You are on page 1of 12

PODER DIRETIVO DO JUIZ: DIREITO PROCESSUAL CIVIL E SUA APROXIMAO DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Jlio Csar Bebber*

1 CONSIDERAES INICIAIS

processo se destina a cumprir os escopos: a) jurdico que compreende a aplicao da lei. No qualquer aplicao da lei, mas a aplicao da lei que produza resultados jurdicos substanciais; b) social que compreende a educao das pessoas (para o respeito aos direitos alheios e para o exerccio dos seus direitos) e a pacificao dos litigantes; c) poltico que compreende a participao dos cidados na administrao da justia. Sendo assim, no se destina a uma simples definio de direitos entre particulares. H nele enorme carga de interesse pblico (interesse de toda a sociedade). E esse interesse ostenta primazia, mesmo sob a tica daqueles que veem no processo a existncia unicamente do escopo jurdico1. Se o processo est impregnado do interesse pblico, no se pode mais encar-lo com viso privatista. O poder do juiz para dirigir o processo, portanto, deve ser amplo. Dizer que o poder diretivo do juiz deve ser amplo no o mesmo que dizer que deve ser absoluto. Significa dizer, apenas, que esse poder somente poder sofrer limitaes indispensveis garantia de uma atuao judicial transparente.

* 1

Juiz do Trabalho; Doutor em Direito. Alfredo Buzaid, na Exposio de Motivos do CPC de 1973, asseverou que o processo um instrumento que o Estado pe disposio dos litigantes, a fim de administrar a justia. No se destina simples definio de direitos na luta privada entre os contendores. Atua, como j observara Betti, no no interesse de uma ou outra parte, mas por meio do interesse de ambos. O interesse das partes no seno um meio, que serve para conseguir a finalidade do processo na medida em que d lugar quele impulso destinado a satisfazer o interesse pblico da atuao da lei na composio dos conflitos. A aspirao de cada uma das partes a de ter razo: a finalidade do processo a de dar razo a quem efetivamente a tem. Ora, dar razo a quem tem , na realidade, no um interesse privado das partes, mas um interesse pblico de toda sociedade (BUZAID, Alfredo. Exposio de Motivos do Cdigo de Processo Civil de 1973).

136

Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

DOUTRINA

O Direito Processual do Trabalho, desde o seu nascimento, observa essa premissa (CLT, art. 765), embora no seja incomum encontrar entendimentos vacilantes a esse respeito daqueles que indevidamente se deixam influenciar pela ideologia liberal individualista. Essa ideologia, alis, cultuada em vrios dispositivos legais importantes do Direito Processual Civil que impedem a livre atuao do juiz como diretor do processo. Embora ainda tmido e caminhando a passos lentos, o Direito Processual Civil tem buscado (por meio de reformas legislativas) se livrar da concepo privatista mediante o aumento dos poderes de direo do juiz. Desse modo, aproxima-se do Direito Processual do Trabalho que, muitas vezes, lhe serve de inspirao. dessa aproximao entre o Direito Processual Civil e o Direito Processual do Trabalho, sob a tica do poder diretivo do juiz, que me ocuparei nesse brevssimo estudo. 2 OS PODERES DO JUIZ NO DIREITO PROCESSUAL CLSSICO At a Idade Mdia, a maioria dos Estados eram totalitrios. O poder era absolutista. Concentravam-se na realeza, ento, todos os poderes. Ocupado com a administrao, defesa e ampliao do reino, a realeza delegava a atividade jurisdicional. A delegao era definitiva e tinha cunho patrimonial. Poderia ser cedida, alienada, herdada. Das decises dos magistrados os interessados poderiam apelar, devolvendo-se realeza, ento, o poder de julgar (da a origem histrica da denominao dada ao efeito devolutivo dos recursos). Designados pela realeza, que tinha como aliados os senhores de terras, os magistrados no possuam independncia, nem se submetiam ao dever de imparcialidade, principalmente quando um destes estivesse envolvido em uma demanda. O favorecimento dos senhores de terras, ento, era a regra; a justia, a exceo. Essa ordem foi rompida somente no sculo XVIII, com a Revoluo Francesa (1789) e suas ideias liberais. Aps tomar a bastilha, a burguesia teve de conviver com juzes do antigo regime, reconhecidamente imorais, corruptos e comprometidos com o poder feudal. Como forma de garantir seus direitos, a burguesia adotou as ideias de que: a lei fonte nica do Direito (legalidade pura); somente a lei liberta (reduo do direito lei); todas as pessoas so livres, absolutamente iguais e esto dotadas das mesmas necessidades (a igualdade formal, a lei deve ser genrica e abstrata e vale como ordem e no por qualidades morais e lgicas). Atentar para a inteno do legislador e obedecer s
Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012 137

