You are on page 1of 30

Manual do Operador

Ver.-1.0

DF - 140

Manual de Operao
Prefcio

MOTOR DE POPA DF-140

Agradecemos por sua escolha de um motor de popa SUZUKI. Solicitamos a leitura cuidadosa deste manual, bem como a sua releitura, de tempos em tempos. Este manual contm informaes importantes para o manuseio seguro de seu motor de popa, bem como instrues de operao e manuteno. Todas as informaes contidas neste manual so as disponveis e corretas no momento desta publicao. Assim, com o correr do tempo, podero ser encontradas algumas discrepncias entre este manual e o seu motor. A SUZUKI se reserva o direito de efetuar modificaes em seus produtos a qualquer momento e sem aviso prvio, visando sua evoluo. ndice.
ADVERTNCIA / PRECAUO / OBSERVAO ...........................................2 INFORMAES IMPORTANTES PARA O USURIO......................................2 LOCALIZAO DO NMERO DE IDENTIFICAO DO MOTOR....................2 COMBUSTVEL E LEO ................................................................................2 LOCALIZAO DAS ETIQUETAS DE SEGURANA......................................3 LOCALIZAO DAS PARTES DO MOTOR......................................................4 INSTALAO DO MOTOR...............................................................................5 INSTALAO DA BATERIA..............................................................................5 USO DOS ACESSRIOS ELTRICOS.............................................................5 SELEO E AJUSTE DA HLICE ...................................................................5 EQUIPAMENTOS E AJUSTE............................................................................6 SISTEMA DE PRECAUO.............................................................................8 SISTEMA DE DIAGNSTICO...........................................................................9 SISTEMA DE AVISO DE TROCA DE LEO....................................................10 SISTEMA DE INCLINADOR ( POWER TRIM & TILT ).....................................10 INSPEO ANTES DE NAVEGAR.................................................................11 AMACIAMENTO DO MOTOR.........................................................................12 OPERAO...................................................................................................13 RETIRADA DO MOTOR E TRANSPORTE......................................................18 REBOCANDO A EMBARCAO.................................................................. .19 INSPEO E MANUTENO........................................................................19 LIMPEZA E LAVAGEM DAS PASSAGENS DE GUA....................................25 MOTOR AFUNDADO......................................................................................27 PROCEDIMENTOS DE ARMAZENAMENTO..................................................27 LOCALIZAO E REPARAO DE AVARIAS................................................28 ESPECIFICAES.........................................................................................29 TABELA DE INDICAO DO TEMPO TOTAL DE FUNCIONAMENTO............29 FLUXOGRAMA DE SISTEMA DE AVISO DE TROCA LEO..........................29

IMPORTANTE!
ADVERTNCIA / PRECAUO / OBSERVAO

Leia este manual e siga suas indicaes cuidadosamente. O smbolo e as palavras ADVERTNCIA, PRECAUO e OBSERVAO possuem significados particulares para enfatizar uma informao em especial. Deve-se prestar ateno s mensagens com estes smbolos e palavras. ADVERTNCIA indica um perigo em potencial que pode resultar em ferimentos ou morte. PRECAUO indica um perigo em potencial que pode resultar em danos ao motor. OBSERVAO indica informao especial para facilitar a manuteno ou evidenciar uma instruo.
Prxima

01

Manual de Operao
INFORMAES IMPORTANTES PARA O USURIO

MOTOR DE POPA DF-140

ADVERTNCIA. Deve-se tomar precauo para reduzir os riscos de acidentes e leses pessoais resultantes do uso de seu motor de popa e embarcao. Algumas das informaes e precaues importantes que devem ser tomadas so as seguintes: - Antes da primeira utilizao de seu motor de popa, leia cuidadosamente este manual at que possa entender e familiarizar-se com suas caractersticas, manuteno e segurana. - Antes de usar sua embarcao, realize uma inspeo. Os itens a verificar esto listados na seo INSPEO ANTES DE NAVEGAR. - Nunca opere a sua embarcao sob efeito de bebidas alcolicas ou outras drogas. - Pratique operando a sua embarcao em velocidade moderada at sua completa familiarizao com as manobras, caractersticas e combinao motor/embarcao. No opere o motor em regime mximo at que se familiarize com o conjunto e amaciamento do motor. - Quando a embarcao se encontrar em uso, todos os passageiros devero usar coletes salva-vidas. Distribuir a carga ou peso na embarcao tanto de popa a proa, como de estibordo a boreste. - Cumpra as manutenes peridicas ditadas na planilha de manutenes. As Assistncias Autorizadas esto equipadas e treinadas para esse fim. - No modifique o seu motor de popa. As modificaes podem resultar em perda da garantia e de sua segurana. - Aprenda e obedea as normas de navegao ditadas pelos rgos competentes. - Assegure-se de que mantm na embarcao os equipamentos de emergncia e segurana, tais como: coletes salva-vidas, ncora, kit de primeiros socorros, dispositivos de sinalizao, cordas, ncoras, leos, combustvel de reserva, etc. - Instrua os passageiros quanto aos procedimentos de segurana, bem como sobre o que devem fazer em caso de emergncia. - Verifique a previso de tempo da regio antes de sair com sua embarcao. - Use somente peas e acessrios originais SUZUKI, para no perder a cobertura de garantia e para no comprometer a segurana e o bom funcionamento do equipamento. INFORMAES SOBRE O AMACIAMENTO DO MOTOR As primeiras 10 horas so as mais importantes na vida de sue motor de popa. A operao apropriada no perodo de amaciamento essencialpara ajudar a assegurar sua melhor performance e longa vida. Procure na seo AMACIAMENTO DO MOTOR as recomendaes especficas de amaciamento LOCALIZAO DO NMERO DE IDENTIFICAO DO MOTOR. O modelo e nmero de seu motor de popa SUZUKI esto localizados na parte superior da pea de fixao da morsa. A identificao do seu motor importante no caso de solicitao de reposio de peas ou em caso de roubo (sinistro).

COMBUSTVEL E LEO GASOLINA: A SUZUKI recomenda o uso de gasolina sem chumbo e isento de lcool, com ndice de octanagem mnima de 91 octanas (mtodo research). Entretanto, como pela legislao brasileira obrigatria a venda de gasolina com um percentual adicionado de lcool, este tipo de gasolina tambm pode ser utilizada.

ALERTA
Cuidado com os respingos e derramamento de combustvel durante reabastecimento. Alm do perigo de incndio, podero ocasionar manchas na pintura do motor. Prxima Voltar

02

Manual de Operao
ADVERTENCIA

MOTOR DE POPA DF-140

A gasolina extremamente inflamvel e txica. Portanto, siga os seguintes procedimentos para seu manuseio: - Nunca permita que alguma pessoa que no seja adulto manuseie a gasolina. - Somente manuseie a gasolina com o motor desligado. - Nunca encha o tanque at o limite mximo e evite seu transbordamento. - Tenha cuidado para no derramar ou respingar gasolina. Se isso acontecer, seque-a imediatamente. - No fume e tome o mximo cuidado com fascas (motor ligado, isqueiro, fsforos, cigarro aceso, etc.) - Evite contato por longos perodos com a gasolina, e evite respirar seus vapores. - Quando abastecer, faa-o em locais bem ventilados e aps desligar o motor.

ALERTA
Sempre use gasolina de boa qualidade e nova. A gasolina velha forma borras e gelatinamento, que podem danificar o seu motor.No use combustvel de uma octanagem inferior recomendada. Um combustvel de baixa qualidade afetar a performance e pode causar danos ao motor de popa e ao seu sistem de combustvel. LEO DO MOTOR: Utilizar sempre o leo para motores de 4 tempos de melhor qualidade, para prolongar a vida til do seu motor. Utilize exclusivamente leos de graduao SE, SF, SG, SH ou SJ do sistema de classificao API. O grau de viscosidade deve ser SAE 10W-40. Caso no os encontre, selecione conforme abaixo.
20W - 50

leo de Motor
C F

15W - 40 15W - 40

15W - 50 15W - 50

Nota
Em condies de frio extremo ( abaixo de 5C ) use leo SAE 5W-30 para uma partida mais fcil e melhor operao.

10W - 30 -30 -20 -10 0 10 20 30 40

TEMP.

-22 -4 -14 32 50 68 86 104

ALERTA
A seleo de leo para o seu motor um fator muito importante, e afetar seu rendimento e durabilidade. LEO DE ENGRENAGENS Use leo SUZUKI OUTBOARD MOTOR GEAR OIL ou leo para engrenagens HIPOIDEO SAE 90, de boa qualidade. LOCALIZAO DAS ETIQUETAS DE SEGURANA Leia e cumpra as orientaes contidas nas etiquetas de seu motor de popa. Assegure-se de que tenha compreendido suas instrues. Para sua segurana, conserve as etiquetas no seu motor de popa.

