You are on page 1of 20

1

1 CAPTULO (1 PARTE) QUEM ERAM OS EGPCIOS? TESTEMUNHO DE ESCRITORES, FILSOFOS BBLIA: SUA IMPORTNCIA
Traduzido do original: QUTAIENT LES

ANTIGOS E

TEMOIGNAGES DES CRIVAINS ET PHILOSOPHES ANCIENS ET DE LA VALEUR.

GYPTIENS? BIBLE; LEUR

Fonte: CHEIKH ANTA DIOP, NATIONS NGRES ET CULTURE (I), 1 CAPTULO,PP 35-40. ED. PRSENCE AFRICAINE.PARIS:1979

Traduo: Maria Jos Lopes da Silva. Rio de Janeiro: 1999. Obs.: Este texto traduzido est registrado em nome da tradutora. proibida a sua reproduo para fins comerciais, ou para qualquer outro fim que atente contra as leis em vigor no pas.

Jamais uma tal pergunta foi colocada pelos contemporneos dos egpcios antigos que nos deixaram depoimentos sobre estes ltimos. Todas estas testemunhas oculares afirmam cabalmente que os egpcios eram negros. Herdoto, em diversas ocasies, insiste na aparncia negra dos egpcios; inclusive, baseia-se neste fato para fazer afirmaes indiretas. Para provar que as cheias do Nilo no poderiam ser uma conseqncia do derretimento da neve, d, entre outras razes, a seguinte, sobre o Egito: a terceira o fato de que o calor de l torna as pessoas negras... (Herdoto, Livro II, pargr. 2. Traduo Larcher.) Para provar que o orculo grego de origem egpcia, Herdoto d tambm outros argumentos: ...e quando eles acrescentam que esta pomba era negra, do-nos a entender que essa mulher era egpcia...(II, 58.) As pombas referidas simbolizam duas mulheres egpcias que teriam sido raptadas de Tebas para fundar os orculos de Dodone e da Lbia (Osis de Jpiter Amon). Para demonstrar que os habitantes da Clquida eram de origem egpcia, e que deveriam ser considerados como uma parte do exrcito de Sesstris que se teria instalado na regio, diz Herdoto: os egpcios pensam que esses povos so descendentes de uma

parte das tropas de Sesstris. A minha hiptese se baseia tambm em dois indcios: primeiro, que eles so negros, segundo, que tm cabelos crespos... (II, 10.) Finalmente, a propsito das populaes da ndia, Herdoto faz uma distino entre os indianos padens e os demais indianos, estes ltimos descritos da seguinte maneira: todos eles tm a mesma cor, que bastante parecida com a cor dos etopes...porm, negra, como a pele deles, parecendo-se muito com a cor dos etopes. Esse tipo de indiano bem diferente dos persas; habitam ao sul e nunca se submeteram a Dario... (III, 101.) (1) Diodoro da siclia escreveu: os etopes dizem que os egpcios so uma de suas colnias que foi levada para o Egito por Osris. Dizem, inclusive, que o Egito era, no comeo do mundo, um mar. Porm, o Nilo, ao trazer, em suas cheias, muito limo da Etipia, soterrou esse mar, tornando-o parte do continente... Diziam tambm que os egpcios herdaram deles e de seus ancestrais, a maioria de suas leis. E que aprenderam com eles a cultuar reis como se fossem deuses e a sepultar os mortos com muita pompa; a escultura e a escrita surgiram com os etopes...Os etopes do, ainda, outras provas de sua anterioridade em relao aos egpcios, porm, no vale a pena retom-las aqui. ( Histria Universal, Livro 3, p. 341, traduo do abade Terrason, Paris, 1758.) Se egpcios e etopes no fossem da mesma raa negra, Diodoro teria sublinhado a impossibilidade de considerar os primeiros uma colnia (ou seja, um segmento) dos segundos, e de reconhecer nestes ltimos, os ancestrais dos egpcios.
1

Pode-se supor que negro, neste caso, empregado num sentido atenuado para designar a tez semita dos egpcios. Mas, ento, a pergunta que nos vem cabea a seguinte: por que os gregos teriam reservado, entre todos os semitas, o termo negro apenas para os egpcios? Por que nunca o aplicaram em relao aos rabes, que so semitas por excelncia? Os egpcios teriam traos semticos to semelhantes a outros negros da frica para que os gregos tenham achado normal confundi-los, utilizando especificamente o mesmo qualificativo tnico (melanos), o mais eloqente que existe em grego, para identificar um negro? Trata-se da mesma raiz a que se recorre, ainda nos dias atuais, quando se quer referir, sem nenhuma ambigidade, ao fentipo negro. Exemplo: Melanina: pigmento que d cor pele dos negros Melansia: conjunto de ilhas habitadas por negros. Etc., etc....
Na realidade, os gregos eram muito sensveis s nuances de cor, e faziam sempre questo de distingui-las. Na mesma poca, eles chamavam os cananeus, ento bastante mestiados, de fencios, que significava vermelhos, tratando-os, portanto, por um qualificativo tnico.

Estrabo vai mais longe, tentando explicar, na sua Geografia, porque os egpcios so mais negros que os indus (a famosa raa vermelho-escura dos modernos). V-se, portanto, que os antigos faziam uma distino bem clara entre os negros egpcios e etopes dos semitas e das pretensas raas vermelho-escuras. Por conseguinte, evidente que uma interpretao erudita das palavras no permite escapar verdade ocultando-se propositadamente o que bastante claro. Fazendo tais malabarismos para evitar aceitar a simplicidade dos fatos, criam-se, sem perceber, dificuldades insuperveis. Finalmente, para os prprios semitas (rabes e judeus), os egpcios eram negros.

