You are on page 1of 38

O CONSTITUCIONALISMO ESPANHOL E PORTUGUS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SCULO XIX (UM ESTUDO COMPARADO)

Joaqun Varela Suanzes-Carpegna


memria do meu caro amigo o professor Augusto Braz Brancato

SUMRIO: I. INTRODUO.- II. DOCEANISMO E VINTISMO; AS CONSTITUIES DE 1812 E DE 1822.- 2.1. O liberalismo doceanista e a Constituio de Cdis.- 2.1.1. Afrancesados e patriotas.- 2.1.2. As Cortes de Cdis.- 2.1.3. A Constituio de 1812.- 2.1.4. O Trinio Constitucional.- 2.2. O liberalismo vintista e a Constituio de 1822.- 2.2.1. Liberalismo e nacionalismo.- 2.2.2. As Cortes de 1821-1822.- 2.2.3. A Constituio de 1822.2.2.4. Absolutismo ou monarquia constitucional?- III. CARTISMO E MODERANTISMO. A CARTA DE 1826 E O ESTATUTO REAL DE 1834.- 3.1. O liberalismo cartista e a Carta de 1826.- 3.2. O triunfo do absolutismo na Pensnula Ibrica e o exlio liberal.- 3.3. O liberalismo moderado e o Estatuto Real de 1834.- IV. PROGRESSISMO E SETEMBRISMO AS CONSTITUIES DE 1837 E 1838.- 4.1. O liberalismo progressista e a Constituio de 1837.- 4.2. O liberalismo setembrista e a Constituio de 1838.- V. O RESTABELECIMENTO DA CARTA DE 1826 E A APROVAO DA CONSTITUO DE 1845.- VI. COMENTRIO BIBLIOGRFICO.

Resumo: O principal propsito do presente estudo mostrar as semelhanas e as diferenas do constitucionalismo espanhol e portugus ao longo da primeira metade do sculo XIX, bem como as mtuas influncias nos fatos, nas idias e, sobretudo, nos textos constitucionais. Para isso no suficiente confrontar os dois constitucionalismos ibricos, mais necessrio tambm inseri-los em um contexto mais amplo da histria constitucional comparada, especialmente na britnica e na francesa. Uma abordagem sem dvida mais

Por convite do professor Braz Brancato, em 18 de outubro de 2006 presentei este trabalho, com o ttulo El constitucionalismo espaol y portugus durante la primera mitad del siglo XIX (un estudio comparado, na Conferncia de Encerramento do VI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, que ocorreu em Porto Alegre, na PUCRS. Foi publicado em espanhol no livro editado por Izaskun lvarez Cuartero e Julio Snchez Gmez, Visiones y revisiones de la Independencia americana. La Independencia de Amrica, la Constitucin de Cdiz y las Constituciones Iberoamericanas, Servicio de Publicaciones de la Universidad de Salamanca, Salamanca, 2007, pp. 13-51. Nesse mesmo ano foi publicado no Brasil, tambm en espanhol, na Revista de Estudos Ibero-Americanos, PUCRS. v. XXXIII, n.1, p. 38-85, junho de 2007. A presente traduo portuguesa, at agora indita, foi feita pela professora Elaine Sodr, bolsista Capes, com instncia de investigao ( janeiro-julho 2008) no Seminario de Histria Constitucional Martnez Marina, da Universidad de Oviedo (Espanha), a quem agradeo sua amvel colaborao.

Historia Constitucional, n. 11, 2010. http://www.historiaconstitucional.com, pgs. 237-274

complexa, e talvez por isso, pouco encontrada na historiografia espanhola e portuguesa. Abstract: The main aim of this paper is to show de similarities and differences between Spanish and Portuguese constitutionalism during the first half of the 19th century, including their mutual influences as far as the facts, the ideas and, overall, the constitutional texts are concerned. For such a work a comparation between those constitutionalisms is not enough; it is also neccesary to put them inside a wider context of a comparative constitutional history, mainly in the British and French ones. An undoubtely more difficult approach, and perhaps that is why it is much less used by Spanish and Portuguese historiography. Palavras-chave: Constitutionalismo espanhol e portugus, sculo XIX. Key Words: Spanish and portuguese constitutionalism, 19th century.

O frade era, at certo ponto, o Dom Quixote da sociedade Velha. O baro , em quase todos os pontos, o Sancho Pana da sociedade nova. Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra, 1843, cap. XIII.

I. INTRODUO Nas pginas que seguem discorerrei sobre a evoluo do constitucionalismo espanhol e portugus ao longo da primeira metade do sculo XIX. O principal propsito mostrar suas semelhanas e diferenas, bem como as mtuas influncias nos fatos, nas idias e, sobretudo, nos textos constitucionais. Contudo, para isso no suficiente confrontar os dois constitucionalismos ibricos, visto que necessrio inseri-los em um contexto mais amplo da histria constitucional comparada, especialmente na britnica e na francesa. Uma abordagem sem dvida mais complexa, e talvez por isso, pouco encontrada na historiografia espanhola e portuguesa, que no analisam os constitucionalismos ibricos a partir de um ponto de vista bilateral. Partindo dessas premissas, neste texto concentrar-me-ei em examinar o modelo constitucional estabelecido na Constituiao espanhola de 1812 e na portuguesa de 1822. Tal modelo foi inspirado na filosofia poltica da Revoluo Francesa de 1789. Bem como, em sua substituio por outro modelo mais conservador, que tinha como principal fonte de inspirao o constitucionalismo desenvolvido na Gr-Bretanha a partir da Revoluo Inglesa de 1688, e que na Frana ps-napolenica difundiraram Benjamin Constant e os doutrinrios Guizot e Royer-Collard, os autores mais influentes para os liberais ibricos durante os anos trinta e quarenta do sculo XIX, junto com Jeremy Bentham. Com o primeiro modelo constitucional, os doceanistas espanhis e os vintistas portugueses pretendiam construir, como havia ocorrido na Frana entre 1789 e 1792, uma monarquia assemblear na qual as Cortes unicamerais, eleitas mediante um sufrgio muito amplo, deveriam converter-se no rgo

238

mais relevante dentro desse novo Estado, ao qual deveria submeter-se o monarca. Com o segundo modelo constitucional, se estruturou na Pennsula Ibrica uma monarquia constitucional que atribua a direo poltica do Estado Coroa e, em menor escala s Cortes, compostas de duas Cmaras: a Alta, na qual teriam assento a nobreza, o clero e os altos corpos da Administrao, e a Baixa, eleita atravs de um sufrgio censitrio. Este ltimo modelo constitucional teve nas naes ibricas duas verses: a mais conservadora delas, sustentada pelos cartistas portugueses e pelos moderados espanhis (tambm por Gr-Bretanha e Frana, as duas potncias europias hegemnicas, sem a influncia poltica e econmica das quais no se entende a histria peninsular desse perodo), teve seu reflexo na Carta de 1826, que serviria de base para a monarquia constitucional portuguesa do sculo XIX. Na Espanha, essa inspirao se cristalizou, primeiro, no incompleto Estatuto Real de 1834, e mais tarde na Constituio de 1845. Uma verso menos conservadora, mas tambm distanciada dos esquemas revolucionrios do doceanismo e do vintismo, se consolidou na Constituio espanhola de 1837, defendida pelos progressistas, e na portuguesa de 1838, o fruto mais valorizado do movimento setembrista. Se o sub-modelo cartista/moderado inspirava-se, sobretudo, na Carta francesa de 1814, o progessista/setembrista, buscava inspirao, de forma primordial, na Carta francesa de 1830 e na Constituio belga de 1831. Contudo, em ambos os casos, como foi dito, tratava-se de adaptar, na Pennsula Ibrica o constitucionalismo britnico, que havia se desenvolvido a partir de 1688. Tal adaptao dar-se-ia desde os esquemas da monarquia constitucional (os preferidos por cartistas e moderados); ou desde os mais avanados (para os quais se inclinavam os progressitas e os setembristas) da monarquia parlamentria, tal como estava se desenvolvendo na GrBretanha, desde o reinado de Jorge I, a princpios dos setecentos, com dois marcos fundamentais: a demisso de Lord Norh, em 1782 e a Lei da Reforma de 1832.

II. DOCEANISMO E VINTISMO; AS CONSTITUIES DE 1812 E DE 1822 2.1. O liberalismo doceanista e a Constituio de Cdis 2.1.1. Afrancesados e patriotas importante destacar que o fator que desencadeou o surgimento do constitucionalismo espanhol foi externo, no interno: a invaso francesa. Este um fato notvel, que se deve ter em conta para compreender o alcance e as limitaes da revoluo espanhola. Sem dvida, as idias constitucionais tinham comeado a se difundir entre a elite intelectual a partir da segunda metade do sculo XVIII, mas somente depois da invaso francesa comeou a se construir na Espanha um Estado constitucional.

239

A seqncia dos fatos bem conhecida, mas conveniente record-la. Entre os dias 17 e 19 de maro de 1808 ocorreu o chamado Motim de Aranjuez, cujo resultado foi que Carlos IV se viu obrigado a abdicar da Coroa em nome de seu filho Fernando VII e a despedir seu Primeiro Ministro Godoy. Uma semana depois, as tropas de Napoleo, com o pretexto de se dirigir a Portugal e amparado pelo Tratado de Fontainebleau, assinado por Frana e Espanha no ano anterior, entram em Madri, sob o comando de Murat. Em 10 de abril, Fernando VII, junto com seus colaboradores mais prximos, decide sair de Madri para encontrar-se com o Imperador dos franceses, com inteno de que Napoleo o reconhecesse como legtimo rei de Espanha. Dez dias depois, Fernando VII chegava cidade francesa de Bayona, enquanto seus pais, Carlos IV e Maria Luisa, chegaram dez dias depois, em 30 de abril, com a inteno de que Napoleo obrigasse Fernando VII a devolver ao pai a Coroa de Espanha. Mas o Imperador, que habilmente havia conseguido enganar tanto a Fernando VII, quanto a Carlos IV, levando a Bayona a famlia real espanhola, no pretendia nada mais do que a renncia de todos os Bourbons Coroa espanhola. Napoleo logrou seu objetivo em princpios de maio, o que permitiu que seu irmo Jos, dois meses mais tarde, fosse reconhecido como rei de Espanha e das ndias. Com as renncias de Bayona, caiu a monarquia hispnica e se produziu uma profunda crise na sociedade espanhola, a mais profunda de toda sua histria contempornea at a de 1936. preciso observar que pouco antes de se formalizarem aquelas renncias, exatamente em 2 de maio, a populao de Madri pegou em armas contra as tropas francesas que ocupavam a cidade. Esse levante foi duramente reprimido pelas tropas de Murat, o que provocou uma revolta generalizada em toda Espanha. Na realidade, foi o comeo da longa e dura Guerra de Independncia, que permitiu o surgimento de uma autntica revoluo liberal, com a que se iniciou o constitucionalismo na Espanha. Para enfrentar a crise iniciada com as renncias de Bayona, alguns espanhis decidiram compactuar com os invasores e aceitaram a legitimidade de Jos I. Esta foi a opo feita pelos afrancesados, muitos dos quais ocupavam uma alta posio social, poltica e intelectual. Alm disso, os afrancesados compartilhavam os princpios polticos do despotismo ilustrado. Eram homens de posio moderada, contrrios a quaisquer veleidades revolucionrias. Diante do princpio da soberania nacional, invocado pelos patriotas liberais nas Cortes de Cdis para justificar a sublevao contra Napoleo, os afrancesados basearam-se no prncipio monrquico, o que lhes permitiu fundamentar doutrinariamente sua lealdade a Jos I, em cuja monarquia autoritria viam um instrumento necessrio para modernizao poltica, sem os perigos intrnsecos de uma revoluo liberal. O texto que apresentou as linhas mestras dessa monarquia foi o Estatuto de Bayona, na realidade, imposto por Napoleo a uma Junta de notveis reunidos naquela cidade francesa e oficialmente aprovado por seu irmo Jos I, em 6 de julho de 1808. Esse texto inspirava-se no princpio monrquico, apresentado de forma explcita no prembulo, segundo o qual se outorgava a direo poltica do Estado ao monarca, agregando s Cortes como um rgo representativoestamental. Apesar de seu carter autoritrio, o Estatuto de Bayona

240

reconhecia, de forma dispersa, um conjunto de princpios e liberdades claramente enraizados na nova ordem liberal-burguesa, como a liberdade de imprensa, a liberdade pessoal, a igualdade fiscal e de foros, a invioliabilidade do domiclio, a supresso de privilgios e o acesso aos cargos pblicos, conforme o mrito e a capacidade. O artigo 143 do Estatuto ordenava sua gradual entrada em vigor atravs de decretos ou editos do rei, que no chegaram a ser aprovados, por isso, pode-se dizer que esse texto nunca esteve plenamente em vigor na Espanha ocupada pelos franceses. medida que as tropas francesas eram derrotadas, o que ocorreu, sobretudo depois da Batalha de Bailn, e o territrio espanhol liberado, iam reduzindo mais a rea e a populao que deveria se submeter a este texto. Os espanhis que preferiram dar uma alternativa constitucional patritica crise provocada pela invaso francesa, reconheceram Fernando VII como legtimo rei de Espanha e negaram-se reconhecer como vlidas as renncias de Baionne, pois, para eles, foram efetivadas de forma propositalmente enganosa e, para os liberais por no ter contado com o consentimento da nao. Por todo o pas foram se articulando Juntas Provinciais, que se auto-proclamaram soberanas e que disputaram o poder com Conselho de Castela e a Junta de Governo, as duas instituies mais relevantes do Antigo Regime. Com o objetivo de coordenar a direo poltica e a resistncia militar esta ltima, protagonizada tanto pelo exrcito regular espanhol, reforzado com a ajuda britnica, quanto pelas guerrilhas populares as Juntas Provinciais decidiram criar uma Junta Central, composta por trinta e cinco membros, a maioria deles nobres, que passou a funcionar em 25 de setembro de 1808, em Aranjuez, sob a presidncia do velho conde de Floridablanca. Em dezembro desse ano, a Junta Central mudou-se para Sevilha que se converteu na capital da Espanha no ocupada pelos franceses. Todos seus membros estavam de acordo em convocar as Cortes, embora discordassem sobre a estrutura, a composio e o alcance de seus poderes, assuntos sobre os quais debateram ao longo de 1809. Em que pese o influente Jovellanos ter se manifestado a favor de Cortes estamentais, circunscritas a melhorar as leis fundamentais da monarquia ou constituio histrica de Espanha, ao final triunfaram os partidrios de convocar Cortes unicamerais e com poderes constituintes. Em 31 de janeiro de 1810, uma vez convocadas as Cortes, a Junta Central decidiu dissolver-se, no sem antes criar um Conselho de Regncia, para o qual, um decreto de 31 de janeiro transferia toda a autoridade e poder da Junta Central, sem limitao alguma. 2.1.2. As Cortes de Cdis As Cortes reuniram-se pela primeira vez em 24 de setembro de 1810, em Cdis, uma das cidades mais liberais da Espanha. No se sabe com exatido o nmero de deputados eleitos. Mas pode-se dizer que foram por volta de trezentos. Embora o mais provvel seja que nunca chegaram a estar todos juntos. Um tero deles pertenciam aos estratos mais elevados do clero. Abundavam tambm os juristas, uns sessenta, e os funcionrios pblicos, entre os quais se destacavam dezesseis Catedrticos. Mais de trinta eram militares e

