You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOSUNIPAC

Faculdade de Educao e Estudos Sociais Curso de Engenharia de Produo

Calibrao

Braulio Martins

Governador Valadares 2011

Introduo O conceito de qualidade e satisfao do cliente faz parte do dia-a-dia do consumidor e dos empresrios. No existe mais espao para empresas que no praticam a qualidade como o seu maior valor. E para garantir essa qualidade necessrio e imprescindvel medir. O que qualidade de um produto ou servio? Dentre as muitas definies informais, qualidade significa ser apropriado ao uso, ou seja, ter a performance, durabilidade, aparncia, utilidade, conformidade e confiabilidade esperadas pelo cliente. Medir uma grandeza compar-la com outra denominada unidade. O nmero que resulta da comparao de uma grandeza com uma unidade recebe o nome de valor numrico da grandeza. O comprimento de um tubo de ferro , por exemplo, trs metros. Ao medir o tubo, portanto, precisamos utilizar uma unidade especfica para expressar o resultado. No exemplo citado, a unidade o metro, e para medir em metros devemos ter alguma rgua ou trena marcada em metros. A trena ou rgua ser a materializao fsica da unidade. Com base no resultado da medio conseguiremos saber quantas vezes o comprimento do tubo contm a unidade metro. A maioria das medies no pode ser realizada apenas por uma comparao visual entre uma quantidade desconhecida e uma quantidade conhecida. Devese dispor de algum instrumento de medio. Para garantir que os instrumentos usados neste processo tenham a confibilidade da medio, tem-se a necessidade de se realizar a calibrao. Definio: Calibrao um conjunto de operaes que estabelece sob condies especificadas, a relao entre os valores indicados por um instrumento de

medio ou sistema de medio ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referncia, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padres. (conforme Portaria Inmetro 029 de 1995 - VIM) Fases : A calibrao inicia-se no recebimento do instrumento com uma inspeo visual onde relata-se todas as possveis no conformidades, informaes recebidas do cliente so importantssima, em seguida procede-se uma limpeza interna e externa para se dar inicio a calibrao propriamente dita que rotinas especificas para cada instrumento Por que Calibrar? As empresas devem entender que a calibrao dos equipamentos de medio um componente importante na funo qualidade do processo produtivo, e dessa forma devem incorpor-la s suas atividades normais de produo. A calibrao uma oportunidade de aprimoramento constante e proporciona vantagens, tais como: Reduo na variao das especificaes tcnicas dos produtos. Produtos mais uniformes representam uma vantagem competitiva em relao aos concorrentes. Preveno dos defeitos. A reduo de perdas pela pronta defeco de desvios no processo produtivo evita o desperdcio e a produo de rejeitos. Compatibilidade das medies. Quando as calibraes so referenciadas aos padres nacionais, ou internacionais, asseguram atendimento aos requisitos de desempenho.

Desenvolvimento O PROCESSO DE CALIBRAO A calibrao permite avaliar as incertezas do processo de medio, alm de identificar os desvios entre os valores indicados por um instrumento e os valores convencionalmente na verdadeiros. com As um operaes padro, de calibrao, algumas fundamentadas comparao possuem

caractersticas que sero apresentadas a seguir. Determinao do sistema de medio padro A escolha adequada do sistema de medio padro a ser utilizado repercutir na qualidade e no resultado final das medies. Portanto, quanto melhor (menor incerteza e maior repetitividade) o padro, melhores sero as condies de realizao da calibrao. Escolha dos instrumentos crticos da empresa Durante a implementao de um sistema de avaliao dos instrumentos de medio, a primeira pergunta que vem nossa mente : quais so os instrumentos de medio que devemos controlar? Para respondermos a tal questo, devemos considerar a seguinte seqncia de raciocnio: Identificar, com os responsveis pela engenharia, produo e manuteno, quais so as variveis do processo que afetam a qualidade do produto e questo; Identificar os instrumentos que so utilizados para medir estas variveis; Estabelecer quais so os limiteis especificados para cada uma destas variveis, em todos os nveis e etapas do processo produtivo.

Tipos de calibrao Existem basicamente dois tipos de calibrao: a calibrao direta e a indireta.