Estrabo, na sua Geografia, faz meno importncia das migraes de povos no decorrer da Histria, e, acreditando que o movimento ter-se-ia efetuado em sentido inverso, observa: os egpcios estabeleceram-se na Etipia e na Clquida. (Livro I, cap. 3, pargr. 10.) Mais uma vez, um grego e chovinista, que nos ensina que egpcios, etopes e clquidas pertencem a mesma raa, confirmando as observaes de Herdoto a respeito dos clquidas (2). A opinio de todos os escritores da Antigidade sobre a raa egpcia resumida por Maspro (Histoire Ancienne Des Peuples De Lorient , p. 15- Histria Antiga Dos Povos Do Oriente): De acordo com o testemunho quase unnime dos historiadores antigos, eles pertenciam a uma raa africana, leia-se: negra, que, primeiramente, estabeleceu-se na Etipia, no Nilo Mdio, descendo lentamente em direo ao mar, seguindo o curso do rio... Por outro lado, segundo a Bblia, Misraim, filho de Cam, irmo de Cush, o Etope, e de Cana, veio da Mesopotmia com os filhos para se estabelecer s margens do Nilo. De acordo com a Bblia, o Egito foi povoado pela descendncia de Cam, ancestral dos negros. os filhos de Cam eram: Cush, Misraim, Put e Cana. Os filhos de Cush eram: Saba, Havila, Sabta, Raema e Sabteca...Cush era pai de Nimrod, aquele que comeou a ser poderoso na face da terra... Misraim deu origem aos ludins, anamins, leabins, naftuins, patrusins, caluins...Cana deu origem a Sdon, seu primeiro filho, e Het. (Gnesis, X, 6 a 16. Trad. Louis Segond, 1948.) Misraim leva tambm para o Egito os povos do Oriente Prximo, de Cana, de toda a costa da Palestina e da Fencia; o Senar, que teria sido o ponto de partida de Nimrod em direo Asia Ocidental, indica tambm o reino da Nbia (ver mapa da frica de Vaugondy, 1975). Qual o significado desses depoimentos? Nenhum deles poderia estar errado, j que se trata de testemunhas oculares. Herdoto pode se enganar ao relatar os costumes desse ou daquele povo, ao traar um raciocnio mais ou menos elaborado para explicar um fenmeno incompreensvel para a poca , mas temos que reconhecer, pelo menos, a sua capacidade para perceber a cor da pele das pessoas que habitavam lugares que ele realmente visitou. Alis, Herdoto no era um historiador crdulo que registrava tudo, sem nenhum critrio: ele sabia distinguir as coisas; quando relatava uma opinio com a qual no concordava, tinha sempre o cuidado de registrar a devida observao. Age assim, ao falar dos costumes dos citas (3) e dos neures. Afirma, a propsito destes ltimos: Parece que esses povos so encantadores. Realmente, se dermos crdito aos citas e gregos estabelecidos na Ctia, todo neure, uma vez por ano, transforma-se em lobo, por alguns dias, retornando, depois, sua forma original. Os citas perderam o seu tempo, no me faro acreditar nessas histrias, mesmo jurando que so verdadeiras. (IV, 105.) Muito meticuloso, est sempre repetindo que h uma diferena entre o que viu e o que lhe relataram. Assim que, depois de visitar o Labirinto, no Egito, escreveu:
As Clquidas eram uma ilhota de negros em meio a populaes brancas, perto do Mar Negro. Por esta razo, o problema da sua origem intrigava os sbios da Antigidade. 3 Povos nmades do norte da Europa e da sia (nota da tradutora).
2

Os compartimentos so duplos, h mil e quinhentos embaixo da terra, mil e quinhentos em cima, trs mil ao todo. Visitei os compartimentos de cima, percorri todos. Ento, falo do que tenho certeza, como testemunha ocular. Quanto aos compartimentos subterrneos, s sei o que me contaram. Os egpcios responsveis pelo Labirinto no permitiram que eu os visitasse, porque serviam, segundo eles, de sepultura tanto para os crocodilos sagrados quanto para os reis que mandaram construir o monumento. Portanto, falo dos compartimentos subterrneos apenas pela boca dos outros; quanto aos compartimentos de cima, eu os vi, e os considero como algo de mais grandioso que j se construiu. (II, 148.)
CONTINUA NA PRXIMA SEQNCIA

1 CAPTULO (LTIMA PARTE)

QUEM ERAM OS EGPCIOS? TESTEMUNHO DE ESCRITORES, FILSOFOS BBLIA: SUA IMPORTNCIA

ANTIGOS E

Traduzido do original: QUTAIENT LES TEMOIGNAGES DES CRIVAINS ET PHILOSOPHES ANCIENS ET DE LA VALEUR.

GYPTIENS? BIBLE; LEUR

Fonte: CHEIKH ANTA DIOP, NATIONS NGRES ET CULTURE (I), 1 CAPTULO,PP 41-47. ED. PRSENCE AFRICAINE.PARIS:1979

Traduo: Maria Jos Lopes da Silva. Rio de Janeiro: 1999.

Obs.: Este texto traduzido est registrado em nome da tradutora. proibida a sua reproduo para fins comerciais, ou para qualquer outro fim que atente contra as leis em vigor no pas.

FINAL DA SEQNCIA ANTERIOR: ...Portanto, falo dos compartimentos subterrneos apenas pela boca dos outros; quanto aos compartimentos de cima, eu os vi, e os considero como algo de mais grandioso que jamais se construiu. (II, 148.)

Herdoto seria um historiador irracional, incapaz de compreender os fenmenos complexos? Ao contrrio, ao explicar as cheias do Nilo, demonstra um esprito preocupado com a racionalidade, que busca explicaes cientficas para os fenmenos naturais . assim que descreve: Porm, se, depois de rejeitar as opinies anteriores, for necessrio que eu prprio declare o que penso sobre essas coisas desconhecidas, direi que me parece que o Nilo enche no vero, pois, no inverno, o sol, desviado de sua trajetria habitual devido ao rigor da estao, percorre a rea que corresponde parte superior da Lbia. Em poucas palavras, este o motivo das cheias: pois, possvel que quanto mais o Deus se dirija para um pas e dele se aproxime, mais ele o resseque, ressecando tambm os rios.