241

oito eram nobres. Havia quinze proprietrios, cinco comerciantes, quatro escritores, dois mdicos e cinco marinheiros. Nessas Cortes no se pode ainda falar em partidos polticos, pois faltava a organizao necessria para tal. Mas sim, possivel e necessrio falar de tendncias constitucionais, ou seja, de grupos de deputados unidos por uma comum, ainda que no idntica filiao doutrinal. A este respeito, dentro dessas Cortes se distinguiam trs tendncias constitucionais. Em primeiro lugar, a que formava os deputados realistas, cuja tese evidenciava uma mescla de escolasticismo e historicismo nacionalista, que se concentrou na defesa da doutrina suareziana da translatio imperii e da soberania dividida entre o rei e as Cortes, assim como na necessidade de que estas respeitassem a essncia das leis fundamentais da monarquia ou Constituio histrica da Espanha na hora de redigir o texto constitucional, como tinha sido definido por Jovellanos no seio da Junta Central. Os deputados realistas criticaram tanto o pensamento revolucionrio francs, como as doutrinas absolutistas: nem revoluo, nem reao, reforma do j existente, passaria a ser seu lema, embora muitos deles, como Inguanzo, estavam muito distantes do talante ilustrado de Jovellanos, como se evidenciou, sobretudo no debate sobre a Inquisio. A segunda tendncia estava formada pelos deputados liberais, cujos princpios constitucionais eram basicamente os mesmos que defederam os patriotas franceses na Assemblia de 1789, em especial a soberania nacional e uma concepo da diviso de poderes destinada a converter as Cortes unicamerais no centro do novo Estado, embora esses princpios fossem defendidos com uma linguagem bem diferente. Assim, embora de fato, existissem referncias comuns do jusnaturalismo racionalista (estado de natureza, pacto social, direito naturais, etc) da parte de alguns deputados liberais, como Toreno, a maioria deles preferiu justificar suas teses incluindo a soberania e a diviso dos poderes recorrendo a um suposto liberalismo medieval espanhol. Na realidade, a utilizao da Idade Mdia para justificar suas teses era comum para realistas e liberais, embora os primeiros, seguindo a Jovellanos, distorciam muito menos a realidade histrica do que os segundos, mais prximos da tese que defenderia Francisco Martnez Marina em sua obra Teoria das Cortes. Os deputados americanos formavam a terceira tendncia constitucional. preciso ter em conta que, a invaso francesa de 1808 influenciou o incio do processo emancipatrio na Amrica espanhola, processo que se encerrara noventa anos mais tarde com as independncias de Cuba, Porto Rico e Filipinas. No entanto, uma parte das elites criollas continuava apostando em manter laos com a Me Ptria, ainda que atravs de uma Constituio que garantisse um autogoverno nas provncias do ultramar e que oferecesse uma justa representao para a populao americana nos rgos do nascente Estado constitucional, especialmente nas Cortes. Nesses dois pontos, estavam de acordo todos os americanos da Assemblia gaditana, cujas premissas constitucionais mesclavam princpios procedentes da neoesclstica espanhola e do direito de ndias com princpios revolucionrios, por exemplo de Rousseau, ao que se deve somar a influncia do jusnaturalismo germncio, sobretudo de Grotius e Puffendorff.

242

Todavia, junto com a filiao doutrinal preciso dizer algumas palavras sobre os modelos constitucionais que defenderam cada uma das trs tendncias. Os deputados realistas mostraram simpatia pelo constitucionalismo ingls, ou mais exatamente, pela verso dada por Montesquieu. No entanto, o que atraiu os realistas no foi a posio constitucional do monarca britnico, mas sim a organizao do Parlamento. Sobre esse tema chamaram a discusso teoria dos corpos imtermedirios, evidenciada pelo autor do Esprito das Leis, insistiram menos na importncia de um executivo monrquico forte ao estilo britnico e mais na necessidade de uma representao especial para a nobreza e sobretudo para o clero, estamento ao qual pertencia boa parte dos realistas. Uma representao especial, semelhante da Cmara dos Lordes, que Jovellanos defendeu em sua Memoria en Defensa de la Junta Central. Os deputados liberais tinham em alta estima alguns aspectos do constitucionalismo britnico, como o Jri e a liberdade de imprensa, mas havia alguns aspectos desse modelo que no lhes agradava, como a extenso da prerrogativa rgia e o carter aristocrtico da Cmara dos Lordes. Estes deputados no eram propriamente anglfilos, diferentes de Jovellanos e de ngel de la Veja Infanzn, os quais desde a invaso francesa tentavam introduzir na Espanha uma monarquia similar britnica, em grande parte, de acordo com as sugestes de Lord Holland e de seu colaborador e amigo ntimo Doutor Allen. Na realidade, as idias centrais dos deputados liberais provinham do jusnaturalismo racionalista (Locke, Rousseau), de Montesquieu e em geral da cultura enciclopedista (Voltaire, Diderot). Essa influncia estrangeira se mesclou com a do historicismo medievalizante, e em alguns casos, como o dos clricos Muoz Torrero e Espiga, com o da neoescolstica espanhola, enquanto apenas em Argelles se detecta o eco do positivismo de Bentham. Por tudo isso, no de estranhar que o modelo mais influente entre os liberais doceanistas tenha sido aquele que foi organizado na Frana a partir da declarao dos direitos de 1789 e da Constituio de 1791. Este ltimo um texto que esteve muito presente na hora de redigir-se a Constituio espanhola de 1812, ainda que entre esses dois cdigos existam notveis diferenas, como logo se ver. Por outro lado, aos deputados americanos, no servia nem o modelo constitucional britnico, nem o francs de 1891. O primeiro era incompatvel com sua mentalidade anti-aristocrtica, inclinado a um igualitarismo que excedia os limites do primitivo liberalismo; o segundo inspirado no dogma jacobino da soberania nacional, no lhes agradava por seu radical uniformismo poltico e administrativo. Na realidade, parece que os deputados americanos contemplavam mais na direo de uma monarquia quase federal dos Habsburgos destruda pelo centralismo bourbnico do que em direo aos modelos constitucionais ento vigentes. No caso de ter que escolher um desses modelos, suas simpatias se inclinavam para o modelo dos Estados Unidos. Um modelo que no convencia em absoluto, nem aos realistas, nem aos liberais. Aos primeiros, devido ao seu republicanismo; aos segundos, de notvel jacobinismo, principalmente por seu federalismo, claramente rechaado naquelas Cortes.

243

2.1.3. A Constituio de 1812 A Constiutio de Cdis estava composta por trezentos e oitenta e quatro artigos e precedida de um extenso discurso preliminar, redigido principalmente por Agustn Arguelles, no qual se assegurava que as bases do projeto da Constituio, longe de consagrar novidades importadas, haviam sido para nossos maiores verdadeiras prticas, axiomas reconhecidos e santificados pelos costumes de muitos sculos. Os dois princpios bsicos da Constituio de Cdis era o da soberania nacional e o da diviso dos poderes, j proclamados no decreto de 24 de setembro de 1810, o primeiro aprovado pelas Cortes, logo que abertas as sesses. O princpio da soberania nacional estava descrito no artigo terceiro do texto constitucional, que dizia: a soberania reside essencialmente na nao, e por isso mesmo a ela pertence exclusivamente o direito de estabelecer suas leis fundamentais e a forma de governo que mais lhe convenha. Esse ltimo inciso, depois dos debates, foi suprimido. Da mesma maneira que esse princpio, o ttulo X do cdigo gaditano organizava um procedimento especial para revisar a Constituio, diferente do legislativo ordinrio e do qual se exclua o monarca. De tal forma que, se a Constituio de Cdis foi aprovada sem a sano rgia nem sequer deu oportunidade Regncia para faz-lo em nome do rei ausente to pouco permitia que no futuro, o monarca sancionasse (ou se negasse a sancionar) a Constituio aprovada pelas Cortes Constituintes. O princpio da diviso de poderes tambm transformava radicalmente a velha monarquia espanhola. O rei j no estava frente de todas as funes do Estado. verdade que a Constituio seguia atribuindo-lhe a exclusividade no exerccio do poder executivo, bem como participao na funo legislativa atravs da sano das leis e proclamava tambm que a Justia seria administrada em seu nome. No obstante, no futuro as Cortes seriam o rgo supremo do Estado. Um rgo que seria composto de apenas uma Cmara, seus membros seriam eleitos atravs de um sufrgio indireto, em trs graus, o que conferia participao eleitoral direta ou indireta boa parte dos homens maiores de idade, sendo excludos os criados domsticos, as mulheres e as castas americanas. As Cortes desempenhariam a funo legislativa, pois o monarca somente poderia interpr um veto suspensivo s leis aprovadas nas Cortes o que apenas atrasaria sua entrada em vigor. Alm disso, recaa principalmente nas Cortes, embora no de forma exclusiva, a direo poltica do novo Estado por elas esboado, especialmente no que dizia respeito s relaes internacionais e s foras armadas, em que pesem as competncias do rei nesses mbitos. As relaes entre as Cortes e o rei eram reguladas de acordo com premissas muito semelhantes quelas que haviam sustentado os patriotas franceses na Assemblia de 1789, nas quais se refletia a grande desconfiana do liberalismo revolucionrio frente ao executivo monrquico. Para citar apenas dois exemplos: a Constituio proibia ao rei a dissoluo das Cortes e impedia que os secretrios de Estado ainda no se falava de Ministros, nem de

244

Governo como rgos de colegiado fossem tambm deputados, em franca oposio ao sistema parlamentar de governo, j ento bem consolidado na Gr-Bretanha, que havia defendido Mirabeau na Assemblia de 1789 e BlancoWhite nas pginas do El Espaol. Por ltimo, tambm a Constituio de Cdis alterava de forma radical o exerccio da funo jurisdicional, que passa a ser atribuda a juzes e magistrados independentes. Essa era uma premissa liberal bsica defendida pelo discurso preliminar sendo relacionada com a salvaguarda da liberdade e da segurana pessoais, de acordo com o que haviam dito Locke e Montesquieu. No cdigo de 1812 faltava uma declarao de direitos, embora seu artigo quarto, de evidente estilo lockeano, assinalava que a nao estava obrigada a conservar e proteger por leis sbias e justas a liberdade civil, a propriedade e os demais direitos legtimos de todos os indivduos que a compem. Por outro lado, o ttulo V dessa Constituio, Dos Tribunais e da Administrao da Justia, reconhecia algumas garantias processuais intimamente ligadas segurana pessoal, como o direito ao juiz natural o direito de resolver divergncias por meio de juizes rbitros (art. 280), o direito de habeas corpus (art. 287 junto com os arts. 290, 293 e 300), a proibio de tormentos (art. 303) e a inviolabilidade da residncia (art. 306); enquanto o artigo 371 reconhecia a todos os espanhis a liberdade de escrever, imprimir ou publicar suas idias polticas sem necessidade de licena, reviso ou aprovao alguma anterior publicao. Outros preceitos sancionavam a igualdade de todos os espanhis frente lei: igualdade de foros (arts. 248 e 258), j fora do Ttulo V, igualdade no cumprimento das obrigaes fiscais (arts. 8 e 339). O artigo 373, por sua parte, reconhecia o direito de petio. Contudo, um direito de tamanha importncia como o de liberdade religiosa, admitido no constitucionalismo ingls, norte-americano e francs, no aparecia em nenhuma parte do cdigo espanhol de 1812. Muito antes pelo contrrio, o artigo 12 desse texto consagrava ao Estado a confisso catlica de maneira rotunda dizia: a religio da nao espanhola e ser perpetuamente a catlica, apostlica, romana, nica verdadeira. A Nao a protege por leis sbias e justas, e proibe o exerccio de qualquer outra. Este preceito, aprovado pelos deputados liberais que concentiram calados, era uma sofrida concesso deles incluidos os de condio clerical aos realistas e, na verdade, aos sentimentos da maioria dos espanhis. preciso ter em conta que o prambulo da Constituio, alm de reiterar uma ligao com os velhos cdigos da monarquia medieval espanhola, invocava a Deus todo poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo, como Autor e Supremo Legislador da Sociedade. Na verdade, todo o texto desta Constituio estava imbudo de um forte matiz religioso. O que no quer dizer que os liberais doceanistas compartilhassem dessa mistura de religio e poltica, nem muito menos da intolerncia religiosa. Com relao a isso, muito importante distinguir entre o liberalismo doceanista e a Constituio de Cdis, pois nesse texto no se refletiram todas as pretenses daquele, como a tolerncia religiosa. A Constituio de Cdis mal entrou em vigor e, logo deixou de vigorar, pois em maio de 1814, quando Fernando VII de volta do exlio francs, anulou a Constituio junto a todos os decretos aprovados pelas Cortes. Assim comeava o sextnio absolutista. O fracasso foi o saldo final da primeira

245

experincia constitucional espanhola. No contou com o apoio do povo, pelo contrrio, havia provocado a hostilidade de boa parte da nobreza e do clero. 2.1.4. O Trinio Constitucional O absolutismo to pouco duraria muito. Depois das tentativas fracassadas de Mina, Porlier, Richard, Renovales y Lacy de acabar com ele atravs da fora, em 1 de janeiro de 1820, o Pronunciamento de Riego alcanou o to almejado objetivo. A queda do absolutismo trouxe consigo o restabelecimento da Constituio de Cdis. Fernando VII, que tanto a odiava, se viu obrigado a aceit-la em 10 de maro desse ano. Porm, longe de suas promessas de fidelidade a esse cdigo, comeou a conspirar contra ele assim que foi restaurado. Nesse intento, no teve dvidas de pedir colaborao Santa Aliana, integrada por Rssia, Astria, Prssia e Frana. Essas naes no poderiam ver com bons olhos um cdigo to revolucionrio como o gaditano, que tambm no agradava muito ao Governo Tory de Lord Liverpool. A Gr-Bretanha, na verdade, no tinha muito interesse que se consolidasse o Estado Constitucional espanhol, nem tanto por prejuzos ideolgicos, quanto porque a instabilidade poltica da Espanha favorecia a emancipao da Amrica hispnica. Um grande territrio cobiado pelo comrcio britnico, ainda que os Estados Unidos no estivessem dispostos a permitir que naquele hemisfrio voltasse a surgir o domnio de alguma nao europia como advertia muito claramente o Presidente Monroe em 1823. Nem a Santa Aliana, nem a Gr-Bretanha podiam simpatizar com a admirao que suscitava o texto gaditano fora da Espanha. Em Portugal como se ver com mais detalhe adiante , em Naples e em Piemonte, com efeito, a Constituio de Cdis no tardaria em ser adotada como bandeira prpria. Da mesma forma, anos mais tarde, fariam os dezembristas russos. Na realidade, a promulgao desse texto constitucional em 1820 ofereceu uma luz de esperana para os liberais radicais e para os democratas de toda Europa, relegados ou perseguidos devido a poltica reacionria que a Santa Aliana havia imposto ao velho continente. Assim, a Constituio de 1812 se converteu, durante, o Trinio, em um ponto de referncia para todo o movimento liberal e nacionalista da Europa e Amrcia, sendo um marco decisivo na histria do liberalismo ocidental. Contudo, a oposio de Fernando VII ao novo regime constitucional e o contexto internacional pouco favorvel ao estabelecimento desse regime na Espanha no so suficientes para explicar o fracasso do Trinio. preciso ter em conta tambm a diviso do liberalismo espanhol entre exaltados e moderados, que resultou funesta para a sobrevivncia do novo regime e que comeou a se manifestar em prncipios de 1820, devido dissoluo do Exrcito da Ilha isto , do contigente de tropas comandadas pelos heris da revoluo: Rafael de Riego, em primeiro lugar, Quiroga, Arco-Argero y Lpez Baos. Os exaltados queriam fazer desse Exrcito um bastio armado da revoluo e se opunham sua dissoluo. Os moderados, pelo contrrio, temiam o papel que esse Exrcito poderia desempenhar como grupo de presso contra as Cortes e o Governo. Da seu interesse em dissolv-lo, o que ocorreu posteriormente. Mas junto a esta questo houve vrias outras que, ao longo daqueles trs anos, dividiriam os liberais espanhis, como a nomeao

