You are on page 1of 5

APLICAO PRTICA DO CONCEITO DE COMPARTIMETAO PARA DOENA DE NEWCASTLE E INFLUENZA AVIRIA MOTA, MA1; LIMA, FS1; SOUZA, JG1*

Departamento de Sade Animal, Secretaria de Defesa Agropecuria, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Esplanada dos Ministrios, Bloco D, Anexo A, 3o andar. Braslia DF Brasil. CEP 70.043-900. * Diretor do Departamento de Sade Animal.
1

A Organizao Mundial para Sade Animal OIE est estudando o conceito de certificao sanitria baseada nas garantias de biossegurana oferecidos pelos estabelecimentos de criao animal. Atualmente o conceito de certificao sanitria est estabelecido apenas para pases livres e zonas livres de doenas e permite que Pases com zonas livres de doenas tenham livre circulao de seus produtos nos diferentes mercados. O avano no modelo de certificao sanitria para o conceito de compartimento, permitir que Pases com eventos sanitrios possam manter seus fluxos de comercializao de animais e produtos pecurios, mesmo que algumas reas de seu territrio estejam submetidas ocorrncia de doenas. Esta garantia, claro, somente ocorrer se os Pases importadores tiverem confiana no trabalho de vigilncia executado pelos servios veterinrios dos pases de origem. O objetivo deste texto o de descrever, em linhas gerais, os parmetros que definiro o reconhecimento dos compartimentos livres de doenas avcolas pela OIE, com nfase para as duas doenas avcolas de controle oficial no Brasil: doena de Newcastle e influenza aviria. Consideraram-se as discusses sobre o tema fomentado no Comit Tcnico Cientfico da OIE, e que ainda no esto oficialmente definidas no Cdigo Sanitrio dos Animais Terrestres. Vale salientar que as estratgias de certificao de Pas Livre de doena de Newcastle e influenza aviria um dos objetivos do Programa Nacional de Sanidade Avcola do MAPA, porm a ferramenta de compartimentao possibilitar o desenvolvimento da atividade da avicultura, com vistas exportao, em regies onde h ocorrncia de um evento sanitrio. O conceito de compartimentao dependente de aceitao de um Pas importador e das aes de acompanhamento executadas pelo Servio Veterinrio Oficial. O reconhecimento de compartimentos poder permitir a manuteno do fluxo de comercializao em uma regio submetida a aes de saneamento de um foco de doena de Newcastle ou influenza aviria, enquanto os embargos sanitrios se mantiverem quela regio afetada. 1. PRINCPIOS PARA DEFICIO DE COMPARTIMENTO A compartimentao um procedimento que dever ser implementado por Pases para definir e manejar sub-populaes de animais de status sanitrio diferenciado, dentro de seu territrio, para o propsito de controle de doenas e manuteno do comrcio internacional. Enquanto o conceito de zonas aplicado a uma sub-populao animal, definida sob critrios geogrficos, a compartimentao aplicada para sub-populaes animais mantidas sob mesma prtica de manejo e biossegurana. Na prtica, consideraes sobre espao e manejo adequado so essenciais em ambas definies.

A definio de compartimentos no pode ser aplicada a todas as situaes de criao de animais. A sua implementao dependente da epidemiologia da doena, de fatores ambientais, das medidas de biossegurana em aplicao, do status sanitrio dos animais nas reas adjacentes, da vigilncia s doenas e da parceria entre o setor pblico, no caso do Brasil, o MAPA e o setor privado. O conceito de compartimentao poder ser aplicado particularmente em industrias com sistemas de produo intensivos, verticalizado, sob a forma de integrao. O compartimento deve ser bem definido espacialmente, com indicao de todos os estabelecimentos inclusos e definio de suas funes. A definio dever conter o fluxo de toda produo do compartimento ou incluir apenas partes do sistema de produo, incluindo desde a fbrica de raes, estabelecimentos de reproduo, incubatrios, estabelecimentos de criaes, estabelecimentos de abate e graxarias. Para ser apresentada ao Servio Veterinrio Oficial, a proposta de compartimento deve incluir: As medidas comuns de biossegurana a que a empresa ou associao de empresas submete as suas cadeias produtivas, relacionadas ao alojamento das aves nos galpes, rotas de transporte (fluxo de produo), sistema de distribuio de rao e procedimentos de trabalho, mediante uso de diagramas para demonstrar as vias e as barreiras fsicas existentes; Descrio da sub-populao existente dentro do compartimento e a indicao dos mecanismos de rastreabilidade existentes, que permitam a identificao das aves e seus produtos nos seus lotes de origem e em toda cadeia produtiva; Descrio das relaes entre os componentes do compartimento, relacionando sua contribuio para a separao epidemiolgica entre as aves do compartimento e outras fora dele: 1. manejo comum das aves no compartimento; 2. medidas de biossegurana adotadas no compartimento, de acordo com os padres oficiais em toda cadeia produtiva; 3. identificao dos integrados, ou grupo de estabelecimentos que provm o compartimento com material gentico, rao e recebe as aves para abate.