Entretanto, faz-se necessrio dar uma explicao mais detalhada: o clima sempre ameno, na Lbia Superior (4); faz sempre calor e nunca venta frio. Quando o sol percorre esse pas, produz o mesmo efeito que costuma produzir no vero, quando passa no meio do cu: atrai vapores, empurrando-os, em seguida, para alturas mais elevadas onde os ventos, ao receb-los, dispersam-nos, fundindo-os. , certamente, por esse motivo, que os ventos que sopram nesse pas, como o sul e o sudoeste, so os que mais trazem chuva. Porm, acredito que o sol no devolve toda a gua que atrai do Nilo anualmente; acho que ele retm parte dessa gua. Esses trs exemplos revelam que Herdoto no era mesmo um narrador passivo de histrias inverossmeis e tolas, ou seja, um mentiroso. Ao contrrio, era muito escrupuloso, objetivo, cientfico para a sua poca. Por que querem desacreditar esse historiador, fazendo-o passar por ingnuo? Por que re-fabricar a Histria apesar desses testemunhos formais? Somos obrigados a constatar que a razo profunda que leva a agirem assim que Herdoto, aps ter relatado o seu testemunho ocular, que nos ensina que os egpcios eram negros, demonstra, a seguir, com uma rara honestidade (sabemos que ele era grego), que a Grcia tomou do Egito todos os elementos da sua civilizao, inclusive, o culto dos deuses; e, que o Egito o bero da civilizao. Alis, a cada dia que passa, as descobertas arqueolgicas do razo a Herdoto contra os seus detratores. Assim, Christiane Desroches-Noblecourt, a propsito das escavaes recentes em Tanis, escreve: Herdoto viu as paredes externas dessas sepulturas e descreveu-as (trata-se do Labirinto descrito anteriormente). Pierre Montet acaba de nos provar que, mais uma vez, o Pai da Histria no mentiu . (Sciences et Avenir - , n 56, out., 1951.) Pode-se objetar que, durante o sculo v antes da era crist, quando Herdoto visitou o Egito, a civilizao egpcia j existia h 10.000 anos, e que a raa que a havia criado no era necessariamente a mesma raa negra que Herdoto encontrou l. No entanto, toda a Histria do Egito - como iremos ver - mostra que a mestiagem da populao primitiva com elementos brancos nmades, invasores ou comerciantes, foi cada vez mais presente medida em que se aproximava o final da Histria egpcia. Segundo M. de Paw, na Baixa poca, o Egito estava repleto de colnias estrangeiras de raa branca: rabes, em Coptos; lbios onde se ergueria a futura Alexandria; judeus, nas imediaes da Cidade de Hrcules (Avaris?); babilnios (ou persas), abaixo de Mnfis; troianos fugidos, na regio do grande areal, a leste do Nilo; cariens, jnios, em direo ao brao Pelusaco. Psamtico (final do sculo VII) leva a extremos essa invaso pacfica, confiando a defesa do Egito a mercenrios gregos. um grande erro do fara Psamtico foi confiar a defesa do Egito a tropas estrangeiras, e introduzir diversas colnias formadas da liga das naes. (Recherches Philosophiques sur les Egyptiens et les Chinois, por M. de Paw. Vol. II, 1773, Berlim, p. 337. ) Durante a ltima dinastia Sata, os gregos estabeleceram-se oficialmente, em Naucratis, nico porto onde os estrangeiros gozavam do direito de comrcio. (Herdoto, II, 179.) Depois da conquista do Egito por Alexandre, com os Ptolomeus, a mestiagem entre gregos brancos e egpcios negros ganha nveis de uma poltica de assimilao:
4

Para os gregos, a Lbia compreendia a frica fora do Egito e da Etipia.

Em nenhum outro lugar, Dionsio foi mais cultuado , em nenhum outro lugar ele encontrou um culto mais adulador e mais rico do que entre os Ptolomeus, que reconheceram nesse culto uma maneira particularmente eficiente de facilitar a assimilao dos conquistadores gregos e sua fuso com os egpcios nativos. (J. J. Bachofen: pages choisies para Adrien Turel, Du rgne de la mre au patriarcat. Livr. F. Alcan, Paris, 1938, p. 89.) Todos esses fatos demonstram que, se o povo egpcio era originalmente branco, teria que continuar a s-lo. Se Herdoto o encontrou, ainda, negro, depois de tanta mestiagem com o elemento branco, era preciso que fosse essencialmente negro na origem. No que diz respeito ao testemunho da Bblia, devem-se esclarecer algumas coisas: Qual a importncia do testemunho da Bblia? Para responder a essa pergunta, preciso examinar a gnese do povo judeu: quem esse povo, como surgiu, como criou uma literatura, que a Bblia na qual a descendncia de Cam, ancestral dos negros e egpcios, seria maldita? Qual seria a origem histrica desta maldio? Aqueles que viriam a ser os judeus, entraram no Egito quando eram cerca de 70 pastores incultos e assustados, expulsos da Palestina pela fome e atrados pelo paraso terrestre que era o Vale do Nilo. Embora os egpcios nutrissem um horror particular pela vida nmade e por pastores, graas a Jos, estes foram muito bem acolhidos, inicialmente. De acordo com a Bblia, ter-se-iam instalado no pas Gozen, tornando-se pastores dos rebanhos do fara...Depois da morte de Jos e do fara protetor, e devido ao aumento da populao judia, surgiram algumas reaes por parte dos egpcios, em circunstncias ainda mal explicadas. A vida dos judeus torna-se, ento, cada vez mais difcil. Se levarmos em conta o que diz a Bblia, eles teriam sido empregados em trabalhos de terraplanagem. Deste modo, teriam servido de mo-de-obra na construo da cidade de Ramss. Os egpcios teriam tomado medidas para limitar o nmero de nascimentos e eliminar as crianas do sexo masculino, temendo que essa minoria tnica aumentasse e se transformasse em perigo nacional que, em tempo de guerra, poderia engrossar as fileiras dos adversrios. Os filhos de Israel foram frteis e se multiplicaram. Seu nmero aumentava e eles se tornavam cada vez mais influentes. E o imprio ficou repleto deles. Subira ao poder, no Egito, um novo rei que no conhecera Jos. Disse ele a seu povo: aqui esto os filhos de Israel que integram um povo que mais numeroso e mais influente que ns. Vamos! Vamos mostrar-lhes que somos mais capazes que eles; vamos impedi-los de multiplicar-se para que, se vier a guerra, no se juntem aos nossos inimigos para nos combater, e depois saiam das nossas terras. E o rei determinou que houvesse capatazes afim de impor trabalhos pesados ao povo judeu. Assim, construram-se as cidades de Pton e de Ramss para servir de entreposto do fara. Porm, quanto mais os oprimiam, mais os judeus se multiplicavam e cresciam; passou-se a ter averso s crianas de Israel. Ento, os egpcios reduziram as crianas de Israel a uma dura servido. Tornaram-lhes a vida amarga impondo-lhes duros trabalhos em argila e tijolo, alm de todo o trabalho agrcola. E esses encargos foram impostos com muita crueldade. (xodo, cap. 1, 7-14.)

