You are on page 1of 3

Clula Bois, cavalo, bode, rvores, capim... Todos esses seres so seres vivos, orgnicos.

Logo, todos eles tm o corpo constitudo por clulas, mesmo? Mas, como os cientistas descobriram que os seres vivos tm corpoformado por clulas? Vamos a um pouco de Histria. No ano de 1590, portanto h mais de 400 anos atrs, na Holanda, dois irmos inventaram um aparelho com lentes de aumento. Este aparelho servia para aumentar a imagem de pequenos corpos, facilitando, dessa forma, sua observao. Este aparelho, que tem o nome de MICROSCPIO, foi sendo aperfeioado e, em 1665, um ingls, chamado Robert Hooke descobriu a existncia das clulas. Hoje, graas ao microscpio, sabe-se que a clula a unidade fundamental dos seres vivos, pois apresenta as caractersticas essenciais desses seres: reproduo, movimentos, ciclo vital, sensibilidade. Mas, de que partes so formadas uma clula e que funes elas desempenham? Observe: So partes fundamentais da clula: - membrana plasmtica envolve a clula protegendo-a e controlando a entrada e a sada de substancias; - citoplasma - formado por uma substncia gelatinosa, onde ficam mergulhadas as estruturas celulares que se responsabilizam pelas funes vitais da clula; - ncleo - situado, geralmente, no meio da massa citoplasmtica; apresenta-se com a forma mais ou menos esfrica; comanda a reproduo celular e responsvel pela passagem das caractersticas do ser para os seus descendentes.

Voc sabia que as clulas podem apresentar formas e tamanhos diferentes? Veja:

As clulas podem apresentar-se sob diversas formas: discoide, como as do sangue, estrelares (neurnio), alongadas (msculos), cilndrica (traqueia) caudada (espermatozoide) . E sobre o tamanho da clula o que se pode dizer? Existem clulas que podem ser vistas at sem o auxlio do microscpio a olho nu so as macroscpicas, como a gema do ovo, os alvolos da laranja fibra do algodo. J a grande maioria das clulas s pode ser vista com o auxlio do microscpio so microscpicas, como as que o nosso corpo e o corpo de todos os animais e vegetais. Os seres vivos que possuem apenas uma clula so chamados de unicelulares e aquele que possui mais de uma clula e chamado de pluricelulares. Agora, voc j tem algumas informaes importantes sobre a clula, que a unidade estrutural dos seres vivos. Voc tem ideia da diversidade que esses seres apresentam? No somente o nmero de clulas que diferencia os seres vivos, mas tambm, o tipo de clula que os forma, a presena de alguma substncias em suas clulas, as reaes que apresentam. Estas caractersticas observadas DIFERENCIANDO CLULA VEGETAL E CLULA ANIMAL Quais as diferenas entre clulas vegetais e animais? A clula a unidade bsica de todos os seres vivos. Assim, todas as clulas tm a mesma constituio bsica.

- citoplasma ( o lquido que ocupa o espao interior da clula, e onde se encontram todas as estruturas, como o ncleo). - ncleo ( a estrutura que comanda todas as aes da clula) - membrana plasmtica ( a barreira que limita o citoplasma, e que controla a entrada e sada de substncias da clula). No entanto, as clulas animais e vegetais tm alguns elementos que os diferenciam. As clulas vegetais possuem, alm da membrana celular, uma parede celular, que lhe d maior rigidez. Tm ainda o vacolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de gua que necessita, e os cloroplastos, utilizadas na fotossntese. De resto, possuem as mesmas estruturas, que tm uma funo idntica em ambos os tipos de clulas.

You might also like