Na calibrao direta, a grandeza padro de entrada aplicada diretamente ao Sistema de Medio a Calibrar e as medidas so comparadas com os valores padro. EXEMPLO Para calibrar uma balana necessitamos de um conjunto de massas padro, de modo a cobrir toda a faixa do aparelho. Aplicando-se diretamente a massa (com valor conhecido de 5 Kg, por exemplo) sobre a balana, podemos verificar se esta est calibrada.

A grandeza que se deseja medir fornecida por um meio externo (Gerador de Grandeza), que atua simultaneamente no sistema de Medio em Calibrao e no Sistema de Medio Padro. Os resultados do Sistema de Medio em Calibrao so comparados com os do Sistema de Medio Padro (considerados como verdadeiros). Dessa forma, os erros podem ser determinados e as correes efetuadas.

Registro (anotao) das leituras Deve ser realizado um registro individual de leituras para cada escala do instrumento que ser calibrada. O preenchimento completo da planilha de leituras, com os valores efetivamente encontrados durante a calibrao, muito importante para uma verificao do processo de validao do instrumento. Resultado da Calibrao O resultado de uma calibrao permite afirmar se o instrumento satisfaz ou no as condies previamente fixadas, o que autoriza ou no sua utilizao em servio. Ele se traduz por um documento chamado Certificado de Calibrao. CERTIFICADO DE CALIBRAO Apresenta alguns aspectos importantes: Indica a data de realizao e o responsvel pela calibrao; Permite comparar os erros encontrados com os erros mximos tolerados previamente definidos; Orienta um parecer aprovando ou no a utilizao do instrumento nas condies atuais. A rejeio do instrumento implica encaminh-lo para a manuteno ou substitu-lo por um novo. A empresa no deve utilizar um instrumento que no apresenta condies mnimas de trabalho, pois isto acarretar custos adicionais, retrabalho e, possivelmente, descrdito perante o consumidor. Intervalos de Calibrao Ao longo do tempo ocorrem desgastes e degenerao de componentes, fazendo com que o comportamento e o desempenho dos instrumentos apresente problemas. Nasce da a necessidade de verificaes peridicas, a intervalos regulares, para que instrumentos e padres sejam recalibrados.

Destacamos alguns fatores que influenciam no intervalo de calibrao: Freqncia de utilizao; Tipo de instrumento; Recomendaes do fabricante; Dados de tendncia de calibraes anteriores; Histricos de manuteno; Condies ambientais agressivas (temperatura, umidade, vibrao, etc.). PADRES E RASTREABILIDADE Os padres de medio podem ser distribudos e classificados conforme apresentao grfica na pirmide hierrquica abaixo:

Padro Internacional: padro reconhecido por um acordo internacional para servir como base para o estabelecimento de valores a outros padres a que se refere. Padro Nacional: padro reconhecido por uma deciso nacional para servir como base para o estabelecimento de valores a outros padres a que se refere.

Padro de referncia: Padro com a mais alta qualidade metrolgica disponvel em um local, a partir do qual as medies executadas so derivadas. Padro de referncia da RBC Rede Brasileira de Calibrao (conjunto de laboratrios credenciados pelo INMETRO para realizar servios de calibrao): padres que devem ser calibrados pelos padres nacionais. Padro de referncia de usurios: encontrado nas indstrias, centros de pesquisas, universidades e outros usurios. Esses padres devem ser calibrados pelos padres de referncia da RBC. Padro de trabalho: padro utilizado rotineiramente na industria e em laboratrios para calibrar instrumentos de medio. Podemos observar na figura da pirmide uma seta representando a rastreabilidade dos padres de medio. Isto significa que cada classe de padro deve ser calibrada e/ou relacionada a uma classe imediatamente superior. Dessa forma, a rastreabilidade metrolgica ficar garantida quando:

RASTREABILIDADE a propriedade de um resultado de uma medio poder referenciar-se a padres apropriados, nacionais ou internacionais, por meio de uma cadeia contnua de comparaes, todas tendo incertezas estabelecidas. MATERIAIS DE REFERNCIA

