You are on page 1of 42

www.alessandracoelho.com.

br

DIABETES
Elaborado para voc por

Alessandra Coelho
www.alessandracoelho.com.br

Equipe de Nutrio: Alessandra Coelho Natlia Bisconti Dyandra Loureiro Ana Paula Lopes Marianna Mendes Claudia Pavani

Mantenha-se informado!

Inscreva-se aqui Voc receber os artigos mais recentes do Aprenda Mais e informaes atualizadas sobre Nutrio e talvez no futuro, ofertas especiais!

www.alessandracoelho.com.br

NDICE
Conhecendo o Diabetes..................................................................................................4 Classificao do Diabetes...............................................................................................9 Diabetes Gestacional....................................................................................................12 Diagnstico e Monitoramento do Diabetes...................................................................16 Diabetes e Alimentao................................................................................................20 O que ndice Glicmico?............................................................................................26 Doenas associadas ao Diabetes O que Sndrome Metablica?...........................29 Light e Diet qual e quando utilizar?............................................................................31 Adoantes.....................................................................................................................35 Como substituir o acar das preparaes?................................................................39 Referncias..................................................................................................................42

Este livro e o contedo so todos fornecidos para uso privado. Nenhuma parte deste ebook pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer forma, eletrnico ou mecnico, incluindo fotocpia, gravao ou qualquer sistema de armazenamento de informao ou sistema de recuperao sem expressa por escrito, datado e assinado a permisso expressa do editor. AVISO LEGAL: Embora todas as tentativas foram feitas para verificar as informaes prestadas nesta publicao, O autor no ser responsvel por quaisquer perdas, diretas ou indiretas, que so decorrentes do uso das informaes contidas neste documento, incluindo mas no se limitando a erros, omisses ou imprecises. Este livro no se destina a uso como Orientao Nutricional. Todos os leitores so aconselhados a procurar servio especializado para acompanhamento individualizado e os leitores so advertidos a confiar em seu prprio julgamento sobre as suas condies individuais para agir em conformidade. www.alessandracoelho.com.br 3

CONHECENDO O DIABETES
O aumento de casos nos ltimos anos caracteriza que estamos vivendo uma epidemia de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), a incidncia do DM2 vem aumentando a cada ano que passa, atingindo cerca de 246 milhes de pessoas por ano no mundo, com projeo de chegar a 300 milhes em 2030. No Brasil, de acordo com o Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteo para Doenas No Transmissveis (VIGITEL), a incidncia do DM2 na populao adulta de 5,2%. Esta prevalncia aumenta proporcionalmente com a idade, representando cerca de 20% da populao acima de 65 anos. Diabetes A maior fonte de energia fornecida atravs da alimentao proveniente de um grupo alimentar denominado carboidrato. Para que este seja absorvido e utilizado como energia, o corpo precisa quebr-lo em sua forma mais simples: a glicose. Com o aumento do nvel de glicose no sangue o pncreas secreta um hormnio chamado insulina.

Hormnio Hipoglicemiante Insulina

Sinalizador

A insulina age como um sinalizador para os transportadores de glicose, auxiliando estes no transporte para dentro da clula e reduzindo os nveis de glicose no sangue (hipoglicemia).
www.alessandracoelho.com.br 4

Quando ocorre um problema na secreo ou na ao da insulina, a glicose no transportada para dentro da clula, causando o aumento desta no sangue (hiperglicemia). Este quadro chama-se Diabetes Mellitus (DM). Sintomas da Hiperglicemia Altas concentraes de glicose no sangue geram diversos sintomas como:

Curto Prazo

Longo Prazo

Polidipsia (sede excessiva)

Insuficincia Renal

Poliria (aumento do volume urinrio)

Problemas de viso

Hlito com odor cetnico

Difcil Cicatrizao

Vmitos

Hipertenso Arterial

Desidratao

Obesidade

Perda de peso

Fadiga

Mas o que favorece o desenvolvimento do DM2? Histrico familiar; Obesidade; Hipertenso; 3 idade
www.alessandracoelho.com.br 5

Esta doena causada por fatores genticos e ambientais, portanto, o individuo nasce com predisposio para desenvolv-la. No entanto, os fatores ambientais, como a obesidade, alimentao, traumas emocionais e gravidez podem favorecer o seu desenvolvimento. Veja a tabela abaixo com os mecanismos de ao: Acmulo de gordura corporal est associado resistncia insulnica, uma vez que, o OBESIDADE aumento de cidos graxos livres desregula o transporte de glicose. Uma dieta rica em carboidratos de alto ndice glicmico aumenta o pico ps prandial ALIMENTAO de insulina e glicose, gerando em longo prazo sobrecarga pancretica. O estresse um dos fatores que podem dificultar o controle dos nveis de glicose e at mesmo levar a um quadro de hiperglicemia. TRAUMAS EMOCIONAIS Alm disso, alguns autores acreditam que o estresse psicolgico agravaria a doena, contribuindo para a destruio imunolgica das clulas do pncreas.

