You are on page 1of 5

COLIGATIVAS

(LISTA-7)
Professor:

ALEX
ALUNO(A):______________________________________________________________________ DATA: 14/ 05/ 10

QUIMICA
Propriedades Coligativas (Crioscopia e Osmoscopia) 01 - (UECE/2009) Na Estao Antrtica Comandante Ferraz (EACF), na Antrtica, os tcnicos esto com um problema e, para resolv-lo, necessitam usar uma soluo lquida de naftaleno em benzeno puro. Utilizando seus conhecimentos sobre solues e propriedades coligativas das mesmas, sobre as substncias mencionadas, considerando os dados expostos no quadro a seguir e que a temperatura mais amena na regio 5C, assinale o FALSO. DADOS: Temperatura de congelamento do benzeno puro: 5,4C Constante criomtrica do benzeno: 5,1C Molalidade da soluo: 0,3 mol/kg a) A soluo lquida pretendida no pode ser obtida porque a mistura de naftaleno e benzeno possui ponto de congelamento abaixo de 5C. b) O naftaleno um composto aromtico de massa molecular 128. c) Benzeno um solvente apolar usado na produo de compostos orgnicos como trinitrotolueno, plsticos, gasolina, etc. d) O naftaleno e o benzeno, quando puros, sempre sofrem sublimao. 02 - (UECE/2009) Na gua do mar encontram-se dissolvidos muitos sais, entre os quais o cloreto de sdio, o cloreto de magnsio, o sulfato de clcio e o brometo de sdio. Em alguns pases do Oriente Mdio e do Caribe onde h escassez de gua doce, so usados alguns processos de purificao da gua do mar para torn-la potvel. Sem considerar a rentabilidade e o custo operacional, dentre os processos listados a seguir, o nico que INVIVEL o (a) a) osmose reversa. b) dessalinizao trmica. c) congelamento. d) cristalizao fracionada. 03 - (UESC BA/2009) As banquisas so placas de gelo formadas a partir do congelamento da gua da superfcie do mar. Entretanto a gua do mar pode estar ainda lquida em diversos locais onde a temperatura ligeiramente inferior a 0C. A partir da anlise dessas consideraes pode-se concluir que a gua do mar permanece lquida temperatura ligeiramente inferior a 0C, entre as banquisas, em razo de 01. a presso de vapor da gua do mar diminuir com a diminuio da temperatura. 02. a inverso trmica ocorrer em consequncia da formao de banquisas em regies muito frias. 03. a velocidade de evaporao da gua do mar diminuir com a diminuio da temperatura nas regies polares. 04. a concentrao de sais na gua do mar ser maior que nas guas superficiais que formam as banquisas.

05. o nmero de partculas inicas dissolvidas na gua do mar ser menor que o das guas superficiais formadoras de banquisas. 04 - (UNESP SP/2008) A adio de substncias gua afeta suas propriedades coligativas. Compare as temperaturas de fuso e ebulio de duas solues aquosas contendo, respectivamente, 1 mol/L de NaCl e 1 mol/L de glicose, nas mesmas condies de presso. 05 - (UEL PR/2008) Na mesma condio de presso foram preparadas as seguintes solues. Em um bquer (bquer 1) foram adicionados 1 kg de gua e 1 mol de sacarose (C12H22O11). A mistura foi agitada dando origem a uma soluo 1. Em outro bquer (bquer 2) foram adicionados 1 kg de gua e 1 mol de cloreto de sdio (NaCl). A mistura foi agitada dando origem a uma soluo 2. Em outro bquer (bquer 3) foram adicionados 1 kg de gua e 1 mol de glicose (C6H12O6). A mistura foi agitada dando origem a uma soluo 3. Com relao s solues contidas nos bqueres 1, 2 e 3 correto afirmar: a) A diminuio do ponto de congelamento do solvente na soluo 1 maior que na soluo 3. b) O aumento do ponto de ebulio do solvente na soluo 2 menor que na soluo 1. c) A diminuio da presso de vapor do solvente da soluo 2 duas vezes maior que da soluo 1. d) A diminuio da presso de vapor do solvente da soluo 2 igual ao da soluo 3. e) O aumento do ponto de ebulio do solvente da soluo 1 duas vezes maior que da soluo 3. 06 - (UFMT/2008) A adio de qualquer sal gua provoca diminuio da sua temperatura de congelao. A concentrao molal que uma soluo aquosa de cloreto de brio (BaCl2) deve ter para que o abaixamento crioscpico seja o mesmo observado em uma soluo aquosa preparada pela dissoluo de 58,5 g de cloreto de sdio (NaCl) em 1 L de gua aproximadamente: a) 0,23 b) 0,15 c) 0,06 d) 1,00 e) 0,67 07 - (UPE PE/2008) 3,0g de um composto orgnico foram dissolvidos em 300,0g de um solvente. Em laboratrio, verificou-se que, aps a dissoluo, ocorreu um abaixamento na temperatura de congelao igual a 0,40C. Sabendo-se que 60% da quantidade em gramas do composto, que foi dissolvida, trimerizou-se aps a dissoluo, correto afirmar que kc = 3C, ma(C ) = 12u, ma(O) = 16u, ma( H ) = 1u a) a massa molar desse composto igual a 104,0 g/mol. b) cinco molculas desse composto tm massa maior que 200,0g. 24 c) 3,01x10 molculas desse composto pesam menos que 150,0g.

