You are on page 1of 7

*A virtude tica adquirida pelo hbito; no nascemos com ela, mas nossa natureza capaz de adquiri-la e aperfeio-la.

a. A virtude tem dois aspectos, o intelectual e o moral; a virtude intelectual (sabedoria) provm em sua maior parte da instruo, que lhe necessria para se manifestar e se desenvolver. Tambm exige prtica e tempo, enquanto a virtude moral (prudncia) filha dos bons hbitos. *No nascemos com nenhuma virtude moral; na verdade, nada modifica uma condio que nos dada pela natureza; por exemplo, a pedra tem um peso que seu: nada muda essa situao, nem que ela seja jogada ao ar mil vezes ela perder seu peso; o fogo no saberia descer, s sabe subir; e assim sucessivamente com todos os corpos que no podem modificar suas caractersticas originais. Ao nascer, no temos nem virtudes, nem vcios. *No pois por um dom da natureza que uma virtude nasce em ns; somos sim naturalmente predispostos a adquiri-la e vivenci-la, desde que a aperfeioemos pelo costume, assim como acontece com as artes e os ofcios. *Aquilo que deve ser estudado, aprendemos pela prtica: construindo que nos tornamos arquitetos; tocando a ctara que nos tornamos citaristas. *O mesmo acontece com as virtudes. De tanto enfrentar situaes perigosas e de nos habituar ao medo ou audcia, passamos a ser pusilnimes ou corajosos. *A virtude tica est relacionada com sentimentos e aes. No entanto, agir virtuosamente e ser virtuoso so coisas diferentes. Ser virtuoso requer trs coisas: a) que a pessoa saiba o que est fazendo; b) que tenha a inteno de fazer o que est fazendo; c) que tenha essa inteno por saber que o mais correto e por nenhum outro motivo; d) e que aja com firmeza e determinao. *Sendo assim, o modo como somos educados desde a infncia no tem pouca importncia. Que digo? Tem importncia extrema, na verdade essencial. Por isso importante exercer nossas atividades de modo virtuoso, determinadamente, pois as diferenas de conduta podem criar hbitos diferentes em quem nos cerca. *Vejamos o que acontece nas cidades: os legisladores, ao bem habitu-los, formam cidados virtuosos. E essa deve ser a inteno de todo legislador. Todos aqueles que no se comportam assim, deixam de cumprir seu papel, pois s por a que uma Cidade difere da outra, uma boa Cidade de uma cidade m.

A tica em Aristteles
tica em Aristteles pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do mbito do ser humano se este homem se esforar a atingir sua excelncia, isto , se tornar uma pessoa virtuosa. Nestas seis questes a seguir irei abordar justamente temas relacionados a esta tica aristotlica a qual tem como base esta viso que mencionei no primeiro pargrafo, fazer uma bsica comparao com a tica em Plato e diante isso acrescentar na concluso o que isso pode ser acrescentado nos dias de hoje. So apenas reflexes ainda sem muita profundidade, baseadas em um captulo de um livro e mais a leitura que fiz de um outro livro a qual fiz durante os estudos de metafsica no ano passado, porm mesmo assim Aristteles merecia um aprofundamento muito mais tico que este. 1- Compare o tratamento, de forma geral, das questes ticas em Aristteles e em Plato. Segundo o texto de Danilo Marcondes nos dilogos de Plato as questes filosficas esto todas bem concatenadas que de uma discusso sobre a verdade passa para uma discusso sobre o conhecimento e depois para outras de natureza tica quando em Aristteles sua filosofia mais sistematizada, pois ele divide a natureza humana em trs reas: o saber terico, o saber prtico e o saber criativo. Outra diferena consiste na maneira como a tica nos foi apresentada, ou seja, Plato nos apresenta tudo em forma de dilogos, j Aristteles que tambm possa ter escrito dilogos o que realmente ficou, sobreviveu no tempo foram as notas de aula o que nos mostra um estilo mais rido. 2- Como se pode entender, segundo Aristteles, a felicidade como um conceito tico? Na concepo aristotlica a noo de felicidade est ligada intrinsecamente tica e assim caracterizada como "tica eudaimnica", isto a felicidade possui papel central na tica. Em outras palavras a felicidade est no centro da tica aristotlica. A felicidade para Aristteles consiste na realizao humana e no sucesso daquilo que o homem pretende obter ou fazer e assim ele o faz no seu mais alto grau em excelncia humana, ou seja, para ele chegar onde deseja desenvolve suas virtudes (aret), suas qualidades de carter a qual possibilitaro atingir sua excelncia e isto em si j supe uma "tica perfeita". 3-Para Aristteles, a virtude, ou excelncia moral, resulta do hbito, de sua prtica. Contraste essa viso com a de Plato no Mnon, examinada no captulo anterior. Bem como sabemos a viso de Plato neste dilogo: "Poderias me dizer, Scrates, se a virtude pode ser ensinada? Ou se ela se adquire por exerccio?" - "Muito me honras, estrangeiro, se julgas que sei se a virtude pode ser ensinada ou se ela se adquire de outro modo. Na realidade, confesso-te, Mnon, que no o sei. Alis, nem sei o que a virtude. E no sabendo o que uma coisa, como queres que saiba como ela ?"

