You are on page 1of 25

INTRODUO

Este livreto parte de uma srie para grupos pequenos. Atravs de oito encontros os participantes podero conhecer melhor a Deus, pela perspectiva de Mateus. Os encontros servem para pessoas que no conhecem a Jesus e ajudaro ainda mais os que O conhecem mas sentem falta de algo importante em sua caminhada espiritual. No final, existe um encontro opcional que levar o leitor a conhecer a Jesus pessoalmente, caso ainda no tenha vivido essa experincia. Os ttulos dos encontros so: 1. Abrindo a porta do reino de Deus (Mt 3.1-3, 7-12). 2. Sendo valorizado por Deus (Mt 3.13-17). 3. Superando tentaes (Mt 4.1-11). 4. Cumprindo as condies para andar com Deus (Mt 5.1-10). 5. Conquistando o reino de Deus (Mt 11.11). 6. Desenvolvendo fome de Deus (Mt 13.1-3, 11-17). 7. Identificando sua capacidade para crescer (Mt 13.3-9, 18-23). 8. Experimentando Deus de forma mais profunda (Mt 28.16-20). 9. Conhecendo Jesus (encontro opcional). Procure usar outra folha ou um caderno, se precisar de mais espao para responder s perguntas.

DICAS PARA OS LDERES


Se quiser mais informaes sobre como comear grupos pequenos ou lider-los, obtenha o livro Implantando Grupos Familiares (Ed. Sepal, 1995), de David Kornfield e Gedimar de Arajo. Nesse livro, damos dicas para as trs partes do encontro: os cnticos iniciais, o estudo e a orao, quando os participantes compartilham pedidos e oram juntos. Se as pessoas no conhecem muito a Bblia, o encontro normalmente deve ser feito em uma hora. Seguem abaixo algumas dicas para o estudo. Os estudos dos livretos da Srie Grupos Familiares so divididos em quatro partes: 1) Texto a ser estudado. Isso facilita a participao dos que no tm Bblia. Sempre indicamos qual traduo estamos usando: A Bblia na Linguagem de Hoje (BLH), a Bblia Viva (BV), a Nova Verso Internacional (NVI) ou a Edio Revista e Atualizada (ERA).

Srie Grupos Familiares

2) Perguntas para o estudo. Os que quiserem podem fazer o estudo durante a semana. Se algum no o fizer, ainda pode participar do encontro sem nenhum problema, porque o estudo ser feito em conjunto. 3) Aplicao. O que esse estudo tem a ver com minha vida? Outra vez, se essa parte no for respondida antes do encontro do grupo, pode ser preenchida durante o encontro. 4) Perguntas adicionais e opcionais. Estas ficam a critrio do lder, se ele achar que facilitaro a discusso. Os trs tipos de perguntas so para: a) abrir a discusso; b) aprofundar o estudo; e c) encerrar o estudo com perguntas de aplicao. Se o grupo estiver disposto a gastar mais de uma hora, querendo aprofundar o tema, essas perguntas ajudaro. Um estudo mais simples, de 30-40 minutos, no usaria essas perguntas. Algumas dicas para o lder 1. Em seu preparo, analise as perguntas opcionais que esto no final do estudo para ver se uma ou outra cabem para seu grupo. Evite usar muitas delas, pois j difcil discutir as perguntas do estudo normal dentro do tempo limitado, e estas devem ter prioridade, consi-derando que algumas pessoas j as tero respondido durante a semana. 2. Se voc sentir que alguma pergunta do estudo normal no se encaixa bem para seu grupo, modifique-a ou substitua-a por outra. 3. Deve-se dar uma pequena orientao (um ou dois minutos) quanto ao autor da passagem estudada e o seu contexto. 4. Depois disso, o grupo deve fazer a leitura da passagem, se possvel, cada pessoa lendo um versculo. 5. Providencie canetas e folhas de papel sulfite ou cpias do estudo para cada visitante. 6. Se no tiver tempo para discutir todas as perguntas, cinco minutos antes de concluir o estudo, faa um resumo e passe para a aplicao. Essas aplicaes podem ser includas no tempo de orao que, normalmente, segue o estudo. 7. Concluindo o estudo, incentive o grupo a estudar a lio para o prximo encontro durante a semana, mesmo que, este, seja opcional. 8. Se voc conhecer bons livros sobre o tema, depois de despertar o interesse do grupo, poder providenciar exemplares desses ttulos para os que quiserem se aprofundar no tema. Se quiser, use as seguintes msicas ou outras de sua escolha.