Controle da Glicemia O controle da glicemia em diabticos muito importante, j que o excesso de glicose no sangue exerce uma presso osmtica no lquido extracelular, provocando diurese osmtica e eliminao da glicose pela urina, podendo gerar perdas de eletrlitos e lquidos. Em longo prazo, isto pode causar alteraes em diversos rgos e sistemas.

www.alessandracoelho.com.br

Rins Nefropatia Diabtica: So complicaes nos rins, em que o rgo perde sua funo lentamente at a paralisia total. Esta ocorre anos aps o incio do quadro de diabetes devido ao controle inadequado da glicemia, obesidade e hipertenso. Quando no tratada, a nefropatia pode evoluir para uma insuficincia renal grave, sendo necessria a dilise (tratamento da substituio da funo renal atravs da filtrao do sangue). Para um diagnstico precoce so necessrios exames laboratoriais capazes de analisar a funo renal. Entre eles esto a dosagem de creatinina no sangue, taxa de depurao da creatinina e avaliao da perda de protenas pela urina. Os principais sintomas so edemas (inchao), urina com espuma (devido perda de protenas), noctria (mico noturna), fadiga, fraqueza, nuseas e vmitos. Corao e Crebro Infarto do Miocrdio e Acidentes Vasculares: Estudos apontam que a maior causa das internaes de pacientes diabticos a doena cardiovascular. A hiperglicemia um fator de risco para doenas do corao, mas outros fatores como dislipidemia, obesidade, falta de atividade fsica e presena de protena na urina, podem predispor ao infarto do miocrdio. Por isso, pacientes diabticos devem passar por avaliaes freqentes e realizar exames de colesterol, triglicrides, presso arterial e de deteco de isquemia miocrdica. Olhos Retinopatia Diabtica (RD): So leses na retina devido a alteraes vasculares, as quais acarretam na perda da acuidade visual. Estudos apontam que cerca de 90% dos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e mais de 60% com DM2 desenvolvem retinopatia, uma vez que, a presena de hiperglicemia est relacionada com alteraes como microangiopatia dos vasos da retina e hipxia tecidual.

www.alessandracoelho.com.br

Os principais fatores de risco para a RD so o mau controle glicmico e pressrico, alm da durao da doena. Vasos Sanguneos Doena Arterial Perifrica: uma doena arterial das extremidades (brao-perna), as quais sofrem reduo do fluxo sanguneo, podendo levar a feridas, gangrenas e amputao dos ps. Cerca de 40 - 45% de todos os amputados de membro inferior so diabticos.

www.alessandracoelho.com.br

CLASSIFICAO DO DIABETES

Existem dois tipos de Diabetes:

Tipo 1: Doena auto-imune Diabetes Tipo 2: Resistncia insulina

Diabetes Tipo 1 Uma doena considerada como auto-imune quando o prprio organismo reconhece suas clulas, tecidos ou rgos como corpos estranhos (antgenos), estimulando a produo de anticorpos contra os mesmos. Um exemplo deste tipo de doena o DM1, onde o corpo ataca as clulas beta do pncreas, responsveis pela produo de insulina. Com o tempo, o organismo deixa de produzir este hormnio. Esta doena ocorre devido a fatores genticos e representa cerca de 10% dos casos de diabetes, com incidncia maior entre 10 e 14 anos, diminuindo at os 35 anos. Sem a secreo da insulina pelo pncreas, a glicose no transportada para dentro das clulas, acumulando-se no sangue. Os sintomas para hiperglicemia aparecem em semanas e sua evoluo rpida.

www.alessandracoelho.com.br

Tratamento Para evitar o aumento da concentrao da glicose no sangue necessria presena da insulina. Mas como resolver isto se o corpo no produz mais? Atravs de injees dirias de insulina. Estas podem ser aplicadas na forma: a) Subcutnea; b) Intravenosa, c) Intramuscular. Sem tratamento, os picos de glicose depois de anos podem causar a destruio dos capilares sanguneos, menor cicatrizao, cegueira, insuficincia renal e dificuldade de circulao (perda da sensibilidade).

Diabetes Tipo 2 Este tipo conhecido como resistncia insulina e representa cerca de 90% dos casos. Sua evoluo lenta, gradual e geralmente sem sintomas. Mesmo ocorrendo a produo e secreo da insulina, as clulas adiposas e musculares no so capazes de absorver a glicose, aumentando seus ndices no sangue.

Diferente

do

DM1,

onde

no

razo

principal

para

seu

desenvolvimento, o DM2 tem causa multifatorial, j discutidas anteriormente.

O DM2 tambm a base de uma doena denominada Sndrome Metablica (SM). Esta caracterizada como uma doena da civilizao moderna, resultante de uma m alimentao e sedentarismo. A SM um grupo de distrbios que inclui a resistncia insulina, hipertenso arterial, dislipidemia e obesidade, a qual est associada com o desenvolvimento de doenas cardiovasculares (abordaremos sobre o tema mais a diante).

www.alessandracoelho.com.br

10

Sintomas Infeces Freqentes; Alterao Visual; Dificuldade de cicatrizao, Formigamento nos ps.

Tratamento Quanto antes for iniciado o tratamento melhor ser a resposta de no resistncia. Deve ser adotado um estilo de vida saudvel, aliado atividade fsica e uma alimentao equilibrada. A ingesto dos alimentos deve ser escolhida atravs de critrios para a manuteno da glicemia como carboidratos de baixo ndice Glicmico (IG) e combinaes que retardem a absoro destes. Tambm podem ser utilizados medicamentos hipoglicemiantes, os quais reduzem os ndices de glicose no sangue.