A partir depois da teoria da reminiscncia a qual nada se aprende e nada se ensina, pois a alma tudo se recorda Plato deixa "insinuado" que a verdadeira cincia e a verdadeira opinio so apenas uma recordao e assim o conceito de virtude tambm fica em aberto. Uma outra caracterstica importante a capacidade de apresentar diferentes modos de conceituar essas virtudes, mostrando sua fragilidade sem, no entanto, propor uma concluso, deixando tambm a questo aberta. Ou seja, so dilogos conhecidos como aporticos, ou seja, no final no se chega a uma concluso e h um contraste entre a viso de Plato sobre a virtude resultar de um hbito e a viso de Aristteles que j afirma que a virtude resulta sim de uma prtica e de um hbito constante. 4-Em que sentido o "meio termo" se caracteriza como um critrio da conduta tica? O meio termo se caracteriza como conduta tica a partir do momento em que a pessoa conhece a si mesmo e assim ela possui um equilbrio sobre si o que muito difcil de conseguir. Em outras palavras a ao tica caracterizada pelo equilbrio e deve ser evitada qualquer ao extremada, isto , tanto o excesso quanto a falta um desequilibro que possui duas razes originrias na prpria coisa, uma por o extremo estar mais prxima ao meio termo e o seu contrrio. Por exemplo, a temeridade mais parecida com a coragem e a covardia o seu contrrio. Ns geralmente temos inclinaes que parecem mais contrrias ao meio termo segundo Aristteles como no caso dos prazeres e a moderao. No que condiz aos dois extremos os que for induzir ao menor erro j que atingir o meio termo extremamente difcil, seria a melhor sada. Contudo segundo Aristteles a tica pede que nos afastemos contra tudo o que agradvel, pois assim atingiremos o meio termo. Uma outra conduta tica seria ter o meio termo como base e s vezes ir ao sentido do excesso e ao sentido da falta para poder ficar no meio termo j que muitas vezes so atitudes fortes que fazem com que a tica seja cumprida. 5- Como Aristteles caracteriza o discernimento (phronesis) como uma faculdade que torna possvel a ao ou conduta tica? Aristteles caracteriza discernimento como uma qualidade racional que leva verdade no tocante s aes relacionadas com os bens humanos, em outras palavras com as coisas boas ou ms para os seres humanos. Explicando melhor fazer possui uma finalidade diferente do prprio ato de fazer, isto , agir uma finalidade em si. Um governante precisa ter discernimento para agir em prol de si e de todos os homens, por exemplo. As pessoas desgastadas pelos vcios, prazer ou sofrimento no possuem mais discernimento dos primeiros princpios e por isso a palavra "moderao" significa preserva o discernimento.

