You are on page 1of 33

Dons & Ministrio s

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Curso MI01 Dons e Ministrios


Introduzindo o Curso
Ementa Este curso apresentar ensinamentos vitais para o correto entendimento e uso dos dons. Ainda um assunto polmico em certos crculos cristos, o tema dons espirituais, na verdade, deve encher o nosso corao de alegria e louvor, porque os dons representam uma das provas mais contundentes do amor do Pai para com os Seus filhos. Assim, muito importante entender e usar corretamente estes maravilhosos presentes do Pai. Isso precisamente o que faremos neste curso.

Objetivos do Curso
Ao concluir este curso voc ser capaz de: Responder algumas questes bsicas sobre os dons espirituais. Compreender a questo da durao dos dons. Aprender como usar os dons na igreja. Relacionar o amor e os dons. Definir os dons mencionados na Bblia. Explicar as diferenas e relaes entre os ministrios fundamentais, especficos e comuns. Romper as cadeias que impedem a plena compreenso e uso dos dons. Receber e ministrar os dons espirituais. Formar e trabalhar em equipes de ministrio. Descobrir e avaliar seus dons e ministrios.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Unidade I Pr-Tarefas
Leia 1 Corntios 12.1-11. Elabore 5 perguntas tomando como base o texto acima. Concentre-se na questo da importncia dos dons em nossas vidas e ministrios. Considere que estas perguntas poderiam ser usadas num grupo de discusso. No escreva as respostas, apenas as perguntas. Use uma folha de papel separada para as perguntas.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Unidade I Estudo Principal


I - RESPONDENDO ALGUMAS PERGUNTAS BSICAS A QUAL O SIGNIFICADO E NATUREZA DA PALAVRA "DONS"? Diversas palavras gregas so traduzidas como dom. Um estudo sobre estas palavras poder dar-nos uma compreenso maior sobre os dons. Um dom uma ddiva. A palavra ddiva ou dom vem do grego Caris, que significa "graa", algo que dado gratuitamente. a palavra que aparece em Romanos 12.3,6; Efsios 4.7 e 1 Pedro 4.10. Um dom um poder ou uma capacidade miraculosa. Vem do grego Charisma - dom. Referncias: Rm 1.11; 11.29; 12.6; 1 Co 1.7; 7.7; 12.4, 9, 28, 30, 31; 1 Tm 4.14; 2 Tm 1.6; 1 Pd 4.10. Um dom algo espiritual. Do grego Pneumatikos, significando no carnal (humano), espiritual. Referncias: Rm 1.11; 12.1; 14.1. Um dom espiritual um presente divino. Do grego Doma, um dom. Referncia: Efsios 4.8. Um dom espiritual uma capacitao concedida pelo Esprito Santo. Do grego Merismos - uma separao ou distribuio. Referncia: Hebreus 2.4. Um dom, portanto, Uma capacitao espiritual gratuitamente concedida pelo Esprito Santo ao cristo para expressar, de alguma maneira, um poder espiritual ou miraculoso, alm da capacidade humana de realizar. B DE ONDE OS DONS PROCEDEM? Os dons procedem da graa de Deus, portanto, um presente imerecido que o Pai nos concede to somente porque Ele nos ama (Romanos 12.6). Os dons tambm procedem da plenitude do dom de Cristo (Efsios 4.7-11). o Cristo profeta que concede o dom de profeta a algum. o Cristo apstolo que concede o dom de apstolo a algum. C COMO E A QUEM O ESPRITO DISTRIBUI OS DONS? o Esprito Santo quem distribui os dons a cada um (1 Corntios 12.7). Ele concede dons a todos os membros do corpo, a cada um individualmente, como Ele quer (1 Co 12.11). Portanto, todos os membros do corpo de Cristo podem receber dons espirituais. Ningum tem o direito de escolher os dons que deseja. o Esprito quem concede a cada um conforme Ele quer. No entanto, a exortao para buscarmos

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

os melhores dons infere que o Esprito est solicito a atender-nos na concesso daqueles dons que so mais teis para o Corpo numa dada situao. Pois o Esprito Santo concede dons queles que desejam e buscam a edificao da igreja toda (1 Co 14.12). D QUANTOS DONS EXISTEM? Em Romanos 12.6-8 ns encontramos 07 dons. Em 1 Corntios 12.9-10,28-29 ns encontramos 15 dons. Em Efsios 4.11 ns encontramos 05 dons. Em 1 Pedro 4.10,11 ns encontramos 02 dons. Isto nos d uma lista de pelo menos 29 dons. Apesar disto ns s podemos concluir que h realmente uma diversidade de dons (1 Co 12.4), tantos quantos Deus quiser distribuir por meio do Seu Esprito ao Seu povo. E POR QUE DEUS NOS CONCEDE DONS? QUAL A NECESSIDADE QUE TEMOS DELES? Deus nos concede dons para o proveito comum, ou seja, o bem de todos (1 Co 12.7). O Pai ama a cada um de Seus filhos e nos abenoa com os dons para que possamos servir para o bem dos outros. Deus tambm nos concede dons para o aperfeioamento dos santos, para que a igreja cresa em maturidade pelo auxlio de toda junta e pela justa cooperao de cada parte (Efsios 4.12-16). Ns precisamos dos dons para contribuir com a edificao da igreja (1 Corntios 12.7, 11, 12-27). Cada dom importante para que a igreja cresa em qualidade e quantidade. Ns precisamos dos dons para servir uns aos outros - 1 Pedro 4.10. Cada dom necessrio para servir aos outros. F TODOS OS CRENTES RECEBEM TODOS OU OS MESMOS DONS? O Esprito Santo distribui os dons a cada um, individualmente (1 Corntios 12.11). Ento, pode ser que haja fatores especficos em cada um de ns para que o Esprito d certos dons a uns e a outros no. Pelo fato do Esprito conhecer a mente e o plano de Deus para cada um de ns, Ele concede-nos os dons de acordo com o servio ao qual somos chamados. Todos recebem os mesmos dons? A resposta bvia do apstolo NO! (1 Corntios 12.28-31). G QUAL A RELAO ENTRE OS DONS ESPIRITUAIS E O ENCHIMENTO DO ESPRITO SANTO? O enchimento do Esprito Santo uma coisa e os dons so outra. No entanto, h uma ntima relao entre os dois ministrios do Esprito na vida do crente. O enchimento do Esprito nos d poder para servir a Deus (Atos 1.5,8; Lc 24.4849). Mas, o que aconteceu quando os discpulos foram cheios do Esprito? Eles manifestaram dons espirituais (At 2.1-4; 10.44ss; 19.6). Assim, o enchimento do Esprito funciona como um desbloqueador dos dons que recebemos do Esprito Santo.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Muitas pessoas confundem o recebimento de dons espirituais com o enchimento do Esprito Santo. Da o fato de ter-se originado diferentes linhas teolgicas sobre qual seria a evidncia do enchimento do Esprito Santo. Para sermos absolutamente honestos com o texto bblico, no existe tal coisa como a evidncia, mas existem sim as evidncias. No h bases bblicas suficientes para algum dizer com certeza que o dom de lnguas seja a evidncia ou a evidncia inicial. O que a Bblia nos mostra que, sempre que algum foi cheio do Esprito Santo, alguma coisa visvel aconteceu. Na maioria das vezes, esta coisa visvel foi o falar em lnguas, mas outros dons tambm estiveram envolvidos quando o Esprito veio sobre um grupo de crente. Alguns profetizaram, outros receberam uma infuso de ousadia para pregar o evangelho e outros, de fato, falaram em lnguas. O que certo, tanto nos relatos quanto nos ensinamentos bblicos, que sempre que algum recebe um enchimento do Esprito, alguma coisa visvel acontece. Cabe ao Esprito Santo e no a ns especificar que coisa ser esta. Pode ser que seja o dom de lnguas, pode ser o dom de profecia, vises, sonhos, tremor ou qualquer outra coisa mais. II A DURAO DOS DONS A TODOS OS DONS AINDA EXISTEM? Antes de responder esta questo, precisamos saber aonde ns devemos buscar a resposta. Ser que devemos buscar a resposta... No que o pastor diz? No que o professor da EBD diz? Nos grandes e renomados telogos? Nos livros didticos? Na Bblia?