Hipoglicemia O erro na quantidade da insulina ou um jejum prolongado pode gerar um quadro denominado hipoglicemia, o qual significa baixo nvel de glicose no sangue. Os seus principais sintomas so:

Sensao de fome; Dificuldade para raciocinar; Fraqueza ou cansao; Sudorese; Tremores; Sonolncia; Viso dupla, Perda de conscincia.

www.alessandracoelho.com.br

11

DIABETES GESTACIONAL
O Diabetes Gestacional caracterizado pelo aumento de glicose no sangue (hiperglicemia), cujo incio detectado durante a gestao. Sua incidncia maior durante o 3 trimestre de gestao e pode ou no persistir depois do parto. Por que ocorre? Elevao de hormnios que so contra-reguladores de insulina como o Lactognio Placentrio; Estresse fisiolgico da gravidez; Fatores genticos, Fatores ambientais. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de DM podemos destacar: Idade Superior a 25 anos Antecedentes familiares de DM Excesso de peso/obesidade pr-gravdica ou no decorrer da mesma. Altura uterina maior do que o esperado para a idade gestacional Mltiplas Gestaes Antecedentes Obsttricos (macrossomia, polidrmnio, morte fetal ou neonatal de causa desconhecia, mal formaes congnitas e restrio do crescimento fetal) Baixa estatura (<150 cm) Doena hipertensiva Diabetes em gestaes anteriores

www.alessandracoelho.com.br

12

Conseqncias

Rotura Prematura das membranas; Parto pr-termo; Feto macrossmico, Pr-eclampsia. Nutrio Devido s mudanas fisiolgicas e a necessidade de crescimento do feto, o perodo de gestao demanda quantidades energticas maiores. Por isso, a dieta deve conter nutrientes e calorias suficientes para o desenvolvimento do feto, da placenta e o dos tecidos maternos (tero, mamas, sangue e gordura de reserva). Recomendaes:

Devem ingerir um total calrico de 35 Gestantes Baixo Peso Kcal/kg de peso

Gestantes Eutrficas

Devem ingerir um total calrico de 30 Kcal/Kg de peso

Gestantes Obesas

Restrio Calrica: 25 Kcal/Kg de peso atual por dia.

www.alessandracoelho.com.br

13

15% Caf da manh 10% Colao Distribuio do Valor Calrico Total 30% Almoo 10% Lanche da tarde 15% Jantar 10% Ceia 40 a 50% de Carboidratos Distribuio de Nutrientes 25 a 30% de Protenas 25 a 30% de Gorduras

Gestao e Obesidade O excesso de peso nesta fase est associado complicaes maternas e fetais. Em uma gestao normal, o ganho de peso devido ao aumento de tecidos maternos e dos produtos da concepo. O ganho de peso ideal baseado de acordo com o IMC pr gestacional a partir das recomendaes do Institute of Medicine (IOM, 2009) Estado Nutricional antes da gestao IMC (Kg/m) Ganho de Peso durante a gestao (Kg) Baixo Peso Peso Adequado Sobrepeso Obesidade < 18,5 18,5 24,9 25,0 29,9 30,0 12,5 18 11 -16 7 11 5-9 Ganho de Peso por semana no 2 e 3 trimestre (Kg) 0,5 0,4 0,3 0,2

Fonte: Institute of Medicine (IOM -2009) Adaptado: ABESO (Ganho de Peso na Gestao)

Segundo a Associao Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sndrome Metablica (ABESO), a obesidade reduz a fertilidade devido a maior
www.alessandracoelho.com.br 14

prevalncia da sndrome dos ovrios policsticos, a qual ocorre pela maior resistncia insulina inerente obesidade. Atividade fsica A atividade fsica em pacientes diabticas apresenta inmeras vantagens, como j discutidas anteriormente. Contudo, os exerccios devem ser realizados com consentimento do obstetra, com cautela e com acompanhamento de profissional especializado na rea, preservando a segurana da me e do feto. So observados durante a prtica fsica: freqncia cardaca, presso arterial, temperatura e freqncia cardaca fetal. Insulinoterapia Este tipo de tratamento utilizado quando no alcanado o nvel glicmico desejado atravs da dieta e da atividade fsica com o acompanhamento de um endocrinologista. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD, 2009), se aps duas semanas de dieta os nveis glicmicos permanecerem elevados, deve-se iniciar o tratamento farmacolgico. Importante ressaltar que os anlogos de insulina de ao prolongada no so oficialmente recomendados e os agentes orais so contraindicados (SBD, 2009).

www.alessandracoelho.com.br

15

DIAGNSTICO E EXAMES
Diagnstico Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, os 3 critrios para o diagnstico da doena so: Sintomas de poliria, polidipsia e perda de peso associadas a dosagem de glicemia casual (a qualquer hora do dia) acima de 200mg/dL; Glicemia de jejum 126 mg/dL confirmada em duas ocasies; Glicemia > 200 mg/dL, aps 2 horas de sobrecarga de 75g de glicose confirmada em duas ocasies; Algumas pessoas no apresentam os critrios acima, porm os nveis de glicemia so muito elevados para serem considerados normais. Este quadro denomina-se glicemia de jejum alterada e tolerncia glicose diminuda. Os critrios utilizados para estas classificaes so: Glicemia de jejum > 100 a <126 Glicemia 140 a < 200 aps 2 horas de sobrecarga de 75g de glicose.

Exames para Diagnstico

Glicemia de Jejum Mtodo mais utilizado para determinao da glicemia; Para fazer o exame, o indivduo deve estar em jejum de 8 a 12 horas; O sangue coletado em um tubo com fluoreto de sdio; Aps a coleta centrifugado com separao do plasma, Por fim, congelado para posterior analise.