O discernimento ainda a forma de excelncia moral correspondente a uma parte do nosso intelecto e assim esta faculdade torna possvel a conduta tica quando o discernimento determina o objetivo e a excelncia moral nos faz praticar as aes "ticas" que levam ao objetivo determinado. 6- O que Aristteles acrescenta no Livro X discusso sobre o conceito de felicidade encontrada no Livro I? No livro I Aristteles evidencia a felicidade perfeita como uma atividade contemplativa, porm h tambm os que no contemplam e ele acaba refletindo sobre isso. A partir disso no livro X se pode acrescentar discusso sobre o conceito de felicidade encontrada no livro I a questo do prazer Aristteles discorre no livro X. O prazer, segundo Aristteles, o sentimento que guia os jovens. Comprazerse das coisas apropriadas e desprezar as ms tem fundamental importncia na formao do carter, afinal acreditava que o prazer um bem, pois todos os animais buscam a ele. Assim Aristteles diz que o prazer quando buscado em razo de um outro bem (como a justia), tornase mais digno ainda, confirmando a idia de que o bem s pode ser acrescido pelo bem. Concluso A tica aristotlica muito equilibrada e bem sistematizada. As virtudes como ponto chave, a ascese, o conceito de felicidade ainda hoje pode e deveriam ser manuais para muitos polticos, instituies a qual

temos em nossa sociedade.

ara Aristteles

A tica aristotlica inicia-se com o estabelecimento da noo de felicidade. Neste sentido, pode ser considerada uma tica eudemonista por buscar o que o bem agir em escala humana, o agir segundo a virtude. A felicidade definida como uma certa atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude. Partindo dessa definio, faz-se necessrio um estudo sobre o que uma virtude perfeita e, assim, faz-se necessrio, tambm, o estudo da natureza da virtude moral. Como a virtude moral consistida por uma mediedade relativa ns, analisaremos o conceito de mediania (mediedade ou justamedida) assim como aparece no livro II de tica a Nicmaco.

Virtude Moral e Intelectual


Aristteles define a virtude moral como disposio j que no podem ser nem faculdades nem paixes para agir de forma deliberada e a disposio est de acordo com a reta razo. A virtude moral consiste em uma mediania relativa a ns. Aps estabelecer a virtude moral como uma disposio hxis ou seja, como se d o comportamento do homem com relao s emoes, h ainda a necessidade de que a diferena especfica entre virtude moral e virtude intelectual seja explicitada. Segundo o Estagirita, o que distingue as duas espcies de virtude a mediania. A virtude intelectual adquirida atravs do ensino, e assim, necessita de experincia e tempo. A virtude moral adquirida, por sua vez, como resultado do hbito. O hbito determina nosso comportamento como bom ou ruim. devido ao hbito que tomamos a justamedida com relao ns. Logo, a mediania imposta pela razo com relao s emoes e relativa s circunstncias nas quais a ao se produz. Nenhuma das virtudes morais surge nos homens por natureza porque o que por natureza no pode ser alterado pelo hbito e a natureza nos d a capacidade de receb-las [as virtudes], e tal capacidade se aperfeioa com o hbito (ARISTTELES, tica a Nicmaco, II, 1103 a 26). Virtudes e artes so adquiridas pelo exerccio, ou seja, a prtica das virtudes um pr-requisito para que se possa adquiri-las. Sem a prtica, no h a possibilidade de o homem ser bom, de ser virtuoso. Tornamo-nos justos ao praticarmos atos justos pois toda a virtude gerada e destruda pelas mesmas causas e pelos mesmos meios (ARISTTELES, tica a Nicmaco, II, 1103b 5-6). J que as virtudes morais so vistas como produto do hbito, consequentemente so tomadas como inatas. Ao considerar as virtudes morais como adquiridas, h uma implicao de que o homem causa de suas prprias aes, responsvel por seu carter por esse motivo a ao precede e prevalece sobre a disposio. Est na natureza das virtudes a possibilidade de serem destrudas pela carncia ou pelo excesso e cabe mediania preservar as virtudes morais e tambm diferencia-las das virtudes naturais. Pode-se notar, pois, que a ideia de justa-medida preconiza que qualquer virtude destruda pelos extremos: a virtude o equilbrio entre o sentir em excesso e a apatia. Portanto, fica evidente que a virtude busca pela harmonia e esta dada pela razo entre as emoes extremas. O meio-termo

experimentar as emoes certas no momento certo e em relao s pessoas certas e objetos certos, de maneira certa. Isso a mediania, a excelncia moral.

