You are on page 1of 16

Campus de Araraquara Faculdade de Cincias Farmacuticas

Concurso Pblico

002. Prova Objetiva

Farmacutico

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 60 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 3 horas e 30 minutos, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

Aguarde

a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

UACF1201

26.05.2013

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

conhecimentos gerais Lngua Portuguesa Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 08. Cincia e liberdades Aparentemente, o ttulo deste artigo no faria nenhum sentido, considerando a poca em que vivemos, na qual a pesquisa cientfica goza de uma ampla liberdade, garantida por universidades e institutos de pesquisa. Vai longe o tempo em que Giordano Bruno e Galileu foram condenados morte. No entanto, a liberdade de que goza a pesquisa cientfica vem tendo um contraponto na utilizao pelo Estado dos produtos dessa mesma pesquisa. Isso especialmente visvel no uso da cincia por polticas pblicas de sade. Resultados de pesquisas, ou mesmo hipteses no verificadas, so utilizados como instrumentos de aes governamentais, como se assim estivessem justificados. Tais aes pblicas esto particularmente presentes nas polticas conduzidas contra alimentos gordurosos e bebidas aucaradas. Governos arrogam-se direitos de interveno na vida dos cidados, supostamente amparados no conhecimento cientfico. prprio do progresso cientfico que seus resultados sejam tornados pblicos, vindo a balizar a vida das pessoas se elas optarem por seguir esse conhecimento adquirido. Mas uma coisa as pessoas, de posse de certos conhecimentos, optarem por no consumir determinado produto por consider-lo prejudicial sua sade. Nesse sentido, seria funo do Estado informar os cidados sobre os malefcios reais ou provveis do consumo de tais produtos. Outra, muito diferente, o Estado impor determinadas condutas restritivas da liberdade de escolha, em nome de um conhecimento cientfico apropriado pelo governo com vista a seus fins especficos. Consequentemente, estaramos diante de algo extremamente perigoso, a saber, a administrao cientfica da vida. Cidados administrados so cidados tutelados, incapazes de discernir por si mesmos o que bom para eles. A pior administrao a que se diz verdadeira, cientfica, como se coubesse ao Estado optar no lugar dos cidados. Cidados administrados cientificamente tendem a se tornar servos do Estado. A eles reservado um lugar especfico, o de serem destitudos do conhecimento verdadeiro, esse que lhes imposto sua revelia. A comunidade cientfica, medida que avana no terreno do poltico, comea a abandonar o seu terreno prprio, vindo a se tornar uma parte do problema, em vez de poder ser um elemento de sua soluo. Melhor fariam os cientistas em avanar em suas pesquisas, mostrando, por exemplo, os elementos e produtos eventualmente prejudiciais sade dos indivduos. No lhes compete uma conduta de cruzados pelo controle cientfico dos cidados. Cidados devem ser informados, no tutelados. A sua liberdade de escolha deve ser, antes de tudo, preservada, tratando-se de um direito fundamental do ser humano.
(Denis Lerrer Rosenfield, www.estadao.com.br, 25.03.2013. Adaptado)

01. De acordo com o autor, (A) os cientistas tm sido negligentes com a comunidade leiga ao manter os resultados de suas pesquisas restritos ao meio acadmico. (B) so comuns pesquisas feitas sob encomenda, cujos resultados so manipulados em favor dos interesses da iniciativa privada. (C) h governos que interferem na vida dos cidados a partir da apropriao de um suposto conhecimento cientfico. (D) a pesquisa cientfica conduzida, hoje, com tanta liberdade quanto na poca de Giordano Bruno e Galileu. (E) alguns governantes tm determinado a metodologia que os cientistas devem usar em suas pesquisas, tornando-as acientficas. 02. Na opinio do autor, a comunidade cientfica deve (A) decidir, no lugar dos cidados, quais so os alimentos que eles devem e no devem consumir. (B) conscientizar-se de que suas pesquisas no devem influenciar as decises da comunidade leiga. (C) eximir-se de fornecer ao Estado informaes que tenham impacto sobre a sade pblica. (D) dedicar-se produo de conhecimento, evitando interferir diretamente na vida poltica. (E) ser mais rigorosa ao orientar a conduta do Estado no que se refere conduo de polticas pblicas. 03. Na frase do quinto pargrafo Cidados administrados so cidados tutelados, incapazes de discernir por si mesmos o que bom para eles. o termo em negrito tem sentido equivalente a (A) comparar. (B) identificar. (C) interpelar. (D) confrontar. (E) rechaar. 04. Assinale a alternativa em que o termo em negrito empregado, no texto, com sentido metafrico. (A) ... considerando a poca em que vivemos, na qual a pesquisa cientfica goza de uma ampla liberdade, garantida por universidades e institutos de pesquisa. (primeiro pargrafo) (B) Resultados de pesquisas, ou mesmo hipteses no verificadas, so utilizados como instrumentos de aes governamentais... (segundo pargrafo) (C) Tais aes pblicas esto particularmente presentes nas polticas conduzidas contra alimentos gordurosos e bebidas aucaradas. (terceiro pargrafo) (D) Nesse sentido, seria funo do Estado informar os cidados sobre os malefcios reais ou provveis do consumo de tais produtos. (quarto pargrafo) (E) No lhes compete uma conduta de cruzados pelo controle cientfico dos cidados. (penltimo pargrafo)
3
UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