Procurando Mais a Deus

CNTICOS RELACIONADOS PROCURA DE DEUS 1. A comear em mim, Quebra coraes Pra que sejamos todos um Como Tu s em ns. Onde h frieza que haja amor, Onde h dio, perdo, Para que teu corpo cresa, sim Rumo perfeio. 3. Pai, eu te amo, Te louvo e te adoro. Glria ao teu nome Em toda a Terra. Glria ao teu nome (2x) Glria ao teu nome Em toda a Terra. Cristo, eu te amo, Te louvo e te adoro. Esprito, eu te amo, Te louvo e te adoro.

2. Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justia. e todas as coisas vos sero acrescentadas. Alel, Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Nem s de po o homem viver, Mas de toda a palavra Que procede da boca de DEUS. Alel, Aleluia! Pedi, pedi e dar-se-vos-. Buscai e achareis. Batei, batei e abrir-se-vos-. Alel, Aleluia!

4. Tu s soberano sobre a Terra, sobre o cu, Tu s Senhor absoluto. Tudo que existe e acontece Tu o sabes muito bem: Tu s tremendo! E apesar desta glria que tens Tu Te importas comigo tambm E este amor to grande Eleva-me, amarra-me a Ti. TU S TREMENDO !

5. Vaso novo Eu quero ser, Senhor amado, Como um vaso Nas mos do oleiro. Quebra a minha vida E faze-a de novo Eu quero ser (2x) Um vaso novo.

Srie Grupos Familiares

Procurando Mais a Deus

1. ABRINDO A PORTA DO REINO DE DEUS


LEITURA: 1 Enquanto eles (Jesus e sua famlia) ainda estavam morando em Nazar, Joo Batista comeou a pregar no deserto da Judia. Seu assunto constante era: 2 (Arrependam-se [NVI]). Abandonem os seus pecados. . . voltem-se para Deus. . . porque o reino dos Cus est para chegar logo. 3 O profeta Isaas tinha falado sobre o ministrio de Joo sculos antes! Ele tinha escrito: Eu ouo um clamor que vem do deserto dizendo: Preparem uma estrada para o Senhor-- endireitem o caminho por onde Ele andar. . . 7 Mas quando ele viu muitos fariseus e saduceus vindo para serem batizados, denunciou todos eles: Filhos de serpentes! advertiu-os ele. Quem disse que vocs poderiam escapar da futura ira de Deus? 8 Antes de serem batizados, provem que vocs abandonaram o pecado, praticando obras dignas. (Dem fruto que mostre o arrependimento! [NVI]). 9 No tentem escapar assim, pensando: Ns estamos salvos, porque somos judeus--somos descendentes de Abrao! Isso no prova nada! Deus pode at mudar estas pedras aqui em judeus! 10 E agora mesmo o machado do julgamento de Deus est levantado para derrubar cada rvore que no produz. Elas sero derrubadas e queimadas. 11 Eu batizo com gua aqueles que se arrependem dos seus pecados; mas est vindo um Outro, muito maior do que eu, to grande que eu no sou digno de carregar seus calados! Ele batizar vocs com o Esprito Santo e com fogo. 12 Ele separar a palha do gro; queimar a palha com fogo que nunca vai se apagar, e guardar o gro. Mateus 3.1-3, 7-12 - BV ESTUDO 1. O que arrependimento?

2. Qual a relao entre arrependimento e o reino de Deus?

3. Sem arrependimento impossvel entrar no reino de Deus. Mas uma vez dentro do reino, j no precisamos mais nos arrepender?

Srie Grupos Familiares

4. Qual era o problema dos fariseus (lderes religiosos judaicos que seguiam estritamente a letra da lei, mas muitas vezes violavam a sua inteno) e dos saduceus (sacerdotes ricos, educados e geralmente de alta posio social)?

5. De que maneira os crentes ou devotos religiosos podem cair sob a mesma condenao dos fariseus e saduceus?

6. Existe algo do qual voc precisa se arrepender? escreva-o aqui:

Se existe,

APLICAO: Caso haja verdadeiro arrependimento do que voc relatou acima, quais poderiam ser alguns frutos desse arrependimento? Depois de anotar sua resposta, passe um tempo em orao, junto com mais algum, tendo como base as respostas dadas.

