You are on page 1of 8

ZEUS /JPITER

Zeus, como se sabe, foi o terceiro dos filhos de Cronos e Rea e o mais importante de todos. J o seu nascimento foi crucial,por estar marcado pela luta entre a deciso da sua me de salvar-lhe a vida a todo custo, e a obsesso do pai por devor-lo, para evitar, inuti mente, a profecia dos seus pais, os deuses Urano e Gia, de que seria um dos seus prprios filhos quem terminaria por arrebatar- lhe o trono. A sucesso no reino dos cus j tinha conhecido episdios de luta e morte entre pais e filhos, apesar de estar nos seus incios, no princpio mesmo da mitologia. Na segunda gerao, o mesmo Cronos tinha-se levantado em armas, utilizando a ajuda dos seus irmos rebeldes, os Ciclopes, para derrotar o seu pai. Uma vez lanado ao combate parricida, chegou a hora do confronto entre pai e filho e Cronos no tinha duvidado em humilhar o vencido, castrando implacavelmente o seu pai de um golpe certeiro com uma foice de pedernal. Naturalmente, o conselho do pai no foi em vo e Cronos decidiu terminar com os filhos que Rea lhe fosse dando, comendo os seus corpos para estar seguro de que eram eles os que desapareciam do divino horizonte. Deglutidos por Cronos Hstia, Demter e Hera, os trs primeiros filhos do celestial casal, Rea ps o recm-nascido Zeus nas mos da sua me Gia e esta levou o menino at um lugar seguro. Para despistar o acosso do marido, tomou uma pedra, que embrulhou como se se tratasse de um bebe, entregando o fardo a Cronos. Sem pensar duas vezes, este engoliu a pretendida criatura, mas o ardil no resultou, dado que Cronos continuou, aps ter descoberto armadilha, procurando o filho que devia devorar pela sua segurana, para evitar ser derrotado no futuro por ele.

ZEUS NAS MOS DAS NINFAS


Depois de passar por Creta e pelo monte Egeu, o menino foi entregue a trs ninfas, Adrasteia, Amalteia e Io, que se encarregaram dele e por elas foi criado. Amalteia encarregou-se de amament-lo, pessoalmente ou com a ajuda duma cabra, fato que no est muito claro, dado que o mito varia com os tempos e com os autores, mas seguro que essa maternidade por delegao foi exemplar, e a prova est em que o seu filho de leite Zeus sempre recordou e honrou especialmente Amalteia. O menino Zeus estava protegido pelas trs ninfas, que o situaram num bero pendurado nos ramos de uma rvore; tal localizao servia s mil maravilhas para ocultar a sua presena dado que, no estando nem na terra, nem no cu e nem nas guas do mar, dificilmente o seu obcecado pai poderia encontr-lo, que tinha necessariamente que achlo nalgum desses trs planos, de acordo com a tradio. Mas as ninfas no estavam sozinhas; acompanhavam-nas outros filhos de Rea, os Curetes, que protegiam a vida do menino como guerreiros e, com o estrondo das suas armas e escudos, evitavam que se filtrasse o pranto da criatura, marcando a sua presena na cova de Dicte, o que teria estragado todo o complicado plano de segurana montado por Rea.