Com toda a certeza, ns devemos buscar a resposta na Bblia. Ela a nossa nica fonte de autoridade em qualquer questo de f e prtica. Alguns dizem que os dons chamados de miraculosos (lnguas, profecia, curas) e dois dos fundamentais (apstolos e profetas) no existem mais, porque... ... Eles foram necessrios somente para o incio da igreja. ... Ns j temos a Bblia completa e no precisamos mais dos dons espirituais para confirmar a pregao do Evangelho.

Aqueles que advogam as afirmativas acima so chamados de cessacionistas. O cessacionismo a doutrina que diz que os dons miraculosos na existem mais em nossos dias. Seria esta uma doutrina bblica? Ser que os dons miraculosos realmente no existem mais? O que dizem as Escrituras? Vejamos: 1 Corntios 13.8 um dos textos mais usados pelos cessacionistas. Baseados neste texto eles alegam que os dons miraculosos, como lnguas e profecia, deixariam e deixaram de existir aps a morte dos apstolos.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Neste texto ns encontramos duas palavras-chaves que nos ajudaro a compreender o que Paulo quis dizer: desaparecero e cessaro. Desaparecero, no grego, katargeo, e significa inativo, desnecessrio, vo, sem valor, inoperante, cancelado, cessado, descontinuado, parado, interrompido, suspendido, deixar um vcuo. Se pegarmos apenas a palavra cessar, ns podermos concluir que os dons miraculosos realmente deixariam de existir. Porm, se juntarmos o pensamento geral transmitido por todas as palavras que poderiam traduzir cessaro, ns encontraremos que o sentido no de uma cessao permanente, mas sim de uma pausa, uma interrupo, algo que foi descontinuado, mas no para sempre. Cessaro, no grego, pauo, e significa pausa, parar, conter, reprimir, deixar, refrear, reprimir. Novamente, o sentido geral das palavras no implica em cessao permanente, mas sim ocasional. Quando que a profecia, o conhecimento, as lnguas e todos os demais dons miraculosos no tero utilidade e devero ser abandonados (desaparecer, cessar)? A Bblia prov a resposta de maneira clara e precisa: 1. Os dons devero desaparecer por algum tempo quando eles no forem usados com amor (1 Co 13.1-3). 2. Quando a igreja atingir a perfeio os dons no tero mais utilidade (1 Co 13.8-12; Efsios 4.11-14 e 1 Jo 3.2-3; Fp 3.12-14). Sempre, em toda a histria da igreja, o exerccio dos dons espirituais, quer miraculosos ou no, foram interrompidos quando eles foram usados sem amor, mas por outros motivos. At mesmo hoje, em qualquer situao ou igreja, se os dons estiverem sendo usados sem amor, eles desaparecero ou devero ser interrompidos. Tambm quando a Igreja atingir a sua maioridade espiritual, os dons que hoje so necessrios para ajudar-nos aqui na Terra, no tero mais utilidade e desaparecero. Quando vier o que perfeito, no se refere Palavra de Deus, mas sim a um estado de coisas perfeitas. Ns temos a Bblia completa, mas ainda temos necessidade de todos os dons espirituais. Quando a Igreja, porm, entrar na perfeio, a sim no haver mais utilidade para os dons. Assim, se a Igreja ainda no perfeita (a prpria realidade atual mostra-nos justamente o contrrio), cabe a ns buscarmos diligentemente todos os dons espirituais, especialmente os que ajudam a Igreja a crescer em maturidade, unidade e f. Portanto, todos os dons permanecero conosco at que a Igreja entre no estado de perfeio eterna. III COMO USAR OS DONS NA IGREJA? A OS MELHORES DONS NAS REUNIES DA IGREJA

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Todos os dons so importantes para a edificao da Igreja. No entanto, a Bblia ensina que h melhores dons e que alguns dons so melhores para ser usados numa dada situao do que em outras. Por exemplo, aqueles dons que so compreendidos facilmente e bem assimilados por todos so os melhores dons para uma reunio onde h novos convertidos e no-cristos (1 Co 14.2,5,7-10,13-17), assim como aqueles que convencem as pessoas da presena de Deus, como a profecia (1 Co 14.24-25). B EXERCITANDO OS DONS NAS REUNIES DA IGREJA Os dons exercitados nas reunies da igreja devem ser aqueles que trazem edificao a todos (1 Co 12.7; 14.6,26). Os dons no devem ser usados como prova de maior espiritualidade ou comunho com Deus, para ostentao ou status social. Tudo deve ser feito para edificao dos outros (1 Co 14.26). Ningum deve exigir exercer seu dom apenas por prazer pessoal ou com outros fins que no seja o crescimento dos outros. Tudo deve ser feito com decncia e ordem e sem confuso (1 Co 14.40;14.3233). Obviamente, ns entendemos que aqui se trata da ordem de Deus e no da ordem do homem. Na ordem de Deus, algumas pessoas falam lnguas, outras profetizam, outras caem no cho, outras choram e assim por diante. IV O AMOR E OS DONS A O AMOR A ESSNCIA DOS DONS - 1 CORNTIOS 13 O amor um tema fundamental quando se trata de dons espirituais. Sem amor os dons no servem para a edificao do corpo, mas apenas atendem aos desejos egostas de quem est usando-os (vs. 1-3). Por outro lado, o amor aperfeioado ajuda-nos a edificar melhor a igreja por meio dos dons espirituais (vs. 4-7; 1 Co 14.12). B EXERCITAR UM DOM SEM AMOR CARNALIDADE Carnalidade pode ser definida como tudo aquilo que voc faz segundo as intenes de um corao cado. Portanto, coisas essencialmente espirituais, como os dons espirituais, podero ser usadas carnalmente se a motivao do usurio estiver errada. Os dons no foram dados para proveito prprio, mas para a edificao de todos na Igreja (1 Co 14.12; 1 Pd 4.10). Os dons foram dados para o bem coletivo da igreja, no para o individualismo egocntrico. V DEFININDO OS DONS A seguir ns providenciamos uma breve lista de definio dos dons espirituais. Por uma questo didtica, ns dividimos os dons em diversas categorias. Estas categorias no so apresentadas na Bblia; ns usamos estas categorias apenas para facilitar o entendimento dos tipos diferentes de dons. A DONS ADMINISTRATIVOS

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

10

Os dons administrativos so aqueles que servem para ajudar na organizao da igreja e no desenvolvimento dos demais ministrios com o fim de formar um conjunto ministerial centrado. Ministrio ou Servio (Romanos 12.7; 1 Pedro 14.11) um dom que um discpulo recebe para ajudar em que determinada tarefa seja feita. Governo ou Administrao (1 Co 12.28). um dom conferido para capacitar um membro do Corpo a fazer planos, coordenar e levar outros a execut-los para a edificao da igreja. Presidir ou Liderana (Romanos 12.8). um dom que capacita algum a compreender o objetivo de uma tarefa e elaborar planos para executla.