Voltar

Prxima

03

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

ADVERTNCIA - Antes de dar a partida, assegure-se de que o cmbio est na posio N (neutro). - Nunca desmonte ou instale as tampas de cobertura do motor com o motor em funcionamento. - Quando for desmontar a cobertura do motor, mantenha as mos, cabelos, roupas, etc. sempre distantes do seu motor de popa. - Leia o manual de proprietrio completa e cuidadosamente.

TANQUE DE COMBUSTVEL (OPCIONAL) REMOVA O TANQUE DO BARCO ANTES DE ABASTEC-LO.


ADVERTNCIA Mantenha o tanque totalmente fechado quando no o est usando. Mantenha-o distante do calor, faiscas e chamas. Mantenha-o em lugar arejado. No guarde combustvel com ou sem mistura, por tempo muito longo (10 dias para combustveis misturados e 20 dias para gasolina pura ). ADVERTNCIA Nunca encha o tanque at seu derramamento. Armazene o tanque sempre em lugar arejado. O tanque construdo com material resistente, para resistir aos danos mecnicos. Desligue o motor sempre antes de reabastec-lo. Abra o respiro do tanque antes de colocar o motor em funcionamento. Troque a junta da tampa caso esteja danificada. Nunca aperte a tampa em demasia.

LOCALIZAO DAS PARTES DO MOTOR

Cobertura do Motor ( PTT )

Interruptor de inclinao Tacmetro e Sistema de Monitoramento ( check system )

Dreno de leo motor Morsa nodo de sacrifcio

Orifcio piloto dgua Entrada dgua para limpeza do motor

Bujo de nvel leo superior Espelho Anti-Cavitao Entrada de gua Bujo de nvel leo inferior CONTROLE REMOTO Interruptor de inclinao ( PTT ) Alavanca Controle Remoto Ajustador tenso acelerador Trava de cmbio Acelerador neutro Interruptor partida Interruptor emergncia com cordo Boto de acelerao livre Manete do Controle Remoto

Interruptor de inclinao

Chave Ignio

Interruptor emergncia com cordo

Voltar

Prxima

04

Manual de Operao
INSTALAO E RETIRADA DO MOTOR

MOTOR DE POPA DF-140

ADVERTNCIA Nunca sobre-dimensione o motor de popa usando um motor com potncia maior que a indicada para a sua embarcao. Toda embarcao tem uma placa de identificao com essa informao. Caso sua embarcao no a tenha, consulte o seu fabricante. A potncia excessiva do motor ter um efeito adverso na segurana do casco, podendo causar-lhe danos, e pode gerar dificuldades de operao e manobra. A SUZUKI recomenda que a instalao do motor seja efetuada por pessoal capacitado e com conhecimento sobre a instalao dos motores de popa SUZUKI. Procure a Rede autorizada da SUZUKI . ADVERTENCIA Um erro na instalao do seu motor de popa, controle e instrumentos pode ocasionar leses pessoais ou danos ao seu motor, alm de um mau funcionamento do conjunto.

INSTALAO E ESCOLHA DO ACUMULADOR ( BATERIA )


A SUZUKI recomenda para este motor, o uso de um Acumulador (bateria) de alta qualidade, que cumpra com seguintes requisitos mnimos: TIPO ...........................................................................NUTICO ou similar PARTIDA FRIO Ampres (CCA)....................................512 Ampres ou mais CAPACIDADE DE RESERVA .......................................160 minutos ou mais AMPERES HORA ........................................................12 Volts. 100 AH ou mais Fixar o acumulador (bateria) em local seco, arejado e sem vibrao da sua embarcao. Ao instalar um acumulador, primeiro conecte o cabo POSITIVO (vermelho) e depois o cabo NEGATIVO preto (fio terra). Para retir-lo, siga o procedimento acima, em ordem inversa. ADVERTENCIA Os acumuladores produzem gases explosivos. No fume e mantenha-o longe de chamas e fascas. ALERTA No coloque o acumulador perto do tanque de combustvel. Para remover a bateria, primeiro desconecte o cabo preto do terminal negativo, e ento desconecte o cabo vermelho do terminal positivo. Conectar e desconectar a bateria de acordo com a recomendao acima, ajudar a minimizar a chance de um curto circuito acidental e de fascas ALERTA Caso os cabos da bateria sejam ligados incorretamente, o sistema pode se danificar. No desconecte a bateria enquanto o motor estiver em funcionamento, pois componentes eltricos podero se danificar.

USO DE ACESSRIOS E/ OU EQUIPAMENTOS ELTRICOS


A quantidade de potncia (corrente contnua 12 volts) disponvel em sua embarcao depende de seu uso correto e do clculo de consumo dos acessrios e equipamentos. Solicite informaes detalhadas com seu assistente tcnico SUZUKI. SELEO E INSTALAO DA HLICE essencial usar uma hlice em seu motor de popa que seja apropriada e adequada s caratersticas do conjunto motor/embarcao. A velocidade da embarcao e a potncia absorvida dependem de uma boa escolha da hlice que utiliza. ALERTA A instalao de uma hlice com um passo a maior ou a menor causar danos a motor. Voc pode determinar se a hlice apropriada para seu barco usando um tacmetro para medir a velocidade quando operando mxima acelerao e com a carga mnima. Se estiver usando a hlice apropriada, as rotaes do motor estaro dentro do seguinte limite: A faixa de rotaes (rpm) permitida do motor DF 140 ..........................5.600 6.200 rotaes por minuto. Se as rotaes do motor no estiverem dentro desse limite, consulte seu revendedor autorizado SUZUKI para determinar o passo correto de hlice para sua embarcao. Prxima Voltar

05

Manual de Operao
INSTALAO DA HLICE
ADVERTENCIA

MOTOR DE POPA DF-140

- Ao montar ou desmontar a hlice, assegure-se de que o cmbio esteja na posio N (neutro) e retire a placa de chave de emergncia, para assegurar-se de que no ocorra uma partida involuntria do motor. - Previna-se para no se cortar com as ps da hlice. Para tanto, use um pedao de madeira para calar entre as ps e o espelho da rabeta, e use luvas.

Para instalar a hlice no seu motor de popa, proceda da seguinte forma:

123456-

Engraxe o eixo de hlice (1) com graxa SUZUKI ou graxa resistente a gua para prevenir contra oxidao; Coloque a arruela calo da hlice (2) Alinhe as ranhuras do eixo e deslize a hlice sobre o eixo (3) Coloque o espaador (4), a arruela (5), como ilustra a figura. Rosqueie a porca da hlice (6) apertando-a com uma chave ao torque de 50-60 N.m. Alinhe o furo da trava e insira a trava (7), abrindo-a para que no saia.

Para retirar a hlice, siga o procedimento acima em ordem inversa AJUSTES


AJUSTE DO NGULO DE EQUILBRIO Para ajudar a manter a estabilidade de direo e o bom rendimento de sua embarcao, mantenha sempre o ngulo apropriado de equilbrio, como mostram as figuras. O ngulo de equilbrio apropriado varia de acordo com a combinao motor/embarcao/hlice, bem como com as condies de operao.

ngulo de equilbrio muito fechado (a embarcao tende a arar ou afundar a proa)

ngulo de equilbrio muito aberto (a embarcao tende a levantar a proa e bater a proa na gua)

ngulo de equilbrio apropriado (anda bem e com conforto)

Realize testes de melhor inclinao e equilbrio, com a embarcao na gua. Caso necessite de ajuste, controle com o boto na alavanca do controle remoto (pag.5). Para melhor visualizao do ngulo de inclinao, observe a posio da agulha no relgio indicador de inclinao (de serie ou opcional). Consulte seu revendedor SUZUKI.

( Opcional )

Voltar

Prxima

06

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

AJUSTE DO LEME DO MOTOR DE POPA SUZUKI. Este ajuste para compensar a possvel tendncia da embarcao de desviar ligeiramente da linha reta de direo. Esta tendncia ocorre pela direo de giro da hlice, e/ou pela posio em que o motor foi montado, etc. PARA AJUSTAR O LEME 1. Afrouxe o parafuso (A) que fixa o leme.

2. Se a embarcao tende a desviar para boreste, mova o extremo traseiro do leme, para boreste. Se a tendncia for para estibordo, mova o extremo traseiro do leme para estibordo.

3. Aperte o parafuso (A). 4. Caso necessite, reajuste-o. 5. Essas tendncias podem mudar conforme determinadas condies, tais como: correnteza, peso colocado na embarcao e ou ventos laterais. AJUSTE DA TENSO DO ACELERADOR

O ajuste da tenso do acelerador do controle remoto pode ser feito a seu gosto. Para isso, gire o parafuso (A) na direo horria para apert-lo e no sentido anti-horrio para deix-lo mais leve.