www.alessandracoelho.com.br

16

Teste Oral de Tolerncia Glicose Para fazer o exame, o indivduo deve estar em jejum de 10 a 16 horas; O paciente ingere dose conhecida e determinada de glicose diluda em gua. Geralmente a dosagem utilizada de 50 a 75 g de glicose; Aps 2 horas feita a coleta de sangue para medir a taxa de glicose. considerado diabtico o indivduo que apresentar resultado acima de 200 mg/dL e pr diabtico entre 140 e 199mg/dL. Exames para Diagnstico em Gestantes Diversos so os critrios utilizados para diagnosticar o Diabetes Mellitus Gestacional (DMG). Segundo a Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes, toda gestante deve realizar o rastreamento para DMG descrito abaixo: Gestantes sem fatores de risco* para DMG (SBD, 2009): Glicemia de Jejum < 85 mg/dL: realizar teste oral de tolerncia glicose (TOTG) de 75g entre 24 e 28 semanas de gestao. Caso o exame esteja alterado diagnosticado como DMG. Glicemia de Jejum > 126 mg/dL confirmada em duas ocasies: DMG Glicemia de jejum de 85 a 125 mg/dL: realizar imediatamente o TOTG. Caso esteja alterado diagnosticado como DMG. Gestantes com fatores de risco* para DMG (SBD, 2009) Deve ser realizado o exame de TOTG, exceto em casos de glicemia de jejum: 126mg/dL confirmada em duas ocasies. (neste caso, j diagnosticado como DMG) Resultado normal: repetir o TOTG entre 24 e 28 semanas de gestao. Resultado alterado: DMG

www.alessandracoelho.com.br

17

Teste Oral de Tolerncia Glicose para Gestantes Exame realizado com gestante em dieta sem restrio de carboidrato com sobrecarga de 75g de glicose. A coleta da glicemia feita em jejum, uma hora e duas horas aps a sobrecarga com os pontos de corte de 92 mg/dL, 180 mg/dL e 153 mg/dL respectivamente. Dois valores alterados confirmam o diagnstico (ADA, 2009)

* Fatores de risco: idade 35 anos; sobrepeso, obesidade ou ganho

excessivo de peso na gravidez atual; aumento da circunferncia abdominal; histrico familiar de diabetes em parentes de 1 grau; gestao atual com crescimento fetal excessivo; hipertenso ou pr-eclmpcia e sndrome dos ovrios policsticos. Exame para controle Hemoglobina Glicada (A1C) Recurso laboratorial utilizado para avaliar o controle glicmico, Fornece a avaliao da glicemia no perodo de 60 a 120 dias antes do exame. Como funciona? Entre as conseqncias do Diabetes, est a glicao de protenas, que caracterizada pela associao da protena ao carboidrato. Mediante esse processo de glicao das protenas que a glicose sangunea se liga molcula de hemoglobina. Portanto, a quantidade de glicose ligada hemoglobina diretamente proporcional concentrao mdia de glicose no sangue (SBD, 2009). Segundo a SBD e a ADA, as metas teraputicas para o controle glicmico para a AIC deve ser de 6,5% e 7% respectivamente. Glicemia Capilar Maneira prtica do diabtico controlar a glicemia; feita atravs de glicosmetros (aparelho de uso domstico) Auxilia na avaliao do plano alimentar e dos medicamentos.

www.alessandracoelho.com.br

18

Exames de Rotina Pacientes diabticos devem realizar exames peridicos para controlar o metabolismo, complicaes e efeitos colaterais dos medicamentos. Veja quais so estes exames: Glicemia; Hemoglobina Glicada; Triglicrides; Colesterol Total; HDL colesterol; Creatinina; Urina; Proteinria; TSH, Outros (a equipe que acompanha o paciente pode solicitar exames complementares). O que Albumina Glicada e Frutosaminas? Segundo Netto (2009), o processo de glicao de protenas no se restringe apenas hemoglobina. A glicao da albumina outro processo decorrente da glicao de protenas e considerado melhor indicador glicmico do que a A1C, uma vez que o teste de albumina reflete os valores glicmicos das ltimas duas a trs semanas, enquanto o A1C reflete dos ltimos 2 a 4 meses e pode ser alterado em processos hemolticos e hemoglobinas anormais. A frutosamina formada pela reao no enzimtica entre glicose e protena associadas gravidade e tempo de hiperglicemia. Assim como a albumina glicada, a frutosamina reflete a concentrao de glicose sangunea no perodo de uma a trs semanas. Sua vantagem que pode ser utilizada em casos de pacientes com sangramento ou com anemias hemolticas, diferente da albumina, a qual perde sua preciso.
www.alessandracoelho.com.br 19

DIABETES E ALIMENTAO
Hbitos alimentares saudveis e exerccios fsicos so fundamentais para a preveno e tratamento do Diabetes, alm de evitar problemas como aterosclerose e hipertenso arterial. O plano alimentar varia de acordo com o estilo de vida, rotina de trabalho, hbitos alimentares, nvel socioeconmico, medicao prescrita e tambm o tipo de diabetes. Objetivos A reeducao e o plano alimentar tm como principais objetivos: a) Manter os nveis glicmicos e o peso; b) Adaptar a ingesto alimentar com a medicao; c) Fornecer energia e nutrientes de acordo com o estado nutricional do paciente Para diabticos preciso: Restrio de acares e carboidratos simples/refinados em geral; Consumo de carboidratos complexos; Consumo de fibras; Fracionamento das refeies, Reduo de sal e gorduras. Carboidratos Devem estar distribudos de forma equilibrada na dieta e consumidos principalmente, fontes de carboidratos complexos como cereais, leguminosas e vegetais.

www.alessandracoelho.com.br

20

Qual a diferena entre carboidratos simples e complexos?

