You are on page 1of 208

8 INTRODUO

Atualmente, o abuso da fora sexual tem chegado a propores alarmantes em nossa sociedade e somente comparveis a histria bblica de Sodoma e Gomorra (Gn 19). Todos os dias, um novo escndalo sexual noticiado, leis pr-homossexualismo so aprovadas, a pornografia, o aborto e a explorao sexual, crescem assustadoramente. A sociedade ps-moderna tem sido marcada pelo relativismo moral associado a uma viso de mundo cada vez mais hedonista. O sexo livre tem sido incentivado nas escolas, revistas, livros, jornais, rdio e televiso. Como conseqncia direta deste fato, temos um aumento nos casos de AIDS e outras DSTs, um nmero cada vez maior de jovens mes solteiras, superlotao em UTIs neo-natais, aumento de casos de adultrios e divrcios, etc. A famlia, que uma herana judaico-crist, quem mais tem sofrido em meio a esse quadro. O movimento gay organizado, auxiliado pelo movimento feminista, tem promovido a desconstruo da famlia, e, assim, de toda sociedade. A igreja crist, onde a perverso sexual condenada, tem sofrido ataques constantes por parte dos gays, seja atravs de processos judiciais, denncias de discriminao e at por hostilidade aberta. At mesmo as Escrituras Sagradas, tem sido reinterpretadas pelos telogos gays, de modo que, parea que no condena a homossexualidade. Devido a no aceitao dos gays pelas igrejas ditas crists, esses, tm se organizado, constituindo igrejas crists s de homossexuais, bissexuais, lsbicas,etc.

9 A revoluo sexual judaica, que confinou o gnio do sexo dentro da famlia unio monogmica heterossexual, possibilitou ao homem usar sua fora sexual em atividades criativas e ao mesmo tempo, fez dos judeus um povo nico em sua poca no que diz respeito sexualidade humana. Os israelitas, eram os nicos, dentre todos os povos ao redor, que no aceitavam a homossexualidade, bem como outros tipos de perverses sexuais (Lv 18.1-29). J a revoluo sexual da dcada de 60, nos Estados Unidos, teve um efeito nocivo para famlia, igreja e sociedade como um todo. De l para c, houve uma exploso de abortos, adultrios, gravidezes precoces, DSTs, AIDS, divrcios,etc. A perverso sexual, como conseqncia da queda do homem (Gn 3), est intimamente ligada idolatria (prostituio cultual) e a violncia social. Tal fato, atestado pelas Escrituras Sagradas e ainda pela prpria experincia humana. Interiormente, o ser humano est cada vez mais doente, e tal fato claramente percebido no aumento dos casos de depresso, fobias, solido, compulses, neuroses, psicoses, etc; de forma que, psiquiatras, psiclogos, terapeutas, pastores, entre outros, no conseguem dar conta do nmero de casos. H uma acentuada perda da capacidade de estabelecer relacionamentos sadios e duradouros, tanto no nvel familiar quanto na sociedade como um todo. Essa incapacidade de relacionar-se com o sexo oposto tm corroborado no crescimento do homossexualismo masculino e feminino, pois se torna mais fcil, cmodo e menos arriscado, relacionar-se com algum com quem se tenha caractersticas em comum, mesmo que isso seja socialmente, moralmente e religiosamente, errado ou antinatural.

10 Frente a tudo isso, a igreja tem um desafio imenso, de deixar para trs a influncia romana maldita da Idade Mdia, de que o sexo pecado, nojento e s serve para procriao, e abrir-se para discutir a sexualidade, conforme as Escrituras Sagradas ensinam, a anatomia e fisiologia humana demonstram, e, promover uma viso sadia da questo face suas implicaes no contexto social.

11 - PRIMEIRA PARTE -

IGREJA

12 A IGREJA

O homem um ser gregrio, fato amplamente atestado pela Arqueologia, Antropologia, Sociologia, Histria, etc; e desde os primrdios de sua histria, busca o grupo ou sociedade ideal, onde todos possam viver em paz e ser felizes. Com esse objetivo, os homens se organizam em tribos, cls, feudos, Estados, civilizaes, naes,etc, Todos esses conceitos, at aqui, no conseguiram trazer a paz, o entendimento, a felicidade e unio entre os homens. Pelo contrrio, impera a anarquia, conflitos tribais e nacionais e ainda civilizacionais. Segundo as Escrituras, infelizmente, esse ideal no foi e no ser alcanado revelia de Deus e de Sua vontade. Quanto vida organizada que Deus planejou para o ser humano, temos seu incio na famlia, clula me da sociedade, onde, na antiguidade, o pai exercia o papel de sacerdote e liderava o culto a divindade. No AT, os sacerdotes, profetas e reis, executavam a vontade divina, tendo a lei, o tabernculo e a adorao no templo como laos de unio. A nao israelita, que segundo as Escrituras, descendente do patriarca Abrao atravs de seu neto Jac (Gn 12.13; 28.13-15), corresponde ao tipo mais claro e prximo da comunidade que surgiria na poca de Jesus.

13 O Termo Igreja Segundo o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, Igreja significa: templo cristo; autoridade eclesistica; a comunidade crist 1

No Antigo Testamento nao israelita so aplicadas duas palavras teis para nosso estudo. So elas: edh termo que significa basicamente congregao; e designava uma companhia reunida com certo propsito, como tomada de decises.

Qhl significa assemblia, companhia; que era um ajuntamento com intuito de julgar ou deliberar, e ainda, reunio para guerrear e com aspectos religiosos.

No Novo Testamento Aqui, encontramos as palavras Synagoge reunir-se, e Ekklesia chamados para fora, sendo esta ltima, a principal, e se constitui de ek para fora de, e klesis chamado. Foi Jesus Cristo, em Mt 16.18, quem primeiro usou a palavra no NT, aplicando-a queles que O seguiam, reconheciam publicamente Jesus como Senhor e aceitaram os princpios do reino de Deus. Embora, alguns estudiosos acreditem na existncia da Igreja desde o A.T., e outros ainda, que a mesma foi

FERREIRA, Aurlio B. de Holanda. Mini Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, p. 372

14 profetizada por Isaas (Is 54), para fins de nosso estudo, refletiremos sobre o tema conforme apresentado em o NT, poca que acreditamos, foi quando a mesma surgiu, efetivamente, no cenrio mundial (Mt 16.18; At 2). O NT designa a Igreja como: o povo de Deus, o corpo de Cristo, o templo do Esprito Santo, a Jerusalm celestial, a coluna e baluarte da verdade. A designao povo de Deus, enfatiza o fato de que Deus quem escolhe os homens e os capacita para que venham at Ele e O sirva (x 15.16; Jo 15.16). Israel, como povo escolhido segundo a carne, praticava o rito da circunciso, como sinal externo de que eram pertencentes a Deus. O NT, enfatiza que Deus fez dos dois povos, judeus e gentios, um nico povo, a Igreja, porm, no mais com um sinal externo de Sua aliana, antes, com a circunciso do corao, no esprito (Rm 2.29; Cl 2.11). Desse povo, Deus espera e requer que tenham uma santidade ou padro moral de conduta especial (Lv 11.44,45; 1 Pe 1.13-16). Em relao Igreja como corpo de Cristo, o termo tem valia tanto para a Igreja universal quanto para seu aspecto local (Ef 1.22,23; 1 Co 12.27), e enfoca a unidade da Igreja como um organismo vivo cuja cabea Cristo, os crentes como membros desse corpo, e, de quem se espera que dem continuidade ao ministrio de Cristo, haja comunho genuna e unidade verdadeira na relao de uns como os outros, para que assim, todos sejam edificados Nele. Deve haver intimidade, empatia, compreenso, amizade e amor mtuos entre seus membros, pois que precisam uns dos outros, ajudam uns aos outros, e todos so guiados e sustentados por Cristo (1 Co 12.12-27).

15 Com respeito Igreja como templo do Esprito Santo, o NT mostra cada crente como habitao do prprio Deus (1 Co 3.16,17) e que o Esprito foi quem inaugurou a Igreja (At 2), compartilha com ela Sua vida, dando poder, produzindo unidade, fazendo a liderana de Cristo real e gerando em cada crente a santidade e pureza condizente com sua vocao (1 Co 6.19,20). Ele o dnamo que move a Igreja universal, e cada membro individualmente, ao encontro de sua herana em Cristo. Quanto descrio da Igreja como Jerusalm celestial (Hb 12.22,23), fica explicitado que Deus a escolheu, assim como a Jerusalm do AT, para nela habitar, chamar seu povo a comunho e reproduzir nela algo da glria do cu. O apstolo Paulo refere que os crentes esto nas regies celestiais em Cristo (Ef 1.3; 6.12). Finalmente, a designao coluna e baluarte da verdade (1 Tm 3.15), demonstra que a Igreja guardi da verdade revelada aos homens, sobre Deus e sobre si mesmos, e, como tal, deve defender a verdade contra os inimigos da cruz de Cristo (2 Co 10.5). Segundo Erickson Millard, a Igreja...
...existe para cumprir a vontade do Senhor no poder do Esprito Santo... a continuao da presena do ministrio do Senhor no mundo...deve ser uma comunho de crentes regenerados que demonstram as qualidades espirituais de seu Senhor. A pureza e a devoo devem receber destaque.2

Assim, a Igreja no uma denominao, no a religio judaica melhorada e nem o reino de Deus. Ela , conforme restabelecido na poca da Reforma, a comunidade dos santos, remidos, regenerados pelo Esprito de Deus.
2

JR, Erickson Millard. Introduo Teologia Sistemtica, p. 444

16 As Igrejas reformadas, viam sob dois aspectos a Igreja de Jesus Cristo: o invisvel e o visvel.

A Igreja Invisvel Neste aspecto, a Igreja plenamente percebida somente por Deus, que v o ser humano por dentro, e composta por todo aquele que nasceu de novo em Cristo Jesus e foi batizado no Esprito (Jo 3; 1 Co 12.13; 2 Co 5.17), estando em unio mstica com Ele por meio do Esprito Santo que nele habita. Nela, no h falsos crentes, conforme visto na tica humana, mas antes, compreende a Igreja ideal, santa, imaculada, triunfante e espiritual, assim vista pelo Pai devido esta posio lhe ser atribuda pelos mritos de Cristo. Regenerao, converso e f genuna, no podem ser vistas externamente, porm, seus efeitos esto presentes na vida daqueles que fazem parte desta Igreja una, catlica e apostlica.

A Igreja Visvel Assim como precisamos do corpo para nos expressar, a igreja invisvel assume uma forma organizada, por meio da qual, se expressa e cumpre os elevados propsitos para o qual foi edificada por Cristo. Dessa forma, no desempenho de seu papel visvel, ela ministra a palavra e os sacramentos e/ou ordenanas, professa sua f ao mundo atravs de uma fiel conduta crist e fixa uma ordem hierrquica em seu governo.

17 As Atribuies da Igreja Dentre os deveres da Igreja de Cristo neste mundo, os mais importantes so: 1) Adorao, 2) Edificao e 3) Evangelizao. Por adorao crist compreendemos: pregao, leitura bblica, orao, louvor, ofertas, batismo e Ceia do Senhor. Em sua essncia, adorar servir a divindade e ao nosso prximo, logo, a assistncia social, na forma de doaes, visitas, alfabetizao, etc; constitui-se tambm uma parte importante da adorao. A verdadeira adorao deve ter Deus como centro, e os crentes que realmente adoram ...so invariavelmente abenoados e espiritualmente fortalecidos...todos os aspectos da nossa vida crist devem caracterizar-se pelo desejo de exaltar e glorificar ao Senhor.3 Em suas reunies de adorao, a Igreja primitiva, no s louvava e estudava as Escrituras, mas tambm ofertava, partilhava bens e experincias de vida e nutria um sentimento comum (At 2.44-47; 4.32-35). Quanto edificao necessria para que haja crescimento em Cristo (Ef 4.12,13), no s o lder eclesistico deve promov-la, como tambm cada

membro do corpo. Millard assevera a importncia da comunho, solidariedade e ensino como meios eficazes de consolidar a edificao mtua dos crentes. Cada membro importante e tem um papel especial no corpo, no havendo maior ou menor, antes, todos, cada um em especial, amado do Pai. Finalmente, uma vez que adoram e so edificados Nele, cada crente exortado pelo Senhor a tarefa de evangelizar, proclamando ao mundo que Jesus Cristo o Messias, o salvador, que morreu na cruz pelos pecados da humanidade, mas no terceiro dia ressurgiu e voltou para o Pai (Mc 16.15-20). O Senhor lhes
3

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica, p. 555

18 promete que no estariam ss nesta misso (Mt 28.20; Jo 14.16,17; At 1.8), e que o Esprito de Deus seria responsvel por convencer os homens de seus pecados (Jo 16.8-11). Evangelizar uma ordem de Jesus, seu cumprimento responsabilidade de cada seguidor, desde o pastor presidente ao recmconvertido, e no h restries geogrficas, tnicas ou sociais.

Formas de Governo Eclesistico H igrejas que no admitem forma alguma de governo alm do prprio Deus, outras que centralizam em um nico homem toda autoridade e, ainda, algumas em que o poder decisorial reside em homens escolhidos pela eclesia. Embora ocorram excees, a maior parte dessas estruturas de governo, podem ser agrupadas da seguinte forma: episcopal, presbiteriana, congregacional e nacional. No sistema episcopal, que muitos consideram o mais antigo, acreditase que Cristo, que O cabea da Igreja, confiou a direo da mesma a uma ordem de bispos, que se cr, sucederam os apstolos, e que seria perptua essa sucesso. A palavra episkopos, traduzida por supervisores, bispo ou

superintendente, de onde deriva o termo. Alguns pais da igreja, davam nfase ao bispado, embora reconhecessem a importncia dos presbteros e diconos na eclesia. Incio de Antioquia, via Jesus como cabea da igreja, o qual refletia a mente do Pai, e, os bispos seriam aqueles que refletem a mente de Cristo. Michael L. Dusing afirma que: Cipriano,...elevou ainda mais a importncia do bispo e a forma de governo episcopal, declarando: O bispo est na igreja e a

19 igreja est no bispo, e onde no houver bispo no h igreja. 4 Tal viso, encontrou seu auge na supremacia papal sobre os demais oficiais da igreja, tendo o bispo de Roma se apoderado do ttulo de Vigrio de Cristo e nico sucessor de Pedro. Essa prerrogativa, claro, no encontra, segundo as Escrituras Sagradas, nenhum apoio que a justifique. Berkhof, salienta que os apstolos ou discpulos de Jesus, eram um grupo distinto, porm, no voltados para governo ou administrao dos problemas da igreja. Afirma ainda, que antes de terminar o primeiro sculo, no havia mais apostolado. Com relao ao governo presbiteriano, os que a ele aderem, acreditam que os principais preceitos desta viso encontram-se nas Escrituras. Consideram, que Cristo o nico governante legtimo da eclesia visvel. O Senhor, por meio de Sua palavra, oficiais, ordenanas e poder, reina sobre seu povo, embora ausente fisicamente. Esse reinado acontece de modo subjetivo pelo Esprito de Deus que age na eclesia e objetivamente, pelas Escrituras Sagradas, nico padro de autoridade dos crentes. O termo provm do NT, especialmente da funo bblica de presbuteros presbtero ou ancio, e descentraliza a autoridade de um nico homem, como no episcopal, para vrios homens, que representam os interesses da eclesia e que por ela so escolhidos. De modo geral, funciona da seguinte forma: originalmente, a autoridade decisorial reside no conselho local, e somente sendo necessrio, transferido para o presbitrio ancios distritais, e posteriormente, para os snodos ou assemblias gerais. Esta ltima conhecida na Igreja Presbiteriana do Brasil como Supremo Conclio. Essa forma, acreditamos ser a que melhor corresponde ao modelo bblico de governo.
4

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica, P. 558

20 Quanto ao sistema congregacional, o poder migra de um nico homem (caso episcopal) para a eclesia, e esta, quem governa soberanamente, deliberando e decidindo todas as questes, inclusive, elegendo e depondo seus oficiais. Cada igreja local independente e completa, e os lderes operam como funcionrios responsveis por administrar os interesses da igreja e ensin-la. Assim, como a voz do povo no a voz divina, esse sistema no o que reflete melhor a verdade Escriturstica. Finalmente, temos o sistema da igreja nacional, que aps ser desenvolvido na Alemanha, chegou mais tarde na Holanda. Considera as igrejas locais como ramos ou braos da igreja nacional una. O poder est centralizado na sede e esta decide tudo, tendo as congregaes, apenas que acatar submissas as determinaes enviadas. Segundo Berkhof, esta forma de governo

desconsidera totalmente a autonomia de uma eclesia local ...ignora os princpios de governo e de direta responsabilidade para como Cristo, gera formalismo e confina uma igreja professadamente espiritual dentro de limites formais e geogrficos.5 Esta maneira de governar se parece muito com o estado totalitrio e reflete a realidade prtica, no terica, de muitas denominaes ditas evanglicas dos dias atuais.

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica,p. 585

21 OS Oficiais da Igreja Toda organizao necessita de liderana e, assim tambm ocorreu com a igreja primitiva, que de acordo com o NT, possua dois cargos diferentes em seu governo: 1) Pastor, presbtero ou bispo e; 2) Dicono ou diaconisa. Com respeito ao primeiro, importante salientarmos que consenso entre os principais estudiosos do tema, que os trs termos denotam um nico e mesmo cargo em o NT (At 20.17,28). Thiessen demonstra que deveres de pastor so designados aos presbteros pelo apstolo Pedro (1 Pe 5.1,2) e que este, e Joo, diziam ser presbteros na eclesia de Deus (1 Pe 5.1; 2 Jo 1; 3 Jo 1). Salienta, que episkopos, poimen, didaskalos e presbuteros, so termos que representam em essncia, os mesmos cargos. Assim, quando o lder espiritual de uma igreja local volta-se para a administrao, exerce a funo de bispo, quando cuida do rebanho de Deus, visitando, assistindo em suas dificuldades, etc; exerce o papel pastoral e finalmente, ao alimentar o rebanho, ensinando todo conselho de Deus, a face de presbtero que se faz presente. Dessa forma, todo lder local administrador, pastor e mestre da eclesia de Deus. Em especial, essa ltima funo (mestre) tornou-se a maior necessidade dos dias atuais, em que imperam a manipulao, a heresia e a apostasia no meio cristo (1 Tm 4.1-4; 2 Tm 2.15; 3.1-9). Quanto ao termo dicono e seu correspondente feminino, diaconisa, muitas de suas funes nas igrejas atuais no representam em sua totalidade a verdade escriturstica. As evidncias demonstram que exerciam no somente um papel material, como tambm espiritual. Em At 6.1-6, no certo afirmar que se consagraram os primeiros diconos, pois no h prova bblica disto. Dentre os

22 sete escolhidos, dito que dois, Estevo e Filipe, destacaram-se pela exposio das Escrituras, como verdadeiros evangelistas (At 7.1-60; 8.4-40; 21.8,9). J das diaconisas, dito, que foram cooperadoras com Paulo em seu ministrio (Fp 4.3), e, Febe, da eclesia de Cencria, chamada de diaconisa em Rm 16.1. Suas prerrogativas para tal cargo se acham em 1 Tm 3.11.

O Poder da Igreja o prprio Cristo, a fonte do poder da Igreja e, Aquele que transmitiu e a revestiu de poder e autoridade (Mt 16.18,19; 28.18). Esse poder de natureza espiritual e exclusivo dos crentes em Cristo Jesus, e, ainda, de carter ministerial, executado de acordo com as Escrituras Sagradas sob o direcionamento do Esprito de Deus. Em seu aspecto ministerial, caracteriza-se pela ministrao das Sagradas Letras e das ordenanas de Jesus. A eclesia deve preservar a palavras, organizar seus ensinos e se aprofundar teologicamente. Normativamente, de acordo com Berkhof, ela deve impor as leis crists e compilar cnones em forma de decretos ou regulamentos. Deve ainda, manter a pureza, recebendo os que mostrem frutos de arrependimento e excluindo aqueles que abandonam a verdade. Essa pureza, chamada por Bultmann de exclusividade eclesial, seria principalmente vivida numa separao do mundo como um lugar ou estado dominado pela impureza e pelo pecado. Logo, quem vive conforme esses parmetros mundanos no pode pertencer ou permanecer na eclesia do Senhor. A autorizao para disciplinar, diz Berkhof, foi dada pelo prprio Cristo, quando concedeu aos discpulos e a igreja o poder de ligar e desligar, proibir e liberar, perdoar e reter pecados (Mt 16.19; Jo 20.23). A disciplina, vista assim,

23 teria como objetivo a edificao de cada membro, assegurando sua submisso aos ensinos de Jesus Cristo. Deve ser exercida pelos oficiais e sua necessidade clara na bblia Sagrada (Mt 18.15-18; Rm 16.17; 1 Co 5.2, 9-13; 2 Co 2. 5-10; 2 Ts 3.6, etc).

As Ordenanas da Igreja consenso da maior parte dos protestantes, e evanglicos em geral, que o Senhor Jesus ordenou dois ritos ou sacramentos para a Igreja ministrar at a Sua volta. So eles: o batismo e a ceia. Dusing assevera que da poca de Agostinho, bispo de Hipona, (354430 d.C.) para c, muitos tm concordado que o batismo e a ceia do Senhor caracterizam-se basicamente como sinais exteriores e visveis da graa interna e espiritual. Alguns consideram que tais sacramentos podem transmitir graa salvfica queles que deles tomam parte. A idia de que em si mesmos, tais ordenanas, possam conceder alguma graa especial ou operar mudana, rejeitada pela maioria dos pentecostais e evangelicais. Alguns telogos h que acreditam que houve em Israel tambm a prtica de dois sacramentos a circunciso e a pscoa, e que o batismo e a ceia seriam o correspondente queles, em o NT. Berkhof, assinala que o batismo e a ceia do Senhor simbolizam as mesmas bnos espirituais que eram simbolizadas pela circunciso e pela pscoa na antiga dispensao. 6

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica, p. 625

24 H concordncia ainda, entre a maior parte dos estudiosos, que os sacramentos no tm o poder de salvar o ser humano, no entanto, no devem ser desprezados pois foi o prprio Jesus quem os estabeleceu (Mt 26.26-28, 28.19,20). Para Thiessen, ordenana seria um rito exterior ordenado pelo prprio Jesus, que deve ser administrado na eclesia como sinal visvel da verdade redentora da f crist. Vejamos agora, o que compreende cada um desses ritos:

O Batismo Longe de ser exclusividade dos judeus ou dos cristos, o batismo como iniciao em uma ordem ou religio, com aspecto purificador ou como rito de passagem, tem seu similar entre egpcios, gregos, romanos, persas, hindus,etc. Era comum, no judasmo, banhos e ablues com carter purificador (Miqve), realizados diariamente. Arquelogos encontraram 10 piscinas em Qumran, no Mar Morto, que eram usadas pelos essnios para purificao ritual. Quanto ao batismo efetuado por Joo, George Eldon Ladd afirma que o batismo de Joo rejeitou todas as idias de uma justia legalista ou nacionalista e exigiu um retorno moral e religioso para Deus. 7 Era necessrio arrependimento como pr-requisito para o rito, e, aps batizado, o fiel estava pronto para o reino de Deus, que Joo dizia estar prximo. Thiessen esclarece que devido Jesus ter solicitado a Joo o batismo, ter ordenado, antes de Sua assuno, que os discpulos batizassem e estar relatado que os apstolos e seus sucessores

LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento, p. 38

25 ensinaram e praticaram o rito batismal, fica claro ento, que o mesmo se constitui uma ordenana de carter perptuo para Sua igreja na terra. Para muitos estudiosos, ele simboliza a identificao do cristo com seu Senhor no sepultamento e ressurreio, e ainda, estaria ligado a remisso de pecados, regenerao, unio com Cristo, nova relao com Deus, doao do Esprito de Deus, ser parte da Igreja e o presente da salvao (Jo 3.5; Mc 16.16; At 2.41, 22.16; 1 Co 12.13; Gl 3.26,27; Tt 3.5). O batismo, na verdade, no opera a identificao, antes, pressupe e simboliza a mesma. Assim sendo, a maior parte dos eruditos concorda que o batismo deve ser efetuado aps a experincia de converso ou salvao em Cristo, e nunca antes disso. De acordo com as Escrituras Sagradas, o ensino, o arrependimento e a f devem fazer parte da experincia do indivduo antes de passar pelo rito batismal (Mt 28.19; At 2.38, 41; 8.12).

Modo do Batismo A histria demonstra que as formas principais do rito batismal so: a imerso, o derramamento, a afuso ou asperso. H consenso de que o significado primrio do verbo grego baptiz imergir, ou submergir, porm, temos registros de outras formas de batismo alm da imerso. O Didaqu dos 12 apstolos, documento cristo do 1 sculo d.C., diz que havendo pouca gua para imergir o batizando, basta que se derrame gua na cabea trs vezes em nome da Santssima Trindade. A Teologia reformada calvinista enfatiza a idia de

26 purificao no rito batismal, e, considera o modo insignificante, desde que o efeito de limpeza seja produzido. Uma grande parcela da cristandade, no entanto, no aceita tal multiplicidade de modos na efetuao do batismo. Augustus Strong, considera a imerso, e somente ela, a forma correta atravs da qual toda significao do smbolo encontrar sua plenitude. Ele acredita que apenas a imerso satisfaz todo o desgnio da ordenana de Cristo e assevera que:
...s ela pode simbolizar a natureza radical da mudana efetuada na regenerao da morte espiritual para vida espiritual...s a imerso pode estabelecer o fato de que esta mudana se deve a entrada da alma em comunho com a morte e ressurreio de Cristo.8
.

Quem deve ser batizado? Semelhantemente ao modo do batismo, tambm aqui ocorrem divergncias entre os estudiosos e denominaes crists. A questo aqui : O batismo um rito s para os adultos ou os filhos destes tambm podem ser batizados? Ocorre consenso somente em que o batismo no diz respeito aos incrdulos, mas somente aos cristos. Charles Hodge, afirma que o rito batismal no deve incluir os que esto fora da eclesia visvel, a no ser, e to somente, aps abraarem publicamente sua f em Jesus e submisso a Ele. Entrementes, Hodge assevera que os filhos de todos os membros em comunho na Igreja visvel devem ser submetidos ao batismo. Aqueles que concordam com o batismo infantil normalmente o fazem devido um equvoco que a Reforma Protestante permitiu que continuasse na Igreja, a saber: a Teologia da Substituio. Seus adeptos pensam que Israel era a Igreja no AT e uma vez que as crianas eram
8

STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemtica, Vol. 2. p. 716

27 parte da mesma naquele perodo, tambm podem ser membros na eclesia neotestamentria. Acreditam, ainda, que o batismo substituiu a circunciso como sinal de iniciao na nova Aliana. Assim os filhos dos crentes se identificariam com a mesma. oportuno, salientarmos o fato de que as Escrituras Sagradas no contm preceito algum ordenando ou permitindo o batismo infantil. Uma vez que, segundo as Escrituras, preciso f, arrependimento e tornar-se discpulo pela obra regeneradora do Esprito Santo, como pr-requisitos do batismo, as crianas no devem ser submetidas ao rito, seno futuramente, quando puderem discernir entre o bem e o mal, crerem e desejarem o mesmo. A seqncia divina claramente percebida conforme descrito em Atos 18.8 ouviram, creram e foram batizados. Outra razo para esse equvoco a crena no poder sacramental de remoo de pecados que alguns atribuem ao batismo. Uma vez que nascemos com a mancha do pecado original, lcito batizar os pequeninos para purific-los deste. Infelizmente, tal poder de remover ou purificar os pecados, no est presente no rito batismal, logo, no bblico, e no teria nenhuma valia batiz-los. As Escrituras Sagradas declaram que somente o sangue de Jesus Cristo purifica os homens de seus pecados (original e atual), e isso Ele faz no momento em que ouvem, acreditam e so regenerados pelo Esprito (1 Jo 1.7,9; Rm 8.1,2; 2 Co 5.17). Do exposto, fica claro que o batismo deve ser ministrado somente aqueles que demonstram a regenerao pelo Esprito Santo e que entraram na comunho da morte e ressurreio de Jesus Cristo pela f.

28 A Ceia do Senhor Na antiguidade, vrios povos realizavam refeies sacrificiais em que seus deuses eram honrados. No A.T., Deus proibiu Israel de participar de tais reunies, pois isto implicava em lealdade a outras divindades. O povo hebreu tinha suas prprias festas e reunies, e, uma em especial, a pscoa, rememorava sua libertao da terra de aflio, o Egito. Um cordeiro assado era consumido pela famlia com pes asmos sem fermento, e com ervas amargas. A libertao dos hebreus do Egito, passou a representar para os cristos um sinal e selo de sua libertao do domnio do pecado e sua relao com Deus atravs do Ungido prometido Jesus. Entre os essnios, a refeio comunal era um ato dirio dentre os mais importantes para a vida da seita. Acontecia duas vezes ao dia e tinha todas as marcas de um rito sagrado. Flvio Josefo, historiador judeu, dizia que os essnios entravam no refeitrio como se estivessem indo ao santurio. As Escrituras mostram que a ordenana da ceia foi dada pelo prprio Cristo na noite em que foi trado (Mt 26.26-30), e temos registros de que na era apostlica, a Ceia do senhor era efetuada junto de agapae ou festas do amor, quando os participantes traziam os alimentos necessrios, e, em vrias ocasies, cometiam excessos (1 Co 11.20-22). Hoje, quase todos os cristos a realizam, porm, o significado, bem como o efeito do rito e as prerrogativas para quem dele participaria, tem sido motivo de controvrsia entre os seguidores de Cristo. Martinho Lutero, dizia que a presena corporal de Cristo na Ceia era literal. Negou a transubstanciao teoria catlica de que os elementos po e vinho se transformam realmente em carne e sangue de Cristo, mas em seu lugar forjou a consubstanciao a idia de que o corpo e sangue de Jesus esto

29 presentes em, com e sob o po e o vinho. Ele no creditava os benefcios do rito aos atos do sacerdote ministrante, porm, cria que aqueles que dele participavam recebiam perdo dos pecados e eram confirmados na f. Para Zwnglio, o reformador suo, o ato da ceia tinha um carter figurado e era antes de tudo, uma comemorao, embora acreditasse que nela Cristo se fazia espiritualmente presente pela f dos cristos. Segundo Calvino, as palavras de Jesus sobre o po e o vinho constituem-se em uma metfora, porm, as misericrdias pactuais de Deus eram seladas na ceia e na nutrio espiritual que era transmitida aos comungantes. Para Bultmann, se os celebrantes incorporam em si o corpo e o sangue de Jesus comendo po e tomando vinho, a idia por detrs a da comunho sacramental da comunho dos celebrantes com o kpios [Senhor]. 9 Destas e de outras opinies, depreendemos que a ceia uma refeio, porm, refeio carregada de significados fundamentais para seus participantes. Ela sinal de permanente dependncia do Salvador, de comunho na sua morte e ressurreio, proclamao de Sua obra e testemunho da 2 vinda.

O Participante da Ceia Ao analisarmos o N.T., podemos ver que Cristo instituiu a ceia para Seus discpulos, que havia ordem de separa-se na era apostlica de alguns crentes que no andavam dignamente e, que em conformidade com a analogia do rito batismal, que era para um grupo especfico, nem todos poderiam dela
9

BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento, p. 199

30 participar (Mt 26.27; At 2.46,47; 1 Co 11.18-20, 27,29). Basicamente, segundo o N.T., os pr-requisitos para comungar na ceia eram a regenerao e a obedincia a Cristo, um viver de maneira ordeira. Alguns h que acrescentam ainda uma terceira condio o batismo, como necessrio para poder sentarmos mesa do Senhor. O fato de Jesus ter celebrado a ceia somente com os discpulos, destes a terem observado e da exigncia paulina de exame prvio interior por parte dos que desejam ceiar, demonstra que a mesma era privilgio dos regenerados, nascidos de novo em Cristo. Concernente a obedincia, dito que os que pecaram, e, assim persistiram, devem ser excludos da eclesia visvel, assim como, os hereges e promotores de divises (Rm 16.17; 1 Co 5.11-13; 2 Ts 3.6; Tt 3.10; 2 Jo 10,11). Tais atitudes inviabilizam sua comunho com Cristo e sua Igreja. Os impositores do batismo como requisito para o sentar mesa do Senhor, argumentam que aquele foi institudo antes da ceia, que os apstolos provavelmente, eram todos batizados, que o simbolismo das ordenanas exige a precedncia do batismo, etc; contudo, no h nenhum registro de tal preceito, de que os cristos fossem impedidos da comunho sacramental at que fossem batizados (At 2.47; 4.4; 5.14; 6.1; 9.31,35; 11.24). Quanto queles que devem participar da ceia do Senhor, Berkhof assim se expressa:
...no foi instituda para todos os homens, indiscriminadamente, nem mesmo para todos os que acham espao na Igreja visvel de Cristo, mas unicamente para os que se arrependeram fervorosamente dos seus pecados, confiam que estes foram cobertos pelo sangue expiatrio de Jesus Cristo, e esto desejosos de aumentar sua f e de crescer num viver verdadeiramente santo.10

10

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica, p. 662

31 Ele acrescenta ainda, a necessidade de compreenso plena da ceia, discernimento de que no uma refeio comum e clareza quanto ao fato de que o po e o vinho so memoriais do corpo e sangue de Cristo. As crianas, os descrentes e crentes professos que se encontrarem em pecado, no tm o direito de assentar-se mesa da comunho do Senhor. Os primeiros, no tm a capacidade de examinar a si mesmos, os descrentes no professam a f, logo no tm parte na comunho da eclesia, e os crentes que estejam em desobedincia s Escrituras, no so dignos de celebrarem uma comunho com Cristo e Sua igreja, da qual em verdade, no gozam naquele momento. As Escrituras afirmam que aquele que comer e beber indignamente, como e bebe juzo para si (1 Co 11.2730). Como podemos ver, a Ceia do Senhor muito mais que uma refeio, um momento de lembrar o que Jesus fez por ns, comungar com Ele e com Sua igreja sob a uno gloriosa do Seu bom Esprito.

32 - SEGUNDA PARTE -

HOMOSSEXUALIDADE

33 A HOMOSSEXUALIDADE

O TERMO HOMOSSEXUALISMO Segundo o Dicionrio Aurlio da lngua portuguesa, homossexualismo a prtica homossexual, que consiste em ato sexual realizado por pessoas do mesmo sexo. Entre mulheres o termo usado lesbianismo, que deriva da Ilha de Lesbos, onde residia poetisa e sacerdotisa grega Safo, responsvel por iniciar mulheres nessa prtica. Por ser um assunto em voga na sociedade atual, aos poucos um nmero crescente de livros tem surgido, tanto no meio religioso quanto no secular, sobre o tema homossexualidade. No meio cristo evanglico, temos obras substanciais como A Operao do Erro, do americano Joe Dallas, O Movimento Homossexual de Jlio Severo, pastor da Igreja Evanglica Sara Nossa Terra, entre outras. Entretanto, as obras publicadas at aqui to somente narram o surgimento organizado dos homossexuais conforme se deram na Inglaterra e EUA, no retrocedendo mais no tempo, para mostrar tal comportamento presente nas civilizaes mais remotas. sob este prisma que trataremos aqui. Veremos essa prtica conforme presente em diferentes povos, e de maneira sucinta passando pelo movimento gay americano, at chegar em nossos dias. Mostraremos sua relao com doenas, famlia, poltica, religio, etc.

