You are on page 1of 2

1. MOVIMENTO VERTICAL 1.

1 Introduo:

Ao contrrio do que o senso comum imagina, qualquer corpo caindo em direo a Terra tem a mesma acelerao, independente da massa desse corpo. Todo e qualquer corpo cai devido acelerao da gravidade de nosso planeta, quem valor numrico de nas proximidades da superfcie. Para fins didticos e facilitao em clculos, em alguns momentos esse valor de arredondado para . Essa acelerao da gravidade depende da massa do planeta ou corpo celeste em questo, em Jpiter, por exemplo, a acelerao tem valor j na Lua corresponde a . 1.2 Queda Livre Se formos buscar o significado da expresso queda livre, veremos que ela significa cair sem impedimento . De fato, toda vez que um corpo cai est sob a ao da resistncia do ar, porm em alguns casos (corpos de dimenses e massa desprezveis) essa resistncia to pequena que pode ser desprezada. Assim, disto podemos afirmar que se dois corpos de massas diferentes caem da mesma altura, no vcuo (ausncia de matria), estes corpos chegaro ao mesmo tempo no cho e ainda, com a mesma velocidade. (Ver figura 2, pg. 91 do livro as faces da fsica volume nico, 3 ed.). Como, nas proximidades da Terra, a acelerao de valor constante, a velocidade vertical de um corpo, em queda, aumenta de forma uniforme, ou seja, como se a cada segundo somssemos a ela (a velocidade vertical) mais 9,81 m/s (ver figura 3, pg. 91). OBS 1: A acelerao da gravidade um vetor, logo possui mdulo ( apontado para o centro da Terra) e direo (vertical). ), sentido (para baixo,

1.2.1

Equaes de Queda Livre

As funes e/ou equaes que usaremos aqui so praticamente as mesmas que estudamos na Cinemtica Vetorial, porm com pequenas modificaes somente nos termos (mudana de letras), vejamos: 1. Para conhecermos o comportamento da posio em funo do tempo de um corpo em queda livre, usamos a seguinte funo: (1) Como usvamos a letra s para espao percorrido na direo horizontal, agora utilizaremos a letra h, no sentido de que ela represente a altura, j que o movimento e na direo vertical. Tambm trocaremos por . Assim a equao acima, que chamamos de (1), agora fica escrita da seguinte forma: (2) OBS 2: o sinal (mais ou menos) foi usado acima, porque em situaes que o movimento tiver origem no cho adotados com o sinal de negativo, ou seja, . J para situaes que o movimento tem origem de uma certa altura h > 0, adotamos com o sinal de positivo, ou seja, .

2. Para conhecermos o comportamento da velocidade em funo do tempo de um corpo em queda livre, usamos a seguinte funo: (3) Usando novas letras, como na funo espao, temos: (4) 3. A equao de Torricelli tambm pode ser reescrita, vejamos: (5) Reescrevendo (6) Onde: 1.3 Lanamento Vertical A diferena bsica entre Queda Livre e Lanamento Vertical simplesmente que na Queda Livre, todos os corpos partem com velocidade inicial nula, ou seja, . Porm no Lanamento Vertical a velocidade inicial no nula, ou seja, . Contudo sempre importante lembrar que possuir uma certa velocidade inicial diferente de zero, ou seja, , no quer dizer que no Lanamento Vertical, os corpos iro ter acelerao maior ou menor do que na Queda Livre. Continua valendo a ideia de que a acelerao da gravidade ter sempre, nas proximidades da Terra, o valor de (ou 10 , caso arredondado). As equaes/funes usadas acima tambm continuam valendo, porm necessria a insero de duas novas consideraes. 1 Considerao: Com a equao de Torricelli (6) podemos tambm encontrar qual a altura mxima que um corpo, caso seja lanado para cima, com certa velocidade inicial diferente de zero ( ), assumimos que em um instante infinitamente pequeno quando a altura mxima atingida, a velocidade nesse instante nula, assim:

(7) Onde a altura mxima de um corpo lanado nas proximidades da superfcie terrestre.

2 Considerao: Para um corpo que sobe e retorna para a mesma posio de lanamento, o tempo de subida exatamente o mesmo que o tempo de descida, matematicamente: (8) Assim, o tempo total de subida e descida de um corpo definido como: (9)

You might also like