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. Voc j experimentou um avivamento, um poderoso mover do Esprito num grupo? Como foi? 2. Qual foi a ltima vez que voc ficou realmente arrependido? Deus foi glorificado por isso? Para aprofundar: 1. O que reino de Deus? 2. Como voc sabe que faz parte de tal reino? 3. Crise e arrependimento so necessrios para mudanas srias em nossas vidas? 4. Com qual voc mais se identifica: a) algum chamando outros ao arrependimento; b) algum que precisa se arrepender; c) algum que no precisa arrepender-se; d) algum resistindo ao chamado do arrependimento? 5. Quais frutos de arrependimento so evidentes em sua vida? 6. O que quer dizer ser batizado com o Esprito Santo? E com fogo? Para encerrar: 1. Se voc precisa se arrepender, ajudaria ter algum para orient-lo e conduzi-lo nisso? 2. Nesse caso, quem poderia ser? 3. Para quem voc poderia ser um Joo Batista, ajudando a preparar o caminho do Senhor na vida dessa pessoa?

Procurando Mais a Deus

2. SENDO VALORIZADO POR DEUS


LEITURA: 13 Naquele tempo, Jesus foi da Galilia ao rio Jordo, para ser batizado por Joo Batista. 14 Mas Joo tentou convenc-lo a mudar de idia, dizendo: Eu que preciso ser batizado por voc, e voc que vem a mim? 15 Mas Jesus respondeu: Por enquanto deixe como est, porque assim faremos tudo o que Deus quer (porque Eu devo fazer tudo o que certo [BV]). E Joo concordou. 16 Logo que foi batizado, Jesus saiu da gua. Ento o cu se abriu, e Jesus viu o Esprito de Deus descendo como uma pomba, e pousando sobre ele. 17 E veio uma voz do cu, dizendo: Este o meu Filho querido, que me d muita alegria!. Mateus 3.13-17 - BLH ESTUDO 1. Jesus fez tudo o que Deus queria que Ele fizesse (v. 15). O que voc precisa fazer, mesmo que haja resistncia, para realizar tudo o que Deus quer?

2. Se voc j foi batizado, esse ato fez diferena em sua vida? Por qu?

3. Voc j experimentou a presena do Esprito Santo de uma forma especial? Sim/No. Se respondeu Sim, como aconteceu? Se respondeu No, o que precisa fazer para que isso acontea?

10

Srie Grupos Familiares

4. Voc j ouviu Deus Pai dizer-lhe: Voc meu filho (ou minha filha) que eu amo, em quem tenho grande prazer? 5. Qual a palavra mais significativa para voc na frase acima? Por qu?

APLICAO: Entre num perodo de silncio ouvindo Deus falar para voc a frase em destaque acima (item 4). Depois de alguns minutos de silncio, expresse para Ele em orao o que est sentindo.

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. Voc j teve uma experincia marcante, na qual ouviu Deus falar para voc? Se ouviu, o que Ele falou? 2. Qual o momento em que voc mais sentiu o amor de Deus? Para aprofundar: 1. Por que foi importante Jesus ser batizado? 2. Jesus tinha o Esprito Santo antes desse momento? 3. Por que o Esprito Santo veio sobre Jesus? 4. Deus unge seus servos para o ministrio para o qual os chama. Voc j experimentou isso? 5. Qual o significado da voz do cu dizer Este o meu Filho? 6. Por que foi importante para Jesus saber que Deus o amava? 7. Voc sabe que querido e amado? Como voc sabe? 8. Qual o significado do Pai dizer que tinha prazer em seu Filho antes de o Filho comear seu ministrio? 9. Temos aqui uma tripla declarao: a) Este meu Filho (declarao de relacionamento, identidade e compromisso); b) querido (declarao de amor); c) que me d muita alegria! (declarao de aceitao e prazer). De que modo isso seria fundamental para Jesus no comeo de Seu ministrio? 10. O que acontece quando algum procura ministrar hoje sem ter qualquer desses trs fundamentos? Para encerrar: 1. Qual dos trs fundamentos mais forte em sua vida? 2. Qual o mais fraco? 3. Como podem esses fundamentos ser fortalecidos em sua vida?