DOUTRINA

formas sem questionamentos (culto irracional da forma) passaram a constituir a ordem. Com isso, controlava-se a atuao dos juzes, evitando que pusessem a perder as conquistas positivadas. Nesse modelo de Estado Liberal Clssico, em que a igualdade formal e a liberdade eram valores absolutos, cabia aos prprios interessados regularem as suas relaes privadas. Essa ideologia, no Direito Processual, fez emergir o juiz equidistante, que classicamente corresponde ao juiz passivo (destitudo de amplos poderes). O processo era considerado um negcio entre as partes (coisa das partes) e tinha o escopo exclusivo de tornar concreta a vontade da lei. Todas as iniciativas processuais, portanto, cabiam s partes. O juiz era mero espectador dos movimentos e dos atos destas, e sua interveno ocorria na medida do necessrio e somente se fosse chamado. Qualquer atuao oficial era considerada invasiva e afrontava a liberdade dos litigantes. A concepo privada do processo, com a destituio ou o amesquinhamento dos poderes do juiz, como se v, foi indispensvel naquele momento histrico, uma vez que o sistema ento existente afrontava bases ticas e morais de justia. 3 OS PODERES DO JUIZ NO DIREITO PROCESSUAL CONTEMPORNEO A concepo privada do processo foi um mecanismo necessrio para colocar freios em um sistema composto por juzes imorais, corruptos e comprometidos com o poder feudal. Encontramo-nos, porm, no sculo XXI: a) os juzes no so mais designados pela realeza; b) os cargos da magistratura no so mais concedidos (comprados, adquiridos, herdados). O recrutamento dos juzes se d por meio de concurso pblico (CF, art. 93, I); c) a independncia e a imparcialidade do juiz, exigidas objetivamente, constituem garantias de julgamento isento para todos os cidados; d) a publicidade dos atos e a fundamentao das decises judiciais (CF, art. 93, IX) constituem garantia de transparncia da atuao judicial; e) a lei, que ideologicamente deveria revelar a vontade popular, passou a ser o resultado da coalizo das foras de grupos de um parlamento formado por pessoas comprometidas com certos interesses e com atuao pautada em lobbies e presses de bastidores. Por isso, frequentemente adquire contornos no s nebulosos, mas tambm egosticos,
138 Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

