You are on page 1of 3

Prova Testemunhal (arts.

400 a 419, CPC) Prova testemunhal o depoimento oral prestado por pessoa capaz e desinteressada, que no parte no feito. Testemunha instrumentria aquela que presencia a elaborao de um documento (uma das duas testemunhas que firma documento particular, para conferir a este fora de ttulo executivo). Testemunha judiciria aquela que presta depoimento em juzo. A capacidade para depor surge aos 16 anos (405, 1, III, do CPC), alm disso, exige-se discernimento e os sentidos necessrios para a percepo dos fatos. O desinteresse ocorre quando o terceiro no ter ganho material ou qualquer outra vantagem decorrente do resultado da demanda. Restries Prova Testemunhal (400 e 401 do CPC) 1) no se admite a prova testemunhal em relao a fatos j provados por documento ou confisso. 2) no se admite prova exclusivamente testemunhal em relao aos negcios jurdicos que ultrapassem 10 salrios mnimos (arts. 227, CC/02 e 401, CPC), salvo se houver incio de prova documental. Ex.: um contrato no assinado enviado por correspondncia, ou se for impossvel material ou moralmente obter a prova documental. Impedimento e suspeio Regras esto no 405, 2 e 3: 2o So impedidos: I - o cnjuge, bem como o ascendente e o descendente em qualquer grau, ou colateral, at o terceiro grau, de alguma das partes, por consanginidade ou afinidade, salvo se o exigir o interesse pblico, ou, tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa, no se puder obter de outro modo a prova, que o juiz repute necessria ao julgamento do mrito; II - o que parte na causa; III - o que intervm em nome de uma parte, como o tutor na causa do menor, o representante legal da pessoa jurdica, o juiz, o advogado e outros, que assistam ou tenham assistido as partes. 3o So suspeitos: I - o condenado por crime de falso testemunho, havendo transitado em julgado a sentena; II - o que, por seus costumes, no for digno de f; III - o inimigo capital da parte, ou o seu amigo ntimo; IV - o que tiver interesse no litgio. Testemunhas impedidas e suspeitas, podem depor, caso necessrio: 405, 4o Sendo estritamente necessrio, o juiz ouvir testemunhas impedidas ou suspeitas; mas os seus depoimentos sero prestados independentemente de compromisso (art. 415) e o juiz Ihes atribuir o valor que possam merecer.

Deveres da Testemunha 1) comparecer em juzo. (412, caput) Se a parte se comprometeu a apresentar testemunha independente de intimao, o nocomparecimento renncia tcita. Se a testemunha foi intimada e no comparece cabe a conduo coercitiva. 2) responder as perguntas que lhe forem feitas (415,pargrafo nico, do CPC), salvo: 2.1) se vexatrias ou capciosas (416, 1). 2.2) se colocarem em risco a testemunha ou seus familiares (406, I). 2.3) fatos sigilosos em razo da profisso ou estado da testemunha (406, II). 3) dizer a verdade, sob pena de cometer crime (415, p. .). Direitos da Testemunha 1) ser tratada com urbanidade e respeito (416, 1). 2) ser ressarcida das despesas que teve para ir depor (419). 3) no responder nos casos de escusa legal (item 2 supra). 4) no sofrer perda de salrio ou desconto do tempo de servio (419, p..). Procedimento: As testemunhas devem ser arroladas no prazo fixado pelo juiz ou com 10 dias de antecedncia data da audincia (407 do CPC). O prazo para depsito em cartrio, e no para protocolo da petio!!! Em audincia, a testemunha ser qualificada (414, CPC) e, logo em seguida, cabe a contradita (414, 1), que pode ser apresentada na forma oral ou escrita, cabendo parte provar a contradita atravs de documento ou at 3 testemunhas. O juiz decide a contradita e se acolher deixar de ouvir a testemunha ou poder ouvi-la como informante. O nmero mximo de testemunha 10, com limite de 3 para cada fato (407, pargrafo nico). S pode substituir testemunha no caso de morte, enfermidade, impossibilidade de depor ou em razo de mudana de endereo que impossibilite a sua localizao (408). Sistema presidencialista O advogado dirige pergunta ao juiz, que entendendo-a pertinente, a far, interrogando a testemunha (416 do CPC). Fundamentos do indeferimento esto no 416, 1 do CPC. Juiz testemunha 409 do CPC O impedimento a que se refere o artigo aquele do artigo 134, II. No se trata, portanto, de uma das pessoas do rol do artigo 405, 2 do CPC. Mas, se nada souber, poder mandar excluir seu nome do rol. Nesse caso se faz necessrio o oferecimento de exceo de impedimento. E se o juiz no se reconhece como testemunha, dever remeter a exceo para o Tribunal. Sem prejuzo, para se evitar discusses sobre a precluso, mostra-se necessria a interposio de recurso de agravo contra a excluso do nome do juiz do rol de testemunhas (409, II). A parte pode desistir de qualquer testemunha, menos se arrolar o juiz como testemunha.

Caso o juiz no seja arrolado, como seu conhecimento direto do fato no decorreu de instruo processual, este conhecimento no poder ser considerado por ocasio do julgamento. Juiz deve julgar conforme as provas dos autos. Se julgar conforme seu contato direto com o fato, viola direito de defesa das partes. Lembrar do brocardo: o que no est nos autos, no est no mundo Caso o juiz no consiga fazer esse julgamento, ter sua imparcialidade afetada, razo pela qual deve requerer seu afastamento na clusula geral do 135, p.. Essa uma opinio pessoal. Imediao (410 do CPC) Juiz deve colher a prova testemunhal pessoalmente, salvo as excees do prprio 410.

You might also like