/2012

CESPE PGE/CE Procurador 23/03/2008 Em regra, as normas constitucionais que prescrevem direitos fundamentais tm eficcia contida e dependem de regulamentao.

5. RELATIVIDADE, LIMITABILIDADE E O PRINCPIO DA RAZOABILIDADE


Clusula geral de limitao: Princpio da convivncia das liberdades
As liberdades pblicos no podem servir de escudo para a prtica de atos ilcitos. No h direitos absolutos.

1 Limitao: Coliso de direitos fundamentais em casos concretos


No h hierarquia O mbito de incidncia de um direito (por ter natureza principiolgica) pode ser reduzido. Utilizando da proporcionalidade possvel buscar a harmonizao prtica dos direitos em conflito.

31

11/12/2012

2 Limitao:
Princpio da liberdade de conformao dos institutos: O legislador pode limitar direitos fundamentais, seja porque a CF expressamente admitiu ou seja porque a convivncia em sociedade exige a limitao. Porm, o legislador tem limites: Teoria dos limites aos limites = razoabilidade

Razoabilidade (ou proporcionalidade em sentido amplo):


Utilidade, pertinncia ou adequao, deve estar apta a atingir os fins a que se prope; Necessidade, indispensabilidade ou proibio de exceo, deve-se buscar a menor leso possvel; Proporcionalidade (sentido estrito), deve-se comprar os fins alcanados e os meios utilizados.

CESPE/Agente da Polcia Federal 2002 O sigilo de correspondncia e de comunicao absoluto. A interceptao de correspondncias, mesmo que estiverem sendo utilizadas como instrumento de salvaguarda de prticas ilcitas, inconstitucional.

32

11/12/2012

CESPE PMDF Admisso ao Curso de Formao de Cabos Policiais Militares Combatentes 15/05/05 Embora a Constituio prescreva que a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo entrar sem consentimento do morador e que inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telefnicas, o prprio texto constitucional prev excepcionalidades em que tais direitos podem ser suprimidos.

CESPE MP / MT Promotor de Justia 16/01/2005 Em virtude do princpio constitucional da isonomia, que assegura a todas as pessoas proteo idntica do direito, a comunicao social no pode divulgar fatos da intimidade dos cidados, em que pese o direito livre manifestao do pensamento.

CESPE MP/AM - Analista de Banco de Dados 20/01/2008 O uso de algemas em um cidado pacato, de bons antecedentes, que no oferece nenhum risco para a sociedade, preso em razo de atraso de prestao alimentcia, fere o princpio da proporcionalidade e da razoabilidade.

33

11/12/2012

CESPE STF - ANALISTA - 2008 Em tempo de paz, os direitos de liberdade de locomoo e de liberdade de reunio somente podem ser afastados mediante prvia e fundamentada deciso judicial.

CESPE TRT9 - ANALISTA - 2007 A Constituio Federal assegura a inviolabilidade de dados e de comunicaes telefnicas, salvo, nesse ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses de investigao criminal ou instruo processual penal. Logo, no h possibilidade de o juiz determinar a apreenso de disco rgido de computadores, mesmo quando houver indcios de crime.

CESPE / STM 28/11/2004 Considere a seguinte situao hipottica. Joo foi condenado a pena de 30 anos de priso por trfico de drogas e outros crimes. Lder do trfico de drogas na favela ABC da capital de seu estado, Joo est cumprindo a pena no presdio HG. Nessa situao, a administrao do presdio poder, com fundamento em razes de segurana pblica, de disciplina prisional e de preservao da ordem jurdica, excepcionalmente, violar as correspondncias de Joo.

34

11/12/2012

CESPE TJDFT Analista Judicirio 02/03/2008 Os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituio Federal de 1988 no comportam qualquer grau de restrio, j que so considerados clusulas ptreas.

