You are on page 1of 10

Pentecostes

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ao de graas pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalm, trazendo tambm pagos amigos e proslitos. Eram oferecidas as primcias das colheitas no templo. Era tambm chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da pscoa, no qinquagsimo dia. Da o nome Pentecostes, que significa "qinquagsimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqenta dias depois da pscoa, o Esprito Santo desceu sobre a comunidade crist de Jerusalm na forma de lnguas de fogo; todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar em outras lnguas (At 2,1-4). As primcias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem o Esprito Santo? O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que no se afastassem de Jerusalm, mas que esperassem a realizao da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: Joo batizou com gua; vs, porm, sereis batizados com o Esprito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5). Esprito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Parclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da Verdade que vem do Pai, ele dar testemunho de mim e vs tambm dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Esprito Santo Deus com o Pai e com o Filho. Sua presena traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunho com o Pai. Qual sua misso: Introduzir-nos na comunho do Filho com o Pai, santificandonos e fazendo-nos filhos com Jesus. Fortalecer-nos para a misso de testemunhar e anunciar Jesus ao mundo. Para isso recebemos a plenitude de seus dons bem como a capacidade de proclamar a todos a quem somos enviados o Evangelho de Jesus. O Esprito Santo o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos coraes.O amor fogo que arde, chama que aquece e fora que aproxima e une. O milagre das lnguas este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunho e entre eles se

estabelece a concrdia e a paz destruda pelo orgulho de Babel, raiz da discrdia e da confuso das lnguas. Guiar a Igreja nos caminhos da histria para que ela permanea fiel ao Senhor e encontre sempre de novo os meios de anunciar eficazmente o Evangelho. E isto o Esprito Santo o faz assistindo os pastores, derramando seus carismas sobre todo o Povo e a todos sustentando na misso de testemunhar o Evangelho. pelo Esprito Santo que Jesus continua presente e atuante na sua Igreja. Quem O recebe? Todos os que so batizados e crismados. Quem dele vive? Somente aqueles que procuram guardar a Palavra do Senhor no esforo de converso, na orao e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus. Quem cr no Esprito Santo e procura viver Dele, feliz. Amm. Dom Eduardo Benes Bispo diocesano de Lorena/SP

Quem o Esprito Santo?


Segundo o Catecismo da Igreja Catlica, o Esprito Santo a "Terceira Pessoa da Santssima Trindade". Quer dizer, havendo um s Deus, existem nele trs pessoas diferentes: Pai, Filho e Esprito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho. O Esprito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o comeo da histria at sua consumao, quando o Esprito se revela e nos dado, quando reconhecido e acolhido como pessoa. O Senhor Jesus no-lo apresenta e se refere a Ele no como uma potncia impessoal, mas como uma Pessoa diferente, com seu prprio atuar e um carter pessoal. O Esprito Santo, o Dom de Deus "Deus Amor" (Jo 4,8-16) e o Amor que o primeiro Dom, contm todos os demais. Este amor "Deus o derramou em nossos coraes pelo Esprito Santo que nos foi dado" (Rm 5,5). Poste que morremos, ou ao menos, fomos feridos pelo pecado, o primeiro efeito do Dom do Amor a remisso de nossos pecados. A Comunho com o Esprito Santo, "A graa do Senhor Jesus Cristo, e a caridade de Deus, e a comunicao do Esprito Santo sejam todos vossos" (2Cor 13,13;) a que, na Igreja, volta a dar aos batizados a semelhana divina perdida com o pecado. Pelo Esprito Santo ns podemos dizer que "Jesus o Senhor", quer dizer para entrar em contato com Cristo necessrio Ter sido atrado pelo Esprito Santo. Mediante o Batismo nos dado a graa do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu Filho no Esprito Santo. Porque os que so portadores do Esprito de Deus so conduzidos ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade. Portanto, sem o Esprito no possvel ver ao Filho de Deus, e sem o Filho, ningum pode aproximar-se do Pai, porque o conhecimento do Pai o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se alcana pelo Esprito Santo.