34 SNTESE HISTRICA

A prtica homossexual esteve presente em todas as civilizaes antigas, e era, no s aceita, como incentivada, fazendo inclusive parte de ritos de passagem da vida infante para a vida adulta, gozando de uma normalidade cultural e religiosa. De todos os povos antigos, somente o povo hebreu, descendente do patriarca bblico Abrao, no tolerava a prtica, havendo pena capital para quem fosse pego fazendo esse tipo de amor (Lv 20.13). No entanto, muitos hebreus o faziam, inclusive em ritos de adorao a outros deuses (1 Rs 14.24; 15.12; J 36.14). ...todas as prticas detestveis das naes... em 1 Rs 14.24, significa: idolatria, prostituio cultual, homossexualismo, lesbianismo, incesto, pederastia, etc Podemos perceber a presena do homo erotismo em figuras antigas como Gilgamech, rei de Uruc, que chora por Enkidu como se fora mulher enlutada, na figura dos sacerdotes travestidos do sexo oposto, nos homens que se prostituam nos templos e cuja masculinidade diziam ter sido transformada em feminilidade por Ishtar, deusa-me da Sumria, tambm chamada de Inanna. Entre os cananeus, de quem os hebreus assimilaram a idolatria, havia extrema depravao cultual. Em Uruc, temos a primeira informao de que um (a) deus (a) fazia homens comportarem-se como mulher, sendo esta tambm a primeira referncia de influncia por parte de um ser espiritual atrelada a todo tipo de perverso sexual, inclusive homossexualismo, atuando no ser humano. A deusa

35 Ishtar convertera esses homens em mulheres, como uma demonstrao de seus incrveis poderes.11 Nessa poca (2300 a.C.), as mulheres eram apenas procriadoras, os homens dominavam, o falo era sagrado e o esperma reverenciado como a semente da vida. Tal viso dominou toda sociedade pag por milhares de anos. O deus Min, egpcio, era itiflico, e uma lenda mostra o deus Seth tentando violentar Horus. Se uma mulher fosse estril, seu marido poderia obter filhos com uma escrava. Tais assertivas so vistas em desenhos pintados nas tumbas, pois nenhum documento legal demonstra se os egpcios viam a homossexualidade de forma positiva ou no. Entre os hindus, era comum no panteo de seus deuses, aqueles que eram hermafroditas, travestidos e bissexuais. O prazer sexual era usado para se chegar a nveis mais profundos de conscincia e percepo dos enigmas dos deuses. Havia uma tradio antiga matriarcal que promovia o tantra - relao sexual em que mulher dominava o ato, e ambos, homem e mulher, se percebiam como deuses, tendo acendido a energia vital, kundalini, que por sua vez acordava os chamados chacras. Nessa poca, o prazer sexual j era visto e usado para se alcanar e/ou se tornar divino. At o sculo XX, ainda havia na ndia meninos e meninas prostitutos de alguns templos e grupos de travestis devotos da deusa-me Parvati, que cantavam, esmolavam e praticavam homossexualismo. J na China, dinastia Zhou (1100 a. C.), vemos o homossexualismo presente em poemas e na vida da corte, havendo ainda uma relao entre o poder
11

SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 31

36 temporal e favores sexuais. Mais tarde, 200 a.C., na dinastia Han, temos vrios imperadores bissexuais que mantinham seus favoritos, a quem davam prestgio, bens e poder. Colin Spencer afirma que:
Um desses ltimos imperadores, Ai, morreu sem deixar filhos nem herdeiro designado. Ele tentou que sua sucesso ficasse com seu amante, Dong Xian, mas isso era demais para seus inimigos polticos, e Dong Xian foi obrigado a cometer suicdio.12

O povo hebreu, descendentes de Abrao, foi uma das culturas que influenciou o ocidente, e seu deus, Jeov, visto por muitos como um Pater famlias sanguinrio das tribos israelitas. Erroneamente, alguns dizem que os judeus no davam valor para as mulheres, uma vez que havia sido Eva que pecou e fez o homem pecar. Dentro do lar, a esposa e me participava de funes religiosas e do sab, havendo uma valorizao da relao heterossexual, monogmica. Nosso conceito ocidental de famlia constitui-se uma herana judaico-crist, pois desde Abrao, passando por Isaque, Jac, Moiss,etc; as Escrituras Sagradas declaram que o povo hebreu foi chamado por Jeov para ser diferente (Dt 14.2). A Tor proibia relaes incestuosas, homossexualismo, zoofilia, etc (x 22.19; Lv 18.7-11, 22-24; 20.13). Sua idolatria, imoralidade,

homossexualismo, injustia social, poligamia, etc; havia sido assimilada dos povos ao seu redor: egpcios, filisteus, cananeus, mesopotmios,etc. Segundo Dennis Prager, o fato de Deus proibir na Tor o sexo fora do casamento, propiciou o surgimento da civilizao ocidental. Ele afirma que O subseqente domnio do

12

SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 79

37 mundo ocidental pode ser largamente atribudo revoluo sexual iniciada pelo judasmo e mais tarde sustentada pelo cristianismo .13 Outra civilizao que muito influenciou o ocidente foram os gregos. Em Creta, o culto prostituio masculina era praticado, os meninos valentes e inteligentes eram os mais desejveis e um amante ensinava o menino a caar, ser um homem honrado e o penetrava analmente por dois meses, findo os quais, o menino voltava para casa. O amor homossexual estava presente nas artes, poesia, esculturas, famlia etc. A sacerdotisa Safo, da Ilha de Lesbos, era celebrada como poetisa e era quem iniciava mulheres no Lesbianismo homossexualismo feminino. O poeta era o professor ou mestre que guiava seu pupilo no caminho da virtude e honradez. Para os gregos, o amor homossexual era muito superior ao amor heterossexual. As mulheres casadas eram confinadas aos lares, proibidas de vir a pblico e serviam somente para procriar. Quando queriam prazer era para os homens, especialmente os meninos, que os gregos se voltavam para obter prazer sexual14 Em Tereus, Sfocles conta que uma esposa comenta: tenho observado que, com freqncia, esse o destino das mulheres no somos absolutamente nada15 Nessa poca era comum o uso de consolos, chamados olisboi ou baubon, pelas mulheres, e a masturbao era tida como normal caso o homem no tivesse oportunidade de relacionar-se com outro. Affonso Romano de SantAnna comenta que Os personagens da mitologia grega pareciam
13 14

www.espada.eti.br www.espada.eti.br 15 SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 46

38 personagens de nossas colunas sociais todos se conheciam, todos se encontravam, todos, numa ocasio ou noutra, tinham transado um com o outro .16 Assim era na sociedade grega: sabedoria, tica, esttica, etc; misturada com homossexualismo masculino, bissexualismo, hedonismo, etc. O bissexualismo, na poca, era to normal e natural quanto a heterossexualidade o na atualidade. Os meninos eram sodomizados dos doze aos dezoito anos de idade, e s assumiam o papel ativo aos vinte e cinco anos, escolhendo ser um menino ou se casando. No amor entre os homens adultos, s o que era

efeminado - passivo na relao - era recriminado socialmente. Avanando um pouco mais, vemos em Roma uma sociedade falocrtica, onde o Pater famlias romano tinha poder supremo. Apesar do amor pelos meninos ser popular, a Lex Scatinia (226 a.C.), dizia que a relao sexual com um menino livre devia ser punida com multa. Os escravos eram tambm objetos de luxria para os romanos e deviam quedar-se de quatro para seus senhores. As mulheres eram educadas, cultas e deveriam criar filhos nos moldes patriarcais. O adultrio no era tolerado, e o homem trado podia entregar o outro para ser sodomizado pelos escravos, castrado ou morto. O lesbianismo era

encarado como uma afronta aos homens, pois lhes roubava o direito de dar prazer, uma tentativa de a fmea usurpar o papel do macho. Naquela poca, a felao e a cunilngua j eram praticadas, embora recriminados. Devido o

aumento da influncia grega, a sociedade romana afundou em depravao. Colin Spencer declara: Juvenal, no fim do sculo I d.C., avaliou que Roma afundara em

16

Jornal O Globo, 21 de Fev/2004.

39 tanta depravao que os homens no mais pagavam para ter algum debaixo deles, agora tinham de pagar para ter algum por cima 17 Os imperadores romanos eram homossexuais, e um deles em especial, Csar Augusto, era chamado de homem de todas as mulheres e mulher de todos os homens. Suetnio, comenta sobre Tibrio sendo mordido por

meninos ao nadar, e o travestismo, incesto e cpula de Calgula e Nero com homens e meninos. Em 342 d.C., Constantino e Constncio decretaram a

fogueira para quem fosse pego exercendo o papel passivo em relaes homossexuais. J Justiniano, em 533, castigou toda e qualquer relao Da em diante, por influncia do

homossexual com a fogueira e castrao.

cristianismo, o homossexualismo no cessou, passou para clandestinidade. Tais indivduos eram vistos estando margem da lei. Lderes cristos como Clemente de Alexandria, Eusbio de Cesaria, Ambrsio, Jernimo, entre outros, aprovavam o sexo somente restrito ao casamento, e citavam as proibies de Levtico contra a prtica homossexual. Seitas gnsticas, e, em especial o maniquesmo, mantiveram o homossexualismo como parte de seu culto. No maniquesmo, farinha e smem eram cozidos e comidos para que a substncia divina fosse liberta. Para eles a matria era m, s o esprito era bom. Em seu prosseguimento, o homossexualismo esteve presente entre os guerreiros celtas, fato atestado por gregos e romanos, entre tribos germnicas francos, visigodos, vndalos, anglo-saxes, etc. Os deuses nrdicos obtinham conhecimento devido ingesto de smem, segundo contos folclricos.
17

No

SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 72

40 feudalismo, no fcil identificar o que as sociedades rurais pensavam sobre homossexualismo, mas o fio negro que ligava todas as sociedades pags tambm estava entre eles, a saber: a adorao de falsos deuses somada a depravao sexual e injustia social. A moralidade sexual patrstica foi

fundamental at mil d.C., e se tornou a base de leis e teoria sexual de nosso tempo. Enquanto isso, em outra religio monotesta, o Islamismo, o homossexualismo era praticado, porm desaprovado pela tradio islmica Hadith. O homossexualismo, adultrio, fornicao, sexo extraconjugal eram todos vistos como pecado na Hadith. Entretanto, prticas com meninos vestidos de mulher, eram peas obrigatrias no harm de homens ricos do Afeganisto at o sculo XIX. Prager, sobre isso, citou um britnico, que disse: Descobrimos por um soldado afego que muitos homens neste pas tm a mesma filosofia dos antigos gregos: mulher s para ter filhos, homem para ter prazer 18 Na Idade Mdia, abusos por parte de Roma e leis mais severas contra os hereges entraram em vigor como nunca antes. Colin Spencer reconhece que os hereges favoreciam a prtica homossexual, dando os bogomilos, maniqueus e ctaros, como exemplos. Em Bolonha, crimes homossexuais deviam ser punidos com a fogueira. Siena estabelecia que o ru fosse pendurado pela genitlia. Leis que decretavam pena capital para homossexuais foram promulgadas em quase toda a Europa, porm, h poucos indcios de que tenham sido cumpridas. Um grupo fiel a Roma, os cavaleiros templrios, foram perseguidos por Filipe IV, acusados de heresia, idolatria e sodomia. Na verdade, eram muitos ricos, e isso
18

www.espada.eti.br

41 era precisamente o interesse de Filipe: suas terras, posses, valores e extino. Somente confessaram seus supostos crimes sob tortura na Inquisio. Na

segunda metade do sculo XIII, grandes movimentos populares ascenderam, como exemplo, a Irmandade do Esprito Livre, monges errantes que pediam esmolas e diziam que Deus estava em todas as pessoas, e que estas, podiam encontr-Lo tanto na meditao quanto nos prazeres deste mundo. Se Deus O

estava acessvel pelo prazer, logo, nenhum ato sexual podia ser pecado.

fantasma gnstico estava de volta. Tais hereges eram odiados principalmente porque a sodomia era um vcio presente no clero. Um sculo mais tarde, por influncia das autocracias da igreja e do Estado, que no admitiam a bissexualidade, a viso popular quanto identidade sexual mudou. Agora, qualquer prtica sexual extraconjugal ou posies sexuais dentro do casamento que fugisse ao padro da penetrao vaginal tradicional, era obra do demnio. A prostituio feminina e o bordel foram ignorados pela igreja e a bissexualidade s no foi extinguida devido uma juno de fatores econmicos, de propriedade e ansiedade masculina sobre a validade da herana. O

homossexualismo nessa poca ligado feitiaria, alm da heresia e demonismo. Muitos pregadores associavam os desastres e doenas da poca aos grandes pecados carnais Exemplo: Peste Negra (Bubnica). Inocente III (Papa) promulgou a Bula, Summis desiderantes affectibus, onde dizia que os demnios ncubos e scubos, tomavam forma de pessoas para ter relaes sexuais violentas com seres humanos, ocasionando natimortos, esterilidade e impotncia sexual. Toms de Aquino disse que os demnios scubos seduziam os homens a fim de obter seu smem, depois, se tornavam ncubos e depositavam o smem

42 nas mulheres. Acreditava-se na poca que as feiticeiras podiam fazer o pnis desaparecer. O demonista Gilles de Rais, acentuou a ligao do

homossexualismo com o satanismo ao seqestrar, torturar e sacrificar cerca de cento e quarenta crianas para suas invocaes ao diabo. Bem mais a frente, j na poca dos reformadores, o catolicismo foi contraditado em sua moralidade, teologia e ordem eclesistica. O celibato obrigatrio dos padres, acreditavam os reformadores, era o maldito estopim que gerava a homossexualidade presente em quase todo clero romano. Homens

como Lutero, Zwnglio, Calvino, etc, transformaram a mente e, por conseqncia, o modus viventi dos homens de sua poca. Houve uma renovao dos valores da famlia, do casamento e demais ideais cristos, ocasionando, um descrdito cada vez maior do homossexualismo. O sexo extraconjugal, segundo Lutero, era

destrutivo para alma corpo, famlia, fortuna e honra das pessoas. Dessa poca, Colin Spencer comenta: No sculo XVI, em Estrasburgo, os homens eram afogados por causa do crime de bigamia, decapitados ou queimados pelo incesto e mandados ao pelourinho pelo de sodomia 19 Na Inglaterra, a moral puritana provocou o fechamento de bordis, casas de jogos, tavernas e at teatros. Houve pena de morte para sodomitas e adlteros e priso para fornicadores. Calvinistas, congregacionais, presbiterianos e quacres, estavam entre aqueles que provocaram uma revoluo moral, intelectual e social naqueles dias. Em 1655, em New Haven, surge a meno legal de lesbianismo como um crime, sendo citada a carta paulina aos romanos, 1.26, como base para tal.
19

A forca era usada muitas vezes, Nas colnias

SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 163

43 protestantes dos EUA, no sculo XVII, a sociedade era to puritana que esse era o destino de quem cometesse atos indecentes.20 Com a restaurao da corte de Carlos II, a libertinagem aristocrtica voltou a aparecer. Um jovem de vinte e quatro anos de idade, Charles Sedley, ficou completamente nu, durante o dia, em uma taverna, fazendo todas as poses imaginveis ou no, num espetculo exibicionista, tendo ainda proferido palavras insolentes contra as Escrituras. O resultado: aos poucos sumiu o espanto e culpabilidade sobre a identidade sexual. Na corte de Carlos II, se encenou o drama de Rochester, Sodoma ou a Quintessncia da Perverso, onde o rei de Sodoma vaticina que a pederastia seja um hbito normal por todo o globo terrestre, de maneira a no ocorrer um abuso das genitlias femininas. Por volta de 1700, homens casados e trabalhadores de classe mdia freqentavam clubes e tavernas, onde se travestiam de mulher e mantinham relaes com outros homens bissexuais. Tais locais eram chamados Molly House Casa de Veados. Discorrendo sobre o sexo e capitalismo, Colin Spencer mostra a classe mdia redefinindo o papel sexual e famlia, onde os homens voltaram-se para seus negcios e suas esposas em casa ficaram, como smbolo do poder e posio de seus maridos. Houve aumento do consumismo, que segundo

Spencer, rejeitou e obscureceu o homossexual.21 Ainda assim, o travestismo e bissexualismo permanecem nas classes altas inglesas, na aristocracia francesa, e realmente, nunca cessaram. Com o ad20 21

Revista Superinteressante. Dez/2004, p. 36 impressionante que o consumismo continua atualmente movendo a massa populacional; com diferena que no tem mais esse poder negativo sobre os gays. Devido avareza, governos, empresas, etc; so politicamente amigos dos homossexuais, dando-lhes aval e liberdade cada vez maior para impor sua viso.

44 vento do Iluminismo, ou era da razo, tudo e todos passaram a ser questionados. Novas idias surgiram sobre o mundo, a realidade, o homem, a verdade, etc. A maneira tradicional de se interpretar o texto bblico foi atacada como nunca antes. David Hume afirmou ser a atrao sexual o princpio fundamental da sociedade. A pornografia romanceada passou a ter maior popularidade, porm, a relao homossexual ainda era vista como nojenta por muitos. Nesse contexto, surgiu um filsofo hedonista, Jeremy Bentham (1748-1832), que dizia ser o mximo de felicidade para a maior quantidade de pessoas, o objetivo de toda lei. Para ele, nenhuma expresso de amor, incluindo a sodomia, deveria ser tida por antinatural. Muitos desses homens doutos comearam a incitar e promover o retorno da arte grega clssica, numa tentativa de relacionar a arte, o belo, o bom gosto, com a apreciao do mesmo sexo. Numa clara contradio da premissa de que a tolerncia a todas as expresses de amor tpica de sociedades evoludas, Spencer afirma que o Iluminismo em nada ajudou a causa homossexual, tendo antes, provocado um aumento do preconceito para com esse tipo de amor. Ser que a maior parte daqueles homens inteligentes da poca e outros que surgiram, cujos ensinos vigoram em nossas universidades atuais, estavam errados em repudiar tal prtica? Um pouco mais a frente, 1833, vemos a ustria, Toscana, Prssia e URSS, abolirem a pena de morte para o crime de sodomia. Na Inglaterra, houve aumento da perseguio aos sodomitas com duzentas execues num perodo de vinte anos. Nessa poca, muitos sodomitas foram pegos, julgados, porm, absolvidos, devido serem homens proeminentes na sociedade. O comportamento lascivo, homo ertico, era tolerado, posto de lado, devido a importncia que tais

45 indivduos tinham para o mbito cultural e cientfico da sociedade. Ao mesmo tempo em que a sociedade repugnava aquela prtica tida como asquerosa, reconhecia a importncia que tais intelectuais tinham para o mundo da poca. Um fato que marcou a poca, foi o surgimento de explicaes mdicas para a masturbao, sodomia, etc. O Dr. N. Emmous Paine, afirmou que a prtica da masturbao leva ao vcio, loucura e ao suicdio. Um neurologista, George Beard, escreveu que aqueles que se masturbam freqentemente, tanto homens quanto mulheres, no do valor ao sexo oposto, sentem medo deles e se aterrorizam em pensar em ter relaes sexuais. O hngaro, Karoly M. Benkert, em 1869, foi o mdico que utilizou pela primeira vez o termo homossexual. Benkert dizia que alguns indivduos, ao nascerem, tinham uma tendncia homo ertica que os faziam dependentes e psicologicamente incapazes ao crescerem. Diversas formas de tratamento comearam a surgir para livrar o indivduo desse mal. Tratamento com choques, castrao e hipnose eram alguns mtodos usados. S no Instituto Kansas, por volta de 1899, foram castrados quarenta e oito meninos com desajustes dessa natureza. Spencer faz questo de frisar que tanto igreja catlica quanto a protestante concordaram com a explicao mdica, declarando que o homossexualismo era uma anomalia da natureza, uma doena22 Na Alemanha, o capelo da corte no Parlamento afirmou que o homossexualismo aliado ao aumento da pornografia e movimento de libertao feminina, corrompiam a sociedade. Alguns diziam que a Grcia e Roma decaram consumidas pela homossexualidade. Ao diminuir a taxa de natalidade, mdicos,
22

SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 280

46 polticos e at a igreja, culpavam os homossexuais. Em 1897, Magnes Hirschfeld, judeu e homossexual, fundou o Comit Cientfico Humanitrio, com intuito de retirar o pargrafo 175, educar as pessoas e dar motivao aos homossexuais para que lutassem por seus direitos. O pai da Psicanlise moderna, Sigmund Freud, afirmou que em 1905, que no devemos tratar os homossexuais como doentes, pois, perverso no doena. Para ele, a raiz de toda anomalia psicolgica na vida adulta estava na maneira com a criana era criada, o que ocorria nessa fase iria influenciar diretamente seu comportamento na vida adulta. Nos anos que se seguiram, aos poucos, foram sendo fundadas outras organizaes para estudos da sexualidade, incluindo o homo erotismo,como: Sociedade Britnica para Estudo da Psicologia Sexual (1914); Liga Mundial pela Reforma Sexual (1928); Sociedade Pelos Direitos Humanos (1924); Sociedade Mattachine (1948), etc. Era o comea de uma luta organizada, planejada e implementada pelos homossexuais, que iria mudar a viso social sobre o tema e que j se delineava no horizonte. Homossexuais eminentes e bem posicionados na sociedade comearam a usar sua influncia em prol da causa gay. Entre eles havia artistas, escritores, polticos, etc; os quais eram incentivados a vir a pblico, sair do armrio23 e lutar pela liberao sexual, tolerncia,etc. Durante a Segunda Guerra, judeus, ciganos, negros, homossexuais, etc, foram perseguidos e mortos. A marinha e exrcito americanos, viam a homossexualidade como psicopatologia e aqueles que a praticavam eram

23

Essa expresso veio a ser usada mais recentemente, j no fim do sculo XX e se refere ao ato do indivduo de assumir sua homossexualidade .

47 psicopatas sexuais. Soldados homossexuais passavam por interrogatrios, tortura e humilhao, sendo por fim excludos das fileiras militares. Com o fim da guerra e a publicao do relatrio Kinsey, o comportamento sexual do macho humano, gays de toda parte receberam apoio e encorajamento novos. Segundo Kinsey, 50% dos homens confessaram reagir eroticamente ao seu prprio sexo, destes, apenas 4%, tornaram-se quando adultos, homossexuais. Na Gr Bretanha, a associao mdica colocou que poderia haver cura para a homossexualidade atravs de uma frmula que inclua cristianismo, trabalho rural e horticultura. Os anglicanos, dentre estes alguns mdicos, diziam que era preciso enfrentar a sodomia, e que esta se caracterizava como rebelio contra Deus. Uma vez que o embate entre medicina, leis, religio e homossexualismo continuava, algo mais precisava ser feito. Havia necessidade que aparecesse um grupo de reforma que fosse mais militante, e assim, aconteceu. Nos EUA, a sociedade Mattachine e as filhas de Bilitis (organizao so de lsbicas), lutaram por melhorar a imagem pblica dos homossexuais e adquirir para eles participao total na vida americana desde a dcada de 50. Em 1955, o Dr Derick S. Bailey, telogo anglicano, desafiou a viso crist ortodoxa afirmando em seu livro que Deus havia destrudo Sodoma devido falta de hospitalidade e no por suas prticas homossexuais. A dcada de 60 foi caracterizada por uma srie de revolues, como dos estudantes em Paris (1968), grandes concertos ao ar livre com aumento do consumo da maconha, crescimento do movimento hippie, etc. Em junho de 1969, detetives a paisana foram a um bar para homossexuais apurar denncia de venda

48 de bebidas alcolicas sem licena. Duzentos fregueses foram expulsos, o gerente , trs fregueses travestis e o porteiro foram presos, porm, ao tentarem sair, os detetives foram vtimas de pedradas e garrafadas lanadas por homossexuais enfurecidos. Nas noites que se seguiram centenas de gays reuniam-se em frente ao Stonewall cantando o coro: legalizem os bares para homossexuais! e ser homossexual bom!. 24 Inspirados no movimento de libertao gay americano, desencadeado por Stonewall, nasceu em 1970, em Londres, a Frente de Libertao Gay, tendo em suas fileiras artistas, marginais, estudantes, professores, socilogos, etc. Beijos, abraos e andar de mos dadas foram somados s reivindicaes pelo cessar da discriminao e opresso social. Havia, ainda, uma forte nfase na aceitao pessoal dos homossexuais consigo mesmo. Uma vez que se aceitassem, poderiam contar a famlia e orgulharem-se do que eram. Em 1972, ambos os movimentos de libertao, gay e feminista, marcharam juntos por Londres at chegarem ao Hyde Park. Nesse mesmo ano, algumas mulheres do movimento romperam com o grupo por acharem que havia atitudes sexistas dentro do movimento gay. Nessa poca, e da por diante, a sociedade passou a ser marcada por auto-realizao, satisfao de desejos, consumismo e explorao ertica sem precedentes at ento. Houve, como resultado da revoluo sexual, segundo John Ankerberg e John Weldon:
...uma exuberncia de adultrios e divrcios, pelo aumento de molestamento infantil e da pedofilia organizada, pela expanso da prostituio e da pornografia, do homossexualismo militante, do lesbianismo feminista, por quase 60 doenas sexualmente transmissveis, e por cerca de 50 milhes de casos de gravidez indesejada que levam ao aborto. Sozinha, a revoluo sexual forjou a
24

DALLAS, Joe. A Operao do Erro, p. 76

49
crescente desintegrao da famlia e, com ela, a desintegrao da sociedade em geral.25

Como resultado direto da aceitao social que teve incio e conquistas alcanadas no meio poltico, cultural, etc; comearam a surgir grupos de gays evanglicos. Em 1968, Troy Perry, ex-pastor pentecostal, atravs de anncio em The Advocate (jornal de orientao gay), convocava pessoas para tornarem-se membros de uma igreja organizada. Agora, alm dos movimentos, libertao gay e feminista, comeava a delinear-se um outro, o movimento gay cristo. Desde ento, os homossexuais tm conquistado espao e aceitao cada vez maiores na sociedade, estando presentes em diversas organizaes, poltica, negcios, religio, profisses, etc. notria sua presena e luta no meio educacional, onde esto promovendo palestras sobre sexualidade como forma de homossexualizar as crianas, jovens e adultos, mudando assim, a mentalidade do maior nmero possvel de pessoas sobre o tema amor gay.

HOMOSSEXUALISMO, EVOLUCIONISMO E PAGANISMO

Visto de um prisma puramente biolgico e Darwinista, o homem seria to somente mais um animal dentre tantos outros que existe e que luta para sobreviver e alcanar um estado evolutivo maior. Muitos autores abordam a
25

ANKERBERG, John; WELDON, John. Os Fatos Sobre a Homossexualidade, p. 10,11

50 questo homossexual dessa forma, comparando o ser humano com vrias espcies de animais. Chimpanzs foram observados lutando e infligindo ccegas uns aos outros, praticando felao e carcias nos genitais. Colin Spencer assim v a questo quando diz que sexo incontrolvel est ligado em nossas mentes ao barbarismo, decadncia da civilizao, talvez nossa prpria evoluo... 26, e ainda que:
... o impulso sexual dominado pelo gene do egosmo, a fora impulsionadora que assegura a sobrevivncia das espcies. A necessidade de procriar...tem sido usada como um argumento da irrelevncia do ato sexual dentro do mesmo sexo ou at mesmo de que iria contra a natureza. 27

Em 1945, foi observado que antlopes imaturos gastavam seu excesso de fora sexual em aes homossexuais, heterossexuais, masturbao e exibicionismo. Para Spencer, aquilo que designamos como homossexualidade parte constituinte da natureza sexual do Homo sapiens, logo, o homem e ser sempre um animal melhorado entre os demais que surgiram na terra por obra do acaso. H uma forte nfase em se dar livre vazo aos instintos carnais, biolgicos, em detrimento do intelecto, do equilbrio e coerncia no viver, escolher e gozar todos os prazeres da vida. Tal nfase, diminui o valor do homem, provoca frustraes, aumenta a incidncia de aborto e das DST s, AIDS, hepatite B e C, etc. Tudo isso se tornou muito claro aps a revoluo sexual dos anos 60. Com respeito ao paganismo, alguns consideram que toda religio tem origem sexual, e, para tanto, citam divindades flicas como Shiva, Agni, Shakty (ndia), Legba, Vnus, Baco, Prapo, Dionsio,etc. Na Babilnia, as mulheres
26 27

SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 11 Ibid. p. 15

51 prostituam-se com os sacerdotes nos templos de Milita, enquanto que na Grcia e Roma, as mulheres exerciam em sacerdcio sexual nos templos de Vesta, Vnus, Afrodite, sis, etc. O sexo entre os povos pagos era visto como um portal para a clarividncia, telepatia, poderes esotricos e unio com a divindade. Samuel Aun Weor, afirma que o culto flico a nica coisa que pode levar o ser humano auto-realizao ntima.28 Estudos antropolgicos, mostram tribos da Nova Guin onde a homossexualidade era mais importante que a heterossexualidade e estava sempre ligada a religio. Entre os Marind, meninos iniciados eram penetrados pelos homens mais velhos no ritual Sosom, e mesmo depois de casados, tais homens podiam ser chamados para iniciar um sobrinho por trs ou quatro anos. Spencer declara que havia tambm um aspecto metafsico na relao homossexual, pois os participantes acreditavam que ela tinha o poder de transform-los fsica e espiritualmente.29 Na Melansia havia tribos em que os homens se travestiam de mulher e praticavam rituais secretos e sagrados. Era crena entre eles que a relao sexual entre duplas de sexo igual poderia comunicar o conhecimento sagrado e que conhecendo o parceiro intimamente que se compreender sua prpria identidade divina, cada um transformando o outro num deus. Entre tribos da Amrica do Sul e do Norte havia o berdache homens travestidos de mulher e algumas mulheres de homens que muitas vezes decidiam s-lo devido um sonho anterior ao ritual da puberdade, em que uma deusa aparecia e ordenava

28 29

www.gnosis.org.br SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 22

52 que as mulheres se tornassem em homem e os homens em mulher. Os jovens tinham medo desse chamado do mundo espiritual, porm, caso ocorresse, no poderiam recusar. Tais jovens, aprendem a usar apetrechos femininos com ajuda dos espritos e tm a voz modificada de homem para de mulher. Os gregos, cuja viso era antropocntrica o homem como centro do universo viam o ser humano como superior ao restante da natureza. Entretanto, no logravam xito no mbito religioso e sexual de sua sociedade. Seu politesmo era carregado de divindades homossexuais, pederastas, lsbicas e promscuas. Assim, temos o famoso casal Zeus e Ganimedes, o amor de Hrcules por Filocteres, Nestor, Adnis, etc. A cultura, religio e sexualidade viam-se entrelaados na vida dos povos antigos. Na Mesopotmia, era comum a crena em grandes deusas, a sacerdotisa Xam era cultuada por toda tribo e era atribudo a deusa Ishtar o poder de transformar homens em mulher. No candombl, alguns orixs (deuses) so hermafroditas, como Logum-Ede e Oxumar, e encontramos relao homo ertica entre Oxossi e Ossaim, em alguns mitos. Oxal, pai de todos os deuses, veste-se sempre de mulher. Dennis Prager, corrobora tal premissa, quando diz ...desde o incio dos tempos, o sexo anal fazia parte da adorao s deusas. 30 Dezenas de deuses pagos demonstravam comportamento lascivo, promiscuo e homo ertico, no havendo necessidade de nos estender aqui. clara a continuidade do fio negro ligando as culturas e povos pagos ao longo da histria, demonstrando a forte relao entre depravao sexual, religio pag (depravao cultual) e injustia social. O caso mais cruel que j foi registrado, da relao entre
30

www.espada.eti.br

53 paganismo e homossexualidade, do demonista Gilles de Rais (1404-1440), que seqestrou mais de 140 crianas, em rituais de invocao a sat. Spencer admite tal relao ao declarar que ...a Filosofia e as religies pags aprovavam a homossexualidade...31

HOMOSSEXUALIDADE, DSTs/AIDS E DROGAS

Dois projetos de pesquisa sobre comportamento e incidncia de DSTs/AIDS entre pessoas que tm relao sexual com parceiros do mesmo sexo foram postos em andamento no Rio de Janeiro, So Paulo e Belo Horizonte, como parte de um empreendimento mundial promovido pelo programa conjunto das Naes Unidas para a AIDS (UNAIDS). Apesar de todos os esforos do governo brasileiro, a AIDS ainda continua se espalhando e, matando milhares de pessoas
31

SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria, p. 380

54 por ano. No mundo, segundo o ltimo relatrio da ONU/OMS, existe hoje cerca de 40.300.000 pessoas contaminadas pelo HIV, sendo a maior parte na frica, sia e leste europeu, sem contar, claro, os casos no notificados. A transmisso do HIV em nosso pas, por via sexual, representa 52,6% do total registrado de casos, e destes, 51,2% se deram entre homens que tm relao sexual com outros homens, 24,9% em mulheres, e 23,9% em heterossexuais masculinos. O total de casos notificados ao Ministrio da Sade, desde a dcada de 70, quando o vrus entrou no Brasil, at dezembro do ano 2000, foi de 203.348 casos. De todos os casos registrados, a maior parte 70%, se concentram na regio sudeste do pas. No estado do Rio de Janeiro, em 1999, tnhamos 15,9 casos por 100.000 habitantes, num total, registrado at dezembro/2000 de 29.715 casos de AIDS. O Projeto Bela Vista, recrutou, entre 1994 e 1999, 1.180 homens homossexuais, dos quais 1.082 aceitaram os termos da pesquisa, e desses, 117 demonstraram sorologia positiva para HIV, sendo logo encaminhados para o devido acompanhamento mdico. Alguns no retornaram para saber o resultado dos exames, e, por fim, o projeto contou com 808 voluntrios. Desses, 81% eram solteiros, 12% vivem com outro homem e 1% com mulheres. Dois teros tinham menos de 30 anos de idade e as molstias que mais se registrou foram (aps 466 consultas): Hepatite A - 30% Hepatite B - 23% HIV - 10,8% Herpes Zoster - 0,4% Tuberculose - 0,6%

55 Parasitoses intestinais - 50,3% (entre eles Ascaris lumbricides 44%; Schistosoma mansoni 14%; Enterobius vermicularis 13%; Giardia lamblia 11%; Entamoeba 12%; Taenia -5%; etc) Condiloma genital - 4,5% Herpes Genital 5% Fissura anal - 12,5% lcera peniana - 5% Condiloma Anal - 5% Pediculose pubiana - 7% Uretrite - 12% Sfilis - 13,5% Herpes labial - 16% Gonorria uretral - 27,5% Jlio Severo, pastor da Igreja Evanglica Sara Nossa Terra, afirma em seu livro que:
Eles trocam saliva, fezes, smem e sangue com dezenas de homens por ano. Eles bebem urina, ingerem fezes e experimentam trauma retal regularmente. Muitas vezes, nesses encontros, os participantes se encontram bbados, drogados ou em ambientes de orgia...eles so particularmente suscetveis a adquirir uma variedade de enfermidades intestinais virticas e bacterianas...to comuns entre os homossexuais que a literatura mdica americana as classifica conjuntamente como Sndrome Intestinal gay.32

Devido o surgimento da AIDS, alguns homossexuais deixaram o lcool, o tabagismo e as drogas em geral, adotando um estilo de vida mais saudvel e menos promscuo. Em Los Angeles, EAU, havia o segundo maior ndice de infectados pelo HIV em 1990, sendo destes, 95% dos casos de homens gays e bissexuais. Muitos homens casados deixaram de trair suas esposas com gays, porm, aqueles que teimaram nessa prtica, disseminaram a AIDS entre os heterossexuais tambm. O Projeto Bela Vista, mostrou que 78% dos homossexuais tinham tanto parceiros fixos quanto ocasionais, com apenas 12,5% afirmando ter s
32

SEVERO, Jlio. O Movimento Homossexual, p. 67,68

56 parceiros fixos. Dentre as prticas sexuais mais referidas estavam: receber e fazer sexo oro genital 80,7% e 70,1% respectivamente; penetrao anal 75,9%; e ser masturbado ou masturbar o outro 68% e 61%, respectivamente. Em torno de 23% dos acompanhados pela pesquisa relataram como prtica lamber o nus do parceiro, 35,2% - ser lambido e 3,2% - introduziam objetos no nus do outro. Quanto ao uso de preservativo na relao, havendo envolvimento emocional, como nas relaes com parceiros fixos, 79,9% dizem ter certa dificuldade em propor o preservativo e 11,5%, referem ter bastante dificuldade. Uma pesquisa feita pelo IBOPE, demonstrou que o aumento do nmero de mortes provocadas pela AIDS no alterou o hbito sexual de homens e mulheres. A pesquisa mostrou que somente 28% dos brasileiros utilizam preservativos na relao. Declararam no ter mudado o hbito sexual, 41% dos homens e 52% das mulheres. Em relao s drogas, uma pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz, demonstrou que a infeco pelo HIV entre os que usam injetveis caiu de 63% para 42% entre 1994 e 2001, nas seguintes localidades: Baixada Santista, Salvador e Rio de Janeiro, Alm, das drogas injetveis, muitos homossexuais usam maconha e cocana, alm de drogas sintticas como ecstasy, ketamina e ghb. O psiquiatra Petros Levounis, do Centro de Pesquisa de Vcios da Universidade de Nova York, que esteve no Rio de Janeiro para uma palestra sobre drogas, disse que as drogas sintticas tm sido usadas como mtodo de aproximao, e que, adolescentes e homossexuais masculinos, com boa condio financeira, as utilizam como forma de entrada no grupo, para mostrar que fazem parte dele. O psiclogo Murilo Battisti, da Universidade Federal de So Paulo e

57 especialista em dependncia qumica, afirmou na revista Domingo do Jornal do Brasil de 10 Set/06 que a metanfetamina ou crystal meth uma das drogas que responde pelo crescimento do nmero de portadores do HIV entre gays americanos. Um estudo efetuado pelo Centro de Vigilncia Epidemiolgica Diviso DST/AIDS de So Paulo, ano de 1995, mostrou que daqueles que contraram o HIV: 32,12% - eram usurios de drogas; 23,06% - eram homossexuais; 17,43% - heterossexuais; 9,9% - bissexuais; 2,79% - de me para filho; 1,78% - de transfuso de sangue; 0,72% - hemoflicos e 12,2% - no identificados. Muitos homossexuais somam ao seu estilo de vida o uso de drogas, com prevalncia entre os jovens. Leo Mendes, presidente da Associao Goinia de Gays, Lsbicas e Travestis, reconhece que os homens gays, bissexuais e usurios de drogas so o grupo mais afetado pela AIDS. O Projeto Horizonte, que recrutou indivduos entre 1994 e 2000, demonstrou que nos primeiros dois anos: 76,7% - admitiram serem homossexuais 23,3% - admitiram serem bissexuais 67,3% - praticam masturbao preferencialmente 83,2% - praticam sexo oral receptivo 71,8% - praticam sexo oral insertivo 56,9% - sexo anal passivo - efeminado 75,7% - sexo anal ativo - sodomita 94,5% - usaram preservativo na ltima relao 79,9% - tiveram parceiros ocasionais nos ltimos 06 meses. Um fator preponderante, quanto infeco por HIV, a promiscuidade sexual, e os homossexuais, infelizmente, esto em primeiro lugar nesse fator de risco. Uma pesquisa mostrou que 71,4% de um grupo de homossexuais,

58 praticaram sexo com parceiros ocasionais com uma freqncia variando entre 01 a 600 vezes em apenas 06 meses. Um dado contraditrio, tem sido o do uso de preservativos na ltima relao (94,5%), pois o HIV continua se espalhando, embora em menor escala que no incio, no Brasil. Uma possvel explicao, talvez esteja presente nas respostas dadas por alguns indivduos participantes do projeto do Ministrio da Sade. Quase todos vem alguma desvantagem no uso do preservativo, tais como: dificuldade no teso, incomodo, reduo do prazer e no poder ser usado em sexo oral devido gosto ruim e lubrificante, Outro fator, presente na sociedade como um todo, e exacerbado entre homossexuais, o vcio sexual . Ser que a busca do prazer seria o nico propsito do homem nesse mundo? Pesquisas tm demonstrado que possvel viciar-se em sexo da mesma forma que em maconha, lcool, cocana, etc. O prazer manifesta-se em nosso crebro como descargas eltricas entre os neurnios, que induzidas pelo neurotransmissor dopamina, produz a sensao, quando comemos, bebemos, fazemos sexo, jogamos, fumamos, etc. Quanto mais dopamina for liberada, mais prazer teremos. No caso do lcool, cigarro ou cocana, a dopamina estimulada ou sua absoro normal no crebro, bloqueada, gerando artificialmente euforia ou bem-estar. Os compulsivos por jogo, sexo ou comida, passam por processo semelhante. Outra caracterstica, presente em pessoas viciadas em sexo, a incapacidade de manter relacionamentos duradouros e sadios. Rodolfo, 35 anos, conta que chegou ao ponto de procurar indigentes nas ruas para satisfazer-se sexualmente. Ele diz que:Cheguei a fazer sexo com trs mulheres por dia, a qualquer hora, em qualquer lugar 33 H relatos estarrecedores, a esse respeito.
33