ZEUS CONVERTE-SE EM RIVAL DE CRONOS

Cresceu o filho escondido at chegar a ser todo um gentil rapaz; mas o seu plano no era fazer-se um homem por sua conta, pois antes tinha que realizar a sua parte na tragdia, esse papel to de deuses e heris da lenda: o de vingador dos seus devorados irmos. Com a ajuda de Rea, o bom moo entrou a servio do pai, como empregado de confiana; no seu copo ps a beberragem preparada para o deus dspota e infanticida e este vomitou a pedra que fingiu ser o seu corpo, e, atrs dela, os seus trs irmos. Estavam todos os irmos ressuscitados e reunidos e esse era o momento de fazer uma aliana para terminar com o poder de Cronos, Zeus devia chefiar a luta e, dado que tinha livrado to bem a sua batalha, ele os conduziria contra o velho e odiado Cronos, que nomeou o gigante Atlas como chefe das suas foras. Dez anos teria de durar to singular guerra; dez anos em que a vitria no parecia inclinar-se para nenhum dos bandos enfrentados. Gia, a Me-Terra, que j tinha sido essencial na operao de salvamento do menino Zeus, foi quem decidiu a sorte final. Comunicou a Zeus a chave estratgica: libertar Ciclopes e os gigantes da sua priso do Trtaro. Os Ciclopes tinham sido prisioneiros no Trtaro, por rebeldia perante Urano e depois foram libertados por Cronos para lutarem ao seu lado na nova e definitiva batalha contra Urano. Aps ganhar o combate, Cronos decidiu tirar da frente to poderosos e tenazes aliados e voltou a arroj-los priso sem esperana do Trtaro. Zeus, matando a carcereira Campe, apoderou-se das chaves e ps em liberdade os trs Ciclopes e os trs gigantes dos cem braos, mas, alm disso, recebeu de presente o raio, ao passo que o seu irmo Hades recolhia o elmo da invisibilida de e Possidon o seu tridente. Com o elmo posto, o invisvel Hades pde chegar at Cronos, tirar-lhe as armas e esperar que se aproximasse Possidon, ameaador com o seu tridente. Quando Crono tratava de defender-se do fingido ataque de Possidon, Zeus atacou com o raio e jogou Cronos ao cho. Por sua vez, os trs gigantes dos cem braos lanaram-se contra os Tits e o exrcito inimigo deu-se fuga e o nico resistente, Atlas, salvou a vida, mas ficou condenado a carregar todo o Universo sobre os seus ombros pelo resto da eternidade.

O FILHO DE CRONOS TOMA O PODER


Finalmente, com o mximo Tit abandonando o cetro nas mos dos seus filhos, terminada a cruel batalha, como qualquer luta sem trguas entre pais e filhos, tinha-se cumprido a vingana contra o pai cruel, que era o fim procurado inevitavelmente pelos conjurados irmos , e Zeus repartiu sem vacilar a glria e o poder com os seus irmos, de maneira que ele ficou com o amplo campo dos cus, enquanto que o mar e o mundo subterrneo passavam a ser os feudos indiscutveis de Possidon e Hades. O deus dos cus no queria ter o poder total, seno a felicidade mxima, e agora que um triunvirato harmonioso e fraternal governava o mundo, tinha chegado o momento das outras pginas da vida legendria de Zeus, nas suas andanas de homem atraente e de deus to alegre como incansvel nas suas paixes.

GANHA A BATALHA, ZEUS DEIXA A GUERRA


Mas ainda cedo para falar dos amores de Zeus. um captulo mais extenso, ao qual chegaremos depois de explicar a sua figura, com o aspecto que nos chegou trazido por escritores ou por representantes da pessoa humanizada do deus. Sabia-se forte e os

escritores que lhe deram a palavra faziam-no gabar-se da sua fora, mas no se preocupava tanto por ser o primeiro como manter a sua liberdade acima de outras consideraes. s vezes apresentava-se como a suprema lei , outras convertia-se em animal de aspecto pacfico para passar inadvertido e rematar a sua faanha. o deus contraditrio, grandioso e humanamente dbil, por isso o primeiro e indiscutvel rei do Olimpo, a quem se perdoam as suas velhacarias perante os seus maiores ou as suas mltiplas consortes e parentes , ascendentes ou descendentes , para alm das suas correrias com todas as donzelas que se queriam ocultar da sua divina paixo de amante.

O ROSTO DE ZEUS
Zeus sempre foi retratado de um modo favorvel, no por casualidade, mas por prprios mritos. um deus simptico, a quem resulta fcil adorar , e muito mais fcil compreender que seja querido pelos artistas : um deus encantador, forte, mas cheio de fraquezas em contraposio como muitos outros da sua categoria, mas do grupo que est situado no lado escuro do relato, no eterno papel de personagens temveis, que representavam a ira, o castigo, a morte ou a dor. Zeus, pelo contrrio, apesar de ser um deus do raio e o trovo, grande pelo seu poder, mas adorvel pela sua inclinao ao amor carnal, paixo irregular na durao mas no na intensidade. um ser poderoso e magnfico, mas que gosta de jogar limpo e em igualdade de condies (por assim dizer) com as mais belas mortais ou com as soberbas companheiras do Olimpo. Quando cai na tentao, Zeus trata de fugir da situao com certa dignidade e com muito mais humor, e tem que fazer isso repetidamente, medida em que as suas egrgias esposas descobrem a infidelidade e percorrem os cus para tentar repreend-lo ou jogar-lhe na cara o seu comportamento desleal e at grosseiro quando tm que enfurecer-se com ele pelos seus gostos to terrenos. Deus no cu e amante infatigvel, desavergonhado e jogador na terra, Zeus uma personalidade desejvel. Com o pincel ou o cinzel, no cabe a menor dvida de que o artista quis pr na sua figura tudo o que de apetecvel tem o seu grau e a sua lenda. Troando nas alturas ou amando em Creta , o deus uma admirvel forma de poder , a perfeita combinao de rei e amante , algo que os homens desejaram alcanar , ainda que s fosse em parte, ao longo dos sculos e dos milnios, sem consegu-lo, porque tarefa que pintaram especialmente para os deuses, e os deuses tm que ficar (por fora) longe do alcance das consecues humanas.