05. A frase retirada do texto que se mantm correta aps o acrscimo das vrgulas : (A) Vai longe o tempo em que Giordano Bruno e Galileu, foram condenados, morte. (B) Isso especialmente, visvel no uso da cincia por, p olticas pblicas de sade. (C) Tais aes pblicas esto, particularmente, presentes nas polticas conduzidas contra alimentos gordurosos e bebidas aucaradas. (D) Cidados administrados so, cidados tutelados, incapazes de discernir, por si mesmos o que bom para eles. (E) Cidados administrados cientificamente, tendem a se tornar, servos do Estado. 06. Assinale a alternativa em que a frase que conclui o texto A sua liberdade de escolha deve ser, antes de tudo, preservada, tratando-se de um direito fundamental do ser humano. est reescrita sem alterao de sentido. A sua liberdade de escolha deve ser, antes de tudo, preservada,... (A) contudo se trata de um direito fundamental do ser humano. (B) apesar de se tratar de um direito fundamental do ser humano. (C) mesmo quando se tratar de um direito fundamental do ser humano. (D) pois se trata de um direito fundamental do ser humano. (E) embora se trate de um direito fundamental do ser humano. 07. Observe as passagens do quarto pargrafo.  [...] se elas optarem por seguir esse conhecimento adquirido.  Mas uma coisa as pessoas [...] optarem por no consumir determinado produto...  Nesse sentido, seria funo do Estado informar os cidados sobre os malefcios reais ou provveis do consumo de tais produtos. Considerando a regncia padro dos verbos seguir, consumir e informar e o sentido com que so empregados nas passagens do texto, assinale a alternativa em que as expresses em negrito esto, correta e respectivamente, substitudas por pronomes. (A) seguir-lhe consumir-lhe informar-lhes (B) segui-lo consumi-lo inform-los (C) segui-lo consumir-lhe informar-lhes (D) seguir-lhe consumir-lhe inform-los (E) seguir-lhe consumi-lo informar-lhes

08. Observe a seguinte passagem do quarto pargrafo. Outra, muito diferente, o Estado impor determinadas condutas restritivas da liberdade de escolha... Atendendo s regras referentes ao uso do acento indicativo de crase, o verbo impor pode ser completado por: (A) todos. (B) uma pessoa. (C) qualquer indivduo. (D) seu povo. (E) populao. 09. Assinale a alternativa em que a concordncia est em conformidade com a norma-padro da lngua. (A) A liberdade de escolha das pessoas deve ser considerada no momento em que se planejam as polticas pblicas. (B) Deve estar sendo realizadas, neste instante, muitas pesquisas capazes de alterar os hbitos de consumo das pessoas. (C) Fazem sculos que o pensador Giordano Bruno foi queimado pela Inquisio Romana. (D) Foi desenvolvido, por vrios governos, uma srie de p olticas contra alimentos gordurosos. (E) Em alguns pases, a quantidade de acar em certos alimentos industrializados devem ser reduzidos. 10. A frase em que o pronome se est posicionado corretamente, conforme a norma-padro, : (A) A pesquisa cientfica encontra-se em uma fase particularmente produtiva. (B) Vai longe o tempo em que condenavam-se cientistas morte. (C) Talvez encontre-se um equilbrio entre avano cientfico e avano social. (D) Ningum arrisca-se a questionar a importncia da cincia para o progresso. (E) O acesso ao conhecimento cientfico ainda tem conservado-se restrito a poucos.

UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

Matemtica 11. Sobre o salrio bruto de Andr incidem apenas descontos refe rentes aos impostos. No ms de maro, Andr foi promovido com aumento de 15% sobre seu salrio bruto. Na mesma ocasio, os impostos sobre seu salrio aumentaram em 5%. Antes do aumento, descontavam-se R$ 280,00 de impostos do salrio de Andr. Se o salrio lquido de Andr depois do aumento passou a ser de R$ 856,00, seu salrio bruto antes do aumento era de (A) R$ 985,00. (B) R$ 1.000,00. (C) R$ 1.015,00. (D) R$ 1.025,00. (E) R$ 1.050,00. 12. Sendo x e y nmeros naturais que verificam a equao x y + = 0,781818181..., ento x + y igual a 5 11 (A) 3. (B) 4. (C) 5. (D) 6. (E) 8. 13. De acordo com especificaes normalmente usadas na construo dos degraus de uma escada, o dobro da distncia vertical (v), em centmetros, acrescido da distncia horizontal (h), em centmetros, tem de ser igual a 62, 63 ou 64 centmetros.
h

14. Considere que a massa de 1 litro de etanol de 800 gramas, e que a massa de 1 litro de gua de 1 quilograma. Se 80% da massa de uma mistura de 2 kg de etanol, e 20% de gua, ento o volume dessa mistura, em litro(s), equivale a (A) 1,4. (B) 1,6. (C) 1,8. (D) 2,2. (E) 2,4. 15. Joo tirou nota 6 na primeira prova de matemtica, que valia 8 pontos. Na segunda prova, que valia 12 pontos, Joo tirou nota proporcionalmente equivalente a que havia tirado na primeira prova. A mdia aritmtica simples das notas de Joo nas duas provas de matemtica foi (A) 7,2. (B) 7,5. (C) 7,8. (D) 8,2. (E) 8,4. 16. A figura indicada composta por tringulos. Sabe-se ainda que o permetro do tringulo ABC 27 km.
B 8 km D
6 km E 6 km

10 km

13 km

(Figura fora de escala)

Chamamos de inclinao de uma escada, a razo entre v e h, nessa ordem, dada em porcentagem. Para que uma escada com inclinao de 12% siga as normas estabelecidas para v e h, o menor valor possvel de h, em centmetros, igual a (A) 45,5. (B) 46. (C) 48,5. (D) 50. (E) 51,5.