Revista Veja. Fev/1999, p. 96

59 Uma mulher conta que teve muitos amantes, e, que nem perguntava mais o nome deles, que passava a noite pelos bares procurando novos parceiros, e isso com apenas 30 anos de idade. O mdico e sexlogo, Trcio Ribas, formado pela Faculdade de Medicina de Valena, ps-graduado em Sexologia, e autor de vrios livros sobre o tema, concorda que o sexo pode se tornar doena, e que a distribuio de preservativos feita pelo ministrio da Sade incentiva o sexo livre e sem responsabilidade, principalmente entre jovens e adolescentes, ocasionando um nmero crescente de gravidez indesejada entre esse ltimo grupo. Corroborando tal colocao, temos a srie de reportagens com o mdico Drauzio Varela, Filhos Desse Solo, exibido pela TV Globo no programa Fantstico, por vrias semanas, onde tal problema, gravidez precoce e o uso do preservativo, tm sido enfocados. Se o instinto biolgico, o impulso sexual continuar a ser incentivado ao livre curso, em detrimento da racionalidade, do domnio e equilbrio nas aes, muitas doenas e problemas ainda havero de surgir num futuro bem prximo. A esta altura, propcio indagarmos: Por que o avano cientfico, tecnolgico, refletido em descobertas to importantes para humanidade como a terapia com clulas-tronco, clonagem, etc; tem caminhado lada a lado com um declnio moral e relacional, entre o ser humano e Deus, e, com seu prximo, refletido num aumento da impiedade, crimes, violncia, estupros, sodomia, homicdios, desmatamentos, paganismo, avareza, etc? Qual a causa de tanta bestialidade? O que faz com que um ser humano se torne homossexual, bissexual, pedfilo, etc? BLOG daqui p/ frente 13/04/12

60 AS CAUSAS DA HOMOSSEXUALIDADE

Desde os sculos passados, e ainda hoje, muito se tem especulado cobre as possveis causas do homossexualismo. A cincia e as religies tm dado desde explicaes mais simplistas como gentica ou reencarnao, at as mais complexas como traumas de infncia molestamento, estupro, etc; influncia de foras espirituais deuses, orixs, demnios, etc. Uma concluso clara que a maior parte dos estudiosos tem chegado a de que tal fenmeno ocorre por causa de um conjunto de fatores, no havendo uma causa nica que determine a homossexualidade. Diversos grupos de ajuda, cuja atividade consiste em recuperar indivduos que desejam abandonar a homossexualidade, concluram que existem cinco fatores comuns principais na histria do pblico alvo: 1) Desenvolvimento precoce na infncia; 2) Antecedentes familiares; 3) Temperamento e interesses; 4) Presso dos colegas; e 5) Abuso sexual. Segundo Freud, considerado o Pai da Psicanlise Moderna, em sua obra O Mal Estar na Civilizao , uma...comunidade est perfeitamente justificada, psicologicamente a proibir o comportamento sexual de crianas, pois no haver perspectiva de refrear os apetites sexuais dos adultos, se a base para tanto no tiver sido preparada na infncia. 34 Para Freud, era ignorncia pensar que a Psicanlise tenciona curar desordens neurticas atravs da livre vazo sexual. Para ele, ao conscientizar o indivduo, pela anlise, o resultado ser domnio
34

JR, Armand M. Nicholi. Deus em Questo, p. 144,145

61 sobre os impulsos e libertao das cadeias sexuais. Quanto s causas de tais neuroses e distrbios, inclusive a homossexualidade, Freud ensinou que trs fatores parecem determinar a prtica: 1) forte ligao com a me; 2) fixao na fase narcsica e, 3) complexo de castrao. Freud, afirmou que na vida adulta refletimos as experincias da infncia, sendo nossas neuroses o resultado do ego fracassado em contentar o id e o superego. O homossexual visto com algum imaturo psicossexualmente, que busca no sexo igual aquilo que no tem estrutura para encontrar no seu oposto. Primeiramente, devido forte atrao e fixao na me, no haveria ligao com outras mulheres. No segundo caso, o narcisismo concede a pessoa ter menos trabalho em se ligar ao seu igual que em outro sexo. J no complexo da castrao, sofrimentos relacionados a perdas e a idia de morte, tornariam o indivduo acomodado ou acovardado psicossexualmente. De acordo com Raymundo de Oliveira, professor do DFEUEM e membro da BFC Centro de Psicanlise de Curitiba,
Tanto meninos quanto meninas, at a fase da adolescncia, no podemos afirmar que sero homossexuais quando adultos, s por terem gestos e jeito do sexo oposto. So fases em que normal a presena de esteretipos, facilmente copiados na mdia e repetidos nos gestos, mmica, falas, etc.35

Para o mdico Lsias Castilho, urologista e autor do livro Homossexualidade, caso a criana fique pressa, fixada a qualquer uma das trs fases Freudianas, manifestar em sua vida adulta ansiedade, traumas e perverses. Para Mrio Bergner, ex-homossexual e autor do livro Amor
35

www.espaoacademico.com.br

62 Restaurado, a condio homossexual ocorre devido no recebermos

adequadamente o amor do prprio gnero ao qual pertencemos. Quando amada corretamente, a criana sente-se um ser, tendo um bom fundamento para crescer e desenvolver-se. Se desfeito esse fundamento, h perda da segurana na me e a criana v os demais acontecimentos e indivduos com expectativa negativa. Apatia, retraimento, passividade, intensa agresso e emoo

descontrolada podem caracterizar crianas que perderam a segurana e senso sadio de identidade pessoal. Futuramente, pode se evidenciar na vida daquela criana um forte impulso de ligar-se a outra pessoa e descobrir nela sua identidade. O Dr Bowlby percebeu haver trs estgios na reao das crianas separao precoce da me: 1) protesto; 2) desespero, e 3) indiferena. Num primeiro momento (protesto), a criana grita, chora e procura pela me. No desespero, perde a esperana da volta materna e fecha-se dentro de si mesma. J na indiferena, a criana recupera o interesse por seu ambiente, mas no responde mais positivamente me, quando ela retorna. O Dr. Frank Lake, esclarece que
...a ansiedade causada pela separao pode provocar uma variedade de defesas e reaes nos bebs raiva, desejos intensos, tenso na genitlia ou rejeio. A separao prolongada da me pode se manifestar fisicamente na criana sob a forma de uma dolorosa tenso na genitlia. Nessa situao, ela aperta a genitlia para aliviar a dor, em uma atitude muito parecida dos atletas que esfregam um msculo dolorido.36

A Psicoterapia Sistmica, que distribui as fases do desenvolvimento psicossexual de maneira diferente da Psicanlise, v a possibilidade de surgir o comportamento homossexual nos seguintes casos: Complexo de dipo e
36

BERGNER, Mrio. Amor Restaurado, p. 96

63 Complexo de Electra Disfuncionais, ambos com incio na fase flica, entre 03 e 06 anos de idade. Complexo de dipo Disfuncional Em 02 casos ocorre a possibilidade de resultar em homossexualismo: 1) O pai morreu, sumiu, figura ausente. Nesse caso, o filho ir seduzir e se identificar com a me. A me tender a fazer do filho, seu marido, atuando em 02 papis de mulher do filho e de pai do filho, ao mesmo tempo. Ao seduzir a me e no ter o pai para fazer o corte, ele termina por se identificar com a me, criando uma resistncia por mulher, devida ter sido uma mulher que o ensinou a ser homem sua me. Tender a transar com vrios homens, mas nunca com mulheres, pois est casado com a me.

2) O pai exerce papel feminino e a me masculino, havendo seduo e identificao com esta ltima. Os papis esto trocados e a mulher incomodada com isso no para de dizer: Seu pai muito banana; atrapalhando assim que o filho se identifique com o pai. De forma sutil, ela diz que forte e que o pai fraco. A possibilidade homossexual aqui reside no fato de que seu papel de identificao que a me, masculino, e ele ir buscar um homem, no papel feminino como o pai. Ir procurar a figura feminina no gnero masculino, devido o feminino estar no seu pai, ocorrendo aqui uma truncagem edipiana.

64 Complexo de Electra Disfuncional Tambm em 02 casos h possibilidade de resultar na homossexualidade. 1) A me morreu, sumiu, figura ausente. Aqui, a filha seduzir o pai e com ele se identificar. Tornar-se- sua mulher, podendo ficar muito masculinizada, no tendo uma mulher para fazer o corte. Poder buscar na relao com mulheres me que no teve e a homossexualidade poder ser latente ou emergente.

2) Pai no papel feminino e me no masculino, em que h seduo do pai e identificao com a me, porm o casal truncado e infeliz. Caso a me, incomodada pela inverso dos papis, viva depreciando o marido, chamando-o de fraco, banana, etc. Essa me, sendo durona e invejando a afetividade do marido, sua filha ter dificuldade em valorizar os homens, buscando uma companheira mais passiva e a homossexualidade ser uma forte possibilidade. Jaqueline Cssia de Oliveira, em curso de prtica sistmica, afirma que:
96% dos homossexuais so de gnero masculino, papel masculino e com desejos e prticas homossexuais...somente 4% dos homossexuais possuem transtorno de gnero...homens que tm desejo de ser mulher...se sentem como mulher, no se adaptam internamente e por causa disso so mais agressivos. Aqui, o componente suicida muito forte, porque so muito depressivos ou com fortes traos depressivos...uma grande parte dos homossexuais no-assumidos so casados e tm filhos. Esses homens buscam travestis, mas na hora da cama, eles fazem o papel passivo.37

37

www.jcassia.sites.uol.com.br

65 Dentre tantos fatores, que ocasionam a homossexualidade, o abuso sexual tem estado presente na expectativa pregressa de aproximadamente 60% dos casos. Um olhar demorado, toques, beijos, sexo oral, anal, vaginal, incesto, estupro e molestamento, fazem parte da histria de muitos homossexuais masculinos e lsbicas. Bob Davies e Lori Rentzel, autores do livro Restaurando a Identidade, fazem uma colocao oportuna sobre esta questo, como segue:
o incesto opera terrvel devastao porque a criana trada e violada pela pessoa em que ela deveria confiar para cuidar dela e proteg-la. Geralmente, a criana molestada pensa: Eu devo ser uma pessoa horrvel para que uma coisa dessas acontea comigo! A pessoa que abusa dela pode ameaar de machucla ou at mesmo de mat-la se ela divulgar o nosso segredo...Incapaz de lidar com o trauma de tais acontecimentos, a criana pode minimizar o abuso ou at mesmo reprimi-lo completamente. O tremendo volume de raiva, sofrimento e indignao vo para o subsolo, emergindo mais tarde em uma variedade de escolhas, uma das quais para as mulheres pode ser uma total rejeio dos homens e um apego exclusivo s mulheres em busca de amor e afirmao.38

A criana, ao perceber a injustia e abuso do adulto, sentir raiva, mas impotente, ir submeter-se. Sentimentos de inferioridade, vergonha e humilhao sero gerados e jamais se conseguir esquec-los. Uma pesquisa realizada por Rosngela Justino e Sylvanyr Castro, na PUC-RJ, sobre as violncias sofridas na infncia/adolescncia e seus reflexos na vida adulta, com adeso de 189 pessoas em 2002, demonstrou que homossexuais masculinos sofreram agresso verbal e abuso sexual, e lsbicas, ambas as violncias, e ainda, discriminao. O estudo mostrou que poucas pessoas relacionaram os traumas passados com seu momento atual, excetuando-se as vtimas de abuso sexual, que parece ser a violncia que mais tem o poder de marcar o indivduo na fase adulta. As

38

DAVIES, Bob; RENTZEL, Lori. Restaurando a Identidade, p. 64

66 pesquisadoras, concluram ainda que os grupos que mais referiram violncias sofridas na infncia, foram os dependentes qumicos e os homossexuais. Rosngela Justino, que psicloga e representa o xodus Internacional no Rio de Janeiro, entidade que atua na recuperao de pessoas que queiram deixar a homossexualidade, afirma que: Creio que os fatores emocionais e sociais, bem como os espirituais, tm grande influncia na homossexualidade39 Quanto aos defensores de uma causa gentica para o comportamento homossexual, eles muito tm especulado, mas at agora, nada foi provado. Um ponto em comum, em que a maior parte dos pesquisadores concorda, que a gentica nunca representa mais do que 50% daquilo que somos, portanto, no podemos ignorar os outros 50% que iro interferir na histria de cada pessoa. Vrias pesquisas tm sido feitas com intuito de se provar que a gentica determina a prtica homossexual. Vejamos, sucintamente, as principais: 1 A pesquisa do Dr Simon Levay do instituto Salk, na Califrnia EUA Em 1991, o Dr Levay, analisou um grupo de neurnios do hipotlamo chamado de ncleo intersticial do hipotlamo anterior INAH 3, do crebro de 41 cadveres, que eram supostamente 19 homens homossexuais, 16 heterossexuais e 06 mulheres heterossexuais. O Dr Levay afirmou que essa parte do crebro era menor nos homossexuais e maiores nos heterossexuais e concluiu, por esse motivo, que o homossexualismo inato, resultante de variaes no tamanho do INAH 3. Tal concluso, mostrou-se equivocada por vrias razes, dentre elas:

39

JUSTINO, Rosangela. Da Homossexualidade Heterossexualidade: H Possibilidade de Resgate da Heterossexualidade(artigo).

67 O grfico, publicado na revista Science, revelou falhas na hiptese. Havia 03 homossexuais com ncleos menores do que dos homens heterossexuais, e 03 heterossexuais com ncleos menores do que os homossexuais. Havia tendenciosidade por parte do Dr Levay, que gay assumido e jurou provar a causa gentica do homossexualismo aps seu amante ter morrido de AIDS. Isso invalida suas concluses. Jamais, qualquer cientista, provou que essa rea do hipotlamo pudesse determinar preferncia sexual. Todos os homossexuais e alguns heterossexuais, do estudo, morreram de AIDS, e no se conhece os efeitos do HIV e suas complicaes sobre o tamanho e forma de crebros moribundos. Somente os soros positivos masculinos, e no os heterossexuais presumidos que faleceram de outras causas, foram consultados sobre sua orientao sexual antes da morte, tornando inconclusivo seu estudo.

O prprio Dr Levay admitiu que isso no provou que o homossexualismo gentico...no mostrei que os homens gays nasceram assim...no localizei um centro gay no crebro.40 A questo de causa e efeito no seria respondida mesmo se tal rea respondesse
40

pela

sexualidade.

Estudos

mostram

que

www.imw.com.br

68 comportamento pode causar oscilao no tamanho dos neurnios, ao invs dos neurnios causarem um comportamento homo ou heterossexual. As mudanas comportamentais podem configurar os neurnios e no o oposto.

2 O estudo do psiclogo Michael Bailey e do psiquiatra Richard Pillard. Nesse estudo, 52% de gmeos univitelinos, 22% de gmeos bivitelinos, 11% de irmos adotivos e 9% de irmos no-gmeos, eram homossexuais. Os pesquisadores, concluram ento que a maior incidncia de homossexuais gmeos prova ser o homossexualismo gentico. Tambm aqui, nada se provou, pois metade dos gmeos univitelinos estudados no eram homossexuais, e sim, claramente heterossexuais. Se possuam os mesmos genes, logo, 100% deles deveriam ser homossexuais.

3 A pesquisa do Dr. Dean Hamer, do Instituto Nacional do Cncer. O Dr. Hamer, auxiliado por outros pesquisadores, descobriu altas taxas de homossexualidade do lado materno e menos do lado paterno, ao analisar 76 famlias de gays. Tal estudo sugere que o cromossomo X responsvel pela transmisso da homossexualidade, pois 33 dos 40 pares de irmos possuam marcadores genticos idnticos em cinco locais da regio q28 do cromossomo X. A professora emrita de Biologia na Havard University, Ruth Hubbard, afirma sobre esse estudo:
... falho. Ele baseado em suposies simplistas e dificultado pela quase impossibilidade de se estabelecer elos entre os genes e comportamento. Do nmero bem reduzido de irmos pesquisados, quase um quarto no

69
apresentava as caractersticas adequadas. Da mesma forma, os pesquisadores no fizeram o bvio controle experimental para verificar a presena de tais marcadores entre irmos heterossexuais dos gays a quem estudaram.41

As mais promissoras estratgias de pesquisa reconheceram a influncia de mltiplos genes e de fatores genticos, como resposta para homossexualidade, portanto, sensato descartarmos a tese de que esse fator por si s responda a questo. Concernente s causas espirituais, algumas religies tm formulado respostas para a questo homossexual. No espiritismo Kardecista, por exemplo, afirma-se que tanto o homem quanto a mulher, ao reencarnar, podero assumir um corpo do sexo oposto devido o carma de sua vida anterior. Na obra Vida e Sexo, psicografada por Francisco Cndido Xavier, o esprito Emmanuel afirmou, quanto ao homossexualismo, que:
o esprito no renascimento, entre os homens, pode tomar um corpo feminino ou masculino, no apenas atendo-se ao imperativo de encargos particulares em determinado setor de ao, como tambm no que concerne a obrigaes regenerativas, ou seja, atende a imperativos reencarnatrios fixados por aes do passado, de sorte que o homem que abusou das faculdades gensicas, arruinando a existncia de outras pessoas com a destruio de unies construtivas e lares diversos, em muitos casos induzido a buscar nova posio, no renascimento fsico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de priso, a reajustar os prprios sentimentos, e a mulher que agiu de igual modo...um corpo morfologicamente masculino, com idnticos fins.42

Acreditam ainda, os kardecistas, que h casos em que espritos cultos e sensveis, rogam aos Instrutores da Vida Maior para retornarem em vestes carnais opostas estrutura psicolgica transitria que se definem, com intuito de auxiliar na elevao de si prprios e de agrupamentos humanos. Essa viso de
41 42

ANKERBERG, John; WELDON, John. Os Fatos Sobre a Homossexualidade, p. 32 GABILAN, Francisco A. Macho, Fmea, etc..., p. 19,20

70 aperfeioamento compartilhada por praticamente todas as religies que tem a reencarnao como crena comum, especialmente, as orientais: Hindusmo, Budismo, Hare Krishna. Assim, para estudiosos espritas, a homossexualidade uma distonia pretrita, que deriva de foras deformadoras da prpria alma respostas crmicas de um passado tortuoso. O Vaticano, centro do catolicismo romano, a despeito dos incontveis escndalos de pedofilia e homossexualismo envolvendo padres, bispos, arcebispos, tem se posicionado contra tal prtica, e contrrio a ordenao de clrigos gays. O catolicismo distingue entre tendncia homossexual

(homossexualidade) que seria uma paixo ou apetite desordenado desviante causado por defeitos genticos, de educao ou fatores psicolgicos e morais; e a prtica homossexual (homossexualismo) manter relaes sexuais com pessoas do mesmo sexo, o que constitui pecado abominvel perante Deus e herana do pecado original. O Cnego Jos Luiz Marinho Villac, afirma que aqueles que:

fazem de sua homossexualidade uma bandeira para a qual pedem o reconhecimento da sociedade, de modo arrogante, petulante e agressivo, exigindo que suas prticas obscenas, execrveis e anti-naturais sejam reconhecidas como um comportamento normal, sadio e legtimo...devem merecer dos catlicos o repdio votado a todos os pecadores pblicos e insolentes, que se declaram ou se comportam como inimigos de Deus e de Sua Santa Lei.43

Na viso crist protestante e evanglica, o homossexualismo seria conseqncia do pecado original, e ainda, induzido por influncia satnica na vida do indivduo, quer homem ou mulher. Justificam tal postura com base na Bblia
43

www.psique.org

71 Sagrada, em passagens como Gn 19; Lv 20.13; Rm 1.21-27; 1 Co 6.9-11, etc. uma pesquisa de campo, realizada nos meses de outubro/novembro/2005., em igrejas protestantes histricas e evanglicas da zona oeste do Rio de Janeiro, especialmente, o bairro de Bangu, demonstrou que cerca de 60% dos membros dessas igrejas crists consideram o homossexualismo como resultante de demonismo, ou seja, o homossexual seria um indivduo possudo por foras do mal,maus espritos. Entre os lderes dessas igrejas, 75% dos pastores responderam ser o demonismo a principal causa da homossexualidade, tendo 50% acrescentado traumas de infncia ao fator principal. Quando questionados sobre o que fazer com um membro da igreja que admita ser homossexual e que pea ajuda, 90% afirmaram que auxiliariam, na forma de aconselhamento pastoral. Apenas 10% disseram que excluiriam o membro homossexual. Esses dados demonstram preocupao e ao mesmo tempo otimismo, parecendo haver uma luz logo ali adiante. O pastor Raymundo Joo de Santana, presidente da Assemblia de Deus no Rio Grande do Norte afirmou que no somos contra ningum e nem temos preconceitos contra homossexuais. Jesus nunca preteriu as pessoas. 44 O pastor Mrio de Carvalho, da Igreja Evanglica Assemblia de Deus do Jardim Cachoeira, zona norte da regio de So Paulo pensa que o homossexualismo precisa ser combatido porque uma doena que pode ter inclusive, causas espirituais.45

44 45

Jornal Tribuna do Norte. 24 de Ago/2003. Revista Eclsia. Ago/2001, p. 35

72 No livro Restaurando a Identidade, Lori Rentzel, conta que foi liberta de 10 demnios do homossexualismo, tendo ficado totalmente livre. Experincia semelhante viveu Mrio Bergner, que em Amor Restaurado, declara ter sido perdoado de seus pecados, batizado no Esprito Santo e liberto de uma manifestao de demnios que residiam em seu corpo devido ao pecado. Edson Carneiro, em seu livro Candombls da Bahia, afirma que o candombl leva muitas pessoas para o homossexualismo. Ele declara que difcil esses efeminados no serem cavalos de Yans, orix que geralmente se manifesta em mulheres inquietas, de grande vida sexual, que se entregam a todos os homens que encontram46 A base para tal afirmao est no fato de que alguns deuses do candombl so macho e fmea ao mesmo tempo, e assim, influenciariam os adeptos. O babalorix Fernando Khouri, diz que no sabemos os porqus de Deus quanto homossexualidade, e, acrescenta que :
No candombl, se condenarmos a homossexualidade, condenaramos os nossos deuses. Loguned, filho de Oxum com Oxossi, rene em si as caractersticas sexuais de seus pais. Ele uma divindade andrgena; Oxumar, por ser uma serpente sagrada, pode ser macho e fmea; Oxal, o pai de todos os deuses, veste-se sempre de mulher...se entre os deuses h ambigidade sexual ou com probabilidade frgil, no seremos ns que vamos exigir padronizao heterossexualidade dos nossos irmos.47

O antroplogo Luiz Mott, lder do Grupo Gay Atob da Bahia, afirma que LogunEde e Oxumar so metade do ano macho e a outra metade fmea. Bem, independente do que dizem a Psicanlise, a gentica ou as religies, uma pesquisa entre brasileiros constatou que: 33% - afirmaram ser a homossexualidade
46 47

um

problema

psicolgico

adquirido

na

infncia

ou

Revista Defesa da F. Mai/2000, p. 54 www.riodasostras.com.br/fernadokhouri

73 adolescncia; 10% - responderam que uma doena; 1% - que seria safadeza; 25% - que poderia ser gentico; e 19% - que se trata de opo do indivduo. S uma certeza podemos ter: a homossexualidade, em todas as suas manifestaes sodomia, lesbianismo, travestismo, bissexualismo, pederastia; etc,

conseqncia ou resultado da interao de mltiplos fatores, sejam psicolgicos, culturais, biolgicos, espirituais,etc; que acometem o ser humano, produzindo confuso de identidade de gnero e deformao em sua sexualidade.

A TIRANIA DA MINORIA

Embora, a comunidade homossexual organizada de todo mundo, insista no discurso de que os homossexuais so vtimas indefesas e como tal carecem de ajuda, tal afirmao no representa a verdade por vrios fatores, como: Presso poltica e psicolgica, perseguies e agresses contra os homofbicos, e sua luta para destruir a famlia. No incio de sua organizao, os homossexuais adotaram trs verbos ou palavras de ordem: sair do quarto, formar alianas e confrontar todos que se mostrarem contra sua causa. Em pouco tempo, surgiram grupos formados de indivduos de todas as camadas da sociedade. Em 1973, a Associao Americana de Psiquiatria (APA), retirou o homossexualismo do CID -10 (Cdigo Internacional de Doenas), onde at ento o mesmo era classificado, junto com pedofilia, sadomasoquismo, voyeurismo, exibicionismo, como distrbio ou doena mental e comportamental. A APA vinha sofrendo presso atravs de protestos incansveis

74 desde 1968, por parte de grupos gays, e, este episdio, foi o primeiro na histria, em que uma doena deixou de ser assim classificada sem que houvesse comprovao cientfica para tomada desta deciso. Desde ento, os

homossexuais tm se infiltrado em vrias organizaes polticas, rgos governamentais,educacionais,etc; e conquistado benefcios em prol de sua causa. Se no passado, os homossexuais eram reprimidos pela sociedade, hoje, aqueles que se opem prtica homossexual, por princpios morais e religiosos, que esto sendo reprimidos por eles e pelos simpatizantes de sua causa. Em 1994, e ex-prefeita de So Paulo, Marta Suplicy (PT), que tem um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional a favor da unio civil de homossexuais, afirmou que produtos e programas que ofendem os homossexuais deveriam ser boicotados, que nossas crianas e adolescentes tm que aprender sobre a homossexualidade, etc. Em 1995, foi fundada a Associao Brasileira de Gays, Lsbicas e Travestis (ABGLT), que hoje j rene 170 grupos de todo pas. No ano de 2005, Luiz Roberto Gambine Moreira, que passou por cirurgia para mudana de sexo em 1989, conseguiu da justia brasileira autorizao para mudar seu nome para Roberta Close. Cerca de 77 cidades brasileiras j adotaram leis contra o preconceito aos homossexuais. Em Juiz de Fora (MG), foi aprovado pela Cmara Municipal um Projeto de Lei, do vereador Paulo Rogrio dos Santos, cujo texto foi elaborado com auxlio de militantes do movimento gay de Minas Gerais, que garante troca de beijos e carcias aos homossexuais em locais pblicos, havendo multas previstas para quem os incomodar. Paulo Rogrio diz

75 que no queremos dar aos homossexuais nenhum privilgio...Estamos apenas garantindo a eles aquilo a que qualquer outra pessoa tem direito. 48 Em 1998, tnhamos em todo pas um total de 24 homossexuais disputando vagas nas Cmaras de Vereadores dos 13 Estados da Federao. Outra estratgia, pela qual o movimento gay organizado vem conquistando espao e a simpatia da sociedade, tem sido as passeatas ou paradas do orgulho gay. O jornal Universo GLS de junho de 2004, em matria intitulada Luta pela Igualdade declara que as lideranas GLBT exercem presso para mudar leis de nosso pas e afirma que:
Desde a primeira parada, em 1995, no Rio de Janeiro, at este ano, j so 42 cidades brasileiras que realizaram manifestaes em defesa dos direitos de gays, lsbicas, transgneros e bissexuais, reunindo mais de 3 milhes de pessoas.49

O nmero de participantes tem crescido a cada ano, como por exemplos: Para Gay em Copacabana RJ no ano de 2000 5000 participantes; Parada Gay em Madureira RJ, ano de 2001 1000 participantes; 2 Parada Gay de So Gonalo, em 2005 2500 participantes; 9 Parada Gay em Copacabana RJ, ano de 2004 100.000 participantes; 10 Parada Gay de Copacabana RJ, ano de 2005 400.000 participantes; Parada Gay de So Paulo, ano de 2005 1,8 milhes de participantes. A mdia televisiva, rdio, jornais, revistas, etc; tm sido cada vez mais usados para desensibilizar as pessoas quanto ao equivocado estilo de vida gay. Nos ltimos anos, vrios filmes e novelas tm sido produzidos com intento de incutir na mente da populao a idia de que a homossexualidade algo natural.
48 49

Revista Veja. Mai/2000, p. 80 Jornal Universo GLS. Jun/2004

76 O Dr Samuel Fernandes M. Costa, em um artigo intitulado Hollywood dos Machos aos Gays Bondosos, afirma que ...um aspecto cada vez mais freqente nos filmes de Hollywood lanados a partir de 1990 a crescente participao de casais gays.50 Segundo o Dr. Samuel, os filmes atuais apresentam o homossexual como um lder simptico, compreensivo, sbio, humano e com entendimento sobre o amor muito maior do que o dos heterossexuais. Como exemplo, cita Garotos de Programa (1991), O Padre (1994), A Gaiola das Loucas (1996), Melhor Impossvel (1997), Perseguindo Amy (1997), Doce Novembro (2001), etc.(diversos desses no so de Hollywood). No Brasil, desde 1975, o homossexualismo invadiu o lar de milhares de famlias, atravs de algumas emissoras de televiso, em especial, da Rede Globo de televiso, com a novela O Rebu, onde o personagem Conrad (Ziembinski) mata a namorada de seu garoto Cau, devido cimes deste. Da em diante, a mensagem homossexual continuou presente na Globo, como segue: Malu Mulher (1979), Brilhante (1981/1982), Um Sonho a Mais (1985), Mico Preto (1990), O portador ( 1991), Pedra Sobre Pedra (1992), A Prxima Vtima (1995), Torre de Babel (1998), Suave Veneno (1999), Senhora do Destino (2004), A lua Me Disse (2005), Amrica (2005) e Belssima (2006). O ponto culminante na televiso, ocorreu no programa Big Brother Brasil 5, onde o professor baiano Jean Willis, venceu a final com 22 milhes de votos 55% do total, conquistando o prmio de um milho de reais. S na primeira manifestao de preconceito sofrida por Jean, gays de vrias partes do pas, mandaram 14 mil

50

www.chamada.com.br

77 e-mails de apoio ao professor. No programa Altas Horas, transmitido pela Rede Globo aos domingos de madrugada, Jean Willis, afirmou que no incio do BBB5, ficava na casa de um lado para o outro como um cachorro sarnento, querendo apenas ateno, e que sua participao no BBB5 havia sido ajustada aos interesses da militncia homossexual como forma de alavancar a causa gay pois que o programa terminaria prximo da poca das paradas do Orgulho Gay no pas. Mais uma vez, o esteretipo de homossexual vitimado, coitadinho e bonzinho, conseguiu seduzir o pblico em grande escala. Em 1978, surgiu Lampio, o primeiro jornal gay brasileiro, e a partir de ento, dezenas de publicaes tm aparecido, como segue: Jornal Universo GLS, Revista G Magazine, Sui Generis, Homens, Sodoma,

Homossexualidade Uma Histria (1999), O Que A Bblia Realmente Diz Sobre A Homossexualidade (1998), Astrologia e Homossexualidade (1998),etc. Temos, atualmente, um rentvel pblico gay, e h bares, saunas, points, sites, Ongs, associaes,etc; todos voltados s para eles. Por exemplo: Blue Angel, Bofetada, Redutoo, Rainbow, Fever, La Cueva, La Girl, L Boy, Astral, Atob, Gai, etc. Quanto intolerncia daqueles que no querem ser discriminados, muitos so os exemplos que mostram o contrrio da imagem passada pelos meios de comunicao sobre os homossexuais. Violncia, suicdio, dio e discriminao, para com os de fora, e entre eles mesmos, tm sido uma constante por parte de muitos homossexuais, para com aqueles que no concordam com sua prtica e que ousam se expressarem. Michael Swift, conhecido como o gay

revolucionrio, que chocou o Congresso Americano em 1987, declarou que:

78
Iremos sodomizar seus filhos...vamos seduzi-los nos seus colgios, nos seus dormitrios, nos seus ginsios esportivos, nos seus vestirios, nas suas quadras, nos seus seminrios, nos seus grupos de jovens, nos banheiros de seus cinemas...nas suas Cmaras do Congresso, onde estiverem homens juntos com homens...seus filhos sero recriados nossa imagem. Viro a ansiar por ns e a nos adorar...Mulheres, vocs dizem que no esto mais satisfeitas com os homens; eles as fazem infelizes... ns tiraremos seus homens de vocs. Ns os divertiremos, os instruiremos e os abraaremos quando chorarem...Escreveremos poemas sobre amor entre homens; exibiremos peas teatrais onde um homem afaga carinhosamente outro homem; faremos filmes sobre o amor entre homens heris que substituiro o amor heterossexual juvenil, inspido, sentimental, superficial e barato que atualmente domina e enlouquece suas telas de cinema...A unio familiar ser abolida...Meninos perfeitos concebero e crescero em laboratrios genticos...todas as igrejas que nos condenam sero fechadas. Nossos nicos deuses sero moos bonitos...Demonstraremos que homossexualidade, inteligncia e imaginao esto inextrincavelmente ligadas, e que a homossexualidade um requisito da nobreza verdadeira, da beleza verdadeira em um homem...Ns tambm somos capazes de disparar armas de fogo...na revoluo final...trema, hetero suno, quando aparecermos diante de voc sem nossas mscaras.51

Vejamos agora, alguns exemplos especficos da intolerncia homossexual:

* Especialista sob acusao O psiclogo cristo, Dr. John Jeffrey, deu parecer favorvel para uma me que disputava a guarda de uma criana. Como resultado, o pai da criana, que homossexual, juntamente com outros ativistas gays, moveram 36 processos no Conselho Regional de Psicologia com intuito de cassar a licena do psiclogo. Por ter sua reputao abalada, o profissional foi suspenso de alguns locais de trabalho.

* Professora ameaada
51

www.chamada.com.br

79

A professora de Estudos ticos e Legais da Universidade Estadual do Arizona, Marianne Moody Jening, teve o pneu de seu carro furado e recebeu vrias ameaas e cartas com mensagens cheias de dio, e isso, somente aps ter publicado um artigo, onde a mesma se ope ao casamento de pessoas do mesmo sexo. Um ativista, numa s pgina da carta, lhe chamava de homfoba dezenove vezes.

* Gays tentam remover redator universitrio


...Em 1985...eu escrevia uma coluna chamada O Engano Homossexual. Nela, eu dava orientaes aos estudantes que tentavam encontrar a prpria identidade sexual. Aconselhava-os a fugir de um estilo de vida que os levaria a destruio, tanto do corpo quanto da alma. Alm das ameaas, palavres e tentativas fracassadas de me perseguirem, colocaram meu nome e meu nmero de telefone nos banheiros usados pelos gays da cidade de Tempe...no pas inteiro, os gays profanaram igrejas, impedem pessoas de assistirem aos cultos, realizam desfiles com nudez e atividade sexual aos olhos do pblico. Interferem tambm na poltica. Causam tumulto, quando um projeto de lei que concede direitos civis para gays vetado por um governador.52

O filsofo Olavo de Carvalho, que escreve para o jornal O Globo aos sbados, na seo Opinio, pensa que aquilo que alguns gostam, outros podem no gostar. Todos tm a liberdade de achar ruim aquilo que outros pensam ser bom. Quanto a discriminao que os homossexuais tanto se queixam, dependendo de onde venha, pode ser algo banal, sem importncia. Olavo de Carvalho, cita as seguintes palavras, colhidas de um site gay: Um nojo. Uma aberrao. Me d vmito. Por que no vo fazer isso em outro lugar? No vim aqui para ver uma coisa dessas.53
52 53

SEVERO, Jlio. O Movimento Homossexual, p. 33,34 Jornal O Globo. 24 Jul/2004

80 Tais palavras, longe de terem sado dos lbios de religiosos, neonazistas, homofbicos, etc; foram pronunciadas por homossexuais contra travestis e transsexuais que queriam adentrar em uma sauna gay. Em relao ao HIV entre os homossexuais, um dos voluntrios de um projeto do Ministrio da Sade, admite: Minha cabea entra na onda tambm; digo: Nossa, to bonito, mas soropositivo. 54 Outro assinala que numa festa particular, todos cochicham: Esse cara tem AIDS, e a pessoa, rejeitada, sai inteiramente desnorteada.55 O pastor Jlio Severo, diz que tem sofrido constante perseguio por parte de ativistas gays. O mesmo ocorre com Joo Luiz Santolim lder do MOSES (Movimento Pela Sexualidade Sadia), Rosngela Justino psicloga e fundadora da Associao Brasileira de Apoio aos que voluntariamente desejam deixar a homossexualidade (ABRACEH), entre outros. As evidncias demonstram que os homossexuais tambm so preconceituosos, discriminadores e at assassinos. Um estudo mostrou que entre 518 assassinatos com nfase sexual, 350 vtimas (68%) foram atacadas e mortas por homossexuais. Dos 43 assassinos, 19 (44%), se constituam de bissexuais ou homossexuais. De todas as partes da sociedade que o movimento gay tem atacado, induzido, pressionado, nenhum outro tem sido alvo de tantas reivindicaes e desrespeito quanto famlia. Os homossexuais querem ter direitos a casarem-se, adotar filhos, herana, benefcio do INSS, etc.

54

www.aids.gov.br www.aids.gov.br

55

81 Nos EUA, o presidente George W. Bush, preparou uma emenda constitucional contra o casamento de homossexuais, sem contudo, intervir na unio civil entre eles. Somente em alguns Estados h permisso para unio civil, como: Hava, Massachusetts, Vermont, Connecticut, etc. Na Europa, vrios pases permitem a parceria civil ou algo similar. Por exemplo: Dinamarca (1989) - foi o primeiro pas a permitir a parceria; Noruega, Sucia, Islndia (1996), Finlndia (2002); Holanda (2001) tendo permitido adoo de filhos em 2002; Espanha (2005) legalizou o casamento e adoo ; Luxemburgo (2004); Sua (2005); Gr-Bretanha (2005); Crocia (2003);etc. Na Amrica Latina, temos como exemplos: Buenos Aires e Rio Negro, na Argentina, onde os casais GLS tm direitos iguais aos demais. S a Itlia possui 100 mil filhos de pais homossexuais, segundo pesquisa da Associao Homossexual Italiana e Instituto Superior de Sade. Quando se prope tal unio, a instituio famlia, que segundo as Escrituras Sagradas, projeto de Deus (Gn 2.18-25), que est sendo ameaada. No existem ainda, pesquisas claras e consistentes, que avaliem o impacto que as crianas teriam em sua formao psicossexual e emocional, quando criados num lar onde ambos os referenciais so do mesmo sexo. Um fato certo, como clula mater da sociedade, a famlia, ainda sofrer muitos ataques, pois a militncia homossexual no ir parar enquanto no homossexualizar toda populao, criando uma Nova Grcia, onde as mulheres so apenas procriadoras, sabedoria e instintos bestiais caminham juntos, meninos so sodomizados e no h limites para perverses.

