You are on page 1of 15

CRIMES CONTRA O PATRIMNIO 1) Com relao aos crimes contra o patrimnio, indique a alternativa CORRETA: a) O crime de extorso no admite

tentativa j que, alm de ser crime formal, no exige para sua consumao a obteno do resultado pretendido pelo agente. (falso) crime formal e admite tentativa quando a ao do criminoso no for seguida pela obedincia forada da vtima ou quando por circunstncias alheias vontade do agente o crime no atinja a sua consumao. b) O emitente de um cheque que para no cumprir com seu pagamento subtrai o ttulo do credor e o destri pratica o crime de supresso de documento. A diferena entre o crime de supresso de documento (art. 305 do CPB), o crime de Furto (art. 155 do CPB) e o crime de dano (art.163 do CPB) est no animus do agente. = Caso a vontade seja a de subtrair documento materialmente valioso, como por exemplo: um cheque assinado por Elvis Presley, o crime ser de furto. = Se o objetivo for causar um dano material; Exemplo: jogar um documento valioso ao mar, o crime ser o previsto no art.163 do CPB (Dano). = Caso o intuito seja a de destruir prova de fato juridicamente relevante, nos termos do art. 305, o crime ser o de Supresso de Documento c) Agente que falsifica assinatura em cheque alheio, descontado por descuido do banco, comete o delito de estelionato, restando absorvida por este a falsidade. (CORRETO)

Em relao falsificao da assinatura, j h antiga smula do STJ sobre o assunto, seno vejamos: quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, por este absorvido (Smula 17 do STJ). Desta forma, o item est correto.

d) crime de estelionato, na modalidade de fraude no pagamento, a conduta do agente de dar cheque em pagamento a dvida de jogo ou a atividade de prostituio. A Fraude no Pagamento por Meio de Cheque est prevista no art. 171, 2, VI do CPB. H tendncia de considerar inexistente o crime se o cheque se destinava ao pagamento de obrigao ilcita ou torpe, como no pagamento de - dvida de jogo, - compra de drogas, - prostituio, etc. Item D errado, portanto.

2) Quanto ao crime de furto, pode-se afirmar que: (A) se o objeto subtrado for um navio, no haver tal delito. (B) admite a incidncia do instituto denominado suspenso condicional do processo, em se tratando da modalidade de furto qualificado, se houver o arrependimento posterior, este previsto na parte geral do Cdigo Penal.
(L.9099/Art. 89). Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal).

(C) o emprego de chave falsa uma causa de aumento das penas. ( uma qualificadora.)
Art. 61 - So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: II - ter o agente cometido o crime:

a) por motivo ftil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) traio, de emboscada, ou mediante dissimulao, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossvel a defesa do ofendido; d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge; f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, ou com violncia contra a mulher na forma da lei especfica; g) com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso; h) contra criana, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grvida; i) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade; j) em ocasio de incndio, naufrgio, inundao ou qualquer calamidade pblica, ou de desgraa particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada.

(D) o rompimento de obstculo subtrao da coisa uma agravante genrica. (Qualificadora) - rompimento de obstculo; - escalada ou destreza; - com emprego de chave falsa; - mediante concurso de duas ou mais pessoas;

(E) se o criminoso for primrio ou de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la, ou aplicar somente a pena de multa. (e ) artigo 1552 3) Joo e Maria resolveram, de comum acordo, subtrair computadores de uma das agncias do Banco Central. Maria era funcionria do banco e se aproveitaram dessa vantagem para adentrar na agncia com sua chave particular. Juntos e sem serem notados, os meliantes procederam com xito na subtrao dos computadores. Dada a hiptese aventada, assinale a alternativa correta:
O particular deve ter conscincia e vontade (dolo) em relao ao agente do tipo, ou seja, deve saber que esse possui a condio de funcionrio pblico. Caso contrrio, transforma-se em responsabilidade objetiva, o que proibido.

Funcionrio pblico: se o agente se valer da facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio responder pelo crime de peculato furto; caso contrrio responde pelo crime de furto.