d) e)

uma molcula desse composto tem massa em gramas igual a 45,0g. 23 6,02x10 molculas desse composto pesam 45,0g.

08 - (UEM PR/2006) Considerando uma soluo de cloreto de potssio de concentrao 1,0 mol/L e comparando-se suas propriedades coligativas com gua pura, considerando ainda que a presso externa de 1 atm, correto afirmar que a) a soluo de KCl congela a 0C. b) a soluo de KCl ferve a 100C. c) a soluo de KCl congela acima de 0C. d) a soluo de KCl ferve abaixo de 100C. e) a soluo de KCl congela abaixo de 0C. 09 - (UCS RS/2006) O etilenoglicol, C2H4(OH)2, colocado nos radiadores de carros, em pases de clima muito frio, para evitar o congelamento da gua, o que ocasionaria a ruptura do radiador quando a temperatura ficasse abaixo de 0 C. A massa de etilenoglicol a ser adicionada, por quilograma de gua, para que a solidificao s tenha incio a 37,2 C, de Cmol Dado: Constante criomtrica da gua = 1,86 kg a) 0,1 kg. b) 1 kg. c) 3,33 kg. d) 1 240 g. e) 640 g. 10 - (PUC MG/2006) Certas propriedades fsicas de um solvente, tais como temperatura de ebulio e de solidificao, so alteradas quando nele dissolvemos um soluto no-voltil. Para se verificar esse fato, quatro sais distintos foram dissolvidos em frascos contendo a mesma quantidade de gua, formando as solues I, II, III e IV, como indica o esquema a seguir:

02. Os pontos de ebulio e de congelamento das solues podem ser alterados mediante a adio de solutos volteis, desde que em recipientes hermeticamente fechados. 04. O aumento da temperatura de ebulio de um lquido por meio da adio de um soluto no voltil chamado efeito ebulioscpico. 08. O cloreto de sdio um soluto no voltil que, quando adicionado gua, diminui seu ponto de congelamento abaixo de 0C, o que chamado efeito crioscpico. 16. Solues moleculares sofrem apenas efeitos crioscpicos, ao passo que solues inicas esto sujeitas aos efeitos tonoscpico e ebuliomtrico. 13 - (UFMA/2003) Encontre a frmula molecular do enxofre, sabendo que a adio de 0,24 g deste 100 g de tetracloreto de carbono abaixa a temperatura de congelamento do CCl4 por 0,28C. Dado: Kc (CCl4) 29,8Kkg mol . 14 - (UFRJ/1998) Certas propriedades fsicas de um solvente, tais como temperatura de ebulio e de solidificao, so alteradas quando nele dissolvemos um soluto no voltil. Para verificar esse fato, quatro sais distintos foram dissolvidos em frascos contendo a mesma quantidade de gua, como indica o esquema a seguir:

I 0,2 mol MgSO4

II 0,1 mol K2SO4

III 0,1 mol Al2(SO4)3

IV 0,1 mol ZnSO4

a)

b)

Coloque as solues I, II, III e IV em ordem crescente de abaixamento da temperatura de solidificao que ocorre devido adio do soluto. Sabendo que o volume final da soluo do frasco II de 3 litros, calcule a concentrao de K2SO4, em g/L.

