You are on page 1of 2

CAPTULO III DO SALRIO MNIMO SEO I Do Conceito Art.

76 - Salrio mnimo a contraprestao mnima devida e paga diretamente pelo empregado r a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distino de sexo, por dia normal de servio, e capaz de satisfazer, em determinada poca e regio do Pas, as sua s necessidades normais de alimentao, habitao, vesturio, higiene e transporte.

Art. 78 - Quando o salrio for ajustado por empreitada, ou convencionado por taref a ou pea, ser garantida ao trabalhador uma remunerao diria nunca inferior do salrio m mo por dia normal da regio, zona ou subzona. Pargrafo nico - Quando o salrio mnimo mensal do empregado comisso ou que tenha direit o percentagem for integrado por parte fixa e parte varivel, ser-lhe- sempre garant ido o salrio mnimo, vedado qualquer desconto em ms subseqente a ttulo de compensao.

Art. 81 - O salrio mnimo ser determinado pela frmula Sm = a + b + c + d + e, em que a, b, c, d e e representam, respectivamente, o valor das despesas dirias com alim entao, habitao, vesturio, higiene e transporte necessrios vida de um trabalhador adul o.

1 - A parcela correspondente alimentao ter um valor mnimo igual aos valores da lista de provises, constantes dos quadros devidamente aprovados e necessrios alimentao diri a do trabalhador adulto. 2 - Podero ser substitudos pelos equivalentes de cada grupo, tambm mencionados nos q uadros a que alude o pargrafo anterior, os alimentos, quando as condies da regio o a conselharem, respeitados os valores nutritivos determinados nos mesmos quadros. 3 - O Ministrio do Trabalho far, periodicamente, a reviso dos quadros a que se refer e o 1 deste Art.. Art. 82 - Quando o empregador fornecer, in natura , uma ou mais das parcelas do salrio mnimo, o salrio em dinheiro ser determinado pela frmula Sd = Sm - P, em que Sd representa o salrio em dinheiro, Sm o salrio mnimo e P a soma dos valores daquelas parcelas na regio. Pargrafo nico - O salrio mnimo pago em dinheiro no ser inferior a 30% (trinta por cent o) do salrio mnimo fixado para a regio. Art. 83 - devido o salrio mnimo ao trabalhador em domiclio, considerado este como o executado na habitao do empregado ou em oficina de famlia, por conta de empregador que o remunere. SEO VI DISPOSIES GERAIS Art. 117 - Ser nulo de pleno direito, sujeitando o empregador s sanes do art. 121, q ualquer contrato ou conveno que estipule remunerao inferior ao salrio mnimo estabeleci do na regio em que tiver de ser cumprido. Art. 118 - O trabalhador a quem for pago salrio inferior ao mnimo ter direito, no ob stante qualquer contrato ou conveno em contrrio, a reclamar do empregador o complem ento de seu salrio mnimo estabelecido na regio em que tiver de ser cumprido. Art. 119 - Prescreve em 2 (dois) anos a ao para reaver a diferena, contados, para c ada pagamento, da data em que o mesmo tenha sido efetuado.

Art. 120 - Aquele que infringir qualquer dispositivo concernente ao salrio mnimo s er passvel da multa de 3 (trs) a 120 (cento e vinte) valores-de-referncia regionais, elevada ao dobro na reincidncia. Art. 124 - A aplicao dos preceitos deste Captulo no poder, em caso algum, ser causa d eterminante da reduo do salrio.

Art. 126 - O Ministro do Trabalho e previdncia social expedir as instrues necessrias fiscalizao do salrio mnimo, podendo cometer essa fiscalizao a qualquer dos rgos co ntes do respectivo Ministrio, e, bem assim, aos fiscais do Instituto Nacional de Seguro Social, na forma da legislao em vigor.

You might also like