Procurando Mais a Deus

11

3. SUPERANDO TENTAES
LEITURA: 1 Ento Jesus foi depois conduzido pelo Esprito Santo ao deserto, para l ser tentado por Satans. 2 Durante quarenta dias e quarenta noites, Ele no comeu nada e ficou com muita fome. 3 Ento Satans tentou Jesus sugerindo: Se Voc conseguir transformar estas pedras em pes, provar que o Filho de Deus, disse ele. 4 Mas Jesus respondeu: As Escrituras nos dizem que o po no saciar a alma dos homens; o que ns precisamos obedecer todas as palavras de Deus. 5 Ento Satans O levou a Jerusalm, para o telhado do templo. 6 Salte dai, disse ele, e prove que o Filho de Deus; porque as Escrituras declaram: Deus enviar seus anjos para impedirem que Se machuque. . . eles impediro Voc de despedaar-se nas pedras l embaixo. 7 Jesus replicou: Porm as Escrituras tambm dizem que no se deve impor ao Senhor Deus uma prova absurda! (Voc no deve tentar ao Senhor seu Deus). 8 Ao seguir, Satans levou Jesus ao alto duma montanha muito alta e mostrou-lhe as naes do mundo e toda a glria delas. 9 Eu lhe darei tudo isso, disse ele, se Voc apenas ajoelhar-se e me adorar. 10 Saia daqui, Satans, disse-lhe Jesus. As Escrituras ordenam: Adore somente ao Senhor Deus. Obedea somente a Ele. 11 Ento Satans foi-se embora, e os anjos vieram e cuidaram de Jesus. Mateus 4.1-11 - BV ESTUDO 1. O Esprito Santo no tenta ningum. Porm, segundo o versculo um, o Esprito pode levar-nos a um lugar de tentao ou teste. Quais podem ser os motivos dEle ao fazer isso?

2. Coloque, em suas palavras, as trs tentaes de Jesus. A. vv. 3-4: B. vv. 5-7: C. vv. 8-10:

12

Srie Grupos Familiares

3. Uma forma de identificar as trs tentaes : A. A tentao de provar que sou independente, podendo me cuidar sem a ajuda de ningum. Desejando ser auto-suficiente, confio em minhas prprias habilidades para me dar bem ou para me exibir, duvidando da fidelidade, amor e cuidado de Deus. B. A tentao de procurar ateno e fama, de ser conhecido e reconhecido. Desejando ser popular, uso Deus para me exaltar, usurpando Sua glria. C. A tentao de satisfazer meus desejos de forma ilcita, mesmo me escravizando a Satans. Desejando poder aqui e agora, pulo fora do processo de amadurecimento ordenado por Deus. 4. Quais tentaes (essas ou outras) mais afligem voc?

5. Jesus refutou cada tentao usando as Escrituras (vv. 4, 6, 10). A Bblia nos afastar do pecado ou o pecado nos afastar dela. O que voc pode fazer para melhor resistir s tentaes que voc indicou acima? APLICAO: Como voc pode implementar essas idias nesta semana? Compartilhe seus pensamentos num grupo de quatro pessoas e orem uns pelos outros.

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. Qual foi uma das piores tentaes que voc j enfrentou? 2. D para perceber Satans atrs disso? 3. Voc percebeu na hora? Se no, teria ajudado, se voc tivesse percebido? Para aprofundar: 1. Voc acha que o jejum ajudou ou enfraqueceu Jesus diante das tentaes? 2. Qual sua experincia em jejuar? 3. Conhecer bem a Bblia suficiente para resistir a tentao? 4. Jesus usou a Bblia como espada nessa luta (Ef 6.17). Que nota daria a si mesmo quanto a sua habilidade de usar a Palavra para resistir tentao? 5. Voc acha que Jesus teve que se esforar para aprender a Palavra? 6. Quais passagens bblicas so chaves para derrotar a Satans? Para encerrar: 1. Quais passagens bblicas o ajudariam a resistir s principais tentaes que Satans joga contra voc? 2. O que far para estar em condies de us-las, quando precisar?

Procurando Mais a Deus

13

4. CUMPRINDO AS CONDIES PARA ANDAR COM DEUS


LEITURA: 1 Vendo as multides, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discpulos aproximaram-se, 2 e ele comeou a ensin-los, dizendo: 3 Bem-aventurados (felizes) os pobres em esprito (os que sabem que so espiritualmente pobres), pois deles o Reino dos cus. 4 Bem-aventurados (felizes) os que choram, pois sero consolados. 5 Bem-aventurados (felizes) os mansos (humildes e simples), porque herdaro a terra (porque o mundo inteiro pertence a eles). 6 Bem-aventurados (felizes) os que tm fome e sede de justia (de fazer a vontade de Deus), pois sero (completamente) satisfeitos. 7 Bem-aventurados (felizes) os misericordiosos, pois obtero misericrdia. 8 Bem-aventurados (felizes) os puros de corao, pois vero a Deus. 9 Bem-aventurados (felizes) os pacificadores (os que trabalham pela paz entre os homens), pois sero chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados (felizes) os perseguidos por causa da justia (ou por fazerem a vontade de Deus), pois deles o Reino dos cus. Mateus 5.1-10 - NVI ESTUDO 1. D a si mesmo uma nota de 0 a 10 (ou indique se fraco, mais ou menos, ou forte) na margem, ao lado de cada bem-aventurana. 2. Em quais reas voc forte?