B DONS DE SUPORTE (EMOCIONAL E MATERIAL) Dons de suporte so aqueles que ajudam os outros a crescer emocionalmente e a serem supridos materialmente. Exortao (Romanos 12.8). Aconselhamento espiritual que transmite nimo e d resultados. Contribuio (Romanos 12.8). Dar valores e quantidades acima do que exigido como normal. Misericrdia (Romanos 12.8). Ter compaixo e ajudar quem no pode ajudar a si mesmo. Servios (1 Corntios 12.28). Investir seus recursos materiais e financeiros para ajudar indivduos ou igrejas em situaes difceis.

C DONS SOBRENATURAIS (1 CORNTIOS 12.8-10). Os dons chamados de sobrenaturais so aquelas operaes do Esprito que mais atraem a ateno dos outros e, portanto, exigem um cuidado maior da parte daqueles que usam tais dons. Palavra de Sabedoria - Saber o que o Esprito quer que seja feito para suprir necessidades especficas da igreja local. A palavra de sabedoria mostra como aplicar o que se conhece. Palavra de Conhecimento - Descobrir, informaes preciosas para a igreja local. acumular e fornecer

F - Discernir a vontade de Deus e os Seus propsitos para necessidades da igreja em tempos difceis. Confiana para receber provises quando tudo indica o contrrio. Operao de Milagres - Servir de canal para Deus realizar coisas espetaculares.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

11

Dons de Curas - Servir de instrumento para Deus curar doenas fsicas, psicolgicas e de origem demonaca. Discernimento de espritos - Saber se certas atividades ou manifestaes so de Deus, do diabo ou dos homens. Discernir atitudes, sentimentos e motivos nas pessoas, pela operao do Esprito. Lnguas - Falar a Deus em um idioma ou dialeto, linguagem, que nunca aprendeu. Interpretao de Lnguas - Dar o significado do que foi falado em lnguas. No traduzir literalmente, mas sim interpretar, ou seja, dar o significado. Profecia - Receber e transmitir uma mensagem de Deus que produz exortao, edificao e consolao. Revela a justia e a injustia.

D ALGUMAS HABILIDADES OU MINISTRIOS CONSIDERADOS COMO DONS Hospitalidade - Estabelecer um ambiente de amor, aceitao e proviso para os que precisam de cuidado fraternal (1 Pedro 4.9). Artesanato - Fazer coisas belas para elevar o nimo dos outros ou para serem usados na obra de Deus. (x 31.1-11; 35.30-35). Msica - A habilidade de entrar na presena de Deus atravs da msica, inspirando outros a fazer o mesmo. (1 Cr 16.4-78; 25.1-7). Intercesso - Orar atravs de longos perodos de tempo pelos outros, recebendo respostas freqentes e especficas s oraes, bem mais do que se espera do crente comum (Cl 4.12). Libertao - Liberar pessoas dos ataques, aflio e domnio dos demnios (Isaas 61.1-2).

VI MINISTRIOS NO CORPO DE CRISTO A A BBLIA DIZ QUE H UMA DIVERSIDADE DE SERVIOS - 1 Corntios 12.5 Nesta diversidade, existem trs categorias de servios ou ministrios: Os ministrios Fundamentais Os ministrios Comuns Os ministrios Especficos

Todos os ministrios ou servios na igreja so importantes. Deus, porm, colocou cada membro do corpo no lugar que Ele quis, para cumprir propsitos determinados por Sua vontade. Assim, no uma questo do homem escolher aonde se colocar no corpo de Cristo ou que cargo ele dever ocupar na igreja, mas sim de descobrir o lugar que Deus determinou para cada um. Todos os membros do corpo so chamados para a obra do ministrio, mas nem todos so chamados para a mesma esfera de ministrio. Cada um dever ocupar a sua posio no lugar determinado por Deus. Alguns so chamados

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

12

para os ministrios fundamentais da igreja; outros so chamados para ministrios especficos. Todos so chamados para os ministrios comuns. E, quando cada um entende o seu lugar, o corpo todo cresce saudvel e forte. 1. Os ministrios Fundamentais - Efsios 4.7-12. Deus estabeleceu cinco ministrios fundamentais na Igreja: Apstolos - At 2.42; 14.23, 24; At 13.1-4; Ef 3.8,9; 2.20. As funes daqueles chamados para ser apstolos so bem definidas nas Escrituras: o Iniciar igrejas o Trazer revelao do propsito de Deus para toda a Igreja o Pregar o evangelho para conduzir as pessoas obedincia da f o Manifestar o plano de Deus o Edificar o Corpo inteiro o Supervisionar sobre um grupo de igrejas na obra de edificao o Estabelecer os pastores das igrejas locais Profetas - At 11.27; 13.1; 15.32; 1 Co 12.28; 14.29; Ef 2.20; 3.5; 2 Pd 3.2. As funes dos profetas so: o o Proclamar a Palavra de Deus trazendo a revelao de Deus Igreja. Profetizar (gr. "trazer luz", "esclarecer", "revelar") de uma maneira comum, segundo a graa e f recebidos (Rm 12.6-8), e de acordo com a manifestao sobrenatural do Esprito Santo (1 Co 12.7-10).

O Efeito deste ministrio a edificao (ajudar, construir), a consolao (dar conselhos e ficar ao lado) e a exortao (advertir e animar) na vida dos santos (1 Co 14.3). Porm, seu "profetizar" usualmente ativo num nvel mais alto (na rea da revelao dos caminhos e pensamentos divinos, trazendo direo de Deus para o Corpo e, individualmente, s igrejas locais). Evangelistas - Atos 8.12-16,26-40; 11.19-26. Os evangelistas so irmos que possuem um chamado para pregar o evangelho em todos os lugares, de maneiras diversas, proclamando o Reino com manifestao de sinais e prodgios, ajudando aos novos convertidos a caminharem com o Senhor, batizando os discpulos e ajudando aos apstolos na edificao do Corpo. H evangelistas que trabalham melhor com um grupo especfico de pessoas; outros, com crianas; outros, com jovens; outros, com pessoas pobres, doentes e etc. Pastores e Mestres - Ef 4.11; At 13.1; 1 Co 12.28. Embora sejam dons diferentes, eles se encontram num mesmo nvel e categoria dentro dos ministrios fundamentais. As funes destes ministrios so: o Cuidar do rebanho do Senhor alimentando, protegendo, guiando; enfim, providenciando todas as coisas necessrias para o crescimento espiritual, o suporte emocional e o desenvolvimento do carter dos discpulos.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

13

Ensinar a Palavra de um modo natural - porm guiados pelo Esprito Santo - pelo estudo diligente das Escrituras, e segundo a revelao trazida pelos apstolos e profetas.