A) Joo e Maria respondero pelo crime de peculato-furto. B) Como Joo no funcionrio pblico, para fins penais, este responder por furto, enquanto Maria responder por peculato. C) Joo e Maria, ambos respondero por furto qualificado pelo concurso de dois agentes e pelo abuso de confiana. D) Joo e Maria cometeram roubo, pois violaram o Banco Central, patrimnio pblico nacional. E) Joo responder pelo crime de condescendncia criminosa e Maria pelo crime de peculato-roubo. 4) Sobre os crimes contra o patrimnio, considere as seguintes afirmativas: 1. A diferena bsica entre o crime de furto e o crime de roubo est no emprego da violncia: no furto h a subtrao sem violncia ou grave ameaa, enquanto que no crime de roubo o sujeito ativo se utiliza desse expediente para subtrair a coisa. 2. O crime de extorso mediante seqestro, previsto no artigo 159 do Cdigo Penal, consuma-se com o simples arrebatamento da vtima, no sendo necessrio o recebimento do valor do resgate. 3. Crianas de tenra idade e doentes mentais no podem figurar como sujeitos passivos do crime de estelionato.
sujeito passivo incapaz de discernimento, teremos o abuso de incapaz (art.173 CP

4. isento de pena quem comete crime contra o patrimnio em prejuzo de irmo, tio ou sobrinho. Artigo 181, CP (cnjuge, ascendente e descendente)
Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural. Art. 182 - Somente se procede mediante representao, se o crime previsto neste ttulo cometido em prejuzo: I - do cnjuge desquitado ou judicialmente separado; II - de irmo, legtimo ou ilegtimo; III - de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. 5) Jos enfiou a mo no bolso de Pedro para subtrair-lhe a carteira. Pedro percebeu a ao do punguista e segurou-lhe a mo, tendo este sido imediatamente preso por policiais que estavam nas imediaes. Jos responder por tentativa de furto:
O furto qualificado o assim chamado devido ao modo de execuo do delito, que facilita a sua consumao. No furto comum (ou simples), a pena de recluso de 1 a 4 anos, e multa. Ao furto qualificado aplicada pena de 2 a 8 anos, e multa. A seguir esto os casos de furto qualificado elencados no cdigo:
Furto qualificado 4 - A pena de recluso de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa;

IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

a) qualificado pelo abuso de confiana. b) qualificado pela destreza. c) qualificado pelo artifcio. d) simples. e) qualificado pela fraude. 6 So considerados crimes contra o patrimnio: (A) homicdio (art. 121 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e seqestro e crcere privado (art. 148 do Cdigo Penal). (B) roubo (art. 157 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e seqestro e crcere privado (art. 148 do Cdigo Penal). (C) roubo (art. 157 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e extorso mediante seqestro (art. 159 do Cdigo Penal). (D) estelionato (art. 171 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e seqestro e crcere privado (art. 148 do Cdigo Penal). (E) dano (art. 163 do Cdigo Penal), violao de domiclio (art. 151 do Cdigo Penal) e furto (art. 155 do Cdigo Penal).

Furto - subtrao de coisa alheia mvel Roubo - subtrao de coisa alheia mvel mediante violncia Latrocnio - roubo seguido de morte. (Trata-se de crime contra o patrimnio porque a motivao do crime a subtrao imediata do patrimnio da vtima) Receptao - receptar algo ou produtos roubados Dano - danificao dolosa de coisa alheia Extorso - quando se constrange algum com o intuito de receber vantagem econmica indevida. Extorso mediante seqestro - sequestrar pessoa com o fim de obter vantagem como condio do resgate. Estelionato - obter para si vantagem ilcita por meio de erro ou ardil. Violao de direito autoral - uso no autorizado de obra alheia Violao do direito de marca - violar patente ou desenho industrial

7) Considerando as alternativas abaixo, ERRADO afirmar que: A ( ) admissvel a receptao de receptao, exceto se adquirida de terceiro de boa-f.
perfeitamente possvel a receptao da receptao, se o agente adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de outra receptao. Item A correto.

B ( ) O crime de extorso mediante seqestro consuma-se no momento em que a privao da liberdade da vtima se completa.
O crime de extorso mediante seqestro, previsto no art. 159 do CPB, um crime formal, que se consuma no momento em que a vtima privada de sua liberdade ambulatria. O recebimento do resgate mero exaurimento do crime. Item B correto.