246

de altos cargos da Administrao civil e militar, a legislao das Sociedades Patriticas, e, sobretudo, a estratgia que seguia o processo de transformao social na Espanha. Os exaltados cujas premissas estavam entre o liberalismo e o jacobinismo, apelando umas vezes s liberdades individuais e outras aos direitos do povo queriam restabelecer integralmente o programa das Cortes de Cdis e inclusive radicaliz-lo. Um de seus dirigentes mais destacados era Flrez Estrada, alm de Romero Alpuente, Moreno Guerra, Istriz e Calvo de Rozas. Os exaltados pensavam que havia um perigoso divrcio entre o poder poltico e o poder social, que somente se poderia solucionar acelerando o processo revolucionrio e ampliando a base social das novas instituies. Muito embora, naquele tempo, se centrassem as expectativas nas classes populares urbanas da sua insistncia nas milcias populares e nas Sociedades Patriticas mas no no campesinato, que representava a imensa maioria da populao espanhola. Os moderados, ao contrrio, acreditavam que no se deveria radicalizar os conflitos entre as foras do Antigo Regime e as favorveis nova ordem liberal, mas sim, buscar um entendimento entre estas e as mais flexveis daquelas, tendo em conta, exatamente, o pouco apoio popular com que contava o Estado constitucional, que tinha acabado de forma trgica em 1814, quando a massa popular havia dado as boas vindas ao absolutismo. Entre seus membros mais proeminentes figuravam muitos liberais que tiveram uma destacada participao nas Cortes de Cdis, tais como Argelles, Toreno, Muoz Torrero e Espiga. Se os exaltados acusavam os moderados de serem demasiado condescendentes com as foras reacionrias e de tentar se beneficiar exclusivamente do exerccio do poder, estes se defendiam acusando aqueles de favorecer objetivamente a derrocada do regime e de instigar a averso do Monarca, de boa parte da Aristocracia e do Clero, bem como da Santa Aliana. No se pode, no entanto, dizer que a Constituio de 1812 fosse um ponto que separassse moderados e exaltados, ao menos abertamente. De fato, durante o Trinio nunca se chegou a propr nas Cortes sua reforma. De qualquer maneira, muitos moderados, como o Conde de Toreno, que j haviam se distanciado desse cdigo, inclusive antes do Pronunciamento de 1820. Enquanto isso, outros iam se distanciando dele ao longo do Trinio. Por outro lado, muitos exaltados, embora talvez no a maioria, tambm estavam conscientes de que o cdigo doceanista no era o mais adequado para a Espanha da poca. Os constantes conflitos entre o rei e os seus ministros e entre esses e as Cortes contriburam para que boa parte dos liberais espanhis, especialmente os mais conservadores, mas no apenas eles, fossem se distanciando do modelo gaditano e buscassem outro mais eficiente para edificar o Estado constitucional; e tambm, mais em consonncia com os novos ventos que sopravam na Europa. O que se tornou claro e evidente durante o Trinio foi que o sistema de governo s podia funcionar sob a Constituio de Cdis se o Executivo (rei e ministros) e as Cortes concordassem na direo poltica do Estado. No sendo assim, o sistema seguramente teria um colapso. Um colapso, tambm irremedivel no mbito da legalidade gaditana posto que na Espanha, como antes na Frana, se ascendia ao topo do poder executivo de forma hereditria ou vitalcia, diferente do que ocorria nos Estados Unidos da Amrica. Diante

247

dessa grave conjuntura, que se ps em evidncia de forma dramtica a partir dos primeiros meses do Trinio, os liberais somente podiam adotar duas solues (para os absolutistas estava claro desde o princpio que a nica soluo era pura e simplesmente acabar com o Estado constitucional): a primeira, para a qual se inclinaram os exaltados, era a de encaminhar o Estado para um caminho assemblerio, acelerando as transformaes econmicas e sociais que fossem possvel, um autntico libealismo popular verdadeira contradictio in terminis na Espanha daqueles anos e, em geral, na de todo o sculo XIX , capaz de fazer frente aos poderosos inimigos interiores e exteriores, se necessrio infringindo a Constituio, ou ao menos, dando a interpretao de acordo com as premissas do sistema assemblerio de governo. A segunda soluo que parecia se impr medida em que a interpretao presidencialista da Constituio de Cdis ia sendo derrotada era a de abandonar o modelo monrquico estruturado na Constituio e articular outro modelo inspirado no constitucionalismo britnico. Esta soluo foi a que se imps na Espanha aps a morte de Fernando VII. Mas, naquele momento, 1823, o que triunfou foi o restabelecimento do absolutismo fernandino pelas mos do duque de Angoulme, sobrinho de Lus XVIII, e de seus Cem mil filhos de So Luis, que comearam a ocupar a Espanha na primavera daquele ano. A interveno francesa fora decidida no outono de 1822 pelas Chancelarias de Astria, Prssia, Rssia, Frana, Mdena e as Duas Siclias, reunidas no Congresso de Verona, com a discordncia da Inglaterra, representada naquele Congresso por Canning, que desde o vero de 1822, estava frente do Foreign Office, depois do suicdio de Castlereagh. Na Frana, a interveno militar deu lugar a acalorados debates nas duas Cmara do Parlamento. Os doutrinrios se opuseram a ela, mas os ultras, que contavam com a maioria depois das eleies de 1821, apoiaram. Chateaubriand Ministro de Assuntos Exteriores no Governo Villle foi o mais entusiasta defensor da interveno francesa, ao ver nela uma magnfica oportunidade para ressarcir a honra do exrcito francs, dez anos depois da derrota que sofreram para o povo espanhol. 2.2. O liberalismo vintista e a Constituio de 1822 2.2.1. Liberalismo e nacionalismo Em Portugal, como na Espanha, as novas idias enciclopedistas e inclusive liberais, junto com as novidades cientficas, iam se difundindo durante o ltimo tero do sculo XVIII, em boa medida, graas reforma de ensino empreendida pelo marqus de Pombal, de acordo com o que havia sustentado anos antes o mais notvel de todos os estrangeirados, Lus Verney, no Verdadeiro Mtodo de Estudar (1747). Reformas no muito distintas daquelas que foram efetivas na Espanha, por Campomanes e Olavide. Mas sem menosprezar esses antecedentes, no resta dvida de que o triunfo do primeiro liberalismo em Portugal est ligado, de forma inseparvel, luta pela independncia nacional e contra a presena estrangeira, mas no a francesa, como na Espanha de 1808, mas sim a Britnica. Recordemos alguns aspectos desse fato.

248

Em 27 de novembro de 1807, antes de as tropas francesas ocuparem o territrio portugus, sob o respaldo do Tratado de Fontainebleau, que previa a diviso de Portugal entre Frana e Espanha, o futuro D. Joo VI, ento prncipe regente de Portugal, seguindo os conselhos britnicos e sob a proteo da Armada de Jorge III, decidiu transladar-se ao Rio de Janeiro com toda a famlia real, inclusive sua me, a Rainha Maria I, deixando o pas governado por uma Conselho de Regncia. Acompanhava a famlia real, um squito de dez mil homens, entre os quais se encontravam praticamente todos os altos cargos da Administrao do Estado, muitos nobres e alguns ricos comerciantes. Assim, o Brasil de sbito se converteu, na capital de um imprio, at o retorno de D. Joo VI a Lisboa, em 3 de junho de 1821, j como rei, por ter sua me morrido cinco anos antes. Portugal assim esteve quase quatorze anos sem a presena de seu rei, no lugar dos seis que havia estado a Espanha. Essa ausncia do monarca teria uma notvel influncia nas origens do constitucionalismo ibrico e em grande medida explica seu radicalismo. Em fins de 1807, o General Junot atravessou a Espanha e ocupou Portugal. Sua presena foi bem recebida por algumas elites ilustradas e liberais, que inclusive apresentaram um projeto de Constituio, atribudo a Fernando Duarte Coelho, no qual se pretendia criar uma monarquia constitucional portuguesa, no mbito do imprio napolenico. No entanto, este projeto no chegou a ser aprovado, diferente do que havia ocorrido na Espanha com o Estatuto de Bayona. A presena das tropas francesas foi rechaada pela maioria da populao, como ocorreria mais tarde com as invases de Soult, em 1808, e de Mariscal Massena, em 1810 e 1811. Em Portugal, entretanto, no houve resistncia guerrilheira to significativa como na Espanha, nem tampouco algo parecido com um movimento a favor das Juntas, capaz de articular um novo Estado e de convocar Cortes. O peso da resistncia recaiu na aliana entre os exrcitos portugus e britnico, que lograram expulsar definitivamente os franceses em 1811. Porm como o estado estava acfalo devido transferncia da Corte para o Brasil, as tropas britnicas, sob o comando de William Beresford, permaneceram sem grandes obstculos at 1820 em Portugal, que se converteu de fato em um protetorado britnico e em uma colnia do Brasil, at o regresso do rei. O levante de Riego, em janeiro de 1820, estimulou os patriotas liberais portugueses a se rebelarem contra a ocupao britnica. A revoluo que eclodiu no Porto, em 24 de agosto de 1820 era to nacionalista quanto liberal, igual espanhola de 1808. Expressava o mal estar da maioria da populao pela presena britnica, pela perda do monoplio do mercado brasileiro, desastroso para a economia e para fazenda portuguesas, assim como pela ausncia do rei e de sua famlia, cujo regresso imediato foi exigido. Em 1820 se formou uma Junta Provisria de Governo, que substituiu a Regncia e que, em dezembro desse ano, convocou eleies para as Cortes Constituintes, que se celebraram conforme as normas eleitorais contidas na Constituio de Cdis. As Cortes se reuniram em janeiro de 1821, sobre a presidncia de Manuel Fernandes Toms, um dos protagonistas da Revoluo de 1820 e o mais destacado membro do Sindrio. A tertlia intelectual por ele idealizada inicou no Porto e dela faziam parte alguns importantes comerciantes e vrios oficiais do exrcito.

249

2.2.2. As Cortes de 1821-1822 Se a procedncia profissional dessas Cortes (abundavam sacerdotes, advogados, professores universitrios, proprietrios rurais e comerciantes) era muito parecida com as de Cdis, sua filiao doutrinal lembra tambm s espanholas, mas com algumas diferenas significativas, resultado, em grande parte, dos dez anos que separavam uma da outra. Havia um grupo realista, escudado na escolstica e partidrio de reformar a estrutrura institucional da monarquia tradicional, mas sem destru-la. Um segundo grupo, no qual se mesclavam os argumentos escolsticos com o racionalismo, tomados do pensamento revolucionrio francs, era composto pelos sessenta e quatro deputados do Brasil, se bem que este grupo no chegou a ter a mesma importncia que tiveram os americanos nas primeiras Cortes espanholas, entre outras razes, por sua tardia incorporao aos debates constituintes, depois que as Cortes aprovaram as Bases da Constituio, sobre as quais se discorrer adiante. Um terceiro grupo era formado pelos deputados liberais da metrpole que foram os protagonistas das Cortes, sua filiao doutrinal parecia muito com aquela dos liberais das Cortes de Cdis e mais ainda, com a dos exaltados do Trinio. Entre eles os representantes mais destacados foram Borges Carneiro e o mencionado Fernandes Toms. Junto ao jusnaturalismo racionalista (Loke, Rousseau, Sieys), se percebe neles, efetivamente, a influncia do historicismo nacionalista. Este componente doutrinal, alm de surgir nos debates constituintes, se fez presente na prpria Constituio de 1822, que no prembulo, como o da espanhola de 1812, tambm comeava com a invocao da Santssima e Indivisvel Trindade, relacionava o novo texto com as antigas leis fundamentais da monarquia. Entre os liberais portugueses se destacava, tambm, a influncia do utilitarismo de Bentham, que em Cdis, como foi dito, fora muito escasso, embora no tenha sido nas Cortes do Trinio, j que nessas, a influncia do publicista ingls foi muito grande, tanto entre os exaltados, quanto entre os moderados. Por outro lado, diferente do que havia ocorrido nas Cortes de Cdis, nas primeiras Constituintes portuguesas se percebia, como nas Cortes espanholas do Trinio, a presena de alguns moderados e anglfilos, que formavam uma quarta tendncia constitucional, minoritria ento, mas cujas idias, quatro anos depois, se plasmariam na Carta de 1826. Seu mais destacado representante foi o Duque de Palmela, cujas teses no eram muito diferentes das que j, por aquela poca, sustentava na Espanha Martnez de la Rosa ou o Conde de Toreno. O debate constitucional comeou em janeiro de 1821. Em 9 de maro deste ano, as Cortes aprovaram um decreto que estabelecia as Bases da Constituio Portuguesa, que serviram de orientao para elaborar o texto constitucional articulado. Quando apresentou o texto nas Cortes, o presidente da comisso constitucional que a havia elaborado sublinhou, como na Espanha fizera Argelles em uma ocasio semelhante, que os membros dessa comisso desejaram no se perder no labirinto das teorias dos publicistas modernos, mas sim, que tentaram buscar as bases da nova Constituio em nosso antigo Direito Pblico, em desuso por culpa dos ministros despticos, que adulavam os reis s custas do povo. O historicismo nacionalista era, pois uma fonte doutrinal to importante ao liberalismo vintista sempre pronto a lembrar as

