You are on page 1of 25

1.1 MOTORES ELTRICOS Motor eltrico a mquina destinada a transformar energia eltrica em energia mecnica.

. O motor de induo o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilizao de energia eltrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando - com sua construo simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptao s cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. Os tipos mais comuns de motores eltricos so: a) Motores de corrente contnua So motores de custo mais elevado e, alm disso, precisam de uma fonte de corrente contnua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contnua. Podem funcionar com velocidade ajustvel entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e preciso. Por isso, seu uso restrito a casos especiais em que estas exigncias compensam o custo muito mais alto da instalao. b) Motores de corrente alternada So os mais utilizados, porque a distribuio de energia eltrica feita normalmente em corrente alternada. Os principais tipos so: - Motor sncrono: Funciona com velocidade fixa; utilizado somente para grandes potncias (devido ao seu alto custo em tamanhos menores) ou quando se necessita de velocidade invarivel. - Motor de induo: Funciona normalmente com uma velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecnica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de mquinas acionadas, encontradas na prtica. Atualmente possvel controlarmos

a velocidade dos motores de induo com o auxlio de inversores de freqncia. 1.2.1 CONJUGADO O conjugado (tambm chamado torque, momento ou binrio) a medida do esforo necessrio para girar um eixo. sabido, pela experincia prtica que, para levantar um peso por um processo semelhante ao usado em poos - ver figura 1.1 - a fora F que preciso aplicar manivela depende do comprimento l da manivela. Quanto maior for a manivela, menor ser a fora necessria. Se dobrarmos o tamanho l da manivela, a fora F necessria ser diminuda metade. No exemplo da figura 1.1, se o balde pesa 20N e o dimetro do tambor 0,20m, a corda transmitir uma fora de 20N na superfcie do tambor, isto , a 0,10m do centro do eixo. Para contrabalanar esta fora, precisam de 10N na manivela, se o comprimento l for de 0,20m. Se l for o dobro, isto , 0,40m, a fora F ser a metade, ou seja 5N. Como vemos, para medir o esforo necessrio para girar o eixo no basta definir a fora empregada: preciso tambm dizer a que distncia do eixo a fora aplicada. O esforo medido pelo conjugado, que o produto da fora pela distncia, F x l. No exemplo citado, o conjugado vale: C = 20N x 0,10m = 10N x 0,20m = 5N x 0,40m = 2,0N.m. C=F.l(N.m)

1.2.3 Energia e potncia eltrica Embora a energia seja uma coisa s, ela pode se apresentar de formas diferentes. Se ligarmos uma resistncia a uma rede eltrica com tenso, passar uma corrente eltrica que ir aquecer a resistncia. A resistncia absorve energia eltrica e a transforma em calor, que tambm uma forma de energia. Um motor eltrico absorve energia eltrica da rede e a transforma em energia mecnica disponvel na ponta do eixo. CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA a) Resistncia No caso de resistncias, quanto maior a tenso da rede, maior ser a corrente e mais depressa a resistncia ir se aquecer. Isto quer dizer que a potncia eltrica ser maior. A potncia eltrica absorvida da rede, no caso da resistncia, calculada multiplicando-se a tenso da rede pela corrente, se a resistncia (carga), for monofsica. P=UxI (W) No sistema trifsico a potncia em cada fase da carga ser P = U x I , como se fosse um sistema monofsico independente. A potncia total ser na soma das potncias das trs fases, ou seja: P = 3P = 3 x U x I Lembrando que o sistema trifsico ligado em estrela ou tringulo, temos as seguintes relaes: Ligao estrela: U = 3 Uf e I = If Ligao tringulo: U = Uf e I = 3 . If Assim, a potncia total, para ambas as ligaes, ser: P = 3 . U . I ( W ) OBS. Esta expresso vale para a carga formada por resistncias, onde no h defasagem da corrente. b) Cargas reativas Para as cargas reativas, ou seja, onde existe defasagem, como o caso dos motores de induo, esta defasagem tem que ser levada em conta e a expresso fica: P = 3 x U x I x cs ( W ) Onde U e I so, respectivamente, tenso e corrente de linha e cos o ngulo entre a tenso e a corrente de fase. A unidade de medida usual para potncia eltrica o watt (W), correspondente a 1 volt x 1 ampre, ou seu mltiplo, o quilowatt = 1.000 watts. Esta unidade tambm usada para medida de potncia mecnica. A unidade de medida usual para energia eltrica o quilo-watt-hora (kWh) correspondente energia fornecida por uma potncia de 1kW funcionando durante uma hora - a unidade que aparece, para cobrana, nas contas de luz.

1.2.4 POTNCIAS APARENTE, ATIVA E REATIVA Potncia aparente ( S ) o resultado da multiplicao da tenso pela corrente ( S = U x I para sistemas monofsicos e S = 3 x U x I, para sistemas trifsicos). Corresponde potncia que existiria se no houvesse defasagem da corrente, ou seja, se a carga fosse formada por resistncias. Ento.