Os carboidratos so classificados de acordo com a sua composio qumica. So denominados simples, aqueles que possuem uma estrutura menor como os monossacardeos (glicose, frutose e galactose) e os dissacardeos (sacarose, lactose e maltose), os quais so a juno de dois monossacardeos. Por serem facilmente absorvidos, aumentam rapidamente os nveis de glicose no sangue. Os complexos possuem sua estrutura maior e mais complexa, como os polissacardeos (amido e celulose) dificultando a absoro e aumentando lentamente os nveis de glicose no sangue. Protenas O consumo de protenas para pacientes diabticos deve ser igual a indivduos adultos sadios, ou seja, 0,8 g/kg de peso por dia. Este pode ser adquirido atravs da ingesto de fonte animal como carnes, leite e ovos ou vegetal, como leguminosas e derivados de soja. As fontes de origem animal muitas vezes tambm so ricas em gorduras, por isso deve-se preferir carnes, leite e derivados magros. Entre eles ns temos: leite e derivados desnatados, peitos de aves como frango, peru, chester e peixes. Lipdios A quantidade de ingesto de lipdios deve ser controlada e sempre devemos priorizar gorduras com um perfil lipdico mais saudvel.

www.alessandracoelho.com.br

21

cidos Graxos Os cidos graxos esto presentes nas estruturas dos lipdios e so classificados de acordo com o grau de saturao da cadeia: a) Saturadas So classificadas como saturadas, as estruturas qumicas com apenas ligaes simples entre tomos de carbono. Este tipo de gordura quando ingerida em excesso aumenta os nveis de LDL (colesterol ruim).

Fontes: carnes gordurosas (picanha, maminha, costela e midos), leite e derivados integrais, leos vegetais (dend), peles de aves e frutos do mar (camaro, ostra, marisco, polvo e lagosta). b) Insaturadas So classificadas como insaturadas, as estruturas qumicas com duplas ligaes. Estas esto divididas em monoinsaturadas (uma nica dupla ligao) e poliinsaturadas (duas ou mais duplas ligaes), so as gorduras saudveis e auxiliam na reduo dos nveis de LDL. Fontes: Omega 3 - soja, canola, linhaa, peixes de gua fria (cavalinha, sardinha e salmo). Omega 6 leos vegetais de soja, milho, girassol, leo de oliva e canola, azeitona, abacate e oleaginosas (castanha, nozes, avel e amendoim) c) Trans As duplas ligaes dos cidos graxos podem ser cis ou trans. A cis est presente nos sistemas biolgicos e a trans so provenientes de modificao, ou seja, fabricada pela indstria atravs da hidrogenao da gordura vegetal.
www.alessandracoelho.com.br 22

Esta gordura prejudicial a sade, pois aumenta os nveis de LDL e reduzem de HDL (colesterol bom)

No geral, devemos evitar as gorduras saturadas e preferir as mono/poliinsaturadas.

Segundo a Associao Americana de Diabetes a recomendao quanto ingesto de gorduras em pacientes portadores de diabetes deve ser de: Saturada Poliinsaturada Poliinsaturada w-3 Monoinsaturada Colesterol < 7% da energia ingerida < 10% da energia ingerida Consumir 2 ou mais pores de peixes por semana Incentivar o consumo e complementar o valor calrico de acordo com a meta < 200 mg/dia

Fibras A fibra alimentar a poro de plantas ou carboidratos resistentes digesto e absoro no intestino delgado em humanos e com fermentao parcial ou completa no intestino grosso. Segundo estudos, promovem benefcios fisiolgicos como: reduo do colesterol srico, modulao da glicemia e propriedades laxativas. Classificao So classificadas de acordo com a solubilidade, divididas em: solveis (aveia, frutas, cevadas, leguminosas e legumes) e insolveis (verduras e gros de cereais).

www.alessandracoelho.com.br

23

Solveis Moderao da glicemia ps prandial e da resposta insulnica; Reduo do colesterol e triglicrides, Regulao do apetite.

Insolveis Aumento do volume fecal; Reduo do tempo do trnsito intestinal; Reduo da absoro de triglicrides, colesterol e glicose, Retardo da hidrlise do amido.

Recomendaes A American Dietetic Association (2008) aponta que o consumo adequado de fibras est relacionado com a reduo das doenas crnicas e recomenda que o consumo de fibras seja de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens para proteo de doenas cardiovasculares. A FAO/OMS sugere a ingesto de 25g por dia para auxiliar na preveno de doenas crnicas como a DM2. Sdio Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (2009), o consumo de sdio deve ser de no mximo 2400 mg por dia, o equivalente a 6g de sal de cozinha, uma vez que a ingesto acima do recomendado pode desencadear o desenvolvimento da hipertenso arterial. Para American Dietetic Association, portadores de DM e doena cardaca sintomtica podem ter os sintomas reduzidos com consumo mximo de 2.000 mg de sdio por dia. Os alimentos que devem ser evitados devido ao seu alto teor de sdio so: embutidos, conservantes, enlatados, defumados, salgados de pacote, macarro instantneo, pipoca para microondas, temperos em cubos e molhos prontos.

www.alessandracoelho.com.br

24

Bebidas Alcolicas Os diabticos devem evitar o consumo de bebidas alcolicas, pois: Contm alta densidade calrica; Complicaes diabticas podem estar relacionais ao alcoolismo; Depresso da liberao de glicose pelo fgado podendo, no estado de jejum, levar a uma severa hipoglicemia, Aumento da sntese de cidos graxos.

Atividade Fsica Durante a prtica de atividade fsica ocorre a mobilizao da glicose para o interior das clulas, mesmo sem a sinalizao da insulina. Por isso, em conjunto com uma alimentao equilibrada, o diabtico deve realizar exerccios fsicos regularmente, sempre sob orientao de um educador fsico.

Benefcios: Aumenta o consumo de energia e melhora a ao da insulina; Diminuem os nveis de acar no sangue; Ajudam a perder e manter o peso saudvel; Melhoram a presso arterial e os nveis de colesterol, Melhoram o funcionamento do corao e dos pulmes.

www.alessandracoelho.com.br

25

O QUE NDICE GLICMICO?