2. Os Ministrios Especficos Os ministrios especficos so aqueles servios desenvolvidos de acordo com o dom e uno recebidos. Eles incluem os dons fundamentais, mas vo mais alm deles. Por exemplo: ministrio de adorao, ministrio com crianas, ministrio com homossexuais, e etc. Cada um destes um ministrio especfico com funes especficas para o bem da coletividade. Da muito importante que cada um descubra seu lugar de servio na igreja e sirva a Deus conforme o seu dom e ministrio. Nem todos so chamados para ministrar adorao, seja cantando ou tocando; nem todos so intercessores, e assim por diante. Nesta categoria de ministrio, cada um deve servir apenas na rea em que foi chamado e ali fazer o melhor para o Senhor. 3. Os Ministrios Comuns Os ministrios comuns so aquelas atividades que, embora algumas deles tambm sejam ministrios especficos, todos os crentes so chamados a cumprir. Por exemplo: Evangelizao Discipulado Aconselhamento Orao Louvor e adorao Visitao Hospitalidade

VI ROMPENDO CADEIAS Nesta parte de nosso estudo, ns queremos enfocar em algumas coisas que tm impedido uma maior liberdade dos crentes em servir a Deus nos dons e ministrios distribudos pelo Esprito. Se conseguirmos quebrar estas barreiras, ns poderemos ver um maior fluir do Esprito em nossas reunies. A A IGNORNCIA 1 Corntios 12.1 diz que no devemos ser ignorantes quanto aos dons espirituais. A ignorncia a respeito dos dons espirituais o fator mais prejudicial para o crescimento espiritual. Se voc no sabe o que a Bblia ensina sobre este assunto, como voc poder ministrar corretamente? Por falta de conhecimento bblico, alguns no crem na existncia dos dons; outros, no sabem como usar os dons. preciso, ento, estudar a Palavra de Deus e vencer a ignorncia a respeito do assunto. A ignorncia um elemento satnico (2 Co 4.4). Ele a usa para impedir o nosso progresso espiritual em servir a Deus. B AS DIVISES

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

14

Algumas pessoas alegam que os dons espirituais, especialmente os dons de lnguas e profecia causam divises nas igrejas. Em 1 Corntios 3.1-3, ns vemos que as divises so uma prova da carnalidade. Precisamos compreender, porm, que os dons do Esprito jamais causam divises na igreja. Carnalidade e tradicionalismo que causam as divises. Alm disso, h muitas igrejas que enfatizam mais o emocional do que o sobrenatural. E quem enfatiza o emocional para negar o sobrenatural carnal. C CARTER E CARISMA Os dons do Esprito no garantem nem determinam a espiritualidade de ningum. Um dom um instrumento para edificao do corpo de Cristo. Santificao outra coisa! No a santidade que faz os dons funcionarem, mas sim a Palavra de Deus. Deus honra a Sua Palavra, independente da pessoa a quem usa. Uma pessoa no precisa ser espiritualmente madura para ministrar nos dons espirituais. bom que quem usa os dons espirituais tenha um carter santo. Mas os dons no so dependentes do carter. Um crente pode orar pela cura de enfermos e mesmo assim ser um pai deficiente. Esta falha poder prejudicar o escopo ou abrangncia do seu ministrio, mas no o uso especfico dons espirituais. Contudo, vale a pena enfatizar que o desejo de Deus que tenhamos um carter santo e um ministrio poderoso. No uma questo de escolher uma coisa em detrimento da outra. Ns devemos abraar ambos os aspectos da vida e ministrio cristo. D DONS E TALENTOS Muitas pessoas confundem dons espirituais com talentos naturais. Contudo, eles so consideravelmente diferentes: Na fonte: os dons so capacidades que o Esprito Santo nos concede depois que somos salvos, mas ns j nascemos com os talentos naturais embebidos em nosso cdigo gentico e s precisamos desenvolv-los posteriormente. Na origem: os dons so de origem espiritual; os talentos so de origem natural. Na natureza: os dons so capacidades que recebemos sem estudo ou treinamento prvio; os talentos naturais necessitam de estudo e/ou treinamento para ser desenvolvidos. No poder: por ser espiritual, um dom tem um poder muito maior do que os talentos naturais. Uma pessoa pode ser naturalmente um msico habilidoso, mas a sua msica no contribuir para a transformao de vidas. Algum, porm, menos habilidoso musicalmente, no entanto, ungido pelo Esprito, pode ser um poderoso instrumento para a edificao de vidas. No propsito: os dons espirituais so dados para a edificao da Igreja, mas os talentos so dados para o nosso bem pessoal e daqueles que nos rodeiam.

Apesar destas diferenas fundamentais, os talentos naturais podem ser santificados para o uso do Senhor.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

15

E AO IMEDIATA Uma outra barreira que temos em relao aos dons espirituais diz respeito idia de que quando algum recebe um dom, ele deve ter ao imediata, especialmente quando a pessoa recebe a ministrao naquele momento. Porm, quando se d uma ordem espiritual ela sempre tem efeito no mundo espiritual, mesmo que no seja vista instantaneamente no natural. Quando voc recebe um dom espiritual atravs da imposio de mos e orao, pode ser que o mesmo no se manifeste imediatamente, mas somente depois de algum tempo, sejam horas, dias ou semanas. Tambm no se pode medir o poder e a realidade dos dons pela sua ao imediata. Portanto, no se condene quando os dons no funcionam imediatamente no natural; ele est funcionando no espiritual. Assim, preciso entender que a ministrao dos dons sempre acontece no nvel espiritual. uma realidade, quer a vejamos ou no. VII - RECEBENDO E MINISTRANDO OS DONS ESPIRITUAIS Como recebemos os dons espirituais? Como podemos ajudar outros a receberem os dons?

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

16

A A AO INTERIOR DO ESPRITO SANTO O Esprito Santo concede dons a cada um de ns, desde o nosso nascimento espiritual (1 Co 12.7, 11). Alguns destes dons no so to espetaculares como o dom de lnguas, profecia, curas, milagres e outros dons miraculosos. Tais dons no atraem tanto a ateno dos outros, mas so igualmente importantes no corpo de Cristo. A importncia no est na sensao que causa, mas no propsito que cumpre. Muitos dos dons listados na Bblia (em Romanos 12 e Efsios 4, por exemplo) so dons que recebemos e se desenvolvem em ns de uma maneira mais natural, progressiva, aprendida. Eles precisam, na maioria das vezes, serem descobertos quer pelo estudo bblico dos dons, pela experimentao em diversos ministrios e pela ajuda de irmos mais experientes. Isso no significa que no o Esprito quem est distribuindo tais dons ou que Ele no est operando esses dons nas pessoas. O fato que uma ao mais interna do que externa. , muitas vezes, um processo que leva algum tempo. Por exemplo, ser um pastor. A pessoas recebe este dom por meio do Esprito, mas ele precisa ser descoberto pela prpria pessoa ou confirmado por outras. Ele precisa tambm ser desenvolvido, aperfeioado atravs de modelao, treinamento, estudo. O mesmo Esprito Santo estar agindo atravs destas coisas, de maneira menos visvel, internamente no esprito e alma daquele que tem o chamado, mas cumprir o mesmo propsito dos dons mais imediatamente evidentes. B A AO EXTERIOR DO ESPRITO SANTO Alguns dons listados na Bblia, se tornam evidentes na vida de um cristo com mais rapidez e facilidade do que outros. Embora todos os dons possam ser descobertos pelo estudo, pesquisa e experimentao, eles tambm podem ser repartidos por outros cristos, especialmente aqueles com ministrios apostlico ou pastoral. Paulo, por exemplo, desejava repartir algum dom espiritual com os irmos de Roma (Romanos 1.11). Timteo recebeu o dom que caracterizou o seu chamado atravs de profecia com imposio de mos do presbitrio (equipe pastoral) e de Paulo (1 Tm 4.14; 2 Tm 1.6). A ministrao com oraes e/ou profecia e imposio de mos tem sido um dos mtodos mais comuns de repartir dons espirituais na Bblia e na histria da igreja. Ainda hoje podemos perceber como o Esprito age exteriormente sobre as pessoas, distribuindo dons e capacidades enquanto oramos por elas com imposio de mos. A a descoberta (ou recebimento) dos dons imediata. Principalmente quando se trata dos dons miraculosos como lnguas, profecia, milagres e etc. Noutras ocasies, essa ao exterior e imediata do Esprito distribuindo dons na igreja se manifesta aps um revestimento de poder pelo Esprito Santo. Veja exemplos: No dia de Pentecostes - At 2.1-4. Em feso - Atos 19.1-6.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

17

Acompanhando a ministrao da Palavra - Hebreus 2.3,4.

