You are on page 1of 5

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO COORDENADORIA REGIONAL DE ENSINO DE SO SEBASTIO CEM 01 DE SO SEBASTIO DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: MARA DEL PILAR TOBAR ACOSTA

GRAMTICA APLICADA AO TEXTO ESTUDO DIRIGIDO DE ACENTUAO GRFICA 3 Ano Observaes: leia as questes e responda-as em uma folha de papel almao, marcando sempre o nmero das questes. Na folha de resposta faa um cabealho indicando os nomes dos/as integrantes da dupla e a turma. Ao final da aula devolva esta cpia professora. 1)

Indique a frase que NO contm erro de acentuao grfica: a) A evidncia, suas aes enquanto se encontrava frente da instituio cairam no vazio. b) Quando me exercito, tenho a oportunidade de por meus musculos e cerebro em ao. c) Outro vicio que nos roi a violncia. d) Voc tem de ser flexivel, disse Tom, que viu a saida de um nibus espacial ser adiada por dez dias antes de partir em rbita. e) Se prefere os clssicos, procure a loja sua, que rene as maiores colees de relgios do pas. Prova: TJ-SC - 2010 - TJ-SC - Tcnico Judicirio - Auxiliar A frase em que ocorre ERRO quanto acentuao grfica :

2)

a) Eles tm confiana no colega da equipe. b) Visitou as runas do Coliseu em Roma. c) O seu sustento provm da aposentadoria. d) Descoberta a verdade, ele ficou em maus lenis. e) Alguns tens do edital foram retificados. So acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuao grfica os vocbulos a) tambm e coincidncia. b) quilmetros e tivssemos. c) jog-la e incrvel. d) Esccia e ns. e) correspondncia e trs. Prova: CESPE - 2011 - Correios - Agente de Correios - Carteiro

3)

4) O emprego do acento grfico em primrdios e existncia atende mesma regra de acentuao grfica. Certo ( ) Errado ( ) Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao 5) A regra de acentuao grfica que justifica o emprego do acento grfico em aeroporturio a mesma que justifica o emprego do acento em meteorolgica. Certo ( ) Errado ( ) Prova: CESPE - 2011 - STM - Tcnico Judicirio - rea Administrativa - Bsicos
Braslia Patrimnio Cultural da Humanidade Secretaria de Estado de Educao Coordenadoria Regional de Ensino de So Sebastio Centro de Ensino Mdio 01 de So Sebastio Quadra 202/203 Setor Residencial Oeste - Telefone: 3901-7707

6) Os vocbulos "espcies", "difceis" e "histricas" so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao grfica. Certo ( ) Errado ( ) Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Cargos de Nvel Superior - Conhecimenos Bsicos - Escrivo de Polcia, Perito Telecomunicao, Perito Papiloscpico 7) O emprego do acento agudo nos vocbulos pas e a justifica-se pela mesma regra de acentuao grfica. Certo ( ) Errado ( ) Prova: CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo 8) Com relao ao vocabulrio empregado no texto e grafia de palavras desse texto, assinale a opo correta.

a) O acento que distingue a forma verbal '' da conjuno 'e' estabelece diferena morfolgica, grfica e fontica, tal como ocorre com pr e por. b) A forma verbal "empreender" (L.6) poderia ser substituda por realizar, preservando-se a ideia original do texto e sua correo gramatical. c) Os vocbulos "negcio", 'matemtica' e 'acadmico' recebem acento grfico com base na mesma regra de acentuao. Prova: CESPE - 2010 - Caixa - Tcnico Bancrio Assinale a afirmativa em que se aplica a mesma regra de acentuao.

9)

a) tev - pde - v b) nicas - histrias - saudveis c) indivduo - sria - noticirios d) dirio - mximo - satlite Prova: FUNDEP - 2010 - TJ-MG - Oficial de Apoio Judicial A frase totalmente correta do ponto de vista da grafia e/ou da acentuao :

10)

a) o caso de se por em discusso se ele realmente cr na veracidade dos dados. b) Referiu-se quilo que todos esperavam - sua ascenso na empresa -, com um misto de humildade e prepotncia. c) Enquanto construimos esta ala, eles constroem a reservada aos aparelhos de rejuvenecimento. d) Ele sempre muito corts, mas no pode evitar que sua ogeriza ela transparea. e) Assinou o cheque, mas ningum advinha o valor registrado, porisso foi devolvido pelo banco. Prova: FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas Com relao acentuao grfica e ortografia oficial, assinale a opo correta.

