You are on page 1of 4

DPP Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Aprender constantemente e saber utilizar os conhecimentos adquiridos levam ao sucesso pessoal e profissional. Quando acreditamos que j sabemos tudo, comeamos a desaprender e deixamos de evoluir como profissionais e como seres humanos. As instituies pblicas e privadas investem na captao de talentos e, tambm, no desenvolvimento das competncias dos seus profissionais, porque necessrio desenvolver as pessoas para que a instituio conquiste o seu crescimento e se torne mais competitiva. Porm, as organizaes precisam, por meio da gesto do conhecimento, alinhar o desenvolvimento das pessoas com as estratgias da organizao. No apenas o aprender por aprender, o conhecimento pelo conhecimento, mas como esse conhecimento pode trazer melhorias para o indivduo, para a organizao e para a melhoria dos servios e produtos oferecidos, aumentando os lucros, fidelizando os clientes e conquistando inovao. Os sete passos a seguir podem ajudar a superar esse status natural para atingir o desenvolvimento. Exemplos em DPP: 7 passos para o desenvolvimento pessoal e profissional 1. Assuma a responsabilidade Ningum pode fazer isso por voc: nem seus pais, nem sua esposa/marido, nem seu melhor amigo e nem seu subordinado. Todas essas pessoas devem estar aptas a te apoiarem. No entanto, nenhuma delas pode fazer suas coisas. Se for esperar que um empregado oferea ajuda, voc provavelmente ir esperar por um longo perodo. Se for esperar que sua esposa te matricule naquele curso de fotografia que tanto te interessa, melhor ser paciente. E por que deveria ser voc a pessoa a fazer tudo isso? Porque voc a pessoa que se beneficia mais. Seu desenvolvimento pertence a voc. Se outras pessoas te oferecerem suporte, timo mas no espere essa assistncia para comear suas tarefas. 2. Crie um foco de aprendizado Antes de se perguntar O que aprendi hoje?, questione-se O que eu quero (ou necessito) aprender hoje?. Para intensificar seu desenvolvimento pessoal, alm da casualidade e do acaso, voc deve ter em mente o que mais importante agora. Crie um foco de aprendizado mensal, quadrimestral ou at anual. Claro que haver lies aprendidas em momentos aleatrios, mas ter esse foco ir te ajudar, consciente e intencionalmente, a aprender as habilidades e conhecimentos que so mais importantes para o seu crescimento na sua atual fase.

3. Vincule isso a uma poderosa razo Por que voc quer aprender? Que valor voc ganhar seja a satisfao pessoal, prazer ou um passo para a prxima promoo? Vincule o seu foco de aprendizado s coisas que so profundamente importantes para voc. Relembrar voc mesmo que essa a razo do aprendizado ir te ajudar a manter a disciplina, mant-lo motivado e melhorar as chances de voc continuar aprendendo. 4. Conecte tudo Agora que voc tem uma imagem clara do que voc est focado em aprender, juntamente com a sua poderosa razo, conecte tudo o que voc ler, experimentar e observar a esse objetivo. Por exemplo: suponhamos que eu precise levar um grupo de lderes ao desenvolvimento de uma nova habilidade a cada ms. Como me preparo e facilito a aprendizagem dos lderes, eu estou pensando constantemente sobre essa habilidade. Isto permite que meu subconsciente veja exemplos, lies e conexes que eu no veria em outra situao. Uma vez que voc tem seu foco de aprendizagem, passe a se perguntar: Como que esta experincia/ situao/ conversa se relaciona com o que eu preciso aprender?. Este filtro ir ajud-lo a aprender muito mais e muito mais rpido. 5. Dedique tempo Voc pode me dizer (ou para voc mesmo) que voc quer aprender e crescer. Mas a real prova est no seu foco e no seu calendrio. Construir habilidades importantes e valiosas requer que voc invista energia, dinheiro e, o mais importante, tempo. Ter um plano de desenvolvimento pessoal/profissional srio requer que voc invista seu tempo de uma maneira diferente: por mais ocupado que voc esteja, deve priorizar seu aprendizado e crescimento. Se acostume com isso. 6. Tenha ajuda A ajuda pode vir na forma de workshops, mentores e muito mais. Mas quase certamente a ajuda mais importante ser na forma de coaching. E o treinamento que voc precisa pode ser formal ou informal, para a sua organizao interna ou externa, gratuitos ou pagos. No importa: se voc srio sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional, faa do treinamento parte do seu plano. 7. Tenha atitude Todas as ideias do mundo so timas! Mas enquanto elas estiverem em sua cabea, isso tudo o que elas sero: ideias. Quer colher os benefcios do seu desenvolvimento pessoal? Tome uma atitude!

