You are on page 1of 6

CENTRO PAULA SOUZA ESCOLA TCNICA ESTADUAL DR.

JOS LUIZ VIANA COUTINHO

MARIANY VERGILIO GNOVA

TRABALHO DE CENTRO CIRRGICO (METODOLOGIA DIFERENCIADA): ASSISTNCIAS DE ENFERMAGEM NO PERODO PERIOPERATRIO

JALES, 2013.

PERODO PR-OPERATRIO o perodo de tempo que tem incio no momento em que se reconhece a necessidade de uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega sala de operao. Subdivide-se em mediato (desde a indicao para a cirurgia at o dia anterior a ela) e em imediato (corresponde s 24 horas anteriores cirurgia). Assistncias de Enfermagem: Atender o paciente conforme suas necessidades psicolgicas (esclarecimento de dvidas); Verificar sinais vitais; Pesar o paciente; Colher material para exames conforme solicitao mdica; Observar e anotar a aceitao da dieta; Orientar higiene oral e corporal antes de encaminhar o paciente para o centro cirrgico; Manter o paciente em jejum, conforme rotina; Fazer tricotomia conforme rotina; Orientar o paciente a esvaziar a bexiga 30 minutos antes da cirurgia; Retirar prteses dentrias, jias, ornamentos e identific-los; Encaminhar o paciente ao centro cirrgico.

PERODO TRANS-OPERATRIO O perodo trans-operatrio compreende todos os momentos da cirurgia, da chegada do paciente unidade de centro cirrgico at a sua sada no final da cirurgia. Assistncias de Enfermagem: Preparo da sala de cirurgia Os cuidados de enfermagem no se restringem somente prestao de cuidados diretos ao paciente. Para que o procedimento cirrgico possa ocorrer, so necessrias certas condies que a enfermagem deve prover: Material para anestesia e cirurgia (Laps, solues, pomadas, material para curativo, medicamentos, instrumental, etc.), inclusive os especiais (cirurgias ortopdicas, etc.) deixando-os em local de fcil acesso; Testar equipamentos (Monitores, pontos de O2, vcuo, negatoscpio, etc.); Verificar condies de limpeza da sala; Posicionar equipamentos mveis (suporte para soros, baldes para lixo, escadinha, suporte de hampers, etc.); Observar segurana da sala como posicionamento de fios e cho molhado; Ajustar a temperatura da sala (entre 21C e 24C); Transporte para a mesa de cirurgia Ao entrar no Centro Cirrgico, o profissional deve estar com a mscara devidamente posicionada na face. O paciente transferido para a mesa cirrgica e posicionado de acordo com a interveno cirrgica a que ser submetido.

A transferncia da maca para a mesa cirrgica dever ser realizada com muito cuidado, evitando-se movimentos bruscos, contando preferencialmente com a ajuda de outros profissionais presentes na sala. Cuidados sempre com prteses, como tubo oro-traqueal e ventilao mecnica, drenos e cateteres (dreno de trax, cateter intracraniano) que podero acidentalmente ser tracionados durante a passagem do paciente para a mesa de cirurgia.

Transporte para a sala de cirurgia Alguns cuidados devem ser observados no transporte do paciente at a sala de cirurgia: Garantir a segurana fsica e emocional do paciente: as grades devem estar erguidas, o profissional deve posicionar-se cabeceira da maca; Avaliar a expresso facial do paciente; Cuidados com acesso venoso, drenos, infuses; No realizar movimentos bruscos e manter o paciente protegido com o lenol devido ao frio. Comunicar-se com o paciente; Garantir um transporte tranquilo; Evitar conversas desnecessrias, brincadeiras, rudos, etc. respeitando o estado em que se encontra o paciente.

Recepo no Centro Cirrgico A atuao da enfermagem nesse perodo necessariamente requer que seus profissionais tenham conhecimento acerca de todos os eventos que acontecem durante o procedimento cirrgico. Os profissionais de enfermagem que atuam no centro cirrgico so geralmente os responsveis pela recepo do paciente na sua respectiva unidade. importante lembrar que, mesmo na rea de recepo do paciente, eles devero estar devidamente paramentados, com pijamas, sapatilhas e gorros, conforme as rotinas de infeco de cada instituio. A recepo do paciente deve ser personalizada, respeitando sempre suas individualidades; o profissional deve ser corts, educado e compreensivo, buscando entender e considerar as condies do paciente que normalmente j se encontra sob efeito dos medicamentos pr-anestsicos. Na recepo operatria, o profissional de enfermagem responsvel dever: Realizar uma breve leitura do pronturio ou das recomendaes de enfermagens vindas do setor de origem do paciente, certificando-se sobre os dados de identificao do paciente e sobre a cirurgia a que ele ser submetido; Observar se todos os cuidados pr-cirrgicos relacionados ao procedimento foram devidamente realizados, como a administrao de medicamentos pranestsicos (avaliando inclusive os seus efeitos) e preparo do local (tricotomia) entre outros; Verificar os sinais vitais do paciente, comunicando ao mdico anestesista ou ao enfermeiro possveis alteraes; Atentar para a presena e a necessidade de retirar esmalte dos dedos, adornos, brincos, cordes e pulseiras ou prteses dentrias, que normalmente so retirados antes do paciente deixar a unidade de origem com destino ao centro cirrgico;

