You are on page 1of 5

SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA RECUPERAO E CONSERVAO DO SOLO

Sidnei Marques de Oliveira Prof. Jlio Roussenq Neto Prof. Jair Ary Guchert Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Gesto Ambiental (GAM 3141) Conservao e Uso do Solo 17/08/2008

RESUMO

O processo de formao do solo muito demorado, para evitar a sua degradao e manter a sua conservao necessrio implantao de modelos eficientes de uso e manejo do mesmo. Os sistemas agroflorestais podem ser um desses modelos eficientes conforme mostra este estudo.

Palavras-chave: Solo; Intemperismo; Agroflorestal; Recuperao; Conservao; Necessrio; Degradao.

1- INTRODUO

O solo o resultado de mudanas que ocorrem nas rochas atravs do intemperismo, e todo processo para sua formao leva muito tempo.

Segundo Morais, Campangna e Santos (2008) calcula-se que cada centmetro do solo se forma num intervalo de tempo de 100 a 400 anos! Os solos usados na agricultura demoram entre 3000 a 12000 anos para tornarem-se produtivos.

Visando evitar a degradao do solo proveniente de derrubadas e queimadas, se faz necessrio implantao de um modelo eficaz que funcione como agente conservador e regenerador, mantendo e melhorando suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas, [...] os sistemas agroflorestais podem auxiliar na conservao dos solos, das mcrobacas e reas florestais (S, 2008). E conforme Locatelli (2008) [...] em modelos agroflorestais j foram constatados que os

sistemas contribuem para a recuperao dos solos degradados de pastagem de forma mais rpida e eficiente do que a regenerao natural. Portanto o estudo ir mostrar como o modelo Agroflorestal pode funcionar como agente conservador e recuperador do solo.

2 O SURGIMENTO DO SOLO

No processo de formao do solo, a rocha matriz submetida aos fenmenos fsicos, qumicos e biolgicos. O intemperismo fsico age de forma a alterar o tamanho e tambm o formato dos minerais provocando a fragmentao da rocha, sem modificao em sua composio qumica (NETO; GUCHERT, 2007, p. 14) e o [...] intemperismo qumico, que provoca o acrscimo de hidrognio (hidratao), oxignio (oxigenao) ou carbono e oxignio (carbonatao) em minerais que antes no continham nenhum destes elementos (MORAIS; CAMPANGNA ; SANTOS, 2008).

As aes intempricas conduzem a formao de fissuras nas rochas, propiciando o acmulo de gua e microrganismos que ajudam na decomposio das mesmas atravs de substncias por eles produzidos. Os organismos comeam a se desenvolver e o solo com o tempo vai ficando mais espesso, os vegetais e pequenos animais vo surgindo de forma continuada determinando o tipo de paisagem.

3 COMO OCORRE A DEGRADAO DO SOLO

Segundo Ribaski, Montoya2 e Rodigheri (2008) reas desmatadas e degradadas pela derruba e queima de arvores, que favorecem a emisso de gases como o CO2, a exposio do solo diretamente chuva, o que provocando [sic] eroso e assoreamento dos rios, desequilbrios na flora e fauna com conseqente empobrecimento biolgico. Qualquer solo sem vegetao ou com vegetao esparsa est sujeito eroso e o processo de degradao do mesmo ocorre devido s aes dos ventos e das guas, atravs da remoo fsica da partcula por lixiviao[1] .

4 O QUE SO SISTEMAS AGROFLORESTAIS

S (2008) afirma que: Sistemas agroflorestais so formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espcies arbreas (frutferas e/ou madeireiras) com cultivos agrcolas e/ou criao de animais, de forma simultnea ou em seqncia temporal, e que promovem benefcios econmicos e ecolgicos. De acordo com Ribaski, Montoya2 e Rodigheri (2008):

O objetivo desses sistemas a criao de diferentes estratos vegetais, procurando imitar um bosque natural, onde as arvores e/ou arbustos, pela influncia que exercem no processo de ciclagem de nutrientes e no aproveitamento da energia solar, So considerados os elementos estruturais bsicos e a chave para estabilidade do sistema.