Cinco pessoas partiram de lugares diferentes com destino final em C, sempre andando pelo menor caminho, ligando dois lugares consecutivos. A tabela indica esses caminhos. Antnio Bianca Camila David Elisa AEDC DEFC DABC AEFC EABC

Das cinco pessoas, aquela que percorreu o menor caminho total foi (A) Antnio. (B) Bianca. (C) Camila. (D) David. (E) Elisa.
5
UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

17. Daqui a trs anos o produto da idade de Alessandra pela idade do seu irmo caula Paulo ser 189. Hoje, Alessandra tem o triplo da idade de Paulo. Chamando de x a idade de hoje de Paulo, uma equao do 2. grau em que uma das razes a idade atual de Paulo ser (A) x2 + 4x 60 = 0. (B) x + 4x 66 = 0. (C) x2 + 3x 189 = 0. (D) 9x2 + x 189 = 0. (E) x2 + 6x 180 = 0. 18. Uma camada de tinta tem 0,4 milmetro de espessura. Para pintar externamente um cubo com uma camada (demo) de tinta foram necessrios 2,4 litros de tinta. Nessas condies, o volume do cubo sem a camada de tinta, em metro cbico, igual a (A) 0,90. (B) 0,96. (C) 1,00. (D) 1,25. (E) 1,60. 19. Em uma festa, 64% das pessoas presentes eram homens. Em certo momento, saram da festa apenas alguns homens, de modo que a proporo entre homens e mulheres presentes ficou igual a 50%. Do total de homens presentes inicialmente na festa, aqueles que saram correspondem a (A) 22,22%. (B) 28,00%. (C) 32,00%. (D) 43,75% (E) 56,25%. 20. Completando corretamente os 15 algarismos marcados com asterisco na conta armada de multiplicao que est indicada a seguir, correto dizer que a soma desses 15 algarismos igual a
2

Legislao 21. Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituio Federal, assinale a alternativa correta. (A) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. (B) A pequena propriedade rural poder ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. (C) As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, no tm legitimidade para representar seus associados judicialmente. (D) Poder haver Juzo ou Tribunal de Exceo no caso de ser decretado o Estado de Stio. (E) So gratuitas as aes de Mandado de Injuno e Mandado de Segurana, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania.

22. Manter programas de educao infantil e de ensino fundamental compete (A) Unio, com a contribuio dos Estados. (B) aos Estados, com a cooperao tcnica e financeira da Unio. (C) aos Municpios, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e dos Estados. (D) aos Estados e Municpios, com a cooperao financeira da Unio. (E) aos Estados e ao Distrito Federal, com a cooperao tcnica dos Municpios.

23. Conforme disposto na Constituio Federal, as universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao seguinte princpio: (A) gesto autocrtica do ensino pblico, na forma da lei.

* * 7 3 * * * * * * * 5 * 7 * 7 * 1
2 8 * 0

(B) piso salarial profissional nacional para os profissionais da educao em geral. (C) oferta de ensino noturno adequado s condies de cada educando. (D) garantia do padro de qualidade do ensino e da pesquisa. (E) indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso.

* * 4

(A) 48. (B) 50. (C) 54. (D) 62. (E) 72.
UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

24. Mariana Assistente de Suporte Acadmico no campus da Unesp de Bauru, e cometeu uma indisciplina punvel com repreenso. competente para lhe aplicar a pena disciplinar o (A) Reitor. (B) Chefe de Departamento. (C) Diretor da Congregao. (D) Diretor de Departamento e de Diviso. (E) Presidente do Conselho Universitrio.

27. No Microsoft Excel 2010, em sua configurao original, tem-se uma planilha com o seguinte contedo:
A 1 2 3 4 5 6 12,22 12,23

25. Conforme estabelece o Regimento Geral da Unesp, assinale a alternativa correta. (A) Compete ao Conselho Universitrio enviar s autoridades competentes, anualmente, o relatrio das atividades da Universidade. (B) A Comisso Permanente de Avaliao ter quadro prprio de pessoal tcnico e administrativo integrado estrutura da Reitoria. (C) Cabe aos Chefes de Departamentos opinar sobre criao de cargos e funes da carreira docente. (D) O controle administrativo, financeiro e de resultados das autarquias vinculadas ou associadas ser exercido pelo Presidente da Congregao. (E) Os colegiados e as comisses da Unesp s podero funcionar com a presena da totalidade de seus membros, salvo nos casos de segunda convocao.

Se, posteriormente, um usurio configura todas as clulas da planilha para que tenham apenas 1 casa decimal, e adiciona na clula A4 a frmula =SOMA(A1:A3), o resultado a ser exibido na clula A4 ser: (A) 12,2 (B) 24 (C) 24,4 (D) 24,45 (E) 24,5 28. Em um documento do Microsoft Word 2010, em sua configurao padro, tem-se uma tabela criada com 10 colunas e 2 linhas.