DOUTRINA

sendo necessrio submeter a produo normativa a um controle que tome em considerao os princpios de justia2 e os direitos fundamentais3; f) o princpio da legalidade assumiu uma nova configurao (ganhou novo contedo), uma vez que era conceituado unicamente sob a dimenso formal, transfigurando-se, assim, para uma dimenso material (conformao da lei Constituio)4; g) o Estado Legal passou a ser o Estado constitucional. A lei, ao invs de ostentar supremacia, encontra-se subordinada Constituio e deve a ela se conformar5. A lei no vale por si; depende da sua adequao s regras e princpios constitucionais, que sobre ela exercem controle. No se justifica mais, portanto, a destituio ou o amesquinhamento dos poderes do juiz. Ao contrrio, os juzes devem atuar com amplos poderes, a fim de cumprirem o papel de verdadeiros rgos (agentes) polticos do Estado, responsveis pela manuteno da ordem jurdica, que compreende mais que o substrato puramente normativo. 4 LIMITES LEGTIMOS AOS PODERES DO JUIZ O juiz no pode e no deve ser um mero burocrata que segue formas e aplica frmulas. Ao mesmo tempo, no pode e no deve ser senhor de verdades e poderes absolutos. Um sistema legal que no concede, restringe em demasia ou concede poderes absolutos ao juiz para dirigir o processo um sistema fadado ao fracasso. Nem a ausncia (ou restrio severa) que impede a eficincia, nem a concesso de poderes absolutos que leva ao arbtrio. O equilbrio, como para tudo na vida, o ideal.
2 3 MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. So Paulo: RT, 2006, p. 43. Compreender a lei a partir dos direitos fundamentais significa inverter a lgica da ideia de que esses direitos dependem da lei, pois hoje so as leis que tm a sua valida de circunscrita aos direitos fundamentais, alm de s admitirem interpretaes que a eles estejam adequadas. (...) A lei deve ser compreendida e aplicada de acordo com a Constituio. Isso significa que o juiz, aps encontrar mais de uma soluo a partir dos critrios clssicos de interpretao da lei, deve obrigatoriamente escolher aquela que outorgue a maior efetividade Constituio (MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. So Paulo: RT, 2006, p. 94). Atento a isso, Ferrajoli sustentou a superao do velho princpio da legalidade formal (e da ideia de jurisdio volta da atuao da lei) pelo princpio da estrita legalidade ou da legalidade substancial (FERRAJOLI, Luigi. Derechos fundamentales, Los fundamentos de los derechos fundamentales. Madrid: Trotta, 2001, p. 53). No Estado constitucional: a) h subordinao da lei s normas constitucionais; b) o princpio da legalidade e da cincia do direito cede espao s normas (regras e princpios) constitucionais; c) h plena eficcia jurdica das normas constitucionais; d) a constituio exerce funo unificadora, sendo imprescindvel a realizao do controle jurisdicional da constitucionalidade da lei e de sua omisso.

Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

139

DOUTRINA

O equilbrio na quantidade de poderes do juiz dado por limites legtimos, que so a publicidade dos atos processuais e a fundamentao das decises judiciais: a) a publicidade est prevista no art. 93, IX, primeira parte, da CF: Todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos (...). Essa publicidade pode ser: (i) popular permite que todos os cidados, incondicionalmente, tenham cincia dos atos processuais. Essa a regra, uma vez que por meio dela a sociedade exerce a fiscalizao sobre a atuao jurisdicional. A publicidade popular da essncia de todo e qualquer sistema de direito que no se embase na fora, na exceo e no autoritarismo. A democracia no se compraz com o secreto, com o que no notrio6; (ii) restrita permite, em situaes especiais, a cincia dos atos processuais apenas s partes e aos seus procuradores, ou somente a estes; b) a fundamentao est prevista no art. 93, IX, segunda parte, da CF: Todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade (...). Fundamentar significa explicitar as razes (de fato e de direito) que formaram o convencimento. O juiz deve dizer, ento, que caminho tomou para decidir, reproduzindo, como num levantamento topogrfico, o itinerrio lgico que (...) percorreu para chegar sua concluso. Desse modo, estando esta errada, pode-se facilmente encontrar, nos fundamentos, em que altura do caminho o magistrado se desorientou.7 A publicidade dos atos processuais e a fundamentao das decises, portanto, constituem a garantia de uma atuao judicial transparente, uma vez que tanto legitimam quanto estabelecem limites aos poderes do juiz. 5 CONSEQUNCIAS DO AMPLO PODER DE DECISO DO JUIZ O amplo poder de direo do processo pelo juiz, limitado unicamente pela publicidade dos atos processuais e pela fundamentao das decises judiciais, facilita a atuao destinada a assegurar: a) o acesso material justia, uma vez que o acesso justia, como garantia constitucional (CF, art. 5, XXXV), no se resume possibilidade de ingresso em juzo (acesso ao judicirio). Compreende a
6 7 PORTANOVA, Rui. Princpios do Processo Civil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1995, p. 167. CALAMANDREI, Piero. Eles, os Juzes, Vistos por ns, os Advogados. 7. ed. Lisboa: Livraria Clssica, p. 143.

