You are on page 1of 3

Governana Corporativa Estudo de Caso: Enron

Questo 1: Levando em conta que o Conselho de Administrao o principal rgo de controle da estrutura de governana corporativa, comente sobre a sua atuao no episdio.

Como definio, o conselho de administrao tem por como misso atuar de forma a proteger o patrimnio da companhia e orientar a diretoria a fim de maximizar o lucro para os investimentos e agregando valor ao empreendimento. No documentrio ENRON: Os Mais Espertos Da Sala, o Conselho de Administrao no cumpriu com os princpios bsicos de governana corporativa (transparncia, equidade, prestao de contas e responsabilidade corporativa). Aps a autorizao do modelo de reajuste a preo de mercado comeou uma massiva campanha de relaes pblicas para convencer os investidores que a Enron era diferente, inovadora e precursora de uma nova era empresarial. A empresa anunciava crescimento de 10% a 15% de lucro por ano. Autorizando o uso desse modelo, se tornaram obsecados pelos preos das aes e permitiram registros de potenciais lucros futuros no importava quanto dinheiro entrava, para o mundo externo a Enron tinha o lucro que afirmava ter assim comearam as manipulaes do balano financeiro, com a ajuda de outras empresas e bancos. Consideravam os analistas que no aderiam ao esquema seus inimigos e os dispensavam. Por conta da sua omisso em assegurar a integridade da organizao em todos os assuntos, o Conselho de Administrao deixou de cumprir seu papel essencial, tornando a fraude possvel e levando a stima maior empresa americana e uma das maiores empresas de energia do mundo falncia. Questo 2: Analise o papel desempenhado pela Arthur Andersen neste caso. A Arthur Andersen desempenhava o papel de auditoria independente dentro da estrutura de governana corporativa, tinha o dever de fornecer as informaes de todas as operaes e a obrigao de transparncia com o mercado. Alm da auditoria a Arthur Andersen prestava o servio de consultoria para a Enron, o que pode gerar um conflito de agncia, uma vez que, a atividade de auditoria responsvel por verificar as demonstraes financeiras de forma isenta e transparente e a consultoria esta relacionada otimizao de lucros e processos. A empresa, que chegou a ganhar um milho de dlares por semana pela prestao do servio consentiu com a fraude. Aps as denuncias a Arthur Andersen destruiu os documentos da Enron que poderiam servir como provas, foram reveladas contas clandestinas, contabilidade falsa e registros bancrios falsificados. Questo 3: Tendo em mente que a remunerao um mecanismo de governana corporativa, avalie a sua importncia no escndalo da Enron, justificando sua resposta.

Quando Jeff Skilling assumiu a posio de CEO decidiu aplicar um modelo de remunerao relacionado aos instintos bsicos da lei do mais forte, a partir disso, criou o Comit de Reviso da Performance (CRP). Nesse sistema, os funcionrios poderiam atingir uma pontuao de 1 a 5, votados pelos outros funcionrios. Aproximadamente, 10% desses funcionrios deveriam atingir 5 pontos e os mesmos seriam demitidos todo ano. Assim s sobrariam os mais inteligentes, espertos e os que estivessem realmente preparados para trabalhar na companhia. Enquanto os funcionrios mantinham seu dinheiro investido na Enron por acharem seguro, j que se baseavam na informao disponvel e na integridade da companhia, os executivos recebiam o pagamento de bnus baseado nos lucros imaginrios que nunca aconteceram. Questo 4: Explane sobre as possveis implicaes quando uma empresa possui uma forte orientao para resultados de curto prazo, em detrimento de uma viso de longo prazo. A maximizao para os acionistas possui uma viso de curto prazo e tem como referncia de deciso resultados obtidos no passado da organizao e a maximizao para os stakeholders possui um olhar voltado para outras reas da empresa em que o seu propsito cumprir sua misso e que o lucro apenas uma consequncia, a validao da sua estratgia. As possveis implicaes para uma orientao de curto prazo a adoo de um modelo de gesto que pode no ser socialmente responsvel alm de, no longo prazo, no contribuir para a perpetuidade da companhia, j que visa apenas aes imediatistas e falta de avaliao de seus resultados ao longo prazo.

Questo 5: Explique a diferena entre os problemas de governana corporativa e fraudes ocorridos em pases com estrutura de capital disperso, como os EUA e Inglaterra, daqueles ocorridos em pases com estrutura de capital concentrado, como Brasil e Itlia. Por que o caso do Banco Panamericano pode ser considerado atpico? Em pases em que a estrutura de capital pulverizada o principal tipo de conflito de agncia que ocorre o horizontal, onde a possibilidade do agente no atuar de acordo com o interesse do principal e prejudicar o resultado da companhia como um todo. Exemplos do conflito de agncia horizontal J em pases com caracterstica de capital concentrado, o tipo de conflito de agncia mais recorrente o vertical, onde o acionista majoritrio (controlador) pode usar de formas para prejudicar o acionista minoritrio. O caso do Banco Panamericano um caso atpico, uma vez que sua estrutura de capital concentrada e ocorreu um conflito de agncia do tipo horizontal, ou seja, quem cometeu o erro foi o agente que no atuou de acordo com os interesses do principal.

Questo 6: Em sua opinio, o rodzio da auditoria independente uma medida adequada contra a ocorrncia de fraudes? Justifique. Sim, uma vez que a aumenta a independncia e tica dos auditores, ou seja, os seus interesses pessoais no podem em nenhum momento se tornar comuns aos interesses da entidade. Esta prtica tem como objetivo a preservao da independncia dos auditores e a diminuio dos erros contbeis e fraudes relacionadas ao processo de auditoria das demonstraes contbeis. Conforme instruo do artigo 31 da Instruo CVM 308/1999: O Auditor Independente - Pessoa Fsica e o Auditor Independente - Pessoa Jurdica no podem prestar servios para um mesmo cliente, por prazo superior a cinco anos consecutivos, contados a partir da data desta Instruo, exigindo-se um intervalo mnimo de trs anos para a sua recontratao. Os principais pontos positivos para o rodzio de empresas de auditoria so: - Focaliza a ateno do auditor no acionista e no na administrao; -Percepo para o acionista de maior independncia e confiabilidade nos demonstrativos; -Socializa o conhecimento tcnico sobre o segmento da entidade entre vrias empresas de auditoria; -O perfil tcnico do auditor passa a ser mais valorizado do que o comercial; -Maior ateno do auditor por conta do processo frequente de troca.

You might also like