Noes de Informtica 26. No Microsoft Windows 7, em sua configurao padro, o procedimento para recolher todas as janelas abertas e mostrar a rea de trabalho, usando as teclas de atalho, manter a tecla do logotipo do Windows teclar: (A) D (B) TAB (C) CTRL (D) E (E) F pressionada e, em seguida,

Um usurio marcou a tabela por completo, clicando sobre o cone que aparece no canto superior esquerdo, conforme destaque na imagem a seguir.

Em seguida, clicou no boto Distribuir colunas, na guia Layout, grupo Ferramentas de Tabela. Assinale a alternativa que apresenta o resultado da ao descrita no enunciado. (A) (B)

(C) (D)

(E)

UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

29. No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configurao original, tem-se um documento em modo de exibio Normal, contendo 10 slides, sendo que o slide ativo o 5.. Para se iniciar o modo de apresentao, a partir do slide ativo (5. slide), deve-se (A) pressionar as teclas CTRL+F5. (B) pressionar a tecla F5. (C) pressionar as teclas SHIFT+F5. (D) clicar sobre o ltimo cone da barra de status:

Conhecimentos Especficos

31. Os aminocidos podem ser divididos em classes de acordo com as propriedades dos seus grupos R, em particular, a polaridade, que a tendncia desse aminocido interagir com a gua em pH biolgico. Dos aminocidos a seguir esquematizados, possuem grupo R aliftico, no polar, apenas:
Lisina H H3N C COO
| | | | | + |

Glicina H H3N C COO


| + |

Serina H H3N C COO


| | + |

Leucina H H3N C COO


| | + |

CH2 CH2

(E) pressionar a tecla SETA PARA DIREITA.


+

CH2 CH2 NH3

CH2 OH

CH2 CH CH3 CH3

30. Ao navegar na Internet usando o aplicativo Internet Explorer 9, em sua configurao padro, instalado em um sistema operacional Windows 7, uma barra exibida na parte inferior de uma pgina da Web, onde nela, o navegador exibe informaes de um download, por exemplo, e fornece a voc uma ou mais aes que podem ser executadas, como Abrir ou Salvar, e, em seguida, desaparece se voc navegar para fora da pgina da Web. O texto refere-se ao recurso (A) Barra de status. (B) Barra de comandos. (C) Barra de pesquisa. (D) Barra de notificaes. (E) Barra de favoritos.

cido asprtico H H3N C COO


| | + |

Prolina H H2N C COO


| | + |

Histidina H H3N C COO


| | + |

Fenilalanina H H3N C COO


| | + |

CH2 C O O

H2 C

CH2 CH2
+

CH2 C HN C CH NH

CH2

(A) lisina, glicina e serina. (B) glicina, leucina e prolina. (C) leucina, cido asprtico e prolina. (D) prolina, histidina e fenilalanina. (E) lisina, cido asprtico e histidina.

UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

32. O sangue de um ser humano precisa transportar perto de 600 litros de oxignio dos pulmes para os tecidos todos os dias, mas muito pouco deste oxignio transportado no plasma sanguneo por que ele muito pouco solvel em solues aquosas. Quase todo o oxignio transportado pelo sangue est ligado e transportado pela hemoglobina dos eritrcitos.
(Lehninguer, Princpios de Bioqumica, p. 138, 1995)

34. Para completar seu ciclo de vida, a maioria dos parasitas tem exigncias especficas e, ainda que muitos sejam especficos para determinados hospedeiros, podem desenvolver diferentes fases dos ciclos em organismos distintos. O conceito correto na relao dos parasitas com seus hospedeiros : (A) vetor biolgico um organismo diferente do hospedeiro principal, que pode abrigar o parasita e servir como fonte de infeco, mas que no importante para seu ciclo de vida. (B) hospedeiro reservatrio um portador vivo que transmite o parasita a um hospedeiro no infectado; essencial para o ciclo de vida do parasita. (C) hospedeiro intermedirio no essencial para que o parasita complete seu ciclo de vida e geralmente abriga a forma de ovo ou cisto do parasita. (D) hospedeiro definitivo ou principal o organismo no qual a forma sexualmente madura de um parasita encontrada. (E) hospedeiros definitivo e intermedirio so aqueles nos quais ocorre a maturao e reproduo sexuada dos parasitas e diferem um do outro apenas pela frequncia com que so infectados. 35. Alguns fungos podem ter morfologia diferente segundo as condies nutricionais e a temperatura ambiente, o que denominado dimorfismo fngico. O dimorfismo geralmente reversvel e caracteriza-se por um crescimento micelial nas temperaturas entre 22 C e 28 C e leveduriforme entre 33 C e 37 C. Esse fenmeno geralmente pode ser observado entre os fungos que causam micoses sistmicas e subcutneas, como (A) Histoplasma capsulatum e Paracoccidioides brasiliensis. (B) Pneumocystis carini e Malassezia furfur. (C) Aspergillus niger e Candida albicans. (D) Sporothrix schenckii e Cryptococcus neoformans. (E) Cryptococcus neoformans e Pneumocystis carini. 36. Os vrus podem ser classificados em 6 classes (I a VI) de acordo com o tipo de genoma e a consequente estratgia de transcrio do mRNA, conforme a tabela a seguir.
Classe I II III IV V VI Tipo de genoma viral dsDNA ssDNA dsRNA +ssRNA ssRNA +ssRNA/ transcriptase reversa