REGULAGEM DA MARCHA LENTA A rotao da marcha lenta j vem regulada da fbrica, entre 675 ~ 725 rotaes por minuto, em neutro e aquecido. OBSERVAO O sistema eletrnico do motor (unidade de controle do motor) j vem programado para esta rotao regulada pela fbrica. Quando o motor colocado em marcha, o sistema manter por alguns segundos uma rotao mais alta. Caso o motor no diminua a rotao para marcha lenta, contate seu assistente tcnico SUZUKI especializado em motores de popa de QUATRO TEMPOS. AJUSTE DO APERTO DA COBERTURA DO MOTOR DE POPA Caso a cobertura do motor esteja sem o aperto apropriado ou demasiadamente apertado, pode-se regular de seguinte maneira: 1. Afrouxe os parafusos 1, 2 e 3. 2. Ajuste as travas 4, 5 e 6. Para apertar, mova no sentido A, e para afrouxar mova no sentido B. 3. Aperte os parafusos 1, 2 e 3. Prxima Voltar

07

Manual de Operao
SISTEMA DE ALERTA.

MOTOR DE POPA DF-140

O sistema de alerta est projetado para alert-lo de certas situaes que podem causar danos ao seu motor de popa. ALERTA No espere que o sistema de alerta chame sua ateno para qualquer problema de manuteno. Para prevenir alguns danos ao seu motor de popa essencial que as inspees e manutenes sejam procedidas regularmente. Caso qualquer das lmpadas de aviso de alerta acenda quando em operao, desligue o motor assim que seja possvel, verifique a causa (ver Inspeo do Indicador nesta pgina) e corrija o problema, ou consulte o seu assistente SUZUKI para motores de popa. Continuar operando o motor com estas lmpadas acesas poder resultar em severos danos ao seu motor de popa. INSPEO DO INDICADOR Toda vez que ligar a chave do interruptor e da partida na posio ON, acendero por poucos segundos as quatro lmpadas, REV LIMIT (1), OIL (2), TEMP (3) e CHECK ENGINE (4) no seu tacmetro do monitor e a buzina de advertncia soar por dois segundos, independentemente das condies do seu motor. Durante os prximos trs segundos, o tacmetro-monitor indicar as quantidades totais de horas de funcionamento do seu motor de popa por meio do ponteiro de rotao e/ou piscar da lmpada de REV LIMIT. Veja a TABELA DE INDICAO DO TEMPO TOTAL DE FUNCIONAMENTO na pgina 29. Aps de um breve perodo, o tacmetro-monitor voltar ao modo de espera e somente responder s condies do motor que requeiram aviso de alerta. ALERTA Se no ato de por a chave na posio ON, qualquer das lmpadas do monitor no acender, ou no soar a buzina, pode haver alguma avaria no circuito ou falha nos componentes. Nesse caso consulte o seu assistente tcnico de motor de popa SUZUKI. OBSERVAO Para checar a quantidade de horas de funcionamento do motor, consulte a TABELA DE INDICAO DO TEMPO TOTAL DE FUNCIONAMENTO, na pgina 29.

SISTEMA DE ALERTA DE EXCESSO DE ROTAO Este sistema ativado quando a rotao do motor atinge a rotao mxima permitida por mais de 10 segundos. Se este sistema for ativado, a rotao do motor se reduzir automaticamente a 3.000 rotaes por minuto aproximadamente, e acender a lmpada REV LIMIT. Para restabelecer o sistema, coloque o acelerador no mnimo (marcha lenta) durante apenas um segundo. Aps, o motor funcionar normalmente, a menos que hajam problemas. ALERTA O sistema de REV LIMIT no se ativar caso o passo da hlice no seja o apropriado para o seu barco (passo a menor), ou se houverem problemas na transmisso ou, ainda, se a segurana da hlice esteja rompida. Caso se acenda a lmpada deste sistema (nenhuma outra ir se acender), consulte seu assistente tcnico SUZUKI de motores de popa. SISTEMA DE ALERTA DA PRESSO DO LEO Este sistema de alerta entra em funcionamento quando a presso do leo lubrificante cair abaixo do nvel normal. Se este sistema for ativado, a lmpada OIL se acender e a buzina emitir uma srie de apitos. Alm disso, se este sistema de alerta se ativa quando o motor est a 3.000 rotaes por minuto ou mais, a rotao se reduzir automaticamente a 3.000 rotaes por minuto aproximadamente e se acender a lmpada REV LIMIT. Prxima Voltar

08

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

Caso a lmpada se acenda indicando que este sistema de alerta foi ativado, pare o motor imediatamente, se as condies do tempo e do vento permitirem fundear com segurana. ADVERTNCIA No retire e nem recoloque a cobertura do motor enquanto ele estiver ligado. Assim, primeiro pare o motor, e ento retire a cobertura e inspecione o nvel de leo. Inspecione o nvel de leo e complete se necessrio. Se o nvel de leo est correto, consulte o seu assistente tcnico SUZUKI de motores de popa. ALERTA O motor pode sofrer graves danos caso funcione com estes alarmes ativados. No espere at que a lmpada se acenda para adicionar o leo. Previna-se e verifique o nvel de leo periodicamente, pois se o nvel de leo estiver baixo, o motor pode sofrer graves danos.

SISTEMA DE SOBRE AQUECIMENTO Este sistema se ativa quando a temperatura do cilindro do motor est demasiado alta devido insuficincia de refrigerao por gua. Se este sistema se ativar, a lmpada de TEMP se aceder e a buzina emitir uma srie de apitos. Alm disso, se este sistema de alerta se ativa quando o motor est a 3.000 rotaes por minuto ou mais, a rotao se reduzir automaticamente a 3.000 rotaes por minuto aproximadamente e se acender a lmpada REV LIMIT.

ALERTA Se a lmpada TEMP se acender, detenha o motor e consulte o seu assistente tcnico SUZUKI de motor de popa to logo seja possvel. O motor pode sofrer graves danos caso seja mantido em funcionamento apesar destes alarmes haverem sido ativados.

SISTEMA DE ADVERTNCIA DA TENSO DO ACUMULADOR (BATERIA) Este sistema se ativa quando ocorre insuficincia de tenso no acumulador, o que pode impedir o funcionamento do seu motor de popa. Quando este sistema se ativa, a lmpada se acende e a buzina soa uma srie de apitos. Este sistema se desativar automaticamente quando a tenso do acumulador voltar ao nvel normal. Durante o perodo de insuficincia de tenso, no utilize nenhum aparelho eltrico que possa consumir a energia do acumulador, principalmente o motor de partida, sistema hidrulico de levante (P.T.T. power trim & tilt) e outros. ADVERTNCIA No tente inspecionar o acumulador sem haver lido as advertncias e alertas sobre o ACUMULADOR deste manual. OBSERVAO - Um acumulador auxiliar pode ter suficiente carga para dar partida no seu motor, mas ainda assim o alarme do sistema de advertncia poder soar se os acessrios da embarcao exigem grande demanda de energia do acumulador. - Se este sistema de advertncia se ativa continuamente, mesmo que sejam desligados todos os acessrios da sua embarcao, contate imediatamente o seu assistente tcnico autorizado SUZUKI para motores de popa. SISTEMA DE DIAGNSTICO Se existem condies anormais em qualquer sinal de um sensor que esteja conectado unidade de controle do motor, o sistema de auto-diagnstico avisar a anormalidade por meio da lmpada vermelha CHECK ENGINE e/ou apito de buzina. Este aviso somente da parte do motor de popa no estendendo para sua embarcao, que permite a operao a uma velocidade restringida mesmo quando a falha exista. Prxima Voltar

09

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

O sistema que est falhando pode ser identificado por meio da lmpada piscando ou pelo sinal sonoro intermitente da buzina. O cdigo de diagnstico foi concebido para apurar a falha quando a chave de interruptor ligada ON. ALERTA Se a lmpada de diagnstico se acende com o motor j em funcionamento, consulte seu assistente tcnico SUZUKI de motor de popa, para que seja efetuada a reparao do sistema ELETRNICO para controle. OBSERVAO O apito sonoro e sistema de diagnstico so desativados pressionando a chave de partida para dentro. SISTEMA DE NOTIFICAO DE TROCA DE LEO Este sistema informa ao operador o momento de troca de leo do motor, baseado na programao de manuteno. O sistema est desenhado para registrar o total de horas de funcionamento do motor de popa e funciona quando as horas pr-programadas para a troca de leo so alcanadas. (ver a seo INSPEO E MANUTENO e na ltima pgina). ATIVAO DO SISTEMA Quando o total de horas de operao do motor alcana o limite pr-programado para a troca de leo, a lmpada OIL ir piscar. Se o motor no est em funcionamento, a buzina emitir uma srie de apitos duplos adicionais. Esta indicao se repetir at que voc desative o sistema. DESATIVAO 1- Gire a chave de ligar at a posio ON. 2- Tire a cravilha de parada de emergncia (1) do interruptor. 3- Puxe o boto (2) do interruptor por trs vezes dentro de 10 segundos. Soar um breve apito avisando que a desativao ocorreu com xito.

4- Gire a chave, desligando, at a posio OFF. 5- Recoloque a cravilha de parada de emergncia (1) na posio original.