Assim, ns vemos que h trs maneiras de descobrirmos ou recebermos dons espirituais: Descobrindo-os por meios de estudos sobre dons e a confirmao interior do Esprito Santo. Recebendo a imposio de mos. Recebendo o enchimento do Esprito.

Neste curso h um questionrio de avaliao dos dons espirituais que lhe ajudar a descobrir seus dons, mas voc deveria tambm pedir que outras pessoas orassem por voc com imposio de mos, com o propsito de receber dons espirituais. Depois de descobrir alguns dons em operao em sua vida ou de receb-los atravs de ministrao, ajude aos outros. C TEMPO DE MINISTRAO Ns gostaramos agora de dar algumas poucas instrues prticas acerca de um perodo de ministrao de dons espirituais. 1. Antes de ministrar com imposio de mos, ensine sobre o assunto. prefervel que voc tenha toda uma reunio da igreja centrada no tema do que simplesmente orar no final do culto pelas pessoas interessadas. 2. Comece com um perodo de adorao, enfocando no Doador e no nos dons. 3. Pregue sobre a importncia dos dons na vida crist. 4. Convide as pessoas para receber a ministrao. Pea-lhes para dar um passo de f. Ficar de p ou ir frente pode ser um bom demonstrativo dessa f. 5. Antes de orar pelas pessoas, convide o Esprito para manifestar-se no meio do Seu povo. 6. Pea direo ao Esprito Santo ao orar por cada um. 7. Comece a orar com imposio de mos liberando os dons do Esprito na vida da pessoa. 8. Se o Esprito lhe dirigir, diga o dom pelo nome. Fale algo do tipo: O Senhor te concede agora o dom de.... VIII COMO FORMAR E TRABALHAR EM EQUIPES DE MINISTRIO1 A O QUE UMA EQUIPE DE MINISTRIO? Denomina-se de equipe de ministrio ou equipe ministerial um grupo de trs ou mais pessoas que se renem para cumprir objetivos definidos. um grupo de irmos que esto comprometidos em servir a Deus sob uma viso dada por Ele. B PORQUE AS EQUIPES DE MINISTRIO SO NECESSRIAS? De acordo com Efsios 4.12-16, a igreja precisa ter ministrios fundamentais que treinaro cada membro do corpo para descobrir e desenvolver seus dons e ministrios especficos (vs. 11 e 12). A Obra do Ministrio a obra do corpo todo, da igreja toda e no apenas de uns poucos eleitos. A funo dos ministrios fundamentais no fazer tudo, mas propiciar treinamento para que cada membro descubra e use seus dons e ministrios.
1

Grande parte deste material foi inspirada e adaptada no livro Dons e Equipes de Ministrio por David Kornfield, Sepal.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

18

Assim, cada membro da igreja dever estar envolvido numa equipe de ministrio, porque o corpo cresce bem ajustado e consolidado pelo auxlio de toda junta, e produz seu prprio aumento pela justa cooperao de cada parte.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

19

C INGREDIENTES NECESSRIOS PARA FORMAR UMA BOA EQUIPE Alguns ingredientes so indispensveis para formar equipes ministeriais que expressem verdadeiramente os valores do Reino de Deus e, conseqentemente, edifiquem a igreja: 1. Compromisso com Cristo, com a Causa de Cristo e com o Corpo de Cristo, colocando o Seu Reino em primeiro lugar (Mateus 6.33; Lc 9.23; 14.25-33). O Senhor nos chama para um forte compromisso de lealdade com Ele, mas no somente com Ele. Comprometer-se com Cristo tambm comprometerse com a Sua causa fazer discpulos de todas as naes e estender o Reino por toda a Terra. Tambm significa compromisso com o Seu corpo, a Igreja. Uma equipe de ministrio deve ter este triplo compromisso sempre presente em suas atitudes e atividades. 2. Uno. Uno no um efeito mgico produzido por grandes pregadores em reunies especiais. Uno o Esprito vindo sobre algum e capacitando-o a ministrar com poder. Seja como for que voc entenda e empregue este termo, indiscutvel a necessidade de ministrar sob a uno de Deus. Se ns devemos seguir o exemplo de Jesus, ento ter a uno do Esprito verdadeiramente inegocivel (Lucas 4.18-19). Os efeitos da uno do Esprito na vida de uma pessoa so poderosos: a. A uno transforma poderosamente as pessoas (1 Sm 10.6); b. Quando uma pessoa recebe a uno do Esprito seus dons espirituais fluem em uma grande medida e de um modo poderoso (Joo 7.3739); c. A uno quebra o jugo na vida de outras pessoas (Is 10.27 Almeida RC). 3. Viso. Viso o terceiro ingrediente para formar uma boa equipe ministerial. A equipe, portanto, precisa ter uma viso bem definida. A viso normalmente comea quando um lder tem uma direo dada por Deus. Esta ser a viso de uma necessidade que precisa ser suprida e de uma direo para realizar algo que supra esta necessidade. Quando Deus chama um lder, Ele tambm d a viso e o modo como ela ser cumprida. A viso, ento, sempre comea com um "peso", uma preocupao em relao a uma necessidade especfica que precisa ser suprida. Mas a viso continua com uma percepo clara da realidade. Depois, a viso continua com uma tomada de deciso. importante que a viso da equipe seja definida e escrita (Habacuque 2.2). Isto ajudar o lder a sempre re-enfatizar a direo de Deus para o grupo e faz-lo trabalhar centrado nos propsitos de Deus. Para que a viso da equipe seja cumprida, necessrio que o lder guie o grupo atravs de um bom planejamento, que envolve: As necessidades do grupo-alvo. Os objetivos ou alvos para o grupo-alvo. Os mtodos ou atividades para cumprir os objetivos. Os recursos necessrios para realizar a viso (tempo, dinheiro, pessoal, e etc.).

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

20

Cada membro da equipe precisa ter uma viso clara de Deus, de si mesmo, e do que deve ser feito, como ilustrado em Isaas 6.1-8. 4. Treinamento. A equipe precisa ser treinada e no meramente ensinada. O ensino visa apenas a informao, mas o treinamento visa a informao e a formao.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

21

Processo de treinamento envolve: Demonstrao do que a equipe dever aprender. A partir da demonstrao, a equipe receber... Instruo sobre como realizar seu trabalho. Ento, ela ter que receber a... Confirmao atravs da prtica daquilo que aprendeu. Aps a prtica, a equipe dever fazer ou receber uma... Avaliao daquilo que foi praticado. Se tudo foi de acordo, ento a equipe ter a... Liberao para exercer seu ministrio.

O treinamento de uma equipe deve incluir: Discipulado, que o treinamento nas disciplinas espirituais. Modelao do carter. E o desenvolvimento de fortes relacionamentos entre os membros da equipe e com outros.

