You are on page 1of 17

Conceitos

A funo do sistema imune defender o corpo contra invasores (Antgenos Ag); Embora o sistema imune seja complexo, a sua estratgia bsica simples: reconhecer o inimigo, mobilizar foras e atacar; So os chamados antgenos que estimulam a resposta imune;

As bactrias, os vrus, as protenas, os carboidratos, as clulas cancerosas e as toxinas podem atuar como antgenos.

Conceitos
Anticorpo: Uma protena, produzida pelos linfcitos B, que reage com um antgeno especfico; tambm denominado imunoglobulina. Antgeno: Qualquer molcula capaz de estimular uma resposta imune.

Quimiotaxia: Um processo de atrao e recrutamento das clulas no qual uma clula desloca-se em direo a uma concentrao mais elevada de determinada substncia qumica (selectina e integrinas).
Resposta imune: A resposta a um antgeno pelos componentes do sistema imune, sejam clulas ou anticorpos.

Conceitos
Clulas do sistema imune so altamente organizadas como um exrcito; Cada tipo de clula age de acordo com sua funo: algumas so encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supresso (inibio), outras apresentam o inimigo ao exrcito do sistema imune, outras s atacam para matar, outras produzem substncias que neutralizam os inimigos ou neutralizam substncias liberadas pelos inimigos.

Tipos Imunidade
Imunidade inata = natural ou nativa No especfica Defesa presente em indivduos saudveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de antgenos e eliminar os que tm sucesso entrando em tecidos. Ex.: Inflamao

Imunidade adquirida = especfica ou adaptativa Especfica

Defesa estimulada por antgenos que invadem as barreira fsicas, i.e., adapta presena destes. Ex.: anticorpos e imunidade mediada por clulas.

Imunidade Inata e Adquirida


Ambos os sistemas (inato e adaptativo) dependem da atividade das clulas brancas, ou leuccitos. A imunidade inata macrfagos e granulcitos;

mediada

principalmente

pelos

Enquanto a imunidade adaptativa mediada pelos linfcitos;

Resposta Imune
Imunidade Inata Lisozima Complemento Interferons Quimiocinas Clulas NK Macrfagos
Imunidade Adaptativa

Elementos solveis

Anticorpos Perforinas Citocinas Quimiocinas Linfocitos T Linfocitos B

Elementos celulares

Tipos de barreiras da imunidade inata

Imunidade Inata e Adquirida

Imunidade Inata e Adquirida


Inata: Os macrfagos e neutrfilos possuem a capacidade de ingerir e digerir vrios microorganismos e partculas antignicas. O macrfago tambm possui a habilidade de apresentar antgenos a outras clulas, sendo portanto denominado de clula apresentadora de antgeno (APC antigen presenting cells). Os eosinfilos so importantes principalmente na defesa contra infeces por parasitas; Adquirida: Os linfcitos so capazes de desenvolver uma memria imunolgica, ou seja, reconhecer o mesmo estmulo antignico caso ele entre novamente em contato com o organismo, evitando assim o restabelecimento da doena.

Papel da Resposta Imune Inata


1. Controle da infeco at os linfcitos sejam ativados, proliferem e comecem a agir, conferindo uma resposta mais especfica e eficaz; 2. Controle da resposta imune adaptativa Componente: Barreiras fsicas e qumicas, tais como os epitlios e as substncias antimicrobianas produzidas nas superfcies epiteliais; clulas fagocticas e natural killer; protenas do sangue incluindo os membros do sistema complemento e outros mediadores da inflamao; e protenas chamadas citocinas, que regulam e coordenam muitas das atividades das clulas da imunidade inata.

Resposta Imune Adquirida


Uma resposta imune especfica, como a produo de anticorpos a um determinado agente infeccioso, conhecida como uma resposta imune adaptativa. Os linfcitos que medeiam uma resposta imune adaptativa so responsveis por reconhecer e eliminar os agentes patognicos, proporcionando a imunidade duradoura, a qual pode ocorrer aps a exposio a uma doena ou vacinao. Existem dois tipos principais de linfcitos: linfcitos B (ou clulas B) e linfcitos T (ou clulas T), Maioria dos linfcitos encontra-se em estado inativo, e possuiro atividade quando houver algum tipo de interao com um estmulo antignico, necessrio para a ativao e proliferao linfocitria.

Resposta Imune Adquirida


Imunidade Humoral Ac Imunidade mediada por clulas

Imunidade humoral mediada por molculas do sangue, chamadas anticorpos, que so produzidos pelos linfcitos B.

Imunidade mediada por clula mediada por clulas chamadas linfcitos T;

Resposta Imune Adquirida

Os microorganismos intracelulares, tais como vrus e algumas bactrias, sobrevivem e proliferam dentro dos fagcitos e de outras clulas do hospedeiro, onde ficam inacessveis aos anticorpos circulantes. A defesa contra essas infeces uma funo da imunidade celular, que promove a destruio dos microorganismos que penetram nos fagcitos ou a lise das clulas infectadas.

Tipos de Imunidade
A imunidade oferece um mtodo de resistncia frente as infeces especficas e pode subdividir-se em imunidade passiva e ativa. Imunidade Passiva - O indivduo recebe o anticorpo Natural Conseqncia da passagem passiva de anticorpos da me para o feto. Artificial Transferncia de anticorpos protetores de um sujeito imune para outro no imune (aplicao de imunoglobulina);

Tipos de Imunidade

Imunidade Ativa - O indivduo sintetiza o seu prprio anticorpo

Natural Conseqncia de uma infeco Artificial Conseqncia de vacinao

Comparao de Imunidade
IMUNIDADE INATA IMUNIDADE ADQUIRIDA

Rpida e no especfica

Lenta e especfica

No requer exposio prvia

Requer exposio prvia ao antgeno

No modificado por exposies repetidas ao patgeno

Resposta aumentada por exposies repetidas ao patgeno

You might also like