... Quando as mulheres dos hebreus derem luz, e vocs, ao olharem para os beros, virem um menino, matem-no; se for uma menina, deixem-na viver. (xodo, 1617.) Foi assim que comearam as primeiras perseguies que marcaram o povo judeu em toda a sua histria (pogroms). Dali em diante, as crianas judias passaro a viver fechadas em si mesmas, tornando-se messinicas por causa do sofrimento e da humilhao. Essa realidade moral feita de misria e de esperana era favorvel ecloso e ao crescimento de um sentimento religioso. As circunstncias tornavam-se ainda mais favorveis na medida em que esse povo de pastores sem tecnologia, sem organizao social (a nica clula social era a famlia patriarcal), armado apenas de bastes, no poderia vislumbrar uma reao positiva diante da superioridade tcnica do povo egpcio. nestas circunstncias que aparece Moiss, o primeiro profeta judeu que, elaborando a Histria do povo judeu desde as origens, vai apresent-la retrospectivamente, sob um ngulo religioso. Assim, ele mandar Abrao dizer muitas coisas que este no pde prever, como os 400 anos no Egito, etc., etc. Moiss viveu no tempo de Tell-El-Amarna, quando Amenfis IV (Aquenaton, cerca de 1400) tentou modernizar o monotesmo egpcio primitivo, que desaparecia sob o aparato e a corrupo dos sacerdotes. Aquenaton, ao que parece, tentou apoiar o centralismo poltico dentro do imenso imprio que acabava de ser conquistado, fundamentando-se num centralismo religioso: o imprio tinha necessidade de uma religio universal. Moiss teria sido tocado por essa reforma religiosa. A partir de ento, tornou-se defensor do monotesmo, no meio judeu. O monotesmo, em toda a sua abstrao, j existia no prprio Egito, que tambm o havia tomado de emprstimo ao Sudo merotico, a Etipia dos antigos: Embora o Deus Supremo, tomado da mais pura das vises monotestas sob os traos do..., o nico criador do cu e da terra, e que no foi criado..., nico Deus, que vive na Verdade...Aquele que cria a Si Prprio... Que existe desde o comeo..., criou tudo e no foi criado... , Amon Cujo nome significa mistrio, adorao, se encontra, certo dia, metamorfoseado em Ra, o Sol, ou transformado em Osris ou Hrus. (D. P. de Pdrals, Archeologie de lAfrique Noire, Payot, 1950, p. 37.) No clima de insegurana em que vivia o povo judeu, no Egito, um Deus que prometia um futuro certo, servia de apoio moral insubstituvel. Ento, aps as incertezas iniciais, esse povo, que parecia no ter conhecido o monotesmo at ento - o que contraria a opinio daqueles que querem fazer desse povo o seu criador -, elevar o monotesmo a um grau de crescimento considervel. Com a ajuda da f, Moiss conduzir o povo hebreu para fora do Egito; este ltimo ter-se-ia cansado rapidamente do culto monotesta, s tendo a ele voltado lenta e progressivamente. (Velocino de Ouro, de Aaron, aos ps do Sinai.) ( 5) O povo judeu tendo entrado no Egito com 70 pastores organizados em 12 famlias patriarcais, nmade, sem tecnologia, inculto, saiu, 400 anos mais tarde, com 600.000 pessoas, aps retirar do Egito todos os elementos de sua tradio futura, particularmente, o monotesmo.
5

Velocino de Ouro: carneiro mitolgico. Nota da tradutora.

Se o povo egpcio tanto fez sofrer o povo judeu como diz a Bblia, e se o povo egpcio um povo de negros que descendem de Cam - tambm como diz a prpria Bblia -, no se pode mais ignorar, apesar do mito da embriagus de No, as causas histricas da maldio de Cam, encontrada na literatura judaica posteriormente a esse perodo de perseguio. Tambm Moiss, no Gnesis, atribui ao Eterno, falando com Abrao em sonho, as seguintes palavras: Saiba que teus descendentes sero estrangeiros numa terra que no lhes pertencer; nessa terra, eles sero escravizados e oprimidos durante 400 anos ( 6). Porm, julgarei a nao onde eles sero escravos; eles iro sair de l com muitas riquezas. (Gnesis, xv, 13.) Estamos diante da origem histrica da Maldio de Cam. No por acaso que a maldio de Cam, pai de Misraim, Puth, Cush e Cana, s recai sobre Cana, habitante do lugar que os judeus cobiaram ao longo de toda a sua histria. De onde viria o nome Cam, de onde Moiss o teria retirado? Do prprio Egito onde ele nasceu, cresceu e envelheceu at o momento do xodo. Alis, sabe-se que os egpcios chamavam o Egito de Kemit, que quer dizer negro, em egpcio. A interpretao segundo a qual Kemit designaria a terra negra do Egito, e no apenas negro, e, por extenso, a raa negra e a terra dos negros, decorre da imaginao gratuita de pessoas que esto conscientes do que implicaria uma interpretao exata dessa palavra. Tambm comum encontrar-se em hebraico: kam=calor, negro, queimado (7). A partir da, todas as contradies aparentes desaparecem e a lgica dos fatos aparece nua. Os habitantes do Egito simbolizados por sua pele negra, kemit=Cam da Bblia, sero amaldioados na literatura do povo que oprimiram. Vemos, portanto, que a maldio bblica da descendncia de Cam tem uma origem bem diferente daquela que se lhe atribui ostensivamente, sem qualquer fundamentao histrica. O que no se consegue entender como puderam transformar kemit=camita, negro, bano, etc. (na lngua egpcia), na raa branca. Por conseguinte, v-se que, de acordo com as necessidades do momento, Cam foi amaldioado, enegrecido, e tornado ancestral dos negros. Este o quadro, toda vez que se fala de relaes sociais contemporneas. No entanto, Cam embranquecido, quando se busca a origem da civilizao, porque vamos encontr-lo habitando a primeira civilizao do mundo. Da, cria-se o conceito de camitas orientais e ocidentais, que no outra coisa seno uma inveno cmoda para retirar dos negros o benefcio moral da civilizao egpcia e de outras civilizaes africanas, como veremos. A figura 2 (p. 48) permitir perceber o carter tendencioso dessas teorias.

Se a verso bblica razoavelmente correta, como o povo judeu poderia no ter sangue negro? Durante 400 anos, passaram de 70 indivduos cerca de 600.000, vivendo em meio a uma populao negra que os dominou durante esse perodo. Se as caractersticas negrides dos judeus so menos pronunciadas hoje, isto se deveu, na verdade, mistura com os europeus, aps a dispora. quase certo que Moiss era egpcio, ou seja, negro. Cf. Mose et le monothisme, de Freud. 7 Pdrals, citando Mori, p. 27, em seu livro Archeologie de lAfrique Noire, Payot, Paris, 1950.
6

10

impossvel encontrar uma correspondncia entre a noo de camita - mesmo que se empreenda o esforo de compreend-la nos manuais oficiais - e a mnima verdade histrica, geogrfica, lingstica ou tnica ( 8). Nenhum especialista foi capaz de definir o bero primitivo dos camitas (cientificamente falando), a lngua que falavam, sua trajetria, onde se teriam fixado, a civilizao que teriam legado. Ao contrrio, todos os especialistas esto de acordo em reconhecer que este termo no corresponde a nada de srio. No entanto, todos se servem dele como uma espcie de chave-mestra para explicar qualquer fenmeno de civilizao na frica Negra.
PRXIMA SEQNCIA

- 2 CAPTULO :ORIGEM DO MITO DO NEGRO

2 CAPTULO (1 PARTE) ORIGEM DO MITO DO NEGRO


Traduzido do original: NAISSANCE
DU MYTHE DU NGRE.

A propsito do sentido tnico de Kem, ver a seqncia dessa explicao: parte lingstica, pginas 277279.
8

11

Fonte: CHEIKH ANTA DIOP, NATIONS NGRES ET CULTURE (I), 2 CAPTULO, PP 49-52. ED. PRSENCE AFRICAINE.PARIS:1979.

