You are on page 1of 2

O MICHELANGELO DE CADA UM Martha Medeiros Escultura no era algo que me chamava ateno na adolescncia, at que um dia tomei conhecimento

da clebre resposta que Michelangelo deu a algum que lhe perguntou como fazia para criar obras to sublimes como, por exemplo, o Davi. simples, basta pegar o martelo e o cinzel e tirar do mrmore tudo o que no interessa. E dessa forma genial ele explicou que escultura a arte de retirar excessos at que libertemos o que dentro se esconde. A partir da, comecei a dar um valor extraordinrio s esculturas, a enxerglas como o resultado de um trabalho minucioso de libertao. Toda escultura nasceu de uma matria bruta, at ter sua essncia revelada. Uma coisa puxa a outra: o que um ser humano, seno matria bruta a ser esculpida? Passamos a vida tentando nos livrar dos excessos que escondem o que temos de mais belo. Fico me perguntando quem seria nosso escultor. Uma turma vai reivindicar que Deus, mas por mais que Ele ande com a reputao em alta, discordo. Tampouco creio que seja pai e me, apesar da bela mozinha que eles do ao escultor principal: o tempo, claro. No sou a primeira a declarar isso, mas fao coro. Pai e me comeam o trabalho, mas o tempo que nos esculpe, e ele no tem pressa alguma em terminar o servio, at porque sabe que todo ser humano uma obra inacabada. Se Michelangelo levou trs anos para terminar o Davi que hoje est exposto em Florena, levamos dcadas at chegarmos a um rascunho bem acabado de ns mesmos, que o mximo que podemos almejar. Quando jovens, temos a arrogncia de achar que sabemos muito, e, no entanto, justamente esse muito que precisa ser desbastado pelo tempo at que se chegue no cerne, na parte mais central da nossa identidade, naquilo que fundamentalmente nos caracteriza. Amadurecer passar por esse refinamento, deixando para trs o que for gordura, o que for pastoso, o que for desnecessrio, tudo aquilo que pesa e aprisiona, a matria intil que impede a viso do essencial, que camufla a nossa verdade. O que o tempo garimpa em ns? O verdadeiro sentido da nossa vida. Michelangelo deixou algumas obras aparentemente inconclusas porque sabia que no h um fim para a arte de esculpir, porm em algum momento preciso dar o trabalho como encerrado. O tempo, escultor de todos ns, age da mesma forma: de uma hora para a outra, d seu trabalho por encerrado. Mas enquanto ele ainda est a nossa servio, que o ajudemos na tarefa de deixar de lado os nossos excessos de vaidade, de narcisismo, de futilidade.

Que finalmente possamos expor o que h de mais precioso em voc, em mim, em qualquer pessoa: nosso afeto e generosidade. Essa a obra-prima de cada um, extrada em meio ao entulho que nos cerca.

You might also like