You are on page 1of 4

Universidade Estadual de Campinas HZ141A - Prof Oswaldo E.

do Amaral Prova Final Renato Nunes de Souza Junior RA:121323

1) A partir da bibliografia usada no curso, explique as caractersticas do processo de transio do regime autoritrio para a democracia no Brasil e discuta as consequncias desse processo para as instituies e competio polticas.

A transio para a democracia no Brasil inicia-se de uma forma lenta, gradual e segura, durante o mandato do presidente Ernesto Geisel e consequentemente com seu sucessor, Joo Figueiredo. Nesse perodo de 11 anos que iniciou-se em 1974, o desejo da ditadura era liberalizar aos poucos o sistema poltico para a realizao de um sistema democrtico forte e que contaria com a participao do exrcito. No texto de Andr Marenco, ele estabelece os passos para que possamos considerar qual o verdadeiro fim do processo de transio democrtica, que segundo ele, termina com a eleio de Lus Incio Lula da Silva em 2002.
1) o inicio da liberalizao do regime autoritrio; 2) a instaurao de um governo civil ou ps-autoritrio; 3) a promoo de eleies como frmula de preenchimento de postos governamentais nacionais; 4) a eleio para chefe de governo de um poltico de oposio ao antigo regime; 5) a eleio de partido(s) de esquerda para a chefia de governo (MARENCO, Andr. In: A democracia

brasileira, 2007. P. 76) O perodo de mudana ao sistema democrtico marcado principalmente por turbulncias. No passo de liberao do regime autoritrio observa-se que, apesar do mandato de Geisel iniciar tal processo, a liberao de alguns direitos como a anistia e o fim do AI-5 s se d depois da queda da linha dura e o consequente mandato de Joo Figueiredo, no qual durante seu mandato vale citar o direito de formao de novos partidos polticos. Em 1982 ocorrem as eleies para os governos, com plena vitria da oposio sobre a ARENA. Em 1984, apesar do movimento das Diretas J, o colgio eleitoral eleje Tancredo Neves (que havia concorrido com Paulo Maluf) para a presidncia, que acaba

morrendo antes mesmo de assumir o posto. Jos Sarney, seu vice, assume a presidncia, sendo sua maior conquista a promulgao da constituio de 1988. Em 1989, Fernando Collor se torna o primeiro presidente eleito democraticamente no perodo ps-autoritrio, mas acaba sofrendo impeachment em 1992. Em 1995 eleito o at ento ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso, nico presidente eleito at ento que fazia parte da oposio ditadura. Aps mais de 30 anos consolida-se o perodo de democratizao, com a eleio de Lula, primeiro candidato de esquerda a ser eleito presidente. importante apontar que, apesar da participao da sociedade civil no processo de redemocratizao tenha sua parcela de influncia, o incio da reforma poltica se deu pelas mos do militarismo, e se fez segundo suas correntes poltico-ideolgicas. (CODATO, Adriano; 2005, p.83). Ainda segundo Adriano (2005), essa reforma conservadora na poltica nacional resulta, de certa forma, na consolidao do regime liberal-democrtico, do presidencialismo, do federalismo, de um sistema partidrio fragmentado e regionalizado, no qual o presidente atua como centro gravitacional do jogo poltico.

3) A partir da bibliografia discutida no curso, explique como a literatura trata os efeitos do nosso sistema eleitoral sobre o comportamento do eleitor, o comportamento dos partidos e a estrutura de competio poltica.