Traduo: Maria Jos Lopes da Silva. Rio de Janeiro: 1999. Obs.: Este texto traduzido est registrado em nome da tradutora. proibida a sua reproduo para fins comerciais, ou para qualquer outro fim que atente contra as leis em vigor no pas.

Quando Herdoto visitou o Egito, o pas j havia deixado de ser independente, h um sculo. Depois de ser conquistado pelos persas, em 525, passou para o jugo dos estrangeiros: macednios - com Alexandre -, romanos - com Jlio Csar (50)-, rabes - no sculo VII -, turcos - no sculo XVI -, franceses - com Napoleo -, e ingleses, no final do sculo XIX. Bero da civilizao durante 10.000 anos, enquanto o resto do mundo estava mergulhado na barbrie, o Egito, aps ser destrudo por sucessivas ocupaes, no ir mais desempenhar nenhum papel no plano poltico, mas continuar, ainda durante muito tempo, iniciando os jovens povos mediterrneos (gregos e romanos, dentre outros) nas luzes da civilizao.. Durante toda a Antigidade, o Egito foi um pas clssico, para onde os povos mediterrneos vinham em romaria beber na fonte do conhecimento cientfico, religioso, moral, social, etc., a fonte mais antiga que o ser humano criou. Foi assim que, na regio do Mediterrneo, construram-se, sucessivamente , outras civilizaes, que, beneficiando-se das inmeras contribuies facilitadas pela configurao geogrfica da regio - verdadeiro entrecruzamento, o lugar mais privilegiado do mundo -, desenvolveram-se, principalmente, no sentido material e tcnico; desenvolvimento em cuja origem deve-se considerar o gnio dos indo-europeus: gregos e romanos. O sopro pago que animou a civilizao greco-romana esgotou-se no sculo IV; dois novos fatores, o Cristianismo e as invases brbaras, vo interferir na j envelhecida Europa ocidental dando origem a uma nova civilizao, a mesma que hoje, manifesta tambm sinais de esgotamento. Essa nova civilizao, que herdou todo o progresso tcnico da humanidade, graas aos contatos ininterruptos com outros povos, j se encontrava, no sculo XV, suficientemente equipada do ponto de vista tcnico para se lanar na descoberta e conquista do mundo. Ento, a partir do sculo XV, os portugueses chegaram frica atravs do Oceano Atlntico. Inauguraram, nos tempos modernos, os primeiros contatos com o Ocidente, os quais, a partir de ento, jamais se interromperam. O que, ento, os portugueses encontraram na outra extremidade da frica? Que populaes encontraram? Estas estariam ali desde a Antigidade, ou teriam acabado de se instalar? Qual seria o seu perfil cultural , o grau de sua organizao social e poltica, numa

12

palavra, o seu estado civilizatrio? Qual a impresso que os portugueses teriam guardado dessas populaes? Que idia poderiam fazer de sua capacidade intelectual e aptides tcnicas? Qual ser o tipo de relaes sociais que, a partir da, vo passar a existir entre a Europa e a frica? Para que direo essas relaes passaro a evoluir? A resposta a essas diferentes perguntas ir explicar totalmente o mito do negro primitivo. Para responder a essas questes, indispensvel retornar ao Egito, no momento em que o pas cai nas mos do estrangeiro. A distribuio dos negros dentro do continente africano ter-se-ia dado em duas fases principais. Admite-se, geralmente, que, mais ou menos, em 7000, a desertificao do Saara j estava concluda. A frica equatorial, provavelmente, seria ainda uma zona de florestas muito fechadas para atrair gente. Portanto, os ltimos negros que viviam no Saara teriam deixado a regio, emigrando para o Alto Nilo, exceto, talvez, alguns grupos isolados do resto do continente, ou porque emigraram para o sul, ou porque subiram em direo ao norte (9). Possivelmente, os primeiros encontraram, no Alto Nilo, uma populao negra autctone. De qualquer maneira, a adaptao progressiva s novas condies de vida que a natureza imps a essas vrias populaes negras, que far surgir o fenmeno de civilizao mais antigo de que j se teve notcia. Essa civilizao, conhecida como civilizao egpcia, ir desenvolver-se, durante muito tempo, no seu bero primitivo, descendo, depois, aos poucos, pelo Vale do Nilo para irradiar-se em volta da Bacia do Mediterrneo. Esse ciclo civilizatrio, o mais longo de toda a Histria, teria durado 10.000 anos, uma mdia entre a cronologia mais longa (Herdoto e Manthon, segundo informaes de sacerdotes egpcios, situam sua origem em 1700 ) e a cronologia mais curta dos modernos, que so forados a admitir que, em 4245, os egpcios haviam criado o calendrio, o que pressupe milnios de desenvolvimento para chegar a esse tipo de especulao. fcil entender que, durante esse longo perodo, os negros tenham, pouco a pouco, se espalhado de novo pelo interior do continente, constituindo ncleos que se tornaram centros civilizatrios (estudados no Captulo V). Essas civilizaes africanas ficaro cada vez mais isoladas do resto do mundo; sua tendncia era viverem isoladas devido enorme distncia que as separava das vias de acesso ao Mediterrneo. Quando o Egito perde a independncia, o isolamento dessas civilizaes ser completo.
Tudo o que se encontra no Saara prova que ele foi habitado por negros... corpos femininos esteatopgicos como dizem os etnlogos, ou, para falar como Jean Temporal, com o traseiro bem grande . (TH. Monod: Mhares,exploration au Vrai Saara. Ed. Je Sers, Paris, 1937, p. 108.) ................................................................................................................................................................... ............... Camponeses, e possivelmente, camponeses negros, muitas cabeas de gado, campos de milho, panelas de terracota, peixe fresco , caa vontade, campos verdejantes e canoas impermeveis gua , tudo muito bonito. Porm, tudo isso no iria durar muito tempo. O tempo mido tinha sido precedido por um perodo seco; logo, iria dar lugar, aos poucos, a uma nova seca...ele (o deserto) iria reconquistar os seus domnios, secar os lagos, as plantaes, eliminar o verde. E os camponeses? Tarefa dura para eles, srios debates na Assemblia: deixar-se morrer naquele lugar, emigrar ou adaptar-se? Ningum queria cometer suicdio; a adaptao no teve adeptos; optou-se pelo xodo. (Monod, id. P. 128) As ossadas encontradas no Saara pertencem ao biotipo negro: o Homem de Asselar, ao sul do Saara.
9

