You are on page 1of 3

O que uma estrela e qual atividade nuclear ela desenvolve?

? Uma estrela uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida ntegra pelagravidade. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter tambm uma proporo de matria degenerada. A estrela mais prxima da Terra o Sol, que a fonte da maior parte da energia do planeta. Outras estrelas so visveis da Terra durante a noite, quando no so ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenmenos atmosfricos. Historicamente, as estrelas mais importantes da esfera celeste foram agrupadas em constelaes easterismos, e as estrelas mais brilhantes ganharam nomes prprios. Extensos catlogos de estrelas foram compostos pelos astrnomos, o que permite a existncia de designaes padronizadas. Pelo menos durante uma parte da sua vida, uma estrela brilha devido fuso nuclear do hidrognio no seu ncleo, liberando energia que atravessa o interior da estrela e irradia para o espao sideral. Quase todos os elementos que ocorrem na natureza mais pesados que o hlio foram criados por estrelas, seja pela nucleossntese estelar durante as suas vidas ou pela nucleossntese de supernova quando as estrelas explodem. Os astrnomos podem determinar a massa, idade, composio qumica e muitas outras propriedades de uma estrela observando o seuespectro, luminosidade e movimento no espao. A massa total de uma estrela o principal determinante da sua evoluo e possvel destino. Outras caractersticas de uma estrela so determinadas pela histria da sua evoluo, inclusive o dimetro, rotao, movimento e temperatura. Um diagrama da temperatura de muitas estrelas contra suas luminosidades, conhecido como Diagrama de Hertzsprung-Russell (Diagrama H-R), permite determinar a idade e o estado evolucionrio de uma estrela.
Uma estrela se forma pelo colapso de uma nuvem de material composta principalmente de hlio e traos de elementos mais pesados. Uma vez que o ncleo estelar seja suficientemente denso, parte do hidrognio gradativamente convertido em hlio pelo processo de fuso nuclear.[1] O restante do interior da estrela transporta a energia a partir do ncleo por uma combinao de processos radiantes econvectivos. A presso interna da estrela impede que ela colapse devido a sua prpria gravidade. Quando o combustvel do ncleo (hidrognio) se exaure, as estrelas que possuem pelo menos 40% da massa do Sol[2] se expandem para se tornarem gigantes vermelhas, em alguns casos fundindo elementos mais pesados no ncleo ou em camadas em torno do ncleo. A estrela ento evolui para uma forma degenerada, reciclando parte do material para o ambiente interestelar, onde ser formada uma nova gerao de estrelas com uma maior proporo de elementos pesados.

A energia nuclear apresenta diversas possibilidades de utilizao, mas tambm grandes riscos. Dessa forma, importante avaliar-se as vantagens e

desvantagens do uso de energia nuclear. O que energia nuclear, quais suas vantagens e desvantagens? chamada de energia nuclear ou termonuclear aquela baseada na diviso de tomos de um determinado elemento qumico. Ao serem divididos, os tomos liberam uma determinada energia. Para a produo de energia eltrica destinada ao consumo, ficou convencionado que os melhores tomos a serem divididos seriam os dos elementos urnioe o plutnio, com maior preferncia para o primeiro. A liberao de energia dos tomos desses elementos de uma grandeza maior, podendo assim, ter um melhor aproveitamento. Uma das alternativas energticas disponveis no mundo, a energia nuclear levantou diversas questes ao longo das ltimas dcadas com relao sua utilizao de forma segura. Ainda hoje a inaugurao de centrais energticas que se utilizam da energia termonuclear so cercadas de polmica e protestos vindo de diversas correntes da sociedade, devido ao risco, sempre presente, deste tipo de energia escapar ao controle dos operadores e causar destruio e morte s reas vizinhas. As tragdias de Three Mile Island, nos EUA, Chernobyl, na Ucrnia (ento parte da antiga Unio Sovitica) e mais recentemente o ocorrido na usina de Fukushima, cidade japonesa, receberam ampla cobertura, e causaram uma crescente rejeio por essa forma de gerao de energia. A energia nuclear tambm pode ser ainda utilizada na fabricao de bombas nucleares. Vrios pases do mundo possuem tal tecnologia, em especial os Estados Unidos e a Rssia, que possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O poder de devastao destas bombas enorme, capaz de provocar a morte de enorme quantidade de pessoas, alm de grande destruio material. Desse modo, a energia nuclear apresenta diversas possibilidades de utilizao, mas tambm grandes riscos. Torna-se importante avaliar as vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear. Vantagens da energia nuclear:

No libera gases estufa; Exigncia de pequena rea para construo da usina; Grande disponibilidade do combustvel; Pequeno risco no transporte do combustvel; Pequena quantidade de resduos; Independncia de fatores climticos (ventos; chuvas)

Desvantagens da energia nuclear:


O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados; Mais cara, quando comparada a outras formas; Risco de acidentes nucleares; Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquticos pela gua de resfriamento dos reatores.

Os principais pases que utilizam a energia nuclear? Pases europeus so os que mais utilizam energia nuclear. Levando-se em considerao a produo total de energia eltrica no mundo, a participao da energia nuclear saltou de 0,1% para 17% em 30 anos, fazendo-a aproximar-se da porcentagem produzida pelas hidreltricas. De acordo com a Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA) no final de 1998 havia 434 usinas nucleares em 32 pases e 36 unidades sendo construdas em 15 pases. A deciso de construir usinas depende em grande parte dos custos de produo da energia nuclear. A fisso nuclear a principal aplicao civil da energia nuclear. usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em pases como a Frana, Japo, Estados Unidos, Alemanha, Sucia, Espanha, China, Rssia, Coria do Norte, Paquisto ndia, entre outros.

You might also like