You are on page 1of 4

12

GABARITO 3

1 DIA

PROCESSO SELETIVO 2009

HISTRIA QUESTES DE 31 A 40 31. A Constituio outorgada por D. Pedro I em 1824 continha uma inovao institucional que seria decisiva para o funcionamento do sistema poltico imperial: o Poder Moderador. Seguindo as recomendaes do jurista francs Benjamim Constant, a Constituio do Imprio introduzia um quarto poder, para alm da clssica diviso entre executivo, legislativo e judicirio. A principal conseqncia da introduo do Poder Moderador na ordem poltica imperial foi: a) promover o desenvolvimento econmico, ao dar ao Imperador a iniciativa em diversas reas de poltica econmica, como a promoo das ferrovias e da siderurgia. b) garantir a continuidade da escravido at o final do Imprio, ao dar ao Imperador poder de veto a todas as iniciativas legislativas com relao ao regime servil. c) permitir que o Imperador servisse de rbitro aos conflitos entre liberais e conservadores, promovendo o revezamento das elites no poder. d) concentrar enormes poderes repressivos na Coroa, criando um regime semelhante aos regimes absolutos da Europa da era moderna.

32. Observe o mapa abaixo:

(LOPEZ, Robert S. A revoluo Comercial da Idade Mdia, 950-1350. Lisboa: Editorial Presena, 1986. p. 123.)

O mapa retrata as rotas martimas utilizadas pelos comerciantes europeus durante o perodo medieval. No entanto, alguns dos principais caminhos empregados pelo comrcio no interior da Europa eram terrestres. Assinale a opo que identifica CORRETAMENTE a principal rota comercial terrestre europia da Idade Mdia: a) Caminho de Santiago de Compostela. b) Rota das feiras de Champanhe. c) Carreira das ndias. d) Hansa Teutnica.

33. Com relao Amrica portuguesa, CORRETO afirmar que foi decisivo(a) para o processo de interiorizao da colnia: a) o incentivo cultura de cana-de-acar no interior do Nordeste. b) a transferncia da capital de Salvador para o Rio de Janeiro. c) o apresamento e a busca de minerais preciosos atravs das bandeiras. d) a resistncia dos colonos ao domnio holands em Pernambuco.

PROCESSO SELETIVO 2009

1 DIA

GABARITO 3

13

34. Sobre o processo de unificao poltica e territorial da Itlia e Alemanha, ocorrido na segunda metade do sculo XIX, CORRETO afirmar que: a) a unificao italiana ocorreu em torno da monarquia piemontesa, e abriu um perodo de conflito intenso com o papado. b) a unificao da Alemanha recebeu apoio da Frana, que pretendia diminuir a influncia econmica e a ameaa militar da Rssia na regio. c) as burguesias nacionais da Alemanha e da Itlia no apoiaram os movimentos de unificao, pois temiam uma diminuio do mercado interno e das exportaes de seus produtos para os pases contrrios unificao. d) o processo de unificao foi sendo conduzido pelos Estados mais industrializados de cada uma dessas regies, a saber: a Siclia, na Itlia, e a Prssia, na Alemanha.

35. Na Grcia, o Perodo Homrico ou pr-clssico tem como caracterstica importante: a) o predomnio de uma economia agrria e de uma sociedade de carter patriarcal. b) a implantao do sistema democrtico de governo nas principais cidades-estado. c) o avano da influncia helenstica na regio do Oriente Prximo. d) a organizao das cidades-estado em confederaes, como a Liga de Delos.

36. Com relao I Guerra Mundial, NO representa uma de suas conseqncias: a) a reestruturao das foras polticas europias, com o enfraquecimento da Alemanha, penalizada com as medidas do Tratado de Versalhes. b) o fim da hegemonia econmica europia sobre o mundo, superada pelo crescimento do capitalismo norteamericano. c) a falncia da Organizao das Naes Unidas, que no conseguiu impedir o aparecimento de regimes nazi-fascistas na Europa. d) o incremento na industrializao de pases latino-americanos, diminuindo a dependncia das importaes de produtos industriais.

