You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Curso de matemtica
Camila Fornazieri de Sousa RA: 1226523 Flvio Rogrio Jonas RA 1218154 Polo de Gara

Projeto de Integrao Escola Comunidade

Trabalho 2: Circuito esportivo com atividades matemticas para a comunidade.

GARA 2013

Camila Fornazieri de Sousa RA: 1226523 Flvio Rogrio Jonas RA 1218154 Polo de Gara

Projeto de Integrao Escola Comunidade

Projeto apresentado Universidade Paulista UNIP, do curso de Matemtica, como um dos requisitos para a obteno da nota na disciplina Prtica de Ensino: Integrao Escola - Comunidade, ministrada pelo (a) Prof. (a) Raquel Maia Bokums.

GARA 2013

Sumrio

Introduo_____________________________________________________03 Tema_________________________________________________________04 E.C.A. capitulo II, artigos 15 e 16___________________________________04 O trabalho na regio_____________________________________________04 A rotina dentro das casas_________________________________________05 Diante desta realidade___________________________________________05 O circuito, suas regras e premiaes________________________________06 Algumas questes______________________________________________07 Resultados esperados___________________________________________08 Concluso____________________________________________________09 Referncias Bibliogrficas________________________________________09

Introduo:
Nos dias de hoje fcil se deparar com famlias onde no h espao para a convivncia, onde o computador e os amigos virtuais substituram o convvio familiar. Onde as longas distncias e o transito deixaram as pessoas sem tempo para se relacionarem, porm em pleno sculo XXI, nos deparamos em meio a observao para este projeto com uma comunidade rural em que apesar das curtas distancias, e da ausncia de transito o tempo tambm escasso porque os pais deste vilarejo trabalham de sol sol em lavouras e barraces para garantir o sustento de suas famlias. Nesta comunidade descansar mais necessrio do que um jantar em famlia, mais til garantir o sustento da famlia do que ajudar os filhos no dever de casa. E ainda quase nula a oportunidade de um momento de lazer livre de preocupaes entre esses pais e filhos do bairro Miguel Russo. Achamos importante para essa comunidade um momento de

descontrao, troca de conhecimentos e atravs do ambiente escolar e do projeto desenvolvido chegaremos a proporcionar para essas famlias o pouco que pode parecer quase nada mais que eles necessitam.

Tema: Troca de conhecimento entre pais e filhos da comunidade no ambiente escolar, que tem estrutura para proporcionar momentos de unio e

descontrao para essa comunidade que leva uma vida to atribulada. E.C.A. capitulo II, artigos 15 e 16. Art. 15. A criana e o adolescente tm direito liberdade, ao respeito e dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituio e nas leis. Art. 16. O direito liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros pblicos e espaos comunitrios ressalvadas as restries legais; II - opinio e expresso; III - crena e culto religioso; IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; V - participar da vida familiar e comunitria, sem discriminao; VI - participar da vida poltica, na forma da lei; VII - buscar refgio, auxlio e orientao. O trabalho na regio

A regio em volta do vilarejo do Miguel Russo cheia de stios e fazendas e a economia local gira em torno da agricultura, uma boa parte da comunidade local trabalha nas lavouras e nos barraces inclusive jovens de 16 anos ou mais e mulheres, alm da agricultura tem tambm a construo que emprega uma parte da populao.

Na lavoura e nas construes o trabalho comea cedo, tem a poca de colheita com empregos temporrios e a poca de plantio tambm, mais entre essas pocas trabalham poucas pessoas na lavoura. Ai entra o trabalho nos barraces que recebem caminhes de produtos que acabaram de ser colhidos para ser lavados e encaixotados, trabalho esse que destri as mos dos trabalhadores devido aos agrotxicos e outros agentes. Esses barraces funcionam 24horas por dia e seus funcionrios se revezam em turnos. E por ultimo vem o trabalho nas construes que comea cedo e no tem hora para acabar tambm. Ainda tem os casos de locais de trabalho que ficam longe de casa e essas pessoas constroem pequenas choupanas onde se abrigam por dias antes de voltar para casa, ou ficam na casa de parentes ou amigos afim de economizar no transporte.

A rotina dentro das casas.

Na maioria das casas do bairro todos trabalham nos lugares j citados, inclusive as mes, e para elas o dia comea mais cedo que pros outros, porque alm de trabalharem elas cuidam da casa, dos filhos e do marido. Os pais por sua vez trabalham por mais tempo em cada dia ultrapassando sempre as quarenta e quatro horas semanais permitidas pela lei. Os jovens, entretanto se dividem entre trabalho e escola e os mais novos estudam e cuidam dos afazeres domsticos para ajudar suas mes. E por fim trabalham a maioria dos finais de semana tambm.