Evidentemente, para as cargas resistivas, cos = 1 e a potncia ativa se confunde com a potncia aparente. A unidade de medidas para potncia aparente o volt-ampre (VA) ou seu mltiplo, o quilovolt-ampre (kVA). Potncia ativa ( P ) a parcela da potncia aparente que realiza trabalho, ou seja, que transformada em energia. P = 3 x U x I x cos ( W ) ou P = S . cos ( W )

Potncia reativa ( Q ) a parcela da potncia aparente que no realiza trabalho. Apenas transferida e armazenada nos elementos passivos (capacitores e indutores) do circuito. Q = 3 . U. I . sen ( V Ar ) Tringulo de potncias ou Q = S . sen ( V Ar )

1.2.5 FATOR DE POTNCIA O fator de potncia, indicado por cs onde o ngulo de defasagem da tenso em relao corrente, a relao entre a potncia real (ativa) P e a potncia aparente S.

Assim, - Carga Resistiva: cs = 1 - Carga Indutiva: cos atrasado - Carga Capacitiva: cos adiantado. Os termos, atrasado e adiantado, referem-se fase da corrente em relao fase da tenso. Um motor no consome apenas potncia ativa que depois convertida em trabalho mecnico, mas tambm potncia reativa, necessria para magnetizao, mas que no produz trabalho.

No diagrama da figura 1.3, o vetor P representa a potncia ativa e o Q a potncia reativa, que somadas resultam na potncia aparente S. A relao entre potncia ativa, medida em kW e a potncia aparente medida em kVA, chama-se fator de potncia. Importncia do fator de potncia Visando otimizar o aproveitamento do sistema eltrico brasileiro, reduzindo o trnsito de energia reativa nas linhas de transmisso, subtransmisso e distribuio, a portaria do DNAEE nmero 85, de 25 de maro de 1992, determina que o fator de potncia de referncia das cargas passasse dos ento atuais 0,85 para 0,92. A mudana do fator de potncia d maior disponibilidade de potncia ativa no sistema, j que a energia reativa limita a capacidade de transporte de energia til. O motor eltrico uma pea fundamental, pois dentro das indstrias, representa mais de 60% do consumo de energia. Logo, imprescindvel a utilizao de motores com potncia e caractersticas bem adequadas sua funo. O fator de potncia varia com a carga do motor. Os catlogos WEG indicam os valores tpicos desta variao. Correo do fator de potncia O aumento do fator de potncia realizado, com a ligao de uma carga capacitiva, em geral, um capacitor ou motor sncrono super excitado, em paralelo com a carga. Por exemplo: Um motor eltrico, trifsico de 100cv (75kW), operando com 100% da potncia nominal, com fator de potncia original de 0,90. O fator de potncia desejado de 0,95. 1.2.6 RENDIMENTO O motor eltrico absorve energia eltrica da linha e a transforma em energia mecnica disponvel no eixo. O rendimento define a eficincia com que feita esta transformao. Chamando Potncia til Pu a potncia mecnica disponvel no eixo e Potncia absorvida Pa a potncia eltrica que o motor retira da rede, o rendimento ser a relao entre as duas, ou seja:

1.5.2 VELOCIDADE SNCRONA ( NS ) A velocidade sncrona do motor definida pela velocidade de rotao do campo girante, a qual depende do nmero de plos (2p) do motor e da freqncia (f) da rede, em hertz. Os enrolamentos podem ser construdos com um ou mais pares de plos, que se distribuem alternadamente (um norte e um sul) ao longo da periferia do ncleo magntico. O campo girante percorre um par de plos (p) a cada ciclo. Assim, como o enrolamento tem plos ou p pares de plos, a velocidade do campo ser: (formula a seguir)

Exemplos: a) Qual a rotao sncrona de um motor de 6 plos, 50Hz?

b) Motor de 12 plos, 60Hz?

Velocidades sncronas

5.3 REGIME DE SERVIO o grau de regularidade da carga a que o motor submetido. Os motores normais so projetados para regime contnuo, (a carga constante), por tempo indefinido, e igual a potncia nominal do motor. A indicao do regime do motor deve ser feita pelo comprador, da forma mais exata possvel. Nos casos em que a carga no varia ou nos quais varia de forma previsvel, o regime poder ser indicado numericamente ou por meio de grficos que representam a variao em funo do tempo das grandezas variveis. Quando a seqncia real dos valores no tempo for indeterminada, dever ser indicada uma seqncia fictcia no menos severa que a real. a) Regime contnuo (S1) Funcionamento a carga constante de durao suficiente para que se alcance o equilbrio trmico b) Regime de tempo limitado (S2) Funcionamento a carga constante, durante um certo tempo, inferior ao necessrio para atingir o equilbrio trmico, seguido de um perodo de repouso de durao suficiente para restabelecer a igualdade de temperatura com o meio refrigerante. c) Regime intermitente peridico (S3) Seqncia de ciclos idnticos, cada qual incluindo um perodo de funcionamento a carga constante e um perodo de repouso, sendo tais perodos muito curtos para que se atinja o equilbrio trmico durante um ciclo de regime e no qual a corrente de partida no afete de modo significativo a elevao de temperatura.