ROMA ADOTA O VELHO ZEUS


Com os romanos no leme da histria, Zeus instalou-se no Imprio com o nome de Jpiter. Para estar altura da imagem hegemnica do latino guerreiro vitorioso , Zeus subiu a uma carruagem , transformado num Jpiter condutor de quatro cavalos brancos, os mais airosos, poderosos e perfeitos do estbulo celestial. Era j o filho do devorador Saturno, o irmo vitorioso da guerra contra o malvado pai e os seus cmplices, os Tits, junto com o Netuno dos mares e o Pluto dos abismos. Como os romanos eram , sobretudo, prticos e utilitrios , puseram este deus do raio e o trovo como patro dos elementos e a ele se recorria para assegurar-se de que os meteoros no se chocassem contra os campos imperiais, de modo que a chuva chegasse a tempo e com a moderao necessria para o crescimento justo do gro, da fruta e da uva, e que o raio, a neve ou o granizo no sassem do seu calendrio sem pr em perigo o trabalho dos piedosos e laboriosos agricultores romanos.

Como Zeus na Acrpole, Jpiter era o centro da vida na sua terra de adoo, presidindo no Foro romano a vida civil e religiosa do maior imprio que jamais existiu. A sua popularidade era incontestvel, pois tinha todas as notas precisas para ser o primeiro, por ser galante e pela sua trajetria na Hlade natal. Com os avanos de Roma em novas terras, Jpiter foi abraado para a sua causa -em legal casamento de Estado- com as deusas de primeira linha dos pases conquistados ou aliados e ganhando de passagem as caractersticas mais destacadas e todas as melhores virtudes dos deuses assimilados pelo crescente poder da ecltica mquina poltica e militar latina. Pouco a pouco, Jpiter reuniu os maiores tesouros fsicos e as melhores qualidades de todos os pantees locais, rpida e inteligentemente assimilados pelos vencedores que queriam, mais do que vencer, convencer os novos sditos imperiais, demonstrando o seu apreo pelas religies do lugar, que ficavam situadas altura do seu primeiro deus. Com cada uma dessas unies se incrementa o dote do deus, mas tambm a sua figura se ia tornando mais complexa, dado que devia assimilar os costumes e os laos familiares dos deuses absorvidos; talvez por isso, Jpiter redobre a sua fama de amante, convertendo-se no esposo legal ou ilegal de tantas deusas, ninfas ou semi-divindades, unies que so simplesmente verdadeiros casamentos de Estado para contentar as freguesias locais de cada deus e melhorar a governabilidade do Imprio. Os romanos, prticos antes que outra coisa, tomam Jpiter como deus e como embaixador, e a combinao resulta muito eficaz..