140

Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

DOUTRINA

defesa eficaz do Direito rumo soluo justa do conflito (justia material). Como ressalta Mauro Cappelletti, o acesso justia deve ser encarado como o requisito fundamental o mais bsico dos direitos humanos de um sistema jurdico moderno e igualitrio que pretende garantir, e no apenas proclamar direitos8. Da a necessidade de atuao interessada, comprometida e participativa do juiz. No cabe a ele dirigir o processo zelando unicamente pela observncia formal das regras processuais, mas como instrumento de realizao efetiva dos direitos individuais e coletivos. Cumpre-lhe, por isso, intervir diretamente no processo para assegurar que seus escopos sejam atingidos; b) a efetividade do processo, uma vez que o processo o instrumento destinado a produzir transformaes positivas e concretas no mundo emprico (real). A efetividade, como garantia constitucional (CF, art. 5, XXXV) faz prevalecer (no mundo dos fatos) os valo res (escopos) sociais, polticos e jurdicos tutelados pelo processo. Da dizer-se que efetivo o processo que atinge os seus escopos e concretamente satisfaz o direito das partes, com vistas, sempre, ao interesse pblico; c) a tempestividade do processo, uma vez que o reconhecimento tardio do Direito frustra o direito bsico de resoluo do litgio sem dilaes indevidas e causa sensaes profundas de desconforto, angstia, ansiedade e, principalmente, de injustia. A tempestividade do processo, como garantia constitucional (CF, art. 5, LXXVIII), exige que a tutela jurisdicional (do Direito) seja prestada dentro de um tempo apto ao gozo deste; d) a segurana jurdica dinmica, uma vez que a segurana jurdica esttica (previsibilidade e constncia) no se conforma natureza das coisas e s relaes individuais e sociais, que so mutveis e esto em constantes e permanentes mutaes. Nada est em repouso. Tudo se move. A humanidade evolui sem cessar. A segurana jurdica, por isso, possui um valor funcional para a realizao do justo. Da a necessidade de se buscar a segurana jurdica dinmica, adaptada, pois, s variantes da vida moderna. Nas palavras de Siches, somente o grau de certeza e segurana necessrios para o cumprimento de valores superiores de justia e de bem-estar geral, e somente at o ponto em que seja compatvel para lograr estes valores mais elevados9;
8 9 CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso Justia. Porto Alegre: Fabris, 1988, p. 12. SICHES, Luis Recasns. Nueva Filosofia de la Interpretacin del Derecho. 2. ed. Mxico: Porra, 1973, p. 298-299.

Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

141

DOUTRINA

e) a instrumentalidade, uma vez que a tcnica processual no tem, por si s, valor algum. No deve, por isso, ocupar o primeiro lugar das discusses, sob pena de transformar os juzes em meros controladores de exigncias formais; f) a simplicidade, uma vez que no se pode mais admitir o direito reverente a ritualismos que o transformam em mera cincia abstrata. Como ferramenta de defesa do Direito, o processo deve ser simples, deve ser facilmente manejado e compreendido; g) a cooperao, uma vez que sendo do interesse pblico a resoluo do conflito, ningum poder se eximir de cooperar para esse escopo. A cooperao decorre de um princpio de convivncia social denominado princpio da igualdade dos cidados diante dos nus da vida em sociedade, e impe a colaborao (cooperao) dos sujeitos do processo e de terceiros, que devem agir (operar) juntamente com o Poder Judicirio, auxiliando-o a prestar tutela jurisdicional justa. 6 PODER DE DIREO DO JUIZ NO PROCESSO DO TRABALHO O Direito Processual do Trabalho sempre considerou a liberdade de atuao diretiva do juiz como fundamento para a efetividade e tempestividade do processo. A razo histrica dessa liberdade do juiz possui ntima ligao com a histria da prpria Justia do Trabalho. Diante dos conflitos trabalhistas e da implantao da legislao trabalhista, no ano de 1932 foram criadas as Comisses Mistas de Conciliao e as Juntas de Conciliao e Julgamento. Tais rgos, que tinham como atribuio, respectivamente, solucionar administrativamente conflitos trabalhistas coletivos e individuais, eram vinculados ao Poder Executivo (ao Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio). No exercendo poder jurisdicional (Decreto n 22.132/1932, art. 23), as CMC e as JCJ atuavam com ampla liberdade na direo das reclamaes, o que permitia certa informalidade e grande celeridade e efetividade na soluo dos litgios. Valendo-se dessa exitosa experincia, ao instituir e organizar a Justia do Trabalho, integrando-a ao Poder Judicirio, o Decreto-Lei n 1.237/1939 (modificado pelo Decreto-Lei n 2.851/1940 e regulamentado pelo Decreto n 6.596/1940) outorgou aos juzes liberdade na direo e conduo dos processos, assegurando, assim, a mesma efetividade e celeridade j existentes. O art. 31 do Decreto-Lei n 1.237/1939, ento, dispunha o seguinte:
142 Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

DOUTRINA

Art. 31. As Juntas, juzes e tribunais do trabalho tero ampla liberdade na direo do processo, velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar quaisquer diligncias necessrias ao esclarecimento delas, inclusive a intimao e conduo coercitiva das pessoas, cujas informaes como testemunhas se tornem precisas. Consolidadas as normas de Direito Material e Processual do Trabalho, em 1943 foi editada a CLT. Nela reproduziu-se o art. 31 do Decreto-Lei n 1.237/1939, sintetizado no texto do art. 765, litteris: Art. 765. Os juzos e tribunais do trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas. Desse modo, exceto quanto ao ajuizamento da demanda e s alegaes fticas, que delimitam a atuao jurisdicional, todos os demais atos do processo podem ser impulsionados de ofcio. A iniciativa deles, portanto, concorrente da parte interessada e do juiz. Essa ampla liberdade do juiz para dirigir o processo facilitada pela disciplina procedimental no detalhada do Direito Processual do Trabalho, que permite a adaptao das situaes s suas necessidades concretas, colocando o processo, assim, a servio do direito material. A liberdade diretiva do juiz do trabalho, evidentemente, no absoluta. H os limites das garantias e princpios constitucionais. H de se ter em conta, porm, que as garantias e princpios constitucionais tambm no so absolutos e, muito frequentemente, diante de situaes concretas, esto em conflito, exigindo sua resoluo por meio de um juzo de ponderao (proporcionalidade, razoabilidade). O enlace entre o as normas processuais constitucionais e as normas processuais trabalhistas autoriza-nos afirmar que o sistema do Direito Processual do Trabalho um sistema aberto e de valores. Isso permite o aprimoramento constante e contnuo de suas normas sem a necessidade de modificao da legislao, de acordo com a realidade plstica e cambiante das relaes individuais e sociais. 7 PODER DE DIREO DO JUIZ NO PROCESSO CIVIL O Direito Processual Civil, cujas bases foram colhidas no Direito europeu ocidental, foi impregnado da ideologia do Estado Liberal Clssico. Passando
Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012 143