OBSERVAO - A desativao do sistema de troca de leo possvel independentemente de haver ou no sido trocado o leo do motor. Entretanto, a SUZUKI recomenda que em nenhuma hiptese o sistema seja desativado antes da efetiva troca do leo. - Caso o leo tenha sido trocado antes da hora pr-estabelecida, pelo fato da troca de leo no desativar o sistema de aviso, ao chegar essa hora pr-estabelecida o sistema avisar de qualquer maneira, sendo necessrio, ento, desativ-lo. SISTEMA DE INCLINADOR ( POWER TRIM e TILT) INCLINAO E EQUILBRIO HIDRULICO O mecanismo de inclinao e equilbrio hidrulico (P.T.T.) se opera pressionando o interruptor da alavanca de controle remoto (comando) ou lateral boreste do motor de popa (ver ilustrao). Para inclinar o motor para acima (levantar), pressione o interruptor na parte superior. Para desc-lo, pressione a parte inferior do interruptor. ADVERTNCIA O comando do interruptor de inclinao pode ser ativado mesmo que o interruptor do motor esteja desligado. Portanto, tenha cuidado de no comandlo acidentalmente. Voltar Prxima

10

Manual de Operao
INCLINAO MANUAL

MOTOR DE POPA DF-140

Caso por algum motivo no seja possvel utilizar o comando de inclinao por meio da energia do acumulador, possvel mov-lo manualmente. Para tanto, gire duas voltas o parafuso de liberao manual (A) no sentido anti-horrio. Ento, mova o motor como queira, levantando ou abaixando pela caixa da rabeta. Para fix-lo, aperte o parafuso (A).

TRAVA DE DESCANSO A trava de descanso destina-se a apoiar o motor na posio totalmente levantada e sem movimento. Para ajustar a trava: 1- Incline o motor levantando-o totalmente, usando o sistema hidrulico. 2- Empurre para baixo a alavanca, como mostra a ilustrao.

3- Desa o motor pelo sistema hidrulico at que a alavanca firme segurando o motor. ADVERTNCIA Desconecte a linha de combustvel sempre que o motor seja levantado por um longo perodo de tempo. Isto evita algum tipo de vazamento de combustvel. ALERTA A trava (alavanca) de descanso destina-se a somente suportar o motor sem movimento, para aliviar o sistema hidrulico de inclinao. Nunca movimente o barco com o motor levantado e travado pela trava de descanso.

INSPEO ANTES DE NAVEGAR.


ADVERTNCIA Para a sua segurana e a de seus passageiros, recomendamos sempre uma reviso completa de inspeo. importante ter certeza que seu barco e o motor esto em perfeitas condies. Sempre verificar os seguinte itens antes de comear a navegar - Assegure-se de que tenha combustvel suficiente para o trajeto programado. - Verifique o nvel de leo do motor. ALERTA Colocar o motor em funcionamento com insuficincia de leo pode causar srios danos a ele. Para inspecionar o nvel de leo: OBSERVAO Para evitar erros na leitura do nvel de leo, inspecione-o sempre com o motor frio e nivelado. 1- Coloque o motor em posio vertical (inclinao mnima) e retire a cobertura do motor (1) desbloqueando

Voltar

Prxima

11

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

2- Retire a vareta do nvel de leo e limpe-a com pano ou estopa limpos.

3- Coloque a vareta at o fundo e a retire.

O nvel mostrado na vareta de inspeo deve estar entre os dois pontos, de limite inferior e superior. Caso a marca do leo esteja prxima do nvel inferior, complete com o mesmo tipo de leo, at o ponto de limite superior. OBSERVAO Caso o leo esteja contaminado ou descolorido, efetue uma troca completa, com leo novo. Veja a Seo LEO DO MOTOR, pgina 22. COLOCAO DE LEO DO MOTOR 1- Retire o tampo do leo (ver figura) 2- Coloque o leo recomendado at que chegue ao limite superior. 3- Recoloque e aperte o tampo do leo. ALERTA No coloque leo em excesso no motor, pois poder danific-lo. Inspecione o acumulador (bateria) quanto ao nvel de soluo. O nvel de soluo deve estar entre o mnimo e o mximo a qualquer momento. Caso o nvel esteja abaixo do mnimo, veja a seo ACUMULADOR na pg.25 para complet-lo. Verifique visualmente o estado da hlice. Caso esteja danificada, troque-a. Verifique se a fixao do motor na embarcao est firme. Verifique o sistema hidrulico de inclinao e equilbrio se est funcionando de acordo. Verifique se o pino limitador de inclinao mnima est de acordo. Verifique se os equipamentos de segurana da embarcao esto a bordo.

AMACIAMENTO. As primeiras 10 horas de operao de seu motor de popa so de vital importncia para sua longa vida. O correto funcionamento e operao de seu motor durante o perodo de amaciamento assegura seu mximo rendimento durante toda a sua vida til. As seguintes instrues explicam esses procedimentos de amaciamento: ALERTA A no observncia e cumprimento desses procedimentos de amaciamento poder resultar em severos danos a seu motor. O perodo de amaciamento de 10 horas. Procedimentos para amaciamento: 1- Durante as primeiras 2 horas de funcionamento: Aquea o motor em marcha lenta (aproximadamente 5 minutos), para que o motor atinja a temperatura ideal. Prxima Voltar

12

Manual de Operao
ALERTA

MOTOR DE POPA DF-140

Altas rotaes com insuficincia de refrigerao podem causar graves danos ao motor, podendo riscar ou fundir os pistes. Depois de aquecer o motor, faa-o funcionar com rotaes mais baixas engatadas durante aproximadamente 15 minutos. Aps, durante a 1 hora e 45 minutos restantes, se houverem condies seguras de navegao, use o motor com meia acelerao ( 3.000 rotaes por minuto). OBSERVAO Durante o perodo de amaciamento, o motor poder ser acelerado at a rotao mxima apenas por curtos perodos para planear a embarcao, devendo logo aps voltar ao limite de rotao recomendado para o amaciamento. 2- Durante a hora seguinte: Se as condies de navegao forem seguras, opere com o motor engatado, acelerando a trs quartos. Ocasionalmente, utilize a acelerao total por perodos mximos de cinco minutos de cada vez. 3- As sete horas restantes: Se as condies de navegao permitirem, poder navegar com a velocidade desejada. Ocasionalmente utilizar a acelerao total por perodos mximos de cinco minutos de cada vez. OBSERVAO Durante o amaciamento do motor, recomenda-se no for-lo com acelerao mxima durante longos perodos. Entre a segunda e a dcima hora de amaciamento, no ultrapasse de 5 minutos a cada vez com acelerao mxima, do contrrio o motor poder sofrer graves danos, tais como riscar e fundir os pistes.

OPERAO
ALERTA Para evitar a interferncia eltrica do rdio com o sistema eltrico/eletrnico do motor, recomenda-se montar a antena do rdio transmissor a pelo menos um metro de distncia do motor de popa. ANTES DE DAR PARTIDA NO MOTOR 1- O motor esta baixado na gua ? 2- A mangueira de combustvel est conectada firmemente do tanque ao motor ?

3- Direcione a sada da gua (piloto) para local o desejado.

Voltar

Prxima

13

Manual de Operao
4- Ponha o cmvio em ponto NEUTRO

MOTOR DE POPA DF-140

5- Assegure-se de que a cravilha da parada de emergncia est em seu lugar, e prenda a extremidade em alguma parte de seu corpo.

AVERTNCIA O operador da embarcao dever sempre prender a extremidade da corda de cravilha de emergncia a uma parte do seu corpo antes de operar a embarcao. Desta maneira, caso o operador sofra algum acidente de tombamento, solavanco, queda etc. o sistema desligar o motor em emergncia com o simples puxo da corda. OBSERVAO O motor fornecido com uma reserva de chave de contato e cravilha de parada de emergncia. Portanto, guarde-as num lugar seguro. Quando quebrar ou perder uma dessas peas, reponha-a o quanto mais cedo possvel nas revendedoras ou assistentes SUZUKI de motor de popa.

PARTIDA DO MOTOR DE POPA


AVERTNCIA - Nunca funcione o motor de popa em local fechado. Como todo motor de combusto, as emisses de escapamento contm gazes venenosos e monxido de carbono, que podem causar desmaios e morte. - Antes de colocar em funcionamento o seu motor de popa, verifique se o combustvel suficiente para completar o trajeto programado. Caso tenha qualquer dvida, no hesite em complet-lo. OBSERVAO Se o motor de popa no pega, mas o motor de partida funciona, verifique se a cravilha de parada de emergncia est corretamente instalada. Caso no esteja, o motor no d a partida. 1- Pressione o bulbo da bomba auxiliar vrias vezes at que sinta seu endurecimento.