Pode-se afirmar que a propriedade da hemoglobina, que a torna um transportador to eficiente, est corretamente descrita em: (A) apresenta alta afinidade pelo oxignio e sua curva de saturao, em funo da presso de O2, uma hiprbole simples. (B) apresenta 2 stios de ligao e sua forma desoxigenada apresenta maior afinidade pelo oxignio do que a forma oxigenada. (C) aps a ligao do oxignio primeira subunidade heme-pepttica, ocorre uma alterao na conformao da hemoglobina que leva a uma sucessiva perda de afinidade das demais subunidades com o oxignio. (D) a curva de ligao sigmoide do oxignio hemoglobina, com sucessivo aumento de afinidade do oxignio s subunidades heme, um exemplo de cooperatividade positiva. (E) na presso de oxignio do msculo em trabalho (cerca de 1,5 kPa), a hemoglobina apresenta uma saturao por volta de 10%, o que revela sua inabilidade de descarregar o oxignio nos tecidos e, em especial, nos msculos. 33. A gliclise uma via central, quase universal para o catabolismo da glicose e pode ser dividida, didaticamente, em fase preparatria e fase de pagamento. Na fase preparatria so investidas duas molculas de ATP que levam a um aumento da energia livre dos intermedirios e que depois sero recuperadas na fase de pagamento. Essas duas molculas de ATP so utilizadas para a produo, respectivamente, de (A) glicose-6-fosfato e frutose-6-fosfato. (B) glicose-6-fosfato e frutose-1,6-bifosfato. (C) frutose-6-fosfato e frutose-1,6-bifosfato. (D) frutose-1,6-bifosfato e gliceraldedo-3-fosfato. (E) 1,3-bifosfoglicerato e piruvato.

Os vrus pertencentes famlia Herpesviridae, como os vrus HSV-1 e HSV-2, causadores da herpes simples humana, pertencem classe (A) I, dsDNA. (B) II, ssDNA. (C) III, dsRNA. (D) IV, +ssRNA. (E) V, ssRNA.
9
UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

37. Quando um indivduo imunologicamente sensibilizado, o futuro contato com o mesmo antgeno leva a um reforo secundrio da resposta imune, que em alguns casos, pode ser excessiva e provocar um dano tecidual. o caso da reao de hipersensibilidade tipo I ou anafiltica. Essa reao depende de (a) (A) ligao de um anticorpo do tipo IgG superfcie de uma clula ou tecido prprios, com ativao da cascata de complemento e consequente destruio dessa clula ou tecido. (B) formao de complexos imunes (Ag-Ac) insolveis, que se depositam sobre a superfcie de clulas e tecidos, com posterior ativao do sistema complemento e reao inflamatria aguda. (C) reconhecimento do antgeno por clulas T de memria via MHC de classe II, que so ativadas, iniciando sua proliferao e liberao de citocinas. (D) reconhecimento do antgeno presente em clulas estranhas, pelas clulas NK, com consequente liberao de perforinas, granzimas e TNF e destruio da clula alvo. (E) ligao de anticorpos do tipo IgE na superfcie de mastcitos e basfilos e sua consequente desgranulao com a liberao de histamina, heparina e protease neutra.

39. As primeiras armas na luta contra a obesidade so dieta e exerccio. Infelizmente, costumam falhar ou mostrar eficcia somente por curto prazo, deixando apenas as tcnicas cirrgicas ou a terapia medicamentosa como alternativas viveis.
(Rang & Dale, Farmacologia, 2011)

Muitos medicamentos foram aprovados e utilizados como adjuvantes na terapia da obesidade, porm, o nmero daqueles licenciados tem reduzido pelo risco associado quantidade de efeitos colaterais que podem provocar. Um desses frmacos que ainda pode ser utilizado o orlistate, que (A) reage com os resduos de serina das lipases gstrica e pancretica, inibindo essas enzimas e a consequente degradao da gordura da dieta. (B) pode ser administrado com dieta normal, sem a necessidade de reduo das calorias e gorduras, j que promove a eliminao fecal de 30% das gorduras da dieta. (C) inibe de forma especfica, competitiva e reversvel a HMG-CoA (3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A) redutase, limitando a sntese de gordura e colesterol. (D) inibe a absoro do colesterol no duodeno pelo bloqueio de uma protena transportadora presente nas microvilosidades dos entercitos, sem afetar a absoro das vitaminas lipossolveis. (E) age como uma resina de ligao a sais biliares, reduzindo a absoro dos lipdeos e do colesterol provenientes da dieta. 40. Atualmente, tm sido utilizados para o tratamento e profilaxia da enxaqueca, frmacos agonistas e antagonistas dos receptores 5-HT, entre eles: (A) aspirina, metoprolol e metisergida. (B) amitriptilina, dipirona e cafena. (C) clonidina, verapamil e paracetamol. (D) ciproeptadina, nimesulida e amitriptilina. (E) naratriptano, ergotamina, metisergida. 41. Na produo de medicamentos e cosmticos, muitas vezes, necessrio adicionar conservantes antimicrobianos com a finalidade especfica de proteger o produto do crescimento de microrganismos, que podem ser introduzidos, inadvertidamente, durante ou aps o processo de manufatura, sem, contudo, substituir as boas prticas de manipulao. Nas situaes descritas a seguir, assinale N quando indicar a necessidade de conservante e D quando seu uso for desnecessrio. ( ) O produto ser usado imediatamente. ( ) No h presena de gua. ( ) O produto no contm nutriente algum. ( ) O pH do meio maior que 3 e menor que 9. ( ) A formulao j contm substncias antimicrobianas. Assinale a alternativa que expressa a sequncia correta sobre o uso de conservantes nas situaes apresentadas. (A) N, N, N, N e N. (B) N, N, D, D e D. (C) D, D, N, N e D. (D) D, D, D, N e D. (E) D, D, D, D e D.

