You are on page 1of 6

INVENTRIO NEGATIVO

No direito das sucesses o verbo "inventariar" sugere a ideia de bens deixados pelo de cujus, assim como "partilhar" a diviso desses bens, de modo que, em um primeiro momento, poderamos dizer que quando no h bens no pode existir nem inventrio nem partilha. Em outras palavras, inventrio, em sua acepo tcnica, no se compadece com o complemento do vocbulo negativo. Esse entendimento j orientou alguns julgados da Corte Superior, como se observa abaixo: Inventario Negativo: No tem sentido jurdico nem vernculo; inventrio exige como condio precpua a existncia de alguma coisa a inventariar. (RE 30145, Relator (a): Min. Afrnio Costa Convocado, Primeira Turma, julgado em 07/01/1957, DJ 30-05-1957 PP- ***** EMENT VOL-00298-01 PP-00303). Desse modo, o inventrio sem bens, ativos ou passivos, pode parecer em si contraditrio, pois o significado de inventrio "relao de bens". Ocorre que, embora a legislao no preveja expressamente a possibilidade do inventrio negativo, a doutrina e a jurisprudncia o tm como juridicamente possvel, quando a comprovao da inexistncia de bens alcance o mundo jurdico. A lei contenta-se com o fato de a inexistncia de bens produzir efeito pelo seu conhecimento comum. O inventrio negativo providncia facultativa utilizada para afastar de plano a controvrsia, no podendo o juiz ou o cartrio competente negar seu prosseguimento. Segundo Hamilton de Barros Moraes (1993): "Pode acontecer que um morto no deixe bens e que seu cnjuge ou os seus herdeiros tenham necessidade da certeza jurdica desse fato. O meio jurdico de positivar isso recorrer o interessado ao inventrio negativo. Muito embora o Cdigo no o discipline, o inventrio negativo , s vezes, uma necessidade do cnjuge sobrevivo ou dos herdeiros. Por isso, os juzes e a praxe o admitem como o modo judicial de provar-se, para determinado fim, a inexistncia de bens." "Com ele, no se pretende inventariar o nada. Cuida-se, exatamente, de utiliz-lo para fazer certo que nada existe a inventariar. Concebido para inventariar o nada seria, sem dvida, uma onerosa inutilidade. Usado, entretanto, para firmar que nada existiu que devesse ser inventariado, para fazer certo que inexiste herana, uma necessidade do Direito, pois que produzir efeitos jurdicos."

Neste sentido, entende a Jurisprudncia: O inventrio a administrao da herana, e esta, sendo patrimnio pessoal deixado por morte, consiste na unidade abstrata de todos os bens, direitos, obrigaes e aes, ativas ou passivas, existentes na abertura da sucesso. Assim, mesmo negativa, subsiste como unidade patrimonial, a cuja autonomia a partilha por fim. Desta forma, requerimento de inventrio nunca poder ser indeferido, mesmo que o patrimnio deixado parea ser nada ou constando da certido de bito nota de inexistncia de bens a inventariar, pois o inventrio para pr ordem e liquidar situao econmica residual de quem faleceu. (Apelao Cvel n. 20070310203262, Relator Flavio Rostirola, 1 Turma Cvel, julgado em 19/12/2007, DJ 07/02/2008, p. 1993).

HIPTESES EM QUE O INVENTRIO NEGATIVO ADMITIDO:

O casamento realizado com infringncia s causas suspensivas no nulo ou anulvel, mas considerado irregular, tornando obrigatrio o regime da separao de bens como sano imposta aos infratores (CC/02, art. 1.641, I). Acresce notar a desnecessidade da feitura de um inventrio negativo a anteceder o segundo matrimnio, para afastar a incidncia da sano civil, quando restou evidenciada a ausncia de bens, a vivncia do casal na mais extrema misria ou a inexistncia de prejuzo para os herdeiros. o que se verifica da leitura do art. 1.523 do Cdigo Civil, corroborada pelo julgado abaixo, que, apesar de antigo, apresenta soluo compatvel com a inteligncia da norma em apreo. Civil. Regime de bens. Segundo casamento, tendo filhos do anterior um dos cnjuges. A falta do chamado inventrio negativo no acarreta por si mesma, o regime da separao de bens no segundo casamento, uma vez provado que notoriamente no havia bens a inventariar. Interpretao razovel da Lei (Smula 400). (RE 90650, Relator(a): Min. Dcio Miranda, Segunda Turma, julgado em 13/05/1980, DJ 01-07-1980 PP-04947 EMENT VOL-01177-02 PP-00727 RTJ VOL-00094-03 PP-01262).