2- No use o acelerador de pr-aquecimento, deixe-o em posio totalmente fechada. A alavanca de cmbio dever estar no NEUTRO. Voltar Prxima

14

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

3- Gire a chave de contato para a posio ON 4- Gire a chave de contato para a posio START

ALERTA Nunca coloque a chave de contato na posio START se o motor estiver em funcionamento. Poder danificar o motor de partida do seu motor de popa. OBSERVAO Se o motor no funcionar na primeira tentativa, espere por alguns segundos para novas tentativas. ALERTA Se a luz de alarme permanecer acesa mesmo que o motor j esteja em funcionamento, pare o motor e verifique se o nvel de leo est correto. 5- Aquea o motor durante aproximadamente 5 minutos. INSPEO DA GUA DE REFRIGERAO Logo que o motor de popa comea a funcionar, a gua de refrigerao deve iniciar a sair pelo orifcio do piloto de refrigerao (1), indicando que a bomba dgua e sistema de refrigerao esto em ordem. Quando observar que a gua no est saindo pelo orifcio (e, portanto, a gua no est refrigerando o motor), pare o motor imediatamente e verifique se o orifcio no est entupido. Do contrrio, contate o seu assistente tcnico de motores de popa SUZUKI. OBSERVAO Se o motor no funcionar na primeira tentativa, espere por alguns segundos para novas tentativas. Antes de sair, verifique se o interruptor de parada de emergncia funciona corretamente.

PARTIDA DE EMERGNCIA Caso voc necessite fazer seu motor funcionar, mas no consiga dar a partida por motivo de falha eltrica ou de acumulador descarregado, podero ser utilizados os seguintes procedimentos de partida de emergncia. ADVERTNCIA Quando o motor funcionar, no toque em suas partes eltricas e partes em movimento pois correr risco de choques eltricos ou ferimentos graves. 1- Ponha o cmbio do motor em NEUTRO;

ADVERTNCIA Quando utilizar a partida de emergncia, todo o sistema de proteo do mecanismo de partida no funcionar. Portanto, imprescindvel que o cmbio esteja em ponto morto (NEUTRO). Caso o cmbio esteja engatado, a embarcao poder se movimentar repentinamente quando o motor funcionar, o que poder causar danos e acidentes.

Voltar

Prxima

15

Manual de Operao
2- Retire a cobertura do motor; 3- Retire os parafusos da cobertura do volante;

MOTOR DE POPA DF-140

4- Faa um n na extremidade do cordo de partida que acompanha o jogo de ferramentas do motor. Caso o cordo no esteja disponvel, voc poder usar uma corda de nilon, de 5 a 6mm de espessura e com 1,50m de comprimento, e na outra extremidade poder usar a chave de vela do jogo de ferramentas do motor de popa, enrolando nela a corda. 5- Engate o n feito no cordo na ranhura existente na polia (volante), e enrole o cordo ao redor do volante no mesmo sentido de um ponteiro de relgio. 6- Pressione o bulbo de combustvel at que sinta resistncia. 7- Gire a chave de contato at ON. Dever soar um pequeno zumbido no motor indicando que a bomba eltrica de combustvel est funcionando. OBSERVAO O ciclo de bomba de alta presso de combustvel de 3 segundos aps ligar a chave de contato. Se a tenso do acumulador demasiado fraca para que a bomba de combustvel funcione, no ser bombeado combustvel suficiente para fazer o motor funcionar. Se no conseguir escutar o zumbido da bomba funcionando, repita a operao n 7. 8- Coloque a cravilha da parada de emergncia em seu lugar. 9- Puxe o cordo de partida rapidamente, at o fim. O cordo volta automaticamente quando chega ao seu final. Nunca permita que outras pessoas permaneam atrs quando estiver puxando a corda. Ela chicoteia para atrs. ADVERTNCIA Nunca permita que outras pessoas permaneam ao redor, principalmente atrs de quem estiver puxando a corda. Ela chicoteia, e quem for atingido poder se ferir. Nunca instale as coberturas do volante e do motor enquanto o motor estiver funcionando, pois correr srios riscos de acidente. Quando o motor estiver funcionando, mantenha mos, cabelos, roupas, etc., longe das partes em movimento do motor. Assegure-se de fazer os reparos no sistema de partida o mais rpido possvel. No use o sistema de partida de emergncia em situaes de rotina CONTROLE REMOTO (CONTROLE DE ACELERAO E CMBIO) CMBIO Para dar marcha frente (FORWARD), empunhe a alavanca levantando a trava vermelha e empurre a alavanca para frente at a posio (A) aproximadamente, como mostra a ilustrao, quando sentir ento um solavanco na embarcao, indicando que a marcha engatou. Para dar marcha r (REVERSE), empunhe a alavanca levantando a trava vermelha e puxe a alavanca para trs at a posio (B) aproximadamente, como mostra a ilustrao, quando sentir ento um solavanco na embarcao, indicando que a marcha engatou.

Voltar

Prxima

16

Manual de Operao
CONTROLE DE VELOCIDADE (ACELERAO)

MOTOR DE POPA DF-140

Para aumentar a velocidade aps o engate de marcha, continue movendo a alavanca de controle remoto, gradativamente.

ADVERTNCIA
Antes de trocar a marcha de frente para r, ou vice versa, a alavanca deve parar na posio NEUTRAL, e o motor dever em marcha lenta. Ver no tacmetro (650 R.P.M. aproximados) Tenha cuidado com movimentos bruscos no acelerador, principalmente em manobras de marcha r. Lembre-se de que a embarcao no tem freios

ALERTA
Tenha cuidados extremos na manobra de sua embarcao. Use o acelerador com suavidade e moderao. Lembre-se sempre de que a sua embarcao no tem freios. No permita, por nenhum motivo, que o motor golpeie o fundo ou pedras, etc., principalmente quando em marcha a r, pois isso causar severos danos ao motor e embarcao pelo impacto. PARADA DO MOTOR Para parar o motor, ponha a alavanca de cmbio em NEUTRO, e gire a chave de contato para a posio OFF. Deixe sempre a chave na posio OFF enquanto o motor no est em funcionamento. ADVERTNCIA Para evitar que sua embarcao seja usada sem sua autorizao, tire a chave de contato. OBSERVAO Para assegurar-se de que o interruptor de emergncia funciona corretamente, experimente-o em marcha lenta, de vez em quando, tirando a cravilha de parada de emergncia. FUNDEANDO A EMBARCAO O motor deve ser inclinado at o levante total, ficando totalmente fora da gua quando em guas pouco profundas, ou quando o motor no v ser usado por algum tempo. Isso evita que o motor toque no fundo danificando a caixa de engrenagens e ou a hlice, em mar baixa ou marolas. Ver a seo Trava de Descanso na pg. 11 para detalhes de como inclinar. OPERAO EM GUAS RASAS Quando operar em guas rasas pode ser necessrio inclinar o motor mais alto que o ngulo normal. Navegando em guas rasas, opere apenas em baixa velocidade. Voltando a guas mais profundas, o motor dever voltar ao ngulo normal. PRECAUO - Quando inclinar o seu motor para operao em guas rasas, assegure-se de que a entrada de gua para arrefecimento nunca saia fora da gua e assegure-se tambm de que o orifcio piloto esteja sempre soltando gua. O motor no pode ficar sem gua para sua refrigerao, sob risco de sofrer graves danos. - No permita que o motor bata na parte inferior, isto causar danos ao motor. Caso acontea, inspecione imediatamente. OPERAO EM GUA SALGADA Quando usar o motor em gua salgada, lave sempre o sistema de arrefecimento com gua doce e limpa. Veja a seo de LIMPEZA E LAVAGEM DAS PASSAGENS DE GUA, na pg. 25. OBSERVAO Se no lavar as passagens de gua salgada do motor com gua doce, o sal provavelmente corroer o motor e encurtar a sua vida til. Prxima Voltar

17

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

OPERAO EM GUAS CONGELADAS Quando operar em guas congeladas, mantenha a rabeta submergida na gua durante todo o tempo. ALERTA Se deixar o motor de popa fora da gua em temperaturas abaixo de zero, com gua no sistema de resfriamento do motor, a gua poder congelar e expandir-se, causando severos danos ao motor. RETIRADA E TRANSPORTE DO MOTOR DE POPA RETIRADA DO MOTOR DE POPA Caso necessite retirar o motor de sua embarcao, recomendamos solicitar ao assistente tcnico de motores de popa SUZUKI para que o faa. TRANSPORTE DO MOTOR DE POPA Seu motor de popa pode ser transportado tanto na posio vertical como horizontalmente. Para transporte vertical Use o suporte do motor, fixando-o pela morsa.

Transporte horizontal 1- Drene o leo do motor. Veja a seo leo do motor, na pg. 3. 2- Drene o combustvel do separador de vapor da seguinte maneira: (1) Retire a cobertura do motor (1) e o anel de vedao (2); (2) Retire os sete parafusos utilizando uma chave canho de 8mm. e ento retire a cobertura lateral (3);

(3) Retire a ponta da mangueira (4) de dreno do separador de vapor; (4) Afrouxe o parafuso (5) de dreno do separador de vapor e drene o combustvel.

ADVERTNCIA Utilize um recipiente seguro para armazenar o combustvel drenado do motor de popa.