13

A partir de ento, isolados da me-ptria invadida pelo estrangeiro, fechados em si mesmos, num contexto geogrfico que exigia menor esforo de adaptao, beneficiandose de condies econmicas favorveis, os negros iro voltar-se mais para o desenvolvimento de sua organizao social, poltica e moral do que para a especulao cientfica, j que o meio no apenas no a justificava, como tambm a tornava impossvel. Quanto mais a adaptao dentro do estreito e frtil Vale do Nilo exigia uma tcnica sofisticada de irrigao e represas , clculos precisos para prever as cheias do Nilo, previso de conseqncias econmicas e sociais, tanto mais havia a necessidade material de se criar a Geometria para demarcar as terras cujos limites se apagavam aps cada inundao do rio, prejudicando seus habitantes; quanto mais longas faixas de terra plana exigiam a transformao da enxada paleonegrtica em arado , primeiro puxado pelo homem , depois por animais, tanto mais tudo isso era indispensvel existncia material do negro, no Vale do Nilo, tanto mais tambm tudo isso se tornava suprfluo diante das novas condies de vida, no interior do continente. Como a Histria rompeu o seu antigo equilbrio com o meio ambiente, o negro encontrou um novo equilbrio, diferente do primeiro por causa da ausncia da tcnica, que no tinha mais uma importncia decisiva, ao contrrio da organizao social, poltica e moral. Porque os recursos econmicos eram assegurados por meios que no exigiam invenes permanentes, o negro, paulatinamente, desinteressou-se do progresso material. dentro desse novo estado civilizatrio, que se dar o encontro com a Europa. No sculo XV, quando os primeiros navegantes portugueses, holandeses, franceses, dinamarqueses comearam a fazer comrcio com a costa ocidental africana, a organizao poltica dos estados africanos era igual - ou, muitas vezes, superior - quela encontrada nesses Estados estrangeiros. A monarquia era constitucional , com um Conselho Popular onde as diversas camadas sociais eram representadas, e o rei negro - contrariamente ao mito -, no era, e nunca foi, um dspota com poderes ilimitados. O rei era investido pelo povo atravs do Primeiro-Ministro, que representava os homens livres. Sua misso era servir o povo com sabedoria, e sua autoridade emanava da sua obedincia Constituio vigente (ver o Captulo V da Primeira Parte, bem como a descrio da monarquia constitucional do Cayor, p. 546-547).
CONTINUAO NA PRXIMA SEQNCIA

2 CAPTULO (2 PARTE) ORIGEM DO MITO DO NEGRO


Traduzido do original: NAISSANCE DU MYTHE DU NGRE. Fonte: CHEIKH ANTA DIOP, NATIONS NGRES ET CULTURE (I), 2 CAPTULO,PP 52-56. ED. PRSENCE AFRICAINE.PARIS:1979

14

Traduo: Maria Jos Lopes da Silva. Rio de Janeiro: 1999. Obs.: Este texto traduzido est registrado em nome da tradutora. proibida a sua reproduo para fins comerciais, ou para qualquer outro fim que atente contra as leis em vigor no pas. FINAL DA SEQNCIA ANTERIOR: ...O rei era investido pelo povo atravs do Primeiro-Ministro, que representava os homens livres. Sua misso era servir o povo com sabedoria, e sua autoridade emanava da sua obedincia Constituio vigente (ver o Captulo V da Primeira Parte, bem como a descrio da monarquia constitucional do Cayor, p. 546-547). A ordem social e moral estava nesse mesmo nvel de desenvolvimento. Em nenhum lugar, havia a mentalidade pr-lgica tal como entendia Lvy-Bruhl, no havendo, portanto, necessidade de se refutar uma tese que o prprio autor renegou antes de morrer... Ao contrrio, devido a todas as razes apresentadas, o desenvolvimento tecnolgico era menos acentuado na Europa. Os negros - ainda que tivessem sido os primeiros e descobrir o ferro - no tinham construdo o canho; o segredo da plvora s era conhecido pelos sacerdotes egpcios, que a utilizavam apenas no sentido religioso, dentro do contexto dos Mistrios de Osris (cf. Recherches sur les Egyptiens et les Chinois, de M. De Paw). Portanto, a frica era bastante vulnervel, sob o ponto de vista tecnolgico, tornando-se uma presa tentadora, irresistvel diante do Ocidente equipado com armas de fogo e embarcaes de longo curso. Assim, o incremento econmico da Europa Renascentista levou conquista da frica, o que se deu rapidamente. Passou-se do estgio do comrcio costeiro ao da anexao atravs de acordos internacionais no Ocidente. Depois veio a conquista do interior pelas armas, a que chamaram de pacificao ! no comeo desse perodo que a Amrica foi descoberta por Colombo, e que o excedente do Velho Continente se derramou pelo Novo Continente. A valorizao das terras virgens necessitava de mo-de-obra barata. A frica indefesa aparece, ento, como uma reserva humana ideal de onde se poderia tirar essa mo-de-obra com o mnimo de custos e riscos. O trfico moderno de escravos negros torna-se, portanto, uma necessidade econmica antes do aparecimento da mquina. Vai durar at meados do sculo XIX. Uma tal inverso de papis, advinda das novas relaes tecnolgicas, teve como conseqncia, entre o Branco e o Negro, no plano social, relaes senhor x escravo. Durante a Idade Mdia, a lembrana de um Egito negro que civilizou a Terra, havia se esvado no esquecimento das tradies antigas, escondidas nas bibliotecas ou sepultadas em meio s runas. Essas lembranas iro se apagar ainda mais, durante os quatro sculos de escravido. Imbudos de sua recente superioridade tecnolgica, os europeus guardavam, a priori, um desprezo pelo mundo negro, do qual s queriam explorar as riquezas. A ignorncia da Histria antiga dos negros, as diferenas de usos e costumes, os