250

Cortes de Lamego para justificar as inovaes como no gaditano e que distinguia a ambos da atitude anti-historicista que havia sustentado os patritas franceses na Assembia de 1789 e marcadamente Sieyes. As Bases estavam compostas de trinta e sete princpios, agrupados em duas sees: uma sobre os Direitos Individuais dos Cidados e outra sobre A Nao portuguesa, sua Religio, Governo e Dinastia. Essas Bases foram juradas por D. Joo VI, em 3 de julho, logo que chegou Lisboa, depois de uma ausncia de quatorze anos, e de acordo com elas em 25 de junho, foi apresentado nas Cortes, um projeto de Constituio, composto de 240 artigos (cento e quarenta menos que a de Cdis), que depois de um longo debate, se aprovou em 23 de setembro de 1822, sendo jurada pelo Rei D. Joo VI, sete dias depois. 2.2.3. A Constituio de 1822 A primeira Constituio portuguesa estava marcadamente influenciada pela espanhola de 1812; e, portanto, indiretamente, pela francesa de 1791. Muitos dos preceitos do cdigo portugus reproduziam de maneira quase literal o texto gaditano. No entanto, observam-se algumas importantes diferenas. A primeira aparece logo no primeiro ttulo, Dos direitos e deveres individuais dos portugueses, no qual se percebia a influncia das declaraes francesas de 1789 e 1795. Ao longo de dezenove artigos se reconhecia de forma ordenada um conjunto de direitos e deveres, a maioria deles tambm presentes na Constituio de Cdis, embora nessa de forma dispersa, como foi apontado. Seguindo os conselhos de Bentham, as liberdades de imprensa e de expresso se proclamavam no cdigo portugus de forma mais ampla que em Cdis, alm de estabelecer em seus artigos stimo e oitavo garantias jurisdicionais inexistentes no texto espanhol. Porm, enquanto o artigo 12 dessa Constituio proclamava a intolerncia religiosa, o artigo 25 da portuguesa, ainda que partindo da confessionalidade catlica do Estado, admitia a liberdade de cultos para estrangeiros: A religio da Nao Portuguesa a Catlica, Apostlica, Romana. Permite-se, contudo, aos estrangeiros o exerccio particular de seus respectivos cultos. Como na Constituio de Cdis e na francesa de 1791, o cdigo vintista se fundamentava em dois grandes princpios: o da soberania nacional e o da diviso dos poderes, que estavam de forma explcita nos artigos 26 e 30, respectivamente. Em virtude do primeiro, os constituintes portugueses, como haviam feito antes os espanhis e os franceses, estabeleceram no artigo 28 um procedimento especial de reforma, que negava ao rei a sanso das leis constitucionais, e que inclua, contra o critrio expresso por Benhtam, uma clusula de intangibilidade temporal, similar a que havia estabelecido a Constituio de Cdis, segundo a qual no se poderia reformar a Constituio antes de transcorridos quatro anos desde sua publicao (em Cdis eram oito anos depois que fossem postas em prtica todas suas partes, segundo dispunha seu artigo 375). Em virtude do princpio da diviso dos poderes, o legislativo, residia nas Cortes com dependncia da sano do rei, e no nas Cortes com o Rei, como havia estabelecido a Constituio de Cdis; o judicirio, nos juzes; e o

251

executivo, no rei e nos secretrios de Estado, estes o exerciam sob autoridade daquele. Esta foi uma frmula diferente da empregada em Cdis, que atribuiu o executivo ao rei, exclusivamente. Ao denominar os trs poderes bsicos do Estado, a Constituio de 1822 mesclava um critrio funcional utilizado pela Constituio francesa de 91, com outro orgnico, seguido pela espanhola de 12. Assim, apresentava sub-itens como Do Poder Legislativo ou das Cortes, Do Poder Executivo ou do Rei e Do Poder judicirio. Como em Cdis, se estabelecia a incompatibilidade, to criticada por Bentham, entre a condio de Deputado e o cargo de secretrio de Estado ou de qualquer emprego provido pelo rei, o que no favorecia certamente o desenvolvimento parlamentar de governo, cujos princpios eram to estranhos a este texto como haviam sido ao espanhol de 12 e ao francs de 91. A responsabilidade dos ministros diante das Cortes se regulava em termos exclusivamente penais (art. 10, 3, 131, 159 y 160) e se desconhecia a existncia do Governo como rgo colegiado. Na realiade, a Constituio portuguesa, como antes a de Cdis e a francesa de 1791, articulava um sistema assemblerio de governo, com um monarca hereditrio como Chefe de Estado. Se em Cdis essa monarquia havia sido denominada moderada, em Portugal preferiram cham-la constitucional hereditria (art. 29). De qualquer forma, em ambos os textos, se reduzia de forma considervel os poderes rgios, em benefcio das Cortes unicamerais, a quem era atribuda de forma principal. conveniente repetir que este radicalismo, no momento de regulamentar os poderes do rei, apenas so compreensveis exatamente tendo-se em conta que, em Portugal, o rei esteve ausente de seu pas de 1807 at 1821, como havia ocorrido na Espanha de 1808 a 1814, pois a presena de ambos, sobretudo de Fernando VII, mais obstinado e menos inteligente que D. Joo VI, dificultaria sobremaneira o enfraquecimento do poder rgio. Por outro lado, a Constituio de 1822, como antes havia feito a de Cdis, para que fossem eleitos os Deputados dava participao eleitoral para a maior parte dos homens, maiores de idade, que soubessem ler e escrever (art. 33), embora para ser eleito Deputado, exigia-se uma determinada renda que poderia ser procedente da: terra, indstria, comrcio ou exrcito profissional (art. 34). O sufrgio, por outro lado, apesar do que havia aconselhado o influente Bentham, seguia sendo indireto (arts. 44, 61 e 63), como na Constituio de Cdis. Havia igualmente diferenas, a Constituio portuguesa se distanciava da espanhola ao permitir a reeleio dos deputados (arts. 36), outro ponto que tambm defendera enfaticamente o publicista ingls. Os poderes das Cortes e do rei eram quase idnticos aos da Constituio de Cdis e muito semelhante tambm era a regulamentao da Regncia, da deputao permanente das Cortes e do Conselho de Estado, embora neste caso sua composio fosse diferente. Outras diferenas residiam na forma de regular a iniciativa legislativa, que na Constituio de 1822, atribua aos ministros (art. 105), e no ao Rei, como a de Cdis; enquanto que o monarca somente podia exercer uma vez o veto para interpr s leis aprovadas pelas Cortes (art. 112) e no duas, como em Cdis. Em poucas

252

palavras, as limitaes do poder rgio eram mais aguadas no texto vintista do que no doceanista. Outra peculiaridade da Constituio portuguesa de 1822 era a forma de regulamentar as relaes entre Portugal e Brasil. Um assunto chave, do qual dependia a prpria estabilidade do Estado constitucional. Pela lei de 16 de dezembro de 1815, o Prncipe Regente D. Joo converteu o Brasil em reino e declarou sua unio com a antiga metrpole, o antigo reino de Portugal e Algarves se transformava em Reino nido de Portugal, Brasil e Algarves. A Constituio de 1822, por sua parte, definia a nao portuguesa como a unio de todos os portugueses de ambos os hemisfrios (art. 20), seguindo o que fora estabelecido em Cdis, mas distanciando-se dessa, pois no havia previsto nada assim para as colnias ultramarinas, estabeleca um Reino Unido de Portugal e Brasil. Tratava-se de uma unio real entre ambos os pases. Visto que previa a criao de uma delegao do poder executivo no Brasil, que se confiava a uma Regncia, composta por cinco pessoas (arts. 128, 129). Tambm teria direito a representao nas Cortes, a partir da eleio de um deputado para cada trinta mil habitantes (art. 37), bem como, uma composio paritria no Conselho de Estado (art. 162) e um Supremo Tribunal de Justia independente daquele que existia na metrpole (art 193). Essas concesses no foram suficientes para as expectativas dos deputados brasileiros, que exigiram que o texto constitucional estabelecesse uma assemblia parlamentria para o Brasil, mas sem afetar a participao nas Cortes, onde continuariam debatendo os assuntos comuns aos dois reinos. Uma exigncia que foi rechaada pelos deputados da metrpole. Essa negativa acelerou o processo independentista, estimulado por homens como Jos Bonifcio de Andrada e Silva. Na verdade, o sentimento separatista se fortaleceu a partir da instalao da Corte no Rio de Janeiro, j que se efetivou o fim do monoplio do comrcio com Lisboa, e, portanto, a ruptura econmica com a antiga metrpole. Concomitantemente, se criava novas ligaes com a Gr-Bretanha e com os Estados Unidos. Alm disso, tambm existiram alguns enfrentamentos entre a elite governante de origem portuguesa e os nascidos no Brasil. No auge do processo de independncia brasileiro pesava muito o exemplo das vizinhas colnias espanholas e inclusive do longnquo Estados Unidos. Mas no resta dvida de que o tropeo dado pelos deputados metropolitanos ao tratar das questes brasileiras nas Cortes Constituintes acelerou a independncia, que foi proclamada oficialmente em 7 de setembro de 1822, apenas duas semanas antes de ser aprovada a primeira Constituio portuguesa. D. Pedro, filho primognito de D. Joo VI se havia negado a regressar a Lisboa, como exigiam as Cortes, foi proclamado Imperador do Brasil. A independncia do Brasil foi um golpe para o nascente Estado constitucional portugus, pois conseguir solucionar o problema colonial foi um dos principais objetivos da revoluo vintista, junto ao regresso do rei e estruturao de um novo Estado que garantisse a liberdade e a independncia nacional. Mas, parte desse considervel fracasso, o liberalismo vintista, apoiado socialmente, sobretudo, pelos setores mais avanados da burguesia mercantil e profissional, devido ao seu radicalismo, instigou a averso da Coroa

253

e da maioria da nobreza e do clero, que viam, com a nova ordem constitucional, perigar seus ancestrais privilgios, e inclusive, da maioria da populao camponesa e analfabeta, sob a tutela ideolgica da Igreja e cujas condies de vida no tinham melhorado desde a revoluo de 1820. 2.2.4. Absolutismo ou monarquia constitucional? O restabelecimento do absolutismo na Espanha, com a ajuda da Santa Aliana, estimulou as foras hostis ao liberalismo vintista a abolir a Constituio de 1822. Contudo, porm, nesse caso sem o apoio da Santa Aliana, vetado expressamente pela Gr-Bretanha, por considerar que Portugal formava parte de sua zona de influncia. Em 27 de maio de 1823, produziu-se um golpe de Estado, a Vila-Francada, estimulado por algumas faces do exrcito, e que contou com o efetivo apoio da rainha Carlota Joaquina, irm de Fernando VII, e de seu filho o infante D. Miguel. No ms seguinte, D. Joo VI dissolveu as Cortes Constituintes, revogou a Constituio de 1822, declarou em pleno vigor as leis tradicionais e mandou convocar as antigas Cortes por estamentos. Sua inteno no era restabelecer o absolutismo, como desejava a rainha e D. Miguel, mas apadrinhar uma monarquia constitucional no muito diferente da que havia sido implantada por Lus XVIII, na Frana de 1814. Por outro lado, o rei evitou seguir a poltica repressora contra os liberais que havia levado a cabo o vingativo Fernando VII na Espanha. Em 19 de junho, D. Joo VI nomeou uma comisso de quatorze membros, presidida por Palmela, encarregada de elaborar um novo texto constitucional em consonncia com as leis fundamentais ou a Constituio histrica de Portugal, mais do que a Constituio de 1822. Assim nasceu um projeto constitucional, elaborado principalmente por Ricardo Raimundo Nogueira, que no chegou a entrar em vigor, por oposio da Santa Aliana, embora algumas de suas peas fundamentais, como o fortalecimento poder rgio e o bicamerismo, passariam para a Carta de 1826. Outro projeto alternativo, mas circunscrito organizao das Cortes, foi o de Manuel Trigoso de Arago Morato. Eram momentos de divergncias entre os defensores mais conciliadores do Antigo Regime, aliados aos liberais mais moderados, partidrios de uma monarquia constitucional conservadora, e os mais intransigentes e obstinados que apostavam ferrenhamente em uma soluo absolutista. Em 30 de abril de 1824 (a chamada Abrilada), D. Miguel, o mximo expoente desse ltimo grupo, tornou pblica uma proclamao a favor da restaurao do absolutismo. D. Miguel foi detido e enviado ao exlio, em Viena, onde permaneceria at 1828 (certamente, um mau lugar para uma reciclagem liberal). Mas a soluo constitucional no triunfou prontamente. O que se manteve durante quase dois anos foi uma monarquia absoluta sem os matizes repressivos de sua homloga espanhola.

III. CARTISMO E MODERANTISMO. A CARTA DE 1826 E O ESTATUTO REAL DE 1834 3.1. O liberalismo cartista e a Carta de 1826 Depois da morte de D. Joo VI, em maro de 1826, seu filho, D. Pedro I, imperador do Brasil, foi proclamado rei de Portugal com o nome de Pedro IV.

254

Em 29 de abril desse mesmo ano, o novo rei portugus decidiu aprovar uma Carta Constitucional muito semelhante quela que dois anos antes havia outorgado para o Brasil. No dia seguinte de outorgala, D. Pedro convocou eleies e em 2 de maio abdicou a favor de sua filha Maria da Glria, ento uma criana de 7 anos, mas com duas condies, logo descumpridas: que seu irmo D. Miguel, nomeado prncipe regente at que sua filha atingisse a maioridade, e contrasse matrimnio com ela, bem como o compromisso de respeitar a Carta constitucional recm aprovada. A Carta de 1826, como a brasileira de 1824, foi inspirada na francesa de 1814. Como essa, respondia ao princpio monrquico, que se encontrava logo no prembulo, sem dvida de um teor muito distinto da Constituio de 1822, pois nela D. Pedro, rei de Portugal e de Algarves, por graa de Deus (embora desaparecessem as referncias Santssima Trindade), fazia saber a todos seus sditos portugueses que era Servido Decretar Dar e Mandar jurar imediatamente pelas Trs Ordens do Estado a Carta Constitucional abaixo transcrita. A Carta de 1826, diferente da francesa de 1814, regulava um procedimento de reforma constitucional distinto do legislativo ordinrio, embora este procedimento especial, mais complexo, no necessitava ser observado para a reforma de todos os preceitos da Carta, apenas para aqueles em que o artigo 144 seguindo Benjamim Constant, a principal fonte doutrinal da Carta delimitava como matria constitucional: relativa aos limites e atribuies respectivas dos poderes pblicos e aos direitos polticos e individuais dos cidados. A Constituio de 1826, diferente da Carta de 1822, no reconhecia os direitos dos portugueses em seu primeiro Ttulo, mas sim no ltimo, junto a outras disposies gerais. Na realidade, os direitos se reconheciam em apenas um e extenso artigo, o 145, que ao longo de seus 34 pargrafos no fazia nenhuma referncia aos deveres, como havia feito o texto vintista. No obstante, se referia aos direitos individuais baseados na trade lockeana de liberdade, segurana e propriedade, ento definidos de forma mais concisa e sbria. A Carta de 1826 garantia, tambm os socorros pblicos (art. 145, 29), e uma instruo primria gratuita (art. 145, 30), configurando assim um precedente interessante, do que, a partir de 1848, se conheceria na Europa como direitos sociais e que, na realidade, em boa medida no faziam mais do que repetir o que a Constituio de 1822 havia estabelecido no captulo quarto de seu ttulo sexto (separado do Ttulo primeiro dedicado a regular os direitos dos portugueses), sobre os estabelecimentos pblicos de instruo pblica e de caridade. No que se refere organizao dos poderes, as diferenas entre a Carta de 1826 e a Constituio de 1822 eram muito notveis. O ponto de partida j no era somente a diviso de poderes, como no cdigo vintista, mas sim tambm a harmonia, como estabelecia o artigo 10 da Carta. As Cortes se dividiam agora em duas Cmaras: a dos Pares e a dos Deputados. A primeira, era vitalcia e hereditria (art. 39); a segunda, eleita por um sufrgio indireto e censitrio, tanto ativo como passivo, que reduziam consideravelmente o nmero de eleitores e ainda mais o de eleitos (arts. 63 a 68), em relao ao que havia disposto a Constituio de 1822, de modo que as Cortes ficavam