38. Os frmacos que agem sobre os receptores biolgicos podem ser agonistas ou antagonistas, sobre os quais correto afirmar que: (A) os agonistas, ao se ligarem aos receptores celulares, no produzem efeito biolgico. (B) os antagonistas, ao se ligarem aos receptores celulares, podem produzir efeitos diferentes, dependendo do receptor que se ligou. (C) a eficcia dos antagonistas igual a zero. (D) a potncia dos antagonistas depende da afinidade pelo receptor e da eficcia, ou seja, da capacidade de, uma vez ligado, produzir efeito. (E) os agonistas plenos apresentam seletividade pelo estado de repouso do receptor biolgico.

UACF1201/002-Farmacutico

10

www.pciconcursos.com.br

42. A tabela a seguir apresenta informaes relacionadas aos componentes e manipulao da Loo de Calamina USP:
Componente Calamina xido de zinco Quantidade 14,4 g Estado Fsico P cor de rosa P branco Solubilidade Insolvel em gua e etanol Insolvel em gua e etanol Emprego na prescrio Adstringente, antissptico, protetor Adstringente, antissptico, protetor Umectante, molhante, agente de levigao Agente suspensor Adstringente, veculo

43. Observe as estruturas a seguir.


N O H2N HN H2N N N N N N N

OH OH O O CH3 O O CH3

14,4 g

Penciclovir

Glicerina Magma de bentonita Soluo tpica de hidrxido de clcio

3,6 mL

Miscvel Lquido claro com gua e e viscoso etanol Suspenso argilosa Lquido turvo Bentonita insolvel

Famciclovir

45 mL

Sobre o penciclovir e o famciclovir e suas estruturas moleculares, correto afirmar que (A) o famciclovir um bioisstero do penciclovir. (B) o famciclovir mais lipossolvel que o penciclovir, o que aumenta sua biodisponibilidade oral, mas hidrolisado in vivo a penciclovir, sua forma ativa. (C) como o penciclovir inativado no trato gastrintestinal, a adio dos grupamentos -OCH3 ao famciclovir protege o frmaco da hidrlise pelo cido estomacal. (D) o famciclovir um pro-frmaco do penciclovir e foi desenvolvido para minimizar o odor e gosto desagradveis. (E) o penciclovir resultado da simplificao molecular do famciclovir. 44. Para realizar a extrao dos princpios ativos de um vegetal, pode-se utilizar um solvente que permita a difuso desses ativos. Essa extrao pode ser descontnua/ simultnea ou contnua / progressiva. Na extrao descontnua, a droga deve ser submersa no solvente e a difuso dos princpios ativos se produzir em todas as direes at o equilbrio. Na extrao contnua ou progressiva, o solvente sempre substitudo, mantendo o desequilbrio de concentrao do princpio ativo na droga, o que permite a extrao quase completa, desde que, em ambos os casos, o solvente e as condies sejam adequadas. um mtodo de extrao contnua, a (A) macerao. (B) digesto. (C) percolao. (D) infuso. (E) decoco.

Qsp 180 mL

Com base nessas informaes e na tcnica apropriada de manipulao, correto afirmar que (A) o volume total da soluo de hidrxido de clcio deve ser medido em um clice e a ele devem ser adicionados os demais ingredientes, iniciando pelos lquidos e terminando com os ps. (B) em um clice graduado devem ser adicionados os volumes de glicerina e magma de bentonita. Em seguida, devem ser incorporados os ps, previamente pesados e, ao final, deve ser completado o volume at 180 mL com a soluo de hidrxido de clcio. (C) a calamina e o xido de zinco devem ser pesados, misturados e triturados em um graal juntamente com a glicerina. O magma de bentonita deve ser misturado com o mesmo volume da soluo de hidrxido de clcio e adicionado os poucos ao graal com triturao. A mistura deve ser vertida para o clice e o graal lavado com a soluo de hidrxido de clcio at completar o volume de 180 mL. (D) a calamina deve ser pesada e triturada em graal com a glicerina, enquanto que o xido de zinco deve ser pesado e triturado em graal com o magma de bentonita. Ambas as misturas devem ser vertidas para o clice de vidro graduado e o graal lavado com a soluo de hidrxido de clcio at completar o volume de 180 mL. (E) a calamina deve ser pesada e triturada em graal com o magma de bentonita, enquanto que o xido de zinco deve ser pesado e triturado em graal com a glicerina. Ambas as misturas devem ser vertidas para o clice de vidro graduado e o graal lavado com a soluo de hidrxido de clcio at completar o volume de 180 mL.