15

preconceitos tnicos entre duas raas que pensavam estar se defrontando pela primeira vez, somado s necessidades econmicas de explorao, todos esses fatores predispunham o esprito europeu a falsificar inteiramente a personalidade moral do negro e suas aptides intelectuais. A partir de ento, negro passa a ser sinnimo de primitivo, inferior, dotado de uma mentalidade pr-lgica. E, pelo fato de o ser humano estar sempre preocupado em justificar a sua conduta, vai-se mais longe: a preocupao de legitimar a colonizao e o trfico de escravos - em outras palavras, a condio social do Negro no mundo moderno vai engendrar toda uma literatura descritiva dos pretensos caracteres inferiores do negro; deste modo, a conscincia de vrias geraes de europeus vai sendo progressivamente deturpada; a opinio ocidental vai se cristalizando, admitindo instintivamente como uma verdade revelada, que negro=humanidade inferior 10. Cmulo do cinismo: apresentaram a colonizao como um dever de humanidade, invocando a misso civilizatria do Ocidente ao qual incumbiria o dever de elevar a frica ao nvel dos demais seres humanos. Dali em diante, o capitalismo sentiu-se vontade, podendo exercer a mais violenta explorao a pretexto de razes de ordem moral. Quando muito, iro reconhecer no negro dotes artsticos ligados a sua sensibilidade de animal inferior. Esta a opinio do francs Gobineau, precursor da ideologia nazista, e que, no seu famoso livro, Sobre a Igualdade das Raas Humanas, decreta que o sentido da arte inseparvel do sangue dos negros; porm, ele reduz a arte a uma manifestao inferior da natureza humana: particularmente, o sentido do ritmo, que est ligado s aptides emocionais dos negros. Um tal clima de alienao acabou por atuar profundamente na personalidade dos negros, principalmente nos negros instrudos que tiveram a chance de tomar conscincia da imagem que o restante do mundo fazia deles prprios e do seu povo. Ocorre, na maioria das vezes, que o negro intelectualizado perca a confiana tanto nas suas prprias possibilidades quanto nas possibilidades da sua prpria raa, a um tal ponto que, apesar das provas apresentadas no decorrer deste trabalho, no ser de admirar que alguns de ns, depois de tomar conhecimento do seu teor, sintamos, ainda, um certo mal-estar em admitir que, realmente, ns protagonizamos o primeiro papel civilizatrio no mundo. Muitas vezes, negros altamente qualificados intelectualmente continuam sendo vtimas dessa alienao, a ponto de procurarem, ingenuamente, sistematizar essas idias nazistas de uma pretensa dualidade entre o Negro sensvel e emotivo, criador da arte, e o Branco, todo feito de racionalidade.11 desta maneira que se exprime a pureza do poeta
Negro, negra (latim Nger: negro), homem, mulher de pele negra. o nome dado especificamente aos habitantes de algumas regies da frica...que formavam uma raa de pessoas negras inferiores em inteligncia raa branca, chamada de caucasiana. (Nouveau Dictionnaire Illustr Larousse, 1905, p. 516.) 11 Se admitirmos, como os gregos e os especialistas mais competentes nessa matria, que a exaltao e o entusiasmo so a fora do pendor para as artes, e que esse pendor, quando completo, se aproxima da loucura, no ser em nenhum sentimento certinho e bem comportado da nossa natureza, que iremos encontrar a fonte criadora, mas, bem no mago do arrebatamento dos sentidos, no impulso ambicioso que nos leva a juntar conscincia e realidade, a fim de retirar dessa conjuno algo mais agradvel do que a prpria realidade... iremos, ento, chegar seguinte concluso: a fonte da qual se originaram as artes estranha aos instintos civilizatrios. Essa fonte est escondida no sangue dos negros... dir-se-ia que ela uma coroa muito bonita que est colocada sobre a cabea deformada do Negro, sendo uma grande honra para ele ver juntar-se sua volta o coro harmonioso das Musas. Mas, a honraria no to grande assim... eu no disse que todas as Pirides esto reunidas a seus ps; faltam as mais nobres, as que se apiam na reflexo, as que preferem a beleza paixo... experimentem traduzir para o Negro os versos da Odissia, principalmente o encontro entre Ulisses e Nausica, o mais sublime da inspirao pensante: o negro ir
10

16

negro-africano, num verso de admirvel beleza: A emoo negra, mas a razo helnica (Lopold Sdar Senghor.) CONTINUAO NA PRXIMA SEQNCIA

2 CAPTULO (LTIMA PARTE) ORIGEM DO MITO DO NEGRO


Traduzido do original: NAISSANCE
DU MYTHE DU NGRE.

dormir! Todo ser humano precisa, para que surja a empatia, que exista, primeiramente, a inteligncia, e isso muito difcil para os negros... neles a sensitividade artstica, em si-mesma poderosa alm de qualquer expresso, ficar, portanto, necessariamente restrita mais miservel utilizao... entre todas as artes, a criatura melaniana prefere a msica; esta ocupa o primeiro lugar, porque acaricia-lhes a orelha atravs de uma sucesso de sons, e tambm porque no solicita nada da parte pensante do crebro. O negro gosta muito de msica, at demais! Mas, como ele alheio aos cdigos de refinamento atravs dos quais a criatividade europia aprendeu a enobrecer os sentidos!... naquele clima encantador de Paulino, no Casamento Secreto: Pria che spunti in laurora, etc..., a sensualidade do branco instrudo, voltado para a cincia e a reflexo, ir, sempre, segundo dizem, transformar-se num quadro. (Imagine um quadro) . Sonho delicioso! Os sentidos agitam docemente o esprito e o embalam nas esferas ideais onde o gosto e a memria lhe oferecem a parte mais requintada do prazer. O negro no enxerga nada disso, no aproveita nem o mnimo. No entanto, se conseguirmos acordar seus instintos, o entusiasmo e a emoo sero muito mais intensos do que o nosso arrebatamento contido e a nossa alegria de pessoas ntegras. Parece que estou vendo um Bambara assistindo execuo de uma de nossas rias preferidas. O rosto se inflama, os olhos brilham. Ri, e sua boca mostra dentes brancos e pontiagudos brilhando no meio do rosto tenebroso. O gozo vem...sons inarticulados fazem fora para sair de sua garganta, que comprime a emoo; lgrimas enormes rolam pelas suas bochechas salientes; um momento! ele vai gritar!; a musica pra, ele foi vencido pelo cansao. Com nossos hbitos refinados, transformamos a arte em algo to intimamente ligado a tudo o que a reflexo da inteligncia e as lies da cincia tm de mais sublime, que, apenas por abstrao, e com um certo esforo, poderemos estender essa noo dana. Para o negro, ao contrrio, a dana , ao lado da msica, objeto da mais irresistvel paixo. porque a sensualidade , na dana, est em quase tudo... assim, o negro possui, no mais alto grau, a faculdade da sensualidade sem a qual a arte no seria possvel; por outro lado, a falta de aptides intelectuais torna-o completamente incapaz para a cultura artstica, mesmo para o deleite de tudo aquilo que a generosa aplicao da inteligncia dos humanos produza de mais elevado. Para realar as faculdades do negro, preciso aliar-se a uma raa diferentemente dotada... o dom artstico, igualmente estranho aos trs grandes biotipos, surgiu apenas aps o cruzamento dos brancos com os negros. (Conde de Gobineau: Ensaio sobre a Desigualdade das Raas Humanas, livro II, cap. VII, 1 edio, 1853-55.)