DOUTRINA

do Regulamento n 737 para os CPCs estaduais e destes para o CPC de 1939, tentou-se dar ao processo natureza pblica. No obstante isso, a ideologia liberal clssica se fez presente em vrios institutos, prevalecendo neles a ideia privatista. Essa ideologia mista (pblico-privado) do CPC de 1939 foi reproduzida no CPC de 1973. Note-se: no me refiro cincia, tcnica e estrutura do processo. Essas foram aprimoradas, atualizadas e sistematizadas no CPC de 1973, representando imenso avano diante de uma disciplina at ento atcnica e confusa. Refiro-me ideologia que influenciou algumas regras processuais. Sentido o aprisionamento do Direito Processual Civil dentro de uma espiral de falta de efetividade e tempestividade, iniciaram-se vrias reformas no CPC. As de maior vulto ocorreram em 1984-1985; 2001-2002 e 2005-2006. Muitos foram os retoques feitos, mas muitas foram, tambm, as inovaes, como, por exemplo, a restrio impugnao de decises interlocutrias (CPC, art. 522); a instituio do sincretismo para as demandas de obrigaes de fazer (CPC, art. 461), dar (CPC, art. 461-A) e pagar (CPC, art. 475-J). Vrios foram os dispositivos legais que ampliaram o poder diretivo do juiz (v.g.: CPC, art. 14, V; art. 515, 3 e 4; art. 652, 3), mas muitos, tambm, foram os que limitaram esse poder. Atualmente tramita no CN projeto de lei destinado a instituir um novo CPC. O projeto retoca algumas das imperfeies existentes, reposicionando, em certas situaes, a sua localizao topogrfica, cria alguns novos institutos e algumas novas regras. Quanto ao poder diretivo do juiz, o projeto do novo CPC o amplia, aproximando sua disciplina da do Direito Processual do Trabalho, mas no o bastante, como se v no art. 118: PL-NCPC, art. 118. O juiz dirigir o processo conforme as disposies deste Cdigo, incumbindo-lhe: I promover o andamento clere da causa; II prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da justia e indeferir postulaes impertinentes ou meramente protelatrias, aplicando de ofcio as medidas e as sanes previstas em lei; III determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatrias necessrias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas aes que tenham por objeto prestao pecuniria; IV tentar, prioritariamente e a qualquer tempo, compor amigavelmente as partes, preferencialmente com auxlio de conciliadores e mediadores judiciais;
144 Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

DOUTRINA

V dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produo dos meios de prova, adequando-os s necessidades do conflito, de modo a conferir maior efetividade tutela do bem jurdico; VI determinar o pagamento ou o depsito da multa cominada liminarmente, desde o dia em que se configure o descumprimento de ordem judicial; VII exercer o poder de polcia, requisitando, quando necessrio, fora policial, alm da segurana interna dos fruns e tribunais; VIII determinar, a qualquer tempo, o comparecimento pessoal das partes, para ouvi-las sobre os fatos da causa, caso em que no incidir a pena de confesso; IX determinar o suprimento de pressupostos processuais e o saneamento de outras nulidades processuais. Apesar de outorgar uma srie de poderes ao juiz, em dispositivos legais importantes e fundamentais para a efetividade e tempestividade do processo, o projeto do novo CPC limita a atuao oficial, condicionando a prtica de certos atos iniciativa das partes, a fim de no subtrair-lhes a liberdade e garantir a igualdade formal. Revela-se, assim, a presena de concepes liberais individualistas, permeando a disciplina processual. So exemplos disso os seguintes artigos: PL-NCPC, art. 77. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado na forma da lei, o juiz pode, em qualquer processo ou procedimento, decidir, a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou dos scios da pessoa jurdica ou aos bens de empresa do mesmo grupo econmico. PL-NCPC, art. 272. A tutela de urgncia e a tutela da evidncia sero requeridas ao juiz da causa e, quando antecedentes, ao juzo competente para conhecer do pedido principal. PL-NCPC, art. 496. Quando a sentena condenar ao pagamento de quantia ilquida, proceder-se- sua liquidao, a requerimento do vencedor. PL-NCPC, art. 500. (...) 1 O cumprimento da sentena, provisrio ou definitivo, far-se- a requerimento do credor.
Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012 145