Diante desta realidade

Diante desta realidade e com base no estatuto da criana e do adolescente desenvolvi meu projeto de forma que os pais sejam convidados para virem at a escola e possam ter com seus filhos momentos importantes de lazer, e tambm de troca de conhecimento para aprenderem ou ensinarem seus filhos.

O nvel das questes matemticas que utilizarei nesta atividade ser de ensino fundamental I e II, porque esses pais tm pouco estudo e o objetivo ser o lazer e no testar os seus conhecimentos.

O circuito, suas regras e premiaes A atividade comeara com a divulgao para a comunidade participar do evento principal que ser o circuito de atividades. As regras para o circuito so:

Cada participante dever preencher uma ficha de inscrio indicando seus familiares. Os participantes do circuito se dividiro em quatro grupos:

De no mximo 10 alunos podendo ser completado por familiares e

amigos para igualar os grupos

Cada participante poder ter o auxilio de quantos familiares

estiverem presentes.

Cada grupo ordenar seus participantes de 1 10.

Feita a diviso, sero sorteados os dois times que iniciaro a competio. Ao receber a Primeira questo o grupo deve se reunir incluindo os familiares para resolverem, com o resultado em mos o participante n 1 ir at o gol adversrio e tentara marcar dois gols, e depois o participante se encaminhar para o meio da quadra onde estaro posicionados um fiscal e os dois cadernos de resposta, o participante dever ento marcar o resultado e o n de gols marcados. Em seguida passando os obstculos o participante ir at o balco de questes buscar a segunda questo e lev-la ao grupo que reiniciar o processo para o participante de n 2 e assim sucessivamente. Quando chegar no ultimo, este deve ir at o balco de questes para parar o cronometro.

Os integrantes do grupo devem observar seus respectivos gols e quando um adversrio se aproximar um familiar deve se dirigir para defender o gol, alternando os familiares. Para cada gol marcado o time ganha 1 ponto e para cada resposta certa 5 pontos Terminada a primeira disputa os dois times restantes iniciaro o circuito Ganha o time que marcar mais pontos em menos tempo. Os times sero premiados da seguinte forma: O 1 lugar ganhara para cada integrante do grupo um saco de doce contendo chocolates O 2 lugar ganhara para cada integrante um saco de balas contendo chocolates O 3 lugar ganhara para cada integrante do grupo um saco de doces O 4 lugar ganhara para cada integrante do grupo um saco de balas

Algumas questes.

1. Dona Maria foi ao mercado com 10 reais, comprou 10 pezinhos, 0,30 centavos cada um, quanto dona Maria recebeu de troco? 2. Dona Sonia comprou um saco com 45 balas e tem 9 sobrinhos, quantas balas ela dar para cada sobrinho? 3. No jardim zoolgico de Sorocaba, tm 4 macacos, 3 jacars, 25 pssaros, 5 felinos selvagens e 13 animais peonhentos, quantos animais ficaro no jardim zoolgico depois da transferncia de 17 pssaros para so Paulo? 4. Quanto que a metade de 2 mais 2 ? 5. Efetue as adies: a) 7+(-7)= b) 4+(-7)= c) 9+6= d) (-7)+0= Entre outras que sero desenvolvidas na aplicao do projeto.

Resultados esperados
1. Esperamos que haja cooperao e unio entre pais e filhos 2. Esperamos que apesar do pouco estudo, pais e filhos troquem conhecimentos. 3. Esperamos que essas pessoas tenham um momento de descanso em meio a essa vida to sofrida. 4. Esperamos que esses pais conheam melhor o mundo que seus filhos esto vivenciando dentro da escola. 5. Esperamos que aps o circuito os pais junto com os filhos possam apreciar outras atividades desenvolvidas pelo projeto escola da famlia 6. Esperamos nos surpreender com coisas inesperadas.

Concluso
Pode parecer que este projeto tem objetivos simples mais se o prprio estatuto da criana e do adolescente prev como lei que as crianas e adolescentes tem direito a brincar, praticar esportes e divertir-se acreditamos que essas pessoas no tm e precisam desses momentos que so usufrudos no dia a dia desta comunidade apenas pelas crianas que ainda no podem trabalhar. E alm da diverso essas pessoas podem aprender um pouco com seus filhos, ainda que tenhamos optado por questes que no necessitam de alto nvel de conhecimento. Aps a observao dessa comunidade temos certeza de que este projeto integra adequadamente a escola com a comunidade e proporciona algo que todos necessitam.

Referncias bibliogrficas
Estatuto da criana e do adolescente
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

You might also like