Como o carboidrato o maior responsvel pelo aumento da glicose sangunea ps-prandial (aps as refeies), necessrio conhecer a importncia deste macronutriente para controle da glicemia em diabticos. Cada tipo de carboidrato demora um tempo para ser absorvido e permanecer na corrente sangunea. O indicador desta velocidade chamado de ndice glicmico (IG). Este classifica os carboidratos atravs da comparao das curvas glicmicas produzidas por 50g de carboidrato de um alimento teste e 50g de carboidrato de um alimento padro (po branco ou glicose). Classificao:

IG > 85

Alto ndice glicmico

IG 60-85

Mdio ndice Glicmico

IG < 60

Baixo ndice Glicmico

Os carboidratos de alto IG aumentam a glicemia logo aps a refeio e como consequncia ocorre a liberao da insulina, gerando a hipoglicemia mais rapidamente. J com os de baixo IG, a glicose liberada de forma gradual, no se acumulando no sangue, de forma que no gera picos de secreo da insulina. O que preferir? Os carboidratos de alto IG aumentam a demanda das clulas pancreticas (clulas beta), o que pode eventualmente promover o surgimento do DM2, devido a um quadro de resistncia insulina. Segundo Jenkins et al., isto ocorre, porque quando consumimos carboidratos de alto IG, promovemos o aumento do pico ps prandial de insulina e glicose, com consequente

www.alessandracoelho.com.br

26

sobrecarga pancretica a longo prazo, cuja falncia poderia ser originada por um efeito txico direto causado pela hiperglicemia. Portanto, acredita-se ser conveniente reduzir a amplitude e durao da hiperglicemia ps prandial, optando por carboidratos com menores IG. Veja abaixo exemplos de alguns alimentos: Alto ndice Glicmico Mdio ndice Glicmico Baixo ndice Glicmico

Bolinho de Fub

Croissant

Bolo de Baunilha

Panqueca

Coca Cola

Vitamina de Soja

Baguete Branca Simples

Po de Forma

Po de Gros

Pipoca

Farinha Branca

Po de centeio e linhaa

Farinha de Trigo

Cream Cracker

Pudim

Batata Cozida

Leite Condensado

Leite Integral

Barra de Frutas

Banana

Iogurte

Fonte: Tabela Internacional de ndice Glicmico (IG) e Carga Glicmica (CG), (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2002).

Carga Glicmica A carga glicmica (CG) a quantidade de carboidrato presente em um determinado alimento comparado com um padro. Relaciona a qualidade e a quantidade de carboidrato consumido, sendo utilizado como indicador de demanda de insulina induzida na dieta.

www.alessandracoelho.com.br

27

Para calcular: CG = quantidade do carboidrato consumido x IG do alimento/100

Para consulta do IG e da CG, existe uma Tabela Internacional de ndice Glicmico e Carga Glicmica, elaborada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, disponvel na internet.

www.alessandracoelho.com.br

28

DOENAS ASSOCIADAS AO DIABETES O QUE SNDROME METABLICA?


Segundo a I Diretriz Brasileira de Diagnstico e Tratamento da Sndrome Metablica, a Sndrome Metablica (SD) um conjunto de fatores de risco cardiovascular relacionado deposio central de gordura e resistncia insulina. Existem dois tipos de definio para a SM, a da Organizao Mundial da Sade (OMS), a qual preconiza como ponto de partida a resistncia insulina e a do National Cholesterol Education Programs Adult Treatment Panel III (NCEP-ATP III), que adotada pela I Diretriz Brasileira de Diagnstico e Tratamento da Sndrome Metablica. Segundo a NCEP-ATP III, a sndrome metablica a combinao de pelo menos trs componentes abaixo: Componentes Circunferncia Abdominal Homens Mulheres Triglicrides HDL Colesterol Homens Mulheres Presso Arterial Glicemia de Jejum < 40 mg/dL < 50 mg/Dl 130 mmHg ou 85 mmHg 110 mg/dL > 102 cm > 88 cm 150 mg/dL Nveis

Por que ocorre? Esta doena est fortemente relacionada com o risco de doenas cardiovasculares e ao DM2, sendo que cerca de 86% dos pacientes diabticos so portadores desta sndrome. As causas para o seu desenvolvimento so multifatoriais como inadequados.
www.alessandracoelho.com.br 29

obesidade, sedentarismo

hbitos alimentares

Preveno Uma das estratgias mais utilizadas para preveno da SM uma alimentao adequada. O enfoque principal para pacientes portadores desta doena o controle dos fatores de risco individualmente: Dieta hipocalrica com o objetivo de perder cerca de 8% Obesidade Hipertenso do peso corporal em 6 meses Dieta rica em frutas, vegetais, produtos lcteos e pobre em gorduras Restrio de sal Reduo de carboidratos de alto IG e gorduras saturadas. Consumo de cidos graxos mega 3, cereais integrais, frutas e vegetais Dislipidemia A recomendao de gordura de 25 35% das NET*, sendo: At 20% de monoinsaturadas 10% de poliinsaturadas < 7% de saturadas *NET: Necessidades Energticas Totais Alimentos de baixo ndice glicmico Hiperglicemia Consumo de fibras e cereais integrais

Lembre-se

que

todas

essas

medidas

dietticas

devem

ser

acompanhadas de atividade fsica, uma vez que, aumenta a sensibilidade ao da insulina e a captao de glicose (elevao de 40%), fornecendo energia para contrao muscular. Por isso, indivduos com problemas na secreo ou resistncia insulina so beneficiados com exerccios regulares.

www.alessandracoelho.com.br

30

LIGHT E DIET QUAL E QUANDO UTILIZAR?