Mediania ou Meio-Termo
Ao propor a mediania como gnero de virtude moral, como regra moral, o Estagirita retornou sabedoria grega clssica porque esta indicava a mediania como a regra de ouro do agir moral. A mediania tem o aspecto de no silenciar as emoes, mas buscar a proporo e, devido a essa proporo, a ao ser adequada sob a perspectiva moral e, concomitantemente, a ao ficar ligada s emoes e paixes. De acordo com Aristteles, a posio de meio o que tem a mesma distncia de cada um dos extremos. Com relao a ns e sempre considerando nesse vis, meio o que no excede nem falta. Aqui fica evidente que o meio se d em relao ao agente pois no nico e o mesmo para todos (ARISTTELES, tica a Nicmaco, II, 1106 a 34). A virtude moral deve possuir a qualidade de visar o meio-termo por se relacionar com as paixes e aes. Nas aes e paixes, por sua vez, existem a carncia, o excesso e o meiotermo. As aes e os apetites no tem, em sua natureza, algo que determine sua tendncia para a falta ou para o excesso. Por sua vez, a tendncia mediania expressa a virtude moral, expressa a excelncia da faculdade desiderativa da alma. O que nos faz tender mediania a educao e a repetio de atos bons e nobres. Por conseguinte, o hbito desenvolvido e visa a mediania. Esta, por sua vez, determinada por um princpio racional (LOPES, 2008). Pode-se notar que, para Aristteles, a virtude uma espcie de mediania j que visa o meio-termo e que vista como disposio de carter que tem relao com a escolha dos atos e das paixes. A justa-medida determinada por um princpio racional prprio do homem dotado de sabedoria prtica. Assim, ao buscar pela essncia da virtude, por sua definio, Aristteles define-a como mediania, ou ainda, a mediedade a quididade da virtude(ZINGANO, 2008, p. 23). O Estagirita afirma que sua investigao acerca da virtude no de cunho exclusivamente terico, mas a investigao se d com a finalidade de que os homens tornem-se bons pois cabe mesma cincia, ou seja, Cincia Poltica, tanto o conhecimento das virtudes quanto a funo de fazer com que os homens se tornem bons. Logo, busca-se a definio de virtude e sua aplicao nos fatos particulares. A virtude um meio-termo entre dois vcios. Um desses vcios envolve o excesso e o outro vcio envolve a carncia. Logo, cabe virtude e sua natureza visar a mediania tanto nas aes embora algumas aes no permitem um meio-termo por seus prprios nomes j implicarem, em si mesmos, maldade quanto nas paixes. Um dos extremos entre os quais a mediania se localiza mais equivocado que o outro. Deve-se, portanto, estar

atento aos erros para os quais tem-se maior facilidade para ser arrastado. Pode-se saber para qual erro se arrastado ao se analisar o prazer e o sofrimento acarretado pelo mesmo. Ao descobrir para qual erro se tende mais, deve-se ir em direo oposta, ao outro extremo para que se chegue ao estado intermedirio e, consequentemente, afastar-se do erro. Em todas as coisas, o meio-termo digno de ser louvado, conclui Aristteles ao fim do Livro II. Contudo, ora deve-se inclinar no sentido do excesso, ora da falta com a finalidade de se chegar mais facilmente ao que correto e ao meio-termo. No decorrer deste trabalho, expusemos como a noo de mediania se apresenta no livro II de tica a Nicmaco e sua relao intrnseca com a noo de virtude moral, sendo que esta tem a mediania como essncia.

You might also like