3. Voc candidato para andar com Deus, para ser bem-aventurado? Sim/No. Por qu?

14

Srie Grupos Familiares

4. Quais das oito bem-aventuranas voc pode desenvolver como Deus quer, sem a ajuda sobrenatural dEle?

5. Qual das oito voc mais precisa desenvolver?

APLICAO: O que voc pode fazer para crescer nessa qualidade esta semana? Compartilhe suas idias com seu grupo e orem uns pelos outros quanto a elas.

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. Voc j teve um dia ou uma experincia em que sentiu que uma sorte incrvel o estava acompanhando? 2. Se algum indicasse voc para ganhar um prmio por alguma qualidade de carter, que qualidade seria? Para aprofundar: 1. Qual das bem-aventuranas mais o atrai? Por qu? 2. Qual delas mais desafiadora ou difcil para voc? Por qu? 3. Qual das oito voc tem mais dificuldade em entender? 4. Qual das oito voc acha que seria menos aceita no mundo? 5. A palavra bemaventurada traduz melhor a palavra grega makarios do que a palavra feliz. Qual lhe chama mais a ateno? Por qu? 6. Existe ligao entre ser pobre materialmente e pobre espiritualmente (v. 3)? 7. Cite alguns motivos para chorar (v. 4). Quando foi a ltima vez que voc chorou? 8. Em que sentido o mundo inteiro pertence aos mansos e simples (v. 5)? 9. No v. 6, os que tm fome sero satisfeitos. possvel ser satisfeito e ainda continuar tendo fome? 10. Misericrdia no fazer aos outros o que eles merecem. Por qu o fato de sermos misericordiosos nos torna bem-aventurados (v. 7)? 11. Como pode-mos nos tornar limpos de corao (v. 8)? 12. Voc experimenta perseguio (v. 10)? Por qu? 13. Qual o oposto das oito qualidades? Essa lista de opostos expressa, de alguma forma, os valores do mundo? Para encerrar: 1. Quem voc conhece que mais se destaca em cada uma das oito qualidades? 2. Em qual delas voc mais se destaca?

Procurando Mais a Deus

15

5. CONQUISTANDO O REINO DE DEUS


LEITURA: Desde os dias de Joo Batista at agora, o Reino dos cus tomado fora (ou por violncia [BLH]), e os que usam de fora (violncia) se apoderam dele. Jesus (Mateus 11.12 - NVI)
24 No sabeis vs que os que correm no estdio, todos, na verdade correm, mas um s leva o prmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcanar uma coroa corruptvel, ns, porm, a incorruptvel. 26 Portanto corro, no como indeciso; combato, no como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo servido, para que, pregando aos outros, eu mesmo no venha de alguma maneira a ficar reprovado. Paulo (1 Corntios 9.24-27 - BV)

ESTUDO 1. Quais comentrios ou perguntas vm sua mente com base na seguinte definio do Reino de Deus: O Reino de Deus a esfera onde a autoridade (ou vontade) dEle plenamente reconhecida, procurada, obedecida e desfrutada.

2. Que quer dizer o Reino dos cus tomado fora?

3. Voc est tomando o Reino de Deus fora? Como?

4. Algum poderia chamar voc de forte? De violento? Por qu?

16

Srie Grupos Familiares

5. possvel conquistar o Reino de Deus sem se esforar? Sem ser violento?

6. Como voc deve se esforar mais, ou tornar-se mais forte, quanto ao Reino de Deus?

APLICAO: Como voc pode tomar as idias de sua resposta acima e comear a torn-las realidade, nesta semana? Compartilhe isso em grupos de quatro pessoas e orem uns pelos outros.

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. Voc se lembra de alguma situao em sua vida quando a violncia ou a ameaa dela, deu bons resultados? 2. Indique cinco pessoas que voc admira. Todas elas so fortes em algum sentido? Para aprofundar: 1. Existe alguma diferena entre fora e violncia? 2. Qual mais importante: ser forte ou ser violento? 3. A violncia est ligada palavra violar. Violar quebrar, acabar com a integridade de outro ou causar dano. Existem momentos quando o crente deve ser violento? 4. Voc conhece exemplos de heris bblicos que no eram fortes? 5. Existem exemplos de heris bblicos que chegaram a ser violentos? 6. Nossos inimigos principais so a carne, o mundo e o diabo. Devemos ser fortes contra eles. Existem momentos quando devemos ser violentos? Para encerrar: 1. Voc conhece algum que seja forte e nunca passou por um processo difcil? 2. Isso muda sua atitude quanto a tempos difceis? 3. Como voc pode ajudar outros a serem fortes?