255

nas mos da nobreza terratenente e da burguesia industrial e financeira, de cuja fuso sairiam dali em diante a classe sobre a qual repousaria ao longo do sculo XIX a monarquia constitucional portuguesa, mais especulativa e parasitria do que empreendedora e empresarial: os bares, como os denominaria Almeida Garrett em Viagens na Minha Terra, em que os descreve com o mesmo desprezo que logo colocariam em relevo Alexandre Herculano e Antero de Quental. De outra parte, o artigo 11 agregava aos trs clssicos poderes do Estado, o legislativo, o executivo e o judicirio, um quarto poder: o moderador que o artigo 71 seguindo literalmente a Benjamin Constant definia como a chave de toda a organizao poltica". Este poder moderador era atribudo ao monarca, que recebia um conjunto de atribuies que o cdigo de 1822 no lhe havia outorgado, como o de convocar, prorrogar e suspender as Cortes, assim como o de dissolver a Cmara dos Deputados, devendo convocar eleies gerais imediatamente. O monarca nomeava Pares sem nmero fixo, sancionava as leis, includas as constitucionais, nomeava e afastava livremente aos ministros e exercia o direito de graa e indulto (art. 74). Tratavam-se das competncias que Benjamin Constant havia atribudo ao Rei como pouvoir neutre. A carta de 1826, no obstante, distanciava- se do critrio do publicista suo quando no distinguia com clareza entre o poder rgio e o poder ministerial. Segundo o artigo 75, o rei alm de Chefe de Estado, era tambm o titular do poder executivo e por isso lhe eram outorgadas amplas competncias nesse campo , embora o referido artigo declarasse que este poder deveria ser exercido atravs dos ministros. O ministrio se regulava no mesmo Ttulo dedicado ao rei (o quinto), e tambm em um captulo prprio (o stimo), o qual apresentava a mesma timidez na distino entre o poder rgio e o poder ministerial. A Carta, no obstante, permitia que o ministrio se articulasse como um rgo coletivo e responsvel politicamente frente ao Parlamento, ao permitir que os ministros pudessem ser membros das Cmaras do Parlamento (arts. 28 e 42), embora a responsabilidade ministerial fosse regulada puramente em termos penais no artigo 103. Por sua parte, o artigo 72 declarava inviolvel e sagrada a pessoa do rei, enquanto o 102 assinalava que todos os atos do poder executivo seriam invlidos sem o referendo ministerial. Em poucas palavras: a Carta de 1826, que entrou em vigor em fins de julho de 1826, articulava uma monarquia constitucional prxima da Carta francesa de 1814, e inclusive ainda mais, da Ata Adicional de 1815. Um texto que Constant havia redigido a pedido de Napoleo para justificar constitucionalmente seu Governo dos Cem Dias. Como em toda monarquia constitucional, o desenvolvimento do sistema parlamentrio dependia das relaes que na prtica mantivessem o monarca, o Governo e o Parlamento. A potencialidade parlamentar da monarquia comeou a se desenvolver no mesmo ano de sua aprovao. Em outubro de 1826, comearam as sesses das Cortes, depois de que D. Pedro nomeou os Pares e que se realizou a eleio dos deputados. Antes que acabasse o ano, uma moo de desconfiana contra um ministro provocou uma crise de Gabinete. Mas durante

256

a primeira vigncia desse texto se produziram diversos enfrentamentos entre as duas Cmaras que compunham as Cortes, que a Regncia em mos da infanta dona Isabel Maria por desejos expressos de D. Pedro foi incapaz de moderar e que punha em evidncia as tenses entre as foras que apoiavam o Antigo Regime e as que defendiam o Estado liberal. Em fevereiro de 1828, D. Miguel regressou de seu exlio vienense. Logo depois dissolveu a Cmara dos Deputados e convocou os trs estamentos do reino, com o objetivo de restabelecer a vigncia das leis fundamentais da monarquia tradicional, o que obrigou D. Pedro a anular o contrato de matrimnio de sua filha Maria da Glria. As Cortes, reunidas moda antiga, proclamaram D. Miguel rei de Portugal e anularam todas as medidas adotadas por D. Pedro, incluindo a abdicao condicionada de seus direitos em sua filha e a concesso da Carta de 1826. Assim comeou um novo perodo absolutista em Portugal, que provocou uma guerra civil entre os liberais (partidrios de Maria II) e os absolutistas (partidrios de D. Miguel), que terminou em maio de 1834 com a vitria dos primeiros. No demasiado sublinhar, a este respeito, que enquanto o miguelismo esteve no poder seis anos, o carlismo espanhol, que comeou na primeira guerra civil em 1833, no conseguiria alcanar mais que uma parte do territrio nacional durante a primeira e a terceira guerra carlista. Diferena que explica em boa medida, que uma vez derrotado, o primeiro no fosse to problemtico quanto o segundo para a construo do Estado liberal ao longo do sculo XIX. 3.2. O triunfo do absolutismo na Pennsula Ibrica e o exlio liberal O triunfo de D. Miguel, em 1828, foi acompanhado por uma cruel perseguio aos liberais, muitos dos quais se viram obrigados a exilar-se na Gr-Bretanha e na Frana, sobretudo depois da revoluo de 1830. Ao primeiro pas se dirigiram, para citar dois exemplos, o duque de Palmela e o grande escritor romntico Almeida Garrett; no segundo foi onde preferiu refugiar-se, em 1831, Alexandre Herculano, o outro grande expoente do primeiro romantismo portugus e autor de uma influente Historia de Portugal (1846-1853). Outros exilados se refugiaram no Brasil; e ainda outros na ilha Terceira em Aores, que permaneceu fiel s foras liberais. Ali Palmela estabeleceu uma Regncia em junho de 1829. Em 1832, D. Pedro dirigiu-se a essa ilha, depois de transferir a Coroa do Brasil a seu filho de cinco anos D. Pedro de Alcntara (que a conservaria at a proclamao da Repblica em 1889), reservando-se o ttulo de duque de Bragana e de regente de Portugal, que manteve at sua morte, em setembro de 1834. Sua abdicao e seu regresso Europa colocariam em relevo sua decidida vontade de lutar pelos direitos de sua filha dona Maria. Foi na ilha Terceira, bastio do liberalismo portugus, onde Jos Xavier Mouzinho da Silveira, futuro ministro de Fazenda e da Justia, comeou a desenhar toda uma srie de medidas legislativas, sobre as quais havia refletido durante seu exlio em Paris, que se poriam em prtica, embora no por completo, depois do definitivo triunfo liberal. Com estas medidas, desamortizadoras e centralizadoras, o pragmtico liberal portugus pretendia dar um golpe mortal nos privilgios da nobreza e do clero, transformando profundamente a sociedade, a economia, a Administrao, a Fazenda e a Justia portuguesas. Por sua ambio e finalidade modernizadora,

257

podem ser comparadas as que havia promovido o marqus de Pombal no ltimo trinio do sculo XVIII e com as que sustentariam na Espanha homems como Javier de Burgos, o conde de Toreno e Mendizbal. De 1828 a 1834 alguns exilados portugueses (entre eles se podia distinguir uma direita aristocratizante, personificada por Palmela, um centro positivista e burgus, representado por Mouzinho da Silveira, e uma esquerda mais ou menos fiel ao vintismo, cujos principais expoentes eram o general Saldanha e Passos Manuel) encontraram-se no exlio com os liberais espanhis, que se haviam vistos obrigados a abandonar sua ptria em 1823. Essa comum experincia teve uma grande influncia na evoluo do liberalismo nos pases ibricos. Com uma importante diferena: os liberais portugueses ao menos os mais moderados tinham como norte a Carta de 1826, cujo desenvolvimento havia interrompido o miguelismo triunfante na guerra civil. Enquanto, os liberais espanhis, ao contrrio, no tinham outra referncia constitucional vlida seno a Constituio de Cdis, da qual muitos j haviam se distanciado durante o Trinio e que se desvinculariam mais ainda durante o exlio, no somente os moderados, como tambm no poucos exaltados. Tanto em Londres como em Paris nesta ltima principalmente a partir de 1830 os liberais espanhis e portugueses seguiram lendo com avidez a Bentham, assim como os mais destacados tratadistas franceses da Restaurao e da monarquia orleanista, como Constant e Thiers, os doutrinrios Guizot e Royer-Collard, o romntico Chateaubriand e os positivistas Comte e Saint-Simon. Todos eles autores conhecidos j na Espanha do Trinio e que em Portugal haviam servido de base doutrinal para a Carta de 1826. Caracterstica comum a estas diferentes orientaes doutrinais europias, era o rechao a velha mxima racionalistas do jusnaturalismo, como o dogma da soberania nacional e o princpio, to mecanicista, da diviso dos poderes, frutos ambos de uma concepo da poltica e do Estado agora pejorativamente chamada de "dieciochesca". Contudo, os liberais espanhis e portugueses no se limitaram a aprofundar-se no estudo das novas teorias polticas e constitucionais vigentes na Europa, to distintas das que haviam inspirado as Constituies de 1812 e 1822 tachadas pelos mais importantes publicistas europeus de pouco de acordo com o esprito do sculo seno que tiveram oportunidade de conhecer in situ o funcionamento do sistema parlamentar de governo, tema que os cdigos gaditano e vintista, como antes a Constituio francesa de 1791, no desenvolveram, o que no ocorria na Carta de 1826, inspirada nas doutrinas constitucionais que estavam vigentes na Europa mais avanada. Ainda falta um estudo detalhado, a partir de uma perspectiva histricoconstitucional, dos contatos pessoais e dos intercmbios doutrinais entre os liberais espanhis e os portugueses durante esses anos de exlio, contudo sabe-se que esses contatos existiram, sobretudo a patir do triunfo de D. Miguel, em 1828. Por outro lado, pode-se afirmar que os liberais espanhis mais moderados, agrupados no jornal Ocios de Espaoles Emigrados, que foi publicado em Londres de 1824 a 1827, receberam com muito interesse e

258

expectativa a aprovao da Carta portuguesa de 1826. Basta recordar que no nmero seis desse peridico, referente ao ms de outubro de 1826, um annimo comentarista, que muito bem poderia ser Canga Argelles, elogiava o modo novo, mas muito filosfico, com que a Carta constitucional portuguesa aprovada naquele ano, a qual dedicavam fervorosos elogios, distribua os poderes de Estado, ao somar aos trs clssicos poderes um quarto, o moderador, em mos do monarca. Esta atitude contrasta com o desgosto e alerta que causou a aprovao da Carta em Fernando VII e seus ministros, os quais trataram de impedir por todos os meios, que se consolidasse uma monarquia constitucional no pas vizinho, aventando inclusive a possibilidade de lhe declarar guerra, o que se descartou por serem conscientes de que isso suporia enfrentar-se com a Gr-Bretanha. O que fez, sim, o Governo fernandino foi dar asilo aos rebeldes miguelistas e apoi-los em suas excurses em territrio portugus, o que provocou situaes de grande tenso. preciso lembrar tambm que durante esses anos de exlio, alguns liberais espanhis propuseram D. Pedro I como rei de Espanha, que era apresentado como defensor das liberdades constitucionais, justificando oficialmente tal deciso por entender que haviam cessado os direitos de Fernando VII e de seus descendentes ao haver violado a Constituio de Cdis em 1814 e em 1823. Por ser D. Pedro filho da irm mais nova do rei espanhol, a Infanta Carlota Joaquina, se considerava assim que seu acesso ao trono de Espanha respeitava certa legitimidade dinstica. Entre os liberais espanhis, partidrios de oferecer a Coroa espanhola a D. Pedro, e de criar-se assim uma desejada Unio Ibrica, sob seu reinado, havia moderados, como Andrs Borrego, mas tambm alguns importantes exaltados, como lvaro Flrez Estrada. O que permite deduzir, por sua trajetria poltica anterior e posterior, que tal proposta no significava necessariamente aceitar os postulados polticos do cartismo, mas sim provavelmente, uma atualizao da Constituio de 1812, da que muitos liberais espanhis, desde os moderados, mas tambm vrios exaltados, deram mostras durante esses anos de exlio de se haver distanciado. Em 1828, criou-se em Londres um Clube HispanoLusitano, que agrupava exilados dos dois pases com o propsito de restaurar neles o Estado constitucional, mediante uma monarquia que seria liderada por D. Pedro. As esperanas depositadas pelos exilados espanhis nesse monarca se reforaram com sua chegada a Europa, em 1832, e manter-se-iam at a morte de Fernando VII, em setembro de 1833, que como sabido, deu lugar a uma guerra civil entre os partidrios de Dona Isabel, em quem os liberais espanhis comearam a depositar esperanas, e os de seu tio D. Carlos. Uma guerra extremamente semelhante que estava a ponto de se finalizar em Portugal entre os partidrios de D. Miguel e os de Dona Maria. O ms de julho de 1830 foi um referencial na histria do liberalismo europeu e das duas naes ibricas. Graas revoluo que nesse ms eclodiu em Paris, a Frana recuperou seu prestgio entre os liberais europeus, inquietos pela falta de rumo que havia tomado a monarquia bourbnica desde o acesso ao trono de Carlos X, em 1824. O impacto da Revoluo de Julho foi especialmente intenso na Blgica, que, em 1831, conseguiu aprovar uma Constituio que consolidava sua independncia da Holanda e que estabelecia uma ordem liberal progressista que exerceria notvel influncia na Europa do

259

sculo XIX. Um ano depois, a Gr-Bretanha, a nao que sempre havia se adiantado a Europa continental e cujo governo ento era presidido pelo whig Lord Grey, sintonizava pela primeira vez, em dois sculos, com as mudanas em curso no continente e inclusive se somava a eles ao aprovar em 7 junho de 1832 uma lei, a Reform Act, que supunha um considervel impulso para o desenvolvimento do sistema parlamentar de governo. Nem Espanha, nem Portugal podiam estar alheias a todas essas mudanas. A vitria da monarquia constitucional sobre o absolutismo de D. Miguel e de Fernando VII ou de D. Carlos, quando, da morte de Fernando VII, depositou o trono a sua sobrinha, a futura Isabel II se devia a variadas causas. Porm, sem dvida, teve influncia decisiva o novo contexto internacional que nasceu na Europa depois da Revoluo de Julho e que cristalizaria o 22 de abril de 1834, com a assinatura do Tratado da Qudruple Aliana, integrada por Inglaterra, Frana e as duas naes ibricas. Para fazer frente ao apoio que Rssia, Prssia, Astria e o Vaticano ofereceram a D. Miguel e a D. Carlos, a Gr-Bretanha e Frana, as duas naes mais poderosas da Europa ocidental, unidas pela primeira vez em defesa do liberalismo, apoiaram sem reservas as pretenses dinsticas de Dona Maria e Dona Isabel. Os tronos dessas encarnavam um modelo de monarquia constitucional que, desde seu nascimento na Inglaterra de 1688 e, sobretudo ao longo do sculo XVIII e durante o primeiro tero do sculo XIX, era reivindicado pelo liberalismo moderado continental, primeiro, frente monarquia absoluta e depois, frente monarquia assembleria surgida na Revoluo francesa. O apoio da Inglaterra e Frana por si s, no explicava o triunfo da monarquia constitucional em Portugal e Espanha. Nessas duas naes, como antes havia ocorrido nas duas primeiras, o triunfo dessa forma de monarquia era tambm fruto de um pacto entre os setores menos absolutistas da nobreza, do clero e dos altos escales da Administrao e os mais moderados da burguesia liberal. Se em Portugal esse pacto trouxe consigo o restabelecimento da Carta de 1826, em maio de 1834, sob o Governo do duque de Palmela, na Espanha, sups o apoio ao Estatuo Real, sob o Governo de Martnez de la Rosa. Como j se falou da Carta cuja segunda vigncia, de 1834 a 1836, esteve baseada no enfrentamento entre os cartistas e os democratas, partidrios da Constituio de 1822 convm para continuar dizer no mais que breves palavras sobre o Estatuto. (Repara-se que em ambos os casos se evitava cuidadosamente o nome Constituio, de conotaes revolucionrias). 3.3. O liberalismo moderado e o Estatuto Real de 1834 O Estatuto Real, sancionado pela Rainha Governadora, Maria Cristina de Bourbon, viva de Fernando VII, em 10 de abril de 1834, tinha a concepo de Estado constitucional igual a do partido moderado, que era muito diferente daquela que havia inspirado a Constituio de Cdis. Toda a conjectura jusnaturalista se esfumava. De a o facto de que o Estatuto no apelava soberania da nao, nem ao seu poder constituinte. Ainda mais, seu patente historicismo era muito diferente daquele que haviam defendido os Deputados