Vida e F. O Esprito Santo com sua graa o "primeiro" que nos desperta na f e nos inicia na vida nova. Ele quem nos precede e desperta em ns a f. Entretanto, o "ltimo" na revelao das pessoas da Santssima Trindade. O Esprito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o comeo do Desgnio de nossa salvao e at sua consumao. Somente nos "ltimos tempos", inaugurados com a Encarnao redentora do Filho, quando o Esprito se revela e nos dado, e reconhecido e acolhido como Pessoa. O Parclito. Palavra do grego "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador. Jesus nos apresenta ao Esprito Santo dizendo: "O Pai vos dar outro Parclito" (Jo 14,16). O advogado defensor aquele que, pondo-se de parte dos que so culpveis devido a seus pecados os defende do castigo merecido, os salva do perigo de perder a vida e a salvao eterna. Isto o que Cristo realizou, e o Esprito Santo chamado "outro parclito" porque continua fazendo operante a redeno com a que Cristo nos livrou do pecado e da morte eterna. Esprito da Verdade: Jesus afirma de si mesmo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6). E ao prometer o Esprito Santo naquele "discurso de despedida" com seus apstolos na ltima Ceia, diz que ser quem depois de sua partida, manter entre os discpulos a mesma verdade que Ele anunciou e revelou. O Parclito, a verdade, como o Cristo. Os campos de ao em que atua o Esprito Santo so o esprito humano e a histria do mundo. A distino entre a verdade e o erro o primeiro momento de tal atuao. Permanecer e atuar na verdade o problema essencial para os Apstolos e para os discpulos de Cristo, desde os primeiros anos da Igreja at o final dos tempos, e o Esprito Santo quem torna possvel que a verdade sobre Deus, o homem e seu destino, chegue at nossos dias sem alteraes. Smbolos O Esprito Santo representado de diferentes formas: gua: O simbolismo da gua significativo da ao do Esprito Santo no Batismo, j que a gua se transforma em sinal sacramental do novo nascimento. Uno: Simboliza a fora. A uno com o leo sinnimo do Esprito Santo. No sacramento da Confirmao o confirmando ungido para prepar-lo para ser testemunha de Cristo. Fogo: Simboliza a energia transformadora dos atos do Esprito. Nuvem e Luz: Smbolos inseparveis nas manifestaes do Esprito Santo. Assim desce sobre a Virgem Maria para "cobri-la com sua sombra" . No monte Tabor, na Transfigurao, no dia da Ascenso; aparece uma sombra e uma nuvem. Selo: um smbolo prximo ao da uno. Indica o carter indelvel da uno do Esprito nos sacramentos e falam da consagrao do cristo. A Mo: Mediante a imposio das mos os Apstolos e agora os Bispos, transmitem o "Dom do Esprito".

A Pomba: No Batismo de Jesus, o Esprito Santo aparece em forma de pomba e posa sobre Ele.

O Esprito Santo e a vida crist


A partir do Batismo, o Esprito divino habita no cristo como em seu templo. Graas fora do Esprito que habita em ns, o Pai e o Filho vem tambm habitar em cada um de ns. o Dom do Esprito Santo que: Nos eleva e assimila a Deus em nosso ser e em nossas aes; Nos permite conhec-lo e am-lo; Faz com que nos abramos s divinas pessoas e que estas fiquem em ns.

A vida do cristo uma existncia espiritual, uma vida animada e guiada pelo Esprito para a santidade ou perfeio da caridade. Graas ao Esprito Santo guiado por Ele, o cristo tem a fora necessria para lutar contra tudo o que se ope vontade de Deus.

Dons Para que o cristo possa lutar, o Esprito Santo o presenteia com seus sete dons, que so disposies permanentes que tornam o homem dcil para seguir os impulsos do Esprito. Estes dons so:

1. Dom da Cincia: o Dom do Esprito Santo que nos permite aceder ao


conhecimento. a luz invocada pelo cristo para sustentar a f do batismo. facilmente e no momento necessrio conforme a vontade de Deus.