Ponteiro potencial: Se voc quiser obter melhores resultados em qualquer rea de sua vida, voc deve dedicar-se ao aprendizado e crescimento. Desenvolvimento pessoal e profissional est ao seu alcance e dentro de seu controle. Lembre-se: quanto mais voc aprende, mais voc ganha. Casos em DPP: Meu exemplo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional foi tirado de um site:
http://ramontessmann.com.br/desenvolvimento-pessoal-e-profissional/.

Interessante ressaltar que o autor do texto, diz que os referenciais so pessoas com caractersticas especiais em comum. Ramon Tessmann, Graduado em administrao de empresas, publicitrio digital, palestrante, autor de 7 livros e idealizador de diversos projetos de sucesso na internet. A seguir elencou algumas coisas para sabermos sobre eles e algumas dicas prticas para o crescimento pessoal: 01 Referenciais so pessoas que se destacam nas suas reas de atuao. Qual o profissional de sua rea que mais se destaca? Procure aprender com eles. Consuma seus materiais. Leia sobre eles. Escute o que eles tm a dizer! 02 Referenciais so pessoas que esto executando com xito sua misso aqui na terra. Os referenciais esto solucionando com sucesso os problemas das pessoas. Seja este referencial um cantor, um mdico, um poeta, um pastor, um engenheiro, um motorista enfim, qualquer pessoa que no vive para ser igual aos outros, mas que vai muito alm da mediocridade e acabam encantando as pessoas ao seu redor. 03 Referenciais so pessoas muito persistentes. Normalmente, eles tm uma histria de vida muito difcil e sofrida. E por isso aprendem a dar valor s coisas mais importantes. O que faz voc pensar que deve ser diferente com voc? 04 Referenciais so pessoas maduras, que do exemplos e mostram caminhos. Eles tm pacincia. Ensinam. Em muitas ocasies so admirados, mas no so ouvidos. Quantos conselhos voc j ouviu de algum referencial, e acabou no seguindo ou desistindo no meio do caminho? 05 Referenciais so pessoas muito sbias. Aprenderam com a vida. Nem por isso so soberbas. Alis, quase sempre so extremamente humildes e simples. 06 Referencial algum que te inspira. algum que te influencia direta ou indiretamente. 07 Referenciais podem ser mentores, instrutores, guias, sbios, ajudadores, conselheiros, orientadores e por a vai.

Concluso: Sonhos e desejos somente sero objetivos aps estarem escritos para prover direo e foco s nossas atividades. Conhecer suas opes e estabelecer objetivos claros o primeiro passo. Gerenciar o planejamento estar constantemente revisando-o, analisando-o e, se necessrio, refazendo-o, pois normalmente ao se estabelecer metas verificamos que os objetivos no esto muito claros, e ao tentar definir estratgias observa-se que as metas no esto adequadas. necessrio ter foco de uma forma muito ntida., pois se somos tentados a nos desviar dos caminhos que traamos. Estar disponvel estratgico para conquistar mercados, principalmente em estgio inicial de carreira. No raramente podemos ser procurados para cumprir compromissos em condio emergencial. Por isso planejar uma carreira como construir um mapa para que mostre no s os destinos como tambm os trajetos mais adequados para alcan-los.

You might also like