You are on page 1of 8

Direito Penal Parte Especial I

Aula 05

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 03: Crimes contra a dignidade sexual: estupro, violao mediante fraude, assdio sexual e estupro de vulnervel
Objetivo: O objetivo desta aula abordar de forma sistemtica e didtica os principais crimes contra a dignidade sexual. Ser analisado o crime de estupro, violao mediante fraude, assdio sexual e estupro de vulnervel.

Crimes contra a dignidade sexual

O Ttulo VI do CP trata dos delitos contra a dignidade sexual. Esse ttulo sofreu vrias modificaes em face da Lei 12.015/2009.

Dos crimes contra a liberdade sexual Estupro (ART. 213 do CP)

A lei 12.015/2009 incorporou, num s dispositivo, a redao antiga do estupro, art. 213, e atentado violento ao pudor, art. 214. Trata-se de crime hediondo em todas as suas modalidades. Bem jurdico tutelado: direito de liberdade que qualquer pessoa tem de dispor sobre o prprio corpo, no que diz respeito aos atos sexuais. Sujeito ativo: qualquer pessoa, homem ou mulher. Admite-se coautoria e participao. Sujeito passivo: tanto homem ou mulher. Se o marido praticar o delito contra a sua esposa, aplica-se aumento de pena. Tipo objetivo: consiste na conduta de constranger (obrigar) algum mediante violncia ou grave ameaa a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Conjuno carnal a penetrao do rgo sexual masculino no feminino. Qualquer outro ato libidinoso (sexo oral, anal, passar as mos nas partes ntimas, etc.). A vtima pode ser obrigada a praticar o ato libidinoso ou permitir que nela se pratique.

Para existncia do crime necessrio que a vtima no consinta no ato, isto , o dissenso. O crime praticado utilizando-se o sujeito ativo de violncia ou grave ameaa. Tipo subjetivo: o dolo, no se exige a finalidade especfica de satisfazer sua lascvia. Consumao: consuma-se na conjuno carnal com a introduo, completa ou no, do rgo masculino no rgo feminino. Na prtica de outro ato libidinoso consuma-se quando este se concretizar. Admite-se a tentativa. Concurso de crimes: se o agente praticar conjuno carnal e vrios atos libidinosos contra a mesma vtima, responder por crime nico. Se os atos sexuais forem praticados em momentos diversos contra a mesma vtima, o crime ser continuado. Estupro qualificado (art. 213, 1o e 2o, do CP) No 1o prev-se a qualificadora se resultar leso corporal grave ou se a vtima menor de 18 anos ou maior de 14 anos. Trata-se de crime preterdoloso. A vtima deve estar nessa faixa etria, se for menor de 14 anos configura o crime de estupro de vulnervel (art. 217-A). No 2o a pena passa a ser de oito a 12 anos se resultar a morte da vtima. H dolo no estupro, e culpa na morte. Se houver dolo em relao morte, responde por estupro simples em concurso material com homicdio.

Causas de aumento de pena: as causas de aumento esto previstas no art. 226 do CP. A pena ser aumentada de se o crime cometido com concurso de duas ou mais pessoas; aumentada de se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela. No art.234-A, inc. III, do CP se prev o aumento de metade se resultar gravidez; e no inc. IV, o aumento de 1/6 at a metade se o agente transmite vtima doena sexualmente transmissvel de que sabe ou deveria saber ser portador. Ao Penal: como regra, a ao pblica condicionada representao da vtima. O pargrafo nico do art. 225 do CP determina que seja pblica

incondicionada se a vtima for menor de 18 anos (se tiver 14 anos ou mais). O art. 234-B do CP determina que o processo corra em segredo de justia.

Violao sexual mediante fraude. (art. 215 do CP)

Com o advento da Lei n. 12.015/2009, o tipo penal teve sua nomenclatura alterada: de posse sexual mediante fraude para violao sexual mediante fraude, que passou a abranger os arts. 215 e 216-A (atentado ao pudor mediante fraude). Bem jurdico: a liberdade sexual. Sujeito ativo e passivo: qualquer pessoa, homem ou mulher. Tipo objetivo: ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com algum mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima. Fraude um meio de iludir, enganar a vtima que assim levada ao ato sexual ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao. Se a capacidade de reagir fisicamente da vtima for tolhida (exemplo: sonferos, drogas etc.) o agente responde pelo crime de estupro de vulnervel (art. 217, 1o do CP). Tipo subjetivo: o dolo, consciente e vontade de praticar o ato sexual empregando fraude ou outro meio semelhante. O delito consuma-se quando realizada a conjuno carnal ou praticado qualquer outro ato sexual. A tentativa possvel. Causas de aumento de pena: aplicam-se as previstas no art. 226 e art. 234-A do CP, j mencionadas no delito de estupro. Aplica-se cumulativamente a pena privativa de liberdade com a de multa se o crime for cometido com a finalidade de obter vantagem econmica, conforme o pargrafo nico do art., 215 do CP. A ao penal pblica condicionada representao, salvo se a vtima for menor de 18, em que a ao pblica incondicionada. Tambm corre em segredo de justia o processo (art. 234-B do CP).

Assdio sexual (art. 216-A do C)

Bem jurdico tutelado: a liberdade sexual, a honra, o direito de no ser discriminado, de ter tranquilidade nas relaes de trabalho.