2. Dom do Conselho: saber decidir com acerto, aconselhar aos outros 3. Dom da Fortaleza: o Dom que o Esprito Santo concede ao fiel, ajuda na
perseverana, uma fora sobrenatural. 4. Dom da Inteligncia: o Dom do Esprito Santo que nos leva ao caminho da contemplao, caminho para aproximar-se de Deus.

5. Dom da Piedade: o corao do cristo no deve ser nem frio nem

indiferente. O calor na f e o cumprimento do bem o Dom da piedade, que o Esprito Santo derrama nas almas. 6. Dom da Sabedoria: concedido pelo Esprito Santo que nos permite apreciar o que vemos, o que pressentimos da obra divina. 7. Dom do Temor de Deus: o Dom que nos salva do orgulho, sabendo que devemos tudo misericrdia divina. Por outro lado os frutos do Esprito Santo so:

1. Caridade. 2. Alegria. 3. Paz. 4. Pacincia. 5. Longanimidade. 6. Bondade. 7. Benignidade. 8. Mansido. 9. F. 10. Modstia. 11. Continncia. 12. Castidade.

O Esprito Santo e a Igreja


A Igreja, comunho vivente na f dos apstolos que ela transmite, o lugar de nosso conhecimento do Esprito Santo: Nas Escrituras que Ele inspirou; Na Tradio, da qual os Padres da Igreja so testemunhas sempre atuais; No Magistrio da Igreja, ao que Ele assiste; Na liturgia sacramental, atravs de suas palavras e seus smbolos, onde o Esprito Santo nos pe em comunho com Cristo; Na orao na qual Ele intercede por ns; Nos carismas e ministrios mediante os quais a Igreja edificada; Nos sinais de vida apostlica e missionria; No testemunho dos santos, onde Ele manifesta sua santidade e contnua obra da salvao;

A Igreja reconhece ao Esprito Santo como santificador. O Esprito Santo fora que santifica porque Ele mesmo "esprito de santidade". A Igreja nascida com a Ressurreio de Cristo se manifesta ao mundo pelo Esprito Santo no dia de Pentecostes. Por isso aquele episdio de que "comearam a falar em lnguas diferentes", para que todo o mundo conhea e entenda a Verdade anunciada por Cristo em seu Evangelho. A Igreja no uma sociedade como outra qualquer; no nasce porque os apstolos estavam de acordo; nem porque tenham convivido juntos por trs anos; nem sequer pelo seu desejo de continuar a obra de Jesus. O que faz e constitui como Igreja a todos aqueles que "estavam juntos no mesmo lugar" (Atos, 2,1), que "todos ficaram repletos do Esprito Santo" (Atos, 2,4). Tudo o que a Igreja anuncia, testemunha e celebra sempre graas ao Esprito Santo. So dois mil anos de trabalho apostlico, com tropeos e avanos, erros e acertos, toda uma histria de luta para fazer presente o Reino de Deus entre os

homens, que no terminar at o fim do mundo, pois Jesus antes de partir no-lo prometeu: "...eu estarei convosco, todos os dias at o fim do mundo" (Mt, 28,20).

Qual a diferena entre graa e dom?


O que a Graa? Segundo o Catecismo da Igreja Catlica, a graa o favor, o auxlio gratuito que Deus nos d para responder a seu chamado: chegar a ser filhos de Deus, filhos adotivos partcipes da natureza divina, da vida eterna. Ao falar e graa feita uma distino: a) Graa Santificante: uma disposio estvel e sobrenatural que aperfeioa a alma para torn-la capaz de viver com Deus, de atuar por seu amor. E esta recebida no Batismo e quando a perdemos pelo pecado mortal a recuperamos no Sacramento da Confisso. b) Graa Atual: So as intervenes de Deus em nossas vida para nos ajudar na converso e no crescimento em santidade. Quer dizer, so aquelas graas que Deus derrama em momentos especficos de nossas vidas em que recebemos uma luz nova sobre a vida de Deus e a vida em Deus, ou em um momento de tentao para poder suport-la e vencer, ou as graas que nos so dadas em um momento de sofrimento ou prova que nos ajudam a ter a fortaleza necessria para suport-los. Estas graas so auxlios momentneos da parte de Deus para nos ajudar em nossa vida diria. A graa aumenta medida que permitimos ao Esprito Santo atuar pela participao nos sacramentos, a orao e a vida virtuosa - tudo pelos mritos de Cristo. A graa nos assemelha vida de Cristo: suas virtudes, forma de pensar e de agir.