A VIDA AMOROSA DE ZEUS /JPITER


Zeus, aborrecido no seu Olimpo eterno, deixa-se cair sobre donzelas apetecveis, e f-lo com imaginao e alegria, aparecendo como um cisne apaixonado e terno, como uma chuva de fino ouro ou como um brioso touro, para no nos estendermos demasiado. Os filhos havidos de to raras unies devem ficar classificados de maneira especfica , para separ-los dos legtimos havidos dentro do quadro olmpico e legal. Para conhecer melhor Zeus / Jpiter , temos que estabelecer com ordem as suas mltiplas relaes : teremos que ver o seu casamento com Leto ou Letona; outro com Demter; mais outro com Hera, que era tambm, parte de esposa, irm do deus do cu; mais os celebrados com Maia e Dione. Mas no poderamos esquecer os contatos havidos com Io, com Dnae, com Alcmena, com Egina, com Leda, com Europa, com Smele, com Antope, com Calisto (que era bela ninfa, apesar do equvoco que possa despertar o seu nome entre ns), com Clmena, com Menalipa, com a sua filha Afrodite, com Juno, com Eurinome, com Nemosina, com Ceres, com a sua outra irm Temis, etc. Em muitas ocasies, como acabamos de comentar, estas unies no nasciam do desejo do deus, mas da convenincia do Estado romano e o deus Jpiter tinha que dobrar-se a elas para congratular-se com os novos sditos incorporados ao Imprio, embora agora nos referiremos s aos amores clssicos, para diz-lo de alguma forma. E, dado que falamos de casamentos ou outras romnticas unies, devemos dar uma mnima relao de filhos havidos, numerosos, e o emaranhado por complicaes genealgicas. Zeus / Jpiter era um deus, por sobre todas as coisas, que teve muito poder e todo o tempo da eternidade para apaixonar-se repetidamente, mas tambm era homem desarmado quando as suas esposas legais o surpreendiam numa aventura e tinha que inventar desculpas e tentar sair do problema com a mxima dignidade, se isso era possvel, ou escapar do sarilho familiar, sem que isso se possa classificar de jogo sujo, dado que no se escudava na sua divindade no momento (no por habitual menos complicada) de tentar sair airoso do transe domstico.

O LONGO HISTRICO MATRIMONIAL E FAMILIAR

Afrodite. a deusa por excelncia do Olimpo, filha de Urano (da espuma que surgiu do que um dia foram atributos viris do deus, aps a amputao sofrida nas mos de Cronos) ou filha de Zeus e Dione, noutro mito anterior e menos sangrento do que o primeiro. Alcmena. Zeus converteu-se no vivo retrato de Anfitrio, esposo de Alcmena e rei de Tebas, para poder usurpar como marido a companhia da gentil rainha Alcmena. A cilada funcionou perfeitamente e de tal amor surgiu nada menos que Hracles, o Hrcules dos romanos, o mais poderoso heri da antiguidade, o heri que foi capaz de realizar os mais prodigiosos trabalhos que lhe impuseram como provas sucessivas. Antope. A filha do rei Nicteu de Becia. Para esta ocasio Zeus fez-se passar por um modesto mas ertico stiro e o encantamento fez o oportuno efeito. No h que confundla com a sua homnima Antope, rainha de amazonas e esposa do grande Teseu. Calisto. Diana, a deusa caadora dos romanos, filha de Jpiter, tinha em alta estima a gentil ninfa Calisto, mas Juno no compartilhava esta opinio e, como esposa ciumenta de Jpiter, converteu a muito bela ninfa em ursa; Jpiter, comovido, fez com que a me e o filho da sua unio passassem a ocupar um posto privilegiado no cu, como Ursa maior e Ursa Menor. Ceres. a Demter dos latinos, filha de Saturno e Cibele e, portanto, irm de Jpiter. Os laos de sangue no evitaram que surgisse um apaixonado amor entre ambos. Clmena. Mais uma esposa na vasta lista de casamentos do alegre Zeus, com quem teve Atlas, aquele gigante condenado a suportar o peso de todo o firmamento sobre as suas costas. Dnae. A histria da seduo de Dnae uma das mais belas do vasto historial do deus transfigurado. Dnae era filha do rei de Argos, de Acrsio, quem tinha sido avisado por um orculo que seria morto pelo seu prprio neto. Para tentar inutilmente, como lgico mudar a vontade do destino, decidiu pr a sua filha fora de toda possibilidade de galanteio. Assim fez, encerrando-a numa torre de bronze, ou numa cova, segundo as diferentes lendas. Zeus, sem dvida excitado pela dificuldade, se transformou numa sutil chuva de ouro e conseguiu o seu propsito, engendrando o bom Perseu que, afinal, seria o causador involuntrio da morte de Acrsio, ao lanar o dardo que, em lugar de provar a fora e a destreza do jovem, afirmaria o poder dos orculos e a inexorabilidade do destino, utilizando-o como um simples veculo mortal das decises do Eterno. Demter. Deusa da agricultura no panteo grego, como no romano o foi Ceres, esposa de Zeus, alm de irm do Deus e outra das suas esposas, a ciumenta e vingativa Hera, Demter representa o cmulo da unio incestuosa (sempre permitida aos deuses e aos heris) por excelncia. Persfone, a Proserpina dos romanos, nasceu deste amor. Dione. Uma ninfa filha de Urano ou Oceano e Terra ou Ttis, por quem Jpiter se apaixonou ardentemente um dia e deu lugar a outra grandiosa divindade, Vnus, nascida do seu seio conforme algumas das verses latinas, que preferiam a deusa da beleza e o amor tida num romance, antes que v-la como surgida por acidente duma castrao do pai pelo filho.