260

liberais nas Cortes de Cdis, destacadamente Argelles. Basta comparar o discurso preliminar ao cdigo de doze com a Exposio do Conselho de Ministros a sua Majestade a Rainha Governadora, que antecede ao Estatuto Real. A diferena notria. O historicismo que inspirava aos redatores deste ltimo texto era de estilo jovellanista, muito parecido ao que os realistas haviam defendido em Cdis, especialmente destacando o impacto dos doutrinrios franceses, Guizot em particular, e indiretamente, por seu turno a influncia do romantismo conservador alemo. A histria, uma suposta histria identificada com certa tradio, atuava como freio razo, e portanto, a toda sorte de inovaes tidas como perigosas, que eram rechaadas por estranhas Constituio tradicional ou histrica da Espanha. Deste modo, no Estatuto Real se plasmava a base filosfica do constitucionalismo moderado, assim como, implicitamente, uma de suas mais importantes premissas, seno a mais: a doutrina da soberania compartilhada entre o rei e as Cortes, que se encontrava de forma explcita no prembulo da Constituio de 1845 e logo na de 1876. Mas o Estatuto Real tambm regulava os poderes do Estado de uma maneira muito diferente de como havia feito a Constituio de Cdis, porm no to distinta do que se estabelecia na Carta francesa de 1814 e na portuguesa de 1826. As atribuies da Coroa se reforavam com a concesso ao monarca, entre outras muitas prerrogativas, do direito de dissolver o Parlamento e de veto absoluto das leis aprovadas pelas Cortes. Estas estavam compostas por duas Cmaras: o Estamento de Procuradores e o Estamento de Prceres. Nomes ranosos, agradveis ao gosto das geraes simpatizantes do liberalismo moderado e doutrinrio. Deve-se ter em conta que sob a vigncia do Estatuto Real alterou-se o sistema eleitoral gaditano, indireto e amplo, por outro direto e que restringia de forma considervel o eleitorado ativo e passivo. Eleger e poder ser eleito membro do Parlamento passou a ser patrimnio exclusivo da nobreza, das altas hierarquias eclesisticas e militares e de uma minoria burguesa. Por outro lado, graas ao Estatuto Real e as suas leis complementares se introduziu na Espanha, pela primeira vez, o sistema de governo parlamentar o Conselho de Ministros e a presidncia do Governo se reconhecia no texto do Estatuto, enquanto os regulamentos das Cmaras apresentavam a compatibilidade entre o cargo de ministro e a condio de deputado. Durante os dois anos de vigncia do Estatuto quando se sucederam quatro governos, presididos por Martnez de la Rosa, Toreno, Mendizbal e Istriz se foram assentando mecanismos tipicamente parlamentaristas, como a contestao ao discurso da Coroa, as proposies, o exame da lei de Oramento e das peties, as perguntas, a questo de Gabinete e o voto de censura. Tratava-se de um programa lapidado, nada improvisado, alis, era fruto da evoluo que a tendncia mais conservadora do liberalismo espanhol, encabeada pelo Conde de Toreno, havia experimentado nos exlios e que, como foi dito, alguns desejaram implantar durante o Trinio Constitucional.

261

IV. PROGRESSISMO E SETEMBRISMO; AS CONSTITUIES DE 1837 E 1838 4.1. O liberalismo progressista e a Constituio de 1837 Os exlios e a experincia do Trinio Constitucional haviam modificado tambm as idias dos progressistas, cujos mais destacados representantes eram Agustn Argelles, Jos Mara Calatrava, Vicente Sancho e os jovens Joaqun Mara Lpez e Salustiano de Olzaga, alm de Juan lvarez Mendizbal. O fortalecimento dos poderes da Coroa em relao ao que havia determinado a Constituio de Cdis, a estrutura bicameral das Cortes, o sistema eleitoral direto e censitrio, os mecanismos bsicos do sistema parlamentar de governo, eram premissas que muitos progressistas aceitavam depois da morte de Fernando VII. Os dois anos de Estatuto, ao coloc-las em prtica, fortaleceram os motivos dessa aceitao e a estenderam entre os membros dessa tendncia liberal. Certamente, a aceitao dessas premissas era muito matizada. Sim, desejavam ampliar os poderes da Coroa em relao ao que dispunha a Constituio de 1812, mas no tanto como sancionava o Estatuto. Um texto que nem sequer concedia a iniciativa legislativa s Cmaras, reservando-a ao monarca ou, na prtica, ao Governo. Sem dvida, queriam que as Cortes se dividissem em duas Cmaras, mas o critrio que haviam seguido os moderados no lhes satisfazia, sobretudo ao determinar a composio do Estamento de Prceres. Enfim, advogavam por um sistema eleitoral menos generoso que o gaditano, mas no por um to limitado como o que estabelecia o Estatuto, que exclua boa parte das classes mdias, sua principal clientela eleitoral. Existiam, diferenas no momento de estabelecer e aplicar as premissas aqui indicadas. Mas eram diferenas de grau e no de estrutura. Pelo contrrio, havia dois aspectos do Estatuto Real que o convertia, a juzo do progressismo, em um cdigo inaceitvel. Primeiro, sua origem: o fato de ter sido elaborado sem a participao nacional. Por esse vcio radical, o Estatuto era tachado de simples Carta outorgada pela Coroa. Mas, alm disso, os progressistas consideravam inadmissvel que faltasse no Estatuto uma declarao de direitos. Em virtude dessas duas ausncias, entendiam que o Estatuto no era uma verdadeira Constituio, mas sim uma simples e insuficiente Lei Orgnica. A luta pelo princpio da soberania nacional e pelo reconhecimento constitucional dos direitos se converteu, assim, no leit-motiv do progressismo de 1834 a 1836. De fato, se compreende que durante estes dois anos os progressistas exigissem o restabelecimento da Constituio de Cdis, nas Cortes e nas ruas. Apesar de seus muitos defeitos, continuava sendo o nico cdigo constitucional que, at aquele momento a nao havia dado a si mesma e no qual se identificava, ainda que no de forma ordenada, os direitos que tanto ansiavam, e entre eles um destacadamente importante: a liberdade de imprensa. Pois bem, o desejo de restabelecer o cdigo gaditano vinha acompanhado, por parte da maioria dos progressistas, de um franco desejo de reform-lo em profundidade. Na realidade, se pode dizer que ao exigir seu restabelecimento

262

no se expressava tanto um sentimento positivo, mas sim um negativo: no era um sim Constituio de Cdis, era mais especificamente um no ao Estatuto Real. E de fato este restabelecimento foi efmero. Ocorreu como conseqncia dos movimentos revolucionrios que se desencadearam em toda a Espanha desde o comeo de julho de 1836, respaldados pelos progressistas, como ocorrera com os do ano anterior, nos quais se destacou a dupla inteno de restaurar e revisar a Constituio de Cdis. Este movimento de insurreio terminou em 13 de agosto, quando a rainha regente, pressionada por um grupo de sargentos que conseguiram chegar a seu palcio de vero de La Granja, se viu obrigada a expedir um decreto no qual ordenava publicar a Constituio de Cdis, no nterim que reunida a nao em Cortes manifeste expressamente sua vontade... ou d outra Constituio conforme as necessidades da mesma. No dia 21, nomeado j o novo governo Calatrava, do qual fazia parte Mendizbal, se publicou outro decreto convocando eleies, com o objetivo de que a nao reunida em Cortes manifeste expressamente sua vontade a cerca da Constituio que haver de reg-la ou de outra conforme suas necessidades. As eleies ocorreram durante os meses de setembro e outubro e os progressistas obtiveram uma ampla vitria. Em 24 desse ltimo ms, as Cortes, compostas de apenas uma Cmara, e nas que era visvel a influncia de Bentham e de Constant, abriu suas sesses, e em 18 de junho de 1837 aprovaram uma nova Constituio, mais avanada que o Estatuto Real, mas menos que a de 1812. Nela, estabelecia-se a organizao do Estado constitucional que estaria vigente at a ditadura de Primo de Rivera. O cdigo de 1837 era, na realidade, uma Constituio transacional, fruto de um pacto poltico entre os dois grandes partidos liberais, o progressista e o moderado. Um pacto sustentado pela guerra carlista e pelas presses que Frana e Inglaterra exerceram sobre o governo Calatrava. Mas, para alm de um pacto de carter conjuntural, o carter transacional da Constituio de 1837 devia-se tambm confluncia doutrinal que se apreciava no seio dos dois grandes partidos liberais espanhis depois das amargas experincias do Trinio e do exlio. O carter transacional desse cdigo se manifesta em trs aspectos diferentes. Em primeiro lugar, na amlgama de princpios, alguns progressistas e outros moderados, que nela se apresentavam. Era uma Constituio doutrinalmente simbitica. Estampavam-se em seus artigos premissas marcadamente progressistas, como o dogma da soberania nacional, da liberdade de imprensa, sem prvia censura, a instituio do Jri e da Milcia Nacional, os amplos direitos das Cortes; por ordem, a sucesso da Coroa, assim como o carter eletivo de Ayuntamientos e Diputaciones Provinciales. Mas, junto a essas premissas se incluam outras, pertencentes essencialmente ao iderio moderado, como a flexibilidade constitucional (isto , as ento denominadas onipotncias do Parlamento, em virtude das quais se exclua uma clusula especial de reforma constitucional, presente no cdigo gaditano), o bicamerismo, o sistema eleitoral direto e, sobretudo o fortalecimento dos poderes da Coroa, em detrimento da autonomia das Cortes: sua Deputao Permanente, com efeito, se suprimia, e em troca dava-se ao rei o poder de

263

convocar e dissolver o Parlamento, assim como de suspender e fechar suas sesses e a de nomear o presidente e vice-presidente do Senado. Mas, muito especialmente, ao monarca se outorgava a iniciativa legislativa e a sano das leis, o que deixava intrnseca a possibilidade de interpor seu veto de forma absoluta e no, como havia ditado a Constituio de Cdis, de forma meramente suspensiva. Mas a Constituio de 1837 no tratou apenas de incorporar princpios de duas diferentes doutrinas. Mesmo porque, estes princpios foram sensivelmente amortizados, numa deliberada busca de conciliao doutrinal. Era, por isso, para alm de simbitica, uma Constituio sincrtica. A se encontra o segundo aspecto que confere a esse texto um inequivocado carter transacional. Desse modo, embora estivesse presente o dogma da soberania nacional, ele estava excludo do articulado e passava a fazer parte do prembulo e, muito particularmente, sem que se consagrasse uma de suas mais importantes conseqncias, a qual antes foi mencionada: a criao de um rgo parlamentar especial, que, sem a interveno da Coroa, se ocupasse de modificar o texto constitucional. Essa curiosa mistura de soberania nacional e flexibilidade, incoerente no plano dos princpios, confere ao cdigo de 1837 uma notvel singularidade na histria constitucional espanhola. Por outro lado, a composio do Senado perpassava tambm o esprito sincrtico que animou os constituintes de 1837, ao combinar o sistema eletivo com a designao rgia: se elegiam trs senadores por provncia e dessa trade, o rei nomeava um. Igualmente, a convocatria rgia das Cortes no exclua a convocatria automtica das mesmas, seno que ambos os princpios, de dispensar procedncia doutrinal, se consignaram de vez no texto de 1837. Por ltimo, esse nimo dulcificador se manifesta no que se refere s relaes entre o Estado e a Igreja. O artigo 11 da Constituio no consagrava a liberdade de cultos, nem to pouco a confessionalidade religiosa, que havia estabelecido a Constituio de Cdis e para a qual se inclinavam muitos homens do partido moderado. Este delicado assunto se despachava com uma redao breve e ambgua, no isenta de habilidade, que se limitava a afirmar literalmente a nao se obriga a manter o culto e os ministros da religio catlica que professam os espanhis. Por ltimo, o carter transacional do cdigo de 1837 se reforava por um terceiro aspecto, a saber: o leque de possibilidades que essa Constituio previa para que, sem sair do constitucionalismo lcito, se configurassem diferentes ordens polticas fundamentais. Pois, essa Constituio, alm de ser simbitica e sincrtica, era ainda elstica. Essa elasticidade era conseqncia das numerosas referncias ao legislador ordinrio, com a finalidade de que ele legislasse ao seu prazer sobre aspectos decisivos da organizao estatal. Assim acontecia com matrias to importantes como a liberdade de imprensa, a lei eleitoral, a organizao do Jri, da Milcia Nacional, dos Ayuntamientos e Diputaciones, e do poder judicirio. A Constituio apenas se ocupava de resenhar as bases mnimas muito mnimas que haviam de presidir o posterior desenvolvimento normativo. Se o carter simbitico dessa Constituio obedecia, sobretudo a uma confluncia doutrinal entre o partido progressista e o moderado, que submergia