82

- TERCEIRA PARTE -

83

BBLIA E A HOMOSSEXUALIDADE

A BBLIA E A HOMOSSEXUALIDADE Antes de examinarmos pormenorizadamente as passagens bblicas sobre a homossexualidade, preciso vermos, de maneira breve, o que as Sagradas Escrituras ensinam sobre o homem, o pecado e a salvao. Nossa conscincia sobre ns mesmos, sobre o mal e o que seria salvao, em ltima anlise o que ir nos capacitar a reagir de determinada maneira ou no, frente aos desafios de uma sociedade cada vez mais relativista, onde no h verdade absoluta e nem valores. Se no existe mais certo e errado, mais cada um tem sua verdade, logo, no h mais limites para aquilo que os homens podero fazer. Isso vale, claro, para qualquer aspecto de sua vida.

O Homem

84 Segundo o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, o homem qualquer indivduo da espcie animal que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva, o ser humano... 56 Para os gregos, o homem era a criatura mais perfeita do universo e o centro de todas as coisas antropocentrismo. De acordo com as religies orientais, o homem possui dentro de si uma centelha divina, que uma vez despertada leva o ser humano auto-realizao e conhecimento pleno de si mesmo. Segundo a crena evolucionista, o ser humano oriundo de animais inferiores por um processo de seleo natural. Charles Darwin, afirmava que sua teoria baseava-se na transmisso de caracteres adquiridos, porm, foi constatado por Weissmann que tais caracteres no podem ser herdados. As espcies so imutveis, e no h prova alguma, cientfica, de que grupos de animais tenham sido originados atravs de seleo natural. A Embriologia, a Morfologia e a Geologia, no lograram xito em provar at agora que uma espcie pode realmente se transformar em outra. Caractersticas, como originalidade, universalidade e imutabilidade esto geralmente presentes nas espcies animais e vegetais. Historicamente, todas as espcies j conhecidas so hoje, exatamente o que sempre foram at onde podemos retroceder. Ocorre que, jamais se encontrou qualquer evidncia de transmutao, elo algum de transio entre as espcies se descobriu em lugar algum.
Ou os hbridos nascem da unio de duas espcies distintas, que uma vez unidas logo se tornam estreis, ou se unem a um dos troncos primrios e logo retornam a esse tipo em nenhum caso se d o que pode se chamar uma nova espcie, ou seja, uma espcie intermediria57
56 57

FERREIRA, Aurlio B. de Holanda. Mini Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, p. 367 THIESSEN, Henry Clarence. Palestras em Teologia Sistemtica, p. 150

85 As Escrituras Sagradas declaram que Deus criou o homem (Gn 1. 26,27), sendo seu corpo formado do p da terra e sua essncia imaterial provindo da prpria divindade (Gn 2.7; J 33.4). Tal origem, transmite ao homem dignidade de ser e o torna responsvel, estabelecendo o fundamento para um ...sistema racional de tica e redeno.58 O homem, ento, teria sido criado perfeito, inteligente e racional, com liberdade de escolha e j em estado adulto. Tal viso, invalida a tese de alguns cticos que pensam que o estado original da raa humana teria sido de barbarismo, que aos poucos evoluiu at chegar no que somos hoje. O fato de a Arqueologia encontrar registros escritos e monumentos que explicam a existncia de naes altamente civilizadas nos perodos mais antigos de nossa histria, demonstra que o homem um ser singular, cuja existncia exige um propsito mais elevado do que a maioria dos indivduos imagina.

A imago dei As palavras hebraicas tselem e demuth, referem-se respectivamente a imagem funcional e semelhanas visuais, estruturais e auditivas. Entrementes, preciso deixar claro que essa imagem no era fsica, pois Deus, de acordo com as Escrituras, esprito, no sendo, constitudo de partes como o homem. As expresses bblicas como: dedo de Deus, brao de Deus, etc; so antropomorfismos, figura de linguagem usada para facilitar o entendimento dos homens sobre a natureza, carter e amor de Deus. A semelhana ento, seria intelectual, moral e social. Essencialmente, razo, vontade e conscincia
58

HODGE, Charles. Teologia Sistemtica, p. 543

86 caracterizam o esprito, e foi assim que Deus, segundo as Escrituras Sagradas, dotou o homem ao cri-lo, com atributos de Sua prpria natureza espiritual. Deste ponto, se depreende que se no fssemos imagem e semelhana de Deus, jamais poderamos conhec-lo, e no teramos diferena significativa em relao aos irracionais. Outro aspecto moral recebeu apoio dos telogos reformados, para os quais o homem fora criado em retido e justia como tambm verdadeira santidade (Gn 1.31; Ef 4.24). Assim, originalmente, o homem teve uma tendncia e vontade direcionada para conhecer a Deus e Seu propsito, mesmo estando presente a possibilidade de optar pelo mal. Mesmo afastado de Deus, todo indivduo possui uma lei moral ou natural inscrita dentro de si. Um estudo comparativo feito por C.S.Lewis, demonstrou que as civilizaes antigas j possuam essa noo moral em suas mentes. Os cdigos morais escritos de egpcios, hindus, chineses, babilnicos, gregos, romanos,etc; se parecem em grande escala entre si e com os atuais. Essa moralidade, ausente dos irracionais, peculiaridade dos homens como privilgio dado por Deus. Com respeito ao aspecto social, as Escrituras Sagradas mostram que Deus um ser social, que descobre os objetos de seu amor na Santa Trindade. Ele antes de todas as coisas e Nele nunca houve solido. O homem recebeu do criador uma companheira, e o prprio Deus o visitava, o assistia todos os dias no den (Gn 3.8). O pouco amor humano que ainda vemos e aes sociais que o expressa originam-se desse aspecto presente na constituio humana, apesar da queda. Segundo Timothy Munyon, Deus nos tem dado graciosamente aquilo que

87 necessitamos para cumprir o Seu propsito na nossa vida: conhecer, amar e servir a Ele59 De acordo com Millard, o homem hoje se encontra numa condio de anormalidade, ou seja, no somos, conforme a descrio bblica, seres humanos verdadeiros. Somente Ado e Eva, antes do pecado e queda, o eram, e, apenas Jesus o foi, durante todo tempo de sua encarnao. Aps a entrada do pecado na realidade humana, todos se tornaram apenas cpias deformadas, corrompidas e degradadas daquela humanidade original que Deus havia dotado o primeiro casal. sobre isso que refletiremos a seguir.

O Mal na Histria Humana Os dicionaristas costumam definir o pecado como violao de um preceito religioso, uma falta ou culpa, porm, teologicamente, ele muito mais complexo que isso. A existncia do mal no universo um problema em que filsofos e telogos tm se debruado ao longo da histria do homem. Maniqueus, gnsticos e marcionistas, por exemplo, viam o mal como uma substncia presente no universo como um todo e tambm na composio de ser humano. Ele seria uma matria eterna sempre em conflito como o bem. Tal viso esbarra no ensino escriturstico de que somente Deus eterno e a matria criao Sua. Deixa ainda, explicitado que o corpo do homem mal em essncia e assim, seria uma priso e exerceria influncia malfica sobre ns, posio esta, tambm ausente nas Escrituras. Alguns h, que o considera simplesmente imitao do ser, uma carncia de virtude ou debilidade em que a distino entre bem e mal, apenas
59

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica, p. 260

88 quantitativa, a divindade seria a soma de tudo que existe, inclusive do mal. Essa viso pantesta, na verdade, no elucida a diferena entre mal metafsico e mau moral acabando por negar a existncia do pecado, e no explic-lo. Ao negar o pecado, acaba com o sentimento de dever moral, dando ao homem liberdade sem limites de entregar-se a todas as paixes nocivas. Temos ainda, a teoria da privao, o antagonismo necessrio, Teoria Sensorial, etc.; como tentativa de explicar o mal na existncia humana. Para entendermos esta questo, necessrio que saibamos ser a lei expresso da vontade exercida pelo poder, logo, implicando na existncia do legislador ou sujeito que a determinou. Thiessen afirma, quanto lei divina, que pode ser elementar e positiva, estando primeira arraigada aos elementos e foras de todas as criaturas racionais e irracionais, dando a ordem fsica ...uma constncia apenas relativa, s vezes, Deus a suplementa atravs de um milagre 60 Positivamente, a lei seria Deus expressando Seu querer em ordenanas pblicas, sendo constituda de Seus preceitos morais, como: Os dez mandamentos (x 20.1-17), e a tica do reino (Mt 5-7). Abrange ainda, toda legislao cerimonial ofertas, pureza, sacerdcio, porm, no foi dado como meio pelo qual o ser humano fosse salvo, pois sendo escravo de seu prprio ego, impossvel a este cumprir toda a lei e ser justificado. Seu papel foi ento o de conceder ao homem o entendimento mais pleno do prprio pecado, revelando ainda, a santidade divina e trazendo para o pecador a conscincia de sua necessidade do Cristo. Quanto melhores os homens tentam ser, por fim, s terminam percebendo o quanto so ruins e incapazes de cumprirem as elevadas exigncias do Supremo Legislador.
60

THIESSEN, Henry Clarence. Palestras em Teologia Sistemtica, p. 167

89 Entrementes, o homem foi criado bom e mesmo aps a queda e conseqente expulso do den, permaneceu com um senso de certo e errado dentro de si, que alguns denominam de conscincia. Tal senso, privilgio apenas dos racionais, atestando para toda humanidade a existncia Daquele que a criou. C.S.Lewis, chama esse cdigo de Lei Moral ou Natural e afirma ser uma realidade que ultrapassa o tempo e as culturas. As Escrituras Sagradas, afirmam ter entrado o mal na experincia humana pela desobedincia do primeiro casal no den (Gn 3), estando presente nesse processo outro ser Satans, que em poca imemorial teria juntamente com outros seres angelicais, tentado usurpar a soberania divina (Is 14.12-15; Ez 28.11-19). Para nosso estudo, importante salientar aqui o fato de que Ado e Eva representavam raa humana, tinham a capacidade de aceitar ou rejeitar a proposta feita de tornarem-se como Deus (em deuses), e uma vez postos prova que a Escritura traz como comer ou no determinado fruto, falharam conscientemente, manifestando rebeldia contra seu criador e tendo como conseqncia imediata vergonha e medo como emoes dominantes (Gn 2.25; 3. 7,10) para si mesmos e, ocasionando ainda, maldio para criao fsica (Gn 3.17; Rm 8.20), e da parte divina, a promulgao da sentena e seguida expulso do paraso aqui como figura do estar perto ou em comunicao com Deus, que a vida, em contraste com a morte que agora passou a ser parte da experincia humana, e representa a separao de Deus. Escrituristicamente, ento, o pecado seria uma falta de conformao, por ao ou omisso, com a moral divina, manifestado em atos, pensamentos ou disposio. Thiessen, nos chama ateno para o fato de que o ensino da queda do ser humano no ocorre s no

90 cristianismo, antes, todas as religies contm relatos similares na essncia, embora dspares no perifrico, atestando que algo terrvel ocorreu nos primrdios da vida humana na terra. A moralidade divina, conforme vista no cristianismo, ultrapassa em muito a viso do Ser Supremo, perpetrada nas demais religies, logo, eleva e intensifica extremamente a idia de pecado. Berkhof, corrobora tal idia ao explicar que os pais da raa colocaram-se em oposio ao criador, rejeitando a submisso a Sua vontade, tomando assim, nas prprias mos o curso e determinao de seu futuro. Eticamente, o contraste entre bem e mal absoluto, no havendo condio alguma de neutralidade entre ambos. Quando o homem, que foi feito bom moralmente, pecou, no se tornou mal devido diminuio de sua bondade, antes, houve uma mudana qualitativa e radical, uma transposio da condio de pureza para a de pecado, da justia para a injustia. Bultmann, esclarece que o pecado seria um afastar-se da divindade, que o doador da vida, voltando-se para a criao, acreditando obter a vida pelo desfrute do que terreno com poder e merecimento prprios. Essa independncia do criador na verdade tornaria o homem escravo do pecado e no senhor de si mesmo. O apstolo Paulo afirma que o pecado entrou no mundo tornou-se parte da experincia humana, pela desobedincia de um s homem Ado (Rm 5.19), e que, o desenrolar do plano da redeno humana tornou-se possvel pela obedincia de um s Cristo. Assim, as Escrituras mostram que o pecado obscurece o entendimento (Rm 1.31; 1 Co 2.14; Ef 4.18),produz desgnios maus (Gn 6.5,12; Rm 1.21), paixes infames, linguajar corrupto (Rm 1.26,27; Ef 4.29), corrompe a mente e a conscincia, pervertendo e escravizando a vontade (Rm 7.18,19; Tt 1.15). O N.T. afirma ento, estarem os homens mortos em seus

91 pecados, isto , destitudos daquela vida espiritual que possuam antes da queda (Ef 2.1,5; Cl 2.13). Alguns usam para tal viso o termo depravao, que seria a ausncia no homem da justia original, corrupo moral e tendncia para o mal, alm de nenhuma afeio para com Deus.

A CULPA Originalmente, a relao existente entre o pecado e a justia se expressa na culpa. Na Lngua Portuguesa um culpado aquele que praticou ato culposo, responsvel e, est assim numa relao penal com a lei.

Teologicamente, Berkhof mostra que se pode v-la em dois sentidos: potencial que parte essencial do pecado e inseparvel deste. A justificao em Cristo e o perdo no a removem, uma vez que, nossas aes erradas, pecaminosas so merecedoras de males e cada um responde por si mesmo (Lm 3.39); e habitual no qual se enfatiza o merecimento de punio, de saciar a justia divina pela transgresso da lei. Aqui a culpa no parte essencial do pecado, antes, se relaciona com a sano penal exigida pela lei, e, torna-se possvel remov-la satisfazendo-se a justia de forma pessoal ou vicria, isto , pode ser assumida por outra pessoa (2 Co 5.19). Aqui, Thiessen, adverti-nos que a condenao divina revelada de forma parcial e proftica por meio da conscincia (Rm 2.15; 1 Jo 3.20), e havendo insistncia e avano nas transgresses, a sensibilidade de discernir e o sentimento moral diminuem (1 Tm 4.2). Lewis argumentou que em todas as culturas, mesmo pags, o ser humano nunca deixou de ter cincia de uma lei moral e de sua incapacidade de viver em conformidade com ela. Para ele, o homem atual perdeu essa sensibilidade, aceitando o viver nada civilizado

92 cheio de mentiras, inveja, falta de castidade, homicdios, roubos, etc. Ao pecar, todo indivduo sente sua conscincia, que se colocou na contramo em relao a algum poder superior ou divindade. Como na coliso com uma rocha, nada de proveitoso restar de um veculo que possibilite seu uso adequado para o fim para o qual foi feito, por essa analogia, entendemos que a revelia de Deus e dominado pelo pecado, o homem no logra xito em viver aquela vida para a qual foi criado por Deus. Ele quer a paz, a felicidade e o contentamento, e at tem se empenhado em certos momentos para encontr-los, porm, como os fins no justificam os meios, tudo o que tem colhido falsa paz, frustraes, depresso, derrota, culpa e um crescente afastar-se da divindade, uma vez que Esta veio ao encontro da humanidade em Cristo (Jo 3.16), e, s nos aceita em Seus termos, no nos nossos. Parafraseando Santo Agostinho, Tu nos formas-te para Ti, e nossa alma no descansar, enquanto no encontrar repouso em Ti. O teimar em viver a parte da divindade, se constitui em rebeldia, assim como transgresso ir alm dos limites postos por Deus; erro no levar em conta o que certo; desobedincia no se dispor, nem permitir ser conduzido pela verdade; e incredulidade recusa em confiar em Deus a despeito das evidncias.

A Punio: Natureza e Inteno Punio, deriva do latim poena e significa expiao, pena, etc. A mesma est condicionada a prtica de algum mal praticado por um ser vivo ou indivduo. Muitos estudiosos a definem de forma mais especfica como dor ou perda provocada por um legislador quer vindica Sua justia que outrora fora

93 ultrajada por violao da lei. Esse aspecto retributivo visto por alguns como primitivo, cruel, hostil e vingativo, o que seria imprprio quando aplicado a um Deus amoroso e paterno. Tal dificuldade tem sua origem na incompreenso humana em perceber plenamente que dentre outros atributos, esto presentes na divindade amor e misericrdia, assim como, justia e santidade. Sendo santo, Deus exige santidade e justia do ser racional que criou o homem, e isso em todo seu viver. A disciplina oriunda do amor e visa um fim proveitoso (Jr 10.24; Hb 12.6), enquanto a punio procede da justia sem intencionar a reforma do pecador (Ez 28.22; Ap 15.1,4). As Escrituras Sagradas mostram que Deus ama e corrige o Seu povo (J 5.17; Sl 94.12; Is 26.16; Hb 12.5-8), e que aborrece e pune aqueles que obram o mal (Sl 5.5; Na 1.2; Hb 10.26,27). Como castigo efetivo do pecado, temos: a morte espiritual, fsica e eterna, alm dos sofrimentos. Segundo as Escrituras Sagradas, no den a divindade vaticinou que a morte seria o resultado da desobedincia do homem (Gn 2.17; 3.1-24). demonstrado ainda que, essa morte essencialmente a separao entre Deus e o homem. Espiritualmente, o homem natural j est morto, carrega consigo a sensao de estar sujeito ao castigo, sentindo culpa e medo da punio. Uma vez que, somente em perfeita comunho com Deus o homem pode ter vida de verdade, o oposto disso a rebelio, estar morto (Mt 8.22, 22.32; Jo 10.10). Thiessen, assevera que como conseqncia da morte espiritual, o homem perdeu a presena, o favor, o conhecimento e o desejo pela divindade (Sl 14.1-3; Rm 3. 10-12).

94 Fisicamente, as Escrituras mostram que a alma separada do corpo na morte, sendo este fato parte da pena devida ao pecado (Gn 3.19). Desde os primrdios, o homem v a morte como algo estranho, no natural e jamais a aceitou. O apstolo Paulo, deixa claro na epstola aos Romanos que o salrio do pecado a morte (Rm 6.23). Entrementes, para os que esto em Cristo, morte apenas a experincia de transposio desta realidade material para a espiritual, onde gozar da presena divina (Rm 8.1,2; 2 Co 5.8; Fp 1.21,23). Em seu aspecto eterno, a morte separa a alma do seu criador para sempre, estando associados a ela angstia de conscincia e sofrimento (Mt 10.28; 25.41; Ap 14.11). Aquele que nascer s uma vez - nascimento fsico, morrer duas vezes morte fsica e eterna; o homem que nascer duas vezes - nascer fisicamente e tambm espiritualmente em Cristo, morrer apenas uma vez a morte fsica (Jo 3; Gl 2.20; Ef 2.1). Finalmente, como resultado do pecado, tanto o homem quanto o restante da criao ficaram sujeitos corrupo e ao sofrimento. Sua vontade no aceita o juzo de seu intelecto, e as ...paixes se amotinam, sem o controle de uma vontade inteligente.61 O sofrimento resultante de doenas, enchentes, terremotos, furaces, etc; fazem parte da penalidade imposta pelo pecado (Mt 24; Lc 13.2-5). Uma vez que esse cosmos jaz no maligno e o ser humano escravo do pecado, torna-se necessrio que um poder maior intervenha na histria humana para redimir o homem de volta para Deus. Foi justamente isso o que ocorreu (2 Co 5.19).

61

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica, p. 261

95 A Salvao Segundo a Lngua Portuguesa, a salvao o ato ou efeito de salvar, e, salvo, aquele que foi livre de perigo ou morte, liberto, remido. Geralmente, o ser humano que salvo, o foi de algo, algum ou alguma circunstncia. Assim, comum ouvirmos as pessoas declararem, por exemplo, que foram salvas de um incndio pelos bombeiros, de um assaltante pela polcia, ou de uma dvida por meio de um amigo, etc. Em todos esses casos, a salvao algo real, imediato e experiencial, sendo relatado por muitos como um nascer de novo, no sentido de ter ganho a chance de continuar vivendo, viver diferente de agora em diante ou simplesmente, o oposto daquilo que o perigo representou a morte, a falncia, a tragdia, etc. Para os telogos, a salvao seria a aplicabilidade da obra realizada por Jesus Cristo na vida do indivduo que cr. Nesse processo, Deus seria o sujeito e Seu povo o objeto, e, a cristologia teria uma relao ntima com a soteriologia. Antes que o homem desobedecesse ordem divina no den (Gn 3), Deus sabia, de acordo com as Escrituras, que tal fato ocorreria, e, seu Filho Unignito Jesus Cristo, j havia se oferecido para vir ao mundo resgatar o que se havia perdido (Ap 13.8; Lc 19.10). Logo, nada passou despercebido pelo criador, antes, todas as circunstncias convergiam para realizao de Seus propsitos elevados que, a partir da queda, comeou a ser posto em andamento por meio de um plano o da redeno (Gn 3.15). Por ser extensa demais, abordaremos os pontos soteriolgicos que mais importam ao esclarecimento e progresso de nosso estudo.

96 * No Antigo Testamento Nas escrituras hebraicas, temos diversas palavras referentes ao conceito original geral de livramento ou salvao, tanto em seu aspecto natural, jurdico e espiritual. O verbo natsal aparece mais de 200 vezes tendo o sentido de livrar ou libertar (x 3.8; 2 Cr 32.17), e indica um livramento fsico, individual ou nacional. Vemos um sentido espiritual presente na prece de Davi para que Deus o livre de suas transgresses (Sl 39.8), perdoando seus pecados. J a raiz yasha, abundante nos Salmos, acrescenta o sentido de salvar, ajudar, conceder a vitria (x 2.17; 14.30; Dt 20.4; Jr 17.14-18). O profeta Ezequiel, trata do aspecto moral de yasha (Ez 36.26,29; 37.23), mostrando hwhy Yahovah

Jeov, como Aquele que concede um novo corao, livrando das imundcies e do
pecado, purificando Seu povo. Muitos estudiosos acreditam que em Gn 3.15, considerado o protoevangelium, Deus anunciou pela primeira vez as boas novas (Evangelho), de salvao, sendo o mal representado pela serpente e o bem, presente na semente da mulher expresso que significa que em um dado momento da histria humana, a divindade encarnaria, estaria entre os homens, e os livraria da condenao do pecado (Is 7.14, 9.6; Mt 1.21). Ter o calcanhar ferido, dizem os telogos, significa que o livramento dos homens teria um preo, seria conquistado com sacrifcio e dor (Is 53; Mt 27.28).

* No Novo Testamento O Novo testamento, emprega para obra de salvao realizada por Cristo, a palavra grega swzw - sozo , que reflete idias do Antigo Testamento,

97 como: salvar da morte, da doena, do domnio de demnios, etc. (Mt 8.25, 9.22; Lc 8.36; 17.19). A igreja primitiva atribua qualidade de salvador somente a Deus e a Jesus Cristo, embora o termo grego str fosse utilizado por gregos e romanos em relao aos seus deuses, imperadores, etc. Segundo Daniel Pecota, o grego swthria soteria = salvao, ocorre 45 vezes em o Novo Testamento, sendo quase todas com o sentido de salvao espiritual, que ...a possesso presente e futura de todos os crentes verdadeiros. 62 Atualmente, alguns acreditam que a dificuldade do ser humano ocorre no mbito horizontal, havendo carncia de harmonia social. Outros pensadores, optam pelo argumento de que o problema primrio do homem, interior, caracterizado por sentimentos negativos, como: inferioridade, culpa, etc; que uma vez tratados, levam ao ajustamento, auto-estima correta, auto-compreenso. A tradio v o problema como de mbito vertical, no fato de que o homem est separado de sua origem, de seu criador Deus. Essa separao seria a causa bsica de todos os problemas humanos, e para que o homem fosse restaurado a harmonia com o divino, era necessrio que o prprio Deus agisse em seu favor. consenso entre a maior parte dos telogos, que a iniciativa no processo de salvao do homem sempre, e primeiramente, da parte de Deus, cabendo ao homem o papel de receber, aceitar a ddiva divina pela f. Pela f somente, o ser humano apropria-se da obra efetuada por Jesus Cristo em seu favor (Ef 2.8,9). A salvao, dentro de uma perspectiva bblica crist, compreenderia trs aspectos distintos, a saber: a justificao, a regenerao e a santificao.

62

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica, p. 338

98 Justificao aqui, quer dizer a ao divina com base na obra satisfatria de Jesus no Calvrio, mediante a qual Deus declara que o pecador no mais ser condenado, mas est livre da culpa de seus pecados e de suas conseqncias eternas, sendo agora justo aos Seus olhos (Rm 5.1; 8.1,2). A justificao, que ocorre quando o pecador cr em Jesus Cristo como seu nico e suficiente salvador, isenta tal indivduo da condenao requerida pelo pecado. A regenerao, que em Tito 3.5 significa uma renovao espiritual, descrita por Erickson Millard como uma transformao no rumo de vida, da tendncia pecaminosa para um anseio em viver na retido, havendo mudana radical no carter e um derramar de poder espiritual da parte divina no interior do indivduo. Alguns denominam tal experincia de novo nascimento, afirmando que esta se d imediatamente na vida daquele que aceita a Cristo pela f (Jo 3; 2 Co 5.17). Strong, assevera sobre essa questo que ...a unio com Cristo logicamente precede tanto a regenerao como a justificao; contudo, cronologicamente, o momento da nossa unio com Cristo tambm o momento quando somos regenerados e justificados...63 No que concerne santificao, quase todos os estudiosos concordam ser a mesma uma continuidade da obra que Deus iniciou no crente na converso a Cristo, que o tornar realmente santo, separado para um propsito especial. Tal processo consiste em uma mudana moral gradativa do homem at a medida da estatura de Cristo (Ef 4.13; 1 Pe 1.13-16). Separar, o significado bsico de vdq - qodesh , do Antigo Testamento, e agiov - hagios , em o Novo testamento. Thiessen afirma que a santificao geralmente significa um separar63

STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemtica, Vol. 2, p. 494

99 se para Deus, receber a santidade de Jesus Cristo, ser purificado do mau moral e conformado a imagem de Jesus. A idia do agir de acordo com sua vocao e valor espiritual est presente na doutrina e se evidencia num viver em pureza e bondade, separado daquilo que mundano, impuro e dedicar-se para o servio do Senhor. A santificao em relao ao pecado uma ao do Esprito de Deus na vida do cristo que o torna isento do domnio do pecado. uma obra progressiva, de acordo com os estudiosos, que no termina nessa vida, que ter em seu clmax a glorificao, a qual livrar o cristo da presena do pecado.

A converso De acordo com o DBA64, a converso a mudana de vida operada por Deus no ser humano, e que consiste em dois aspectos: primeiramente em relao ao pecado o arrependimento, e o segundo em relao a Jesus Cristo a f. Millard a define como o ato de deixar o pecado em arrependimento e voltarse para Cristo em f65 . Assim, fica claro que o arrependimento e a f levam o ser humano a justificao, e esta, a vida (Rm 5.17,18).

O Arrependimento Embora alguns discordem, a maioria dos eruditos acredita ser o arrependimento algo essencial no retorno do homem para o seu criador. Asseveram que essa era a mensagem dos profetas veterotestamentrios, foi o

64 65

DBA Dicionrio da Bblia de Almeida (SBB). JR, Erickson Millard. Introduo Teologia Sistemtica, p. 393

100 ponto alto na pregao de Joo Batista e Jesus Cristo, dos apstolos em geral e de Pedro no Dia de Pentecostes (At 2.38, 3.19), estando ainda presente na pregao paulina (At 20.21; 26.20). Para Thiessen, o arrependimento interesse do cu (Lc 15.7,10; 24.46,47), o fundamento maior (Mt 21.32; Hb 6.1) e algo absolutamente necessrio para que haja salvao (Lc 13.2-5). A palavra bwv -

shuwb , no Antigo Testamento, demonstra ser o arrependimento uma revoluo


interior que provoca um separar-se moral consciente, abandono do pecado e um retorno para a comunho com seu criador. No Novo testamento, os termos metamelomai metamelomai - sentimento de preocupao e pesar, e

metanoia - metanoia pensar sobre algo, mudar de idia, so aqueles que


indicam o significado do arrependimento bblico. Essencialmente, o

arrependimento implica em uma mudana de mente. Rudolf Bultmann, comentando a converso de Saulo de Tarso (At 9), afirma que ...este o sentido de sua converso: a renncia auto-compreenso que teve at ento, isto , a renncia quilo que at ento fora norma e sentido de sua vida, o sacrifcio daquilo que fora at ento seu orgulho (Fp 3.4-7) 66 O arrependimento, conforme os estudiosos, possui trs aspectos distintos: 1) Intelectual; 2) Emotivo e, 3) Volitivo. Em seu aspecto intelectual, o arrependimento implica uma mudana de idia tanto em relao ao pecado e a Deus, quanto em relao ao prprio eu do indivduo. Ocorre conscincia da culpa pessoal e de Deus como Aquele ser justo que requer de ns a retido.

66

BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento, p. 243

101 J o mbito emocional, caracteriza-se por tristeza e pesar pelo pecado cometido contra um Deus bom e justo. Implica mudana de sentimento e um desejo de perdo da parte de Deus. Quanto ao aspecto volitivo, este se evidencia numa mudana de propsitos em que o homem volta-se contra o pecado tendo a disposio mental de agradar a Deus. O termo grego metanoia - metania mudana de idia, de mente; usado para explicar tal fato.

Myer Pearlman, ilustra esses trs aspectos da seguinte maneira: 1) Um viajante descobre que est no trem errado; tal conhecimento corresponde ao mbito intelectual. Aqui, o homem compreende, pela exposio do Evangelho que no est em harmonia com Deus; 2) Tal descoberta traz perturbao, ansiedade e receio. Assim, surgem os sentimentos de culpa e de tristeza, por estar ofendendo ao seu criador; e 3) Na primeira chance que tem, o homem abandona o trem errado e embarca naquele que vai em sentido oposto. Temos aqui, o lado prtico, a ao do pecador em dar meia volta e passar a caminhar em direo a Deus. Arrependido, o pecador volta-se para Deus convertendo-se lado humano, e Este, lhe concede o novo nascimento lado divino da converso, capacitando-o a produzir frutos dignos de arrependimento (Mt 3.8).

A F Segundo o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, a f compreende crena religiosa, dogmas e doutrinas de um culto, crena, confiana, etc.

102 Teologicamente, a f vista como confiana: em Deus, em Cristo e Sua obra salvadora, com conseqente aceitao de seus benefcios, e em Sua palavra (Mt 15.28; Mc 11.22-24; Rm 1.16,17). No Novo Testamento, as Escrituras Sagradas a define como ...a certeza das coisas que se esperam, a convico de fatos que se no vem (Hb 11.1). Sua importncia explicitada no fato das Escrituras declararem que somos salvos, santificados, guardados do mundo, curados, etc; pela f (At 14.9; 16.31; At 26.18; Rm 5.1; 2 Co 1.24; Ef 2.8; Tg 5.15; 1 Pe 1.5; 1 Jo 5.4). declarado ainda, ser a f necessria para agradarmos a divindade (Hb11.6), e que seu oposto, a incredulidade, tida como pecado (Jo16.9; Rm 14.23). Assim, ela um ato do corao, e como no arrependimento, a f envolve o intelecto (Ec 1.13; Dn 2.30), as emoes (Pv 4.23), e a vontade (x 35.29). Em seu aspecto intelectual, a f compreende reconhecer a revelao divina da obra objetiva de salvao realizada por Jesus, uma crena histrica no que diz a Escritura sobre a pecaminosidade humana e nossa dependncia de Cristo. O assentimento revelao do poder de Deus em dessedentar a alma necessitada por meio da aplicao da redeno efetivada por Cristo, caracteriza seu aspecto emocional. Quanto ao elemento volitivo, ocorre uma rendio da alma ao senhorio de Cristo. O corao rende-se totalmente a Deus e se apropria de Cristo como seu salvador (Jo 1.12), recebendo perdo e vida de verdade (Jo 10.10). Embora os trs elementos estejam presentes na f, para Strong, somente este ltimo volitivo, que produz a salvao. Bultmann, assevera que:

103
A atitude do ser humano, na qual recebe a ddiva da justia de Deus, e na qual se realiza nele o ato salvfico divino a pistiv - [f]...A pistiv como a renncia radical obra, como obediente sujeio ao caminho da salvao determinado por Deus, como a aceitao da cruz de Cristo... o livre ato da obedincia, no qual se constitui o novo eu no lugar do velho...no uma experincia emocional...Ela no como o perfeito estado da alma a prpria salvao, e sim como a obedincia autntica a condio para receb-la.67

Essa f para salvao, segundo as Escrituras, dom de Deus (Rm 12.3; 2 Pe 1.1), e tem como resultados diretos a segurana proveniente do Esprito (Rm 8.16; 1 Jo 4.13), a paz (Is 26.3; Rm 5.1), o descanso (Hb 4.3), o gozo (1 Pe 1.8) e as boas obras (Ef 2.10).

ANLISE BBLICA DA HOMOSSEXUALIDADE

Antes de adentrarmos as referncias Escritursticas sobre o assunto em pauta, mister fazermos algumas colocaes: Em primeiro lugar, devemos ser sensatos, como a maior parte dos estudiosos o so, em admitirmos que a interpretao bblica no algo to simples assim, porm, perfeitamente possvel de ser feita corretamente, respeitando-se as regras necessrias para tal tarefa. Em segundo lugar, precisamos deixar claro que embora no seja simples, tal colocao no diz respeito a maior parte das Escrituras, antes, tem haver com relatos e referncias especificas do texto sagrado.

67

BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento, p. 383,385

104 Em terceiro lugar, queremos ousar a semelhana de muitos eruditos, em afirmar que a melhor maneira de interpretar os orculos sagrados literalmente, tanto quanto possvel. Tal colocao no significa que iremos desrespeitar a presena de figuras de linguagem, a cultura, geografia, lingstica, etc; presentes no texto. Finalmente, necessrio esclarecermos que a palavra de Deus uma, inerrante e no est presa ao tempo e nem ao espao. Ela vlida para todos os povos que existiram e que ainda viro, em todas as eras, do contrrio, no poderia ser a palavra revelada de Deus aos homens. Assim, ela um dos livros mais antigos do mundo, e ao mesmo tempo atual; pois vai de encontro aos anseios da natureza humana em todos os tempos e lugares. Ela acessvel a todos e sua mensagem de salvao, proclamada por Cristo, possvel de ser compreendida pelo mais simples leitor. No privilgio de uma classe de doutores da Lei o entendimento de suas pginas. Se o fosse, o Deus bblico tornar-se-ia um monstro, pois que teria dado Sua palavra para uma pequenina parte dos homens entenderem. Apenas os mais avanados intelectualmente seriam capazes de compreend-la. As Escrituras Sagradas so como uma mina inesgotvel de diamantes. Alguns se contentaro com umas poucas pepitas, outros, vocacionados para tal, cavaro cada vez mais fundo, ao encontro de mais pedras. Uma vez encontradas, traro a superfcie, repartindo com todos a sua alegria e achado. Ambos os grupos, vero a glria de Deus e ainda entraro na cidade pelas portas (Ap 22.14). Em nossa jornada exegtica, iremos primeiramente averiguar as passagens bblicas onde ocorrem expresses como prostitutos cultuais,

105 abominao, sodomitas, efeminados, etc; e ainda, aquelas onde a homossexualidade esteja presente, ainda que termos como estes no estejam presentes nas linhas do texto. Em um segundo momento, veremos, de forma clara, alguns textos de ambos os testamentos que nos falam sobre Sodoma e Gomorra, afim de que tenhamos compreenso definitiva da mensagem bblica sobre a questo homossexual. E, claro, bom lembrarmos: Deus no Deus de confuso, e sim de paz (1 Co 14.33).

Os Textos do Antigo Testamento

Gn 19.4 Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moos como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados. 68 No texto acima, dito claramente que os homens - vwna - enowsh, de Sodoma, dirigiram-se para casa de L, afim de alguma ao, na qual os dois anjos hospedados por L, fariam parte. O termo hebraico ren - naar moos, segundo James Strong, tem o significado bsico de menino, jovem, moo e ainda,
68

A no ser quando indicado, todos os textos utilizados so da Verso Almeida Revista e Atualizada da SBB (ARA).

106 pequeno, menor. J a palavra Nqz - zaqen velhos, significa tanto ancio pessoas que tinham autoridade, quanto velho pessoa senil, idosa. transparente no texto, que havia em torno da casa de L pessoas de todas as idades e atividades diferentes, desde menores de idade - meninos homossexuais, at os mais experientes naquela prtica idosos, dentre estes, possivelmente, pessoas de autoridade em Sodoma. A Bblia de Jerusalm, afirma

categoricamente, que ali estava todo o povo, sem exceo, ou seja, representantes de todas as idades e classes sociais do lugar e em grande quantidade. O termo Me - am povo, cujo significado povo, nao, refere-se aqui aos membros de um povo, compatriotas, patrcios, etc. O mesmo ocorre nos dias atuais, pois vemos pessoas das mais variadas camadas sociais praticando a homossexualidade, tendo se entregue a mesma como estilo de vida, o que por si s no a legitima. Homens vwna - enowsh, conforme o Dicionrio Vine, um termo semtico genrico para designar homem no aramaico bblico, e isso no mesmo sentido que Mda - adam aw-dawm , no hebraico. Nesse aspecto, lgico acreditarmos que havia mulheres entre eles, e isso por duas razes principais: 1) Era culturalmente aceitvel naquele tempo, nas sociedades pags, toda espcie de depravao sexual, como: homens com homens, mulher com mulher, incesto, pederastia, prostituio, bissexualismo, etc; 2) Se houvessem apenas indivduos do sexo masculino, o termo correto deveria ser rkz - zakar , que enfatiza o masculino, macho, em contraste com o feminino, fmea.