- Responsabilidade alm das foras da herana (CC/02, art. 1.792): No caso de o autor da herana ter deixado credores, os herdeiros podem, por meio do inventrio negativo, provar a inexistncia de bens ou a sua insuficincia para o pagamento das dvidas do esplio (prova da insolvncia), pois as obrigaes assumidas pelo de cujus s responsabilizam os herdeiros at o limite da herana recebida (intra vives hereditais). - Substituio Processual: muito discutida a necessidade do inventrio negativo com o fim de regularizar o plo ativo de ao judicial, o que no pode prevalecer pelas seguintes razes de direito: o art. 43 do CPC taxativo ao determinar que, ocorrendo a morte de qualquer das partes, a substituio processual ser feita pelo esplio ou pelos seus sucessores; o art. 1.055 do CPC admite a habilitao dos sucessores quando por falecimento de qualquer das partes e o art. 1.060 do CPC confere aos herdeiros o direito habilitao nos autos da causa principal independentemente de sentena e sem a necessidade de interveno do esplio ou de abertura do inventrio. Existe, inclusive, posicionamento de que um inventrio negativo para esse fim representaria um desperdcio de jurisdio e um grave nus parte. Em ocorrendo a morte de uma das partes na ao original, e havendo motivo devidamente justificado (ausncia de bens), pode ocorrer a habilitao direta dos herdeiros, todos maiores e capazes, e no do esplio, pois o inventariante, dentre outras incumbncias, representa o esplio em juzo, que justamente o conjunto dos interesses patrimoniais deixado pelo falecido. Assim, no existindo patrimnio, quem representa o falecido so os herdeiros. Inventrio negativo. Alvar Judicial. Impossibilidade. Apesar de no haver disciplina legal a respeito do tema, o inventrio negativo vem sendo admitido pela jurisprudncia e pela doutrina apenas nas seguintes hipteses: diante da necessidade de se comprovar a inexistncia de bens deixados pelo falecido ou insuficincia para atendimento de dvidas do esplio e seus encargos. Assim, o inventrio negativo no se presta para regularizar o plo ativo de ao a ser movida pelos herdeiros do falecido. Recurso desprovido. (Apelao Cvel n. 1.0362.03.024941-5/00; Comarca de Joo Monlevade; Apelante(s): Maria Jos de Oliveira; Apelado(s): Esplio de Alosio Ftima Costa; Relator: Exmo. Sr. Des. Eduardo Andrade; Data do Julgamento: 07/10/2003; Data da Publicao: 10/10/2003).

- Pagamento de valores no recebidos em vida: O artigo 1, da Lei n. 6.858/80, que "Dispe sobre o Pagamento, aos Dependentes ou Sucessores, de valores no recebidos em vida pelos respectivos titulares", tambm autoriza a percepo de importncias devidas pelos empregadores e no recebidos em vida pelo credor, independente de inventrio ou arrolamento de bens. - Outras hipteses consagradas pelo meio forense: As hipteses acima demonstradas no so taxativas. O inventrio negativo pode ser utilizado para qualquer outro fim legal, como a de outorga de escritura a compromissrios compradores de imveis vendidos pelo autor da herana, quando em vida, e para dar baixa fiscal ou proceder ao encerramento legal de pessoa jurdica de que o inventariado era scio.

PROCEDIMENTO No mbito judicial, o inventrio negativo medida de jurisdio voluntria, em que o requerente tem que provar seu interesse em petio inicial, devidamente instruda com a certido de bito, indicao do inventariante, termo de declaraes preliminares, qualificao dos herdeiros. O juiz recebe a inicial dando cincia s pessoas devidamente interessadas: herdeiros, Fazenda Publica e curadores de rfos e ausentes. O representante do Ministrio Pblico deve ser ouvido e pode haver prova testemunhal. No havendo reclamao nem impugnao, os autos sero conclusos ao juiz, para julgar por sentena como encerrado por falta de bens. A sentena no inventrio negativo tem natureza declaratria, no ofendendo a coisa julgada o aparecimento de bens, caso em que se admite a abertura de inventrio positivo. admissvel inventrio negativo por escritura pblica, conforme art. 28 da Resoluo n. 35 do Conselho Nacional de Justia CNJ, de 24 de abril de 2007, desde que todas as partes sejam capazes e concordes e estejam assistidas por advogado comum ou advogados de cada uma delas ou por defensor pblico (CPC, art. 982). Importante ressaltar que a via extrajudicial uma opo das partes, que podem solicitar a suspenso, pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou a desistncia da via judicial, para sua promoo. O interessado tem que demonstrar o fato constitutivo de seu direito o que pode ser feito atravs de certides do registro de imveis, DETRAN, Junta Comercial, Registro Civil de Pessoas Jurdicas, instituies financeiras, acusando a inexistncia de bens em nome do autor da herana, declarao de imposto de renda e, ainda, a declarao do inventariante e dos herdeiros de que desconhecem qualquer bem mvel ou imvel em nome do inventariado, sob pena de responsabilidade civil e criminal em caso de falsidade.

No Estado de Minas Gerais, em particular, conforme o art. 2 do Provimento n. 164/CGJ/2007, de 28/02/07, os oficiais do registro civil das pessoas naturais, com atribuies notariais, tambm podem proceder a lavratura de escritura pblica de inventrio, o que representa um avano legislativo de grande valia social, pois permite o acesso da populao dos distritos a um procedimento mais clere.

MODELO DE PETIO DE INVENTRIO NEGATIVO

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CVEL DA COMARCA DE SO LUS MA.

.., brasileiro (a), (estado civil), profissional da rea de .., portador (a) do CIRG n. .. e do CPF n. .., residente e domiciliado (a) na Rua .., n. .., Bairro .., Cidade .., Estado .., por intermdio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procurao em anexo doc. 01), com escritrio profissional sito Rua .., n .., Bairro .., Cidade .., Estado .., onde recebe notificaes e intimaes, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor INVENTRIO NEGATIVO decorrente do falecimento de seu cnjuge, brasileiro, certido de bito ., doc. em anexo, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. A inventariada faleceu no dia.., nesta cidade, onde era domiciliada, no estado civil de casada, com o Requerente, conforme prova a certido de bito anexa, alm da de casamento;

A inventariada no deixou bens de qualquer espcie, mas deixou sucessores, estes representados por . e .., filhos do casal, que herdariam, se houvesse algum bem a partilhar; DOS PEDIDOS vista do exposto, requer a Vossa Excelncia seja a presente ratificada por termo, e, aps ouvidos o rgo do Ministrio Pblico e o Representante da Fazenda, seja por fim homologado por sentena, para todos os efeitos legais. D-se causa o valor de R$ .. Nesses Termos, Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [ms] de [ano]. [Assinatura do Advogado] [Nmero de Inscrio na OAB]

You might also like