d) Regime intermitente peridico com partidas (S4) Seqncia de ciclos de regime idnticos, cada qual consistindo de um perodo de partida, um perodo de funcionamento a carga constante e um perodo de repouso, sendo tais perodos muito curtos, para que se atinja o equilbrio trmico e) Regime intermitente peridico com frenagem eltrica (S5) Seqncia de ciclos de regime idnticos, cada qual consistindo de um perodo de partida, um perodo de funcionamento a carga constante, um perodo de frenagem eltrica e um perodo de repouso, sendo tais perodos muito curtos para que se atinja o equilbrio trmico. f) Regime de funcionamento contnuo com carga intermitente (S6) Seqncia de ciclos de regime idnticos, cada qual consistindo de um perodo de funcionamento a carga constante e de um perodo de funcionamento em vazio, no existindo perodo de repouso. g) Regime de funcionamento contnuo com frenagem eltrica (S7) Seqncia de ciclos de regimes idnticos, cada qual consistindo de um perodo de partida, de um perodo de funcionamento a carga constante e um perodo de frenagem

eltrica, no existindo o perodo de repouso. h) Regime de funcionamento contnuo com mudana peridica na relao carga/velocidade de rotao (S8). Seqncia de ciclos de regimes idnticos, cada ciclo consistindo de um perodo de partida e um perodo de funcionamento a carga constante, correspondendo a uma velocidade de rotao pr-determinada, seguidos de um ou mais perodos de funcionamento a outras cargas constantes, correspondentes a diferentes velocidades de rotao. No existe perodo de repouso i) Regime com variaes no peridicas de carga e de velocidade (S9) Regime no qual geralmente a carga e a velocidade variam no periodicamente, dentro da faixa de funcionamento admissvel, incluindo freqentemente sobrecargas aplicadas que podem ser muito superiores s plenas cargas. j) Regime com cargas constantes distintas (S10) Regime com cargas constantes distintas, incluindo no mximo, quatro valores distintos de carga (ou cargas equivalentes), cada valor sendo mantido por tempo suficiente para que o equilbrio trmico seja atingido. A carga mnima durante um ciclo de regime pode ter o valor zero (funcionando em vazio ou repouso).

6.5.1 CDIGO DE IDENTIFICAO A noma NBR-6146 define os graus de proteo dos equipamentos eltricos por meio das letras caractersticas IP, seguidas por dois algarismos. 1 ALGARISMO: Indica o grau de proteo contra penetrao de corpos slidos estranhos e contato acidental 1 ALGARISMO ALGARISMO 0 1 2 3 4 5 6 INDICAO Sem proteo Corpos estranhos de dimenses acima de 50mm Corpos estranhos de dimenses acima de 12mm Corpos estranhos de dimenses acima de 2,5mm Corpos estranhos de dimenses acima de 1,0mm Proteo contra acmulo de poeiras prejudiciais ao motor Totalmente protegido contra a poeira

2 ALGARISMO: Indica o grau de proteo contra penetrao de gua no interior do motor 2 ALGARISMO ALGARISMO 0 1 2 3 4 5 6 7 8 INDICAO Sem proteo Pingos de gua na vertical Pingos de gua at a inclinao de 15 com a vertical gua de chuva at a inclinao de 60 com a vertical Respingos de todas as direes Jatos dgua de todas as direes gua de vagalhes Imerso temporria Imerso permanente
1 ALGARISMO MOTOR CLASSES DE PROTEO PROTEO CONTRA CONTATO PROTEO CONTRA CORPOS ESTRANHOS 2 ALGARISMO PROTEO CONTRA GUA

IP00

no tem no tem toque acidental com a mo toque acidental com a mo toque acidental com a mo toque com os dedos

no tem no tem corpos estranhos slidos de dimenses acima de 50mm corpos estranhos slidos de dimenses acima de 50mm corpos estranhos slidos de dimenses acima de 50mm corpos estranhos slidos de dimenses acima de 12mm corpos estranhos slidos de dimenses acima de 12mm corpos estranhos slidos de dimenses acima de 12mm

no tem pingos de gua at uma inclinao de 15 com a vertical pingos de gua na vertical pingos de gua at uma inclinao de 15 com a vertical gua de chuva at uma inclinao de 60 com a vertical pingos de gua na vertical pingos de gua at uma inclinao de 15 com a vertical gua de chuva at uma inclinao de 60 com a vertical

IP02

IP11

IP12
MOTORES ABERTOS

IP13

IP21

IP22

toque com os dedos

IP23

toque com os dedos

1 ALGARISMO MOTOR CLASSES DE PROTEO PROTEO CONTRA CONTATO PROTEO CONTRA CORPOS ESTRANHOS

2 ALGARISMO PROTEO CONTRA GUA

IP44

toque com ferramentas proteo completa contra toques proteo completa contra toques proteo completa contra toques

IP54
Motores fechados

corpos estranhos slidos de dimenses acima de 1mm proteo contra acmulo de poeiras nocivas proteo contra acmulo de poeiras nocivas proteo contra acmulo de poeiras nocivas

respingos de todas as direes respingos de todas as direes jatos de gua em todas as direes chuva maresia

