You are on page 1of 7

Chaves (AMVs) & Trilhos direita: Desvios num trecho das vias de Santa Teresa - Rio de Janeiro (Foto

o disponvel no site de Emdio Gard). Veja tambm no site de Allen Morrison sobre esses bondes, preservados e mantidos em circulao. Dentre as vrias fotos l disponveis, h uma bela vista superior de um desvio. Aproveite para conhecer a linha do Alto da Boa Vista, que sobreviveu, at 1968, extino dos bondes cariocas. Em ordem cronolgica, Morrison apresenta imagens desde os primrdios ao final, concluindo com um belo exemplo de carro fechado.

Desvios: Num trecho das vias de Dresden - Alemanha. Muitas cidades europias contam com intensos e eficientes servios de bondes. Clique na figura ao lado para ver a fotografia plena desse tramway atual, oriunda do siteTramscape Tramway Photograph.

Abaixo, o detalhamento dos dois exemplos acima:

A agulha uma pea afunilada de trilho, articulada e mvel, que, conforme posicionada, promove a permanncia do veculo numa via ou a passagem do mesmo para outra. O jacar o cruzamento do trilho direito da via por onde o veculo sai com o esquerdo da via que continua (ou vice-versa). Esta via, em Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, adota o sistema trilho & contra-trilho. Conforme indicado na figura, vemos os trilhos, por onde correm as rodas dos bondes, nas extremidades laterais das vias, e os contra-trilhos que os acompanham internamente.

Aqui vemos desvios em vias com trilhos de fenda, alis o gnero mais usado em sistemas de bondes. As fendas so uma espcie de apndices laterais, em forma de canaleta, que garantem a passagem livre dos frisos das rodas, pois a superfcie dos trilhos de bonde assenta-se em contacto direto com o pavimento das ruas, e a lateral interna de um trilho comum ficaria sujeita ao acmulo de materiais terrosos, detritos, excesso de asfalto, etc. O contratrilho um recurso opcional, no qual a funo da fenda exercida pelo espao livre entre o trilho e o contra-trilho.

Um dos mais importantes componentes funcionais do sistema de bondes, e de qualquer sistema ferrovirio, a chave, isto , o desvio, ou, em termos mais tcnicos, o AMV, Aparelho de Mudana de Via. Dispomos aqui de dois exemplos, onde podemos perceber, em ambos, alguns detalhes anlogos do desvio, e, observando-os em separado, notaremos a diferena nos tipos de trilho adotados, num e noutro caso. Na sua maior parte, os bondes rodam sobre os clebres trilhos de fenda, mas h casos em que se adota o tipo comum (o mesmo empregado nas ferrovias convencionais), acompanhado internamente por contra-trilhos (que s vezes nada mais so que trilhos colocados por dentro da bitola), substituindo o recurso da fenda. A fenda, o contra trilho, etc., bem como suas utilidades, funes e/ou necessidades sero vistos a seguir.

Aspectos Funcionais Parte 5: Funcionament o das Chaves

A.M.V. (Aparelho de Mudana de Via), conhecido, no jargo ferrovirio, como "Chave" e em geral como "Desvio", o dispositivo da via-permanente (linha) por meio do qual o veculo direcionado para a via desejada, quando h bifurcao ou passagem de uma via lateral a outra. Funciona de modo semelhante, tanto em ferrovias em geral (trens) quanto em ferrovias de rua (bondes), sendo que, no caso dos bondes, costuma ser acionado por meio de uma haste porttil que, introduzida num orifcio de uma placa lateral, ou aplicada diretamente no segmento do trilho afilado chamado "agulha", posiciona a mesma de modo a conduzir o veculo, pelo contato do friso das rodas, direo desejada. Obs.: H tambm sistemas de acionamento automtico, nos quais o motorneiro (operador de bonde) comanda a chave eletricamente, atravs dos controles do veculo.

Exemplo de desvios em Miskolc, Hungria (site de Varga kos). Foto de Baracsy kos. Clique na imagem para ver o original no site de Varga. Aps observar a foto completa, veremos, abaixo, o detalhament o do desvio da linha esquerda. As duas imagens mostram o mesmo detalhe, mas apresentado direita em verso equalizada, para realar as formas. Observemos bem o encontro das agulhas com os trilhos normais. A agulha esquerda est encostada e a da direita afastada do trilho normal, de modo a dar ao veculo a direo pela reta. Para conduzir pela curva, daramos s agulhas um curto movimento angular, desencostando a da esquerda e encostando a da direita. fcil deduzir o resultado da operao.

Abaixo - Desvios em frente a uma oficina em Szeged, Hungria. Foto de Varga kos. Clique na imagem para ver o original no site de Varga. Aps observarmos a foto completa, vejamos abaixo, tambm o detalhamento de um desvio. Desta vez vemos as agulhas voltadas para ns, podendo, assim, perceber sob outro ponto de viso o mesmo sistema apresentado na foto anterior e em seu detalhe. Percemos, nitidamente, o formato das agulhas, a direita desencostada e a esquerda tocando o trilho normal, propiciando, aqui tambm, o encaminhament o do veculo pela via reta. O detalhe direita mostra separadamente um jacar, a pea de cruzamento do desvio.

Clique na imagem para ver o original no site de Varga. Agora, em Miskolc (site de Varga kos) um exemplo de via seletiva e via compartilhada. Compartilhada a via mais usual dos bondes, isto , aquela em que o bonde trafega juntamente com o trnsito rodovirio urbano. Seletiva a via separada, como uma linha de trem. Foto deBaracsy kos.. No detalhamento abaixo, vemos de perto o encontro da seletiva com a compartilhada; na verdade uma mesma via, seletiva at certo ponto e compartilhada a partir da. Como vemos a primeira tem dormentes a cu aberto e a segunda os tem ocultos, sob o calamento da rua.

esquerda, um exemplo muito caracterstico, num depsitode Viena (ustria) Foto de Varga kos (Clique na imagem para ver o original no site de Varga.) Esta tima foto nos d, num vislumbre localizado, uma idia ntida e completa do contexto do sistema de bondes. Apesar de s vermos um veculo (este provavelmente um carro de servio), podemos observar com clareza a rede area, que, aqui, apresenta uma formao de conexes convergentes, em funo dos encontros e desvios que ocorrem na linha, bem como o coletor, de tipo pantogrfico, o veculo em geral e principalmente os trilhos - de fenda - formando dois desvios, o primeiro deles bem nossa frente, de modo que o podemos ver e entender com preciso. Aqui, a agulha da direita - que est colocada de modo a dar seqncia em reta e/ou a permitir a vinda em reta deste bonde que vemos - est bastante ntida, e podemos notar facilmente o movimento que ela faz, imaginando sem dificuldade como ela estaria no caso de dar passagem curva, isto , encostando-se ao trilho reto sua direita, fazendo, portanto, com que o friso da roda, que viesse no sentido de adentrar o depsito, fosse conduzido curva que leva esquerda. O detalhe abaixo nos d uma noo mais ntida do conjunto e, clicando aqui, veremos uma demonstrao animada do seu funcionamento.

esquerda, podemos ver a operao manual de um AMV (Chave), diretamente na agulha (clique na imagem, ou na palavra Movimento, abaixo). Obs.: Cena do filme mexicano La Ilusin Viaja en Tranva, de Luiz Buuel.

You might also like