You are on page 1of 8

Manual de Apoio Formao

Janeiro de 2013

Carla Sofia Cardoso

OBJECTIVOS
Imprimir documentos. Introduzir elementos grficos em documentos. Elaborar e editar documentos longos.

APRENDER PROCESSADOR DE TEXTO WORD


O que ?

Os processadores de texto so programas informticos de uma importncia fundamental nos nossos dias. Este tipo de aplicaes permite no s a criao de textos, mas tambm a possibilidade de alterar, corrigir, inserir imagens, armazenar e imprimir os textos.

Noes bsicas (a no esquecer)


Iniciamos a digitao de um documento quando entramos no Word ou abrimos um documento novo, o cursor indica-nos que podemos comear a escrever, para isso devemos colocar o cursor onde o pretendemos fazer. S conseguimos efetuar alteraes no texto quando o selecionamos. Podemos faz-lo de diversas maneiras, vamos ento conhec-las.

Iniciar o processador de texto

Janela do processador de texto

A Barra de ttulo

A Barra de menus

A Barra de ferramentas Padro

A Barra de ferramentas Formatao

A Rgua

A Barra de deslocamento vertical e horizontal

A Barra de ferramentas Desenho

A Barra de estado

A Barra de estado fornece um conjunto de informaes, nomeadamente: Nmero da pgina que estamos a visualizar Nmero total de pginas do documento Posio do ponto de insero (linha e coluna) Etc. Esta barra tambm utilizada pelo Word para apresentar pequenas mensagens informativas.

Ativar ou desativar as barras de ferramentas


(QUANDO NO APARECE A BARRA DE FERRAMENTAS NO TOPO SUPERIOR)

Nunca esquecer que para realizar qualquer alterao a um texto temos que selecionar o texto que pretendemos alterar!!!

Para Selecionar faa:


Uma palavra: Coloque o cursor sobre a palavra e d dois cliques. Uma linha: Coloque o cursor no incio da linha, clique e arraste o rato pressionando a tecla esquerda Um pargrafo: Coloque o cursor no incio do pargrafo de forma que fique uma seta apontando para o pargrafo e d dois cliques. Todo o texto: Coloque o cursor no incio do texto, clique e arraste o rato at o final do texto pressionando sempre a tecla esquerda.
.

You might also like