Deve haver treinamento genrico nas reas de: Conhecimento bblico Habilidade para evangelizar e Discipulado Habilidade na rea especfica de atuao da equipe

5. Liderana Ungida. indispensvel que a equipe tenha um lder ungido por Deus, algum que recebeu o chamado de Deus para iniciar ou continuar na liderana de um ministrio. Ele deve ter recebido este chamado de Deus e no da liderana da igreja, embora depois ele precise da confirmao da equipe pastoral sobre o seu chamado. O lder de uma equipe de ministrio deve ser algum que tem comunho com Deus, que gasta tempo ouvindo Sua voz, em dependncia Dele. Ele deve aprender a compartilhar a direo que Deus lhe d com a sua equipe e lev-la a seguir esta direo. Um lder ungido dever aprender a ajustar seu estilo de liderana de acordo com as necessidades do grupo. Existem praticamente quatro estilos de liderana: Liderana de Direo - aquele estilo em que o lder d a direo ao grupo, sem precisar consult-lo; ele toma decises e espera que a equipe se submeta. Normalmente este tipo de direo necessrio quando a equipe est sendo formada e treinada. Liderana de Treinamento - aquele estilo onde o lder indica a direo geral e ajuda a equipe a crescer, amadurecer, treinando-a, mostrandolhe o caminho e os meios para se chegar no fim da estrada. Liderana de Apoio - aquele estilo em que o lder no toma as decises sozinho, mas compartilha com o grupo as possibilidades e procura escutar o que cada um tem a dizer. Normalmente ele espera e recebe apoio da equipe; ou ento, ele quem apia o que a equipe diz ou decide.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

22

Liderana de Delegao - aquele estilo de liderana onde o lder abre mo de dirigir e transmite sua autoridade a outros para executar as tarefas necessrias.

O lder de uma equipe ministerial deve buscar atingir os alvos da equipe atravs de decises participativas, mas a equipe deve dar ao lder a palavra final quando no houver unanimidade nas decises. 6. Maturidade. O que determina a maturidade da equipe? Segundo David Kornfield, a maturidade de uma equipe determinada: Pela qualidade ou competncia no trabalho a ser feito se o trabalho est sendo feito cada vez melhor, ento a equipe est amadurecendo em seu ministrio. Pelo nvel de compromisso dos participantes quanto mais envolvidos estiverem os participantes nas atividades e planejamentos da equipe, mas madura a equipe estar se apresentando. Pela transformao do carter dos prprios membros da equipe. Se o crescimento da equipe apenas exterior, ou seja, se apenas o pblico-alvo da equipe est sendo beneficiada com o seu ministrio, ento a equipe no est evoluindo. Pelo contrrio, na medida que a equipe transformada enquanto serve aos outros, que ela passa a amadurecer no reino de Deus.

7. Ajuste. Cada membro da equipe precisa estar bem ajustado em relao ao que deve ser feito pela equipe. Cada um deve saber qual a sua funo e trabalhar para que ela seja bem realizada. Mas preciso ter cuidado para no invadir a rea de responsabilidade do outro e mesmo assim manter-se cooperativo com as funes dos outros. 8. Diversidade de dons. Uma equipe ministerial deve procurar por uma diversidade de dons entre os membros de sua equipe. Quanto maior a diversidade, melhor a equipe poder realizar seus alvos. 9. Continuidade. Um problema muito srio nas igrejas diz respeito continuidade nas equipes de ministrio. Muitas comeam bem, mas no continuam! Toda equipe de ministrio dever continuar se... Aperfeioando Renovando e Produzindo frutos que permanecem.

A seguir, ns apresentamos alguns questionrios que podero ajud-lo a descobrir seus dons e ministrios. Da mesma maneira, este material poder ser til para voc trabalhar com pessoas que buscam descobrir seus dons espirituais.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

23

AUTO-AVALIAO DOS SEUS DONS Na coluna esquerda voc tem uma relao e diferentes dons mencionados na Bblia. Nas demais colunas voc algumas situaes nas quais voc possa encontrar-se atualmente. Para cada dom, marque apenas uma situao. RELAO DE DONS Eu sinto claramente que tenho este dom SITUAES Pode ser que No sinto eu tenha que tenha esse dom esse dom Eu gostaria sincerament e de Desenvolver este dom

Profecia (ouvir a voz de Deus) Servio (ou Ministrio) Ensino Exortao/Encorajamento Dar/Contribuir Presidir/Liderar Misericrdia Apstolo Profeta Evangelista Pastor Mestre Palavra de sabedoria Palavra de conhecimento Dons de Curar Milagres Discernimento de espritos Lnguas Interpretao de Lnguas Administrao Ajuda Arte/Artesanato Celibato Libertao/expulso de demnios Hospitalidade Intercesso Louvor Pobreza voluntria Outro: Outro:

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

24

TESTE DOS DONS ESPIRITUAIS Agora que voc completou auto-avaliao, voc ser guiado atravs de um questionrio que lhe ajudar a identificar seus dons e como voc tem respondido a eles. Marque no quadro em branco antes de cada afirmao o nmero que corresponde ao que est mais prximo de sua realidade, a saber: 0 1 2 3 4 5 Nunca. Raramente. s vezes. Freqentemente. Muito. Eu sou muito bom nisso! Adapto-me bem a uma situao nova a fim de levantar uma nova obra ou colocar alicerces na f de um grupo de cristos. Sinto alegria em comunicar a vontade de Deus e o fao de maneira contagiante, persuasiva e clara, tendo certeza de que fala da parte de Deus. Levo outras pessoas a uma deciso relacionada com a salvao. Sinto grande necessidade e responsabilidade de promover o crescimento de um grupo de crentes, levando-os ao amadurecimento na vida crist. Tenho prazer em acertar at detalhes pequenos que ajudaro outros a entenderem melhor, ou da forma certa, verdades bblicas. Eu tenho o pressentimento de que alguma coisa que ningum mencionou pode ter acontecido, e quando pergunto sobre isso, meu pressentimento confirmado. De vrias alternativas que esto diante de mim, escolho com facilidade a que d certo e abenoada. Eu consigo comunicar uma viso do possvel para encorajar algum a continuar na luta, apesar de sua derrota. Outros irmos ficam animados e motivados a me seguir por meio da viso que compartilho com eles dos propsitos de Deus. Gosto de ajudar fazendo pequenos servios na igreja. Tenho tanta certeza de que Deus suprir minas necessidades, que estou constantemente dando meu dinheiro de forma sacrifical. Tenho alegria em trabalhar com as pessoas ignoradas ou desconhecidas da maioria. Posso dizer, com pouca margem de erro, quando uma pessoa est sendo afligida por um ou vrios espritos malignos. Creio que Deus cumprir suas promessas, apesar das circunstncias contrrias. Tenho um desejo especial de transmitir mensagens vindas diretamente de Deus para edificar, exortar ou confortar. Tenho facilidade para organizar idias, pessoas, coisas e o tempo, tendo em vista um servio mais efetivo e produtivo para o Senhor. Minha casa est sempre disposio de quem precisar de uma cama ou um teto. Tenho ajudado os lderes da igreja para que eles tenham mais tempo paras as coisas mais importantes. Oro pelo menos uma hora por dia. Eu tenho uma viso bblica de como a igreja deve funcionar, que a ajuda a desenvolver-se de uma forma saudvel. Tenho muita alegria se sou solicitado a pregar (nos lares, no templo, ao ar livre, etc.). Tenho facilidade em iniciar uma conversa com uma pessoa estranha e lev-la ao