Assinale a alternativa que apresenta solues em ordem CRESCENTE de abaixamento da temperatura de solidificao. a) IV < I < II < III b) III < I < II < IV c) IV < II < I < III d) III < II < I < IV 11 - (UFG GO/2004) Dois frascos com gua, com capacidade de 500 mL cada um foram colocados no congelador de um refrigerador domstico. EM um, dissolveu-se 175,0 de sal de cozinha. Por falha na vedao trmica da porta, a temperatura mnima obtida no congelador de 5C. Considerando que a constante do ponto -1 de congelamento da gua (kC) de 1,86 K.kg.mol , perguntase: os lquidos dos dois frascos iro solidificar? Justifique. 12 - (UEPG PR/2003) Sobre efeitos ou propriedades coligativas das solues, assinale o que for correto. 01. gua e sacarose formam uma soluo cuja presso mxima de vapor menor do que a da gua pura, nas mesmas condies de temperatura e presso, o que chamado efeito tonoscpico.

15 - (UFCG PB/2010) Uma protena de uma amostra de soro sanguneo foi isolada e uma disperso coloidal, contendo 684 mg desta protena, foi preparada com gua suficiente para formar 10 mL de soluo. Essa soluo apresenta uma presso osmtica de 0,31 atm a o 37 C. Considerando a protena como sendo um composto covalente tpico, sua massa molecular aproximada : Dados: R = 0,082 atm.L/mol.K 23 a) 610 g/mol. b) 684 g/mol. 3 c) 5,710 g/mol. 3 d) 1210 g/mol. 3 e) 1210 g/mol. 16 - (UFG GO/2009) A hemodilise um processo de remoo de substncias do sangue de pessoas com insuficincia renal, realizada atravs de um aparelho, o dialisador, como mostra o esquema simplificado a seguir:

Considere que a clula animal foi preenchida com a soluo A e mergulhada num recipiente com a soluo B, e considere que a clula vegetal foi preenchida com a soluo C e mergulhada num outro recipiente com a soluo D, conforme a figura abaixo.

Considere as seguintes substncias presentes no sangue e no


dialisador: K , Na , Cl e HCO 3 .
+ +

Aps o equilbrio osmtico ser atingido: a) Qual das duas clulas apresentar o maior volume? b) Qual ser o sentido do fluxo da gua no recipiente 1? Justifique. c) Os volumes de guas transferidos entre as clulas e as solues dos recipientes sero iguais ou diferentes? Justifique. 20 - (UFMS/2008) Considerando as propriedades de duas solues I e II: soluo I: 1,0 L de Al2(SO)3(aq) de concentrao 0,20 mol/L e soluo II: 1,0 L de Ba(NO3)2(aq) de concentrao 0,20 mol/L, ambas 100% dissociadas e sob presso de 1atm, avalie os sistemas descritos abaixo e assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. A soluo II possui menor temperatura de congelao do que a soluo I. 02. A soluo II possui menor presso osmtica que a soluo I. 04. Numa mesma temperatura, duas solues isotnicas devem apresentar o mesmo nmero total de partculas de soluto (molculas e/ou ons) por litro de soluo. 08. Uma soluo de sacarose 0,20 mol/L apresentar efeito coligativo superior ao da soluo I. 16. Quanto maior for o volume de um lquido, maior ser a sua presso de vapor. 21 - (UESPI/2008) No serto nordestino, bem como nas plataformas martimas, tem sido utilizado um processo de dessalinizao por osmose reversa que transforma a gua salobra em gua potvel. Neste contexto correto afirmar que: a) a gua extrada nos poos artesianos do serto entrar em ebulio a uma temperatura menor do que a da gua potvel. b) a gua do mar ser congelada a uma temperatura maior que a da gua potvel. c) a presso de vapor da gua salobra ser maior do que a da gua potvel. d) se todo o NaCl da gua do mar fosse substitudo por MgCl2, esta nova gua teria menor ponto de ebulio. e) se uma bolsa, de material semipermevel, cheia com gua destilada, for lanada ao mar, com o passar do tempo, essa bolsa ter murchado. 22 - (UPE PE/2008) Uma soluo aquosa 0,10 mol/L de um cido monoprtico tem presso osmtica P1. Mantendo-se constante a temperatura, acrescenta-se gua destilada a essa soluo at que seu volume quadruplique. Admitindo que P2 seja a presso osmtica da soluo diluda, podemos estimar que a) P1 = 0,25P2 b) P2 = 0,5P1 2 c) (P1) = 2P2 1/2 d) P2 = (P1) e) P1 = 16 .P2

a) b)

Identifique em quais locais do esquema a concentrao destes sais maior. Identifique e explique o fenmeno fsico-qumico que est atuando no dialisador.