107 Gn 19.5 e chamaram por L e lhe disseram: Onde esto os homens que, noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a ns para que abusemos deles. Aqui, o termo hebraico arq - qara chamado, proclamao, etc; significa que aqueles homens ao chegarem na casa de L comearam a chamar, clamar, gritar (que no Qal emitir um som alto), por L. A seguir, disseram rma

- amar , refere-se no versculo no somente a dizer, proferir, falar, mas tambm


afirmar, ordenar e mandar, conforme se segue aps a pergunta. Homens vwna - enowsh, o mesmo termo usado no versculo 4. Os sodomitas usam a mesma palavra genrica para tratar sobre os anjos. O hebraico hlyl - layalah noite, corresponde ao perodo do tempo quanto estar escuro. O contexto anterior mostra que insistiu com eles algum tempo para que aceitassem sua hospitalidade, pois queriam passar a noite na praa versculos 2 e 3. Sobre isso, Charles Ryrie argumenta que: L insistiu que os visitantes viessem pousar em sua casa, j que sabia do perigo que correriam se permanecessem ao relento toda a noite 69 Eles haviam chegado em Sodoma ao pr do sol bre - ereb, e poucas horas depois, antes que L, sua famlia e os anjos se deitassem, aqueles sodomitas cercaram a casa. Na segunda parte do versculo, aqueles homens deixaram claro suas intenes: queriam os dois anjos do lado de fora da casa para assim poderem abusar deles. Enquanto estivessem sob o teto de L, este deveria proteg-los
69

RYRIE, Charles C. Bblia de Estudo Anotada, p. 30

108 como parte da lei da hospitalidade que era dever sagrado para os hebreus. O hebraico auy - yatsa fora, significa vir para fora, sair, avanar, e deixa claro que L deveria entregar os dois anjos para eles. Finalmente, o hebraico edy -

yada conhecer, que significa perceber, saber por experincia, ser sbio, etc;
tem aqui um sentido carnal, conforme o contexto deixa claro. Andr Chouraqui, em seu comentrio assevera que havia ali o sentido sexual. Ele traduz Gn 19.5 b como: ...faze-os sair at ns: vamos penetr-los!. 70 Assim, ele se expressa: o verbo iada tomado aqui, evidentemente, no sentido brutal da penetrao fsica; o contexto no pode deixar qualquer dvida sobre este ponto. Da o sentido adquirido pela palavra Sodomia71 O Padre Daniel A. Helminiak, autor do livro O Que A Bblia Realmente Diz Sobre A Homossexualidade (Ed. GLS), confessa achar surpreendente o fato de L preferir que suas filhas fossem estupradas pelos sodomitas para proteger seus visitantes e que h na verdade uma clara referncia sexual no relato. O verbo conhecer aparece 943 vezes no testamento hebreu. Em dez destes casos a palavra tem sentido sexual. O texto acima um destes exemplos. 72 Em sua nota de rodap de Gn 19.5, a Bblia de Jerusalm chama a prtica homossexual de vcio contra a natureza, a qual era para os israelitas uma abominao que deveria ser castigada com a morte (Lv 18.22; 20.13,23), sendo, no entanto, prtica comum ao redor deles. O argumento pr-homossexualismo de que o pecado de Sodoma e Gomorra era apenas falta de hospitalidade no encontra sustento algum no relato bblico, seja em um versculo ou no contexto
70 71

CHOURAQUI, Andr. A Bblia No Princpio, p. 190 Ibid. p. 190 72 HELMINIAK, Daniel A. O que a Bblia Realmente diz Sobre a Homossexualidade, p. 40,41

109 imediato e remoto dele. Tambm parcialmente correto que eles queriam apenas molest-los naquele momento, uma vez que, estavam ali pessoas de ambos os gneros sexuais e todas as idades, desejosas de saciarem seus instintos carnais (homossexuais) com os corpos daqueles estranhos.

Gn 19.7 e lhes disse: rogo-vos, meus irmos, que no faais mal. O termo hebraico na - na- rogar, refere-se primitivamente a incitamento e splica. L suplica que no faam mal. Chega a cham-los de irmos - xa - ach, que se refere a irmo, meio-irmo, parente ou algum da mesma tribo ou lugar. Este ltimo caso, com certeza o tencionado por L. Ele convivia sempre com aqueles homens, era como eles, exceto em suas prticas pecaminosas. A partcula negativa - heb la - al - no, significa nem, nem mesmo, nada, nenhum. L intercede pelos anjos, desejando que nenhum mal ocorra com eles. Quanto ao mal heb eer - raa, o termo refere-se a ser mau, ser ruim, perverso, causar dano, ferir, etc; em sua raiz significa estragar, despedaar, sendo em essncia algo desagradvel e ofensivo. A NVI traduz o termo como perversidade, logo, L sabia de suas reais intenes e tenta persuadi-los a desistirem das mesmas, o que em vo.

Gn 19. 8 tenho duas filhas, virgens. Eu vo-las trarei; tratai-as como vos perecer, porm nada faais a estes homens, porquanto se acham sob a proteo de meu teto.

110 nesse momento que o sentido sexual fica mais explicitado. L oferece suas duas filhas, fazendo questo de afirmar que eram virgens heb edy

- yada, no conheceram ainda nenhum homem. Esse, preserva sua prpria


esposa, e, para proteger os dois anjos, faz uma proposta a qual julgava suficientemente boa, capaz de aplacar o instinto bestial daqueles homens. Porm, a resposta que houve por sua intercesso aterradora. Aqueles indivduos no queriam sexo vaginal, antes, relao anal com os homens que L hospedou. Saia da nossa frente! Retirar-te da! Ordenaram a L. A seguir, ameaam sodomizar o prprio L (vers. 9), de forma pior, mais violenta do que fariam com os anjos. Estes ltimos, ento, intervm, ferindo de cegueira aqueles homens e livrando a L. John Ankerberg e John Weldon em Os Fatos Sobre a Homossexualidade, confirmam que havia ali a inteno homossexual, o desejo desenfreado dos sodomitas.
Notem tambm que os homens no estavam interessados nas mulheres; eles recusaram a oferta de L e, zangados, exigiram que sua lascvia fosse satisfeita ... a tradio judaico-crist testifica, invariavelmente, o pecado de Sodoma como sendo a homossexualidade. Um comentrio rabnico...diz que os sodomitas tinham um acordo entre eles de sodomizar e roubar todos os estranhos. Filo, um judeu de Alexandria (25 a.C. at 45 d.C.), comentou que em Sodoma os homens se acostumaram a ser tratados como mulheres.73

Lv 18.22 Com homem no te deitar, como se fosse mulher; abominao.

73

ANKERBERG, John; WELDON, John. Os Fatos Sobre a Homossexualidade, p. 60,61

111 O hebraico rkz - zakar - homem, utilizado aqui pelo escritor sagrado a chave para esclarecermos algo que perturba muitos cristos sinceros: Por que no h proibio ao relacionamento sexual entre duas mulheres no Antigo Testamento? Somente o homossexualismo masculino era proibido? A resposta no. No s os homens, mas tambm as mulheres no deveriam relacionar-se sexualmente com algum do mesmo gnero. a partir desta referncia acima que tal compreenso comea a se delinear. Uma vez que tanto o homem quanto a mulher foram feitos a imagem e semelhana de Deus, lgico depreendermos que ambos, homem e mulher deveriam ser preservados da impureza sexual. Parafraseando o texto, diramos: Com mulher (fmea) no te deitars como se fosse homem; abominao . Zakar, que significa macho, seja de homens ou animais, demonstra que Deus no queria que um israelita tivesse relaes sexuais com outro ser do mesmo gnero, ou seja, a proibio abrange tanto macho com macho quanto fmea com fmea. O silncio da Bblia tem sido usado por muitos para justificar prticas pags e inconvenientes. A proibio ao lesbianismo est implcita neste e em outros versculos do Antigo Testamento. Ademais, o apstolo Paulo, que conhecia o hebraico do Antigo Testamento, como poucos, em sua poca, entendia desta forma, do contrrio, jamais poderia proibir o lesbianismo como o faz em Romanos 1. 26,27. Ele sabia que o fio negro
74

permanecia ligando as culturas pags. As

orgias sexuais nos templos romanos de homens com homens, mulheres com

74

Relao existente entre depravao cultual, sexual e injustia social desde a antiguidade. John White, autor de O Eros Redimido, concorda que tal relao era real entre os povos cananeus e pagos de modo geral.

112 mulheres, meninos, sacerdotes, animais, etc; era uma continuidade do que ocorria nos dias do Antigo Testamento, tanto entre cananeus quanto os povos ao redor. Deitars - heb bkv - shakab , deixa transparente o cunho homossexual da proibio, uma vez que, significa basicamente deitar, deitar sobre, estar deitado com (sexualmente). J o heb bkvm - mishkab - como, somente refora tal assertiva, pois designa o ato de deitar, leito, cama. O israelita no deveria fazer seu igual macho, de mulher heb hva - ishshah , e nem assumir o lugar desta, sendo penetrado. A viso divina sobre tal prtica era esta: ... abominao hbewt - towebah, que quer dizer no original algo repugnante, coisa abominvel, impura e mpio. Em nossa lngua, repugnante algo que causa averso, nojo, nojento, repelente e repulsivo. Algo abominvel, seria aquilo que odioso, detestvel, e demonstra no texto, como tal pecado lhe desagradvel. Mas detestvel ainda, uma vez que era inspirada por seres espirituais do mal na forma de deuses75 pagos com intuito de escravizar os homens. No versculo 23, h proibio ao sexo com animais - heb hmhb

-bahemah - (fera, gado, animal domstico ou selvagem), e ambos, homem e


mulher so citados. A nfase dada mulher aqui, demonstra que relaes com animais eram uma prtica forte, j arraigada nas sociedades pags,

principalmente entre os prostitutos(as) cultuais. A ausncia desta nfase no versculo 22 no indica que no haja proibio ao lesbianismo, antes que a prtica no era to forte e difundida, mesmo entre os pagos. Ela cresceu com o passar
75

Inscries antigas mostram que a deusa Ishtar transformava a masculinidade dos homens em feminilidade como prova de seu poder.

113 das eras, e hoje to visvel quanto o homossexualismo masculino. Ainda, se deve notar que a nfase nos direitos e deveres, resoluo de negcios, etc; era uma prerrogativa do homem, devido estar inserido numa sociedade culturalmente patriarcal. importante notarmos que Levtico 18 traz diversas proibies sexuais e que ao trmino do texto, Deus esclarece os hebreus que estava expulsando aquelas naes de Cana justamente porque eles praticavam abundantemente tais pecados, tendo a terra tornado-se impura por isso (Lv 18. 24-30). Lv 20. 13 Se tambm um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominvel; sero mortos; o seu sangue cair sobre eles. Basicamente, esta a mesma proibio de gnero de Lv 18.22 heb

vya - iysh, com zakar (homem com macho), acrescida da punio devida
queles que teimassem em entregar-se a tais atos a morte. Adultrio, bestialidade e incesto, recebiam o mesmo tratamento (Lv 18.29; 20.10). preciso a esta altura, esclarecermos que o argumento pr-gay de que o Levtico probe apenas a impureza ritual mesclada idolatria dos cananeus, no encontra sustentao escriturstica. O prprio Derrick Sherwin Bailey, primeiro telogo moderno que questionou a posio crist tradicional sobre o pecado de Sodoma e Gomorra, confessou ser difcil haver dvidas de que as leis levticas tm correspondncia com as prticas homossexuais costumeiras entre os homens. Outrossim, evidente nas Escrituras que quando Deus quer tratar sobre a idolatria e prostituio cultual, Ele o faz distintamente (Dt 23.17), o que no ocorre em Levtico 18 e 20, cujo contesto principalmente moral e no cultual.

114

Jz 19.22 Enquanto eles se alegravam, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, batendo porta; e falaram ao velho, senhor da casa, dizendo: traze para fora o homem que entrou em tua casa, para que abusemos dele. Vemos mais uma vez, o uso do aramaico vwna - enowsh homem, que sendo genrico, deixa implcito a presena de mulheres entre estes filhos

Nb - ben (filho, neto, membro de um grupo, etc), de Belial leylb - baliyaal


(imprestvel, mpio, no proveitoso, companheiro vil, maldade, inquo, mal, vil, destruio, etc), os quais a semelhana dos homens de Sodoma, solicitam que o levita seja trazido para fora, onde ser molestado sexualmente por eles. A NVI narra o incidente assim: Quando estavam entretidos, alguns vadios (vagabundos - BJ) da cidade cercaram a casa. Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: traga para fora o homem que entrou em sua casa para que tenhamos relaes com ele!. O hebraico qgd - daphaq bater, esmurrar, bater violentamente, demonstra a intensidade com que aqueles indivduos desejavam saciar seus instintos sexuais levianos, queriam arrombar a porta.. Ocorre novamente a presena de edy - yada conhecer, com sentido sexual, conforme o contexto denuncia. Aquele idoso, como L, chama-os de irmos, e pede que no faam mal (...no pratiqueis um crime... BJ), porm, o texto afirma que no lhe deram ouvido. A NTLH da SBB, reza: ...no faam essa coisa to m e to imoral! A

115 aluso clara aqui, conforme visto em Sodoma, que a coisa to m seria transgredir a Lei sagrada da hospitalidade, e to imoral, porque seria para saciar seus instintos bestiais, sodomizando aquele homem. A ARA traz loucura hlbn

-nabalah , cujo significado estultcia, doidice, insensatez, estupidez, impiedade,


devassido, etc. Em 1 Sm 25.25, significa desconsiderao para com a vontade divina. Em seqncia, o senhor da casa oferece a eles, sua filha virgem yada (que no conheceu homem ainda), e a concubina do levita como suborno sexual, mas ao entrar, traz para fora somente a concubina, que entregue aqueles animais, forada at amanhecer o dia. No original hebraico lle - alal abusaram vers. 25, denuncia que eles agiram de forma severa, imoral, dura,etc; significando alm disso inserir, impelir, empurrar sobre (Poel). A concubina, debilitada pela violncia feita ao seu corpo e mente (o estupro causa danos fsicos e psquicos, o que provado cientificamente), caiu heb lpn - naphal, porta da casa onde estava o levita, ficando inerte at que o dia clareasse. No demais, cogitarmos uma grande hemorragia como causa principal de sua morte, associada claro, a traumas fsicos e angstia psicolgica. Precisamos aqui, mencionarmos um fato importante sobre a passagem em apreo. A fim de oferecer uma falsa esperana e massagear o ego da comunidade homossexual mundo a fora, o Padre Daniel Helminiak no cita em sua obra este relato bblico, demonstrando assim no ter compromisso algum com Deus e Sua palavra, antes, preferindo ser politicamente correto (como muitas autoridades civis e eclesisticas tm sido atualmente), oferece um falso consolo

116 queles que se encontram presos nas cadeias da homossexualidade. Este relato uma das provas mais consistentes dentro da prpria Escritura de que o homossexualismo era amplamente praticado, e, em Sodoma e Gomorra, teria sido realmente essa a inteno daqueles homens na casa de L. Tendo ocorrido aproximadamente entre 1050-1000 a.C., os dois relatos esto separados por quase 400 anos, uma vez que Gnesis abrange o perodo aproximado de 14501410 a.C. O ocorrido em Gibe causou uma guerra entre os filhos de Israel e os filhos de Benjamim que ,recusaram-se a entregar os homens que haviam feito o mal contra a concubina do levita (Jz 20.13-48).

2 Sm 1.26 Angustiado estou por ti, meu irmo Jnatas; tu eras amabilssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres. Do versculo em apreo, o Padre Daniel Helminiak afirma que havia uma relao emocional profunda entre Jnatas e Davi. Cita 1 Sm 18.1-4, como argumento de uma relao homossexual entre os dois, e ainda, 1 Sm 20.30 como confirmao dessa idia. Todavia, semelhana daqueles que esto engajados no movimento gay organizado, o Padre Helminiak consegue enxergar homossexualidade em toda e qualquer relao mais prxima que as pessoas tenham, e, sua posio, como veremos, insustentvel a luz das Escrituras e de uma exegese e hermenutica sadias. A alma a sede de tudo aquilo que somos, nosso intelecto, vontade, emoes, etc; logo, o fato de 1 Sm 18.1 afirmar que a alma de Jnatas apegouse alma de Davi no caracteriza por si s uma relao homo ertica. Ademais,a

117 frase seguinte esclarece do que se trata, pois declara que dali em diante Jnatas amava a Davi como a si mesmo. Todos ns sabemos que amar o prximo como a si mesmo foi o segundo maior mandamento dado por Jesus Cristo aos seus discpulos (Mt 22.37-40; Jo 13.34). Nenhum pensador srio afirmaria com base neste texto que Jesus estava ensinando ou incentivando a relao homossexual masculina ou feminina para as pessoas. Quanto raiva do rei Saul por seu filho Jnatas, algo simplesmente lgico, uma vez que, seu filho era o melhor amigo de seu potencial inimigo e sucessor no reino. Tambm natural que devido esse dio do filho, Saul o infame lembrando de que ventre saiu e o acusando de homossexualidade. Saul sentia-se trado por seu filho. Quanto 2 Sm 1.26, Davi comea dizendo estar angustiado heb

rru - tsarar , que significa basicamente estar em aperto, aflito, sentir-se oprimido.
A seguir, Davi chama Jnatas de irmo heb xa - ach , embora no o fosse, nem dos mesmos pais, nem meio-irmo, nem da mesma tribo. A nfase aqui, recai no fato de que havia uma relao recproca entre ambos sem paralelos no Antigo Testamento. Davi era invejado pelos irmos e naturalmente, encontraria fora o amor fraternal que faltou da parte daqueles. Outrossim, as Escrituras deixam claro que precisamos de amizades sinceras, principalmente em momentos de dor (1 Sm 17.28,29; Pv 17.17; 18.24). O termo seguinte, amabilssimo heb

dam - maod, no traz em si mesmo qualquer conotao sexual, antes,


demonstra que a amizade de Jnatas era incomparvel, era extremamente forte, num grau mais elevado que os demais. A palavra seguinte, alp - pala

118 excepcional, que significa algo maravilhoso, excelente, difcil de fazer, etc; corrobora a idia. Todos ns quando encontramos uma amizade assim, o que muito difcil, fazemos de tudo para nutrir de forma sadia a mesma, de maneira que jamais se desfaa. O amor heb hbha - ahabah , que basicamente amor humano por objeto humano, amizade, etc; no explicita a luz do contexto prximo ou remoto, qualquer envolvimento homossexual entre Davi e Jnatas. A amizade verdadeira, algo que ultrapassa em muito a relao carnal. Muitos casamentos tm terminado atualmente devido aos cnjuges serem amantes, mais esquecerem de ser tambm amigos. Ademais, claro em 1 Sm 18.3 e 20.8,42 que Davi e Jnatas fizeram uma aliana heb tyrb - bariyth, no Senhor, de que usariam de beneficncia cada qual com os descendentes do outro. O rabino Henry I. Sobel, sobre Davi e Jnatas, faz a seguinte colocao:
... a palavra hebraica ahav no significa apenas amor no sentido conjugal/sexual, mas tambm no sentido paternal (Isaque gostava de Esa, Gn 25.28), no sentido de amizade (Saul afeioou-se a Davi, 1 Sm 16.210, no sentido de amor a Deus (Amars o Senhor, teu Deus, Dt 6.5) e no sentido de amor ao prximo (Amars o prximo como a ti mesmo, Lv 19.18). Em todos esses exemplos, o verbo usado na Tora (Bblia Hebraica) ahav. por razo lingstica e no por falso pudor que a maioria das tradues bblicas cita 1 Sm 1.26, assim: Tua amizade era mais preciosa que o amor das mulheres. 76

Davi, na verdade, conhecia bem o amor feminino, pois sua poligamia com Mical, Abigail, Aino, Maaca, Agita, Abital, Egl e seu adultrio com Bate76

Revista Defesa da F. Mai/2000, p. 49

119 Seba mostram que a maior dificuldade de Davi era a atrao pelo sexo oposto (1 Sm 18.27; 25.42,43; 2 Sm 3.2-5; 11.1-27).77 Finalmente, mister atentarmos para o testemunho bblico sobre Davi em 1 Rs 15.5, que diz: Porquanto Davi fez o que era reto perante o Senhor e no se desviou de tudo quanto lhe ordenara, em todos os dias da sua vida, seno no caso de Urias, o heteu(grifo nosso). Uma caracterstica marcante e que distingue a Bblia dos demais escritos, o fato de que a mesma no procura ocultar os erros dos personagens nela descritos. Ela nos mostra Abrao como pai da f, mas no encobre o fato de que mentiu sobre Sara (Gn 20.2-11). Descreve Pedro como um grande apstolo, mas o mostra negando Jesus (Mt 16.16-19, 26.31-35, 69-75). Outrossim, afirma ser Davi o homem segundo o corao de Deus (1 Sm 13.14; At 13.22), mas narra seus pecados e fracasso como pai (2 Sm 11.1-27; 12.1-25). Assim, o versculo acima assevera que Davi era reto heb rvy - yashar , isto , ele era honesto, correto, justo, direito, e que no se desviou heb rwo - cuwr, no se afastou do caminho reto que o Senhor lhe ordenara heb hwu - tsavah, por todo perodo de usa vida heb yx - chay. A nica exceo, o nico caso heb rbd - dabar, ou seja, negcio, assunto, ato, em que desagradou ao Senhor foi quando cometeu adultrio com Bate-Seba, seguido de homicdio doloso de seu esposo, Urias. Davi conhecia a proibio da Tora quanto ao homossexualismo e, com certeza no o praticou, do contrrio, tal fato estaria explicitado na Escritura com a linguagem prpria da poca.
77

Ibid. p. 49

120

1 Rs 14.24 Havia tambm na terra prostitutos-cultuais; fizeram segundo todas as coisas abominveis das naes que o Senhor expulsara de diante dos filhos de Israel. O termo hebraico vdq - qadesh prostituto-cultual, cuja raiz, gadash, significa consagrar, santificar, dedicar, ser santo, separado, tratado como sagrado, designa no texto pessoas de ambos os sexos que participavam dos cultos aos deuses da fertilidade dos cananeus. Cultos esses, segundo a Histria, Arqueologia, etc; demonstram, em que toda a sorte de perverso sexual ocorria, alm, claro, de sacrifcios humanos e de animais. O que precisa ficar claro que no havia simplesmente uma proibio ritual quanto ao homossexualismo no A.T. Este no era a causa, mas um dos resultados provenientes da entrega do indivduo a idolatria e influncia espiritual negativa, ou seja, demonaca (1 Co 10.20).

Is 3.9 O aspecto do seu rosto testifica contra eles e, como Sodoma, publicam o seu pecado e no o encobrem. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. O termo inicial em destaque, aspecto heb hrkh - hakkarah, significa no original aparncia, expresso, e demonstra que possvel sabermos algo sobre as intenes de algum por suas expresses faciais. Aqui a Bblia de Jerusalm reza a expresso do seu olhar..., deixando claro algo que todos sabemos: um olhar pode dizer o que queremos sem a pronncia de palavras. A

121 NVI traz: O jeito como olham.... O olhar pode revelar o estado emocional, psicolgico e patolgico de algum, alm de suas intenes, Assim, o psicopata, o depressivo, o solitrio, o alegre, o cobioso, etc; podem ser identificados pelo seu olhar. Sodoma heb Mdo - Cadom , aparece sozinha, devido ser considerada a me dos pecados das cidades da plancie (Ez 16.46). O termo heb

dgn - nagad publicam, que significa ser conspcuo, contar, declarar, tornar
conhecido, expor, publicar, reconhecer, etc; demonstra algo de fcil percepo quanto personalidade daqueles que se entregaram ao homossexualismo como estilo de vida: so extremamente imaturos emocional e sentimentalmente. Eles tm uma necessidade maior do que as pessoas em geral, em aparecer, autoafirmar-se, serem notados. Tal colocao fica clara pelo significado de conspcuo, que : notvel, eminente, insigne, de acordo com o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. A cantora Ana Carolina, que recentemente declarou ser bissexual, afirmou em matria da Revista Veja que as passeatas e discursos prhomossexualismo, apenas alimentam a viso estereotipada j existente. Parte da militncia no se conforma com suas negativas a se apresentar na Parada Gay paulistana ou nas casas noturnas voltadas a esse pblico. 78 As passeatas, beijaos, shows, etc, ocorrem num ritmo crescente e sem paralelos na histria. Eles precisam mostrar quem so, que so algum, o que revela na verdade, insegurana, imaturidade e confuso quanto a sua verdadeira identidade. No escondem mais seus pecados heb hajx - chattaah (pecado,

78

Revista Veja. Dez/2005, p. 125

122 culpa pelo pecado,etc), pois no se importam, com o que Deus pensa, a sociedade diz e nem como as religies os vem. O que interessa no so os valores, a moral, etc; antes, que haja satisfao pessoal, ainda que temporria, de modo que a culpa prevalecente na conscincia seja amortizada, ignorada e por fim calada para sempre. O hebraico dxk - kachad esconder, ocultar, etc, referente a encobrir no texto, apenas refora o que est posto. A seguir, Isaas proclama um ai heb ywa - owy, grito de lamento ou desespero, cuja procedncia vem de avah, que significa desejar, cobiar, suspirar, ansiar, desejar com ardor comida, bebida e desejos corporais, deixando mais claro assim, do que o profeta est falando quando cita Sodoma. O hebraico

vpn - nephesh alma, nos desperta para o fato de que as conseqncias de tais
pecados no advm apenas ao corpo fsico, mas alcana tambm o homem interior, corrompendo cada dia mais sua essncia, para que deixe de ser o que , Imago dei, se degrade, at tornar-se pouco mais que um irracional, escravo de seus vcios e desejos. Os que assim optam em ser, a Escritura clara em afirmar que fazem mal heb er - ra, a si mesmos. Podemos escolher em no servirmos e obedecermos a Deus, mas devemos estar preparados para assumir os resultados de nossas decises.

Ez 16.49,50 Eis que esta foi a iniqidade de Sodoma, tua irm: soberba, fartura de po e prspera tranqilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arrogantes e fizeram

abominaes diante de Mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.

123

Sobre este texto, o Padre Helminiak coloca que o pecado dos sodomitas foi a recusa em hospedar os viajantes necessitados. Como veremos, a falta de hospitalidade era apenas um dentre uma gama imensa de pecados que ali ocorria e que, juntos, provocaram o justo juzo divino (Gn 19.1-30). Primeiramente, preciso atentar para o fato de que Deus chama tudo de ruim, errado, mal, que ocorria ali, pelo termo iniqidade heb Nwe - avon, que significa perversidade, depravao, culpa, iniqidade, que deriva por sua vez do heb hwe - avah dobrar, torcer, distorcer, ser pervertido, proceder perversamente, etc. Quem pratica a iniqidade algum inquo, que segundo Claudionor C. Andrade, significa ...aquele que tem por norma negar a justia, ... implantar a iniqidade e promover o pecado. 79 Logo, trata-se de um conjunto de atitudes pecaminosas e no somente a homossexualidade como alguns evanglicos gostam de frisar. A perversidade, depravao e culpa de Sodoma, presentes tambm em Jerusalm e Samaria, eram dentre outros: 1) Desamparo. Compreendendo: a) Pobre heb. yne - aniy , que significa pobre, fraco, modesto, miservel, etc. Aqui, certamente caractersticas de injustia social (Is 3.13-26; comp Gn 14.11) b) Necessitado heb. Nwyba - ebyown, que significa pobre, carente, necessitado; sentido de carncia, especialmente na rea dos sentimentos.
79

ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico, p. 159

124

2) Arrogncia heb hbg - gabahh, que significa orgulho excessivo, soberba, insolncia, atrevimento,etc.

3) Abominaes heb hbewt - towebah, que significa algo repugnante, abominvel,etc. E aqui, est no plural devido compreender pecados sexuais, religiosos, dentre outros como: a) homossexualismo b) Lesbianismo c) Zoofilia d) Pedofilia e) Incesto f) Bebedices g) Necromncia h) Magia i) Adivinhao j) Mdiuns k) Prognosticador l) Agoureiro m) Feiticeiro n) Encantador,etc.

Quanto ao versculo 49 de Ezequiel 16, Russell P. Shedd afirma que:

125

... o pecado carnal pelo qual o nome de Sodoma se caracterizou nem se menciona aqui (Gn 19.1-11). que a soberba, o materialismo, a falta de compaixo e de justia social so pecados que automaticamente levam uma nao a pecados que so mais visivelmente ignominiosos.80

Na verdade, tais pecados no geram a homossexualidade, mas propiciam um ambiente ideal para o seu surgimento e crescimento. A raiz do problema a falta do conhecimento de Deus (Os 4.6-8). A incredulidade quanto ao verdadeiro Deus, acarreta idolatria adorao de falsos deuses, esta, por sua vez, carreia todos os demais erros e perverses pois leva o homem a contaminarse com seres espirituais da maldade (Ef 6.12). Na nsia da auto-satisfao, os homens no se importam com o bem-estar de seu prximo, a menos que, isto sirva aos seus propsitos. Onde h incredulidade, h lugar para todos os demais pecados. No versculo 50, dito que fizeram abominaes towebah ou toebah, que a mesma palavra usada em Levtico 18.22 e textos paralelos. dito ento, que Deus rejeitou, levou embora, deu fim rwo - cuwr (removi), deixando claro que devido tudo isso Ez 16.49-50, Ele subverteu as cidades da plancie. Queremos ainda fazer algumas observaes pertinentes a questo. Primeiramente, o fato de Ezequiel no mencionar o homossexualismo em Sodoma no significa que no era pecado ou que o mesmo no ocorresse ali. Ele tambm no menciona os sacrifcios humanos, incesto, zoofilia, pederastia, etc; porm,, certo que tudo isso ali se passava, infelizmente, at com certa naturalidade, pois eram males comuns entre os pagos (Is 5.20-23). Em segundo lugar, fato que
80

SHEDD, Russell P. Bblia Shedd, p.1172

126 por toda histria das culturas, o homem sempre teve noo de uma lei moral e que incapaz de viver em conformidade com ela. A perda dessa noo leva o homem a no perceber mais, e nem discernir o bem e o mal. Hoje, no ocidente, cuja moral uma herana judaico-crist, os homossexuais so sensveis e bondosos, numa tentativa de compensar a opo pelo estilo de vida equivocado. medida que ganharem terreno cenas como a de L em Sodoma e do levita em Gibe tornar-se-o comuns novamente (Gn 19 e Jz 19).

Os Textos do Novo Testamento

Rm 1.21 Porquanto, tendo conhecimento de Deus, no O glorificaram como Deus, nem lhe deram graas; antes, se tornaram nulos prprios raciocnios, obscurecendo-se-lhes o corao insensato. O apstolo Paulo, no texto em apreo, inicia seu raciocnio dizendo que todos tm conhecimento de Deus. Sabemos, luz das Sagradas Escrituras que o ser humano natural possui trs testemunhos fortes da existncia de Deus criador, sendo dois deles internos e um externo. So eles: Internos - a conscincia e o sentido de religiosidade; e Externo - a criao visvel. Estes trs testemunhos formam um nico conjunto denominado de revelao geral de Deus. Apesar de no mostrarem quem esse Deus e o qual a Sua vontade para conosco, por si s, seriam mais do que suficientes, se aceitos pelo homem, para guardar-nos do mal e da idolatria que o atrai. R. N. Champlin, Ph. D., corrobora tal colocao quando diz que: Rejeitaram eles a revelao natural existente na mente humana...existe uma fora intuitiva que conduz a Deus, mas eles repeliram essa em seus

127 fora...a prpria natureza revela a Deus, mas eles preferem adorar ao que foi criado, e no ao criador.81 O termo nulos Gr mataiow - mataioo, significa especular, pensar sobre coisas indignas, tornar vazio, ftil, insensato, etc; e demonstra a realidade daqueles que negam-se a crer em Deus: tornam-se loucos, insensatos, perdem a razo. Este ser seu estado, conforme em esclarece, denotando posio fixa. Quanto raciocnios dialogismos, designa aquele que delibera consigo mesmo sobre o que verdade, no entanto, descrito que seu corao Gr kardia -kardia , que dentre outros significados designa alma ou mente como fonte e lugar dos pensamentos, desejos, paixes, vontade, carter, etc; se obscureceu Gr skotizw - skotizo , ou seja, foi coberto com trevas, escurido, comprometendo mente, entendimento e os olhos. Aqui, fica clara a verdade de que o preo que os homens pagam por desprezarem a revelao divina, geral e especial, serem engolfados pela mentira e trevas deste mundo. Por isso, o texto chama seus coraes de insensatos Gr asunetov - asunetos , que quer dizer ininteligente, tolo, estpido, sem entendimento. O que deve ficar claro de incio, que Paulo discorre sobre as condies que regem a vida dos homens no regenerados, homens naturais, cujo

kosmov - kosmos mundo, jaz no maligno (1 Jo 5.19).


O versculo 22, inculcando-se por sbios, tornaram-se loucos, completa o quadro j analisado. Recomendavam-se como sbios Gr sopfov

-sophos, termo grego usado para filsofos e oradores gregos, para telogos
81

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, Vol 3. p. 580

128 judeus e mestres cristos, designa aquele que esperto, hbil nas letras, instrudo; mas, tornaram-se loucos Gr mwrainw - moraino , que quer dizer, agiram tolamente, presunosamente, etc. Tal a condio dos incrdulos neste mundo.

Rm 1. 24 Por isso, Deus entregou tais homens imundcia, pelas concupiscncias de seu prprio corao, para desonrarem o seu corpo entre si. Os termos em destaque, imundcia, concupiscncia, desonrarem e corpo, trazem luz ao que foi colocado anteriormente. Ser que a expresso Deus entregou, que ocorre trs vezes (vv. 24,26 e 28), significa que Deus seria injusto com o homem? A resposta no! Ele no injusto! Uma vez que fomos criados como seres livres, dotados de poder de escolha, Deus na verdade justo ao deixar que vivamos da maneira que escolhemos viver, alienados Dele, logo, a merc da mentira propagada por foras espirituais da maldade (Ef 2.2,3; 6.12). Charles Ryrie, sobre isso afirma que: ...Paulo est atacando a extrema idolatria que imperava na maior parte do mundo gentio, no qual animais eram considerados deuses (v. 23), a perverso sexual prevalecia (vv. 26-27), e o pecado em geral era irrestrito. 82 Analisemos cada termo separadamente;

1) Imundcia Gr akayarsia - akatharsia

82

RYRIE, Charles C. Bblia de Estudo Anotada, p. 1411

129 Significa impureza no grego, tanto fsica quanto moral, derivada de desejos sexuais, luxria e vida devassa. Aqui, Champlin esclarece que seu uso na antiguidade indicava o estado corrupto de corpos em decomposio nos sepulcros. Mostra, no texto, a imoralidade humana, manifesta nos pecados sexuais ocultos ou pblicos, individual ou coletivo, focando os vcios e perverses sexuais diversas.

2) Concupiscncia Gr epiyumia - epithumia De acordo com James Strong, e face ao contexto prximo ou remoto, indica no apenas desejo, anelo ou anseio, mas, desejo pelo que proibido, luxria, sensualidade, etc. H pessoas que so do contra, porm, no sabem nem mesmo porque o so. Agem como filhos rebeldes, que tem prazer me contrariar a vontade dos pais. Desejar aquilo que Deus proibiu rebelio, e tal postura traz aos homens conseqncias danosas nesta vida e no alm, caso no se arrependam de seus pecados rendendo-se a Cristo.

3) Desonrarem Gr atimazw - atimazo Segundo o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, honra significa considerao virtude, ao talento, coragem, santidade, s boas aes ou s qualidades de algum, dignidade, grandeza, glria, graa, pureza, etc. O termo atimazo verbo cognato do substantivo atimia e significa desonrar, tratar vergonhosamente, insultar. J atimia, designa desonra, ignomnia, desgraa, etc.

130

4) Corpo Gr swma - soma Designa o corpo, tanto de homem quanto de animais. Ele o objeto de atimazo no texto, e era tido pela Filosofia grega como mal, priso da alma. Paulo est afirmando, face ao pensamento dominante na poca, que os incrdulos desprezavam seu prprio corpo com suas prticas imundas. Em contraste, as Escrituras Sagradas ensinam que Deus criou o homem bom, em sua totalidade corpo e esprito/alma. No darmos ao corpo a dignidade devida constitui-se uma afronta a Aquele que o criou Deus. atravs do corpo que nos manifestamos no mundo e tambm por ele recebemos impresses pelos rgos dos sentidos.

Rm 1.26 Por causa disso, os entregou Deus a paixes infames; porque at as mulheres mudaram o modo natural de suas relaes ntimas por outro, contrrio natureza. Basicamente, o termo entregou Gr paradidwmi - paradidomi, significa entregar nas mos de outro, transferir para esfera de poder ou uso, etc. A paixo sentimento ou emoo levado a um alto grau de intensidade, atividade, hbito ou vcio dominador, etc; designada aqui pelo termo Gr payov - pathos , em todo o Novo testamento significa algo mau., paixo depravada, paixes vis. Quanto a infame atimia - atimia no grego, o Aurlio diz que algo que tem m fama, prtica de aes vis, desonrosas, abjeto, desprezvel e torpe.

131 Em seqncia, dito que at as mulheres Gr yhluv - thelus , do sexo feminino, mulher , fmea; mudaram Gr metallassw - metallasso, trocar, mudar; o modo natural de suas relaes ntimas por outro, contrrio natureza. Na lngua portuguesa, mudar significa alterar, transformar, converter, etc; e deixa claro o que Paulo escreve. O advrbio at anterior a mulheres, significa, tambm, e analisado comparativamente com semelhantemente do versculo 27, esclarece o sentido homossexual do texto. O modo crhsiv - chresis no original grego, significa uso, emprego, trato, relaes ntimas, utilidade, e demonstra que realmente havia lesbianismo crescente no mundo no regenerado. Paulo utiliza ento, fusikov - phusikos natural, termo que designa o que produzido pela natureza, inato, ou seja, que nasce com o indivduo, congnito, etc. bvio que o natural quanto ao sexo que a mulher se relacione com homem, jamais mulher com mulher ou homem com homem. Aqui, a lei ou ordem, regular da natureza, diz Paulo, estava sendo quebrada por prticas contrrias natureza Gr fusiv - phusis, que designa natureza das coisas, fora, lei , ordem natural, abrangendo nascimento, origem fsica, etc. Quando nasce um beb, preenchido o carto da criana com todos os dados pertinentes ao fato, como: hora, tamanho, peso, etc; tambm anotado o sexo em conformidade com a anatomia do recm-nascido genitlia masculina (pnis), sexo masculino, homem; se genitlia feminina (vulva), sexo feminino, mulher. Apesar da sexualidade no se resumir na genitlia, pois vrios fatores externos vo atuar ao longo do desenvolvimento da criana, nenhum profissional de sade srio jamais colocaria no item sexo, do carto, algo como indefinido.