(5) Depois de drenado, volte a apertar o parafuso (5) e reinstale todas as peas em seu lugar. Voltar Prxima

18

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

3- Apoie o motor de popa em uma base protetora, com o lado estibordo para baixo, como mostra a ilustrao.

ALERTA No deite seu motor de popa sem que antes tenha drenado todo o leo do motor, pois o leo poder entrar no cilindro pelo crter e causar-lhe graves danos. No deite o motor sem que a gua de arrefecimento tenha sado totalmente do motor de popa, pois a gua poder entrar pelo escapamento para o cilindro e causar danos ao seu motor. No permita que a parte inferior do motor de popa (caixa de engrenagens), fique mais alta que o motor durante o transporte ou armazenamento. Poder ocorrer penetrao de leo ou gua na parte do motor causando danos e problemas no seu motor de popa. REBOCANDO A EMBARCAO Quando rebocar a embarcao com o motor de popa, mantenha o motor em sua posio normal de operao a menos que no haja altura suficiente do cho. Caso necessite uma distncia maior para o cho, o motor poder ser levantado por inclinao, mas use uma travessa, ou um dispositivo similar para suportar o peso do motor.

ALERTA Quando rebocar a embarcao com o motor de popa, no utilize a trava de inclinao para prender o motor, em sua posio de total levantamento. A trava no suportaria sustentar o motor de popa nos solavancos causados pelas irregularidades da estrada, causando ento danos ao motor de popa e ao mecanismo da trava de inclinao.

INSPEO E MANUTENO de suma importncia fazer as inspees e realizar as programas de manuteno no seu motor de popa regularmente. Siga as instrues contidas no quadro abaixo. A cada intervalo, assegure-se que foram efetuados os servios nele contidos. Nos intervalos de manuteno, devem ser considerados os totais de horas ou de meses passados, aquele que ocorrer primeiro. ADVERTNCIA Nunca funcione o motor de popa em local fechado. Como todo motor de combusto, as emisses de escapamento contm gazes venenosos e monxido de carbono, que podem causar desmaios e at a morte.

Voltar

Prxima

19

Manual de Operao
Intervalos Itens Velas Linhas de Combustvel *leo do Motor *leo da Rabeta Lubrificao Andos e Ligaes Acumulador *Verificar Mistura Combustvel / leo *Filtro de leo *Filtro de Baixa Presso Combustvel *Filtro de Alta Presso Combustvel *Sistema Eltrico *Rotao Lenta *Bomba D gua *Rotor Bba. D gua *Porca e Passador da Hlice *Parafusos e Porcas
ADVERTNCIA

MOTOR DE POPA DF-140


Primeiras Vinte Horas ou um ms I R R Cada 50 Horas ou 3 meses I I I I Realizar a cada 02 anos R R I Cada 100 Horas Cada 200 Horas ou 6 meses ou 12 meses I I R R I I I R I R R I I I

Trocar a cada 02 anos de uso

I I Trocar a cada 400 horas ou 02 anos Trocar a cada 1.000 horas

I I I T

I T

I I I R I T

I: Inspecione e limpe, ajuste, lubrifique ou troque, se necessrio T: Aperte R: Troque A SUZUKI recomenda que somente seu concessionrio autorizado SUZUKI ou um mecnico qualificado realize a manuteno dos itens assinalados (*) no quadro acima. Para os itens no asteristicados a manuteno poder ser feita pelo prprio usurio. Caso tenha dvidas, contate a assistncia tcnica SUZUKI . ADVERTNCIA - A sua segurana e a dos seus passageiros depende da correta manuteno de seu motor de popa. Portanto, siga cuidadosamente as instrues do quadro de manuteno e inspeo acima - No tente fazer a manuteno em seu motor caso no tenha experincia mecnica, para tal, sob risco de causar danos ao motor e a si prprio. Procure a sua assistncia tcnica SUZUKI para tanto. ALERTA - Os intervalos de manuteno do quadro acima foram estabelecidos para o uso normal do motor de popa. Caso o seu motor seja usado sob severas condies, tais como freqentes operaes em guas sujas ou velocidade mxima, as manutenes devero ser mais freqentes do que as indicadas no quadro. Consulte o seu assistente autorizado. - Quando trocar peas no seu motor de popa, recomendamos encarecidamente que use sempre peas originais SUZUKI. No podero ser cobertos pela garantia os danos causados ao seu motor de popa pela utilizao de peas no originais da SUZUKI. Voltar Prxima

20

Manual de Operao
CONJUNTO DE FERRAMENTAS

MOTOR DE POPA DF-140

Os motores de popa da SUZUKI deste modelo contm as seguintes ferramentas, as quais solicitamos que sejam mantidas a bordo de sua embarcao: ( 1 ) Bolsa de ferramentas. ( 2 ) Chave canho de 8mm. ( 3 ) Chave de vela 16mm. ( 4 ) Chave fixa 10x12mm. ( 5 ) Chave fixa 14x17mm. ( 6 ) Chave de fenda combinada. ( 7 ) Empunhadura para chave de fenda combinada. ( 8 ) Alicate ( 9 ) Chave allen 6mm. (10) Cordo de partida de emergncia. (11) Arruela de vedao do dreno de leo.

VELAS Seu motor de popa vem equipado com as seguintes velas para uso normal:

NGK

BKR6E

Normal

ALERTA importante que sejam usadas apenas VELAS DE IGNIO do tipo RESISTIVO. Caso no sejam usadas velas resistivas, podero haver falhas no sistema eletrnico do motor e nos acessrios eletrnicos de sua embarcao. Uma vela que funcione normalmente ter uma colorao marrom claro (caf com leite). Caso a vela no esteja queimando de acordo, consulte a assistncia autorizada SUZUKI.

ALERTA O embranquecimento ou escurecimento do isolador da vela pode ser causado por ajustes incorretos no motor ou pelo uso de velas de temperatura inadequada. Consulte seu assistente tcnico de motor de popa SUZUKI. O uso de velas inadequadas poder danificar o seu motor de popa. Nunca coloque velas de outras marcas sem que tenha a comprovao da equivalncia da rosca e da temperatura, e certifique-se sempre de que so do tipo resistiva. Do contrrio, o motor pode sofrer danos, que no esto cobertos pela garantia. Para instalar uma vela de ignio, deve-se coloc-la e rosque-la o mximo possvel com as mos, girando no sentido horrio (mais de 6 voltas) e depois aperte com a chave de vela. O torque de aperto de 2,8 kg./m. Para manter uma faisca forte, deve-se limpar a vela e ajust-la de acordo com os intervalos mostrados no quadro de manuteno. Limpe os carves nela depositados usando uma pequena haste (arame), e ajuste a abertura do eletrodo em 0,7 a 0,8mm.

Folga de eletrodo de vela = 0,7 ~ 0,8 mm.


Voltar Prxima

21

Manual de Operao
1. 2. 3. 4. 5. 6. ALERTA

MOTOR DE POPA DF-140


Desgaste excessivo Ruptura da cermica Fundio de eletrodo Eroso Depsitos amarelos Oxidao

Se a vela se encontrar nas condies mostradas na ilustrao acima, troque-a por uma nova, caso contrrio ter dificuldade para dar a partida no motor ou consumir mais combustvel, alm de sujeit-lo a danos. LINHA DE RESPIRO E DE COMBUSTVEL Inspecione a linha de respiro e de combustvel para localizar possveis fugas, rachaduras, expanses e outros danos. Se a linha de combustvel estiver em mau estado, troque-a. Consulte sua assistncia tcnica SUZUKI se h necessidade de troca ou de reparos dos componentes. Linha do Respiro Linha do Combustvel

ADVERTNCIA A fuga de combustvel pode contribuir para uma exploso ou fogo, podendo causar srias leses e at a morte. Quando notar alguma avaria nestes circuitos, solicite ao seu assistente tcnico SUZUKI para que os repare ou troque. ALERTA Tome o mximo cuidado para no entrar gua no sistema de combustvel.

LEO DO MOTOR
ADVERTNCIA O motor deve ser DESLIGADO antes que sejam efetuados os procedimentos para a troca do leo do motor. TROCA DE LEO DO MOTOR O leo do motor deve ser drenado com o motor quente, para que o leo escorra por completo. Para troca do leo do motor: 1- Coloque o motor em posio vertical (totalmente abaixado) e retire a cobertura do motor; 2- Retire a tampa de leo;

Voltar

Prxima

22

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

3- Coloque um recipiente de drenagem por baixo do parafuso de dreno de leo; 4- Retire o parafuso (1) e a arruela vedante do dreno (2) e drene totalmente o leo.