O hbito alimentar da populao tem mudado drasticamente ao longo dos anos. Esta mudana associada ao sedentarismo e estresse acarretou crescente desenvolvimento de doenas crnicas no transmissveis como: obesidade, dislipidemias, diabetes, hipertenso arterial, entre outras. Com o tempo restrito para preparo de nossas refeies e pela facilidade de armazenamento e preparo, os alimentos industrializados vm ganhando mais espao nas prateleiras dos supermercados e em nossa rotina. No entanto, vale lembrar que para realar o sabor e melhorar a conservao, alguns produtos apresentam alto teor de gordura e de sdio. Pensando em facilitar o dia a dia dos consumidores a indstria encontrou um mercado promissor e passou a desenvolver produtos com maior apelo a hbitos saudveis e chegaram os produtos denominados light e diet. Embora os produtos diet e light sejam bastante difundidos e consumidos nos dias de hoje, as diferenas entre eles, e quem realmente deve consumi-los no so to claras para a populao. Diet Um alimento denominado diet quando este produto isento de um determinado nutriente comparado com a verso original. Este nutriente pode ser carboidratos, acar, sal, lactose ou gordura.

www.alessandracoelho.com.br

31

Veja o exemplo abaixo:

Observe que quando comparamos os dois produtos, o diet isento de carboidratos e no contm calorias, mas, por outro lado o refrigerante diet possui maiores quantidade de sdio do que o tradicional. Podemos afirmar que todo produto diet apresenta menor quantidade de calorias? No. Alguns produtos diet podem ser consumidos por pessoas que querem perder peso, porm existem produtos que apresentam quantidade de calorias maiores e/ou semelhantes aos convencionais. Observe sempre o rtulo e veja que tipo de nutrientes foi retirado e tambm compare o produto modificado com o original.

www.alessandracoelho.com.br

32

Veja este outro exemplo:

Neste caso verificamos que o produto diet isento de acar, no entanto, encontramos alto teor de calorias e gorduras em ambos os produtos. Neste caso o produto indicado apenas para pessoas que apresentam restrio ao consumo de acar. Por que na tabela nutricional do chocolate diet aparece a quantidade de acares? No obrigatrio que o rtulo dos produtos contenha a informao do teor de acar, mas sim o de carboidratos. No entanto, se o produto for isento deste nutriente, esta informao deve ser apresentada.

www.alessandracoelho.com.br

33

Conhea agora algumas situaes em que este tipo de produto pode ser consumido e quais nutrientes devem estar isentos da formulao:

Doena Diabticos Hipertensos Intolerante a Lactose Fenilcetonricos Celacos Insuficincia Renal

Nutriente Isento Acares Sdio Lactose Fenilalanina Glten Protenas

Light Uma vez que os produtos diet no devem conter um ou mais nutrientes, o light apenas deve apresentar uma reduo de no mnimo 25% de algum nutriente ou no valor calrico. Ao nos depararmos com as embalagens devemos observar se o produto light ou diet, o tamanho da poro, e sempre analisar o rtulo, a fim de identificar o tipo de nutriente que o mesmo contm e o que est excludo.

www.alessandracoelho.com.br

34

ADOANTES
Segundo o Ministrio da Sade os adoantes fazem parte de um grupo alimentar especfico denominado como alimentos para fins especiais, os quais so destinados a atender pessoas com necessidades especiais. Entretanto, so consumidos por diversos tipos de pessoas que desejam desfrutar do sabor doce sem aumentar o consumo energtico. So utilizados como substitutos do acar na maioria das vezes para restrio calrica e diabetes. Podem ser naturais (encontrados na natureza) e artificiais (sintetizados em laboratrios, que simulam o efeito da sacarose), estes so capazes de produzir um sabor doce, sendo classificados da seguinte maneira:

Calricos Adoantes No Calricos

Veja na tabela abaixo quais so os tipos de adoantes calricos e no calricos: Calricos Aspartame Sorbitol Manitol Xilitol Frutose No Calricos Sacarina Ciclamato Acessulfame-K Stvia Sucralose

www.alessandracoelho.com.br

35

A tabela a seguir mostra quais so os adoantes mais utilizados no Brasil, quais suas recomendaes dirias e origens: Tipo de Adoante Acessulfame K Aspartame Ciclamato Estvia Sacarina Sucralose Consumo Mximo 15mg/dia/Kg 40mg/dia/Kg 7mg/dia/Kg 5,5mg/dia/Kg 5mg/dia/Kg 15mg/dia/Kg Origem Artificial Artificial Artificial Natural Artificial Artificial

Tipos, caractersticas, vantagens e desvantagens:

Tipo

Caractersticas - Reala o sabor dos alimentos; - Pode ir ao fogo; - Tem excelente

Vantagens - Pode ir ao forno - Pode ser utilizado por diabticos - substituto da sacarina quando misturado com o aspartame.

Desvantagens Apresenta sabor final amargo.

Acessulfame-K

estabilidade; - Rapidamente solvel em gua, - Doura semelhante ao da sacarose. - Quanto maior a temperatura e a quantidade de gua, menor a estabilidade;

- Possui sabor

- No pode ir ao fogo;

prximo ao do acar; - No pode ser - Sabor residual fraco, consumido por - recomendado portadores de fenilcetonria, pois possuem em sua composio
36

- Pode ser adicionado para diabticos. Aspartame a preparaes prontas para evitar a
www.alessandracoelho.com.br

perda de estabilidade, - Sabor muito parecido com o da sacarose. - Estvel em altas temperaturas; Ciclamato - Boa solubilidade, - Pode ir ao forno - recomendado para diabticos

fenilalanina.