O que so os dons? Novamente voltando ao Catecismo, quando se fala de "dons" refere-se queles "presentes" que o Esprito Santo nos d. Os Dons so disposies permanentes que tornam o homem dcil para seguir os impulsos do Esprito Santo. Os dons de santificao so aquelas disposies que nos fazem viver a vida crist completando e levando a sua perfeio as virtudes em nossas vidas. Estes so sete e a Igreja se refere a eles como "os dons do Esprito Santo". Estes dons so recebidos no Batismo, mas esto como presentes sem abrir, logo na Confirmao voltamos a receber uma efuso do Esprito para desenvolv-los. Os carismas. Alm dos dons de santificao, o Esprito Santo no d carismas, dos quais So Paulo nos fala: "H diversidade de carismas, mas o Esprito o mesmo; diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo; diversos modos de ao, mas o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Cada um recebe o Dom de manifestar o Esprito para a utilidade de todos." (1Cor 12, 4-7).

Os carismas so como ferramentas. A graa dada a todos, mas a cada um carismas diferentes segundo nossa misso. Estes podem ser usados bem ou mal. No so condio nem garantia de santidade. J que Deus nos criou livres, os carismas podem ser bem ou mal utilizados. Pode ser o caso de algum que tenha grandes dons - como o dom da palavra, cura, lnguas, etc. mas no viva em graa, como foi o caso do filho prdigo que partiu da casa paterna e malgastou os bens entregues a ele. Concluindo: enquanto a graa participao da vida divina, os dons so presentes para ajudar-nos a viver esta vida da graa e para edificar a Igreja. Todos os fiis devemos invocar ao Esprito Santo e pedir-lhe que renove em ns as graas e dons que recebemos para que nossa vida crist seja testemunho fiel de nosso Senhor Jesus Cristo e possamos levar ao mundo inteiro a Luz de Cristo

O Esprito Santo na vida do cristo


Joo Paulo II, Audincia geral, 13 setembro 2000

1. No Cenculo, na ltima noite de sua vida terrena, Jesus promete cinco vezes o Dom do Esprito Santo (cf. Jo 14, 16-17; 14, 26; 15, 26-27; 16, 7-11; 16, 1215). no mesmo lugar, na tarde de Pscoa, o Ressuscitado se apresenta aos apstolos e infunde o Esprito prometido, com o gesto simblico do hlito e com as palavras: "Recebei o Esprito Santo!" (Jo 20, 22). Cinqenta dias depois, outra vez no Cenculo, o Esprito Santo irrompe com sua potncia transformando os coraes e a vida dos primeiros testemunhas do Evangelho. Desde ento, toda a histria da Igreja, em suas dinmicas mais profundas, est impregnada pela presena da ao do Esprito, "entregue sem medida" aos que crem em Cristo (cf. Jo 3, 34). O encontro com Cristo comporta o dom do Esprito Santo que, como dizia o grande padre da igreja, Baslio, "se difunde em todos sem que experimente diminuio alguma, est presente em cada um dos que so capazes de receb-lo como se fossem os nicos, e em todos difunde a graa suficiente e completa" ("De Spiritu Sancto", IX, 22). Desde os primeiros instantes de vida crist. 2. O apstolo Paulo, na passagem da Carta aos Glatas que acabamos de escutar (cf. 5, 16-18. 22-25), delineia "o fruto do Esprito" (5, 22) fazendo a lista de una gama de virtudes que faz florescer na existncia do fiel. O Esprito Santo se encontra na raiz da experincia de f. De fato, no Batismo, nos convertemos em filhos de Deus graas precisamente ao Esprito: "A proba de que sois filhos que Deus enviou a nossos coraes o Esprito de seu Filho que clama: Abb, Pai!" (Gl 4, 6). No prprio manancial da existncia crist, quando nascemos como criaturas novas, encontra-se o sopro do Esprito, que nos faz filhos no Filho e nos faz "caminhar" pelos caminhos de justia e salvao (cf. Gl 5, 16). O Esprito na prova.