Ao explicar a estrutura poltica brasileira, utilizada a expresso veiculada por Srgio Abrantes (1998), que o define como presidencialismo de coalizo, ou seja, uma espcie de juno entre o presidencialismo e o parlamentarismo, no qual a relao entre senadores e deputados lembra o de uma junta parlamentar. E isso est intimamente ligado forma do sistema eleitoral brasileiro, da organizao partidria at o comportamento do eleitor. Uma das fortes caractersticas do sistema poltico brasileiro o pluripartidarismo. As fortes diferenas internas da sociedade brasileira, aliada permissividade do sistema democrtico brasileiro em termos de criao de legendas, a forte disputa para um reduzido nmero de cargos (em relao ao contingente elevado de candidatos) e o voto proporcional acaba favorecendo pequenas legendas, caracterstica que acaba por

diferenciar o Brasil de demais democracias, que por sua vez normalmente possuem poucos grandes partidos que acabam disputando as eleies entre si. A fragmentao partidria tambm no se limita s aos partidos em si, visto que a configurao poltica regionalista e favorece a competio intrapartidria nas disputas ao legislativo. O sistema de lista aberta organiza os candidatos por legenda, e cada legenda alinhada com uma coligao (ou no), o que fortalece ainda mais o nome dos candidatos e sua disputa interna em si, mesmo que a verdadeira disputa ocorra entre as legendas e coligaes. Por conta desse fato, a reputao dos candidatos sobreponha a reputao dos prprios partidos em que esto filiados, fazendo com que as eleies sejam mais focadas nos candidatos que em suas legendas. Essas caractersticas se mostram uma via de duas mos, visto que se de um lado existem mais partidos que interesses reais a serem representados (NETO, Amorim; 2011, p.49), de outro lado o executivo e as lideranas partidrias possuem mais poder para aprovar seus projetos. Durante a campanha, os candidatos ao legislativo possuem autonomia para promover suas campanhas em relao aos seus partidos. Geralmente a logstica das campanhas depende da disponibilidade de recursos em funo geogrfica, visto que cada candidato possu a sua base eleitoral, contando com ajuda de lideranas, grupos de interesse e polticos da regio, com a proposta de um trabalho conjunto e defesa dos interesses locais. O contato com o eleitor se d basicamente por via do horrio poltico gratuito, distruibuio de panfletos e comcios em lugares pblicos. notvel tambm o elitismo de candidatos eleitos para a administrao das polticas pblicas. No texto de Felisbino, Bernabel e Kerbauy, notamos o perfil de candidatos eleitos para prefeituras de grandes centros no ano de 2008: predominantemente masculino, vindo de lideranas locais, grande patrimnio e estudo no ensino superior (com certa predominncia de profissionais de direito). Tambm apontado o custo necessrio uma campanha, que pode variar de 2 milhes at 5 milhes, e em alguns casos at mais do que isso. Em resumo, aqueles que no apresentam recursos financeiros suficientes para manter uma disputa eleitoral de alto nvel no conseguem obter bons resultados (FELISBINO, Riberti; BARNABEL, Rodolpho; KERBAUY, Maria; 2008, p. 228). Em suma, a poltica faz da elite que leva seus representantes o seu maior trunfo.

Bibliografia: MARENCO, Andr. Devagar se vai ao longe? A transio para a democracia no Brasil em perspectiva comparada. In: MELO, Carlos R. e SEZ, Manuel A. A Democracia Brasileira. Balano e perspectivas para o sculo XXI. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 73101. CODATO, Adriano N. Uma histria poltica da transao brasileira: Da ditadura militar democracia, Rev. Sociol. Polt., Curitiba, 25, Nov. 2005, p. 83-106. NETO, Amorim; CORTEZ, F.B; PESSOA, A.S. Redesenhando o mapa eleitoral do Brasil: Uma proposta de reforma poltica incremental, Opinio Pblica, Campinas, vol. 17, n 1, Jun. 2011, p. 45-75. NICOLAU, Jairo. O sistema eleitoral de lista aberta no Brasil, Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, vol. 49, n 4, 2006, p. 689-720. FELISBINO, Riberti de A; BERNABEL, R. T; KERBAUY, M. T. M. Somente um deve vencer: as bases de recrutamento dos candidatos prefeitura das capitais brasileiras em 2008, Rev. Socio. Pol., Curitiba, v. 21, n. 41, fev. 2012, p. 219-234.

You might also like