12)

a) Na frase "Essas relaes mantm traos da escravido", a correo gramatical seria mantida caso a forma verbal fosse grafada com acento agudo em lugar do acento circunflexo. b) No trecho "As empregadas domsticas constituem um pblico que parece desprivilegiado pelas polticas pblicas", as palavras acentuadas obedecem mesma regra de acentuao grfica. c) De acordo com a ortografia oficial, a grafia igualmente correta nos pares de expresses que se seguem: hora extra/hora-extra, super-homem/superomem, anglo-saxnico/ anglosaxnico. d) A justificativa para o acento agudo nas palavras "sensveis" e "visveis" o fato de elas terminarem em ditongo crescente.

e) A correo gramatical seria mantida se a forma verbal da frase "s vezes, o clima impe dificuldades aos agricultores" fosse reescrita como imponhe. Prova: CESPE - 2008 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa

13) Leia o texto e faa o que se pede: Artigo Final Fica proibido o uso da palavra liberdade; a qual ser suprimida dos dicionrios e do pntano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade ser algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, ou a semente do trigo e sua morada ser sempre o corao do homem. (MELLO, Thiago de. Os estatutos do homem. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1986. Fragmento.) A respeito das palavras acentuadas no texto correto afirmar que:

a) Todas as palavras receberam acento pelo mesmo motivo. b) O til da palavra corao tambm pode ser considerado um sinal de acentuao. c) Apenas as palavras ser e dicionrios receberam acento pelo mesmo motivo. d) Apenas as palavras pntano e dicionrios receberam acento pelo mesmo motivo. e) Ser, dicionrios e pntanos so acentuadas por motivos diferentes. Prova: CONSULPLAN - 2008 - TRE-RS - Tcnico Administrativo Acerca dos aspectos lingusticos, assinale a opo INCORRETA.

14)

a) As palavras "trs" e "av" so acentuadas pelo mesmo motivo. b) As palavras "dcadas", "poca" e "frmula" seguem a mesma regra de acentuao. c) Caso fosse retirado o sinal indicativo de crase em "no ir escola", acarretaria erro gramatical. d) A palavra "mirabolava" (linha 5), derivada do adjetivo mirabolante, est empregada com o sentido de pensar. e) Os termos "paraso", "alvio" e "provisrio" so acentuados de acordo com a mesma regra. Prova: MOVENS - 2010 - DNPM - Tcnico em Informtica - Banco de Dados

16) A alternativa em que todas as palavras recebem acento com base na mesma regra de acentuao grfica

a) est, v, voc. b) nvel, bvio, srio. c) s, ns, tm. d) teramos, ltimos, dcadas. Prova: EJEF - 2007 - TJ-MG - Tcnico Judicirio A mesma regra justifica a acentuao dos vocbulos "amaznica" e "sustentvel". Certo ( ) Errado ( ) Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Bancrio

17)

18) Leia o texto e julgue o item:

O sinal de acentuao grfica em "mantm" (L.3) marca o plural do verbo, que assim acentuado para concordar com "trocas" (L.2). Certo ( ) Errado ( ) Prova: CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 19) Segundo as regras de acentuao da lngua portuguesa, as palavras "clulas" e "gentica" so acentuadas pelo mesmo motivo. Certo ( ) Errado ( ) Prova: CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa 20) Leia o texto e faa o que se pede:

Assinale a opo que representa erro gramatical, de grafia ou de acentuao.


a) A b) B c) C d) D e) E Prova: CESPE - 2005 - TRE-GO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa

25. (SANTA CASA) As silabadas, ou erros de prosdia, so freqentes no uso da lngua. Assinale a alternativa onde no ocorre nenhuma silabada: Eis a um prottipo de rbrica de um homem vaidoso. Para mim a humanidade est dividida em duas metades: a dos filntropos e a dos misntropos. Os arqutipos de iberos so mais pudicos que se pensa. Nesse nterim chegou o mdico com a contagem de leuccitos e o resultado da cultura de levdos. varo de informaes, segui todas as pegadas do febo.

You might also like