3. Toda a aventura do cristo ter que desenvolver-se, portanto, sob a influncia do Esprito. Quando Ele nos volta a apresentar a Palavra de Cristo, resplandece em nosso interior a luz da verdade, como tinha prometido Jesus: "o Parclito, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar tudo e vos recordar tudo o que eu vos disse" (Joo 14, 26; cf. 16,12-15). O Esprito est junto de ns no momento da prova, convertendo-se em nosso defensor e apoio: "Quando vos entregares, no vos preocupeis de como ou o que deveis falar. O que tendes que falar vos ser comunicado naquele momento. Porque no sereis vs que falareis, mas o Esprito de vosso Pai que falar em vs" (Mt 10, 19-20). O Esprito se encontra nas razes da liberdade crist, que liberta do jugo do pecado. O diz claramente o apstolo Paulo: "A lei do esprito que d a vida em Cristo Jesus te libertou a lei do pecado e da morte" (Romanos 8 2). A vida moral --como nos lembra So Paulo - pelo fato de ser irradiada pelo Esprito produz frutos de "amor, alegria, paz, pacincia, afabilidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio de si" (Glatas 5 22). O Esprito e a comunidade 4. O Esprito anima a toda a comunidade dos fiis em Cristo. Esse mesmo apstolo celebra atravs da imagem do corpo a multiplicidade e a riqueza, assim como a unidade da Igreja, como obra do Esprito Santo. Por um lado, Paulo faz uma lista da variedade de carismas, quer dizer, dos dons particulares oferecidos aos membros da Igreja (cf. 1Cor 12, 1-10); por outro, confirma que "todas estas coisas so obra de um mesmo e nico Esprito, distribuindo-as a cada um em particular segundo sua vontade" (1Cor 12, 11). De fato, "em um s Esprito fomos todos batizados, para no formar mais que um corpo, judeus e gregos, escravos e livres. E todos bebemos de um s Esprito" (1Cor 12, 13). O Esprito e nosso destino Por ltimo, devemos ao Esprito o poder alcanar nosso destino de glria. So Paulo utiliza neste sentido a imagem do "selo" e o "penhor": "fostes selados com o Esprito Santo da Promessa, que penhor de nossa herana, para redeno do Povo de sua possesso, para louvor de sua glria" (Ef 1, 13-14; cf. 2Cor 1, 22; 5,5). Em sntese: toda a vida do cristo, desde as origens at sua ltima meta, est sob a bandeira e a obra do Esprito Santo. Mensagem do Jubileu 5. Gosto de lembrar, no transcurso deste ano jubilar, o que afirmava na encclica dedicada ao Esprito Santo: "O grande Jubileu do ano dos mil contm, portanto, uma mensagem de libertao por obra do Esprito, que o nico que pode ajudar as pessoas e as comunidades a libertar-se dos velhos e novos determinismos, guiando-os com a "lei do esprito que d a vida em Cristo Jesus", descobrindo e realizando a plena dimenso da verdadeira liberdade do homem. Com efeito --como escreve So Paulo-- "onde est o Esprito do Senhor, ali est a liberdade"" (Dominum et vivificantem, n. 60). Ponhamo-nos, portanto, nas mos da ao libertadora do Esprito, fazendo nossa a surpresa de Simeo o Novo Telogo, que se dirige terceira pessoa divina nestes termos": "Vejo a beleza de tua graa, contemplo seu fulgor e o reflexo de sua luz; me arrebata seu esplendor indescritvel; sou empurrado fora de mim enquanto penso em mim mesmo; vejo como era e o que sou agora. prodgio! Estou atento, cheio de respeito para mim mesmo, de reverncia e de temor, como se estivesse diante de ti; no sei o que fazer porque a timidez me domina; no sei onde sentar-me, aonde aproximar-me, onde reclinar estes membros que so teus; em que obras ocupar estas surpreendentes maravilhas divinas" (Hinos II, 19-27; cf. Exortao apostlica possinodal "Vita consecrata", n. 20).