IP55

IP(W)55

3.1.2 CATEGORIAS - VALORES MNIMOS NORMALIZADOS Conforme as suas caractersticas de conjugado em relao velocidade e corrente de partida, os motores de induo trifsicos com rotor de gaiola, so classificados em categorias, cada uma adequada a um tipo de carga. Estas categorias so definidas em norma (NBR 7094), e so as seguintes: Categoria N Conjugado de partida normal, corrente de partida normal; baixo escorregamento. Constituem a maioria dos motores encontrados no mercado e prestam-se ao acionamento de cargas normais, como bombas, mquinas operatrizes, ventiladores. Categoria H Conjugado de partida alto, corrente de partida normal; baixo escorregamento. Usados para cargas que exigem maior conjugado na partida, como peneiras, transportadores carregadores, cargas de alta inrcia, britadores, etc. Categoria D Conjugado de partida alto, corrente de partida normal; alto escorregamento (+ de 5%). Usados em prensas excntricas e mquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos peridicos. Usados tambm em elevadores e cargas que necessitam de conjugados de partidas muito altos e corrente de partida limitada. Categoria NY Esta categoria inclui os motores semelhantes aos de categoria N, porm, previstos para partida estrela-tringulo. Para estes motores na ligao estrela, os valores mnimos do conjugado com rotor bloqueado e do conjugado mnimo de partida so iguais a 25% dos valores indicados para os motores categoria N.

Categoria HY Esta categoria inclui os motores semelhantes aos de categoria H, porm, previstos para partida estrela-tringulo. Para estes motores na ligao estrela, os valores mnimos do conjugado com rotor bloqueado e do conjugado mnimo de partida so iguais a 25% dos valores indicados para os motores de categoria H. 5.1.3 CLASSES DE ISOLAMENTO Definio das classes Como foi visto anteriormente, o limite de temperatura depende do tipo de material empregado. Para fins de normalizao, os materiais isolantes e os sistemas de isolamento (cada um formado pela combinao de vrios materiais) so agrupados em CLASSES DE ISOLAMENTO, cada qual definida pelo respectivo limite de temperatura, ou seja, pela maior temperatura que o material pode suportar continuamente sem que seja afetada sua vida til. As classes de isolamento utilizadas em mquinas eltricas e os respectivos limites de temperatura conforme NBR-7034, so as seguintes: Classe A (105 C) Classe E (120 C) Classe B (130 C) Classe F (155 C) Classe H (180 C) As classes B e F so as comumente utilizadas em motores normais. 5.2 PROTEO TRMICA DE MOTORES ELTRICOS Os motores utilizados em regime contnuo devem ser protegidos contra sobrecargas por um dispositivo integrante do motor, ou um dispositivo de proteo independente, geralmente com rel trmico com corrente nominal ou de ajuste, igual ou inferior ao valor obtido multiplicando-se a corrente nominal de alimentao a plena carga por: - 1.25: para motores com fator de servio igual ou superior a 1.15; - 1.15: para motores com fator de servio igual a 1.0 (NBR 5410) A proteo trmica efetuada por meio de termoresistncias (resistncia calibrada), termistores, termostatos ou protetores trmicos. Os tipos de detetores a serem utilizados so determinados em funo da classe de temperatura do isolamento empregado, de cada tipo de mquina e da exigncia do cliente. 5.2.1 Termorresistores (PT-100) So elementos onde sua operao baseada na caracterstica de variao da resistncia com a temperatura, intrnseca a alguns materiais (geralmente platina, nquel ou cobre). Possuem resistncia calibrada, que varia linearmente com a temperatura, possibilitando um acompanhamento contnuo do processo de aquecimento do motor pelo display do controlador, com alto grau de preciso e sensibilidade de resposta. Sua aplicao ampla nos diversos setores de tcnicas de medio e automatizao de temperatura nas indstrias em geral. Geralmente, aplica-se em instalaes de grande responsabilidade como, por exemplo, em regime intermitente muito irregular. Um mesmo detector pode servir para alarme e para desligamento. Desvantagem: os elementos sensores e os circuitos de controle, possuem um alto custo.

5.2.2 Termistores (PTC e NTC) So detectores trmicos compostos de sensores semicondutores que variam sua resistncia bruscamente ao atingirem uma determinada temperatura. PTC - coeficiente de temperatura positivo NTC - coeficiente de temperatura negativo O tipo PTC um termistor cuja resistncia aumenta bruscamente para um valor bem definido de temperatura, especificado para cada tipo. Essa variao brusca na resistncia interrompe a corrente no PTC, acionando um rel de sada, o qual desliga o circuito principal. Tambm pode ser utilizado para sistemas de alarme ou alarme e desligamento (2 por fase). Para o termistor NTC acontece o contrrio do PTC, porm, sua aplicao no normal em motores eltricos, pois os circuitos eletrnicos de controle disponveis, geralmente so para o PTC. Os termistores possuem tamanho reduzido, no sofrem desgastes mecnicos e tm uma resposta mais rpida em relao aos outros detectores, embora no permitam um acompanhamento contnuo do processo de aquecimento do motor. Os termistores com seus respectivos circuitos eletrnicos de controle oferecem proteo completa contra sobreaquecimento produzido por falta de fase, sobrecarga, sub ou sobretenses ou freqentes operaes de reverso ou liga-desliga. Possuem um baixo custo, relativamente ao do tipo Pt100, porm, necessitam de rel para comando da atuao do alarme ou operao