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

25

conhecimento de Cristo. Tenho prazer em ser til na recuperao espiritual de crentes que se afastaram do Senhor ou de sua igreja. Gosto de entender bem as questes importantes da Bblia para exp-las a outros a fim de que entendam sem dificuldades. Eu fao perguntas chaves que revelam informaes importantes para a cura, salvao ou crescimento espiritual de algum. As minhas sugestes s pessoas para ajuda-las em suas decises geralmente do certo. Deus me d as palavras que as pessoas indecisas, problemticas e desencorajadas precisam. Eu me coloco na frente de um grupo para dar-lhe direo, que abenoada por Deus. Fico muito vontade quando posso ser til em fazer certas tarefas auxiliares, tais como: arrumar cadeiras, transportar objetos, manter a ordem, cozinhar, construir ou reformar o prdio, secretariar uma reunio, controlar a aparelhagem de som, remeter cartas, etc.). Tenho o Dom de administrar bem meu dinheiro para poder dar mais liberalmente para o servio do Senhor. Gosto de visitar hospitais ou lares de pessoas necessitadas e me sinto abenoado com isso. Posso constatar a falsidade antes que ela se torne evidente. Tenho conscincia da realidade de que Deus est ativo nos assuntos do dia-a-dia de minha vida e de minha igreja. Pessoas me dizem que eu transmito mensagens que so to urgentes e apropriadas que s podem ter vindo diretamente de Deus. Tenho facilidade em fazer planos de ao para que, junto com outras pessoas, possamos atingir um objetivo. Gosto muito de ser responsvel por atividades sociais da igreja. Pessoas me dizem que por meu servio fsico as ajudei a se tornarem mais eficazes em seus ministrios. Quando recebo um pedido de orao, oro por isso durante alguns dias, pelo menos. Quando pastores e lderes precisam de direo ou orientao, me procuram e sentem que Deus lhes deu o que precisavam. Acredito que a melhor maneira de levar o povo de Deus a uma vida mais dedicada atravs da admoestao pela pregao pblica da Palavra de Deus. Gosto de cooperar com os trabalhos evangelsticos da minha igreja, como srie de conferncias, pregaes ao ar livre, nas congregaes, grupos pequenos evangelsticos, etc. Sempre irmos me procuram para encorajamento e orientao espiritual. Pessoas me dizem que eu as ajudo a estudar as verdades bblicas de forma mais significativa. Eu identifico momentos na vida de algum, ou fatos ignorados por outros, que acabam sendo a chave para essa pessoa crescer ou superar algum problema. Consigo resolver problemas bem complicados de forma intuitiva. Tenho facilidade de entender os problemas dos outros e apontar-lhes os rumos de possveis solues. Eu gosto de comear novos trabalhos na igreja, mas prefiro que outra pessoa d seqncia depois de um tempo. J me disseram que eu pareo gostar de fazer os trabalhos simples de rotina, e que eu os fao muito bem. Estou disposto a baixar o meu padro de vida para poder dar mais ao trabalho do

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

26

Senhor. Falo carinhosamente e gosto de auxiliar pessoas necessitadas ou impossibilitadas de se ajudar. Quando algum est conversando comigo, geralmente percebo quando no est dizendo a verdade. J tive a experincia de crer em Deus para coisas impossveis e v-las acontecer. s vezes, eu tenho uma forte sensao de que sei exatamente o que Deus deseja dizer a algum. Eu gosto de trabalhar debaixo de um lder, coordenando outros para os ajudar a realizar a viso desse lder. Quando recebo visitas em minha casa, elas se sentem muito vontade. Gosto de acompanhar um lder, poupando-lhe o tempo servindo-o. Uma das minhas maneiras favoritas de passar o tempo orando por outras pessoas. Se Deus me chamasse, gostaria de pregar o evangelho ou alicerar a igreja num local distante. Tenho facilidade de falar em pblico. Preocupo-me extremamente com a salvao de meus parentes, amigos, vizinhos e colegas. Tenho prazer em alimentar espiritualmente outras pessoas, orientando-as no caminho do Senhor. Gosto de dedicar bastante tempo a aprender novas verdades da Bblia para poder comunic-las aos outros. Deus me revela fatos ou acontecimentos que ningum me falou. Quando uma pessoa est com problemas, a soluo me vem de Deus atravs de um versculo da Bblia. Aceito sem muita dificuldade as impertinncias e os erros das pessoas, crendo que uma conversa pessoal com elas o melhor remdio. Tenho facilidade de interpretar os ideais ou objetivos de meu grupo e de pensar em estratgias para p-los em prtica. Prefiro estar em atividade, fazendo alguma coisa, ao invs de apenas ficar sentado ouvindo algum falar. Meus registros mostram que tenho dado bem mais de 10% de minha renda obra de Deus. Sinto-me realizado quando posso fazer algo por uma pessoa doente ou em necessidade. Geralmente sinto quando as coisas no vo dar certo. Problemas insolveis j foram resolvidos por eu crer firmemente que Deus os resolveria. Tenho a sensao de que sei exatamente o que Deus quer que eu (ou outra pessoa) faa numa oportunidade especfica de ministrio. Tenho a capacidade de fazer planos eficientes e eficazes para realizar os objetivos do grupo. J disseram que eu sou uma pessoa muito hospitaleira. Estou contente servindo algum pessoalmente para que seja abenoada em sua vida e/ou ministrio, mesmo quando minha ajuda no reconhecida. Algum j me disse que uma orao minha trouxe respostas tangveis em sua vida. Gosto de iniciar trabalhos novos fora da igreja local, como um estudo bblico, um ponto de pregao, uma congregao ou grupo familiar. Quando h algum problema na igreja, acredito que pela pregao sobre o assunto ele pode ser resolvido. A nfase de minha mensagem ou conversas tem sido a salvao em Cristo.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

27

Quando preciso dar orientao a um grupo de cristos, sinto-me bem vontade, estou em casa. Quando um lder ou pastor ensina ou prega com uma interpretao errada, fico muito preocupado e at irado. Quando outros no entendem como resolver um problema, eu tenho facilidade de identificar alguma chave para a soluo desse problema. Quando leio um texto bblico, geralmente penso nas suas aplicaes prticas. Quando uma pessoa est em pecado, geralmente a minha maior preocupao ajud-la em vez de critic-la. Quando eu comeo um grupo ou sou colocado na frente de um, o grupo cresce e tem resultados visveis. Aceito com alegria os trabalhos que me pedem, mesmo que sejam do tipo que qualquer um pode fazer. Quando h alguma necessidade financeira ou material na igreja ou na vida de algum, logo penso em contribuir com minas posses para ajudar. Quando vejo alguma pessoa doente, ou com problemas, sinto grande compaixo por ela. Tenho facilidade em perceber, e geralmente se confirma, se uma atitude certa ou errada. Outros ficam surpreendidos com respostas imediatas s minhas oraes. Tenho facilidade em ouvir a voz de Deus. Tenho experimentado a alegria de ser a pessoa responsvel pelo sucesso de trabalhos especiais em minha igreja. Quero que minha casa esteja sempre disponvel para os servos de Deus, para qualquer necessidade. Tenho prazer em ser um auxiliar, realizando o servio que melhor atenta s necessidades da pessoas que desejo ajudar. Persisto num pedido de orao at sentir que Deus tem me respondido.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

28

FORMULRIO DE AVALIAO DO TESTE DOS DONS ESPIRITUAIS Aps ter respondido todas as questes do questionrio anterior, coloque diante de cada nmero o valor que voc marcou no formulrio do teste dos dons espirituais. Exemplo: Se na questo 01 voc marcou 3 (freqentemente), ento coloque este nmero na frente da resposta 01. RESPOSTAS 01 3 20 TOTAL 39 58 77 DOM/MINISTRIO APSTOLO

Depois, some os valores de cada resposta da linha um, ou seja, os valores das questes 01, 20, 39, 58, 77. Exemplo: RESPOSTAS 01 3 20 4 39 4 58 5 77 4 TOTAL 20 DOM/MINISTRIO APSTOLO