264

suas razes no fracasso de 1814 e 1823, assim como nos exlios subseqentes, seu carter sincrtico e elstico era motivado fundamentalmente por um acordo poltico entre esses dois partidos, com o objetivo, j mencionado, de vencer ao carlismo, atrair apoio da Europa liberal e consolidar o novo Estado constitucional, sem esquecer da necessidade de amparar as expectativas abertas pela grande operao desamortizadora, impulsionada pelos autores da Constituio de 1837, muito especialmente por Mendizbal, outra vez frente da pasta da Fazenda no governo Calatrava. Tratava-se, definitivamente, de estabelecer uma legalidade fundamental equidistante da Constituio de 1812 e do Estatuto Real de 1834, uma via mdia entre estes dois cdigos, carentes de suficiente fora integradora: um por muito avanado, outro por demasiado comedido. 4. 2. O liberalismo setembrista e a Constituio de 1838 Em 9 de setembro de 1836, ocorreu em Lisboa um golpe de Estado muito parecido ao que havia ocorrido em La Granja um ms antes, cujos protagonistas foram alguns destacamentos das Guardas Nacionais, que tinham como objetivo retirar os cartistas do poder e exigir que dona Maria II destitusse o duque de Palmela, anulasse a Carta de 1826 e restabelecesse, ao menos provisoriamente, a Constituio de 1822. O motim triunfou e com ele nasceu o setembrismo, um movimento apoiado pelas classes mdias excludas do sistema poltico estabelecido pela Carta (profissionais, comerciantes, funcionrios), mas que contava tambm com um evidente respaldo junto a alguns setores populares de Lisboa e de outras cidades. O setembrismo conserva um importante paralelismo como o progressismo espanhol daqueles anos, embora diferente deste, mais que um partido era um movimento, cujos mais destacados dirigentes eram Rodrigo da Fonseca Magalhes e, sobretudo, Passos Manuel. Pelo decreto de 10 de setembro de 1836, o Governo sado da Revoluo, do qual faziam parte o mencionado Passos Manuel, S de Bandeira e Vieira de Castro, declarava novamente em vigor a Constituio de 1822, mas ao mesmo tempo convoca eleies a Cortes Constituintes, com o objetivo de que essas introduzissem na Constituio de 1822 as modificaes que julgassem convenientes. A semelhana com o decreto arrancado de Maria Cristina na Espanha, em 13 de agosto era evidente. Frente a um novo decreto de 11 de outubro de 1836, o Governo, que nunca se sujeitou rigorosa legalidade do cdigo vintista restaurado, havia determinado que os deputados das futuras Cortes constituintes tivessem poderes suficientes para rever, derrogar ou alterar quaisquer artigos da Constituio de 1833, assim como para acrescentar outros e fazer-lhe enfim as modificaes que julgarem convenientes. Este decreto provocou uma imediata reao dos cartistas, que defenderam a validade da Carta de 1826 e lembraram seu valor como smbolo da liberdade durante o exlio e a guerra civil. Para integrar essa poderosa corrente de opinio obra constituinte, em 6 de novembro de 1836, o Governo aprovou um novo decreto, em que se redigiam de novo os poderes dos futuros deputados, os quais a partir da estavam autorizados a fazer, tanto na Constituio de 1822, quanto na Carta de 1826: as alteraes que julgarem necessrias, a fim de estabelecerem uma lei fundamental que assegure a

265

liberdade legal da Nao, as prerrogativas do Trono constitucional e que esteja em harmonia com as monarquias constitucionais da Europa. Uma frmula que deixava evidente a vontade conciliadora do novo Governo, assim como o alcance das futuras Cortes Constituintes, destinadas a elaborar um texto vlido tanto para os vintistas ou democrtas, como para os cartistas Passos Manuel insistiria que a Constituio no devia ser uma bandeira de um partido, mas que devia estar acima de todos eles e que ao mesmo tempo fosse aceita pelas naes integrantes da Qudruple Aliana sobretudo por Gr-Bretanha e Frana. Assim fizeram os Deputados que se reuniram em janeiro de 1838 e, dois meses depois, aprovaram uma nova Constituio, que era uma intermediria entre a de 1822 e a Carta de 1826, da mesma maneira que o havia sido a espanhola de 1837 sem dvida a referncia mais importante entre a Constituio de Cdis e o Estatuto Real. Se a Constituio de 1822, como a de Cdis e a francesa de 1791, havia sido imposta pelas Cortes ao monarca, e a de 1826, como o Estatuto Real e a Carta francesa de 1814, haviam sido outorgadas por este, a de 1838, nos mesmos termos que a espanhola de 1837 e a francesa de 1830, ainda que fosse obra de Cortes Constituintes, tambm foi submetida aceitao da Coroa, pelo que se podia considerar como resultado de um pacto entre as duas instituies. Esta natureza pactual estava em destaque no prambulo, no qual Dona Maria fazia saber a seus sditos que as Cortes Gerais, Extraordinrias, e Constituintes Decretaram, e Eu aceitei, e Jurei a Constituio, que precisamente levava a data do dia da aceitao rgia, 3 de abril de 1838. O princpio da soberania nacional, chave dos iderios vintista e setembrista, estava no texto da Constituio e no apenas no seu prembulo, como ocorrera na Constituio espanhola de 1837. Assim, com efeito, o artigo 33 grifava que a soberania reside essencialmente na nao, da qual emanam todos os poderes polticos. Coerente com esse princpio, a Constituio de 1838, diferente da espanhola de 1837, que havia guardado deliberado silncio sobre este assunto, regulava em seu ttulo XI um procedimento especial de reforma constitucional, simples e claro, que afetava a todas as disposies e no apenas aquelas consideradas materialmente constitucionais, como havia feito a Carta de 1826. No entanto, da mesma forma que na Carta e diferentemente da Constituio de 1822, nesse procedimento de reforma participavam no apenas as Cortes as duas Cmaras em que essas estavam divididas, embora somente o Congresso dos Deputados pudesse prop-las mas tambm o monarca, que deveria sancionar a reforma proposta. Embora no caso de ser ratificada pelas Cortes seguintes, a reforma constitucional se consideraria aprovada sem necessidade de sano rgia. Definitivamente, se tratava de um procedimento que recordava em parte o estabelecido na Constituio de 1822 e em parte tambm na Carta de 1826. Uma mistura similiar se percebe no Ttulo III, Dos Direitos e Garantias dos Portugueses, onde se apresentavam os direitos redigidos na Constituio de 1822 e na Carta de 1826, includos instruo primria gratuita e os socorros pblicos (art. 28, I e III), as quais no figuravam nem na Carta francesa de 1830, nem na espanhola de 1837, mas sim, o primeiro deles, na

266

belga de 1831. A Constituio portuguesa de 1838 reconhecia tambm os direitos de associao e de reunio (art. 14), at ento desconhecidos no constitucionalismo portugus e no espanhol. A mentalidade burguesa e utilitria se evidencia na redao do artigo 20, que abolia todos os privilgios que no forem essencialmente fundados em utilidade pblica e do 30 que se referia ao talento, mrito e virtudes como nicos critrios para nomeao aos cargos pblicos. No que se refere liberdade religiosa, o artigo 3 declarava como religio de Estado a catlica, apostlica e romana, mas o artigo 11 dizia que ningum poderia ser perseguido por motivos de religio: contanto que respeite a do Estado. No que diz respeito organizao dos poderes do Estado, o artigo 34 da Constituio de 1838 voltava ao esquema tripartdico de 1822, portanto, no reconhecia a existncia de um poder moderador, como fizera a Carta de 1826. O artigo 35, por seu turno, insistia que os poderes eram essencialmente independentes; nenhum pode arrogar as atribuies do outro, sem mencionar a harmonia entre eles, como havia feito o texto de 1826. No obstante, a Constituio de 1838, como a Carta de 1826, na verdade, como todas as que ento estavam em vigor na Europa, aceitava a estrutura bicameral das Cortes, que os vintistas haviam rechaado em 1822, seguindo os passos da Constituio de Cdis e da francesa de 1791. As Cortes agora se dividiam em duas Cmaras, a Cmara dos Senadores e a Cmara dos Deputados (art. 36). Mas enquanto a Carta de 1826 estabelecera uma Cmara de Pares hereditria, os constituintes de 1838, se inclinavam para uma Cmara Alta eletiva e temporria (art. 58), embora um artigo transitrio ao final do texto deixasse livre a deciso s Cortes ordinrias seguintes, se os Senadores seriam eleitos por um corpo eleitoral ou se designados pela Coroa a partir de uma lista trplice proposta pelos eleitores (este ltimo, o modelo seguido pela Constituio espanhola de 1837), mas sempre dentro de um reduzido crculo de proprietrios, comerciantes, fabricantes e altos cargos da Igreja e do Estado (art. 77). A Cmara dos Deputados seria eleita por sufrgio direto (art. 71) uma diferena importante da Carta de 1826 mas tambm censitrio (art. 74), que reduzia o nmero dos eleitores e dos eleitos em relao ao disposto na Constituio de 1822 (art. 72 a 74). O artigo 80 definia o monarca como Chefe do Poder Executivo, embora acrescentasse que o referido poder se exerceria atravs dos ministros e dos Secretrios de Estado. Tanto uns, quanto outros podiam ser deputados ou senadores (art. 50 e 65), diferente do que havia estabelecido a Constituio de 1822. Ao monarca eram conferidas atribuies muito relevantes, j reconhecidas na Carta de 1826, como a sano das leis, o que implicava a possibilidade de um veto absoluto e no meramente suspensivo, como o que havia estabelecido a Constituio de 1822; a dissoluo da Cmara dos Deputados; assim como a nomeao e a destituio dos ministros (arts. 81 e 82), embora os artigos 83 e 84 introduziam a regra o Rei no pode, e O Rei no pode sem consentimento das Cortes, que copiavam da Constituio de 1822 e em virtude da qual se probia ao monarca ser ao mesmo tempo Chefe de outro Estado, assim como se ausentar de Portugal sem consentimento das Cortes. A Constituio de 1838 reduzia, os amplos poderes que a Carta havia outorgado ao monarca no mbito das relaes internacionais, muito em

267

particular ao outorgar s Cortes, e no ao monarca, como havia feito a Carta (art. 75, 8), a atribuio de aprovar os tratados de natureza militar e comercial, antes de ser ratificados pelo monarca (art. 36, IX e 81, XV). Uma mudana muito importante para os setembristas, partidrios de uma poltica econmica protecionista, diferente do cmbio livre, defendido pelos cartistas, sem dvida favorvel aos interesses britnicos. A Constituio de 1838 restringia tambm os poderes que a Carta havia dado ao rei no mbito da funo jurisdicional, como o direito de indulto, que agora devia ser exercido em conformidade com as leis (art. 81, X). Esta Constituio, enfim, dispunha que as Cmaras municipais seriam eleitas diretamente pelo povo (art. 130), coisa que a Carta de 1826 no havia garantido em seu artigo 134, no qual se remetia a uma legislao posterior para regular a eleio dos vereadores.

V. O RESTABELECIMENTO DA CARTA DE 1826 E A APROVAO DA CONSTITUO DE 1845 A vigncia da Constituio de 1838 foi interrompida definitivamente em 27 de janeiro de 1842, como conseqncia do golpe militar promovido no Porto, com o consentimento do Palcio, por Antnio Bernardo da Costa Cabral, um antigo revolucionrio que havia se transformado em conservador, a quem Oliveira Martins denominaria o novo marqus de Pombal do constitucionalismo. Por meio de um decreto de 19 de fevereiro, Cabral restaurou a vigncia da Carta de 1826 era a terceira e definitiva e mais tarde conseguiu uma ampla e disciplinada maioria nas Cortes, que permitiu que ele governasse de forma muito autoritria os anos seguintes, sufocando o levante setembrista de 1844, embora a revolta camponesa de Maria da Fonte, em 1846, lhe tenha obrigado a ceder o poder ao duque de Saldanha, quem teve que enfrentar, em 1847, o conflito de A Patuleia, uma sublevao civil e militar de carter democrtico e urbano, que provocou uma breve guerra civil, que acabou graas a interveno militar inglesa e espanhola. Em 1849, Costa Cabral sucedeu a Saldanha no Governo e se manteria nele at 1851, quando foi substitudo novamente por Saldanha, dando lugar a chamada Regenerao, que, sob a vigncia da Carta de 1826, daria a Portugal uma estabilidade constitucional notvel, certamente maior que aquela que tivera durante a primeira metade do sculo e superior tambm a que teria Espanha, apesar de a Carta ter sido objeto de quatro reformas em: 1852, 1885, 1895-96 e em 1907, destinadas a democratizar a monarquia, at ela deixar de vigorar definitivamente em 10 de outubro de 1910, data que se proclamou a I Repblica portuguesa. No que respeita Espanha, os moderados Gonzlez Bravo e Narvaez retornaram ao poder em 1844; que durante o trinio esparterista, estivera nas mos dos progressistas. As Cortes comearam nesse mesmo ano a reformar a Constituio de 1837 e no ano seguinte aprovaram uma nova Constituio, onde se estabeleceram, com muito mais clareza que no Estatuto Real, os princpios bsicos do Constitucionalismo moderado, com excluso dos progressistas, o que supunha romper de forma unilateral o acordo

268

constitucional de 1837, embora a estrutura bsica da monarquia constitucional se mantivesse. Muito em particular no texto de 1845, se configurava a doutrina da soberania compartilhada entre o rei e as Cortes e a concepo jovellanista de uma constituio histrica da Espanha, no necessariamente escrita, anterior e superior ao texto constitucional. Duas idias bsicas que nas Cortes de 1844-1845 defenderam, entre outros, Donoso Corts e Pedro Jos Pidal. Mas a monarquia constitucional resultante da Constituio de 1845, baseada nesses princpios, no era muito diferente daquela que havia inaugurado o Estatuto Real, nem to pouco, portanto, aquela estabelecida na Carta de 1825, imitando o constitucionalismo francs da Restaurao e da monarquia orleanista, que por sua vez havia pretendido racionalizar o constitucionalismo britnico, mas tendo em conta, sobretudo suas regras escritas ou constituio formal e no, ou no tanto, suas convenes ou constituio material, que desde princpios do sculo XVIII iam apontando para uma monarquia parlamentar, em virtude da qual o poder rgio foi se transferindo gradativamente de um governo sob a responsabilidade dos Comuns, para depois definitivamente ser transferido para o eleitorado. Uma forma de monarquia que na Espanha no chegou a estruturar-se com a Constituio de 1845, nem com as outras que surgiriam ao longo do sculo XIX: as de 1869 e 1876. No desejava terminar este percurso pelo constitucionalismo espanhol e portugus da primeira metade dos oitocentos sem lembrar apenas isso que durante esse perodo se manifestam nas duas naes ibricas as primeiras formulaes do constitucionalismo democrtico, descontente com os acordos constitucionais de 1837 e 1838, patrocinadas pelo grosso do progressismo e do setembrismo, e partidrio de radicalizar o legado doceanista e vintista. As Constituies de Cdis e de 1822 seguiram tendo para os democratas peninsulares um valor mtico, sobretudo na segunda, talvez por nunca ter sido colocado em prtica. Mas o constitucionalismo democrtico peninsular, tambm representado na segunda metade do sculo XIX pelos republicanos Emili Castelar e Tefilo Braga, somente teriam um breve xito em 1873, no que corresponde a Espanha, enquanto em Portugal haveria que se esperar at 1911 para seus pressupostos se cristalizarem em uma Constituio.