Colocar no paciente gorro e sapatilhas; as roupas de cama que o cobriam devem ser trocadas por roupas de cama do prprio centro cirrgico; Manter uma recepo calma, tranquila que traga segurana ao paciente; Observar o comportamento do paciente: confiana, ansiedade, melancolia, insegurana, agressividade, etc.

Preparo para a Anestesia O bloqueio anestsico utilizado para que o procedimento transoperatrio ocorra de forma que o paciente no sinta dores, ou para que o mesmo no faa movimentos bruscos em reas que esto cirurgiadas. Durante a anestesia, os cuidados so basicamente prestados pelo anestesista, cabendo enfermagem: Posicionar o paciente adequadamente para que ele possa aplicar o anestsico; Dar apoio ao paciente; Disponibilizar material e drogas anestsicas;

PERODO PS-OPERATRIO o perodo que se inicia a partir da sada do paciente da sala de cirurgia e perdura at a sua total recuperao. Subdivide-se em: Imediato: (aps 24 horas e at 07 dias depois) Tardio: (aps 07 dias do recebimento da alta) Assistncias de Enfermagem: Receber e transferir o paciente da maca para o leito com cuidado, observando sondas e soro etc. Posicionar o paciente no leito, conforme o tipo de anestesia; Verificar sinais vitais; Observar o estado de conscincia (sonolncia); Avaliar drenagens e soroterapia; Fazer medicaes conforme prescrio; Realizar movimentos dos membros superiores ou inferiores livres se possvel; Controlar a diurese; Assistir psicologicamente o paciente e os familiares; Observar e relatar as seguintes complicaes: (pulmonares cianose, dispnia, agitao); Urinrias (infeco e reteno urinria); Gastrointestinais (nuseas, vmitos, constipao intestinal, sede); Vasculares (Cianoses e edemas); da ferida operatria (hemorragia, infeco e deiscncia) e choque.

PERODO DE RECUPERAO ANESTSICA O perodo de recuperao ps-anestsica denido como aquele compreendido entre a interrupo da administrao de anestsicos e o retorno das condies basais do paciente. Esse perodo avaliado pela monitorizao das funes vitais do paciente, associado ou no aos exames subsidirios, incluindo, naturalmente, o diagnstico e o tratamento de complicaes. Este intervalo processado em trs fases: imediata (minutos), onde o paciente apresenta retorno da conscincia e presena de reexos das vias areas superiores, alm da movimentao; intermediria (minutos/horas), quando ocorre o restabelecimento da coordenao motora e da atividade sensorial; tardia (dias), com a normalidade das funes motora e sensorial. Uma equipe de enfermagem especializada fundamental, assim como a presena constante de um anestesista em cada equipe transdisciplinar de sade. O principal objetivo da enfermagem nessa unidade cuidar do paciente no atendimento imediato das suas necessidades humanas bsicas, a fim de que haja pronto restabelecimento das funes orgnicas vitais: Permanecer na sala de CRPA at o paciente recuperar 50% a 75% dos sinais vitais; Avaliar sinais vitais de 15 em 15 minutos, depois de 30 em 30 minutos; Avaliar oxigenao, estimulando o movimento respiratrio; Observar ocorrncia de vmitos, lateralizar a cabea; Limpar vias areas e aspirar se necessrio; Manter vigilncia, manter curativo limpo e seco; Tomar medidas para aliviar a dor; Realizar balano hdrico; Proporcionar conforto e segurana; Informar a famlia sobre o estado do paciente.

Referncias Bibliogrficas

Cuidados da Enfermagem pr e ps-operatrios. Disponvel em: http://concursoparaenfermagem.blogspot.com.br/2010/07/cuidados-enfermagem-pre-epos.html. Acesso em: 28 Maio 2013. Intervenes de enfermagem na recuperao anestsica: controle da dor, nuseas, hipotermia e outras complicaes do ps-operatrio. Disponvel em: http://dor.org.br/revistador/Dor/2009/volume_10/n%C3%BAmero_2/pdf/Volume_10_n _2_pags_113-119.pdf. Acesso em: 28 Maio 2013. Trans-operatrio e Centro de Recuperao Ps-anestsica CRPA. Disponvel em: http://www.geocities.ws/amorhumanno/transoperatorioecrpa.html. Acesso em: 28 Maio 2013.

You might also like