5.2.3 Termostatos So detetores trmicos do tipo bimetlico com contatos de prata normalmente fechados, que se abrem quando ocorre determinada elevao de temperatura. Quando a temperatura de atuao do bimetlico baixar, este volta a sua forma original instantaneamente, permitindo o fechamento dos contatos novamente. Os termostatos podem ser destinados para sistemas de alarme, desligamento ou ambos (alarme e desligamento) de motores eltricos trifsicos, quando solicitado pelo cliente. So ligados em srie com a bobina do contator. Dependendo do grau de segurana e da especificao do cliente, podem ser utilizados trs termostatos (um por fase) ou seis termostatos (grupos de dois por fase).

Para operar em alarme e desligamento (dois termostatos por fase), os termostatos de alarme devem ser apropriados para atuao na elevao de temperatura prevista do motor, enquanto que os termostatos de desligamento devero atuar na temperatura mxima do material isolante.

Os termostatos tambm so utilizados em aplicaes especiais de motores monofsicos. Nestas aplicaes, o termostato pode ser ligado em srie com a alimentao do motor, desde que a corrente do motor no ultrapasse a mxima corrente admissvel do termostato. Caso isto ocorra, liga-se o termostato em srie com a bobina do contator. Os termostatos so instalados nas cabeas de bobinas de fases diferentes. 5.2.4 Protetores trmicos So do tipo bimetlico com contatos normalmente fechados. Utilizados, principalmente, para proteo contra sobreaquecimento em motores de induo monofsicos, provocado por sobrecargas, travamento do rotor, quedas de tenso, etc. So aplicados quando especificados pelo cliente. O protetor trmico consiste basicamente em um disco bimetlico que possui dois contatos mveis, uma resistncia e um par de contatos fixos. O protetor ligado em srie com a alimentao e, devido dissipao trmica causada pela passagem da corrente atravs da resistncia interna deste, ocorre uma deformao do disco, tal que, os contatos se abrem e a alimentao do motor interrompida. Aps ser atingida uma temperatura inferior especificada, o protetor deve religar. Em funo de religamento, pode haver dois tipos de protetores: a) Protetor com religamento automtico, onde o rearme realizado automaticamente. b) Protetor com religamento manual, onde o rearme realizado atravs de um dispositivo manual. O protetor trmico tambm tem aplicao em motores trifsicos, porm, apenas em motores com ligao Y.

PLACA DE IDENTIFICAO DOS MOTORES.

3 : se refere um motor trifsico de corrente alternada. 90L : o numero 90 se refere a carcaa do motor, e a distncia em milmetros medida entre o meio do furo do centro do eixo e a base do motor. 03/99 : esta relacionado o ms e o ano de fabricao. FB90702 : numero de srie do motor. 60Hz : freqncia de rede de alimentao para qual o motor foi projetado. CAT. N : categoria do motor, ou seja, caractersticas de conjugado em relao a velocidade. KW (HP-cv) : indica o valor de potencia do motor.

RPM : rotao nominal do eixo do motor a plena carga. FS : indica em porcentagem um fator que, aplicado a potencia nominal do motor, indica a carga permissvel que pode ser aplicada continuamente ao motor sob condies especificas, ou seja, uma reserva de potencia que d ao motor uma capacidade de suportar melhor o funcionamento em condies desfavorveis. ISOL. : indica o tipo de isolante que foi usado no motor, ou seja, a temperatura mxima que o bobinado do motor suporta. Ip/In : a relao entre a corrente nominal e a corrente de partida, o numero impreco na frente das letras indica quantas vezes a corrente de partida maior que a nominal. IP : indica grau de proteo conforme norma NBR-6146, contra corpos estranhos slidos e entrada de lquidos. V (220/380) : indica a tenso de trabalho do motor, ou seja, a tenso da rede de alimentao do motor, neste caso o motor pode trabalhar em duas tenses. A (8,40/4.86) : indica a corrente nominal do motor para cada tenso de trabalho. REG. (S1) : se refere ao regime de servio que o motor ser submetido. Para este caso a carga dever ser constante e o funcionamento contnuo. Max. Amb. : o valor Maximo de temperatura ambiente para o qual o motor foi projetado, quando este valor no esta impresso na placa de identificao devemos entender que o valor 40 C. ALT. : indica o valor Maximo de altitude que o motor foi projetado. REND.% : indica a parcela de energia eltrica que transformada e energia mecnica. COS : indica o valor do fator de potncia do motor. Obs. O fator de servio (F.S) serve tambm para delimitar a regulagem do rel de sobrecarga do motor, se o fator for 1.15, podemos considerar que o motor suportar uma corrente de 15% maior que a nominal.