11

UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

45. Embora existam diferenas na replicao do DNA de clulas procariticas e eucariticas, em ambos os casos, esse processo obedece a uma srie de regras fundamentais. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as regras apresentadas a seguir: ( ) A replicao do DNA semiconservativa. ( )  A replicao comea numa origem e usualmente prossegue bidirecionalmente. ( ) A sntese do DNA prossegue numa direo 53. ()  A polimerizao uma reao termodinamicamente favorvel. A sequncia correta de (V) e (F) para as regras consideradas fundamentais da replicao do DNA, est apresentada em: (A) V, V, F e V. (B) V, F, F e V. (C) F, F, V e F. (D) F, F, F e F. (E) V, V, V e V.

47. Programas de controle de qualidade de laboratrios utilizam ferramentas estatsticas para a anlise e interpretao de dados numricos obtidos a partir dos exames realizados. Clculos de desvio padro, varincia e mdia so amplamente utilizados nesses programas. Sobre a curva de distribuio normal, esquematizada a seguir, correto afirmar que

3s

2s

m
68,26% 95,45% 99,73%

2s

3s

X Y Z

(A) o smbolo sigma () corresponde ao desvio padro e mostra a disperso dos valores obtidos em relao mdia. (B) um baixo desvio padro indica que os dados esto espalhados por uma grande gama de valores. (C) o intervalo X corresponde a 50% da rea da curva e a populao que fica entre a mdia aritmtica e 1 desvio padro. (D) o intervalo Y corresponde a 80% da rea da curva e a populao que fica entre a mdia aritmtica e 2 desvios padro. (E) o intervalo Z corresponde a 90% da rea da curva e a populao que fica entre a mdia aritmtica e 3 desvios padro. 48. Quanto s caractersticas das cabines de segurana biolgica, pode-se afirmar que nas de classe (A) III, as entradas e sadas do ar ocorrem atravs do filtro HEPA 2. (B) II tipo B3, 50% do ar recircula atravs do filtro HEPA, e a exausto do ar se d atravs do filtro HEPA 2. (C) II tipo B2, 30% do ar recircula atravs do filtro HEPA, e a exausto do ar se d atravs do filtro HEPA. (D) II tipo B1, nenhum ar recircula e a exausto do ar total atravs do filtro HEPA e de dutos. (E) I, o sistema de ventilao pleno, sob presso negativa para a sala, e a exausto do ar ocorre atravs de dutos. 49. Assinale a alternativa que contm o valor correto do VCM (volume corpuscular mdio) a partir dos seguintes dados: Hematcrito = 35%; Hemoglobina = 15,0 g/dL; n. hemcias = 5,0 1012 /L (A) 30,0 pg (B) 42,85% (C) 245 3 (D) 70 fL (E) 52,5 3

46. Os procedimentos de controle de qualidade so parte importante dos programas de avaliao de qualidade de um laboratrio clnico. Assinale a alternativa correta em relao aos conceitos e parmetros usados nesses programas. (A) Os soros controle para ensaios bioqumicos devem ser usados, ao menos uma vez por semana, para a construo dos grficos de Levey-Jennings. (B) Calibrao o processo de verificar, padronizar ou ajustar um mtodo ou instrumento, de forma que ele oferea resultados exatos. (C) Acurcia refere-se reprodutibilidade dos resultados ou proximidade dos valores obtidos. (D) Preciso refere-se proximidade de um resultado em relao ao valor real ou verdadeiro. (E) Erro sistemtico aquele cuja fonte no pode ser definitivamente identificada, e pode ser causado pela presena de interferentes na amostra, provenientes da dieta ou medicao do paciente.

UACF1201/002-Farmacutico

12

www.pciconcursos.com.br

50. As clulas X, W, Y, K e Z, a seguir esquematizadas, podem ser encontradas no sangue de indivduos sadios. Considerando que as granulaes da clula X so pequenas e roxas e que as granulaes da clula W so grosseiras e avermelhadas, quando coradas e examinadas ao microscpio, assinale a alternativa que contm a correspondncia correta entre a clula e a letra.

53. So todas enzimas usadas para avaliar a funo heptica: (A) Creatina quinase, Lactato deidrogenase e Fosfatase alcalina. (B) Troponina, Acetil glucosamidase, Gama glutamil transpeptidase. (C) Gama glutamil transferase, Alanina aminotransferase e Aspartato aminotransferase. (D) Fosfatase cida, Lactato deidrogenase e Gama glutamil transferase. (E) Acetil glucosamidase, Fosfatase alcalina e Alanina aminotransferase.

54. O exame parasitolgico para a pesquisa de parasitas intestinais realizado na maioria das vezes com as fezes do paciente, no entanto, alguns desses parasitas, tipicamente intestinais, podem eventualmente ser encontrados em outros materiais, tais como (A) Plasmodium em bipsias hepticas.
K Z

(B) Toxoplasma em escarro. (C) Acanthamoeba em LCR. (D) Giardia em aspirado duodenal. (E) Leishmania em escarro. 55. A concentrao das amostras de fezes aumenta a probabilidade de encontrar parasitas e pode ser feita por tcnicas de (A) sedimentao ou flutuao, em amostras frescas ou preservadas. (B) sedimentao, usando solues de gravidade especfica mais altas do que a dos parasitas, como as de sulfato de zinco. (C) sedimentao, para que, nas camadas superiores, sejam encontrados mais facilmente os cistos de protozorios, como os oocistos de Cryptosporidium. (D) flutuao, usando solues de gravidade especfica baixa, como a soluo de Sheather, que faz as formas parasitrias menos densas sedimentarem no fundo. (E) flutuao, usando solues de gravidade especfica alta, para que os restos fecais fiquem no topo da soluo.