VI. COMENTRIO BIBLIOGRFICO Os textos constitucionais franceses citados neste estudo a Declarao os Direitos de 1789, a Constituio de 1791 e as Cartas de 1814 e 1830, assim como a Constituio belga de 1831 podem ser consultadas em: Joaqun Varela Suanzes-Carpegna (ed), Textos Bsicos de la Historia Constitucional Comparada, Centro de Estudios Polticos y Constitucionales (CEPC), Madrid, 1998. Na Introduo deste livro realizo uma reflexo sobre as diversas etapas da histria constitucional comparada, pp. XVII-XXX. Tenho me ocupado do Constitucionalismo britnico, durante a primeira metade do sculo XIX, em diversos trabalhos, entre os quais agora se convm destacar os trs ltimos captulos de meu livro Sistema de gobierno y partidos polticos: de Locke a Park, CEPC, Madrid, 2002, que teve a verso italiana publicada em 2007 pelo editorial Giuffr. No que se refere ao constitucionalismo francs vid. meu artigo

269

El Liberalismo Francs despus de Napolen (de la anglofobia a la anglofilia), Revista de Estudios Polticos ( REP), n 76, 1992, pp. 29-43. Os textos das Constituies espanholas que foram citados neste trabalho o Estatuto de Bayona, a Constituio de Cdis, o Estatuto Real e as Constituies de 1837 e 1845 podem ser consultados em Diego Sevilha Andrs, Constituciones y otros proyectos polticos de Espaa, Editora Nacional, Madrid, 1969, vol. 1. No que refere aos portugueses Constituio de 1822, Carta de 1826 e Constituio de 1838 em Jorge Miranda, As Constituies portuguesas, 2 edio, Lisboa, 1984 (onde se encontram tambm as Bases da Constituio de 1822); Idem, O constitucionalismo liberal luso-brasileiro, Comisso Nacional para as Comemoraes dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, 2001. Sobre os Afrancesados e o Estatuto de Bayona, me ocupei em La monarqua espaola entre el absolutismo y el Estado constitucional: doctrina y derecho que foi includo em meu livro, Poltica y Constitucin en Espaa (18081978), CEPC, Madrid: CEPC (2007). Mais sobretudo debe lerse o recente livro de Ignacio Fernndez Sarasola, La Constitucin de Bayona (1808), editorial Iustel, Madrid, 2007. Sobre as Cortes de Cdis e a Constituio de 1812 tenho publicado numerosos trabalhos, entre os quais agora quero destacar meu livro La Teora del Estado en los orgenes del constitucionalismo hispnico (Las Cortes de Cdiz), CEPC, Madrid, 1983, em que, no primeiro captulo, disserto sobre as tendncias e os modelos constitucionais nessas Cortes. Uma questo sobre a qual volto em El debate sobre el sistema britnico de gobierno en Espaa durante el primer tercio del siglo XIX incluido tambm no citado livro Poltica y Constitucin en Espaa (1808-1978). Uma exaustiva anlise sobre a organizao dos poderes da Constituio pode ser vista em meu extenso artigo Rey, Corona y Monarqua en los orgenes del constitucionalismo espaol: 1898-1814, REP, n 55, 1987. Examino o pensamento constitucional de Jovellanos em La doctrina de la Constitucin Histrica: de Jovellanos a las Cortes de 1845 e de Marina em Tradicin y Liberalismo en Martnez Marina, ambos no citado livro Poltica y Constitucin en Espaa (1808-1978). Do pensamento constitucional de Blanco-White me ocupo em Un precursor de la monarqua parlamentaria: Blanco-White y "El Espaol", REP, n 79, Madrid, 1993, pp. 101-120. Sobre a aplicao do cdigo doceanista no Trinio me estendo em La Monarqua imposible. La Constitucin de Cdiz durante el Trienio (1820-1823), Anuario de Historia del Derecho, t. LXVI, Madrid, 1996, pp. 681-687. Sobre a recepo do novo constitucionalismo europeu durante o Trinio, se pode consultar meu Estudio Introductorio a los Principios Naturales de la Moral, de la Poltica y de la Legislacin, de Francisco Martnez Marina, Junta General del Principado de Asturias, Oviedo, 1993, 2 vol, pp. I-XCII, onde me estendo particularmente sobre a recepo de Bentham. Este Estudio se encontra tambm em meu recente livro Asturianos en la Poltica Espaola. Pensamiento y Accin, KRK ediciones, Oviedo, 2006. Para o estudo das Cortes Constituintes de 1821-1822, vid, Benedicta Maria Duque Vieira, O problema poitico no tempo das primeiras Cortes en Miriam Halpern Pereira (Dir), A crise do Antigo Regime e as Cortes Constituintes de 1821-1822: estudos e documentos, S da Costa, Lisboa,

270

1992, primeiro dos cinco volumes de que est composta esta obra. Sobre a cultura poltica do vintismo vid, tambm, Isabel Nobre Vargues, Aprendizagem da cidadania en Portugal (1820-1823), 1997, e Maria Candida Proena, A primeira regenerao: o conceito e a experiencia nacional, 1820-1823, Livros Horizonte, Lisboa, 1990. Para a infuncia de Bentham nestas Cortes, vid. Maria Helena Carvalho dos Santos, A mayor felicidade do mayor nmero. Bentham e a Constituio portuguesa de 1822, em Miriam Halpern Pereira et alii (coord), O liberalismo na Pennsula Ibrica na primeira metade do seculo XIX, Edies Joo S da Costa editora, Lisboa, 1982. pp. 91 y ss. Sobre a questo brasileira, dentro de uma ampla bibliografa, vid. Valentim Alexandre, Os Sentidos do Imprio, Questo Nacional e Questo Colonial na crise do Antigo Regime Portugus, edit. Afrontamento, Oporto, 1993; e Mrcia Regina Berbel, A Nao como artefato-deputados do Brasil nas Cortes portuguesas de 18211822, Hucitec-FAPESP, So Paulo, 1999. No que se refere Constituio de 1822, vid. a extensa anlise comparada de Paulo Ferreira da Cunha, Para uma Histria Constitucional do Direito Portugus, Almedina, Coimbra, 1995, assim como as pginas que lhe dedica Antonio Manuel Hespanha em seu livro Guiando a mo invisvel. Direitos, Estado e Lei no liberalismo monrquico portugus, Almedina, Coimbra, 2004. Vid, tambm, os comentrios sobre a histria constitucional portuguesa desse perodo e dos dois constitucionalistas: Jos Joaqun Gomes Canotilho, Direito Constitucional, cap. 5, Coimbra, 1983, e Jorge Miranda, Manual de Direito Constitucional, Coimbra editora, 1988, t. 1, pp. 230-247, sem esquecer da breve anlise de Marcelo Caetano en Constituies Portuguesas, 4 edio, editorial Verbo, Lisboa/So Paulo, 1978, de onde so retiradas as citaes textuais do Presidente da Comisso Constitucional de 1821-1822. Ignacio Fernndez Sarasola apresenta uma breve, contudo interessante abordagem, das Constituies de 1812 e 1822 em La Constitucin espaola de 1812 y su proyeccin europea e Iberoamericana, em Joaqun Varela Suanzes-Carpegna (Coordenador), Modelos Constitucionales en la historia comparada, em Fundamentos, n 2, Oviedo, 2000, pp. 430-434. O texto do projeto de Constituio de 1823, elaborado, sobretudo por Ricardo Raimundo Nogueira, foi publicado por Paulo Mereia no Boletim da Faculdade de Direito, Coimbra, vol. XXIII, 196, enquanto que Francisco Manuel Trigoso se pode encontrar em Antnio Manuel Hespanha, O projecto institucional do tradicionalsmo reformista: un projecto de Constituio de Francisco Manuel Trigoso de Arago Morato (1823), na mencionada obra O liberalismo na Pennsula Ibrica na primeira metade do sculo XIX. Sobre o cartismo e a Carta de 1826 aconselhvel consultar as mencionadas obras de Ferreira da Cunha, Hespanha, Canotilho, Miranda y Caetano. Uma anlise mais clssica da Carta brasileira de 1824, sua principal influncia normativa feita por Jos Antonio Pimenta Bueno, Direito Pblico Brasileiro e Anlise da Constituio do Imprio, publicado originalmente em 1857, reeditado pelo Senado Federal de Brasil em 1978, vol. 5 da Coleo Bernardo Pereira de Vasconcelos. Uma recente, breve e didtica anlise em Octaviano Nogueira, Constituies Brasileiras, vol. 1. 1824, Senado Federal, Centro de Estudos Estratgicos, Escola de Administrao Fazendria, 2 edio, Braslia, 2001. Sobre a doutrina constitucional de Constant, a autoridade mais influente nas Cartas do Brasil e de Portugal, me estendo em La monarqua en el pensamiento de Benjamn Constant (Inglaterra como

271

modelo), Revista del Centro de Estudios Constitucionales, n 10, 1991, pp. 121-138. Analiso desde um ponto de vista histrico-constitucional o exlio de 1823-1833 em El Pensamiento Constitucional Espaol en el Exilio: el abandono del modelo doceaista (1823-1833), REP, n 87, 1995, pp. 63-90, de onde retiro as citaes dos Ocios de los Espaoles Emigrados; traduo francesa: Les libraux espagnols en exil: l'abandon du modle constitutionnel de Cadix (1823-1833), em Annick Lemprire, Georges Lomn, Frderick Martinez et Denis Rolland (coord.), L' Amerique latine et les modles europens, Editions L'Harmattan, Maison des Pays Ibriques, Paris, 1998, pp. 163-195. Braz Augusto Aquino Brancato em seu interessante livro Don Pedro I de Brasil, posible Rey de Espaa (Una conspiracin liberal), PUCRS, Porto Alegre, 1999, especialmente o sexto captulo, que apresenta uma anlise sobre o impacto da Carta de 1826 na Espanha e sobre os contatos entre os liberais espanhis e D. Pedro IV. Este ltimo, um aspecto que tambm analisa Irene Castells, em La utopa insurreccional del liberalismo espaol. Torrijos y las conspiraciones liberales de la dcada ominosa, Crtica, Barcelona, 1989. Sobre o pensamento de Mouzinho da Silveira, vid. Mirian Halpern Pereira, O Estado e a sociedade no pensamento de Mouzinho da Silveira, em Obras de Mouzinho da Silveira, Fundao Gulbenkian, Lisboa, t. I. Para o Estatuto Real continua sendo imprescindvel o minucioso estudo de Joaqun Toms Villaroya, El Sistema Poltico del Estatuto Real (1834-1836), Instituto de Estudios Polticos, Madrid, 1968. Da aceitao e rechao da Constituio de Cdis durante esta poca me ocupo em meu ensaio La Constitucin de Cdiz y el Liberalismo espaol del siglo XIX, que inclui em meu citado livro Poltica y Constitucin en Espaa (1808-1978). Tambm apresento um estudo sobre o pensamento constitucional dessa poca em meu livro El Conde de Toreno (1786-1843). Biografa de un liberal, Marcial Pons, Madrid, 2005. O progressismo e a Constituio de 1837 apresento em Constitucin Espaola de 1837: una Constitucin transaccional, que se encontra em meu mencionado livro Poltica y Constitucin en Espaa (1808-1978). J a Constituio de 1838, alm dos trabalhos antes citados de Miranda, Hespanha, Canotilho y Caetano, se recomenda consultar os trabalhos de Benedicta M. Duque Vieira A revoluo de Setembro e a discusso constitucional de 1837, editorial Salamandra, Lisboa, 1987; de Magda Pieiro, Passos Manuel: o patriota e o seu tempo, editorial Afontamento, Oporto, 1996; y de Victor de S, A Revoluo de Setembro de 1836, 3 edio, 1978 Sobre o restabelecimento da Carta de 1826 em 1842 e sua terceira vigncia, me repoto s j mencionadas obras de Miranda, Canotilho y Caetano. Sobre os princpios bsicos da Constituio de 1845, pode ser interessante meu mencionado artigo La doctrina de la Constitucin Histrica: de Jovellanos a las Cortes de 1845. Sobre o constitucionalismo democrtico espanhol durante o perodo aqui examinado me ocupo na extensa Introduo, que tem como ttulo Retrato de un liberal de izquierda, o livro, que fui coordenador, Alvaro Flrez Estrada. Poltica, Economa, Sociedad, Junta General del Principado de Asturias,

272

Oviedo, 2004. Uma introduo que tambm desenvolvi em meu citado livro Asturianos en la Poltica Espaola. Pensamiento y Accin. Tambm podem ser consultados outros dois recentes trabalhos meus: El sentido moral del liberalismo democrtico espaol a mediados del siglo XIX y El pueblo en el pensamiento constitucional espaol: 1808-1845, ambos fazem parte do citado livro Poltica y Constitucin en Espaa (1808-1978). Dous livros recentes resultan de interese: Romn Miguel Gonzlez, La Pasin Revolucionaria. Culturas polticas republicanas y movilizacin popular en la Espaa del siglo XIX, CEPC, Madrid, 2007; e Florencia Peyrou, Tribunos del Pueblo. Demcatas y republicanos durante el reinado de Isabel II, CEPC, Madrid, 2008. No que diz respeito a Portugal, se pode consultar o pioneiro trabalho de Victor de S A crise do liberalismo e as primeiras manifestaes das idias socialistas em Portugal (1820- 1852), Livros Horizonte, Lisboa, 1978, e o de Fernando Catroga, O republicanismo em Portugal. Da formao ao 5 de Outubro de 1910, 2 vol. Livraria Minerva, Coimbra, 1991. Um excelente e recente resumo da historiografia poltica portuguesa contempornea sobre o perodo aqui analisado e em geral sobre os sculos XIX e XX na historiografia especificamente constitucional ocupa um modesto e indiferenciado lugar em Manuel Baioa e Paulo Jos Fernndez La Historia Poltica del Portugal Contemporneo, en el n 5 de la Revista Historia y Poltica, dedicado monogrficamente a Portugal Contemporneo, Biblioteca Nueva, Madrid, 2001/2002, que na pgina 28, reconhece este autor que, em Portugal, a Historia Constitucional no alcanou a maioridade . Uma recente viso comparada da histria poltica espanhola e portuguesa desse perodo, assim como de seu enquadramento internacional, sobretudo em suas relaes com a Gr-Bretanha e Frana, pode ser consultada no trabalho de um dos mais relevantes luslogos espanhis, Hiplito de la Torre Gmez, Unidad y dualismo peninsular: el papel del factor externo, no vol. 27 de Ayer, coordenado por este autor, e intitulado Portugal y Espaa Contemporneos, Marcial Pons, Madrid, 2000, pp. 11-35. Neste mesmo volume, tambm so interessantes os trabalhos de uma das melhores especialistas neste perodo, Miriam Halpern Pereira, Del Antiguo Rgimen al liberalismo (1807-1842), pp. 39-64; e de Maria Manuela Tavares Ribeiro, Los Estados liberales (1834-1839/1890-1898), pp. 65-95. Para uma viso geral da histria portuguesa bastante til, por sua qualidade e equilibrado critrio, o conhecido manual de Jos Hermano Saraiva Histria Concisa de Portugal, Publicaes Europa-America, 4 edio, 1979. Tambm desejo reconhecer minha dvida com os livros de Hernni Cidade, Portugal Histrico-Cultural, editorial Presena, Lisboa, 1985; de Jos Manuel Garcia, Histria de Portugal. Uma viso global, editorial Presena, Lisboa, 2 edio, 1983; e de Antonio Srgio, Breve Intepretao da Histria de Portugal, Livraria S da Costa, Lisboa, 11 edio, 1983. No gostaria de terminar este cometrio bibliogrfico sem referenciar aos clssicos e recomendados livros de Oliveira Martins Histria de Portugal y Portugal Contemporneo (ambos de Guimares editores, Lisboa, 1977 e 1979, respectivamente), nos quais se encontram magnificas pginas, cheias de imaginao e de capaciade evocadora, sobre o Portugal romntico, sem

273

esquecer, seu brilhante trabalho, Histria da Civilizao Ibrica. Certamente, para conhecer esta poca to til como sobretudo grato ler diversas obras literrias, como o j mencionado Viagens na minha terra, de Almeida Garret, assim como Os Maias, de Ea de Queiroz, to necessrios para submergir naquele Portugal romntico como os escritos de Larra, algumas novelas de Baroja ou vrios episdios nacionais de Galds para a Espanha da poca.

274

You might also like