FALHAS EM MOTORES ELTRICOS

Qualidade e quantidade de graxa importante que seja feita uma lubrificao correta, isto , aplicar a graxa correta e em quantidade adequada, pois uma lubrificao deficiente tanto quanto uma lubrificao excessiva, trazem efeitos prejudiciais. A lubrificao em excesso acarreta elevao de temperatura, devido a grande resistncia que oferece ao movimento das partes rotativas e acaba por perder completamente suas caractersticas de lubrificao. Isto pode provocar vazamento, penetrando a graxa no interior do motor e depositando-se sobre as bobinas ou outras partes do motor. Graxas de base diferente nunca devero ser misturadas. Instrues para lubrificao Injeta-se aproximadamente metade da quantidade total estimada da graxa e coloca-se o motor a girar durante aproximadamente 1 minuto a plena rotao, em seguida desliga-se o motor e coloca-se o restante da graxa. A injeo de toda a graxa com o motor parado pode levar a penetrao de parte do lubrificante no interior do motor. importante manter as graxeiras limpas antes da introduo da graxa a fim de evitar a entrada de materiais estranhos no rolamento. Para lubrificao use exclusivamente pistola engraxadeira manual.

MOTOR TRIFSICO IP55 Aplicaes O Motor Trifsico IP55 pode ser aplicado em bombas, ventiladores, exaustores, britadores, moinhos, talhas, compressores e outras aplicaes que requeiram motores assncronos de induo trifsicos. Pode ser utilizado, ainda, com inversores em tenses menores que 460V.

_ Tenses: 220/380V; 380/660V (carcaas 63 a 200L) 220/380/440V (carcaas 225S/M a 355 M/L) _ Cor: Azul RAL 5007

Caractersticas _ Grau de proteo: IP55 _ Vedao dos mancais: VRing _ Carcaas: ferro fundido _ Dreno automtico _ Potncias: 0,16 a 450cv (carcaas 63 a 355M/L) _ Isolamento: classe B (carcaas 63 a 200L) classe F (carcaas 225S/M a 355M/L) _ Fator de servio: 1,15 (carcaas 63 a 200L) 1,00 (carcaas 225S/M a 355M/L) _ Rolamentos de esferas (com graxeira a partir da carcaa 225S/M) _ Rolamento dianteiro de rolos: carcaas 355M/L - 4,6 e 8 plos _ Categoria: N

Opcionais _ Freqncia 50Hz _ Grau de proteo: IPW55, IP56 e IP65 _ Isolamento: classe F (carcaas 63 a 200L) classe H (carcaas 63 a 355M/L) _ Categoria H _ Outras tenses _ Resistncia de aquecimento _ Graxeira nas carcaas 160M a 200L _ Prensa-cabos _ 2 ponta de eixo _ Anel de Nilos (carcaa 80) _ Placa de bornes / duplo aterramento _ Labirinto taconite (carcaas 90 a 355M/L) _ Rolamentos de rolos na tampa dianteira a partir da carcaa 160M (4, 6 e 8 plos) _ Termostatos, PT 100, termistores nos enrolamentos _ Eixo em ao inox _ Ventilador de alumnio _ Retentor _ PT 100 nos mancais _ Outros opcionais sob consulta

MOTOR

TRIFSICO ALTO RENDIMENTO PLUS

220/380/440V (carcaas 355M/L) _ Cor: Verde Rall 6002

225S/M

Aplicaes O Motor Trifsico Alto Rendimento Plus pode ser aplicado em bombas, ventiladores, exaustores, britadores, moinhos, talhas, compressores e outras aplicaes que requeiram motores assncronos de induo trifsicos com o mximo de rendimento e consumo reduzido.

Opcionais _ Freqncia: 50Hz _ Grau de proteo: IPW55, IP56 e IP65 _ Isolamento: classe F (carcaas 63 a 200L) classe H (carcaas 63 a 355M/L) _ Outras tenses _ Resistncia de aquecimento _ Graxeira nas carcaa 160M a 200L _ Prensa-cabos _ 2 ponta de eixo _ Anel de Nilos (carcaas 90 a 112M) _ Placa de bornes _ Labirinto taconite (carcaas 132S a 355M/L) _ Rolamentos de rolos na tampa dianteira a partir da carcaa 160M (4, 6 e 8 plos) _ Termostatos, PT 100, termistores nos enrolamentos _ Eixo em ao inox _ Retentor _ PT 100 nos mancais _ Outros opcionais sob consulta

Caractersticas _ Grau de proteo: IP55 _ Vedao nos mancais: VRing _ Carcaas: ferro fundido _ Dreno automtico _ Potncias: 1 a 500cv (carcaas 63 a 355M/L) _ Isolamento: classe B (carcaas 63 a 200L); classe F (carcaas 225S/M a 355M/L) _ Fator de servio: 1.15 _ Rolamento de esferas (com graxeira a partir da carcaa 250S/M) _ Rolamento dianteiro de rolos: carcaas 355M/L - 4,6 e 8 plos _ Categoria: N _ Tenses: 220/380V, 380/660V (carcaas 63 a 200L)

MINI-MOTOR PARA MOVIMENTAO DE AR Aplicaes O motor de induo monofsico, plos sombreados, foi projetado para ser usado em coifas, exaustores, mostradores frigorficos, secadores de cabelo profissional, unidades de refrigerao, condensadores, mquinas de post-mix, desumificadores e outros.