Os sistemas agroflorestais funcionam como forma sustentvel de uso do solo, tem como base o plantio de culturas diversificadas visando a produo agrcola e pecuria, tem como objetivo manter o solo rico e frtil atravs do deposito de nutrientes efetuados pelos vegetais, so organizados por tipos (agrossilviculturais, agrossilvipastoris e silvipastoris) utilizados para satisfazerem a cada forma de degradao.

5 O USO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA RECUPERAO DO SOLO

Os sistemas agroflorestais funcionam como elemento restaurador do solo. Estes sistemas tambm tem sido divulgados como uma soluo alternativa para a recuperao de reas degradadas, envolvendo no s as caractersticas do solo, como tambm a recuperao [...] (LOCATELLI, 2008). reas erodidas de baixa fertilidade, reas secas, reas de encostas, reas marginais e de pastagens degradadas podem ser recuperadas com tcnicas diversificadas de sistemas agroflorestais a exemplo temos barreiras vivas, arvores em torno de cultivos agrcolas e de pastagens, cercas vivas entre outros.

Segundo Tian et al.(apud RIBASKI; MONTOYA2; RODIGHERI, 2008). As arvores tambm podem contribuir para o processo de restabelecimento da fauna do solo [...]. As razes das arvores podem buscar na parte profunda do solo os nutrientes lixiviados (nitrognio e etc), a sombra da copa das arvores ajudam na produo do nitrognio um dos elementos essenciais ao solo. De acordo com Wilson (apud RIBASKI; MONTOYA2; RODIGHERI, 2008) a melhoria do ambiente do solo sob a copa das arvores, possibilita atividade microbiana mais efetiva na decomposio da matria orgnica [...]. O sistema agroflorestal atua de forma diversificada na recuperao do solo gerindo os elementos necessrios para sua restaurao.

6 OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA CONSERVAO DO SOLO

Os manejos adequados do solo, mantendo sua fertilidade, evitando problemas como a eroso, minimizando os efeitos causados pelo mau aproveitamento do mesmo e pela ao da chuva, podem ser reduzidos com o uso efetivo dos sistemas agroflorestais.

De acordo com S (2008) A produo agroflorestal intrinsecamente conservacionista. E gera

um impacto positivo a partir dos servios ambientais prestados, a partir das caractersticas funcionais do ecossistema. A diversificao de espcies faz com que esse sistema assemelhese com uma floresta natural no que diz respeito gerao de nutrientes e regulamentao do ciclo hdrico, funcionando como fonte de abastecimento do solo introduzindo os elementos necessrios a sua conservao.

7 CONCLUSO

Fica claro ento que os sistemas agroflorestais tornam produtivas reas degradadas e pode ser usado tanto na recuperao como na preservao do solo. Considerando suas caractersticas pode-se afirmar que este sistema vivel e por ser de fcil manejo pode ser aplicado em reas degradadas recuperando-as e em reas frteis mantendo os elementos necessrios para sua conservao.

8 REFERNCIA

LOCATELLI, Marilia. Sistemas agroflorestais e a conservao do solo. Disponvel em: <http://www.agrisustentavel.com/artigos/agrosolo.html> Acesso em: 15 de ago. 2008.

MORAES, Alessandra R. de; CAMPANGNA, Aline Fernanda; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos. Recursos Naturais: Solos. Disponvel em: < http://educar.sc.usp.br/cincias/recursos/solo.html Naturais Javier;orme Lu> Acesso em: 16 de ago. 2008.

NETO, Jlio Roussenq; GUCHERT, Jair Ary. Conservao e Uso do Solo. Indaial: ASSELVI, 2007.

RIBASKI, Jorge; MONTOIA2, Luciano Javier; RODIGHERI, Honorino Roque. Sistemas Agroflorestais: Aspectos ambientais e scio-econmicos. Disponvel em: < http://planetaorganico.com/TrabRibaski.htm> Acesso em: 15 de ago. 2008.

S, Rosa Lemos de. Sistemas Agroflorestais: Benefcios ambientais e econmicos. Disponvel em: < http://www.amda.org.br/assets/files/sistemas_agroflorestais.doc > Acesso em: 15 de ago. 2008.

[1] Lixiviao - Processo fsico de lavagem das rochas e solos pelas guas das fortes chuvas (enxurradas) decompondo as rochas e carregando os sedimentos para outras reas, extraindo, dessa forma, nutrientes e tornando o solo mais pobre.

You might also like