2. SEPARAO DO COMPARTIMENTO DE POTENCIAIS FONTES DE INFECO A empresa responsvel pelo compartimento deve prover ao Servio Veterinrio Oficial documentaes, que assegurem que as aes de biossegurana esto sendo implementadas, incluindo: A localizao e o status das aves domsticas e silvestres vizinhas ao compartimento, quanto s doenas de Newcastle e influenza aviria; A localizao de criatrios de sunos silvestres e domsticos vizinhos ao compartimento; A localizao de criatrios de pssaros; Distncia mnima de 1 Km destes estabelecimentos. Alm disto, deve-se descrever informaes sobre o ambiente, que podem estar relacionadas ao risco de exposio do agente, como:

Existncia de barreiras naturais, como plantaes de rvores que limitem circulao de correntes de ar e cerca vivas; Existncia de locais de concentrao de gua, ou outros fatores geogrficos que podem atrair grande quantidade de aves silvestres; Estimativa de permanncia do agente infeccioso nas condies ambientais; Fatores sazonais.

A infra-estrutura dos estabelecimentos avcolas dever obedecer aos padres definidos pelas normas de registro do rgo oficial, permitindo adequada ventilao dos galpes, com utilizao de mecanismo de fluxo direcional do ar, que assegure a minimizao de disseminao de agentes de doenas. Os equipamentos em contato com as aves devem ser limpos e desinfectados logo aps sua entrada no compartimento e ao final de cada ciclo produtivo os galpes devem ser limpos e desinfectados e permanecerem fechado at o prximo alojamento de aves e que a cama do avirio seja retirada do compartimento. Os planos de biossegurana das empresas devem ser supervisionados pelo Servio Veterinrio Oficial e devem ainda conter aes que assegurem o conhecimento das provveis vias de entrada de agentes infecciosos no compartimento. Assim como as medidas de manejo de risco ambiental, assegurando-se que no h locais de concentrao de gua ou outros atrativos para aves silvestres nas proximidades, assim como no h silos ou locais de armazenamento de rao desprotegidos. As medidas de biossegurana devem ser respaldadas sempre por Procedimentos Operacionais Padro - POP, pr-estabelecidos pela empresa e difundido entre os funcionrios. Procedimentos de auditoria constantes nos POP devem assegurar a sua execuo permanente. O Servio Veterinrio Oficial dever prover avaliao sobre a situao epidemiolgica na parte do Pas em que o compartimento estar localizado, o que permitir ou no o seu estabelecimento naquela regio. 3. PONTOS CRTICOS NA DEFINIO DE COMPARTIMENTOS As empresas devem prover ao Servio Veterinrio Oficial, documentao que assegure a execuo dos procedimentos de biossegurana, vigilncia, rastreabilidade e controle das prticas definidas no compartimento, incluindo: Os treinamentos de pessoal em condies de manuteno de higiene, biossegurana e procedimentos; Procedimentos aplicados manuteno da biossegurana nos estabelecimentos; Procedimentos especficos para controle de movimentao de animais.

Deve-se assegurar que os galpes das aves previnam a entrada de outros animais, em especial, aves silvestres. exceo das aves com aptido comercial e mantida sob o sistema de biossegurana e manejo comum, outras espcies de animais domsticos no devem ser permitidas no interior do compartimento. A movimentao de pessoas deve seguir regras de controle estrito, assegurandose que o compartimento estar isolado, com uso de cercas e controles de segurana. Procedimentos que permitam o controle de movimentao no compartimento devem ser colocados em prtica, com auxlio de identificao por roupas de diferentes cores, para equipes que realizem trabalhos distintos e pontos nicos de acesso ao estabelecimento,