C ( ) O agente que, para roubar o caixa, invade mercearia matando seu proprietrio e mais dois empregados, fugindo em seguida com res furtiva, responde por um nico latrocnio, sendo a pluralidade de vtimas circunstncia avaliada na dosimetria da pena.
Quando vrias vtimas so mortas em um nico episdio de latrocnio (unidade da ao delituosa), onde h uma nica subtrao patrimonial, considera-se a ocorrncia de crime nico, atuando a pluralidade de mortes como agravante judicial na determinao da pena. Item C correto.

D ( ) A apropriao indbita de coisa furtada no possvel ainda que desconhea o agente sua origem.
A apropriao de coisa furtada, com cincia da origem ilcita, constitui receptao.

Se o agente no sabia, nem podia saber, sobre a origem criminosa, o crime ser de apropriao indbita. Isto significa que a ilicitude da posse dever ser observada tambm sob o aspecto
subjetivo (Fhrer). Item D errado.

8) Com relao aos crimes contra o patrimnio, julgue os prximos itens:

I. Considere a seguinte situao hipottica. Vanessa encontrou uma jia que Jiana h muito tempo havia perdido, resolvendo no mais devolver a jia. Nessa, situao, Vanessa praticou crime de furto qualificado pela destreza.
(art.169,II,CP) Apropriao de coisa achada

II. Considere a seguinte situao hipottica. Lcio alugou seu carro, durante o ms que estaria viajando de frias, a seu amigo Carlos. Ao retornar de viagem e aps o trmino do contrato, Lcio tentou reaver o carro, mas Carlos recusou-se a devolv-lo. Indignado com a situao, Lcio dirigiu-se casa de Carlos e subtraiu, utilizando sua chavereserva, o prprio carro de volta. Nessa situao, no h crime de furto, tendo em vista que a coisa no alheia.
(artigo. 345, CP)

III. Considere a seguinte situao hipottica. Lauro, com inteno de roubar, apontou um revlver para Patrcia, que estava passando de bicicleta no local, exigindo que ela parasse e anunciando o assalto. Patrcia, no entanto, no parou, motivo pelo qual Lauro desferiu dois tiros, vindo a tirar-lhe a vida. Em seguida, vendo que populares se aproximavam do local, Lauro fugiu, sem levar qualquer bem de Patrcia. Nessa situao, Lauro responder por latrocnio tentado.
(art.157) latroccio

IV. No crime de extorso mediante seqestro, o tipo penal consiste em seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate. Com relao vantagem, pacificou-se a doutrina no sentido de que pode ser ela lcita ou ilcita, econmica ou de qualquer outra natureza.
(Art. 159, CP) - Para configurar o tipo, portanto, no necessariamente a vantagem tem que ser econmica. A disposio clara ao afirmar que " qualquer vantagem" basta para caracterizar a extorso.

V. O crime de apropriao indbita previdenciria crime prprio, isto , apenas a pessoa responsvel pelo repasse previdncia social do montante recolhido dos contribuintes a ttulo de contribuio previdenciria pode ser sujeito ativo. (artigo 168, CP) Esto corretos:

a) I e II. b) III e IV. c) I, II e III. d) II, IV e V. 9) Quem influi para que terceiro de m-f adquira produto de crime, pratica: (artigo 180, cpb) a) receptao prpria; b) receptao imprpria; c) receptao privilegiada; d) receptao culposa; e) participao em receptao. Gabarito: A
A questo interessante, pois pode levar o candidato mais descuidado a eleger como correta o tipo de estelionato. Contudo, uma das formas de receptao, prevista na parte final do caput do artigo 180 do CPB, trata-se da conduta de quem influi para que terceiro de boa-f adquira, receba ou oculte coisa que sabe ser produto de crime (receptao imprpria) . Ora, se o agente A influi para que B, de m-f, compre um DVD pirata, o primeiro ser partcipe do crime de receptao praticado por B. No caso do crime de receptao, no ter boaf quem no sabe e nem deve saber da origem ilcita do bem. Quem auxilia, instiga ou induz algum adquirir um produto de origem criminosa, estar participando do crime de receptao prpria. Resposta, letra A.