132 oportuno aqui frisarmos o fato de que a maioria dos homossexuais declarados ou no, nenhum problema anatmico possuem que tenha interferido

favoravelmente para sua homossexualidade. Mais de 95% desses indivduos so perfeitos anatomicamente, ou seja, a natureza os fez machos (homens) ou fmeas (mulheres). A dificuldade ento, claro, est na mente do indivduo que por ao de vrios fatores passa a acreditar ser aquilo que no .

Rm 1.27 Semelhantemente, os homens tambm, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punio do seu erro. Paulo usa aqui o termo grego omoiwv - homoios do mesmo modo, igualmente, para argumentar que os homens tambm faziam o que relatou antes sobre as mulheres (v. 26), ou seja, deixaram o contato sexual natural. Os homens arshn arsen (macho, varo), tambm kai - kai (partcula da ao aditiva e fora cumulativa), deixando afihmi - aphiemi (enviar para outro lugar). Aqui temos a mesma proibio de gnero, macho com macho ou fmea com fmea, do Antigo Testamento (Lv 20.13; 18.22), e o termo grego aphiemi deixar, abandonar, negligenciar, desistir, enviar para outro lugar, etc; designa que tais indivduos passaram a canalizar seu impulso sexual em um ser do mesmo gnero, e no no natural Gr fusikov - phusikos, o sexo oposto. Eles ainda desistiram de exercer sua masculinidade/feminilidade, seja devido traumas, frustraes, interesses, presso social, mdia, demonismo, etc.

133 O termo grego para inflamaram ekkaiw - ekkaio queimar, colocar fogo, estar inflamado e, significa na lngua portuguesa converter em chamas, excitar, estimular,etc. Paulo afirma, que assim faziam, mutuamente eiv

- eis (um ao outro, reciprocamente, mutuamente), em sua sensualidade orexiv - orexis


(desejo,nsia, anelo, desejo impulsivo, luxria, apetite). Em seguida, diz que assim fazendo, cometiam katergazomai - katergazomai (realizar, executar, produzir, etc), torpeza aschmosunh - aschemosune (inconvenincia, ao imprpria, indecncia; de askemon deformado e schema forma ou aparncia, comportamento, etc). Devido essa torpeza macho com macho, recebiam como retribuio o que devido: punio de seu erro. O termo antimistia -

antimisthia punio, era um prmio dado em compensao, recompensa por


algo, que aqui, o erro homossexualismo masculino. O grego planh - plane erro, designa desvio, ato de vaguear por, compreendendo tanto algum desviado do caminho correto quanto em desvio mental, uma opinio equivocada quanto a moral, religio,etc. Estavam desviados, alienados do Deus verdadeiro, logo toda sorte de males cometiam seu corpo.

Rm 1.28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o prprio Deus os entregou a uma disposio mental reprovvel, para praticarem coisas incovenientes.

134 Ao dizer que os incrdulos desprezaram o conhecimento divino, Paulo mostra que eles escolheram assim fazer, optaram por isso. O Aurlio afirma que desprezo desdm, repulsa com nojo, falta de apreo, etc; logo, o que est sendo dito que aqueles que assim pecaram, haviam desprezado o conhecimento Gr

epignwsiv - epignosis, que significa o conhecimento correto e preciso sobre


Deus, conhecimento das coisas ticas e divinas do Novo Testamento. Eles no reconheceram a Deus apesar de no faltarem evidncias de Sua presena. Deus ento, os entregou Gr paradidwmi - paradidomi, que quer dizer dar, entregar, permitir, conceder, etc; a uma disposio mental reprovvel. O grego

nouv - nous mental, significa mente, incluso a a capacidade de perceber e


entender com habilidade de sentir, julgar e determinar. Abrange ainda a razo, o entendimento e poder de ponderar e julgar sobriamente, calma e imparcialmente. Tal atividade difcil at para os filhos de Deus, muito mais, ento para quem desprezou Seu conhecimento. Quanto a reprovvel Gr adokimov -

adokimos, o termo designa aquilo que no resistiu a teste, desqualificado para,


desaprovado, falso, esprio, condenado. O dokimo na poca de Paulo era um comerciante correto, honesto, que no usava de engano em seus negcios, por isso era aprovado. Uma vez que seu raciocnio era inadequado em relao a Deus, aqueles homens praticavam Gr poiew - poieo, que compreende fazer, produzir, efetuar, etc; toda sorte de obras inconvenientes kayhkw - katheko, isto , atitudes inoportunas, imprprias, opostas ao decoro, que traz prejuzo e

135 perigo, de risco. Estavam descendo, abaixando, ajustados ao erro e ntimos do mal.

Rm 1.29 Cheios de toda injustia, malcia, avareza e maldade, possudos de inveja, homicdio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores. Neste versculo, nos chama a ateno o fato de Paulo afirmar que o mundo a sua volta estava cheio Gr plhrow - pleroo, indicando algo a se completar, preencher at o mximo, etc; de toda - Gr pav - ps, tanto individual como coletivamente tudo, o todo, de todos os tipos; injustia Gr adikia

-adikia , que corresponde injustia de corao e vida, violao da lei e da


justia. O texto, segue descrevendo vrias formas dessa injustia, que se refletia na relao civil, moral e social dos indivduos. A primeira referncia a malcia Gr porneia - porneia, que significa literalmente relao sexual ilcita como adultrio, fornicao, homossexualidade, lesbianismo, zoofilia, etc. Essas pessoas desejavam ter mais, cobiavam mais (avareza Gr pleonexia - pleonexia) e eram depravadas, corruptas, inquas, com propsitos e desejos maus ( maldade Gr ponhria - poneria); possudos Gr mestov - mestos, ou seja, cheios de inveja. O invejoso, sente tristeza com o sucesso de seu prximo e alegria quando aquele erra ou derrotado. Tal o quadro nos dias atuais. Eles tm dolo Gr

dolov - dolos , que compreende estarem cheios de astcia, engano, fraude, etc;
e so malignos Gr kakohteia - kakoetheia, isto , so depravados de

136 corao e vida, mau carter e sutis na prtica do mal. A maior parte das injustias e males descritos por Paulo, em mbito geral, est presente em muitos homossexuais, por exemplo, eles acreditam e pregam ser o amor entre iguais melhor que entre os heterossexuais (v. 30 - Gr uperhfanov - huperephanos soberbos), dizendo-se mais sensveis e pessoas melhores. Gostam tambm de mostrar-se, seja na mdia televisiva, impressa, radiofnica, etc (v.30 Gr fainw -

phaino brilhar, aparecer, tornar-se evidente, ser visto,etc), pois precisam se


auto-afirmar mais que a maior parte dos indivduos.

1 Co 6.9 Ou no sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem efeminados, nem sodomitas. O primeiro no Gr ouk - ouk, era usado para perguntas diretas que esperam resposta afirmativa. Isso demonstra que os corntios sabiam muito bem o que Paulo dizia. Sabeis Gr eidw - eido, conotava perceber por alguns dos sentidos, discernir, etc; de modo que Paulo se fazia entender quando os ensinava sobre todas essas coisas. De incio, Paulo classifica-os (os que praticavam os pecados descritos) todos como injustos Gr adikov - adikos, ou seja, so maus, violadores da justia, pecaminosos, fraudulentos, etc. Ento, vaticina que no herdaro Gr klhronomew - kleronomeo, isto , no obtero nem participaro do reino Gr basileia - basileia, de Deus, quem teimar na prtica

137 dessas iniqidades. O reino domnio, governo, etc; e Deus no ir governar, participar ou interagir na vida do indivduo que no O deseje. O segundo no Gr mh - me, compreende negao qualificada e junto com planaw - planao enganeis, demonstra o quadro de Corinto e de nossos dias tambm. Muitos esto na igreja, mas no esto no reino basileia, de Deus, pois teimam em viver no pecado enganando a si mesmos. Havia crentes corntios na mesma situao, por isso, Paulo diz: No vos enganeis. Faz ento uma longa lista de injustos, como segue: impuros, idlatras, adlteros, efeminados, sodomitas, ladres, avarentos, bbados, maldizentes e roubadores. Vejamos cada termo que diz respeito ao nosso estudo, separadamente: Impuros O original pornov - pornos, e designa o homem que prostitui seu corpo luxria de outro por pagamento, aquele que se entrega a relaes sexuais ilcitas, fornicador, prostituto, etc. Champlin afirma ser esta palavra um termo geral que expressa todos os tipos de delitos sexuais e imoralidades.

Idlatras O termo grego aqui eidwlolatrhv - eidololatres, e significa basicamente adorador, aquele que serve a falsos deuses representados pelos dolos. A palavra usada tanto para pagos quanto para cristos, que participem de algum modo no culto politesta. Diz respeito, no somente a servir dolos eidlon, mas tambm abrange adorao a qualquer objeto que substitua a Deus no corao dos indivduos, seja sabedoria, fama, dinheiro, prazer, artistas,etc.

138 Adlteros Paulo usa o termo moicov - moichos, que significa adltero, ou seja, aquele que trai seu cnjuge, tendo relao com outra pessoa, casada ou no. Tambm indica por toda Escritura, a infidelidade Deus ou adultrio espiritual, quando o homem adora falsos deuses idolatria.

Efeminados Aqui, Paulo lana mo do grego malakov - malakos, que designa algo ou algum que mole, macio para se tocar, que no contexto diz respeito a um rapaz que se relaciona sexualmente com um homem ou aquele que submete seu corpo a lascvia no natural. Sobre malakos e arsenokoite sodomita, Charles Ryrie faz uma colocao precisa. Como segue:
Ambas as palavras referem-se a homossexuais; a primeira, queles que se deixam usar de modo antinatural, e a segunda, aos homossexuais ativos. A advertncia de Paulo apresentada em funo de incesto, homossexualismo, pederastia e outras aberraes sexuais que predominavam entre os gregos e romanos... 83

O termo, j naquela poca, tinha a conotao daquele que faz o papel passivo na relao sexual, ou seja, assume o lugar de fmea, sendo penetrado por outro homem. Champlin, corrobora tal afirmao quando diz que ... significa suave, efeminado, tendo sido largamente aplicado homossexualidade por vrios autores antigos, indicando homens que aceitavam os afagos de outros homens, como se fossem mulheres84

Sodomitas A palavra empregada arsenokoithv - arsenokoites, termo cunhado , segundo os estudiosos da lngua grega, pelo prprio Paulo. composta
83 84

RYRIE, Charles C. Bblia de Estudo Anotada, p. 1439 CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, Vol. 4. p. 83

139 de arsen varo, macho, e koite lugar para deitar, cama, leito, coabitao, relao sexual,etc. Paulo criou 179 termos no N. T. , termos que no alteram o sentido do contexto nos versculos onde se encontram. Segundo Joe Dallas, autor do livro A Operao do Erro, Paulo derivou arsenokoite...
Diretamente da traduo grega do A. T. hebraico, a Septuaginta:Meta arsenos ou koimethese koiten gyniakos (Lv 18.22). Hos na koimethe meta arsenos koiten gynaikos (Lv 20.13)...quando Paulo adotou o termo arsenokoite, ele o tirou diretamente das passagens de Levtico na traduo grega que probem o comportamento homossexual.85

digno ainda de nota, que em nossa lngua coito (que deriva do grego koite) sinnimo de cpula, isto , o ato sexual. Portanto, arsenokoite no significa outra ao neste contexto a no ser homossexualismo masculino, de macho com macho. No versculo 11, o apstolo Paulo afirma que alguns crentes de Corinto haviam sido refns daquelas prticas injustas por ele descritas, ou seja, entre eles havia alguns que outrora tinham sido impuros, idlatras, adlteros, efeminados, sodomitas,etc; mas agora, dito que foram todos lavados Gr

apolouw - apolouo (lavar, separar, banhar, etc.); foram santificados Gr agiazw - hagiazo (purificados, dedicados, separados do que profano para
servir a Deus); e tambm justificados Gr dikaiow - dikaioo (tornar, declarar justo, tornar como deve ser, etc.); em o nome do Senhor Jesus Cristo e no esprito do nosso Deus. O termo em Gr en - en, uma proposio primria que denota posio fixa, seja de lugar, tempo ou estado, assim, o homem escravizado por pecados, inclusive os sexuais, ao encontrar com Jesus Cristo, convertendo-se a Ele em verdadeiro arrependimento, passa das trevas para a luz, mudando de
85

DALLAS, Joe. A Operao do Erro, p. 208

140 posio. Agora, seu estado de justia em Cristo e sua posio de filho de Deus (Jo 1.11,12; 2 Co 5.17; Ef 2.1-6; Cl 1.13,14). Precisamos, ainda, atentarmos para o fato de que apesar de abominveis e bestiais, os pecados sexuais tratados por Paulo neste texto esto colocados lado a lado com idolatria, roubo, bebedice, etc; no havendo moralmente distino entre os mesmos, embora, os pecados sexuais tenham carter nico so cometidos contra o prprio corpo (1 Co 6.18).

1 Tm 1.10 Impuros, sodomitas, raptores de homens, mentiroso, perjuros e para tudo quanto se ope s doutrina. Este texto compreende a terceira referncia direta ao homossexualismo, juntamente com Rm 1.26,27 e 1 Co 6.9, sendo endereada a um indivduo em particular, Timteo, com orientaes de como proceder no trato com a igreja de Deus. Os termos em destaque, impuros e sodomitas, so no original grego, respectivamente,

pornov - pornos e arsenokoithv

-arsenokoites . O primeiro designa o homem que prostitui seu corpo entregandose a luxria de outro homem por pagamento, fornicador e ainda, o que se entrega a qualquer relao sexual ilcita. Neste contexto, usado para designar todos os pecados sexuais, quer de solteiros, quer de casados. O segundo termo, arsenokoites, basicamente designa aquele que se deita com homem e com mulher, sodomita homossexual. Vem de arsen macho, varo, e , koite lugar para deitar, leito matrimonial, coabitao sexual lcita ou ilcita. No contexto, refere-se ao pecado do homossexualismo. Champlin esclarece que ...literalmente significa um homem que tem contacto sexual com outro homem, ou seja, um

141 homossexual. A palavra arsen, sozinha, significa macho, e koite, que originalmente era um leito, um lugar para deitar, veio finalmente a indicar contacto sexual.86 Devemos notar, que mais uma vez, Paulo coloca o termo numa lista de tantos outros pecados como: profanos, parricidas, matricidas, mentirosos, perjuros, etc; o que no lhe confere grau moral diferente dos demais pecados. Champlin, no entanto, insiste em que o castigo imposto, violentamente, contra Sodoma e Gomorra, foi devido a grande propagao da homossexualidade nas cidades da plancie. Essa posio, luz de um exame minucioso sobre o homossexualismo na Bblia, no se sustenta (ver Ez 16.49,50).

2 Pe 2.6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as runa completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; No captulo 2 da segunda epstola de Pedro, o ttulo Os falsos doutores ou falsos mestres. Tal designao demonstra que so pessoas infiltradas no meio cristo e que gozam de posio privilegiada, ou seja, so obreiros, pastores, professores de EBD, etc; pois dito no contexto que seduzem as almas vacilantes, e, isto mais provvel se forem formadores de opinio no meio cristo. Pedro, menciona apenas duas das cidades da plancie devido estas serem as principais, porm, suas palavras em todo contexto dizem respeito aos habitantes de Sodoma, Gomorra, Adm, Zeboim e Bel ou Zoar.

86

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, Vol. 5. p. 284

142 Pedro, afirma que Deus ordenou-as Gr katakrinw - katakrino, isto , julgou-as dignas de punio tendo emitido julgamento, condenao sobre as mesmas. Ele as separou, escolheu, etc; para que se tornassem um testemunho permanente de Seu juzo para todos os povos em todas as pocas e lugares. O grego katastrofh - katastrophe runa, demonstra que houve ali completa destruio, to vasta que se tornou um sinal, representao ou exemplo

upodeigma - hupodeigma, de um aviso de algo a ser evitado. O termo grego mellw - mello - venham (estar prestes a), designa aqueles que tenham a
inteno em mente, estejam pensando em viver de maneira semelhante aos povos da plancie impiamente. Pedro, utiliza o grego asebew - asebeo para impiamente, o qual, basicamente quer dizer: ser incrdulo, agir impiedosamente, e, deriva de asebhv - asebes aquele que destitudo de temor reverente a Deus, que condena a Deus, mpio, etc. No versculo 7, Pedro d testemunho de L, de que era justo

dikaiov - dikaios, e que vivia afligido (ARA) ou deprimido (BJ) Gr kataponew - kataponeo (afligir ou oprimir com maldades, criar problemas,
tratar asperamente, etc.), com tudo o que via e ouvia daqueles libertinos e insubordinados, enquanto ali habitou. Os termos gregos para libertinos e insubordinados so, aqui, aselgeia - aselgeia e ayesmov - athesmos, que significam respectivamente, luxria desenfreada, excesso, licenciosidade, lascvia, etc;. e algum que transgride as restries da lei para satisfazer os seus prprios desejos. A Bblia de Jerusalm, reza ...comportamento dissoluto daqueles

143 perversos, e esse o quadro atual de nossa sociedade. Apesar de nossa herana judaico-crist, muitos pases ocidentais esto desprezando os valores e a moral crist, cedendo a presso poltica de grupos feministas e gays organizados. O que tais ativistas desejam, est claro no captulo sobre a homossexualidade. Em sua busca de satisfao pessoal e luta para calar a conscincia culpada, tais indivduos, no medem esforos, atacando os valores cristos, a famlia, governos, derrubando leis, homossexualizando nossas crianas atravs de uma pseudo-educao sexual, etc. Para saciar seu ego e sua carne, no se importam de agredir outros (fsica e psicologicamente), destruindo a famlia e por tabela, a sociedade. O versculo 8 claro, quando diz que L atormentava sua alma cada dia (diariamente BJ). O grego basanizw - basanizo atormentava ou afligia, significa pr prova, provar, torturar, molestar, vexar com dores horrveis no corpo ou na mente, etc; e mostra bem a realidade atual. Hoje, os verdadeiros cristos esto como L, e embora no tenhamos resolvido morar em Sodoma como ele, Sodoma veio at ns ! Cabe aqui, estabelecermos a diferena de L para Jesus, com respeito influncia que ambos exerceram, cada qual na sua poca, Este, sempre era procurado pelos pecadores que queriam ouvi-Lo, e Ele, os impregnava com seu amor, graa e bondade, revelando-lhes como entrar no reino Basilia, de Deus. Aquele, foi com seus prprios ps para o meio do pecado, julgou suas causas (estava porta da cidade), morou anos ali, pois suas filhas j estavam casadas, mas quando do anncio do juzo divino, nem seus genros quiseram lhe

144 dar crdito. Seu testemunho j no impactava, pois apesar de sofrer com o que via, no era uma voz proftica a conclam-los ao arrependimento (Mt 3.1-3). certo que nosso testemunho uma grande pregao, mas se ficarmos calados como L, to somente nos sentiremos oprimidos pelo pecado que cresce rapidamente a nossa volta. Precisamos viver o que pregamos e tambm pregar o que vivemos, com graa e sabedoria. importante, ainda, o fato de Pedro fazer aluso No, L e os mpios daquela poca, em comparao com os falsos mestres que ele afirma, surgiro. Os mesmos pecados dos homens da poca de No e L, so atrelados a estes, entre eles: avareza Gr pleonexia - pleonexia; injustia adikia

-adikia ; paixes imundas epiyumia miasmov - epithumia miasmos;


desprezo Gr katafronew - kataphroneo, pela autoridade; blasfemos Gr

blasfhmew - blasphemeo; animais irracionais Gr alogov zwon - alogos zoon; impuros Gr spilov - spilos; pervertidos mwmov - momos;
volupiosos Gr apath -apate; olhos cheios de adultrio Gr oftalmov

mestov moicaliv - ophthalmos mestos moichalis; insaciveis Gr akatapaustov - akatapaustos; pecado Gr amartia - hamartia; malditos
Gr katara - katara; escravos da corrupo Gr doulov fyora - doulos

phthora; etc.

145 Jd 7 Como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado prostituio como aqueles, seguindo aps outra carne, so postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punio.

Sodoma e Gomorra no estavam sozinhas em seus pecados, uma vez que, as cidades em torno delas, circunvizinhas Gr peri - peri, tambm comungavam em seus erros. As 5 cidades da plancie, segundo Judas, estavam entregues a prostituio Gr ekporneuw - ekporneuo (prostituio, fornicao, relao sexual lcita,etc.): Sodoma, Gomorra, Adm, Zeboim e Bel (Zoar). As provncias Adm, Zeboim e Zoar, eram como Gr omoiov - homoios (similar, semelhante, parecido,etc.), aqueles Gr tropov - tropos (forma, modo, maneira, como, modo de vida,etc.), ou seja, como os de Sodoma, que tentaram ter relaes com outra carne, os anjos. Champlin, afirma que por prostituio, Judas referiu-se a toda sorte de males morais, como depravaes, homossexualismo,

concupiscncias e apego exagerado atividade sexual. O grego apercomai

-aperchomai seguindo, corresponde a ao de ir embora ou partir a fim de


seguir algum, seguir seu partido ou como lder. O intenso desejo sexual era o governante, lder, dessas pessoas, e elas, seus escravos. Quando Judas diz outra carne Gr eterov sarx - heteros sarx (diferente, de outra natureza, forma, classe,etc. de acordo com a BJ), refere-se aos anjos que os sodomitas queriam penetrar. Tal aberrao carnal seria fcil de ocorrer para pessoas que se entregavam as relaes homossexuais, lesbianismo, zoofilia, incesto,etc. Essa

146 premissa, confere com o quadro que L enfrentou. Estavam sedentos, desejosos de possuir aqueles homens, que eram forasteiros especiais, diferentes de tudo que aqueles brutos irracionais j tinham experimentado. Hoje, no diferente, pois que, muitos viciados em sexo, j no se satisfazem mais com apenas uma mulher. preciso vrias delas. Depois, preciso relacionar-se com homens, fazer troca de casais, penetrarem animais, ser afligido por dor, etc; num crculo vicioso e destrutivo sem fim da natureza humana. A posio tradicional sobre outra carne, diz tratar-se da atividade homossexual masculina e feminina dos povos da plancie, alm dos demais pecados sexuais ali praticados, com crianas, animais, etc. Esta posio mais sensata, pois rica de evidncias bblicas e histricas, o que no ocorre no outro caso. Judas, segue dizendo que os tais foram postos como exemplo Gr

deigma - deigma (algo que mostrado como modelo), do fogo Gr pur - pur,
eterno Gr aiwniov - aionios (sem incio e sem fim), e que certamente sofreriam Gr upecw - hupecho (colocar debaixo de, pr sob, sofrer punio,etc.), punio Gr dikh - dike (execuo de sentena, punio, justia vingadora,etc.). As colocaes de Judas contra os falsos mestres, lembram muito as palavras de Pedro j analisadas. O certo, em ambas as cartas, que o que ocorreu com as cidades da plancie jamais ser esquecido e, certamente, havia ali, junto com outros pecados, toda sorte de depravao sexual e culto idlatras.

147 Mas, vejamos a seguir o que a Bblia Sagrada diz em seu contexto geral sobre Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas.

O QUE A BBLIA ENSINA SOBRE SODOMA E GOMORRA?

Antes de meditarmos nos textos bblicos diretos sobre Sodoma e Gomorra, mister entendermos a origem dos povos que habitavam Cana e as cidades da plancie. Em Gn 10.1, dito que : So estas as geraes dos filhos de No: Sem, Cam e Jaf; e nasceram-lhes filhos depois do dilvio. No versculo 6, dito que Cuxe, Mizraim, Pute e Cana, foram os filhos de Cam, e do 15 -18, so descritos todos os povos gerados de Cana: Sidom, Hete, Jebuseus, Amorreus, Girgaseus, Heveus, Arqueus, Sineus, Arvadeus, Zemareus, Hamateus, e depois, as famlias que

dos cananeus se espalharam. Quando chegamos ao

versculo 19, vemos que o limite dos cananeus ia desde Sidom, para Gerar, at Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Adm e Zeboim, at Lasa. A poca dos patriarcas (2.100 1.800 a.C.), est separada da conquista de Cana por quase 700 anos (1.445 a.C.), quando Amenotepe II reinava no Egito. Em Dt 18.9 -12, Deus diz que quando Israel entrar na terra prometida, no dever imitar as abominaes daqueles povos que ali habitam, como segue: 1 ) Queimar seus filhos (as) em sacrifcio a deuses falsos; 2 ) Adivinhao; 3 ) Prognosticao; 4 ) Agouro; 5 ) Feitiaria; 6 ) Encantamentos; 7 ) Necromancia; 8 ) Mgicas; 9 )

148 Mediunidade. O versculo 12, termina dizendo que devido essas abominaes, Deus lanaria fora aqueles povos da terra. Essas abominaes praticadas pelos descendentes de Cam, j estavam presentes em Sodoma, Gomorra, Adm, Zeboim e Zoar, alm de outras partes da terra santa, e ainda, fora dela. Na poca do rei Saul, ainda havia necromantes na terra (1 Sm 28.3-25). A idolatria na antiguidade, em todas as suas diversas manifestaes, sejam sacrifcios humanos, consulta a espritos, venerao de ancestrais, etc; facilmente comprovada pela histria,

arqueologia,etc. Tal realidade, demonstra que dentre as abominaes cometidas por Sodoma, Gomorra e as outras 3 cidades menores, fazem parte o descrito em Dt 18.9-12, alm do desamparo ao pobre e necessitado, soberba e depravaes sexuais (descritas em Lv como abominaes tow ebah ou toebah). Uma anlise das citaes bblicas de Sodoma, Gomorra, Adm, Zeboim e Zoar, na verso de Almeida Revista e Atualizada, demonstrou que: 1. Sodoma mencionada em 46 versculos por toda Bblia. Destes, aparece sozinha - em 23 vv; junto com Gomorra - em 23 vv; com Samaria em 3 vv; com Gomorra, Adm, Zeboim e Zoar - em 2 vv; com Gomorra, Adm e Zeboim - em 2 vv; com o Egito - em 2 vv; e com Gomorra e Zoar em 3 vv. 2. Gomorra mencionada em 23 versculos por toda Escritura Sagrada, mas nunca sozinha. Destes, aparece com Sodoma em 23 vv; com Sodoma, Adm, Zeboim e Zoar - em 2 vv; com Sodoma, Adm e Zeboim - em 4 vv; com Sodoma e Adm em 4 vv; e com Sodoma e Zoar - em 3 vv.

149 Dos 46 versculos onde aparece Sodoma 23 deles com Gomorra, temos: 22 vezes (47,8%) a meno do juzo derramado sobre as mesmas por Deus e 11 vezes (23,9%) so mencionados os pecados e carter de seus habitantes. Assim, de um total de 46 versculos com Sodoma, 33 (71,7%) trazem um sentido negativo em relao queles povos. Por exemplo: Gn 13.13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor; Gn 18.20 Disse mais o Senhor: Com efeito o clamor de Sodoma e Gomorra tem se multiplicado e o seu pecado se tem agravado muito; Dt 23.18 No trars salrio de prostituio nem preo de sodomita casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque uma e outra coisa so igualmente abominveis ao Senhor teu Deus Ez 16.49,50 Eis que esta foi a iniqidade de Sodoma, tua irm: soberba, fartura de po,...mas nunca amparou o pobre e necessitado. Foram arrogantes, e fizeram abominaes diante de Mim...; 2 Pe2.6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as runa completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; Jd 7 Como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas que, havendo-se entregue a prostituio (sexual e cultual) como aqueles, seguindo aps outra carne, so postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punio. Outros textos claros sobre o assunto so: Gn 13.10; 18.26; 19.1,4,24,28; Dt 29.23; 32.32; Is 1.9-23; 3.9; 13.19; Jr 20.16; 23.14; 49.18; 50.40;

150 Lm 4.6; Ez 16.46,48,53,55,56; Am 4.11; Sf 2.9; Mt 10.15; 11.23,24; Lc 10.12; 17.29; Rm 9.29; etc. O testemunho bblico sobre Sodoma e suas filhas (Gomorra, Adm, Zeboim e Zoar), claro em descrever seus habitantes como maus, idlatras, injustos e escravos de vcios sexuais terrveis. Sobre Sodoma e Gomorra, Werner Keller afirma que:
Sodoma e Gomorra tornaram-se smbolos de vcio e iniqidade e sinnimos de aniquilao completa...Como para confirmar a teoria geolgica do desaparecimento de Sodoma e Gomorra, escreve textualmente o sacerdote fencio Sanchuniathon em sua Histria Antiga redescoberta: O vale de Sidimus afundou e se transformou em mar, sempre fumegante e sem peixe, exemplo de vingana e morte para os mpios.87

Quanto a Adm e Zeboim, dos 5 versculos onde aparecem nas Escrituras, em 2 deles (Dt 29.23; Os 11.8), se alude a destruio do juzo divino. Das 5 cidades da plancie, apenas Zoar foi polpada devido L ter pedido para refugiar-se nela (Gn 19.20-23). Posteriormente, abandonou a mesma com suas filhas, habitando uma caverna (Gn 19.30). Fica claro, face a viso geral da narrativa bblica das cidades da plancie, que seus habitantes eram maus e grandes pecadores. Agora, voltemos nossa ateno para algo importante relacionado ao nosso estudo: O Silncio de Jesus quanto condenao explcita da homossexualidade. Ser que Jesus era a favor da homossexualidade? Analisemos a questo.

O SILNCIO DE JESUS
87

KELLER, Werner. E a Bblia Tinha Razo, p. 83,92

151

O Silncio de Jesus, sobre a questo homossexual, tem sido usado pelos militantes gays para justificar seu estilo de vida, chegando ao extremo de inventarem um suposto caso homossexual entre Jesus e Joo. Mas, afinal de contas, o que Jesus pensava sobre esse assunto? Como podemos saber, se Ele no se pronunciou a respeito? Antes de mais nada, preciso dizer que o Senhor Jesus Cristo tambm no condenou, explicitamente, o aborto, o estupro, a poligamia, a clonagem humana, o uso da maconha, cocana, bebida alcolica,etc; no entanto, at o mais ctico dos homens concordaria que o estupro errado, o aborto assassinato, etc. As Escrituras Sagradas, no se resumem num manual de no faa isso nem aquilo; antes, contm histria, geografia, poesia, arqueologia,etc; e, claro, um cdigo moral inigualvel em todos os tempos da histria humana sobre a terra a Tor (x 20.1-20) e o Sermo da Montanha (Mt 5,6 e 7); o primeiro dado ao povo escolhido segundo a carne Israel (Gn 12.1-3; x 20.117), o segundo, dado a um povo que tirado de todos os povos a Igreja (Mt 5,6 e 7; 16.15-18). Em direito, afirma-se que no h crime sem que antes haja lei que assim o defina. Quando frente a um caso no contemplado explicitamente pela legislao em vigor, o advogado dever amparar-se, lanar mo, daquele artigo ou lei que mais se aproxime da realidade necessria. O mesmo pode e deve ser feito, com a devida habilidade e cuidado, com as Escrituras, sempre que ocorra situao similar. Dito isto, ento vejamos o que Jesus pensava.

152 Jesus, veio ao mundo numa poca em que este estava pervertido em extremo, em pleno governo romano (Lc 2.1-7; Gl 4.4). Foi apresentado no templo como todo judeu deveria ser (Lc 2.21-24). Ao iniciar seu ministrio, com cerca de 30 anos, passou a ensinar e pregar pelas cidades da Palestina. Por cerca de 3 anos e 6 meses, teve srios problemas com os religiosos de Sua poca e povo, sendo visto como um agitador. Teceu duras crticas contra os fariseus e escribas (Mt 23.13-36). Chamava-os de hipcritas, pois no viviam de acordo com o que ensinavam. Vrias vezes, Jesus mencionou personagens do A.T. em Seus ensinos, como Jonas (Mt 12.40,41), a rainha de Sab e Salomo (Mt 12.42), No e L (Lc 17.26-29),etc; e afirmou que no veio revogar a Lei (Tor os 5 primeiros livros da Bblia) ou os profetas: ...no vim para revogar, vim para cumprir (Mt 5.17-20). Como judeu piedoso que era, Jesus viveu de acordo com a Bblia que lia: a Tor, os Salmos e os profetas (Lc 4.16-21). Ele nem mesmo fundou uma nova religio, antes, trouxe aos homens perdo e paz pelo Seu sangue e mostroulhes como entrar no reino de Deus Gr basileia tou yeou - basileia tou

theou (Mt 4.17; Jo 3.1-15; 1 Jo 1.7,9; 2.1,2).


Como judeu praticante, a questo homossexual para Jesus era algo definido, quem a praticasse deveria ser morto ou eliminado (Lv 18.22,29), assim, como os adlteros (as) (Lv 20.10), quem amaldioasse os pais (Lv 20.9),etc. Por que deveria deliberar ou ensinar sobre um tema para ele e seu pblico judeus na maioria, totalmente resolvido? Para o judeu fiel, as proibies sexuais no eram algo em aberto, assim como os demais preceitos da Tor . Outrossim, deve ser notado que Jesus ao ensinar sobre o adultrio, trouxe maior dificuldade para

153 os indivduos do que a prpria Lei, que dizia ser necessrio haver 3 testemunhas para que os culpados fossem mortos (Dt 17.6; 19.15; 22.22-24), enquanto Jesus afirmou que aquele que cobiar uma mulher, j adulterou com ela (Mt 5.27,28). Na Lei, era preciso vir a pblico para haver juzo, na graa, a cobia sexual mental j se constitui em pecado perante Deus. Se para Jesus, o que cobia uma mulher adltero, o que ser ento, aquele que cobiar um homem? O que na Lei, que Jesus guardava, era abominao. O leitor sensato, sabe a resposta. Outros dois versculos, no evangelho de Mateus, trazem luz ainda maior sobre o que Jesus pensava da sodomia. So eles: Mt 10.15 e 11.24, que dizem respectivamente: Em verdade vos digo que menos rigor haver para Sodoma e Gomorra, no dia do juzo, do que para aquela cidade e Digo-vos, porm, que menos rigor haver, no dia do juzo, para com a terra de Sodoma do que para contigo. Em ambos os textos, o termo grego para rigor anektoterov

-anektoteros, que significa suportvel, tolervel, etc; entretanto, o fato de Jesus


prometer menos rigor para as 2 cidades, smbolos de pecado e juzo, no significa que sero absolvidas naquele dia, antes, esclarece que quanto maior a revelao divina concedida aos homens, maior a sua responsabilidade e maior tambm ser a intensidade com que sentiro o juzo divino caso neguem a verdade com obras ms. Champlin, corrobora tal colocao quando assevera que O ensino de Jesus, neste ponto, inclui as idias que a rejeio da luz, quanto mais brilhante for ela, trar julgamento mais severo, e que quanto maior for a luz recebida, maior ser a responsabilidade do indivduo88
88

CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, Vol.1. p. 362

154 O juzo Gr krisiv - krisis, quer dizer separao, diviso, seleo, sentena de condenao, direito, justia,etc; e deixa transparecer que no juzo final Deus no vai separar os mais justos dos menos justos, antes, colocar os justos a Sua direita e os injustos esquerda, separando as ovelhas dos bodes (Ml 3.18; Mt 25.31-34,41,46; Ap 20.11-15). Inegvel, a afirmao de Jesus no versculo 23 de Mt 11, onde diz que Sodoma teria permanecido caso nela Jesus tivesse realizado os milagres que fez em Cafarnaum. Isso, claro, no significa que os sodomitas, em sua maior parte, aceitariam a Jesus e Sua pregao, antes, que certamente alguns O receberiam, talvez 10, 20, 30...; o que j seria suficiente para que Ele poupasse toda a cidade (Gn 18.26,31,32). O texto de Lc 10.12, tem o mesmo sentido que em Mateus, porm o contexto anterior diz respeito queles que se recusassem a receber os Seus discpulos (Lc 10.1-12). Digno de nota, ainda, o fato de que ambos os testamentos, estabelecem as proibies sexuais e cultuais, ambas tidas como abominaes. O mesmo no ocorre com respeito ao sbado, aos animais impuros, etc. Se Jesus concordasse com a prtica homossexual, seus discpulos, como Pedro (2 Pe 2.622), e Seu irmo e discpulo, Judas (Jd 7,8), no teriam se posicionado contra a mesma. Ademais, o apstolo Paulo, que esteve no Conclio em Jerusalm (At 15.2, 5-11), sabia que a posio da igreja primitiva no era diferente do Judasmo sobre idolatria e pecados sexuais. Outro texto, nos evangelhos, importante para o nosso propsito, Mt 24.37-39 e seu paralelo em Lc 17.26-29. Em Lucas, Jesus interrogado pelos fariseus sobre o tempo da vinda do reino de Deus, e no curso de Sua resposta cita

155 No e L, afirmando que o quadro do mundo seria semelhante no dia em que o filho do homem se manifestar. Mateus cita apenas No, como segue: Pois assim como foi nos dias de No, tambm ser a vinda do filho do homem. Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilvio, comiam e bebiam, casavam-se, e davam-se em casamento.... Em Lc 17.26, temos os mesmos verbos: comer, beber, casar e dar, sobre No. O versculo 28, entretanto, reza: O mesmo aconteceu nos dias de L: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Aqui, temos a repetio de apenas dois verbos: comer e beber (o que essencial para manter a vida), porm, casar e dar em casamento so excludos e aparecem em seu lugar comprar, vender, plantar e edificar. Os termos gregos para casar e dar-se em casamento, respectivamente, so: gamew - gameo e

ekgamizw - ekgamizo. O primeiro significa unio legtima, matrimnio,


bodas,etc; e o segundo quer dizer dar em casamento, aludindo a dar uma filha em casamento. A ausncia sobre casamento na referncia a L e Sodoma, feita por Jesus, no pode ser por acaso. Pouco ou nenhum valor, tinha o casamento, para uma sociedade extremamente permissiva, depravada, idlatra e hedonista. O casamento legtimo (heterossexual), em Sodoma, era exceo, a promiscuidade era a regra, o inverso da viso judaico-crist prevalecente no ocidente. Atualmente, o movimento feminista e o movimento gay esto trabalhando juntos para desconstruo da famlia, e, isso eles fazem, atacando a herana judaicocrist, como por exemplo, destruindo a distino entre os sexos, infiltrando polticos homossexuais ou simpatizantes em posies estratgicas no governo, etc.