CESPE SGA/AC 2007 O sigilo bancrio, espcie de direito de privacidade protegido pela Constituio Federal, absoluto em qualquer caso. CESPE STF - ANALISTA 2008 Apesar de a CF afirmar categoricamente que o sigilo da correspondncia inviolvel, admite-se a sua limitao infraconstitucional, quando se abordar outro interesse de igual ou maior relevncia, do que o previsto na CF. cabvel o estabelecimento de restries ao direito de liberdade de manifestao do pensamento para evitar leso a um outro preceito fundamental.

CESPE MS Conhecimentos bsicos para todos os nveis/reas de atuao 15/11/2008 Atualmente, no se reconhece a presena de direitos absolutos, mesmo que se trate de direitos fundamentais previstos na CF e em textos de tratados e convenes internacionais em matria de direitos humanos. Os critrios e mtodos da razoabilidade e da proporcionalidade se afiguram fundamentais nesse contexto, de modo a no permitir que haja prevalncia de determinado direito ou interesse sobre outro de igual ou maior estatura jurdico-valorativa.

35

11/12/2012

CESPE (SEGER) Analista Administrativo e Financeiro 01/02/2009 O direito de propriedade limitado. Um exemplo dessa limitao a previso constitucional da desapropriao por interesse social.

6. INALIENABILIDADE, INTRANSMISSIBILIDADE
CESPE TRE / MA Analista Judicirio 2/10/05 H possibilidade de transferncia de direitos humanos fundamentais, tanto a ttulo gratuito quanto a ttulo oneroso.

7. IRRENUNCIABILIDADE, INDISPONIBILIDADE RELATIVA


CESPE TRE / MA Analista Judicirio 2/10/05 Os direitos humanos fundamentais apresentam diversas caractersticas, que incluem a prescritibilidade e a renunciabilidade. CESPE COHAB/Bauru 23/5/2004 Escriturrio Administrativo Bernardo foi contratado por uma sociedade de economia mista, sendo que, no seu contrato de trabalho, existe uma clusula em que Bernardo abre mo do direito a frias nos dois primeiros anos do contrato. Nessa situao, a referida clusula invlida.

36

11/12/2012

8. INVIOLABILIDADE
CESPE (MDS) Tcnico de nvel superior 11/10/2008 Os poderes do Estado encontram nos direitos e garantias individuais limites intransponveis, cujo desrespeito pode caracterizar ilcito constitucional. CESPE TRE / MA Analista Judicirio 2/10/05 O respeito aos direitos humanos fundamentais por parte das autoridades pblicas, apesar de importante, no est includo entre os itens essenciais construo de um verdadeiro Estado de direito democrtico.

CESPE - 2012 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico Direito Os direitos fundamentais cumprem a funo de direito de defesa dos cidados, sob dupla perspectiva, por serem normas de competncia negativa para os poderes pblicos, ou seja, que no lhes permitem a ingerncia na esfera jurdica individual, e por implicarem um poder, que se confere ao indivduo, no s para que ele exera tais direitos positivamente, mas tambm para que exija, dos poderes pblicos, a correo das omisses a eles relativas.

CESPE - 2012 - TJ-RR - Agente de Proteo Os direitos de propriedade e de herana no esto sujeitos a nenhum limite.

37

11/12/2012

CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio Excluem-se dos direitos e garantias fundamentais, previstos de forma taxativa na CF, os direitos decorrentes de tratados internacionais de que a repblica Federativa do Brasil seja parte.

CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio Caso o Congresso Nacional aprove, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, tratado internacional sobre direitos humanos, este ter fora de normativa equivalente s emendas constitucionais.

CESPE - 2012 - STJ - Tcnico Judicirio Telecomunicaes e Eletricidade Conhecimentos Bsicos As normas que tratam de direitos e garantias fundamentais so consideradas programticas, pois dependem de regulamentao para ter eficcia.

38

11/12/2012

CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo Embora a CF estabelea como destinatrios dos direitos e garantias fundamentais tanto os brasileiros quanto os estrangeiros residentes no pas, a doutrina e o STF entendem que os estrangeiros no residentes (como os que estiverem em trnsito no pas) tambm fazem jus a todos os direitos, garantias e aes constitucionais previstos no art. 5. o da Carta da Repblica.

39

You might also like