10 ) Em uma loja de roupas femininas, Fulana pede para experimentar uma blusa e, enquanto distrai a vendedora, desviando a sua ateno para outra cliente, guarda a pea em sua bolsa, fugindo em seguida. Trata-se da hiptese de (Delegado de Polcia/PCDF/NCE/2005): a) furto qualificado mediante destreza;

b) furto qualificado mediante fraude; c) apropriao indbita; d) estelionato; e) fraude ao comrcio. Gabarito: B

Estelionato apropriao indbita

furto

com

fraude

Primeiro exemplo: (furto com fraude) Ana, ao ver um anncio no jornal, procura Beto para comprar-lhe uma motocicleta. Aps fazer alguns questionamentos a este, Ana solicita uma volta no quarteiro para realizar um teste no veculo. Ao assumir o guido da motocicleta, toma rumo ignorado e foge com o bem. O caso trata-se de furto com fraude, apropriao indbita ou estelionato? Dica:No furto com fraude, ou a vtima mantida em erro para entregar o bem, contudo mantendo a vigilncia sobre o mesmo, momento em que h a subtrao; ou o autor desvia a ateno da vtima com um engodo, subtraindo-lhe posteriormente o bem. Segundo indbita) Ana, colega de faculdade de Beto, pede a este sua motocicleta, pois pretende visitar uma tia que mora em Ceilndia-DF. Aps dois dias, vende o bem exemplo: Apropriao

para pagar dvidas pessoais. Furto com fraude, apropriao indbita ou estelionato? Dica: Na apropriao indbita, o bem vem ao poder do autor legalmente. Este, somente aps, inverte a propriedade, agindo como se fosse dono do objeto, vendendo-o, alugando-o, emprestando-o etc.;

Terceiro exemplo: (estelionato) Ana comparece a um lava-a-jato, afirmando falsamente ao funcionrio que o veculo X, que acabara de ser lavado, seria de sua propriedade. Aps pagar pelo servio, foge com o veculo. Furto com fraude, apropriao indbita ou estelionato? Dica: No estelionato, o autor mantm a vtima em erro para que esta lhe entregue o bem com nimo definitivo, isso quer dizer, que a vtima entrega o bem e tira sua vigilncia sobre este. Ateno: Ocorrendo de a vtima ser enganada a entregar o bem, mas continuando a manter vigilncia sobre o mesmo, ou seja, entregou-o provisoriamente. Nesse caso, estaremos falando de furto com fraude e no de estelionato, caso haja a posterior subtrao.
11) Fulano pede a Beltrano, seu amigo de longa data, que guarde em sua casa um computador de sua propriedade, at que volte de uma viagem que far para a Europa. Dias aps ter recebido o aparelho de boa-f, quando Fulano j se encontrava no passeio,

como se fosse seu, Beltrano vende o computador para terceira pessoa. A conduta de Beltrano se amolda prtica de: a) receptao; b) receptao qualificada; c) furto; d) apropriao indbita; e) estelionato. Gabarito: D (artigo 168CPB) A entrega da coisa pelo proprietrio ao agente lcita. Antecede ao crime, que ocorre somente quando o sujeito ativo inverte o ttulo da posse legitimamente conferida.

11) (UFPR_ESCRIVO_POLCIA CIVIL_PR_2007) Sobre os crimes contra o patrimnio, considere as seguintes afirmativas: 1. isento de pena quem comete furto em prejuzo do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal. (certo) 2. O crime de extorso mediante seqestro consuma-se com a entrega da vantagem exigida como condio ou preo do resgate. (errado) 3. Aquele que dolosamente adquire, recebe, transporta ou oculta, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, pratica o crime de receptao. (artigo 190, CPB) (CERTO) 4. O pagamento de cheque emitido sem proviso de fundos, aps o recebimento da denncia, no obsta ao prosseguimento da ao penal. (CERTO)
STF Smula n 554 O pagamento de cheque emitido sem proviso de fundos, aps o recebimento da denncia, no obsta ao prosseguimento da ao penal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. 13) Paulo constrangeu Antnio, mediante ameaa de seqestro e morte de seu filho, a emitir um cheque, sacar dinheiro do banco e depositar em sua conta corrente. Paulo cometeu crime de: a) roubo relmpago. b) extorso. c) extorso mediante seqestro. d) extorso indireta. e) roubo imprprio. Gabarito: C
O crime de extorso mediante seqestro est previsto no art. 159 do Cdigo Penal, e sem sua forma fundamental ser punido com recluso, de oito a quinze anos, quem "seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate". Se o seqestro durar mais de vinte e quatro horas, se o seqestrado for menor de dezoito anos, ou se o crime for cometido por bando ou quadrilha, a pena de recluso ser de doze a vinte anos. Se do fato resultar leso corporal de natureza grave a pena de recluso ser de dezesseis a vinte e quatro anos, e se resultar em morte, de vinte e quatro a trinta anos.