em caso de mltiplas finalidades de produo. As visitas de pessoal no envolvido no processo produtivo ao estabelecimento devem ser minimizadas e o pessoal de trabalho eventual no estabelecimento, como manuteno, entregadores de rao, por exemplo, devem seguir os mesmos protocolos de higiene e desinfeco que os funcionrios da granja. Procedimentos devem ser colocados em prtica de forma a assegurar que diferentes grupos de aves dentro do compartimento sejam manejados de forma biossegura. As aves mais jovens devem ser manejadas antes das mais velhas, segregando-se aves com sinais clnicos de doenas (refugo), das saudveis. Devido ao risco de introduo de doenas, os trabalhadores dos estabelecimentos no compartimento no devero possuir aves ou outros animais de importncia epidemiolgica, e no devem ter contato com pssaros, pelo menos 48 horas antes da jornada de trabalho. O controle de entrada de veculos deve ser realizado antes da entrada nas granjas. Aqueles veculos que operam somente dentro do compartimento devem ser submetidos desinfeco regular e queles com acesso ao ambiente fora do compartimento devem ser totalmente desinfectados imediatamente aps a entrada no compartimento. Deve-se assegurar o fornecimento de gua livre de patgenos avcolas, ou na ausncia de comprovao de tratamento, utilizao de UV ou clorao. Se a rao for fornecida de um estabelecimento fora do compartimento, deve-se assegurar que a rao estar livre de contaminantes qumicos, fsicos e biolgicos e que o transporte realizado em caminhes limpos e desinfectados e que o procedimento de carregamento foi feito sob normas de biossegurana. 4. VIGILNCIA PARA OS AGENTES DAS DOENAS O Servio Veterinrio Oficial dever assegurar que o programa de vigilncia e os procedimentos para investigao de casos suspeitos esto sendo colocados em prtica dentro do compartimento. Alm disto, o Servio veterinrio Oficial realizar aes de monitoria, em nvel nacional, para permitir um bom conhecimento e entendimento da situao de epidemiologia das doenas e assegurar que a monitoria realizada dentro do compartimento, com alvo na sub-populao de aves, est sendo realizada de acordo com os parmetros definidos em sua legislao. Uma cooperao muito prxima entre o Servio Veterinrio Oficial e os veterinrios da empresa proprietria do compartimento deve ser estabelecida, de forma a que todos os procedimentos para deteco precoce de doena de Newcastle e influenza aviria sejam conduzidos adequadamente. Um fluxo contnuo de comunicao de sinais clnicos, incluindo mortalidade repentina, queda nos ndices de produo e alteraes no comportamento das aves devem ser comunicadas imediatamente ao Servio Veterinrio Oficial. 5. AES EM CASO DE EMERGNCIA As aes de deteco precoce e notificao das doenas ao Servio Veterinrio Oficial so essenciais para minimizar as conseqncias de um foco. No caso de uma suspeita de ocorrncia de qualquer doena listada pela OIE, o mdico veterinrio responsvel pelo Compartimento deve obrigatoriamente informar ao Servio Veterinrio Oficial. O Servio Veterinrio Oficial imediatamente dever suspender a certificao para exportao e comunicar o ocorrido aos pases

importadores. As relaes comerciais somente sero estabelecidas depois de corrigidos os problemas sanitrios e aps a aprovao da execuo destas medidas pelo Servio Veterinrio Oficial. 6. SUPERVISO E CONTROLE DO COMPARTIMENTO A responsabilidade da Autoridade Veterinria Oficial Federal refere-se definio dos padres e a realizao de atividade continua de avaliao dos servios veterinrios regionais, com respeito s suas habilidades de fiscalizar a situao sanitria dos estabelecimentos avcolas e identificar os pontos de riscos locais. Os sistemas oficiais de registro e certificao de sade das aves so imprescindveis no processo de certificao dos compartimentos. Desta forma, regies que possuam servios veterinrios oficiais eficientes tero maior facilidade em apresentar as informaes que permitiro Autoridade Veterinria Federal declarar aqueles compartimentos como livres de doenas.

7. REFERNCIAS CONSULTADAS Cdigo Sanitrio para os Animais Terrestres. Organizao Mundial para Sade Animal. Paris, 17a edio, 569 pp, 2007. Checklist on the Practical Application of Compartmentalization for Avian Influenza and Newcastle Disease. Organizao Mundial para Sade Animal. Paris, 7 pp, 2007.

You might also like