Egina. Outra ninfa, esta nascida de um rio de Becia, do Asopo. Jpiter teve que conseguir um novo aspecto para eludir a zelosa vigilncia do pai, passando a ser uma chama to ardente como a sua paixo pela bela menina. O amor deu-se a conhecer da maneira mais natural, em forma de dois vares: Eaco e Radamantis. Aps a paixo e a correspondente maternidade, Jpiter se portou como um cavalheiro, fazendo com que a ninfa tomasse a forma de ilha para evitar o iminente castigo do seu airado e decepcionado pai. Eurinome. Outra me de filhas famosas, Eurinome teve as trs Crites (as trs Graas para os latinos), Eufrosina, Tlia e Aglaia, com a incomparvel ajuda de Zeus. Ela, nascida da unio de Oceano e Ttis, irm portanto de Dione, segundo uma boa parte das lendas, conseguiu a felicidade eterna com esta unio amorosa. Europa. O rei Agenor de Fencia estava muito orgulhoso da beleza e dos muitos dons da sua filha Europa, tanto que Zeus devia ter tido conhecimento e isso foi a mnima desculpa, que quase no precisava, do fogoso deus para se lanar a conseguir o objetivo feminino do momento. Convertido em touro, Zeus arremeteu contra o grupo de jovens donzelas que rodeavam Europa no seu banho apaixonando a bela jovem, que montou no seu lombo e levou at a ilha de Creta. Na ilha mediterrnea, aps ter cruzado as guas de um modo pouco convencional, Zeus e Europa viveram um ardente romance e desta unio nasceriam trs filhos: Minos, Srpedon e Radamantis, que seriam juzes dos infernos. Hera. Ciumenta e pouco amiga de brincadeiras extra-conjugais, dado que Hera devia levar rigorosamente a sua personalidade oficial de divindade do casal, Hera ocupa um lugar preferente entre as grandes esposas de Zeus, de quem tambm foi irm, dado que no s est unida em casamento, seno que se converte na mulher inquisidora por excelncia, perseguindo o veleidoso marido sem trgua: descobrindo-lhe todas as suas infidelidades e pondo-o corado quantas vezes fosse preciso. Zeus e Hera casaram-se num ms de Gamelio, segundo diz a tradio, e esse era o ms invernal e matrimonial por antonomsia dos casamentos na Grcia clssica, pelo menos em palavras de Hesodo, que era mais preciso, dado que apontava o dia quatro do ms como dia perfeito para o himeneu, sem dvida porque teria averiguado, com rigor, que tal seria a data do casamento dos deuses, desse casamento com a deusa do casamento, e esposa to exigente para um deus to libertino, mas animador das tertlias do Olimpo. IO. Inaco era outro rei de Argos, como o foi Acrsio, o infeliz pai de Dnae. Tambm como ele, Inaco teve a pouca sorte de contar com a bno duma filha bela, tanto que Zeus terminou por apaixonar-se por ela e faz-la amante. Hera, que no estava disposta a ser objeto de comentrios dos cus, props-se interromper os devaneios do seu marido com a terrena beleza e o deus teve uma de suas idias , para ocultar as formas comprometedoras da gentil princesa, que passou a ser vaca. Terminado o encanto da aventura, Zeus deixou a vaca a um gigante, Argos, para que se ocupasse da criatura e seguiu o seu caminho habitual. Apesar do desprezo celestial, os gregos foram subindo a bela Io de categoria, e terminaram por fazer dela uma deidade da Lua, em paralelo com outras mitologias, especialmente com a egpcia, que gozava de merecida fama e considerao. Deste amor nasceu pafo. Juno. A verso romana de Hera. Com ela como padro, os latinos fizeram-na tambm , uma das esposas principais de Jpiter, filha de Saturno e Cibele, deidade de primeira linha dos cultos pblicos e ciumenta inquisidora das ausncias sem justificar do seu infiel