Procurando Mais a Deus

17

6. DESENVOLVENDO FOME DE DEUS


LEITURA: 1 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se beira-mar. 2 Reuniu-se ao seu redor uma multido to grande que ele entrou num barco e assentou-se, e todo o povo ficou na praia. 3 Ento lhes falou muitas coisas por parbolas (comparaes). . . 10 Os discpulos aproximaram-se dele e perguntaram: Por que falas ao povo por parbolas? 11 Ele respondeu: A vocs foi dado o conhecimento dos mistrios do Reino dos cus, mas a eles no. 12 A quem tem ser dado, e este ter em grande quantidade. De quem no tem, at o que tem lhe ser tirado. 13 Por essa razo eu lhes falo por parbolas (comparaes): Porque vendo, eles no vem); e, ouvindo, no ouvem nem entendem. 14 Neles se cumpre a profecia de Isaas: Vocs estaro sempre ouvindo, e no entendero; estaro sempre vendo e no percebero. 15 Pois o corao deste povo se tornou insensvel; (a mente deste povo est fechada); de m vontade ouviram com seus ouvidos, e fecharam seus olhos. Se assim no fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o corao e se converter, e eu os curaria. 16 Mas, bem-aventurados (felizes) so os olhos de vocs, porque vem; e os ouvidos de vocs, porque ouvem. 17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocs esto vendo, mas no viram, e ouvir o que vocs esto ouvindo, mas no ouviram. Mateus 13.1-3a, 10-17 - NVI ESTUDO 1. O que voc sente com base nessa leitura? 2. Segundo o v. 12, qual poderia ser a qualidade que, se voc tiver, receber mais; e se no tiver, perder at o pouco que tem?

3. Voc se identifica mais com os versculos 13-15a ou com o v. 16? Por qu?

4. Jesus diz que os que tm fome e sede das coisas de Deus so bem-aventurados (Lio 4; Mt 5.6). Se voc tiver tal fome, seria uma bno se sua fome aumentasse? Por qu?

18

Srie Grupos Familiares

5. Como os discpulos demonstravam essa fome (v. 10)?

6. Como voc demonstra essa fome?

APLICAO: Como voc pode aumentar sua fome e sede em relao s coisas de Deus esta semana? Anote suas idias e depois compartilhe com um grupo de quatro para poderem orar uns pelos outros.

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. O versculo 12 parece ser muito injusto; voc j expe-rimentou tal injustia? 2. Voc j foi ignorante sem saber que o era? 3. Voc j viu outros ignorantes sem, tambm, saber que o eram? Para aprofundar: 1. Como voc poderia ajudar algum cego e surdo espiritualmente? 2. O que mais importante para algum que no sabe que ignorante: boas respostas ou boas perguntas? 3. Quem est mais prximo do reino de Deus: o lder da igreja que sabe tudo e parou de aprender faz tempo, ou algum novo convertido cheio de perguntas, procurando aprender tudo que pode? 4. Deus j lhe tirou algo por voc no aproveit-lo ou desenvolv-lo? 5. Quando conhecemos uma verdade e no a praticamos, o que acontece? 6. Nesse caso, podemos nos tornar como as pessoas dos vv. 13-15a? Para encerrar: 1. Em que rea de sua vida voc tem mais tendncia de conhecer do que de praticar a verdade? 2. Est assustado? Por qu? 3. Pea a Deus que lhe d grandes perguntas. Anote duas ou trs, agora, e busque as respostas. No fique satisfeito com respostas simples.

Procurando Mais a Deus

19

7. IDENTIFICANDO SUA CAPACIDADE PARA CRESCER


LEITURA: 3 Certo homem saiu para semear. 4 Quando espalhava as sementes, algumas caram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. 5 Outra parte das sementes caiu num lugar de muita pedra e pouca terra. As sementes brotaram logo, porque a terra no era funda. 6 E quando o sol apareceu, queimou as plantas, que secaram porque no tinham raiz. 7 Outras sementes caram no meio dos espinhos, que cresceram e abafaram as plantas. 8 Mas as que caram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta, e de trinta gros por um. 9 E Jesus disse ainda: Se vocs tem ouvidos para ouvir, ento ouam. . . 18 Ento escutem, e aprendam o que a comparao do semeador quer dizer. 30 Aqueles que ouvem a mensagem do Reino, mas no entendem, so como a semente que cai perto do caminho. Satans vem e tira o que foi semeado neles. 20 A semente que cai no meio de muita pedra so os que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, 21 porm duram pouco, porque no tm raiz. Quando os sofrimentos e as perseguies chegam por causa da mensagem, logo desistem. 22 Outros se parecem com a semente que cai entre espinhos. Eles ouvem a mensagem, mas quando aparecem as preocupaes deste mundo e a iluso (engano) das riquezas, elas sufocam a mensagem e eles no produzem fruto. 23 E as sementes lanadas em terra boa so aqueles que ouvem a mensagem, entendem, e produzem frutos: uns cem, outros sessenta, e ainda outros trinta vezes mais. Mateus 13.3b-9, 18-23 - BLH ESTUDO 1. Explique, com suas palavras, os quatro tipos de solo espiritual: 1. beira do caminho 2. Terreno com muita pedra 3. Terreno espinhoso 4. Boa terra 2. Onde se encontra a maioria das pessoas mais prximas de voc?