(A) X = moncito; Y = hemcia; Z = linfcito. (B) K = mastcito; W = eosinfilo; Z = reticulcito. (C) X = neutrfilo; K = macrfago; Y = plaqueta. (D) W = neutrfilo; Z = hemcia; K = moncito. (E) W = eosinfilo; Y = linfcito; X = neutrfilo. 51. A amostra de urina de um paciente com histria de nuseas, vmitos, adinamia e mal-estar apresentava-se da cor mbar-escuro. Essa cor devida, provavelmente, presena de (A) leuccitos. (B) cristais de urato. (C) hemoglobina. (D) bilirrubina. (E) melanina. 52. Vrios exames laboratoriais podem ser realizados para o diagnstico e/ou controle do diabete melito, entre eles, (A) a glicemia ps-prandial, que deve ser medida 30 minutos aps o paciente ter se alimentado. (B) os nveis de hemoglobina A1c, que esto relacionados quantidade mdia de glicose no sangue num perodo longo de tempo (30 a 60 dias). (C) o teste oral de tolerncia glicose, que o nico que pode concluir o diagnstico. (D) a glicemia em jejum, que no deve ser realizada em sangue total, mesmo que as clulas sanguneas sejam imediatamente separadas do plasma. (E) a glicemia obtida no soro, que pode ser at 5% mais baixa do que a obtida no plasma.
13

UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

56. A pesquisa de anticorpos da classe IgM nos imunoensaios tem como objetivo (A) detectar infeces recorrentes. (B) detectar infeces recentes. (C) detectar infeces crnicas. (D) verificar se o indivduo foi imunizado, na infncia, por meio da vacinao. (E) verificar se um beb recebeu anticorpos maternos, durante a gestao. 57. Para os marcadores sorolgicos da Hepatite B, correto afirmar que (A) na infeco aguda, o primeiro marcador detectado o HBcAg, cerca de 35 a 45 dias aps a infeco. (B) a presena de Anti-HBs est associada intensa replicao viral, podendo persistir por cerca de 10 semanas na hepatite B aguda. (C) a soroconverso para anti-HBe est associada a um mau prognstico, e dificuldade do paciente desenvolver uma resposta imune protetora. (D) a presena de HBcAg livre na circulao est associada a um bom prognstico, com a diminuio da replicao viral e o incio da resposta imune protetora. (E) o anti-HBs o ltimo marcador detectado, geralmente entre 1 e 10 semanas aps a negativao do HBsAg e est associado imunidade. 58. No diagnstico sorolgico da sfilis, (A) o teste VDRL utiliza antgenos treponmicos, altamente sensvel e raramente gera resultados falso-positivos. (B) a reao de Wasserman, por ser mais rpida e barata, usada frequentemente em substituio aos testes treponmicos. (C) o teste VDRL deve ser feito com o soro total e diludo para evitar falsos-negativos devidos ao fenmeno de pro-zona. (D) o teste FTA-abs utiliza o antgeno cardiolipina, que uma emulso da cardiolipina adsorvida a cristais de colesterol em soluo alcolica e muito utilizado como teste de triagem. (E) os testes de ELISA so pouco utilizados, pois a visualizao do treponema marcado, em microscpio de fluorescncia difcil e exige tcnicos muito experientes.

59. Na rotina de um laboratrio de Microbiologia, as placas com meio de MacConkey e de gar sangue so usadas, respectivamente, para (A) diferenciar colnias de Staphylococcus spp. e Streptococcus spp.; selecionar Escherichia coli em uma flora mista. (B) diferenciar colnias de Proteus spp., Salmonella spp. e Shigella spp.; crescimento de Neisseria spp. (C) inibir o crescimento de bactrias Gram-positivas; permitir o crescimento de bactrias exigentes. (D) inibir o crescimento de bactrias Gram-negativas; verificar se uma bactria produtora de hemolisinas. (E) inibir o crescimento de bactrias lcool cido resistentes; verificar se uma bactria produtora de beta galactosidase. 60. Assinale a alternativa que contm as doenas ou situaes clnicas para as quais o exame bacterioscpico suficiente para um diagnstico presuntivo. (A) Infeco urinria, meningite por enterobactrias e gonorreia aguda masculina. (B) Meningite por Pseudomonas spp., sfilis e amigdalite estreptoccica. (C) Pneumonia por Klebsiella spp., tuberculose pulmonar, shigelose. (D) Vaginose por Gardnerella vaginalis, febre tifoide e amigdalite estreptoccica. (E) Gonorreia aguda masculina, tuberculose pulmonar e vaginose por Gardnerella vaginalis.

UACF1201/002-Farmacutico

14

www.pciconcursos.com.br

15

UACF1201/002-Farmacutico

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like