e divertido marido, o colossal amador Jpiter, rei do raio, do trovo e, sobre- tudo, da paixo rpida e espetacular. Leda. Casada com Tndaro, rei de Esparta, e o seu casamento decorria com normalidade e sem sobressaltos. Pelo menos at que se apresentou perante a bela Leda um no menos belo cisne. A jovem esposa deixou-se embelezar com a graciosa ave, que era simplesmente um zoomrfico disfarce do rei do carnaval ertico, o sempre agudo e astuto Jpiter. De novo, Jpiter obteve no seu romance o xito desejado e dessa unio o casal no teve filhos, se- no ovos: quatro, para sermos mais exatos, e estes ovos abriram-se para dar vida a Castor e Plux, como homens e Helena de Tria e Clitemnestra. Letona. Esta divindade, filha de um tit 'Ceo' e da boa Feba, tambm teve amores com Jpiter, e esses amores clandestinos e fora do estrito crculo olmpico foram motivo suficiente para que a ciumenta e irada Juno empreendesse uma luta contra Letona. A rivalidade tornou-se famosa e terminou por converter-se em nota definidora por excelncia da atraente dama Letona. Maia. Uma das sete filhas de Atlas, dessas pliades que eram netas do mesmo Zeus. Sem reparar em detalhes de parentesco, Zeus teve relaes ntimas e satisfatrias com Maia e, com certeza, uma legendria descendncia, o grande Hermes. Maia, com as suas irms, foi perseguida pelo gigante e guerreiro rion e salvou-se do acosso ao ser convertida pelo cu, com as suas irms, em estrela, formando o grupo que mantm para sempre o nome de Pliades. Esta Letona foi tambm conhecida com o nome de Leto, nome compartilhado com um deus da luz e a verdade, encarnado no Sol. Menalipa.Outra ninfa mais nas noites romnticas de Zeus. Com ela o divino rei dos cus teve um filho tambm com atributos meteorolgicos como ele: Eolo, divindade dos ventos. Nemosina. Como o seu nome faz supor, Nemosina era a deusa da memria, filha de Urano e Gia, os deuses fun- dadores da grande dinastia mitolgica olmpica, e tia de Zeus por parte de pai e me, dado que Cronos e Rea eram irmos de Nemosina. Da unio nasceram as nove Musas, as maravilhosas deidades protectoras das artes: Calope, da eloqncia e a pica; Clio, da histria; Erato, da elegia; Euterpe, da lrica e a msica; Melpneme, da tragdia; Tlia, da comdia; Terpscore, da dana; Urnia, da astronomia, e Polnia, do canto sagrado. Smele. Filha de Cadmo, um rei de Tebas que semeou os seus prprios sditos, utilizando como semente propcia os dentes de um drago. Com Smele, Zeus teve um simptico e popular deus da vegetao e, sobretudo e antes de mais, do vinho e a sua euforia, Dionsio (o Baco dos romanos), de quem a me sempre esteve orgulhosa, pois salvou-a das trevas do Averno e transportou-a para o Olimpo, coisa que o seu poderoso amante Zeus no fez ou no quis fazer. Taigeta. Uma doce e bonita Pliade, filha de Atlas e Pleiona, irm de Alo, Astrope, Celeno, Electra, Maia e Mrope, com quem Zeus manteve um romance passageiro, dentro do seu habitual flerte com estas deidades menores, mais mortais do que divinas, mas com caractersticas muito atraentes aos olhos dos humanos e dos divinos membros do Olimpo. Tambm esta paixo teve o seu fruto: Amidas, o heri de Lacnia.

Temis. A irm mais velha de Cronos, pai de Zeus; tia e segunda esposa do nosso deus e me de divindades temveis pela sua implacabilidade com os povoadores da terra, no momento da hora final. Temis tambm a deusa da justia e responsvel por todas as leis e normas leigas e religiosas que todos os humanos temos que cumprir para viver em harmonia com os deuses e com ns prprios. Temis a me das Horas e das Parcas.

You might also like