17

Fonte: CHEIKH ANTA DIOP, NATIONS NGRES ET CULTURE (I), 2 CAPTULO,PP 56-58. ED. PRSENCE AFRICAINE.PARIS:1979 Traduo: Maria Jos Lopes da Silva. Rio de Janeiro: 1999. Obs.: Este texto traduzido est registrado em nome da tradutora. proibida a sua reproduo para fins comerciais, ou para qualquer outro fim que atente contra as leis em vigor no pas. FINAL
DA SEQNCIA ANTERIOR:

... desta maneira que se exprime a pureza do poeta negro-africano, num verso de admirvel beleza: A emoo negra, mas a razo helnica (Lopold Sdar Senghor.) Assim, construiu-se, pouco a pouco, uma literatura negra de complementaridade, ao mesmo tempo infantil, pueril, comportada, passiva, resignada, chorosa. O conjunto da criao artstica negra da atualidade que bastante apreciada pelos ocidentais, constitui-se apenas num espelho em que os ltimos podem contemplar orgulhosamente - deixando-se levar por uma sensibilidade paternalista - o que acreditam ser a sua superioridade. A reao seria completamente diferente se esses mesmos juzes estivessem frente a uma criao negra bem realizada, que, escapando a essa realidade, rompesse com os reflexos da subordinao e com os complexos de inferioridade, e se colocasse, naturalmente, num plano de igualdade. Uma obra assim, correria o srio risco de ser considerada pretensiosa, ou, no mnimo, irritante e intolervel para algumas pessoas. As recordaes da escravido recente cujo objeto foi a raa negra, e que foram sabiamente conservadas na memria dos povos, particularmente dos povos negros, costumam afetar a conscincia destes ltimos de maneira negativa. A partir dessa escravido recente, houve um esforo de se construir o mito - apesar de todas as evidncias histricas -, segundo o qual o negro foi sempre rebaixado a ser escravo das raas brancas superiores com as quais conviveu - no importa aonde , o que permitiu justificar-se com facilidade a presena dos negros no Egito, na Mesopotmia ou na Arbia, desde os primrdios da Antigidade. S que como escravos! Embora uma tal afirmao no passe de um dogma destinado a deturpar a Histria, essa falsificao no escapou queles que a fazem avanar; apenas tem servido para alienar a conscincia negra. Em razo disso, um outro grande poeta negro, talvez o maior dos nossos tempos, Aim

18

Csaire (Soleil, Cou Coup, p. 66), escreveu num poema intitulado DESDE AKKAD12, ELAM13 E SUMRIA14 : Mestre dos trs caminhos, tens tua frente um homem que andou muito. Mestre dos trs caminhos, tens tua frente um homem que andou apoiado nas mos, nos ps, na barriga, na bunda. Desde Elam, Akkad e Sumria. Depois, o poeta ainda escreveu: Aqueles que no inventaram a plvora, nem a bssola, Aqueles que jamais souberam domar nem o vapor nem a eletricidade, Aqueles que no exploraram o mar, nem o cu...15 No decurso dessas transformaes na relao do negro com o resto do mundo, tornava-se cada dia, mais e mais difcil, e at mesmo inadmissvel, para aqueles que ignoravam a sua grandeza no passado - e mesmo para os prprios negros - que estes pudessem estar na origem da primeira civilizao que floresceu sobre a face da Terra, e qual a humanidade deve o essencial do seu progresso. A partir de ento, mesmo quando as provas se amontoaram diante dos olhos dos especialistas, estes s as enxergavam atravs de antolhos e as interpretavam sempre de maneira equivocada. Juntavam as teorias as mais inverossmeis - valia qualquer mentira que lhes parecesse mais lgica do que a verdade contida no mais importante documento histrico atestando o primeiro papel civilizatrio dos negros. Antes de abordar a anlise das contradies encontradas na poca atual, conseqncia das tentativas de se provar, a qualquer preo, que os egpcios pertenciam raa branca, iremos assinalar o espanto de um estudioso honesto, Volney, que, aps ter absorvido todos os preconceitos a que acabamos de nos referir a respeito dos negros, viajando ao Egito, entre 1783 e 1785 - , ou seja, em pleno perodo da escravido negra - fez as seguintes constataes sobre a raa egpcia, a mesma de onde vieram os Faras: os Coptas. ...Todos tm o rosto intumescido, o olho dilatado, o nariz achatado, os lbios grossos; numa palavra, um verdadeiro rosto de mulato. Fiquei tentado a atribuir o fato ao clima, mas quando fui visitar a Esfinge, a sua aparncia deu-me a chave do enigma. Vendo aquela cabea com caractersticas negras em todos os seus traos 16, lembrei-me desta marcante passagem de Herdoto: Quanto a mim, penso que os Clquidas so uma colnia egpcia, pois, como estes, tm a pele negra e os cabelos crespos : ou seja, os antigos egpcios eram realmente negros, iguais a todos os nativos da frica; a partir da, fica explicado como o sangue deles, misturado desde h muitos sculos, ao sangue dos romanos e gregos, perdeu a intensidade de sua cor original, conservando, no entanto, a
Esttua de uma Esfinge Akkadiana ( Sumria, sia). Ilustrao acrescentada pela tradutora. N. da T. Irmo de Sem (Gnesis, 10:22); seus descendentes, segundo a Bblia, foram habitar a Babilnia, at o Mediterrneo. A Babilnia era a mais importante cidade da Mesopotmia, capital de um poderosos imprio ; nome assrio que significa alto. Nota da tradutora. 14 Sumria: regio sul da Babilnia (baixa Mesopotmia) onde floresceu importante civilizao durante o 3 milnio A.C. A Mesopotmia era a regio da sia entre os rios Tigre e Eufrates. Nota da tradutora. 15 esta citao no diminui em nada a profunda admirao que sinto pelo autor. 16 Confrontar as imagens da Esfinge com a descrio de Volney, no final deste texto. Nota da tradutora.
12 13

19

marca de sua origem. Pode-se mesmo dar a essa observao um sentido mais geral, e afirmar, em princpio, que a fisionomia uma espcie de monumento, que serve, em muitos casos, para se constatar ou esclarecer os testemunhos da Histria sobre a origem dos povos... Volney, aps ter ilustrado as suas palavras citando o caso dos normandos, que, 900 anos depois da conquista da Normandia, so ainda parecidos com os dinamarqueses, acrescenta: Porm, retornando ao Egito, os fatos que ele oferece para a Histria suscitaram muita reflexo no campo da Filosofia. D o que pensar, ver a barbrie e a ignorncia em relao aos Coptas, resultado da mistura da profunda inteligncia dos egpcios e a inteligncia brilhante dos gregos; d o que pensar, imaginar que essa raa de negros, hoje nossa escrava e objeto de nosso desprezo, a mesma a quem devemos nossas artes, nossa cincia, e at o uso da palavra; finalmente, d o que pensar, supor que foi no seio dos povos que se dizem os mais amigos da liberdade e da humanidade, que se sancionou a mais brbara das escravides, e que se colocou em dvida se os negros tm uma inteligncia igual aos brancos! (Voyages en Syrie et en Egypte, por M.C.-Volney, Paris, 1787. Vol. I, p. 74 77.).

IMAGENS ACRESCIDAS PELA TRADUTORA. CONFRONTAR O FENTIPO DO ROSTO DA GRANDE ESFINGE COM A CARACTERIZAO DA MESMA FEITA POR VOLNEY: A GRANDE ESFINGE. Egito.

20

You might also like