37. A Guerra de Secesso norte-americana (1861-1865) teve um conjunto de conseqncias para a sociedade e a economia dos Estados Unidos da Amrica do Norte. NO constitui uma dessas consequncias: a) a intensificao da Revoluo Industrial. b) o incremento da imigrao e da conquista do Oeste. c) a formao de associaes racistas como a Klux-Klux-Klan. d) o fortalecimento das relaes escravistas em todo o pas.

14

GABARITO 3

1 DIA

PROCESSO SELETIVO 2009

38. Em 1892 Arthur de Azevedo escreveu a revista teatral O Tribofe, que, com ironia e sarcasmo, representava o agitado ambiente da nova repblica brasileira no ano de 1891. Em um de seus trechos, o coro declamava versos que faziam referncia ao Encilhamento: Tivemos a Frigorfica, A Mineira Pastoril, E tambm a Gordorfica Industrial e Mercantil, Manufatora de Lenha, Produtos de Papelo; E muitas cuja resenha Seria uma amolao. Eu de ver j me no privo Em letras grandes at: Companhia do Olho-Vivo, Ri-a-Corda e Passa o P.
(AZEVEDO, Arthur. O tribofe. Revista fluminense do ano de 1891. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Casa de Rui Barbosa, 1986. p. 69.)

CORRETO afirmar que o Encilhamento foi: a) um resultado da orientao econmica definida por Rui Barbosa como Ministro da Fazenda, permitindo emisses monetrias por vrios bancos. b) um desdobramento da depresso econmica que se seguiu quebra da bolsa de Nova Iorque, fazendo com que a economia mundial fosse profundamente afetada. c) uma expanso econmica promovida pelos investimentos estrangeiros, possveis graas estabilidade do regime republicano. d) um processo especulativo que se expandiu para os empreendimentos industriais, gerado pela prosperidade da lavoura cafeeira.

39. A dcada de 50 do sculo XX se caracterizou como um perodo da Histria Contempornea marcado por transformaes, tenses, intolerncia, conflitos e perseguies diversas nas vrias partes do mundo. Considere as afirmativas abaixo, que identificam eventos e situaes prprias dessa dcada: A morte de Stalin e a mudana de comando no Partido Comunista da Unio Sovitica possibilitaram o incremento do dilogo com o bloco capitalista e sinalizaram para a possibilidade de negociar acordos de limitao de armamentos e de uma coexistncia pacfica. II. A reconstruo europia decorrente dos incentivos do Plano Marshall no anulou as iniciativas independentes da Frana de De Gaulle e o incio da organizao do Mercado Comum Europeu em 1957 com a assinatura do Tratado de Roma. III. Nos Estados Unidos da Amrica do Norte a atuao do senador Joseph McCarthy no Senado Federal, apesar da Guerra da Coria e do clima de denncia e medo existente na sociedade norte-americana, cumpriu o papel de esvaziar e amenizar tenses oriundas da Guerra Fria. IV. As polticas nacionalistas desenvolvidas pelos governos populistas na Amrica Latina originaram desenvolvimento e diversificao industrial em muitos pases com conseqncias sociais geradoras, dentre outras, de conflitos trabalhistas. CORRETO o que se afirma apenas em: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e IV. d) I, II e IV. I.

PROCESSO SELETIVO 2009 40. Observe a imagem abaixo:

1 DIA

GABARITO 3

15

A imagem apresentada no frontispcio da edio de 1651 do Leviat de Thomas Hobbes representa diversos aspectos da ordem poltica moderna europia. A alternativa que CORRETAMENTE identifica uma das caractersticas representadas pela imagem a respeito do Estado Moderno europeu : a) a natureza divina do poder real, com a conseqente submisso ao poder universal do papado e das autoridades eclesisticas. b) o papel de rbitro desempenhado pelo monarca diante dos diversos corpos e rgos formadores da sociedade poltica. c) a preponderncia das demandas oriundas das organizaes locais urbanas e rurais, subordinando a autoridade dos reis. d) a fragmentao da soberania rgia e sua submisso ao poder e aos interesses da aristocracia encastelada nas cortes rgias.

You might also like