5- Depois que todo o leo tenha sado, recoloque o parafuso com a nova arruela vedante do dreno. ALERTA No reutilize a arruela vedante usada. Troque-a por uma nova. OBSERVAO A bolsa de ferramentas de seu motor de popa Suzuki dispe de uma arruela vedante opcional. Ao us-la, reponha-a imediatamente. 6- Encha com o leo de motor recomendado at o nvel superior. Capacidade de leo = 5,5 litros. 7- Cheque o nvel de leo. OBSERVAO Para evitar erros na medio, o motor dever de estar frio e perpendicular ao horizonte. 8- Recoloque a tampa de leo e a cobertura do motor. ADVERTNCIA A temperatura do leo pode estar muito alta, o suficiente para queimar suas mos quando for afrouxar o parafuso de dreno de leo. Aguarde at que o parafuso esteja frio o suficiente para poder toc-lo com as mos. Tanto o leo novo como o usado podem ser perigosos ao contato ou se ingeridos. O contato contnuo com leo pode provocar cncer de pele, bem como existem pessoas alrgicas ao leo. Mantenha o leo novo, bem como o usado, longe de crianas e animais. Para minimizar sua exposio ao leo, use camisa de mangas compridas e luvas impermeveis. Se sua pele entrar em contato com o leo, lave-a com gua e detergente ou sabo, e no use roupa suja de leo. OBSERVAO Descarte o leo usado de forma adequada, nunca o jogue na gua. Locais comumente encontrados para seu adequado descarte de forma a poder recicl-lo so os posto de troca de leo, posto de gasolina, etc. LEO DA RABETA (ENGRENAGENS) Para verificar o nvel de leo da rabeta, retire o bujo do nvel superior de leo e observe o interior. O nvel de leo deve estar na borda inferior do orifcio. Se o nvel estiver abaixo, complete-o com o leo especificado at que alcance a borda inferior do orifcio. Recoloque o bujo e aperte bem. A troca de leo de engrenagem peridica essencial para vida longa de seu motor de popa. Para troca de leo da rabeta: 1. coloque o motor de popa na posio vertical, e coloque um recipiente de drenagem abaixo da carcaa da rabeta. 2. Retire o bujo inferior de drenagem de leo (1), em seguida retire o bujo superior (2). 3. Depois que o leo tenha sido todo drenado, injete o leo de engrenagem especificado dentro do orifcio inferior (1) ate que comece a sair pelo orifcio superior. A capacidade 1.050ml. 4. Rapidamente reinstale os bujes para tampar os orifcios, primeiramente o superior (2) e depois rapidamente o inferior (1). Aperte. Voltar Prxima

23

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

OBSERVAO Para evitar a colocao insuficiente de leo, cheque o nvel aps 10 minutos da operao. Se o nvel estiver baixo, coloque lentamente o leo faltante, para completar o nvel correto. ALERTA A operao do motor com rabeta sem leo ou com gua pode causar severos danos mecnicos. O leo de engrenagem contaminado com gua tem uma colorao leitosa (esbranquiada). Se notar a contaminao ou falta de leo, pare-o imediatamente e leve-o assistncia tcnica SUZUKI. LUBRIFICAO A lubrificao adequada importante para o funcionamento seguro, a operao suave e a vida til prolongada de cada uma das peas de seu motor de popa. A tabela seguinte mostra os pontos de lubrificao: Localizao Lubrificante Localizao Lubrificante

Graxa Resistente gua Unio de Cabos e Controles Eixo (pino) de Inclinao

Graxa Resistente gua com bomba de graxa

Graxa Resistente gua Eixo da Hlice Coluna Giratria

Graxa Resistente gua com bomba de graxa

NODO (NODO DE SACRIFCIO) e LIGAO DE ATERRAMENTO


NODOS Seu motor de popa est protegido das corroses exteriores por peas de NODOS. Estes nodos controlam a eletrlise e evitam a corroso. Assim, so os nodos se corroem ao invs das partes do motor. A inspeo de cada um destes nodos dever ser feita periodicamente. Troque-os caso o tamanho chegue a 2/3 de metal corrodo.

ALERTA Se os nodos no esto colocados no motor ou esto completamente corrodos, as partes ou peas de alumnio do motor no esto protegidas contra a corroso galvnica produzida pela gua salgada. Isto ir sacrificar as partes de alumnio No pinte, no lustre, no passe leo e no isole os nodos, pois ficaro sem qualquer efeito. A funo dos nodos serem sacrificados em lugar das partes do motor, para isso tero que sempre contatar eletricamente na gua ou at no ar. Usando seu motor de popa na gua salgada, verifique os nodos periodicamente e limpe-os, passando lima ou escova de ao. Caso no estejam sendo corrodos, verifique tambm as ligaes entre as partes (cabos eltricos de fio terra). Quando os nodos no estejam fazendo efeito, contate o seu assistente tcnico SUZUKI para que coloque nodos sobressalentes mais macios (opcionais). Prxima Voltar

24

Manual de Operao
LIGAO DE ATERRAMENTOS

MOTOR DE POPA DF-140

Os cabos de unio so empregados para conectar eletricamente os componentes do motor, para que tenham um circuito comum de massa (aterramento). Isto permite que eles sejam protegidos contra a eletrlise por meio dos nodos. Estes cabos de ligao de aterramentos e seus terminais devem ser inspecionados periodicamente para assegurar-se de que no esto danificados.

ACUMULADOR (BATERIA) O nvel de soluo de acumulador (bateria), deve se manter sempre entre as linhas de mximo (MAX) e mnimo (MIN). Caso o nvel esteja abaixo da linha MIN (abaixo do mnimo), acrescente somente gua destilada, at que o nvel da soluo chegue ao mximo (MAX). ADVERTNCIA A soluo ou cido de acumulador venenosa e corrosiva. Evite que entre em contato com seus olhos, pele, roupa e tambm com as superfcies pintadas do motor. Se o cido de acumulador entrar em contato com qualquer dessas partes, lave-a imediatamente com abundncia de gua. Se o contato foi com a pele ou olhos, lave-os com abundncia de gua e imediatamente solicite a ateno de um mdico. ALERTA Uma vez que o acumulador seja suprido e nivelado com cido e entrado em operao pela primeira vez, NUNCA o recarregue com cido (use apenas gua destilada), pois isso danificar a bateria. Siga as instrues do fabricante do acumulador sobre seus procedimentos especficos de manuteno, para assegurar sua longa vida. LAVAGEM DO MOTOR DE POPA Sempre que usar seu motor de popa em gua salgada ou salobra, limpe-o externamente e lave-o internamente fazendo circular gua doce pelas passagens de gua da refrigerao interna. Caso esse procedimento no seja tomado, o sal poder corroer seu motor de popa e encurtar sua vida. Siga a seguinte norma: usou, lavou. Lave o motor da seguinte forma: Motor funcionando Posio vertical A SUZUKI recomenda que a limpeza do motor seja feita com ele em funcionamento. Para uso deste sistema necessrio o uso de aparelho especial (telefone) disponvel em lojas nuticas. ADVERTNCIA Nunca d partida ao motor e nem o deixe funcionando em locais fechados ou que no tenham uma boa ventilao. O gs de escapamento do motor contm monxido de carbono, que incolor e inodoro e pode causar desmaios e at a morte. Assegure-se de que o cmbio esteja em ponto neutro (NEUTRAL) quando lavar as passagens de gua da refrigerao interna. Se uma marcha estiver engatada, a hlice girar, com risco de ferimentos ou dano ao motor. O sistema eletrnico para acelerao limita as rotaes do motor na posio Neutro a um mximo de 3.000 rpm Assegure-se de que o motor esteja bem fixado e seguro para faz-lo funcionar, e assista seu funcionamento at o fim da lavagem. Mantenha crianas, animais e outras peas como balde, vassoura etc. distantes do local durante a lavagem. Nunca funcione o motor sem que haja gua circulando em seu sistema de refrigerao, pois sua bomba dgua pode se danificar em apenas 15 segundos sem o fluxo de gua, e o motor pode fundir. Assegure-se de que a linha de combustvel esteja ligada. Nunca deixe secar o sistema de combustvel do motor. Caso isso acontea, coloque combustvel na linha e mantenha sempre cheio o sistema no motor. Voltar Prxima

25

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

1. Instale o dispositivo de lavagem (telefone) (1), de modo que os orifcios de tomada de gua sejam cobertos pelos copos de borracha do dispositivo. 2. Conecte uma mangueira de jardim da rede de gua com o dispositivo, abra a torneira e faa a gua correr pelo piloto de gua.

3. 4. 5. 6. 7.

Coloque o cmbio no neutro (NEUTRAL), d a partida no motor e o mantenha em marcha lenta. Deixe-o funcionando por alguns minutos, para que a gua circule em abundncia. Desligue o motor e em seguida pare o fluxo de gua do dispositivo. Retire ao dispositivo. Limpe e seque externamente o motor e aplique-lhe uma camada de cera automotiva.

ADVERTNCIA Nunca passe cera nos NODOS, pois seu efeito cessar. LAVAGEM INTERNA COM O MOTOR PARADO Em posio vertical 1- Retire o bujo (A) do orifcio de lavagem.