17 - (UFPE/2009) Propriedades coligativas de uma soluo so propriedades que dependem somente do nmero de partculas do soluto na soluo. A adio de uma pequena quantidade de soluto novoltil a um solvente para formar uma soluo diluda-ideal, permite estudar quantitativamente: a) a elevao da presso de vapor a partir da constante ebulioscpica. b) o abaixamento da temperatura de ebulio que ocorre com a adio de um soluto a um solvente. c) a elevao da temperatura de solidificao a partir da constante crioscpica. d) a presso osmtica estabelecida entre o solvente puro e a soluo, separados por uma membrana semipermevel. e) o aumento da temperatura de ebulio a partir da constante crioscpica. 18 - (PUC SP/2009) A presso osmtica () de uma soluo corresponde presso externa necessria para garantir o equilbrio entre a soluo e o solvente puro separados por uma membrana semipermevel. Considere as quatro solues representadas abaixo

Assinale a alternativa que melhor relaciona a presso osmtica das quatro solues. a) I < II < III < IV b) I = II = IV < III c) II < I = IV < III d) II < IV < I < III e) I < IV < III < II 19 - (UFCG PB/2008) As clulas animais e vegetais possuem uma membrana semipermevel que deixa atravessar a gua atravs do fenmeno da osmose. Para simular o mecanismo da osmose, considere duas clulas (uma animal e outra vegetal) de mesmo volume inicial e quatro solues: uma soluo A de glicose 0,2 M, uma soluo B de glicose 2 M, uma soluo C de cloreto de potssio KCl 2 M e uma soluo D de cloreto de potssio KCl 0,2 M.

23 - (UEM PR/2007) Sabendo-se que o sangue humano possui uma presso osmtica de 7,8 atm a 37C, a massa de glicose (C6H12O6) usada para preparar um litro de uma soluo isotnica a essa temperatura , aproximadamente, 1 1 (Dados: constante dos gases = 0,082 atm L mol K ) a) 5,5 gramas. b) 110 gramas. c) 55 gramas. d) 220 gramas. e) 11 gramas. 24 - (UFPI/2006) "in recognition of the extraordinary services he has rendered by the discovery of the laws of chemical dynamics and osmotic pressure in solutions". Esse foi o motivo do prmio Nobel de: a) Jacobus Henricus van 't Hoff b) Hermann Emil Fischer c) Svante August Arrhenius d) Sir William Ramsay e) Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Baeyer. 25 - (UDESC SC/2006) Como acontece com todos os seres vivos, o organismo do peixe formado por uma alta porcentagem de gua, em que esto dissolvidas muitas substncias. O organismo dos peixes possui um metabolismo e um sistema de adaptao para compensar o desequilbrio entre a presso osmtica interna de seu organismo e a presso osmtica externa da gua circundante, j que as concentraes das substncias nos organismos e no meio externo so diferentes. a) Calcule a presso osmtica da gua do mar de uma certa regio, considerando que a concentrao de sais na gua do mar resume-se concentrao de 35 g/L de NaCl, e que a temperatura mdia do oceano de 23C. b) Quando a presso osmtica do peixe poder se equivaler da gua do mar? Dados: Na = 23; Cl = 35,5; 26 - (Unimontes MG/2006) A figura a seguir relaciona o efeito de um soluto no voltil sobre o diagrama de fase da gua.

no deixa o vapor escapar a no ser atravs de um orifcio sobre o qual assenta um peso (vlvula) que controla a presso. O esquema da panela de presso e um diagrama de fases da gua so apresentados abaixo. A presso exercida pelo peso da vlvula de 0,4 atm e a presso atmosfrica local de 1,0 atm.