Os judeus tinham uma festa de Pentecostes, que se celebrava 50 dias aps a pscoa. Nesta festa, recordavam o dia em que Moiss subiu ao monte Sinai e recebeu as tbuas da Lei, contendo os ensinamentos dirigidos ao povo de Israel. Celebravam assim, a aliana do Antigo testamento que o povo estabeleceu com Deus: Eles se comprometeram a viver segundo seus mandamentos e Deus se comprometeu a estar sempre com eles. Vinham pessoas de todos os cantos para a festa de Pentecostes no Templo de Jerusalm. Deus havia prometido mandar seu esprito em ocasies diversas: Durante a ltima Ceia, Jesus lhes promete a seus apstolos o seguinte: Eu rogarei ao Pai e Ele vos dar outro Consolador, para que fique eternamente convosco. O Esprito da verdade, quem o mundo no pode receber, porque no o v nem o conhece; mas vs o conhecereis, porque ficar convosco e estar em vs. (Jo 14, 1617) Mais adiante lhes disse: Disse-vos estas coisas, permanecendo convosco. Mas o Consolador, que o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, ele vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar tudo o que vos tenho dito (Jo 14, 25-26) Ao terminar a cena, volta a fazer a mesma promessa: Contudo, digo-vos a verdade, a vs convm que eu v; se eu no for, no vir a vs o Consolador; mas, se eu for, vo-lo enviarei. Ele, quando vier, argir o mundo do pecado, da justia e do juzo. Sim, do pecado, porque no creram em mim; da justia, porque vou para o Pai e vs no mais me vereis; Enfim, do juzo, porque o prncipe deste mundo j est julgado. Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas vs no as podeis suportar agora. Quando, porm, vier o Esprito da verdade, conduzir-vos- verdade integral. Pois, no h de falar de si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos- as coisas que esto por vir. Ele me glorificar, porque h de receber do que meu e vo-lo anunciar. (Jo 16, 7-14) No calendrio do ano litrgico, comemora-se Pentecostes no domingo subseqente festa da Ascenso de Jesus. O significado do termo para os catlicos, representa a festa celebrada pela Igreja 50 dias aps a Ressurreio de Jesus (Pscoa). Depois da Ascenso de Jesus, encontravam-se os apstolos reunidos com a Me de Deus. Era o dia da festa de Pentecostes. Os apstolos tinham medo de sair para pregar. Repentinamente, escutou-se um forte vento e lnguas de fogo pousaram sobre cada um deles. Cheios do Esprito Santo, passaram a falar em lnguas desconhecidas. Nesses dias, haviam muitos estrangeiros em Jerusalm, que vinham de todas as partes do mundo para celebrar a festa de Pentecostes judia. Cada um ouvia falar os apstolos em sua prpria lngua e compreendiam perfeitamente o que eles falavam. Todos eles, nesses dias, no tiveram medo e saram a pregar ao mundo os ensinamentos de Jesus. O Esprito Santo lhes concedeu foras para a grande misso que tinham de cumprir: Levar a Palavra de Jesus a todas as naes e batizar todos os homens em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O Esprito Santo de Deus a terceira pessoa da Santssima Trindade. A Igreja nos ensina que o Esprito Santo o amor que existe entre o Pai e o

Filho. Este amor to grande e perfeito que forma uma terceira pessoa. O Esprito Santo enche nossas almas no Batismo e depois, de maneira perfeita, na Confirmao. Com o amor divino de Deus dentro de ns, somos capazes de amar a Deus e ao prximo. O Esprito Santo nos ajuda a cumprir nosso compromisso de vida com Jesus.

ORAO AO DIVINO ESPRITO SANTO Vinde Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Esprito e tudo ser criado, e renovareis a face da terra. Oremos Deus, que instrustes os coraes dos Vossos fiis com a luz do Esprito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Esprito e gozemos sempre da Sua consolao. Por Cristo, Senhor nosso. Amm.

You might also like