156 Finalmente, para que no houvesse dvidas sobre o que pensava Jesus quanto sexualidade sadia, em resposta dada aos fariseus concernente ao divrcio, Ele deixou claro que o padro relacional entre os seres humanos que queriam unir-se a heterossexualidade unio entre seres de sexo diferente, ou seja, macho e fmea. Analisemos o texto em questo: Mt 19.4 Ento, respondeu Ele: No tendes lido que o criador, desde o princpio, os fez homem e mulher. O primeiro termo destacado fez, no original grego poiew -

poieo fazer, e significa que o criador formou, foi o autor, foi quem modelou o ser
humano desse jeito homem e mulher. Jav foi a causa, foi quem formou, fez bem o modelo (famlia); Ele a instituiu, celebrou e observou. O grego arshn - arsen macho, varo, e seu oposto, yhluv -

thelus do sexo feminino, mulher, fmea, usados para homem e mulher, deixa
clara a idia de que o ser humano completo compreende homem e mulher uma unidade. Ambos, homem e mulher, foram criados um para o outro devendo viver uma unio permanente. John Stott, declarou que ... desde o princpio o homem foi macho e fmea, e homens e mulheres eram igualmente beneficirios, tanto da imagem divina, quanto do domnio sobre a terra 89 Ademais, Jesus deixou claro neste contexto que o casamento no compreende simplesmente uma necessidade biolgica ou de satisfao social, antes, ...deve ter base em finalidades espirituais, testas e metafsicas. 90 Para Charles Ryrie, o propsito divino na criao foi declarado aqui por Jesus, que
89 90

STOTT, John. Grandes Questes Sobre Sexo, p. 17 CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, Vol. 1. P. 479

157 homem e mulher sejam uma nica carne, e pelo matrimnio formem uma unidade fsica e espiritual. As Escrituras Sagradas, deixam transparecer que a unio entre um homem e sua mulher, no matrimnio, muito mais do que para procriar, ter prazer, etc. Mt 19.5 e que disse: Por esta causa deixar o homem pai e me e se unir a sua mulher, tornando-se os dois uma s carne ? O grego eneka - heneka causa, significa a fim de que, por causa de, conseqentemente, etc; e demonstra que assim deveria ser desde o princpio o homem deveria deixar seus pais e unir-se a sua mulher. Este o padro divino para o matrimnio homem e mulher, no sendo dito em parte alguma para unir-se a seu igual a outro homem, nem para mulher unir-se com outra mulher. O ser humano completo surge da unio heterossexual macho e fmea, sendo qualquer unio alternativa,uma rebelio contra o Criador. dito que o homem Gr anyrwpov - anthropos, deve deixar para trs, partir, desistir de Gr kataleipw - kataleipo, seu pai e me para unir-se a sua mulher. Ao utilizar anthropos, o texto sagrado, chama a ateno para o fato de que ambos, homem e mulher, devem deixar seus pais para juntos formarem uma nova famlia. Ao deixar pai Gr pathr - pater (gerador ou antepassado masculino), e me Gr mhter - meter, os dois tornar-se-o uma s carne. Assim, como na fecundao, a clula masculina (espermatozide) se une a feminina (vulo), para formar um novo ser completo, o homem e a mulher se completam tornando-se uma s carne. O grego proskollaw - proskollao unir, que significa grudar, juntar-se rente, aderir, colar, etc; explicita a idia de

158 que essa unio deve ser permanente, estando presentes fatores mentais, espirituais e morais. Depois de unidos, Jesus afirma que se tornaro Gr

esomai - esomai, os dois uma Gr mia - mia (apenas um, algum), s carne
Gr sarx - sarx (carne, corpo, natureza fsica, etc.). O grego esomai futuro da 1 pessoa do verbo ser ou estar, usado para tornando-se, confirma que no so mais dois, mas sero, existir, uma s carne. Este fato, Jesus atesta com suas palavras no versculo 6, e, reintera que o homem no deve separar o que Deus ajuntou. O termo grego usado para ajuntou suzeugnumi - suzeugnumi, que significa prender a um jugo, escravizar, juntar, unir,etc; e alude ao fato de que dever haver renncia mtua e permanente, e assim, o casamento perdurar. Ambos, homem e mulher, esto sujeitos um ao outro sob a beno de Deus. Embora, o divrcio seja o assunto no contexto de Mt 19.1-12, das palavras proferidas aqui por Jesus, brotam verdades espirituais importantes para nossa discusso, entre elas: 1. Jesus confirma o relato de Gnesis sobre a criao do homem e da mulher como fato histrico. 2. A distino entre os sexos foi feita pelo prprio Deus ao criar macho e fmea. 3. Deus criou apenas uma mulher para Ado, deixando claro que o propsito original a unio monogmica um homem com uma mulher. 4. No existe um terceiro sexo, apenas dois foram criados, logo, toda pluralidade ou diversidade sexual, como bissexualidade, transsexualismo, homossexualidade, etc; compreende desvios do propsito original divino.

159 5. Para que um homem e uma mulher gozem de toda plenitude de sua sexualidade, preciso romper com os laos paternos, deixar pai e me, e cimentar-se um ao outro, criando uma nova clula-famlia. 6. dito sobre a unio heterossexual homem com mulher, que Deus uniu,. logo, Ele no tem prazer nem participao, no une, seres humanos do mesmo gnero entre si homossexuais e afins. 7. claro tambm que essa unio exclui crianas, devendo ser entre homens e mulheres adultos, logo, invalidando a possibilidade da pedofilia como algo legtimo. 8. Sendo a unio heterossexual padro divino, toda unio contrria ao propsito de Deus para o ser humano constitui-se rebelio e uma ftil tentativa de tais indivduos em serem felizes alienados de Deus. Frente ao exposto, fica claro que Jesus no precisava falar especificamente contra a homossexualidade, pois no contexto judaico, homem e mulher tinham cada qual um papel claro, estabelecido e definitivo.

160

- QUARTA PARTE -

CAMINHO BBLICO PARA A IGREJA

161

O CAMINHO BBLICO PARA A IGREJA

Apesar da excessiva propaganda pr-homossexualismo de nossos dias, pouca ateno tem sido dada ao tema no meio evanglico cristo. A igreja evanglica tem abandonado seus soldados feridos, discriminado os que agem e pensam diferente, e deixado por diversas vezes de ser sal e luz (Mt 5.13,14). As Escrituras afirmam que a igreja o corpo mstico de Jesus Cristo na terra (Ef 5.22,23), do qual Ele o cabea. Assim, deve ser uma comunidade teraputica, trazendo os homens para o reino de Deus, confortando os aflitos e sendo beno no meio social em que est inserida, vivendo de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente (Tt 2.12). Carlos Bertilac, Coordenador do G.A. (Grupo de Amigos), afirma que:
... a igreja precisa dar resposta questo da homossexualidade. Ela tem essa obrigao, pois Jesus nos comissionou para isto. Certamente, no podemos dar todas as respostas, mas podemos nos especializar e procurar entender este assunto a fim de dar uma resposta quele que necessita de ajuda... preciso conhecer, estudar e analisar o problema do homossexualismo, tal como ele . A

162
maioria dos evanglicos e dos pastores reconhece que no entende bem o assunto, e por isto dizem que no podem fazer muita coisa.91

Enquanto a igreja evanglica no se abrir para discutir a questo homossexual, tudo que veremos ser preconceito, excluso, indiferena, etc; para com seres humanos que se encontram confusos e sedentos de Deus, mergulhados num profundo conflito sexual e existencial. Mas, o que fazer quando procurado por um membro da igreja que confessa ser homossexual? Sentir atrao fsica por outro indivduo do mesmo sexo, significa que sou gay? Existe realmente ex-homossexual? O homossexual pode freqentar as reunies peridicas da igreja? Para estas e outras indagaes, mister que o pastor evanglico esteja preparado para responder, afim de que muitas vidas no se percam. Apesar de fazer distino entre o justo e o mpio (Ml 3.18), as Escrituras Sagradas deixam claro que Deus misericordioso e que no tem prazer na morte do mpio (Ez 18.23), sendo tardio para se irar (Ne 9.17; Na 1.3). O caminho bblico para a igreja compreende as seguintes premissas: 1) Jesus veio para os pecadores; 2) A palavra divina produz metania; 3) No h koinonia entre a luz e as trevas e, 4) O evangelho resgatador.

JESUS E OS PECADORES O testemunho neotestamentrio claro ao mostrar que Jesus estava sempre junto dos pecadores. Ele mesmo disse que: ... no vim chamar justos, e,
91

www.moses.org.br

163 sim, pecadores (Mt 9.13). Em Mt 9.10-13, narrado que Jesus estava em casa de Levi (Mc 2.15), mesa, e vrios publicanos e pecadores sentaram-se com Ele e seus discpulos, o que trouxe a censura dos fariseus, que perguntaram aos discpulos porque seu Mestre comia com tais pessoas. Os publicanos eram responsveis por cobrarem impostos para Roma e freqentemente cometiam extorses e abusos, sendo odiados pelo povo. Ao procurarem companhia de Jesus e seus discpulos, no eram rechaados e nem tratados com indiferena, antes, amados e ajudados, tanto quanto quisessem e permitissem. Assim tambm, deveriam os evanglicos agir frente a todas as classes sociais e tipos de pessoas, mas uma interpretao equivocada do Sl 1.1
c

... nem se assenta na

roda dos escarnecedores, tem trazido prejuzo ao evangelho. Pois, muitos evanglicos evitam se relacionar com pessoas de outras religies, principalmente candomblecistas, umbandistas, espritas kardecistas, entre outros, devido seu entendimento equivocado de textos bblicos. No h em nenhum trecho dos evangelhos qualquer evidncia de que Jesus evitasse estar perto e relacionar-se com todos os tipos de pessoas: religiosos, descrentes, ladres, prostitutas, leprosos, etc. Sua santidade os atraa, jamais os repelia de sua presena. Ele afirmou ser o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6), e exortava os homens a segu-Lo (Mt 4.19; 8.22), mas jamais os obrigou a faz-lo (Mt 16.24). Em Jo 8, fariseus e escribas colocam uma mulher diante de Jesus afirmando que a tal foi pega em flagrante adultrio e que Moiss mandou apedrejar at a morte indivduos nesta situao. Dentre os erros cometidos pelos acusadores desta mulher, o pior foi colocarem-se como juzes e ao mesmo tempo executores da sentena de morte. Tambm erraram em no levar o homem,

164 demonstrando discriminao por mulheres e inobservncia da Tor (Dt 17.6; 19.15; 22.22: Lv 20.10). Jesus, inclina-se e escreve no cho com o dedo, mas como insistiram na pergunta, levanta-se e responde de um modo que ningum esperava. Ele no foi conivente com o pecado sexual e tambm no saciou a sede de sangue daqueles que tinham as mos cheias de pedras, antes, lanadoos de encontro as suas prprias conscincias, disse: Aquele que dentre vs estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra (Jo 8.7). Por fim, aps todos se retirarem, Jesus pergunta a mulher por seus acusadores e ela diz que se foram. Ento, Jesus afirma que tambm no a condenava (a morte por apedrejamento), e que a mesma fosse embora, porm, que no pecasse mais. Para o enfermo que por 38 anos tentava a cura no tanque de Betesda, Jesus disse o mesmo (Jo 5.4,5,14). A narrativa em Jo 8 no diz que a mulher passou a seguir Jesus tornando-se sua discpula (uma lenda diz que se chamava Susana e que anos mais tarde tornou-se seguidora do apstolo Tiago). No mundo, no faltam discriminao, preconceito, julgamento e violncia contra os homossexuais, mas na igreja de Jesus no deveria ser assim. Jesus no condenou a mulher a morte, no foi conivente com seu pecado e tambm no a forou a segu-Lo, s exortou a um procedimento: no peques mais. O homossexual, assim como o traficante, adltero, ladro, alcolatra, etc; deve ser livre para freqentar os cultos, participar do louvor congregacional, orar e receber orao, ofertar, participar da E.B.D., etc. E jamais deve ser obrigado ao batismo ou qualquer outra responsabilidade maior na igreja ou a abandonar seu estilo de vida (Zc 4.6). Os evanglicos, em sua maior parte, tm olhado para o homossexual somente sob o esteritipo de depravao,

165 bestialidade e, como os piores pecadores, mais nojentos do mundo. Esto esquecendo de que todos somos seres humanos e pecadores, carentes da misericrdia e do amor de Deus. John Stott assevera que:
...somos todos seres humanos...no existe este fenmeno:o homossexual. Existem apenas pessoas humanas feitas imagem e semelhana de Deus, ainda que cadas, como toda a glria e a tragdia que este paradoxo possa implicar, incluindo o potencial sexual e os problemas sexuais.92

A igreja crist evanglica precisa olhar para o ser humano como Jesus olhava. Elenyr Vasso, Chefe de Capelania Evanglica do Hospital das Clnicas de So Paulo e do Instituto de Infectologia Emlio Ribas, firma sobre isso que:
A igreja deve ser o lugar de perdo e acolhida para seus soldados feridos, e no um tribunal para julgar os que caram. Precisamos de mais misericrdia e graa para tratar as pessoas como o Senhor nos trata. Ele nos constrange pelo amor, mesmo sem perder de vista a sua justia.93

A igreja deveria ser uma comunidade teraputica na terra e promotora de reino de Deus. No somos salvos por Jesus para julgar nosso prximo condenando-o ao inferno, antes, Cristo nos redimiu para que sigamos seu exemplo: Como o filho do homem, que no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20.28 - NVI). E ainda, aquele que afirma que permanece Nele, deve andar como Ele andou (1 Jo 2.6 - NVI). Em Joo 3.17, Jesus disse que Pois Deus no enviou o seu filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele (BJ). Estar perto dos pecadores ou permitir que se aproximem de ns, no significa que tenhamos parte em seus pecados. Devido no discutir a sexualidade humana luz da Bblia,
92 93

STOTT, John. Grandes Questes Sobre Sexo, p. 159 Revista Defesa da F. Mai/2000, p. 48

166 que temos tantos evanglicos mal resolvidos sexualmente, com problemas de relacionamento conjugal e, hostis queles que se entregaram ao estilo de vida gay. sobre isso que discutiremos agora.

A PALAVRA E METANIA Em nosso trabalho de graduao, afirmamos que o papel da igreja frente ao homossexualismo caracterizado pelos verbos: capacitar, estimular, formar e promover, que corresponde a: capacitar os cristos na evangelizao de homossexuais, estimular a realizao de seminrios sobre o tema, formar um ministrio de ajuda e promover cursos de capacitao sobre sexualidade para pastores, lderes e obreiros de modo geral. A igreja precisa discutir sobre sexualidade sadia luz da Bblia e tambm entender o que ocorre na mente de seres humanos que se renderam aos desvios sexuais de diversos tipos. Muitos so membros ativos em nosso meio, mas vivem uma luta solitria contra impulsos sexuais contrrios a vontade de Deus. Em todas essas iniciativas, a nfase recai naquilo que a Bblia diz sobre a sexualidade humana e o propsito divino para ns. A Escritura Sagrada, e sua proclamao equilibrada e fiel, a base e o necessrio para levar o indivduo a libertao e novidade de vida em Cristo (Jo 5.39; Rm 10.17). Em todas as partes do planeta, indivduos outrora presos a pecados diversos e hbitos nocivos, tm testemunhado lograr libertao ao serem confrontados e rederem-se a Deus e sua palavra (vontade), recebendo a Cristo Jesus como Senhor e salvador. O escritor da epstola aos Hebreus, deixou claro o poder das Escrituras (Hb 4.12,13).

167 Houve um discpulo que Jesus afirmou no estar convertido (Lc 22.31,32), e este, ao ouvir tal palavra, precipitou-se em contest-la, dizendo estar pronto para ser preso e at para morrer por Jesus. O Senhor, afirma ento, que seria negado por ele, e foi o que ocorreu (Lc 22.54-62). Apesar de acompanhar o Senhor Jesus por quase trs anos e meio, Pedro ainda era um homem natural, ou seja, um indivduo que no havia entendido a vontade de Deus e nem permitido que Este governasse sua vida. Pedro, percebeu quanto somos frgeis e dependentes de Deus, to somente quando as palavras de Jesus se cumpriram (Lc 22.62). Quando a genuna proclamao do evangelho ocorre, o homem impactado no mais profundo do seu ser, afetando seu intelecto, emoo e vontade, produzindo verdadeira converso. Strong, define converso como:
a mudana voluntria na mente do pecador, na qual, por um lado, ele d as costas para o pecado, por outro, se volta para Cristo...voltar as costas para o pecado, denomina-se arrependimento...o encaminhamento para Cristo chamamos f.94

Na proclamao do evangelho, confrontamos os homens com as reivindicaes de Deus e o dever de sujeio imediata a Jesus Cristo. As Escrituras Sagradas mostram que Deus causa o retorno do homem para si, e que tambm este, deve buscar a Deus (Is 55.6; Jr 31.18; Lm 5.21). Importante, porm, ignorado por muitos atualmente, o fato de que preciso haver verdadeiro arrependimento por parte do ser humano. Tal nfase no arrependimento, era compartilhada por Joo Batista, Jesus, Paulo e profetas do Antigo Testamento (Dt 30.10; Jr 8.6; Ez 14.6; 18.30; Mt 3.2; 4.17; Lc 13.3,5; At 20.21; 26.20), e de acordo com Thiessen, uma condio necessria para a salvao. A converso crist,
94

STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemtica, Vol. 2. p. 548

168 ento, envolve um elemento intelectivo (mudar de idia quanto a Deus, o pecado e si mesmo), emotivo (mudana de sentimento) e volitivo (mudar a vontade e propsito), e somente quando esses trs aspectos so preenchidos, houve mudana real, ou seja, metania mudana de mente, no pecador (At 2.38; Rm 2.4). Metania Gr metanoia - metanoia, seria o todo, tanto aborrecer o pecado e tristeza por ele arrependimento, quanto voltar-se definitivamente para Deus f. Rudolf Bultman, afirma que:
O chamado f no nico Deus verdadeiro , por isso, simultaneamente, o chamado converso (metanoia). No porto de entrada ao Cristianismo se encontra ligada com a pistiv epi yeon (f em Deus), ... a metanoia apo nekrwn ergwn (arrepender-se das obras mortas), isto , o arrependimento ou a renncia s obras pecaminosas. (Hb 6.1)95

Na proclamao, devemos fazer cnscios os pecadores quer ladres, viciados, prostitutas, homossexuais, lsbicas, etc; que sua condio de misria e perdio, mas tambm, que h esperana, pois Jesus Cristo veio buscar o que se havia perdido (Lc 19.10). O apstolo Paulo, Pedro, Zaqueu, Bartimeu, entre outros, so exemplos claros de metania, ou seja, mudana real na mente com atitude correspondente de viver sob o domnio de Deus e Seu reino. Infelizmente, em nossos dias, pregaes self-service, nfase na prosperidade material, consumismo, etc; tm produzido crentes artificiais, egostas, antes convencidos (s no intelecto), do que convertidos metania. Exatamente, por ter abandonado a proclamao do genuno evangelho e omitir-se em ensinar sobre a sexualidade sadia conforme as Escrituras Sagradas, que vemos hoje um crescimento de igrejas evanglicas de homossexuais. O ser humano anseia por respostas, e quando no as damos adequadamente, iro buscar em outros
95

BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento, p. 118

169 credos, filosofias, etc; ou ainda, formaro algo novo, mesmo que isso apenas entorpea suas conscincias por algum tempo.

NO H COMUNHO ENTRE A LUZ E AS TREVAS O Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, afirma que a luz claridade, luminosidade, brilho, fulgor, inteligncia, certeza, verdade, saber, etc. Quanto s trevas, dito ser escurido absoluta, ignorncia, estupidez, etc. Assim, claro que para ns, que os termos tm significado opostos: claridade x escurido; saber x ignorncia, etc. Davi, nos Salmo 27, afirma que: O Senhor a minha luz e a minha salvao; ... (Sl 27.1). Tambm dito, pelas Escrituras Sagradas, que na luz de Deus, vemos a luz (Sl 36.9). Sobre a palavra de Deus, o salmista diz: Lmpada para os meus ps a tua palavra e luz para o meu caminho (Sl 119.105). Davi, sobre as trevas, afirma que Deus mantm sua vida e transforma (converte) em luz as suas trevas (Sl 18.28). O profeta Isaas afirma que os que obram o mal andam como cegos, como se fosse noite (Is 59.810). O Novo Testamento, ao tratar sobre a pessoa de Jesus Cristo, diz que o povo que estava em trevas viu uma grande luz (Mt 4.12-16; Is 9.1,2). Na parbola do Banquete de Casamento, Jesus disse que o homem que no tinha a veste nupcial, aps ser amarrado, foi lanado nas trevas (Mt 22.11-13). Em Joo, Jesus diz que aquele que o seguir no andar em trevas, pois Ele mesmo a luz (Jo 8.12). Em Romanos, a apstolo Paulo, proclama que devemos abandonar as obras das trevas e vestirmos a armadura da luz (Rm 13.11-14). Ele esclarece que vestir-se de luz estar em Jesus Cristo (Rm13.14). Na epstola aos Efsios, Paulo afirma que os crentes de feso antes eram trevas, porm, so agora, luz no

170 Senhor, e, que eles no deveriam mais participar das obras infrutferas das trevas (Ef 5.8-14). As Escrituras sagradas, assim, deixam claro que as trevas esto associadas ao pecado, ao mal, a natureza humana cada (Gn 3), a cegueira, a um imprio maligno, etc; (J 12.25; 24.16,17; Sl 27.1; 43.3; Jo 3.19-21; 12.46; Cl 1.13; 1 Ts 5.5; 1 Pe 2.9), e que a luz seu oposto: justia, verdade, salvao, pureza, bem ,etc. O mundo (Gr Kosmos - cosmos) visto pela Escritura como que mergulhado no mal (1 Jo 5.19), e, em oposio a Deus (Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17; 4.5,6), estando ainda sob o domnio de satans (Lc 4.5-8), que chamado prncipe deste mundo (Jo 12.31; 14.30; 16.11), das potestades do ar (Ef 2.2), e deus deste sculo (2 Co 4.4). Logo, o cristo visto como algum que deve ser santo (separado) para Deus e no andar conforme os padres e modus viventi mundanos. Apesar de estarmos ainda neste mundo, somos cidados dos cus e embaixadores do basileia tou yeou - reino de Deus; sendo exortados a no nos conformarmos com este mundo (Jo 15.18,19; Rm 12.1,2; 2 Co 5.20; Hb 12.23; Tg 1.27), antes, como ... santo aquele que os chamou, sejam santos vocs tambm em tudo o que fizerem, pois est escrito: Sejam santos, porque Eu sou santo (1 Pe 1.15,16 NVI). Outrossim, demonstrado pelas Escrituras que estar em Cristo significa morrer para o pecado e ter participao na natureza divina (Rm 6.11-14; Ef 2.1; 2 Pe 1.4), sendo o oposto tambm realidade, ou seja, rejeitar o evangelho de salvao somente em Jesus Cristo, preferir o prncipe deste mundo e identificar-se com ele. por isso que Jesus chama Judas de diabo em Jo 6.70, o que tambm se depreende de outros textos das Escrituras (Is 13.11;

171 Mc 8.36; Jo 3.16; Jo 9.5; 18.36; Ef 2.2; 6.12; Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17;). Sendo assim, o que dizer do aumento em nossos dias das chamadas igrejas de homossexuais? Bem, podemos comear a responder tomando por base a declarao de John Stott j citada: ...no existe este fenmeno: o homossexual. Tambm, no existe este fenmeno igreja de homossexuais, assim como no h comunho entre luz e trevas. Face as Escrituras Sagradas, uma igreja de homossexuais constitui-se uma grande contradio e no tem legitimidade, ou seja, no realmente igreja de Cristo. O Deus

veterotestamentrio apresentado como tendo cimes em relao aos dolos, isto , os deuses pagos com que Israel se contaminava ao ador-los (Is 42.8; Jr 8.19). Assim, exigida uma exclusividade Oua, Israel: O Senhor, o nosso Deus, o nico Senhor (Dt 6.4 NVI), e, No ters outros deuses alm de Mim (x 20.3 NVI). A proibio eidwlolatreia eidololatreia, termo grego para idolatria, fazia parte da realidade da eclesia primitiva (At 15.28,29; 1 Jo 5.21), e foi dito por Paulo que aqueles que sacrificam aos dolos contaminam-se com demnios (1 Co 10.18-22). Bultmann esclarece que A exclusividade eclesial, porm, sobretudo a separao em relao ao mundo como o domnio da impureza moral e do pecado. A comunidade o santo templo de Deus, separada de tudo que mundano pecaminoso. 96 (1 Co 3.16 ss; 2 Co 6.16; Ef 2.21 ss). A eclesia de Jesus Cristo constituda de pecadores arrependidos e redimidos, nascidos de novo em Cristo (Jo 3.1-8; At 2.38; 2 Co 5.17; 1 Jo 1.7,9; 2.1,2). O estilo de vida homossexual, quer predisposto por fatores genticos, quer acionado na vida adulta, devido memrias traumticas, ou ainda, estimulado por seres
96

BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento, p. 146,147

172 espirituais da maldade (Ef 6.12), caracteriza-se como pecado, e como tal, aquele que o pratica deve arrepender-se, deix-lo e voltar-se para Deus em verdadeira submisso. Permanecer na prtica homossexual e dizer-se cristo to antagnico quanto continuar roubando, mentindo, estuprando, adulterando, etc; e afirmar ser cristo ou pertencer a Jesus e a Sua igreja. Os que fazem tudo isso, esto enganando a si mesmos (1 Jo 1.8), pois as Escrituras afirmam que aquele que nascido de Deus no vive na prtica do pecado, que obra do diabo (1 Jo 3.8-10). Embora os cristos homossexuais, afirmem no adorar dolos, uma vez que crem em Jesus como salvador, na verdade, esto em franca rebelio contra Deus e Sua palavra, uma vez que, como j demonstrado, a proibio e reprovao divina a tal prtica encontra lugar em ambos os testamentos (Gn 1.26,27; 2.7,18,21-24; Gn 19; Lv 18.22; 20.13; Jz 19.22-26; Is 3.9; Ez 16.49,50; Mt 19.4-6; Rm 1.21-30; 1 Co 6.9-11; 2 Co 12.21; 1 Tm 1.10; 2 Pe 2.6-8; Jd 7), e, tanto Jesus, quanto Joo, so unnimes em dizer que os que amam a Deus guardam Gr threw - tereo (conservar, manter at o fim, continuar, perseverar, persistir, observar com cuidado, vigiar, zelar, etc) Sua palavra (Mt 7.24-27; Jo 14.15,21,23; 1 Jo 2.5; 3.24). Comentando sobre a parbola do semeador, Russell Shedd corrobora nossa posio ao afirmar que:
...a semente que caiu ente os espinhos representa os que querem ser cristos sem mudar o rumo da sua vida...As paixes mundanas, no renegadas, tero uma influncia destrutiva sobre a espiritualidade crist. Paulo disse que a graa se manifestou para nos educar a renegar a impiedade e as paixes mundanas para viver neste sculo sensata, justa e piamente (Tt 2.12).97

97

SHEDD, Russell P. Palavra Viva, p. 50

173 Parafraseando Paulo, em Ef 4.28, diramos: Aquele que sodomizava no sodomize mais, antes, se relacione de forma sadia com o seu prximo. Assim, entendemos que quem roubava, no roube mais, o que prostitua, no prostitua mais, o que matava no mate mais, etc. Muitos cristos gays insistem em que devemos aceit-los como so (esto) e que, caso no os aceitemos, falta-nos entendimento do evangelho de Cristo. Na verdade, Deus realmente nos aceita como estamos e nos ama mesmo sendo pecadores. Entrementes, esta aceitao divina significa perdo pleno e gracioso para todo aquele que crer e se arrepender, mas jamais, que Deus aceite que continuemos a pecar. Paulo esclarece isso quando diz: Que diremos ento? Continuaremos pecando para que a graa aumente? De maneira nenhuma! Ns, os que morremos para o pecado, como podemos continuar (grifo nosso) vivendo nele? (Rm 6.1,2 NVI). Stott, deixa claro que somos membros penitentes do mesmo corpo a igreja, e peregrinos, mas jamais unidos para juntos persistimos no pecado. Para aqueles que endurecem seus coraes contra a palavra de Deus, no h aceitao, nem de Deus e nem da igreja (Is 55.6-11; 56.3-7; 59.1-10; Mt 4.17; Lc 24. 44-49, At 2. 37-41; 3.17-20). Como no h comunho entre a luz e as trevas, o ser humano precisa decidir a quem servir a Deus ou ao diabo. O homem sempre servir a algum, no havendo neutralidade, pois recusar a verdade do evangelho colocar-se, semelhana de satans, em rebeldia contra seu criador (Is 14.12-15; Ez 28.1119). A proposta de Moiss para Israel, e a indagao de Josu, valem para todos os homens em todo tempo e lugar: Os cus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a beno e a maldio; escolhe, pois, a

174 vida, para que vivas, tu e a tua descendncia (Dt 30.19); e ainda Porm, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalm do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor grifo nosso, (Js 24.15).

O EVANGELHO RESGATADOR O Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, define resgatar como: Livrar de cativeiro, seqestro, remir, pagar, obter, tirar de situao perigosa, salvar, recuperar, etc - (MDA98 p. 600). Lucas, em seu evangelho, registra que Jesus entrou num sbado numa sinagoga e leu o manuscrito de Isaas, como segue: O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, ... (Lc 4.18). Ao trmino, Jesus afirmou que ...Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir (Lc 4.21). Est escrito que Jesus andou em todo lugar, fazendo o bem e curando os oprimidos do diabo (At 10.37-39). Ele recuperou a viso de Bartimeu (Mc 10.46-52); a sade de 10 leprosos (Lc 17.11-19); da mulher hemorrgica (Mt 9.20-22); libertou o gadareno (Mc 5.1-20); o endemoninhado cego e mudo (Mt 12.22,23); ressuscitou a filha de Jairo (Mt 9.18, 23-26); a Lzaro (Jo 11.1-44); o filho da viva (Lc 7.1116); etc. Jesus, declarou que veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Ele veio remir, propiciar ao homem seu retorno para Deus e nos reconciliar (2 Co 5.18-21; 1 Jo 2.1,2). Sua vinda ao mundo, morte e ressurreio, trouxe ao
98

MDA Mini Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa.

175 homem a possibilidade de ter restaurada sua posio de filho de Deus (Jo 1.12), com todos os privilgios que esta lhe confere: paz (Rm 5.1; 14.17; Jo 14.27), alegria (Rm 14.17; Lc 15.23,24,32), vida (Lc 9.24; Jo 10.10; Ef 2.1), vida eterna (Mt 19.29; Jo 3.16, 36; 6.40,47; Rm 6.23), liberdade (Jo 8.32,36; Rm 6.18; 2 Co 3.17; Gl 5.1; Cl 1.13,14),etc. Ao passar pela experincia de converso em Cristo Jesus, milhares de pessoas em todo mundo tem restaurado seu senso de dignidade humana, e ainda:
...uma melhoria marcante no funcionamento do ego, [incluindo] uma mudana radical no estilo de vida e uma interrupo abrupta no uso de drogas, lcool e cigarros; melhoria no controle de impulsos, com a adoo de um cdigo sexual estrito, que demanda castidade ou casamento com fidelidade ; desempenho acadmico melhorado; melhoria na auto-imagem e maior acesso a sentimentos internos; aumento na capacidade de estabelecer relacionamentos pessoais mais satisfatrios; melhoria na comunicao com os pais...mudana positiva com relao a afeies, com diminuio do desespero existencial; diminuio na preocupao com a passagem do tempo e da apreenso em relao morte99

Ser que tal experincia transformadora diz respeito tambm aqueles que passam por problemas de desvio sexual, como sodomitas, efeminados, lsbicas, transexuais, pedfilos, etc? Existem ex-homossexuais? As Escrituras Sagradas e a experincia de milhares de indivduos que foram libertos de problemas sexuais, demonstram que sim. As igrejas protestantes e denominaes evanglicas esto repletas em suas fileiras de seres humanos que se encontraram, ao encontrar com seu criador, como: ex-homossexuais e afins, em conformidade com as palavras do apstolo Paulo aos corntios Ou no sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: Nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladres, nem
99

JR, Armand M. Nicholi. Deus em Questo, p. 91

176 avarentos, nem bbados...herdaro o reino de Deus. Tais fostes alguns de vs (grifo nosso), mas vs vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito do nosso Deus (1 Co 6.9-11). Est claro no texto, que havia na igreja de Corinto pessoas que passaram por uma transformao to forte e real, que tiveram todo o seu ser restaurado, passando a gozar de sade fsica, psquica e espiritual, inclusive um redirecionamento, do pecado sexual, para a santidade e sexualidade sadia. A empresria Carla Pinheiro, voluntria do MOSES (Movimento Pela Sexualidade Sadia) e ex-lsbica, afirmou que: Eu me entreguei s drogas, s paixes e aos meus prprios raciocnios...a mudana pode ser difcil, mas perfeitamente possvel atravs de Cristo...quando o gay colocado em xeque e decide mesmo mudar, ele muda.100 M., 42 anos, vtima de abuso sexual aos 07 anos, aos 13 anos percebeu sentir desejo sexual por meninas, tendo passado quase vinte anos no lesbianismo. Conta ter passado por uma experincia de converso com 31 anos, tendo sido liberta. Afirma que as igrejas evanglicas fecham os olhos para a questo do homossexualismo. Semelhante experincia, de libertao do estilo de vida homossexual, ocorreu com Carlos Henrique Bertilac, lder do Grupo de Amigos (G.A.), que desde 1982, ano de sua converso, vem trabalhando, auxiliado por outros exhomossexuais, no aconselhamento e restaurao de indivduos que tm conflitos sexuais e desvios nessa rea. Sobre a
100

libertao e restaurao

da

Revista Eclsia. Ago/2001, p. 42

177 heterossexualidade, o Dr. Socarides, Psiclogo e Professor na Faculdade de Medicina Albert Einstein de Nova York, referindo-se a dois livros seus publicados, diz:
Esses dois livros contm a obra de mais de 30 Psicanalistas Professores, Psicanalistas clebres, e pessoal da rea mdica de todo pas e todos afirmam o fato de que a homossexualidade uma condio psicopatolgica que pode ser alterada...101

Robert Spitzer, Psiquiatra da Universidade de Colmbia e que presidiu a comisso responsvel pela retirada da homossexualidade da lista de doenas mentais da Associao Americana de Psiquiatria em 1973, anunciou no encontro anual da entidade que homossexuais podem ter sua heterossexualidade restaurada, bastando para isso que estejam realmente dispostos a faz-lo. Num estudo com 200 gays, Spitzer afirmou que 66% dos homens e 44% das mulheres lograram de fato um retorno para sua sexualidade original. Um exemplo marcante nos Estados Unidos, e que atesta a posio atual de Spitzer, o de Frank Worthen, que em 1976, depois de ter achado nas Escrituras Sagradas soluo para sua sexualidade, fundou a Exodus Internacional, organizao de ajuda para aqueles que querem ter uma vida sexual sadia e que conta atualmente com cerca de 135 filiais no mundo. Outro exemplo, de que a homossexualidade adquirida e pode ser revertida, do dirigente do Ministrio Hesed e membro da igreja Batista em Vila Butant SP, Jos Ramos Neto, 35 anos. Neto, a quem tivemos o prazer de conhecer em um culto do MOSES na Igreja Batista da Esperana Praa Mau Rj, conta na Eclsia de maro/2004 que teve seu primeiro envolvimento

101

Revista Defesa da F. Mai/2000, p. 52

178 homo ertico com apenas 08 anos de idade e que foi criado na igreja, mas no ouvia falar sobre sexualidade ali. Sobre sua transformao, Neto afirma que:
...com apenas 20 anos, perdi as referncias pessoais, o trabalho e at a sade. Passei a viver abandonado pelas ruas de So Paulo. Fui ento levado para um centro de recuperao em Santos, onde atravs do evangelho fui liberto das drogas. A princpio, no desejava deixar minha sexualidade, pois me sentia bem como homossexual. Porm, ao ler na palavra que Deus nos fez homem e mulher, entendi que meu comportamento contrariava a vontade do Senhor. Ele me convenceu a Lhe render minha sexualidade. Comeou, ento, um processo de reeducao sexual e correo da minha identidade. Mas, no algo mgico foi um processo, e no comeo foi muito doloroso.102

Outro caso tpico de assimilao do estilo de vida homossexual, do pastor Joo Carlos Xavier, autor do livro O dia em que nasci de novo CPAD, cujos pais se separaram quando tinha apenas 09 anos de idade. Joo, conta que com 16 anos envolveu-se com um rapaz que era pai de santo, viciado em drogas e homossexual. Com 18 anos, se travestia, tomou hormnios para crescer os seios e passou a se parecer e identificar como mulher em meio a outros gays na Cinelndia RJ. Joo, que fez sucesso como cabeleireiro, teve depresso e pensou em suicdio, chegando a ingerir 60 comprimidos e entrando em coma, conta que tudo comeou a mudar aps um acidente de moto em que obteve mltiplas fraturas e deslocamento de todos os ossos do rosto, e ainda, uma meningite. Numa cirurgia de 6 horas, teve fixado na cabea um capacete que ali ficaria por longos 33 dias, os quais, Joo afirma terem sido de muita reflexo. Ali, no quarto do hospital, abriu seu corao para Jesus Cristo, tendo, com o tempo, deixado trejeitos gays e encontrado apoio em irmos idneos da igreja. Xavier, conheceu Rosa, com quem teve Joo Filipe e de quem afirma no CD de seu testemunho pessoal: Ela me dignificou como homem e completou em mim a obra
102