2,0

Presso de vapor / atm

1,5

1,0

0,5

0,0 0 20 40 60 80
o

100

120

Temperatura / C
Adaptado de: COVRE, G.J. Qumica: o homem e a natureza. So Paulo: FTD, 2000, p. 370. De acordo com as informaes do enunciado e do grfico acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A gua, dentro da panela de presso, entrar em ebulio a 110C. 02. Reduzindo o peso da vlvula pela metade, a gua entrar em ebulio a 100C. 04. Aumentando a intensidade da chama sob a panela, a presso interna do sistema aumenta. 08. Se, aps iniciar a sada de vapor pela vlvula, a temperatura for reduzida para 60C, haver condensao de vapor dgua at que a presso caia para 0,5 atm. 16. Na vaporizao da gua o principal tipo de interao que est sendo rompida entre as molculas so ligaes de hidrognio. 28 - (FUVEST SP/2005) Constituindo fraldas descartveis, h um polmero capaz de absorver grande quantidade de gua por um fenmeno de osmose, em que a membrana semi-permevel o prprio polmero. Dentre as estruturas F F H H H Cl

A adio de um soluto no voltil gua pura provoca os seguintes efeitos, EXCETO a) aumento do seu ponto de ebulio. b) elevao do seu ponto de congelamento. c) abaixamento da presso de vapor. d) aumento da faixa lquida da soluo. 27 - (UFSC/2006) A panela de presso permite que alimentos sejam cozidos em gua muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedao que

C H
H C

C H n
COO Na C
+

C H

C H n H C

C n

F F COOCH3

n n CH3 H H H aquela que corresponde ao polmero adequado para essa finalidade a do: a) polietileno.

b) c) d) e)

poli(acrilato de sdio). poli(metacrilato de metila). poli(cloreto de vinila). politetrafluoroetileno.

29 - (UFMS/2005) Foi preparada uma soluo pela adio de 1,0 g de hemoglobina em gua suficiente para produzir 0,10 L de soluo. Sabendo-se que a presso osmtica () dessa soluo de 2,75 mmHg, a 20C, calcule a massa molar da 1 1 hemoglobina, considerando-se que R=62,3 mmHgLmol K . 1 Para efeito de resposta, expresse o resultado em kgmol , com dois algarismos significativos. 30 - (UNICAMP SP/2003) O cloreto de potssio muitas vezes usado em dietas especiais como substituto de cloreto de sdio. O grfico abaixo mostra a variao do sabor de uma soluo aquosa de cloreto de potssio em funo da concentrao deste sal. Ao se preparar uma sopa (1,5 litros), foi colocada a quantidade mnima de KCl necessria para se obter sabor salgado, sem as componentes amargo e doce.
porcentagem mdia de gosto 100 80 60 40 20 0 0,00 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 concentrao de KCl em mol/L salgado doce amargo

fsico-qumico que tende a equilibrar a concentrao de solues separadas por uma membrana semipermevel. 17) Gab: D 18) Gab: D 19) Gab: a) A clula vegetal. b) O fluxo de gua ser de dentro da clula animal para a soluo. A concentrao interna da clula menor do que a externa. c) Os volumes sero diferentes devido fator de Vant Hoff. A concentrao molar do sal a mesma do que a da glicose, no entanto, na soluo inica a concentrao duplica + devido dissociao do sal em ons K e Cl . 20) Gab: 06 21) Gab: E 22) Gab: E 23) Gab: C 24) Gab: A 25) Gab: a) 29 atm b) Quando ocorre a isotonia, ou seja, a presso do peixe se igualar presso osmtica do oceano. 26) Gab: B 27) Gab: 17 28) Gab: B 29) Gab: 66 30) Gab: a) 3,91 g b) 1,89 atm

Bons estudos...

a) b)

Qual a quantidade, em gramas, de KCl adicionado sopa? o Qual a presso osmtica , a 57 C, desta soluo de KCl? = c R T, onde c a concentrao de partculas em mol/L, R 1 1 =0,082 L atm K mol , T a temperatura absoluta.

GABARITO: 1) Gab: D 2) Gab: D 3) Gab: 04 4) Gab: Comparando-se solues de mesma concentrao molar de NaCl e glicose, temos que a primeira apresenta uma maior concentrao de partculas devido dissociao inica. Dessa forma, a soluo de NaCl apresenta maiores efeitos coligativos, ou seja, uma menor temperatura de fuso e uma maior temperatura de ebulio do que a soluo de glicose. 5) Gab: C 6) Gab: E 7) Gab: E 8) Gab: E 9) Gab: D 10) Gab: C 11) Gab: no ir se congelar, pois seu ponto de congelamento de o 22,25 C. 12) Gab: 13 13) Gab: S8 14) Gab: a) IV<II<I<III b) C = 5,8g/L 15) Gab: C 16) Gab: a) Local I e local III. b) O fenmeno deve-se osmose, que ocorre atravs da membrana semipermevel. A osmose um fenmeno

You might also like