2- Conecte a mangueira de jardim com um conector que se adapte rosca (B) do orifcio. (rosca (B) = 0,75 - 11,5 NHR (ANSI))

3- Abra o registro da gua e deixe-a correr por aproximadamente 5 minutos. 4- Feche o registro, retire o conector da gua, e recoloque o bujo no orifcio de lavagem. 5- Deixe o motor em posio vertical at que a gua de dentro do motor escorra totalmente. Em posio inclinada 1- Levante o motor at a posio totalmente levantada. 2- Siga as instrues acima, de lavagem na posio vertical, E NO FUNCIONE O MOTOR NA POSIO INCLINADA. 3- Aps a lavagem completa, abaixe o motor para a posio vertical para que a gua de dentro do motor escorra totalmente. Prxima Voltar

26

Manual de Operao

MOTOR DE POPA DF-140

MOTOR AFUNDADO Um motor de popa, que por acidente caia na gua (submergindo a parte motora) deve ser examinado e reparado imediatamente, antes que o motor se oxide e se danifique irreversivelmente. Para isso, siga os seguintes procedimentos: 1. Retire o motor da gua imediatamente; 2. Lave-o completamente com gua doce e limpa, para tirar todo e qualquer sujeira como barro, ou como sal, caso tenha afundado em gua salgada. 3. Tire as velas de ignio. Retire a gua do interior do motor atravs dos orifcios das velas, girando o volante vrias vezes at que no saia mais gua do interior. 4. Confira se o leo do motor no foi contaminado com a gua. Se foi, troque o leo. 5. Drene todo o combustvel da linha de combustvel. ADVERTNCIA Mantenha o combustvel longe de chama e de fasca e descarte o combustvel sujo de forma segura e a no causar poluio. 6. Coloque uma pequena quantidade de leo do motor em cada orifcio de vela. Gire o motor atravs do manpulo de partida de modo que o leo se espalhe pelas superfcies internas do motor. 7. Leve o motor ao assistente tcnico autorizado SUZUKI to logo seja possvel, para repar-lo.

ARMAZENAMENTO
Quando programar deixar seu motor de popa parado por um longo tempo (por exemplo: ao trmino da temporada) recomenda-se lev-lo assistncia tcnica para prepar-lo para o armazenamento. Caso queira preparar voc mesmo o seu motor para armazenagem, siga as seguintes instrues: 1. Troque o leo da rabeta (veja a sesso LEO DA RABETA, na pg. 23). 2. Troque o leo do motor (veja a sesso TROCA DE LEO DO MOTOR, na pg.22). 3. Adicione no tanque de combustvel um ESTABILIZADOR DE COMBUSTVEL, seguindo as informaes do fabricante do estabilizador, fornecida em sua embalagem. 4. Lave as partes internas do motor, seguindo os procedimentos da sesso LAVAGEM DO MOTOR DE POPA, C/ MOTOR FUNCIONANDO, na pag. 25) 5. Funcione o motor regulando no comando, em NEUTRO, por volta de 1.500 rotaes, durante 5 minutos, para que o estabilizador se distribua em todo o circuito de combustvel. 6. Injete leo no orifcio de entrada de ar, como mostra a figura, at que comece a sair fumaa pelo escapamento.

7. Pare o motor e em seguida desconecte o sistema de lavagem do motor. 8. Retire a(s) vela(s). Coloque uma pequena quantidade de leo do motor em cada orifcio de vela. Gire o motor atravs do volante por vrias voltas com a corda de partida de emergncia, de modo que o leo se espalhe pelo interior do motor. 9. Lubrifique as partes mveis (veja a sesso LUBRIFICAO, na pg. 24). 10. Aplique uma camada de cera automotiva nas superfcies externas do motor. Caso existam riscos na pintura, aplique uma demo de tinta prpria antes de passar cera. 11. Armazene o motor em posio vertical, em uma rea ventilada e seca. ADVERTNCIA Enquanto o motor est em funcionamento, mantenha as mos, cabelos, roupas, etc., longe das partes em movimento do motor. ALERTA Nunca funcione o motor sem que haja gua circulando em seu sistema de refrigerao, pois sua bomba dgua pode se danificar em apenas 15 segundos sem o fluxo de gua, e o motor pode fundir. Voltar Prxima

27

Manual de Operao
ARMAZENAMENTO DO ACUMULADOR (BATERIA)

MOTOR DE POPA DF-140

1. Quando programar deixar seu motor de popa parado por um ms ou mais, remova o acumulador e o armazene em um lugar frio e escuro. Recarregue o acumulador antes de voltar a us-lo. 2. Se o acumulador for armazenado por longos perodos, verifique todo ms o peso especfico da soluo (cido) e recarregue-a se necessrio. ADVERTNCIA Os acumuladores produzem vapores explosivos. No fume e mantenha-o afastado de chamas e faiscas. Para evitar faiscas quando o estiver carregando, conecte corretamente os terminais, antes de ligar o carregador. Manuseie o acumulador com extrema ateno, evite o contato da pele com o cido, vista roupas adequadas, use luvas de borracha, culos de proteo, etc. DEPOIS DO ARMAZENAMENTO Quando retirar seu motor do armazenamento para voltar a us-lo, siga os seguintes procedimentos: 1. 2. 3. 4. 5. limpe a(s) vela(s) . Troque-a(s) se necessrio; Verifique o nvel de leo da rabeta (veja a seo LEO DA RABETA); Lubrifique as partes mveis (veja a seo LUBRIFICAO); Limpe o motor e encere as superfcies pintadas (excluindo o nodo. Veja a seo NODOS); Recarregue o acumulador antes de instal-lo.

LOCALIZAO E REPARAO DE AVARIAS Este guia tem a finalidade de ajud-lo a achar as causas das reclamaes mais freqentes. ALERTA O insucesso na reparao de um problema pode ser danoso ao seu motor de popa. Os ajustes incorretos podem danificar o seu motor ao invs de consert-lo, e esses danos por certo no sero cobertos pela garantia. Portanto, se no tem certeza da ao correta, consulte o seu assistente tcnico do motor de popa SUZUKI, para que efetue o reparo correto. O SISTEMA DE PARTIDA NO FUNCIONA - O cmbio est engatado. Ponha-o na posio N neutro. - O fusvel est queimado. O MOTOR NO PEGA (DIFICULDADE DE PARTIDA) - A placa de trava de interruptor de emergncia no est em posio. - Falta de combustvel - verifique o combustvel - Verifique a mangueira de combustvel. - A linha de combustvel est com problema ou no conectada ao motor. - A vela de ignio est carbonizada (suja). A MARCHA LENTA IRREGULAR OU PRA - A linha de combustvel est danificada. - A vela de ignio est carbonizada (suja) A VELOCIDADE DO MOTOR NO AUMENTA (pouca potncia) - Sobrecarga do motor. - O sistema de alerta e diagnsticos est ativado. - A hlice est danificada - A hlice no a adequada para a embarcao. O MOTOR VIBRA EXCESSIVAMENTE - Os parafusos de fixao esto frouxos. - Objetos estranhos na hlice. - A hlice esta danificada. O MOTOR ESQUENTA EM DEMASIA. - A entrada de gua de refrigerao est bloqueada. - O motor est sobrecarregado. - A hlice no a adequada para a embarcao. Voltar Prxima

28

Manual de Operao
ESPECIFICAES:
ITEM Tipo do Motor Nmeros de Cilindros Dimetro e Curso Capacidade Potncia Regime de Rotao Sistema Eltrico Lubrificao do Motor Capacidade de leo do Motor

MOTOR DE POPA DF-140

DF-140 04 Tempos 04 86 x 88,0 mm 2.044 Cm 103,0 KW (140PS) 5.600~6.200 RPM Totalmente Transistorizado Lubrificao a presso da bomba trocoidal 5,5 lts.

TABELA DE INDICAO DO TEMPO TOTAL DE FUNCIONAMENTO


Tempo Total de Funcionamento

AO Funcionamento Inicial
(*1) (*4)

Tacmetro Monitor ( check system ) Indicao Agulha (1) Lmpada Rev. Limit ( pisca) (2) HORAS No No 0~49 No 500 rpm 50 No 600 rpm 60 : : : No 5.400 rpm 540 1 vez 500 rpm 550 1 vez 600 rpm 560 : : : 1 vez 5.400 rpm 1.040 2 vezes 500 rpm 1.050 : : : 2 vezes 5.400 rpm 1.540 3 vezes 500 rpm 1.550 : : : 3 vezes 5.300 rpm 2.030 3 vezes 5.400 rpm 2.040 ou mais uma piscada no REV LIMIT significa 500 horas. FLUXOGRAMA DE SISTEMA DE NOTIFICAO DE TROCA DE LEO MOTOR (*1) (*2) (*3) (*4) - Decorrer de 20 horas. - Decorrer de 80 horas. - Decorrer de 100 horas. - Quando efetua a desativao antes da ativao do sistema.

Indicao
(*2

Desativao
(*4)

Indicao
(*3)

: Desativao
(*4)

Indicao
(*3)

Desativao
(*4)

Indicao

Desativao

Obs.:- Este Sistema funcionar at 2.100 horas de operao


Voltar

Repetio

29

You might also like