DOUTRINA

PL-NCPC, art. 509. No caso de condenao em quantia certa ou j fixada em liquidao, o cumprimento definitivo da sentena far-se- a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o dbito, no prazo de quinze dias, acrescido de custas e honorrios advocatcios de dez por cento. PL-NCPC, art. 518. Quando a indenizao por ato ilcito incluir prestao de alimentos, caber ao executado, a requerimento do exequente, constituir capital cuja renda assegure o pagamento do valor mensal da penso. PL-NCPC, art. 521. Para cumprimento da sentena condenatria de prestao de fazer ou de no fazer, o juiz poder, a requerimento, para a efetivao da tutela especfica ou a obteno do resultado prtico equivalente, determinar as medidas necessrias satisfao do credor. PL-NCPC, art. 810. Para possibilitar a penhora de dinheiro em depsito ou em aplicao financeira, o juiz, a requerimento do exequente, sem dar cincia prvia do ato ao executado, determinar s instituies financeiras, por meio de sistema eletrnico gerido pela autoridade supervisora do sistema financeiro nacional, que torne indisponveis ativos financeiros existentes em nome do executado, limitando-se a indisponibilidade ao valor indicado na execuo. PL-NCPC, art. 875. (...) 2 A deciso relativa aos efeitos dos embargos poder, a requerimento da parte, ser modificada ou revogada a qualquer tempo, em deciso fundamentada, cessando as circunstncias que a motivaram. Repete-se e amplia-se, ento, o que j h no CPC vigente: CPC, art. 273. O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao e: CPC, art. 475-A. (...) 1 Do requerimento de liquidao de sentena ser a parte intimada, na pessoa de seu advogado. CPC, art. 475-B. (...) 1 Quando a elaborao da memria do clculo depender de dados existentes em poder do devedor ou de terceiro, o juiz, a requerimento do credor, poder requisit-los, fixando prazo de at trinta dias para o cumprimento da diligncia.
146 Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

DOUTRINA

CPC, art. 475-J. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se- mandado de penhora e avaliao. CPC, art. 689-A. O procedimento previsto nos arts. 686 a 689 poder ser substitudo, a requerimento do exequente, por alienao realizada por meio da rede mundial de computadores, com uso de pginas virtuais criadas pelos Tribunais ou por entidades pblicas ou privadas em convnio com eles firmado. CPC, art. 739-A. (...) 2 A deciso relativa aos efeitos dos embargos poder, a requerimento da parte, ser modificada ou revogada a qualquer tempo, em deciso fundamentada, cessando as circunstncias que a motivaram. Tanto no CPC vigente como no projeto do novo CPC, o poder diretivo do juiz ilegtima e injustificadamente limitado. Prevalece, ainda, uma ultrapassada concepo liberal individualista conservadora, que no digna do Estado contemporneo, que tem o dever de prestar tutela jurisdicional efetiva, tempestiva e justa. 8 CONSIDERAES FINAIS O Direito Processual Civil tem dado passos importantes, embora curtos, rumo efetividade e tempestividade processuais, aproximando-se cada vez mais do Direito Processual do Trabalho. Para a ele se igualar, entretanto, ter de se desprender da ideologia do Estado Liberal Clssico e fazer valer a promessa enunciada no art. 262 do CPC (O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial), repetida no art. 2 do PL-NCPC (O processo comea por iniciativa da parte, nos casos e nas formas legais, salvo excees previstas em lei, e se desenvolve por impulso oficial). O juiz, como rgo (agente) poltico do Estado, tem de ter liberdade para gerir o processo. O interesse do juiz no processo no pessoal, mas do Estado em solucionar o conflito de interesses com justia. O processo no coisa das partes e a justia no negcio entre particulares, mas assunto que o Estado deve chamar a si para resolver, atendendo no s s necessidades das partes, como tambm necessidade maior da paz e da prosperidade coletiva e do prestgio pblico da Justia10.
10 BATALHA, Wilson de Souza Campos. Tratado de Direito Judicirio do Trabalho. 3. ed. So Paulo: LTr, 1995, v. I, p. 665.

Rev. TST, Braslia, vol. 78, no 1, jan/mar 2012

147

You might also like