MOTOR PARA CONDICIONADORES DE AR

Aplicaes O motor de induo monofsico, de capacitor permanente (PSC), foi projetado para o uso em condicionadores de ar, condensadores e ventiladores.

MOTORES MONOFSICOS Aplicaes Compressores, bombas, ventiladores, trituradores e mquinas em geral, que requeiram regime contnuo.

FATOR DE POTNCIA 2.1 - Conceitos Bsicos A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lmpadas de descarga, fornos de induo, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagntico para seu funcionamento, por isso sua operao requer dois tipos de potncia: - Potncia ativa: Potncia que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc.. medida em kW. A fig. 1 mostra uma ilustrao disto.

figura 1 - Potncia reativa: Potncia usada apenas para criar e manter os campos eletromagnticos das cargas indutivas. medida em kvar. A fig. 2 ilustra esta definio.

figura 2

Assim, enquanto a potncia ativa sempre consumida na execuo de trabalho, a potncia reativa, alm de no produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentao, ocupando um espao no sistema eltrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. Definio: o fator de potncia a razo entre a potncia ativa e a potncia aparente. Ele indica a eficincia do uso da energia. Um alto fator de potncia indica uma eficincia alta e inversamente, um fator de potncia baixo indica baixa eficincia energtica. Um tringulo retngulo frequentemente utilizado para representar as relaes entre kW, kvar e kVA, conforme a Fig. 3.

Conseqncias e Causas de um Baixo Fator de Potncia Perdas na Instalao As perdas de energia eltrica ocorrem em forma de calor e so proporcionais ao quadrado da corrente total (I2.R). Como essa corrente cresce com o excesso de energia reativa, estabelece-se uma relao entre o incremento das perdas e o baixo fator de potncia, provocando o aumento do aquecimento de condutores e equipamentos. Quedas de Tenso O aumento da corrente devido ao excesso de energia reativa leva a quedas de tenso acentuadas, podendo ocasionar a interrupo do fornecimento de energia eltrica e a sobrecarga em certos elementos da rede. Esse risco sobre tudo acentuado durante os perodos nos quais a rede fortemente solicitada. As quedas de tenso podem provocar ainda, a diminuio da intensidade luminosa das lmpadas e aumento da corrente nos motores.

Subtilizao da Capacidade Instalada A energia reativa, ao sobrecarregar uma instalao eltrica, inviabiliza sua plena utilizao, condicionando a instalao de novas cargas a investimentos que seriam evitados se o fator de potncia apresentasse valores mais altos. O "espao" ocupado pela energia reativa poderia ser ento utilizado para o atendimento de novas cargas. Os investimentos em ampliao das instalaes esto relacionados principalmente aos transformadores e condutores necessrios. O transformador a ser instalado deve atender potncia total dos equipamentos utilizados, mas devido a presena de potncia reativa, a sua capacidade deve ser calculada com base na potncia aparente das instalaes. Tambm o custo dos sistemas de comando, proteo e controle dos equipamentos crescem com o aumento da energia reativa. Da mesma forma, para transportar a mesma potncia ativa sem o aumento de perdas, a seo dos condutores deve aumentar medida que o fator de potncia diminui. A Tabela 2 ilustra a variao da seo de um condutor em funo do fator de potncia. Nota-se que a seo necessria, supondo-se um fator de potncia 0,70 o dobro da seo para o fator de potncia 1,00. Tabela 1 - Variao da potncia do trafo em funo do fator de potncia

A correo do fator de potncia por si s j libera capacidade para instalao de novos equipamentos, sem a necessidade de investimentos em transformador ou substituio de condutores para esse fim especfico.

Principais Conseqncias - Acrscimo na conta de energia eltrica por estar operando com baixo fator de potncia; - Limitao da capacidade dos transformadores de alimentao; - Quedas e flutuaes de tenso nos circuitos de distribuio; - Sobrecarga nos equipamentos de manobra, limitando sua vida til; - Aumento das perdas eltricas na linha de distribuio pelo efeito Joule; - Necessidade de aumento do dimetro dos condutores; - Necessidade de aumento da capacidade dos equipamentos de manobra e de proteo. Causas do Baixo fator de Potncia - Motores de induo trabalhando a vazio; - Motores superdimensionados para sua necessidade de trabalho; - Transformadores trabalhando a vazio ou com pouca carga; - Reatores de baixo fator de potncia no sistema de iluminao; - Fornos de induo ou a arco; - Mquinas de tratamento trmico; - Mquinas de solda; - Nvel de tenso acima do valor nominal provocando um aumento do consumo de energia reativa. Onde Corrigir o Baixo Fator de Potncia? Uma forma econmica e racional de se obter a energia reativa necessria para a operao adequada dos equipamentos a instalao de capacitores prximos desses equipamentos. A instalao de capacitores porm, deve ser precedida de medidas operacionais que levem diminuio da necessidade de energia reativa, como o desligamento de motores e outras cargas indutivas ociosas ou superdimensionadas. Vantagens da Concessionria - O bloco de potncia reativa deixa de circular no sistema de transmisso e distribuio; - Evita as perdas pelo efeito Joule; - Aumenta a capacidade do sistema de transmisso e distribuio para conduzir o bloco de potncia ativa; - Aumenta a capacidade de gerao com intuito de atender mais consumidores; - Diminui os custos de gerao. Vantagens da Empresa - Reduo significativa do custo de energia eltrica; - Aumento da eficincia energtica da empresa; - Melhoria da tenso; - Aumento da capacidade dos equipamentos de manobra; - Aumento da vida til das instalaes e equipamentos; - Reduo do efeito Joule; - Reduo da corrente reativa na rede eltrica. Definies Potncia: Capacidade de produzir trabalho na unidade de tempo;