Sujeito ativo: qualquer pessoa. Trata-se de crime prprio, s pode ser cometido por aquele que se encontra na posio de superior hierrquico ou ascendncia sobre a vtima e se prevalece dessa situao. Sujeito passivo, qualquer pessoa, homem ou mulher. Tipo objetivo: a conduta consiste em constranger (embaraar, importunar, incomodar, acanhar) algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerente ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Na superioridade hierrquica temos um superior e um subalterno, j na ascendncia, o sujeito possui apenas uma influncia sobre a vtima. No exerccio de emprego significa uma relao de trabalho de natureza privada, cargo ou funo uma relao de natureza pblica. Por conta de um veto presidencial no considerado assdio o agente que se prevalece da relao domstica, de coabitao ou de hospitalidade. O delito pode ser praticado de forma verbal, escrita, por gestos, atos. Exemplos de assdio sexual: o chefe beijar a secretria; passar a mo em seus seios etc. Tipo subjetivo: o dolo. Alm desse, o tipo penal exige o elemento subjetivo especial do tipo, o especial fim de agir, a finalidade de obter vantagem ou favores sexuais, que pode ser para o prprio agente ou para terceiro. Consumao e tentativa: Consuma-se o delito com o simples ato de constranger a vtima com o intento de obter vantagem ou favorecimento sexual para si ou para outrem, seja por escrito, por gestos ou palavras. Trata-se de um crime formal, portanto, consuma-se mesmo que o agente no obtenha efetivamente a vantagem ou o favorecimento sexual. A tentativa admissvel na forma escrita. Causa de aumento de pena: o pargrafo segundo do art. 216-A determina um aumento de pena de 1/3 quando a vtima menor de dezoito anos. Se a vtima for menor de 14 anos, caracteriza-se o crime de estupro de vulnervel. Vale ressaltar que, alm do pargrafo segundo do art. 216-A, aplicam-se tambm as causas de aumento de pena previstas no art. 226 do CP, com exceo de parte de seu inciso II, (agente empregador da vtima) sob pena de haver bis in idem. Ao penal: conforme o art., 225 do CP, a ao pblica condicionada representao, salvo se a vtima for menor de 18 anos, nesse caso ser pblica incondicionada.

Estupro de vulnervel (art. 217-A do CP)

O ordenamento jurdico tutela a dignidade sexual das pessoas em situao vulnervel, ou seja, as pessoas que por natureza ou por sua condio pessoal encontram-se indefesas. Pela legislao penal encontra-se em situao de vulnerabilidade o menor de 14 anos, e as pessoas que, por enfermidade ou deficincia mental, no tm necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no podem oferecer resistncia. Bem jurdico tutelado: protege-se a dignidade dos vulnerveis. Sujeito ativo: pode ser qualquer pessoa do sexo masculino ou feminino. Sujeito passivo: aqueles que se encontram na situao de vulnerabilidade (menor de 14 anos, pessoas com enfermidade ou deficincia mental, e ainda a pessoa que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia). Tipo objetivo: o estupro cometido contra pessoa sem capacidade ou condies de consentir, com violncia ficta, configura crime autnomo, sendo, este, o ato de ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos, ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia . Pode ser realizado o delito com ou sem emprego de violncia ou grave ameaa. Tipo subjetivo: o dolo, na prtica do ato, ou seja, ter o conhecimento de que a vitima menor de 14 anos, ou no tenha discernimento necessrio para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no possa oferecer resistncia. No existe na modalidade culposa. Se o agente no tiver conhecimento sobre a menoridade da vtima ou que no tem discernimento necessrio para a prtica do ato, poder alegar erro de tipo. Consumao e tentativa: consuma-se com a efetiva conjuno carnal, pouco importando se essa foi total ou parcial, ou ainda, se houve ou no ejaculao, ou ainda, a partir do momento em que o agente pratique qualquer outro ato libidinoso com a vtima. Caso o agente tenha a efetiva inteno de praticar a conjuno ou outro ato libidinoso, no consiga atingir o resultado por circunstancias alheias a sua vontade, haver a tentativa.

Formas qualificadas: so formas que qualificam este crime aquelas previstas nos pargrafos elencados no artigo 217-A do Cdigo Penal: 3 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos; 4 Se da conduta resulta morte: Pena recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. Trata-se de crime preterdoloso, pois o agente dirige-se sua conduta no sentido de estuprar a vtima, vindo, culposamente causar-lhe leso grave ou morte. Causas de aumento de pena: segundo o artigo 234-A, a pena aumentada pela metade se a conduta resultar em gravidez; e de um sexto at a metade, se o agente transmite vtima doena sexualmente transmissvel de que sabe ou deveria saber ser portador. Tambm se aplica o Art. 226 se o crime cometido com o concurso de 2 (duas) ou mais pessoas (a pena aumentada de quarta parte), se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela (a pena aumentada de metade). Ao Penal: pblica incondicionada (art. 225, pargrafo nico do CP). Os processos se apuram em segredo de justia (art. 234-A do CP).

REFERNCIAS ESTEFAM, Andr. Crimes Sexuais Comentrios Lei 12.015/2009. So Paulo: Saraiva 2009. GONALVES, Victor Eduardo Rios. Direito Penal Esquematizado: parte especial. So Paulo: Saraiva, 2011. NUCCI, Guilherme de Souza. Crimes contra a Dignidade Sexual. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2009.

You might also like