- Contm sdio e por isso deve ser consumido com moderao por hipertensos - Possui sabor residual forte.

- Reala o sabor dos alimentos - Pode ir ao fogo - Sabor semelhante ao da sacarose, - Sabor residual mais forte Estvia (esteviosdeo) - Pode ser associado a outros adoantes para melhorar o seu sabor - Possui baixa solubilidade em gua, - Tem excelente estabilidade. - Alto poder edulcorante;

- Pode ir ao forno - recomendado para diabticos

- Pode ir ao fogo - recomendado

- Apresenta sabor residual forte.

- tima estabilidade e para diabticos solubilidade em gua; - Pode ser utilizado Sacarina juntamente com o ciclamato para
www.alessandracoelho.com.br 37

diminuir o seu sabor residual e aumentar o poder do ciclamato. Sucralose - Elaborado a partir da sacarose, porm no metabolizado pelo organismo; - Solvel em gua; extremas de processamento - No perde seu poder em produtos assados, cozidos ou congelados. - Pode ser utilizado por todas as pessoas (diabticos, gestantes, lactante e crianas) - Custo elevado - Provoca cries.

Estvel em condies - No possui sabor amargo - Pode ir ao fogo.

Lembre-se: Devemos ficar atentos com o consumo exagerado de adoantes por crianas diabticas, uma vez que grande parte tem preferncia por alimentos doces (no caso de diabticos, preparados com os adoantes); Recomenda-se o uso intercalado dos adoantes. Hipertensos devem estar atentos composio dos adoantes, pois alguns deles contm sdio.

www.alessandracoelho.com.br

38

COMO SUBSTITUIR O ACAR NAS REFEIES?


O consumo de acar refinado de forma exagerada e associada a outros fatores podem auxiliar no desenvolvimento de doenas como: DM2; Obesidade; Hipertenso, Cncer (alguns tipos). Entretanto, o acar tem suas funes nas preparaes, como: sabor, textura, cor, conservao, estrutura e crescimento. Mas como manter as caractersticas das preparaes e diminuir o consumo de acar? Adoantes Os adoantes so comumente utilizados por pessoas diabticas como substitutos do acar, por terem sabor doce e no apresentarem carboidratos e acares em sua composio. Entretanto, deve-se ficar atento ao excesso no consumo de adoantes calricos como o aspartame, sorbitol e manitol. Cuidados na utilizao dos adoantes: A maioria dos adoantes culinrios tem poder adoante equivalente ao acar quando usados no mesmo volume e no na mesma quantidade em gramas; Veja:

www.alessandracoelho.com.br

39

No caso de massas, bata por mais tempo para melhor homogeneizao

e sempre bater os adoantes antes da manteiga;

Incorporao de ar

melhor textura massa mais leve

Acrescente cacau ou essncia de baunilha, pois as preparaes feitas com adoantes no tero a mesma cor do que quando preparados com acar, uma vez que este o responsvel pela caramelizao (cor dourada); O tempo de cozimento dos produtos com adoantes geralmente menor: Bolos 7 a 10 minutos a menos Biscoitos 1 a 2 minutos a menos Em cookies, brownies e muffins acrescente para cada colher de xcara de ch de adoante na receita, colher de sopa de bicarbonato de sdio para auxiliar no crescimento e textura da massa; Para polvilhar sobre bolos e tortas, misture 5 colheres de sopa de adoante com 1 colher de sopa de amido de milho. Passe a mistura por uma peneira fina, Para melhorar o volume dos bolos, misture em cada xcara de ch do adoante xcara de leite em p desnatado e colher de ch de bicarbonato de sdio.

www.alessandracoelho.com.br

40

Acar Mascavo O acar mascavo mais indicado por no passar por tantos processos de refinamento, alm de apresentar vitaminas e minerais. Entretanto, necessria a orientao de um nutricionista. Mel Alm dos adoantes e dos acares podemos utilizar para adoar as preparaes com mel sob orientao de um nutricionista.

Para conhecer receitas acesse nosso site: http://www.alessandracoelho.com.br/receitas.htm

www.alessandracoelho.com.br

41

REFERNCIAS
1. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Cuidados inovadores para condies crnicas: componentes estruturais de ao . Relatrio Mundial. Braslia, 2003. 2. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de vigilncia em Sade. Secretaria de Gesto Estratgica e Participativa. Vigitel 2010: vigilncia de fatores de risco e proteo para doenas crnicas por inqurito telefnico / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Secretaria de Gesto Estratgica e Participativa. Braslia: Ministrio da Sade, 2011. 3. BRASIL. Sociedade Brasileira de Diabetes.Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponvel aqui. Acesso em: 06 maio 2013. 4. PADILHA, Patricia de Carvalho et al. Terapia nutricional no diabetes gestacional. Revista de Nutrio, Campinas, v. 23, n. 1, p.96-105, fev. 2010. 5. Kathleen M. Rasmussen and Ann L. Yaktine, Editors. Weight Gain During Pregnancy: Reexamining the Guidelines. Institute of Medicine; National Research Council. 6. ASSOCIAO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SNDROME METABLICA (Org.). Ganho de Peso na Gestao. Disponvel aqui. Acesso em: 06 maio 2013. 7. American Diabetes Association. Standards of Medical Care in Diabetes 2011. Diabetes Care 34 (Suppl 1):S11-S61, 2011.

www.alessandracoelho.com.br

42

You might also like