14) Durante o almoo dominical da famlia Silva, Jos da Silva pede a seu tio, com quem no coabita, Manoel da Silva, que lhe empreste algum dinheiro para comprar roupas novas. Segundo Jos da Silva, as meninas andam dizendo que ele s veste as mesmas camisas e calas e isso tem prejudicado suas

conquistas amorosas. Manoel da Silva repreende seu sobrinho Jos dizendo que ele precisa amadurecer, pois tem vinte anos, mas comporta-se como um adolescente ainda. No mesmo dia, Jos subtrai R$ 15,00 (quinze reais) e o talo de cheques de seu tio Manoel com intuito de adquirir roupas novas para si. Quando chega o sbado seguinte, Jos vai at o banco para sacar o dinheiro necessrio aquisio de uma camisa e uma bermuda, preenchendo o cheque corretamente e imitando com perfeio a assinatura de seu tio. Ocorre que Manoel percebera o desaparecimento do talo de cheques e comunicara o banco, razo pela qual o caixa se recusa a aceitar o cheque apresentado por Jos. Qual(is) crime(s) praticou Jos da Silva? (A) No praticou crime algum. (B) Furto consumado e estelionato tentado. (C) Furto e estelionato consumados. (D) Apenas estelionato. (E) Apenas furto.
- "obter para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil ou qualquer outro meio fraudulento."

15) Sobre os crimes contra o patrimnio, considere as seguintes afirmativas: I. Para a configurao do crime de furto imprescindvel a presena do elemento subjetivo diverso do dolo "para si ou para outrem". Nossa lei penal comum no tipifica o furto de uso. (falso)

O furto de uso tem requisitos especficos, como a devoluo da res em sua integralidade, no lugar de onde foi retirada e em curto espao de tempo.

II. O crime de extorso crime material, que se consuma com a obteno da vantagem indevida. (falso) crime formal (smula 96 STJ) III. H crime de latrocnio tentado quando o homicdio se consuma, ainda que no realize o agente a subtrao de bens da vtima.

IV. isento de pena quem comete apropriao indbita em prejuzo do cnjuge na constncia da sociedade conjugal.
Art. 181 do CP - isentode penaquem cometequalquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzode cnjuge, na constnciada sociedade conjugalde ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, civil ou natural

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II e III so verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. c) Somente as afirmativas II, II e IV so verdadeiras. d) Somente as afirmativas I e IV so verdadeiras. e) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. 16) No tocante aos crimes contra o patrimnio, correto afirmar que (A) a ao penal sempre pblica condicionada se o delito for praticado contra ascendente.
O artigo 182, por sua vez, torna a ao pblica de iniciativa pblica incondicionada, que a regra nos crimes contra o patrimnio, em ao pblica de iniciativa pblica condicionada representao, caso o crime contra o patrimnio seja cometido em prejuzo: do cnjuge, consensual ou judicialmente separado; de irmo, legtimo ou ilegtimo; de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita.

(B) o arrependimento posterior incabvel no crime de extorso.


O arrependimento posterior atinge no s os crimes contra o patrimnio, como todos os demais em que ocorra prejuzo material vtima (ex: peculato doloso).

(C) nenhum deles admite a modalidade culposa. (peculato culposo artigo 312, CPB) (D) a ao penal sempre privada no crime de dano. (art.165) (E) a majorante do furto noturno aplicvel s figuras qualificadas do delito. Agrava a pena

You might also like