20

Srie Grupos Familiares

3. Com qual dos quatro tipos de solo voc mais se identifica hoje?

4. O que voc precisa fazer para se tornar um solo mais frutfero?

APLICAO: Quais passos voc pode tomar esta semana para tornar-se mais frutfero? Depois de anotar alguns passos, compartilhe-os em grupos de, aproximadamente, quatro pessoas e orem uns pelos outros.

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. Voc j viu uma planta ou uma rvore morrer? Por que ela morreu? 2. De que forma as necessidades das plantas so parecidas com as nossas? 3. Com qual planta voc mais se identifica? Para aprofundar: 1. Na parbola de Jesus, o que a semente? 2. Qual porcentagem de sua igreja voc acha que representada em cada um dos quatro solos? 3. Como poderiam ser ajudados os do primeiro solo, os que ouvem mas no entendem? 4. O que ajudaria as pessoas a ter razes (v. 21)? 5. Quantas razes podem ser encontradas em At 2.42? 6. Em qual dessas reas voc forte? E fraco? 7. O que ajudaria as pessoas cujas vidas esto cheias de espinhos (v. 22)? 8. O que mais est prejudicando o crescimento da semente da Palavra em sua vida? Para encerrar: 1. Voc mais um campo a ser semeado ou um semeador? 2. Todos semeamos alguma coisa; o que voc est semeando? 3. Onde est semeando? 4. Que tipo de solo est encontrando? 5. Como voc pode melhorar as condies desse solo?

Procurando Mais a Deus

21

8. EXPERIMENTANDO DEUS DE FORMA MAIS PROFUNDA


LEITURA: 16 Os onze discpulos foram para a Galilia, para o monte que Jesus lhes indicara. 17 Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 Ento, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi me dada toda autoridade no cu e na terra. 19 Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos. Mateus 28.16-20 - NVI ESTUDO 1. No v. 19, Jesus diz eu estarei sempre com vocs. A quem est direcionada essa promessa? A. S aos onze discpulos que ouviram essas palavras que chamamos hoje de a Grande Comisso. B. A todos os que obedecem a essa Grande Comisso de fazer discpulos: ajudar outros a se aproximarem mais de Jesus. C. A todos os seguidores de Jesus, no importando se obedecem ou no a essa Comisso. 2. A Grande Comisso para ns hoje, e a promessa de sua presena se aplica aos que so obedientes a ela. Em outras passagens, fica claro que Jesus est com todos os seus filhos (Mt 18.20). Em que sentido algum que est discipulando outros pode experimentar um nvel mais profundo da graa e presena de Jesus?

3. Voc est experimentando esse nvel mais profundo da graa e da presena de Jesus no seu dia-a-dia? Por qu?

4. Voc j ouviu uma boa apresentao sobre como conquistar a vida eterna? Sim/No 5. A. Se respondeu Sim, voc j ganhou a vida eterna? Sim/No

22

Srie Grupos Familiares

B. Se respondeu No pergunta 4 ou 5A, gostaria de ouvir sobre como ganhar a vida eterna? Nesse caso, marque com algum para repassar a nona lio deste livro com voc. 6. Se j ganhou a vida eterna, quando foi a ltima vez que voc apresentou o plano de salvao (lio nove) para algum? _______________________ Em que sentido fazer isso o ajudaria a experimentar mais da graa e presena de Jesus?

7. O que voc pode fazer para aprofundar a experincia da graa e presena de Deus na sua vida?

APLICAO: Que passos voc pode dar esta semana para aplicar as idias de sua ltima resposta acima?