Os problemas atuais (sade, meio ambiente, controle de produtos industriais, controle de novos materiais, etc.) demandam um nmero cada vez maior de amostras a serem analisadas e em nveis de concentrao cada vez menores. O nmero e a complexidade das anlises qumicas realizadas a cada ano continuam a crescer exponencialmente. H centenas de milhares de diferentes compostos qumicos sendo analisados em matrizes to diversas quanto tecido humano e rocha grantica. NORMAS DE CALIBRAO As normas da srie NBR ISSO 9000 permitem tratar o ciclo da qualidade de maneira global, atingindo desde o marketing e a pesquisa de mercado, passando pela engenharia de projeto e a produo at a assistncia e a manuteno. Essas normas so to abrangentes que incluem at o destino final do produto aps seu uso, sem descuidar das fases de venda, distribuio, embalagem e armazenamento. Juntamente com a reviso dos conceitos fundamentais da cincia da medio ser definida uma terminologia compatibilizada, na medida do possvel, com normas nacionais (ABNT), internacionais (ISO) e com normas e recomendaes tcnicas de reconhecimento Internacional (DIN, ASTM, BIPM, VDI e outras). No estabelecimento da terminologia, procura-se manter uma base tcnico-cientfica. Ainda no existe no Brasil uma terminologia que seja comum s principais instituies atuantes no setor. A terminologia apresentada baseada no VIM (Vocabulrio Internacional de Metrologia), que busca uma padronizao para que o vocabulrio tcnico de Metrologia no Brasil seja o mesmo utilizado em todo mundo. Onde calibrar? A calibrao pode ser efetuada em locais que possuam a condies apropriadas, incluindo-se padres de referncia, podem ser nas dependncias

da empresa ou em laboratrios externos. Os instrumentos passveis de calibrao so aqueles que impactam na qualidade do produto ou servio, a calibrao deve ser executada por Laboratrios credenciados, certificados (ISO 9001), avaliados (Redes estaduais), ou at mesmo do exterior desde que tenham rastreabilidade assegurada. Exemplos de Instrumentos calibrveis Alicate ampermetro, Altmetro, Ampermetro, Ampermetro de painel,

Analisador de baterias, Analisador de espectro, Analisador de potncia, atenuador, Balanas, Banho Maria, Calibrador de processo, Calibre de espessura, Calibre de folga, Calibre tampo liso, Cmara climtica, Capacmetro, Condutivimetro, Controlador de temperatura, Cronometro, Dcada capacitiva, Dcada indutiva e Dcada resistiva, Decibelmetro, Dinammetro, Distribuidor de freqncias, Dosimetro, Escala linear, Esquadro, Estufa, Fonte de alimentao DC/AC, Frequencmetro, Geradores de funo, Gerador de sinal LF, Geradores de sinal HF, Gonimetro, Indutor, Luxmetro, Malha de temperatura, Manmetro, Medidor de campo eltrico, Medidor de Potncia, Medidor de superfcie, Megohmetros, Micrmetros, Multmetro, Nvel combinado, Nvel de bolha, Osciladores, Osciloscpios, Paqumetro, pH-metro, Ponte de weaststone, Ponte indutiva, Ponte capacitiva, ponte resistiva, Prumo, PT-100, Registrador grfico, Relgio comprador, Relgio apalpador, Resistor padro, Sbito, Tacmetro ptico, Tacmetro de contato, Termohigrgrafo, Termmetro Thermohigrmetro, de mercrio, Termmetro bimetlico, Termmetro de bulbo mido, Termmetro digital com sensores, Termmetro infravermelho, Termopar, Termoresistencia, Terrometro, Timer, Traador de altura, Transferidor de grau, Trena, Vidrarias, Voltmetro, Voltmetro de painel, Watimetro LF, Watimetro HF.

Concluso Uma calibrao relata formalmente a performance do instrumento em relao a um padro correspondente a grandeza especifica sob certas condies de contorno que devem ser reportadas. Vale ressaltar que correo de desvios no so previstos em uma calibrao, sendo uma ao apenas comparativa, no aplica garantias.

Bibliografia Apostila de Metrologia Bsica SENAI/CST (PROGRAMA DE CERTIFICAO OPERACIONAL CST/2009)

You might also like