Energia: Utilizao da potncia num intervalo de tempo; Potncia Ativa (kW): a que realmente produz trabalho til; Energia Ativa (kWh): Uso da potncia ativa num intervalo de tempo; Potncia Reativa (kvar): a usada para criar o campo eletromagntico das cargas indutivas; Energia Reativa (kvarh): Uso da potncia reativa num intervalo de tempo; Potncia Aparente (kVA): Soma vetorial das potncias ativa e reativa, ou seja, a potncia total absorvida pela instalao. Fator de Potncia (Cos ): a razo entre Potncia Ativa e Potncia Aparente. ORIGEM DAS HARMNICAS As harmnicas tm sua principal origem na instalao de cargas no-lineares cuja forma de onda da corrente no acompanha a forma de onda senoidal da tenso de alimentao. Nos transformadores de fora, so conseqncia da relao no linear entre o fluxo de magnetizao e a corrente de excitao correspondente. Classificao das Harmnicas Atualmente as cargas no lineares so classificadas em trs categorias de acordo com a natureza da deformao: a) CATEGORIA 1 Nesta categoria encontram-se osequipamentos com caracterstica operativa de arcos voltaicos, tais como: fornos a arco, mquinas de solda, lmpada de descarga e outros. A natureza da deformao da corrente oriunda da no linearidade do arco voltaico. b) CATEGORIA 2 Nesta categoria encontram-se os equipamentos de ncleo magntico saturado, tais como: reatores e transformadores de ncleo saturados. A natureza da deformao da corrente oriunda da no linearidade do circuito magntico. c) CATEGORIA 3 Nesta categoria encontram-se os equipamentos eletrnicos, tais como: inversores, retificadores, UPS, televisores, microondas, computadores e outros. A natureza da deformao da corrente oriunda da no linearidade dos componentes eletrnicos. Cargas no Lineares So cargas que distorcem a forma de onda de corrente e/ou tenso, tais como: - Conversores / inversores de freqncia; - Acionamentos de corrente contnua; - Retificadores; - Fornos a arco e induo; - Transformadores com o ncleo saturado; - NoBreaks (UPS); - Controladores tiristorizados; - Fontes chaveadas; - Mquinas de solda eltrica; - Lmpadas Fluorescentes; - Microcomputadores (Centro de processamento de dados), etc. Problemas Causados Pelas Harmnicas

Altos nveis de distoro harmnica numa instalao eltrica podem causar problemas para as redes de distribuio das concessionrias e para a prpria instalao, assim como para os equipamentos ali instalados. O aumento de tenso na rede causado pela distoro harmnica acelera a fadiga dos motores e as isolaes de fios e cabos, o que pode ocasionar queimas, falhas e desligamentos. Adicionalmente, as harmnicas aumentam a corrente RMS (devido a ressonncia srie), causando elevao nas temperaturas de operao de diversos equipamentos e diminuio de sua vida til. Essas ondas de freqncia superior fundamental, causam vrios danos ao sistema, entre os quais podemos destacar : - Aumento das perdas nos estatores e rotores de mquinas rotativas, causando superaquecimento danoso s mquinas; - O fluxo de harmnicas nos elementos de ligao de uma rede leva a perdas adicionais causadas pelo aumento do valor RMS da corrente, alm do surgimento de quedas de tenso harmnicas nas vrias impedncias do circuito. No caso dos cabos h um aumento de fadigados dieltricos, diminuindo sua vida til e aumentando os custos de manuteno. O aumento das perdas e o desgaste precoce das isolaes tambm podem afetar os transformadores do sistema eltrico; - Distoro das caractersticas de atuao de rels de proteo; - Aumento do erro em instrumentos de medio de energia, que esto calibrados para medir ondas senoidais puras; - Interferncia em equipamentos de comunicao, aquecimento em reatores de lmpadas fluorescentes, interferncia na operao de computadores e em equipamentos para variao de velocidade de motores, etc.; - Aparecimento de ressonncias entre capacitores para correo de fator de potncia e o restante do sistema, causando sobretenses e sobrecorrentes que podem causar srios danos ao sistema. Medies Os instrumentos convencionais, tipo bancada ou tipo alicate, so projetados para medir formas de onda senoidal pura, ou seja, sem nenhuma distoro. Porm, devemos admitir que, atualmente, so poucas as instalaes que no tm distoro significativa na senide de 50/60 Hz. Nestes casos os instrumentos de medidas devem indicar o valor RMS verdadeiro (conhecidos como TRUE RMS), identificado no prprio instrumento.

You might also like