PERGUNTAS ADICIONAIS E OPCIONAIS Para iniciar: 1. O que um discpulo? 2. Qual a diferena entre discpulo e crente? 3. Voc discpulo? Por qu? 4. Qual porcentagem de sua igreja voc acha que discpulo? Para aprofundar: 1. Se um discpulo algum comprometido a ser como seu mestre e fazer a vontade dele, o que aconteceu com os onze discpulos depois da crucificao? 2. Qual poderia ser o motivo para alguns duvidarem? 3. Como Jesus superou essas dvidas? 4. Por que Jesus declara sua autoridade antes de dar essa comisso? 5. Como se faz um discpulo? 6. Quais as trs dicas de como fazer discpulos (veja os verbos de v. 19-20)? 7. Qual a importncia de cada verbo? 8. Se voc deixar de lado algum desses trs verbos, conseguir fazer discpulos verdadeiros? Para encerrar: 1. Voc tem discipulador? 2. Como isso ajuda (ou ajudaria) voc a ser melhor discpulo? 3. Vale a pena reproduzir sua vida em outros? Por qu?

Procurando Mais a Deus

23

9. CONHECENDO JESUS (ENCONTRO OPCIONAL)


Esse encontro especificamente para pessoas que querem entrar numa relao pessoal com Jesus e ter segurana de que vo para o cu. Seguem duas perguntas diagnsticas, chamadas assim porque ajudam a revelar o nosso estado espiritual. 1. Voc j chegou a um ponto, em sua vida espiritual, em que poderia afirmar com certeza que se morresse hoje iria para o cu? 2. Suponhamos que voc morresse hoje e comparecesse diante de Deus e Ele lhe dissesse: Por que devo permitir que voc entre em meu cu? O que voc responderia? Dando continuidade a essas duas perguntas, gostaramos de repassar as Quatro Leis Espirituais , que vm resumidas a seguir. Mas melhor seria que o lder tivesse cpias do folheto para distribuir a cada pessoa e repassasse as Leis dessa forma. Assim como h leis fsicas que governam o universo, h tambm leis espirituais que governam seu relacionamento com Deus.
PRIMEIRA LEI: DEUS O AMA E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA A SUA VIDA.

Voc acredita nisso? A Bblia diz que Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unignito para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna (Joo 3.16). Cristo afirma Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente (uma vida abundante e com propsito) (Joo 10.10). Por que a maioria das pessoas no conhece essa vida em abundncia? Porque:
SEGUNDA LEI: O HOMEM PECADOR E EST SEPARADO DE DEUS; POR ISSO NO PODE CONHECER NEM EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.

O homem pecador: Pois todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus (Romanos 3.23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobedincia e rebeldia escolheu seguir o seu prprio caminho, e o relacionamento com Deus se desfez. O pecado um estado de indiferena do homem para com Deus, que se caracteriza por uma atitude de rebelio ativa ou indiferena passiva. O homem est separado de Deus: Pois o salrio do pecado a morte (separao espiritual de Deus) (Romanos 6.23).

24

Srie Grupos Familiares

Deus santo e o homem pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem est continuamente procurando alcanar a Deus e a vida abundante, atravs de seus prprios esforos: vida reta, boas obras, religiosidade etc. A Terceira Lei nos oferece a nica resposta para o problema da separao. . .
TERCEIRA LEI: JESUS CRISTO A NICA SOLUO DE DEUS PARA O HOMEM PECADOR. POR MEIO DELE VOC PODE CONHECER O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.

Ele morreu em nosso lugar: Mas Deus demonstra seu amor por ns pelo fato de Cristo ter morrido em nosso favor, quando ainda ramos pecadores (Romanos 5.8). E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Joo 1.7). Ele ressuscitou dentre os mortos. Cristo morreu pelos nossos pecados. . . foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Corntios 15.3, 4). Ele o nico caminho: Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ningum vem ao Pai, a no ser por mim (Joo 14.6). Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar. No suficiente conhecer essas trs leis. . .
QUARTA LEI: PRECISAMOS RECEBER A JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL. S ENTO PODEREMOS CONHECER E EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA.

Precisamos receber a Cristo: Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (Joo 1.12). Recebemos a Cristo pela f: Pois vocs so salvos pela graa, por meio da f, e isto no vem de vocs, dom de Deus; no por obras, para que ningum se glorie (Efsios 2.8, 9). Recebemos a Cristo por meio de um convite pessoal: Cristo afirma: Eis que estou porta, e bato. Se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa (Apocalipse 3.20). Receber a Cristo implica em arrependimento, significa deixar de confiar em nossos prprios esforos, crendo que Cristo, ao entrar em nossa vida, perdoa os nossos pecados e faz de ns aquilo que Ele quer que sejamos.

PEDIDOS DE ORAO

Procurando Mais a Deus

25

Data do pedido

PEDIDO

Data da resposta

26

Srie Grupos Familiares

Procurando Mais a Deus

27

You might also like