Revista Eclsia. Mar/2004, p. 50

179 de Deus. Atualmente, Joo Carlos pastor da igreja Assemblia de Deus Ministrio Pedra Viva, no bairro Aqurius Cabo Frio RJ. Um claro exemplo de lesbianismo desenvolvido devido traumas na infncia, o de Vera Lcia Espndola, que aos 09 anos j sofria abuso sexual de dois homens que eram parentes prximos. Vera, conta que passou a sentir medo dos olhares masculinos e cresceu sentindo-se apenas como um objeto sexual. Em sua busca por um homem que a respeitasse e fosse seu amigo, Vera se envolveu com algum do candombl, algum que, mais tarde, descobriu ser homossexual tambm. Depois disso, teve relacionamentos com vrias mulheres, mas acabou engravidando de um homem casado. Quando Leandro, seu filho, tinha 04 anos de idade, conta Vera que: ...fui alcanada pelo amor de Deus em Jesus Cristo. Comecei a enxergar tudo o
que fazia de errado e ter vontade de mudar...pedi foras a Deus e abandonei o espiritismo...comecei a freqentar uma igreja evanglica e meu corao saltava de alegria em meio aos louvores a Deus. Era a paz que eu sempre desejei.103

Nancy, em seu livro Existe Esperana, relata com propriedade a grande confuso e conflito existencial que assola os homossexuais. Ela narra que:
A verdade que parecia que Ele estava exigindo demais de mim. Como eu conseguiria mudar toda a minha natureza? Ser que eu estava condenada a ter uma vida de frustrao e confuso? Ser que Deus um estraga prazer csmico, disposto a acabar com toda minha diverso e satisfao? Estaria eu, como dizem muitos gays, suprimindo e negando minha verdadeira identidade sexual e a minha personalidade? Finalmente, na ltima noite de um congresso (aps vrias semanas de uma grande luta interior), rendi-me. Disse: Deus, o Senhor sabe que eu no tenho nenhuma vontade agora de permitir que o Senhor transforme a minha vida. No tenho vontade nem mesmo de ter vontade. Mas tem alguma coisa bem no fundo do meu ser que est dizendo sim ao Senhor. Ento, se o Senhor quiser, toma esse pequeno sim e faz com ele o que for da sua vontade. Isso tudo que tenho para oferecer ao Senhor hoje. Sabe, Ele no estava pedindo nada mais do que isso. Pegou aquele sim e o multiplicou centenas de vezes. Deu-me disposio para manter-me firme durante os momentos muitos duros que vieram depois, e foram muitos. Ele no
103

www.moses.org.br

180
um malvado celestial. um pai amoroso e santo que sabe que s em um relacionamento de submisso a Ele encontraremos verdadeira satisfao.104

Essas palavras, ditas por quem vivenciou o problema, lembra-nos da explicao de C.S. Lewis sobre a felicidade: Deus designou a mquina humana para funcionar movida por Ele mesmo...Deus no pode nos dar felicidade e paz parte de Si mesmo, porque ela no est a. No a que ela se encontra. 105 Se Deus, permitisse ao homem ser feliz e gozar verdadeira paz, vivendo em vcios, roubando, matando, praticando toda sorte de depravao sexual-cultual (abominaes), Ele no seria mais um Pai amoroso que nos criou como objetos de Seu amor, antes, seria um monstro, apenas um fabricante a contemplar omisso, sua criao que se rebelou, a caminhar para perdio eterna. Carla Pinheiro, Carlos Bertilac, Neto, Vera Espndola, Joo Carlos Xavier, Nancy, etc; so apenas alguns exemplos claros e reais de que a restaurao do ser humano com conflitos sexuais possvel e necessria, com benefcios nesta vida e no porvir. A essa altura, surge um questionamento muito srio sobre a possibilidade de converso de homossexuais. Srgio Vila, ex-pastor batista, casado, pai de dois filhos, formado pelo Seminrio Teolgico Betel e um dos fundadores do MOSES (Movimento pela Sexualidade Sadia), trouxe polmica ao afirmar na Revista poca em nov/2004 que no existem ex-gays, sendo ele mesmo a prova disso. Vila, que atualmente estuda Filosofia na UERJ, declarou que ao tentar curar homossexuais, quando ainda no MOSES, criava-se uma espcie de parania na mente desses indivduos, com predominncia de culpa,
104 105

NANCY. Existe Esperana, p. 20, 22,23 JR, Armand M. Nicholi. Deus em Questo, p. 116,117

181 medo e auto-rejeio. Afirma ainda, que existem gays abstinentes, mas que isso no significa que no sejam mais gays, pois continuam sentindo desejo homossexual. Quanto a sua f, Vila confessou ter abandonado a igreja por acreditar, agora, ser o Deus dos cristos apenas um mito. Frente a este fato, surgem perguntas como: Teria Srgio Vila realmente passado pela experincia bblica denominada de novo nascimento quando se tornou evanglico? Estaria ele resolvido quanto a sua sexualidade? Ou teria escondido muito bem seu conflito existencial de todos por 18 anos, enganando apenas a si mesmo? Queremos comear a responder, afirmando que possvel que um indivduo comporte-se como cristo, parea cristo, passe anos na igreja, sem contudo ter experimentado uma converso genuna a Jesus Cristo (2 Co 5.17). Basta lembrarmos que Pedro, o apstolo que disse que morreria por Jesus, no era convertido mesmo acompanhando o Mestre por cerca de 3 anos de sua vida (Lc 22.31-34, 54-62). Judas, o traidor, jamais se convertera (Jo 6.70,71). Quanto alegao de Vila de que no existem ex-gays, infelizmente para ele, as evidncias e a experincia de milhares de outros indivduos que venceram a homossexualidade, demonstra que ele est equivocado e to somente forja desculpas e argumentos para encobrir suas frustraes. Sua opinio equivale a dizer que no existem ex-bandidos, ex-prostitutas, exassassinos, ex-alcolatras, etc; convertidos a Cristo e libertos desses males (1 Co 6.9-11). Na verdade, o que no existe a condio isolada denominada homossexualismo. Os que se dizem homossexuais, so apenas pecadores com formas especficas de vulnerabilidade e diferentes graus de confuso de

182 identidade sexual e traumas de memria adquiridos no ambiente familiar e social em que se est inserido. John Gagnom, socilogo norte-americano, professor emrito da Universidade do Estado de Nova Iorque, em entrevista a revista poca de 8 de maio/06, afirmou que: Existem evidncias de que a homossexualidade construda socialmente. uma capacidade aprendida, no algo com que se nasce106 Com respeito declarao de que o Deus cristo um mito, as Escrituras Sagradas afirmam que somente os loucos negam que Deus exista (Sl 14.1-3), e denominam o abandono da f de apostasia (Jr 8.5; 2 Ts 2.3; 1 Tm 4.1). Tambm interessante notar que Vila faz o caminho inverso de C.S. Lewis, uma das mentes mais brilhantes do sculo 20. Este, graduou-se em Oxford, permaneceu por 10 anos como ateu, vindo a converter-se do atesmo para Deus, a quem, dizia Lewis, j no podia mais resistir. Aquele, converteu-se, graduou-se em Teologia no Seminrio Betel, mas agora nega tudo em que acreditava, inclusive na existncia de Deus. Assim como Freud, Vila conhece indivduos que venceram o diabo, o pecado e o mundo, e que andam com Deus, mas devido sua experincia pessoal de derrota, nega as evidncias de 2006 anos de Cristianismo presente na vida de milhes de pessoas regeneradas por Jesus em todo mundo. Sim, h evidncias em toda parte que atestam que o evangelho de Jesus Cristo RESGATADOR - da imagem de Deus no homem, da dignidade humana, da sexualidade sadia, da relao correta com Deus e o prximo, da paz, alegria e satisfao originais, encontradas somente em Deus.

106

Jornal Mensageiro da Paz. Jun/2006, p. 26

183 Bem, uma vez estabelecido que Jesus veio para os pecadores, que a palavra divina produz metania, que no h comunho entre a luz e as trevas, que o evangelho resgatador, e que, caminhando conforme essas premissas, a igreja promover a restaurao de muitas vidas para uma sexualidade bblica e abenoada e uma humanidade digna de ser vivida, precisamos agora, externar conselhos prticos a serem seguidos por aqueles que queiram viver sua sexualidade de forma sadia, e ainda, resumir a postura e misso da igreja face ao homossexualismo, lembrando tambm, que essas aes, de modo geral, podem e devem ser tomadas em relao a muitos outros pecados, alm dos sexuais. Caso omitssemos essa parte, esta obra estaria incompleta.

CONDUTAS PARA A RESTAURAO DA SEXUALIDADE Conforme as palavras de Jesus, todo aquele que peca escravo do pecado, logo, oportuno enfatizar que o poder para vencer nossos pecados e hbitos nocivos no est em ns, mas vem de Deus (Jo 8.34-36; Rm 7.14-25; 2 Co 3.5; Fp 1.6). Assim, necessrio primeiramente que haja verdadeiro arrependimento e entrega total de nossa vida a Jesus Cristo. Uma vez transportados das trevas para luz (Jo 8.12; Ef 2.1-5; Cl 1.13), as seguintes atitudes devem ser efetivamente tomadas: 1. Recusar todo e qualquer tipo de determinismo apresentado pelo mundo e at por alguns evanglicos incrdulos. Os principais so: o pecado original, o Freudiano, traumas de memria e , atualmente em voga, o gentico. Ainda que o pecado do primeiro casal tenha aberto acesso ao mal na vida de todo ser humano, ainda que falhas na criao com ausncia de

184 referenciais sadios e traumas de infncia possam influenciar na adeso ao estilo de vida gay quando adulto, e ainda que, fatores genticos possam pr-dispor (no determinar), a prtica, entretanto, o homem foi criado com livre arbtrio por Deus, e, assim sendo, pode e deve decidir e lutar, certo da vitria, contra essa tendncia. No simplesmente para adequar-se as normas sociais vigentes, antes, ao padro da criao, que antecede as culturas existentes, e que compreende macho e fmea, homem e mulher, com igual valor e dignidade diante de Deus (Gn 1.27-31). 2. Reconhecer que a fora para alcanar a libertao total e vida sexual plena, provm de Deus (2 Sm 22.3; Sl 18.32; Is 40.28-31; 1 Co 10.13; Ef 6.10). 3. Entregar a Deus em orao todos os seus problemas, tentaes, tristeza, mgoas, depresso, frustraes, etc (Sl 5.3; 102.17;Mt 7.7-12; 21.21,22; At 1.14; Ef 6.18; Cl 4.2). 4. Alimentar-se diariamente da Palavra de Deus (Dt 11.18; Sl 107.20; 119.911; Mt 4.4; Jo 8.31,32; 15.3; Hb 4.12). 5. Disciplinar os pensamentos e os hbitos, em particular e publicamente (Rm 12.1,2) 6. Fugir da aparncia do mal (1 Ts 5.22). Na prtica: evitar os amigos que pudessem influenciar o retorno ao homossexualismo, evitar programas, publicaes, filmes e mesmo objetos que sejam pornogrficos ou prprios do meio gay, evitando assim, a tentao. Nancy, sobre isso afirma:S conversava com minhas amigas no jardim, luz do dia e no no meu

185 quarto, meia-noite.


107

Ela

assim

fazia,

mesmo

com

amizades

heterossexuais. 7. Buscar ajuda junto a grupos de apoio para homossexuais (xodus, G.A., MOSES,etc). 8. Buscar amizades de irmos e irms idneos da igreja e com eles partilhar suas lutas (Gl 6.2; Tg 5.16). 9. Congregar em uma igreja local (Hb 10.25). Sobre isso, Bob Davies afirma que: O amor incondicional de minha igreja tambm foi fundamental para meu crescimento especialmente o apoio de homens corretos .
108

10. Confessar para Deus e para seu conselheiro caso tenha alguma recada em sua trajetria, seno, segundo o MOSES, pode ocorrer um forte desnimo associado com hipocrisia e acusaes de satans (Pv 28.13; Ap 12.10,11). 11. Esfora-se em obedecer s orientaes de seu conselheiro. 12. Conscientizar-se de que o caminho de volta longo e doloroso, no havendo mgicas que resolvam tudo da noite para o dia. Nancy, confessou que:
Foi necessrio no apenas que eu me dispusesse a permitir que Deus transformasse meu interior de acordo com a vontade e o tempo Dele, mas eu tambm tive que suportar um pouco de solido e de desconforto enquanto Ele agia. No pretendo negar aqui que houve fases de lutas ou ambivalncia, e que o caminho incluiu muita orao e momentos em que vacilei. Meus sentimentos mais fortes, porm, no eram de privaes ou punio, mas, sim, a sensao de ser progressivamente liberta, acalmada e fortalecida109

107 108

NANCY. Existe Esperana, p. 43 DAVIES, Bob; RENTZEL, Lori. Restaurando a Identidade, p. 21 109 NANCY. Existe Esperana, p. 46,58

186 13. Ser cheio do Esprito Santo (Ef 5.18). Aqui se entende, no o dom de locuo de falar em lnguas desconhecidas, antes, a submisso consciente ao Esprito, acrescida de seu fruto (Gl 5.22,23). Nancy, confessa que o objetivo de sua existncia passou a ser a pureza atravs da obedincia e do poder do Santo Esprito, cooperando com este, para que Sua obra nela se concretizasse. 14. Buscar estabelecer relacionamentos duradouros e saudveis com ambos os sexos, na igreja, no trabalho, na escola, etc.

Embora cada caso deva ser cuidado de forma particular, as medidas acima tm um espectro geral, sendo teis para todos. Os pormenores so tratados de modo individualizado pelo conselheiro cristo. Jay E. Adams, em seu manual de aconselhamento, resume a soluo para os homossexuais da seguinte forma:
H esperana para os homossexuais, portanto. Essa esperana depende do seguinte: 1- converso crist; 2 Reconhecimento e confisso do pecado do homossexualismo, o que leva ao recebimento do perdo; 3 Frutos dignos do arrependimento, tais como: (a) abandono das prticas e de associados homossexuais (1 Co 15.33); (b) replanejamento das atividades, etc; (c) reestruturao da vida inteira, em conformidade com os princpios bblicos, mediante o poder do Esprito de Cristo; (d) menor nfase sobre as experincias sexuais; 4 A menos que Deus outorgue o dom da continncia, procurar aprender e manifestar uma vida de amor, dando-se sua esposa, dentro dos limites do casamento heterossexual110

110

ADAMS, Jay. O Manual do Conselheiro Cristo, p. 376

187 A MISSO DA IGREJA Uma vez que j discorremos sobre a ao da igreja face aos homossexuais, necessrio apenas um resumo, e para tanto, lanamos mo da Revista Ultimato, set/out 2003, cuja matria intitulada A Misso da Igreja Frente Homossexualidade sintetiza bem nossa opinio. Ento vejamos: 1. Nossa misso no esconder nem omitir nem torcer as Escrituras que condenam efetivamente a prtica homossexual. 2. Nossa opinio fazer clara distino entre tendncia homossexual e a prtica homossexual, tal qual fazemos entre a propenso ao adultrio e o adultrio em si. 3. Nossa misso oferecer enrgica resistncia aos radicais que pretendem fazer descer fogo dos cus para consumir os homossexuais. 4. Nossa ... mostrar que ningum tem autoridade moral suficiente para discriminar os homossexuais, porque todos somos igualmente pecadores. 5. ... desmentir a chamada hierarquia de pecados, segundo a qual a prtica homossexual a mais abominvel conduta humana. Paulo coloca a homossexualidade (passiva e ativa) no mesmo patamar do adultrio, da idolatria, da apropriao indbita, da avareza, do alcoolismo, da calnia e da trapaa (1 Co 6.9,10). 6. ... dar e alimentar a esperana de uma nova vida em Cristo: Se algum est em Cristo, nova criao. As coisas antigas j passaram; eis que surgiram coisas novas (2 Co 5.17, NVI). Graas a essa experincia de natureza espiritual, provocada pela admisso da culpa, pelo

arrependimento e pela f nos mritos salvadores de Jesus Cristo, o

188 efeminado, o sodomita, o adltero, o alcolatra e o trapaceiro podem ser chamados de ex-efeminado, ex-sodomita, ex-adltero, ex-alcolatra e extrapaceiro, como aconteceu em Corinto, na Grcia. 7. ... anunciar o evangelho da graa de Deus, que inclui a salvao toda: da culpa do pecado (justificao), do poder do pecado (santificao) e da presena do pecado (glorificao). 8. ... afirmar sociedade que o ser humano, homossexual ou no, mais do que sua sexualidade, e, portanto, cabe chamar todos redeno integral anunciada por Jesus, incluindo a a converso da sexualidade. 111 H verdadeiramente esperana para o homossexual, pedfilo, transexual, pederasta, adltero, etc; pois Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados (Is 53.5-11; Mt 1.21; At 4.12; 16.29-31; 1 Jo 2.1,2).

111

Revista Ultimato. Set/Out-2003, p. 24

189 CONCLUSO

Face aos acontecimentos atuais, indispensvel que o pastormestre (Ef 4.11), esteja apto a responder e orientar todos os que o busque, trazendo problemticas de ordem fsica, psicolgica e espiritual. Nunca, na histria humana, cincia e ignorncia, humanidade e bestialidade, discursos de paz e terrorismo brbaro, desenvolveram-se juntos, como agora. O argumento que diz que o homem est evoluindo, esbarra no fato de que esse mesmo homem, atualmente, est mais egosta, violento, brbaro, individualista, egocntrico, perverso, hedonista, etc; harmonizando-se, esse quadro, perfeitamente com a profecia bblica, que diz: Sabe disto: Nos ltimos dias sobreviro tempos terrveis. Os homens sero egostas, avarentos,

presunosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, mpios, sem amor pela famlia, irreconciliveis, caluniadores, sem domnio prprio, cruis, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus (2 Tm 3.1-4). O abuso na utilizao da fora sexual parte integrante do quadro proftico visto nas Escrituras Sagradas. O homem sem Deus no mundo (Ef 2.12), possui um vazio existencial sem precedentes, e dentre os recursos que utiliza para preencher esse vazio, lana mo do sexo, do poder, dinheiro, sucesso, status, etc. Assim, como um doente necessitado de uma cirurgia radical para retirada de um tumor, mas que, conscientemente, prefere tomar medicamentos de ao apenas paliativa e, dessa forma, vai morrendo aos poucos, sem obter a cura, semelhantemente, longe de seu criador, sem lograr

190 obter satisfao, os homens entregam-se a todas as prticas imaginveis e inimaginveis que aplaquem, mesmo que por breve perodo, suas

conscincias, que clamam por possuir novamente a comunho com a Vida. Os desvios sexuais (tudo que foge ao padro bblico de sexualidade j demonstrado), so mais um aspecto que comprova que, paralelamente com o desenvolvimento cientfico, h um crescimento da depravao moral, um desprezo e inverso dos valores cristos, com aumento visvel da iniqidade (Mt 24.12). Diante disto, o evangelho de Jesus Cristo continua sendo a nica e suficiente resposta de Deus para o ser humano, promovendo libertao das opes paliativas escravizantes do mundo, comunho genuna com Deus e crescimento fsico, psquico e espiritual sadios. No exerccio do livre arbtrio, cada indivduo pode e deve escolher o caminho a seguir na jornada de sua vida. Nem demnios, nem Complexos de dipo e Elektra Disfuncional, nem excesso de estrgeno e testosterona, nem memrias traumticas, nem a influncia de uma sociedade relativista e sem valores, etc; nada pode obrigar o ser humano a ser aquilo que ele no quer ser e nem participar. Ofertas boas e ruins chegam at ns, mas Deus concedeu a todos o direito de escolher e, claro, tambm arcar com as conseqncias de suas escolhas. Assim, o homem somente produto do meio enquanto se permitir ser, ou seja, conviver com bandidos no significa que ao crescer seremos bandidos. Se devidamente orientado pelos pais, o filho s trilhar o caminho errado se quiser faz-lo. Semelhantemente, se criado em um ambiente familiar sadio, o que raro atualmente, tendo amor, respeito, dignidade, educao e referenciais

191 masculino e feminino corretamente definidos, o indivduo s ceder as influncias externas se quiser. Da mesma forma, se cumprir seu papel

missionrio, doutrinrio e social corretamente, a igreja promover a libertao, restaurao e crescimento na graa e conhecimento de Jesus Cristo (2 Pe 3.18), a todos que nela ingressarem arrependidos e dispostos a fazer a vontade de Deus (Jo 7.37-39). A homossexualidade se constitui, em ltima anlise, num estilo de vida equivocado fsica, psicolgica e espiritualmente. Sendo, teologicamente, pecado e profanao do corpo do ser humano, que as Escrituras afirmam ser templo do Esprito Santo. Fujam da imoralidade sexual (grifo nosso). Todos os outros pecados que algum comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu prprio corpo (grifo nosso). Acaso no sabem que o corpo de vocs santurio do Esprito Santo que habita em vocs, que lhes foi dado por Deus, e que vocs no so de si mesmos? Vocs foram comprados por alto preo. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu prprio corpo grifo nosso, (1 Co 6.18-20 NVI). A ligao da homossexualidade com os cultos pagos da fertilidade, demonstra que o abuso do sexo est intimamente ligado a idolatria ou prostituio cultual. Ao se entregar as perverses sexuais de qualquer natureza, o ser humano abre seu corpo para infestao de seres espirituais da maldade, e isso, da mesma forma que aqueles que se entregaram a idolatria (1 Co 10.20,21). O fator comum ou fio negro, presente tanto no culto a falsos deuses, quanto nas perverses sexuais, que ambas as prticas

192 colocam o indivduo sob o domnio das trevas, trazendo injustia social e maculando sua alma e seu corpo. Se verdadeiramente, os homossexuais querem adorar o Deus nico, apresentado pelas Escrituras Sagradas, assim como qualquer outro pecador ladro, assassino, adltero, corrupto,etc; eles precisam e devem abandonar o pecado a prtica homossexual. O convite de Jesus Cristo, em Mateus 11.28-30, abrange todo ser humano que est cansado de tentar ser feliz sozinho, revelia de Deus Vinde a Mim todos vs que ests cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para vossas almas. Porque o Meu jugo suave e o Meu fardo leve.

193 - BIBLIOGRAFIA -

1. A Bblia Anotada. So Paulo: Editora Mundo Cristo, 1994. 1852 p. 2. Abrigo para Homossexuais. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 09 de Junho de 2005. Geral, p. 06 3. ADAMS, Jay E. O Manual do Conselheiro Cristo. 5 edio. So Paulo: Editora Fiel, 2000. 432 p. 4. A F que no ousa dizer o seu nome . Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 09 de Julho de 2006. Cidade, p. A21 5. AIDS afeta mais mulheres. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 24 de Novembro de 2004. Sade e Bem-estar 6. A Justia de Nero. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 24 de Julho de 2004. Opinio, p. 07 7. ALAND, Kurt; BLACK, Mathew; MARTINI, Carlo M.; METZGER, Bruce M.; WIKGREN, Allen. The Greek New Testament. Germany: Fourth Revesed Edition, 1994. 920 p. 8. Aliados de Bush Querem usar Questo Gay na Eleio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 de Junho de 2006. Internacional, p. A36 9. ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. 256 p. 10. ANKERBERG, John; WELDON, John. Os Fatos Sobre a

Homossexualidade. 2 edio. Porto Alegre: Chamada da Meia-noite, 200. 87 p.

194 11. A Polmica Chegou Braslia. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 27 de Outubro de 2005. Sesso Extra (Capa), p. 08 12. Arco-ris. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2005. Nosso Rio, p. 03 13. A Segurana Duvidosa. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2004. Opinio, p. 07 14. Ataque de Ex-mulher. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2005. O Dia D, p. 06 15. BAGDALI, Solange. Elas s Pensam Naquilo. Revista Domingo, Ano 30, n 1569, 28 de Maio de 2006 16. Beijao Contra o Globo. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 07 de Novembro de 2005. Nosso Rio, p. 03 17. BERGNER, Mrio. Amor Restaurado. So Paulo: Editora Sepal, 2000. 253 p. 18. BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica. So Paulo: Editora Luz para o Caminho, 1994. 791 p. 19. Bblia de Jerusalm. So Paulo: Editora Paulus, 1995. 2374 p. 20. Bblia do Ministro. (N.V.I.). So Paulo: Editora Vida, 2002. 1204 p. 21. Bblia Online. Verso 3.0 Mdulo Avanado. [So Paulo]: SBB, 1997. 1 CD. 22. Bblia Shedd. 2 edio. So Paulo: Edies Vida Nova/SBB, 1998. 1956 p. 23. Bblia Sagrada. (N.T.L.H.). So Paulo: SBB, 2000. 864 p.

195 24. Briga em Famlia acaba em Morte na Mandela. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 02 de Junho de 2006. Geral, p. 14 25. BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento. So Paulo: Editora Teolgica, 2004. 928 p. 26. Casamento sem Sexo. Jornal Palavra, Rio de Janeiro, Dezembro de 2004. Polmica, p. 8b 27. CASTILHO, Lsias. Homossexualidade. 2 edio. So Paulo: Editora ABU, 1990. 72 p. 28. CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemtica. Vol. 1 e 2. So Paulo: Editora Agnus, 2003, 784 p. 29. CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemtica. Vol. 3 e 4. So Paulo: Editora Agnus, 2003, 770 p. 30. Censura levanta Bate-boca. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 06 de Novembro de 2005. Nosso Rio, p. 05 31. CHOURAQUI, Andr. A Bblia No Princpio . Rio de Janeiro: Editora Imago, 1995. 548 p. 32. CHOURAQUI, Andr. A Bblia Ele Clama... Rio de Janeiro: Editora Imago, 1996. 319 p. 33. CHOURAQUI, Andr. A Bblia Nomes. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1996. 451 p. 34. COLEMAN, William L. Manual dos Tempos & Costumes Bblicos . Minas Gerais: Editora Betnia, 1991. 360 p. 35. Com Orgulho e Muito Amor. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2004. Nosso Rio, p. 03

196 36. CRUZ, Anglica Santa; VIEIRA, Joo Luiz. Homossexualismo: Assumir faz a Diferena. Revista poca, Ano ll. n 70, 20 de Setembro 1999. 37. DALLAS, Joe. A Operao do Erro. So Paulo: Editora Cultura Crist, 1998. 256 p. 38. DAVIES, Bob; RENTZEL, Lori. Restaurando a Identidade. 2 edio. So Paulo: Editora Mundo Cristo, 2004. 280 p. 39. DAVIS, John D. Dicionrio da Bblia. 22 edio. So Paulo: editora Agnus/JUERP, 2002. 666 p. 40. Domingo Cor-de-Rosa no Rio. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 03 de Julho de 2000. Geral, P. 03 41. DOUGLAS, J. D.; BRUCE, F.F.; SHEDD, Russel P. O Novo Dicionrio da Bblia. 2 edio. So Paulo: Edies Vida Nova, 1995. 1682 p. 42. E no Teve o Beijo no Final... Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 05 de Novembro de 2005. O Dia de Olho para Voc, p. 20 43. Tudo em Nome da Alegria. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 13 de Junho de 2005. Nosso Rio, p. 02 44. Elas esto Mais Agressivas. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 15 de Julho de 2006. Viva Mais, p. 20 45. Eles Beijam e Criam Polmica. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 17 de Junho de 2004. Sesso Extra Televiso, p.8,9 46. ELWELL, Walter A. Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist. So Paulo: Edies Vida Nova, 1990. Vol. 2. 600 p.

197 47. Enfim Juntos e Iguais. Jornal O Globo. Rio de Janeiro, 01 de Julho de 2005. O Mundo, p.28 48. FERNANDES, Calvino Coutinho. O Cristo e o Prazer Sexual . Curitiba: Editora A.D. Santos, 2004. 130 p. 49. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Mini Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 4 edio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 790 p. 50. FILGUEIRAS, Mariana. Aurlia, o Dicionrio do Dialeto Gay. Revista Domingo, Ano 30. n 1577, 23 de Julho de 2006. 51. GABILAN, Francisco A. Macho e Fmea, etc... So Paulo: Editora DPL, 2003. 102 p. 52. Gene Ajuda a Determinar Opo Sexual do Indivduo. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 11 de Novembro de 2000. Cincia e Sade, p. 20 53. GINGRICK, F. Wilber; DANKER, Frederick W. Lxico do Novo Testamento Grego/Portugus. So Paulo: Edies Vida Nova, 2001. 234 p. 54. GRZYBOWSKI, Carlos Catito. Macho e Fmea os Criou. Minas Gerais: Editora Ultimato, 1998. 136 p. 55. HELMINIAK, Daniel A. O Que a Bblia Realmente Diz Sobre a Homossexualidade. So Paulo: Edies GLS, 1998. 144 p. 56. HATZAMRI, Abraham; HATZAMRI, Shoshana More. Dicionrio Portugus-Hebraico/Hebraico-Portugus. So Paulo: Editora Sfer, 2000. 678 p.

198 57. HODGE, Charles. Teologia Sistemtica. So Paulo: Editora Agnus, 2001. 1714 p. 58. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. 810 p. 59. Juntas no Amor, no Crime e na DP. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2006. Geral, p.09 60. JNIOR, Erickson Millard. Introduo Teologia Sistemtica. So Paulo: Edies Vida Nova, 2001. 546 p. 61. KASCHEL, Werner; ZIMMER, Rudi. Dicionrio da Bblia de Almeida. So Paulo: SBB, 1999. 194 p. 62. KELLER, Werner. E a Bblia Tinha Razo. 24 edio. So Paulo: Melhoramentos, 2005. 436 p. 63. KIRST, Nelson; KILPP, Nelson; SCHWANTES, Milton; RAYMANN, Acir; ZIMMER, Rudi. Dicionrio Hebraico-Portugus & Aramaico-

Portugus. 14 edio. Rio Grande do Sul: Sinodal/Vozes, 2002. 310 p. 64. LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. So Paulo: Editora Agnus, 2002. 590 p. 65. LANGSTON, A. B. Esboo de Teologia Sistemtica. 3 edio. Rio de Janeiro: JUERP, 1999. 312 p. 66. LIMA, Henrique Augusto Moreira. Medicina, Sexualidade e

Natalidade. So Paulo: Fundo Editorial BYK, 1998. 352 p. 67. MERRILL, Eugene H. Histria de Israel no Antigo Testamento . Rio de Janeiro: CPAD, 2001. 578 p.

199 68. Moda & Comportamento. Jornal Universo GLS, Rio de Janeiro, Junho de 2004. Entrevista, p. 08 69. Maior Parada Gay do Mundo. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 30 de Maio de 2005. O Dia de Olho para Voc, p. 13 70. NANCY. Existe Esperana. Rio de Janeiro: Editora Textus, 2002. 64 p. 71. O Arco-ris enfeita Orla de Capacabana. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2005. Rio, p.09 72. O Beijo da Discrdia. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 27 de Outubro de 2005. Sesso Extra, p.01 73. O Mito Chico Buarque ou Como se Tornar um Homem que Sabe Tudo de Mulher. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 04 de Dezembro de 2004. Ela, p.09 74. Orgulho Gay?. Jornal Palavra, Rio de Janeiro, Maio/Junho de 2004. Comportamento, p. 03C 75. Orgulho Gay Colore o Rio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2004. Cidade, p. A13 76. Parada Gay Anima Maca Amanh. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2005. Nosso Rio, p. 10 77. Parada Gay Atrai Pblico Record em Copacabana. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2004. p.13 78. Parada Gay Rene uma Multido em So Paulo. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 30 de Maio de 2005. O Pas, p.13 79. Passeata Gay Rene 15 Mil. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 19 de Junho de 2005. Nosso Rio, p. 02

200 80. Passos Contra o Preconceito?. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2005. Cidade, p. A13 81. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bblia . So Paulo: Editora Vida, 1996. 264 p. 82. PEREIRA, Isidro. Dicionrio Grego/Portugus e Portugus/Grego . 8 edio. Livraria A. I. Portugal: 1998. 1056 p. 83. Polmica Gay nos Telefones da Globo. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2005. Retratos da Vida, p.06 84. Prioridades para Gay. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 29 de Junho de 2001. Cincia e Sade, p. 20 85. Quebrando o Silncio. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 07 de Agosto de 2004. Prosa & Verso, p.05 86. RAMOS, Ana Cludia. Sem Medo da Diversidade Sexual . Revista O Globo, Ano ll. n 99, 18 de Junho de 2006 87. RIBAS, Trcio. Falando de Sexo para o Jovem e Adolescente Cristo. 4 edio. Rio de Janeiro: Editora do autor, 2005. 96 p. 88. Sem Preconceito. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 13 de Agosto de 2005. Sesso Extra, p. 01 89. Sentimento Inadequado. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2006. Prosa & Verso, p.05 90. SEVERO, Jlio. O Movimento Homossexual. Minas Gerais: Editora Betnia, 1998. 160 p. 91. SHAITH, Norman Henry. Bblia Hebraica. 1995. 1368 p.

201 92. SHEDD, Russell P. Palavra Viva. So Paulo: Edies Vida Nova, 2000. 112 p. 93. SPENCER, Colin. Homossexualidade: Uma Histria. 2 edio. So Paulo: Editora Record, 1999. 420 p. 94. STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemtica. So Paulo: Editora Agnus, 2003. Vol. 1. 680 p. 95. STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemtica. So Paulo: Editora Agnus, 2003. Vol. 2. 880 p. 96. T Tudo Liberado. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2001. Show & Lazer, p. 01 97. Thammy, Filha de Gretchen, Revela ser Gay. Jornal Extra, Rio de Janeiro, 15 de Julho de 2006. Retratos da Vida, p. 08 98. THIESSEN, Henry Clarence. Palestras em Teologia Sistemtica . So Paulo: Editora Batista Regular, 2000. 376 p. 99. VINE, W. E.; UNGER, Merrill F.; JR. William White. Dicionrio Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. 1118 p. 100. WHITE, John. O Eros Redimido. Rio de Janeiro: Editora Textus, 2004. 288 p. 101. ZUCK, Roy B. A Interpretao Bblica. So Paulo: Edies Vida Nova, 1994. 360 p.

202 ANEXOS

Instrumento de coleta de dados: Questionrio Pblico alvo: Pastores e membros de diversas igrejas evanglicas. Perodo: Nov/Dez de 2005. Pastores que responderam ao questionrio: 20 Membros das Igrejas que responderam ao questionrio: 104 Resultado pesquisa com pastores:
1- Igrejas Participantes: Assemblia de Deus Batista Presbiteriana do Brasil Congregacional Metodista Metodista Wesleyana Apostlica Presbiteriana Independente Presbiteriana Renovada No respondeu 8 2 2 2 1 1 1 1 1 1

203
2- Escolaridade dos Pastores: 3 Grau Completo 2 Grau Completo 3 Grau Incompleto Mestrado 1 Grau Incompleto Doutorado Ps-graduao 1 Grau Completo 6 4 3 2 2 1 1 1

3- Formao Teolgica dos Pastores: Bacharelado Mdio Mestrado Bsico Doutorado 8 7 2 2 1

4- Sobre as Causas da Homossexualidade: Influncia Satnica Traumas de Memria Doena Opo No Respondeu 13 2 2 1 2

204

5- Grupo de Ajuda na Igreja: Sim No 3 17

6- Membro Homossexual que pedisse ajuda: Aconselharia Enc. Psiclogo/Psiquiatra Excluiria 18 1 1

7- Batizar Homossexual: No Sim 20 0

8- Homossexual participar da Santa Ceia:

No Sim

20 0

9- Se a Bblia condena a Homossexualidade: Sim No 20 0

205

10- Se conhece algum Grupo de Ajuda: No Sim 13 7

11- Se o Cnjuge fosse Homossexual: Divrcio Ajudaria Outros Aplicao Orao/Palavra 9 5 4 2

12- Se o Filho fosse um Homossexual: Aconselharia Enc. Psiclogo/Psiquiatra Excluiria Enc.Grupo Ajuda Aceitaria Aplicao Orao/Palavra Ajudaria 5 5 4 3 1 1 1

206

13- capaz de Evangelizar Homossexuais: Sim No 16 4

14- Igreja Evanglica omissa Sobre o Homossexualismo: Sim No 12 8

15- I. Evanglica: Preconceito face ao Homossexualismo: Sim No 10 10

16- Acredita na "Cura" dos Homossexuais: Sim No 20 0

207

Resultado Pesquisa com os evanglicos:


1- Igreja onde Membro: Assemblia de Deus Batista Presbiteriana do Brasil Pentecostal Reviver Apostlica Metodista Metodista Wesleyana Congregacional Pentecostal Jeov Sham Pentecostal de Nova Vida Presbiteriana Renovada Evangelho Integral Universal Reino Deus No Respondeu 2 43 18 6 6 5 4 4 4 4 3 3 1 1

208

2- Sobre as Causas da Homossexualidade: Influncia Satnica Doena Traumas de Memria Opo Distrbio Mental Gentico Falta Vergonha Outros No Respondeu
52,9%

55 8 6 5 3 1 1 15 10

60 50 40 30 20 10 0

Influncia Satnica Doena Traumas de Memria Opo Distrbio Mental 1 4,4% 7,7% 9,6% 5,7% 4,8% 2,9% 1 % 1 % Gentico Falta Vergonha Outros No Respondeu

209

3- Salvao do Homossexual havendo arrependimento: Sim No No Respondeu 84 18 2

4- Quanto a ser membro da Igreja: No Sim No Respondeu 56 47 1

5- Se existe Grupo Ajuda na Igreja: No Sim No Respondeu 86 14 4

6- Orientao Pastoral sobre o Homossexualismo:

210
Sim No No Respondeu 54 46 4

7- O que ensinado sobre o Homossexualismo: Pecado Influncia Satnica Que devemos Evangeliz-los O que est na Bblia Que Jesus ama o Pecador Outros Nada No Respondeu 13 12 11 9 6 8 19 26

8- Se acredita na "Cura" dos Homossexuais: Sim No 98 6

9- Se descobrisse que o Cnjuge

211
Homossexual: Divrcio Orar Ajudaria Aceitaria Outros No Respondeu 47 14 9 3 19 12

10- Se o Filho fosse Homossexual: Enc. Pastor Enc. Grupo Ajuda Enc. Psiclogo/Psiquiatra Oraria Ajudaria Aceitaria Outros No Respondeu 29 21 17 17 7 5 5 3

11- Conhece Grupo Ajuda: No Sim No Respondeu 79 21 4

212

12- Julga-se Capaz de Evangelizar Homossexuais: Sim No 71 33

13- A TV, em especial a Rede Globo, influencia na aceitao do Homossexualismo como natural: Sim No No Respondeu 91 12 1

14- Igreja Evanglica Omissa Quanto ao Homossexualismo:

213
Sim No No Respondeu 68 31 5 68 31 5

15- Sabe o que significa Preconceito: Sim No No Respondeu 94 1 9 94 1 9

214

215

You might also like