Por favor, preencha o quadro abaixo: RESPOSTAS 01 20 02 21 03 22 04 23 05 24 06 25 07 26 08 27 09 28 10 29 11 30 12 31 13 32 14 33 15 34 16 35 17 36 18 37 19 38 TOTAL 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 DOM/MINISTRIO APSTOLO PROFETA EVANGELISTA PASTOR MESTR/ENSINO PALAVRA DE CONHECIMENTO PALAVRA DE SABEDORIA EXORTAO LIDERANA SERVIO CONTRIBUIO MISERICRDIA DISCERNIMENTO DE ESPRITOS F PROFECIA ADMINISTRAO HOSPITALIDADE SOCORRO/AJUDA INTERCESSO

Aps preencher o total de cada linha, veja o que significa a pontuao geral obtida para cada dom. Se voc fez de 0 a 5 isso indica que voc no tem esse dom ou h irresponsabilidade em desenvolv-lo 6 a 10 - provavelmente voc no tem este dom ou ele nunca foi desenvolvido 11 a 15 h uma boa possibilidade de ter este dom 16 a 20 quase certeza que voc tem este dom 21 a 25 - voc tem um chamado muito especial nesta rea Agora, circule os 5 dons com maior pontuao. Observe o total que voc alcanou em cada um deles. Observe qual deles precisa ser confirmado e quais precisam ser desenvolvidos.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

29

O questionrio abaixo lhe ajudar a descobrir o ministrio ao qual voc se sente chamado. Ele tambm lhe ajudar a dar alguns passos prticos para iniciar ou desenvolver a sua participao num ministrio na igreja. DESCOBRINDO SEU MINISTRIO 1. O que eu gosto de fazer? Se eu pudesse fazer alguma coisa sem medo de falhar, o que eu gostaria de fazer? ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2. O que os outros dizem de mim? Quando eles so abenoados por mim? Em que eu fao ou poderia fazer diferena nas vidas das outras pessoas? ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 3. O que me incomoda na igreja? Que coisas me deixam frustrado, inquieto ou triste, quando a igreja falha? ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 4. Voc tem um sonho? Uma viso? Uma paixo? Sim (b) No (c) Mais ou menos 5. Existe um assunto, problema, ou grupo necessitado, que o desafia, chamando-o luta e a investir para ver mudanas significativas? Se existe, qual ? ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 6. Abaixo, segue uma lista de possveis grupos que podem ser o alvo de seu chamado. Coloque um crculo em quantos grupos voc achar apropriado. Bebs Crianas Crianas carentes rfos Adolescentes Jovens Mes adolescentes Mes/Pais solteiros Vivos Casais maduros Estudantes Prostitutas e travestis Deficientes Fsicos Maridos no crentes Missionrios Viciados Atletas Msicos Universitrios Polticos Homens de negcio Mulheres empresrias Solteiros maduros Amigos ou colegas Lderes da igreja Professores Desempregados No crentes Muulmanos Pastores Favelados Pobres Pessoas feridas (emocional) Injustiados ou oprimidos Profissionais Prisioneiros Doentes Divorciados Recm-casados Idosos Mulheres Novos Convertidos Visitantes na igreja Vizinhos Outro: _________________

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

30

7. Abaixo, voc encontrar uma lista de assuntos que podem estar relacionados a seu chamado. Coloque um crculo nos assuntos ou causas a respeito dos quais voc tem opinies ou sentimentos fortes. Acampamentos Alcoolismo Batalha Espiritual Creche Cura interior Drama/Teatro Evangelismo em prdios Grupos de Apoio Informtica e computadores Justia social Misses Pobreza Racismo Tecnologia Outros:___________________ Agora, faa o seguinte: 1. Especifique o grupo de pessoas que mais lhe atrai a ateno no item 6. 2. Escreva porque ele precisa ser ministrado. 3. Escreva as reas nas quais voc gostaria de v-lo transformados. Exemplo: Eu quero ver os adolescentes alcanados porque atualmente eles: 1. 2. 3. 4. 5. Esto sem um ministrio especfico que atenda suas necessidades; Alguns esto necessitando de um cuidado especial; Eles precisam desenvolver suas habilidades e serem treinados p/ liderana; No esto se relacionando de modo puro e santo uns com os outros; No obedecem nem respeitam aos lderes da igreja. AIDS Alfabetizao Combate ao aborto Cuidar de crianas Diminuir criminalidade Economia Famlia Homossexualismo Injustia Meio ambiente Msica, louvor ou dana Poltica Repblica crist Vcios ____________________ Alcanar os perdidos Arte/artesanato Combate a pornografia Agncia de empregos Discipulado Educao de qualidade Fome Igreja Intercesso Meninos de rua Patrimnio da igreja Aconselhamento Sindicatos Violncia ___________________

Quero v-los transformado em um grupo forte de adolescentes, que se caracterize por: 1. 2. 3. 4. 5. Serem dedicados, comprometidos e obedientes; Bem supridos emocionalmente e espiritualmente; Ativos na igreja e na obra do Senhor de modo geral; Santos e puros em seus relacionamentos; Estarem aprendendo a liderar e serem liderados.

Quando voc fizer isso, voc encontrar o seu lugar de ministrio no corpo de Cristo. Bibliografia David Kornfield, Dons e Equipes de Ministrio, Sepal. John Wimber, Los Dones Espirituales, esboos do seminrio com o mesmo tema. VineyardUSA. C. Peter Wagner, MC510: Signs, Wonders And Church Growth Notes, fonte desconhecida.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

31

Unidade II Questes Para Reviso


Aps completar a Unidade I, voc dever responder as questes abaixo. Por favor, use uma folha de papel separada para escrever as respostas. No precisa transcrever as perguntas; apenas identifique a questo com o nmero da mesma. 1. Qual o significado e a natureza da palavra dons?

2. De onde procedem os dons? 3. Como e a quem o Esprito Santo distribui os dons?

4. Quantos dons existem? 5. Por que Deus nos concede dons? 6. Qual a relao entre dons espirituais e o enchimento do Esprito? 7. Todos os dons ainda existem nos dias atuais? Justifique.

8. Quais so os melhores dons para uso nas reunies da igreja?

9. Qual a relao entre o amor e os dons?

10. O que uma equipe de ministrio?

11. Por que as equipes de ministrios so necessrias?

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

32

Unidade III Projeto Final


Devido natureza deste mtodo, no existe um exame ou prova final no estilo de perguntas e respostas. Contudo, exige-se que voc complete este projeto final abaixo. As informaes que voc recebeu durante o curso foram planejadas para providenciar um fundamento bsico de compreenso sobre o tema estudado. Ns queremos que voc interaja com o que voc aprendeu, a partir de suas prprias experincias. Todo o material deste curso foi elaborado para ajud-lo a viver e ministrar este tema. Portanto, as idias e conceitos que voc aprendeu so muito importantes para ns. Deste modo, o projeto final importante para sabermos o que voc aprendeu e como voc est aplicando ou aplicar este material no seu ministrio.

Projeto Final:
Leia as referncias abaixo e identifique os dons espirituais que estavam em evidncia no ministrio de Jesus. Depois, procure outras referncias bblicas, sejam do Antigo ou do Novo Testamento, que mostram outros dons em operao N Passagem Bblica 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Mateus Mateus Mateus Mateus Mateus 5a7 9.4 9.25 12.28 14.13-21 Dom em Evidncia

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO


Caixa Postal 1123 59600-970, Mossor-Rn

Fonte Bibliogrfica

CTMT

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

33

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

You might also like