You are on page 1of 5

Curso Tcnico Qumica- 1 Mdulo

UTILIZAO DAS BALANAS

Yasmin Ingrid Ferreira da Silva 211QP1

Belo Horizonte, 06 de junho de 2013

INTRODUO A balana um instrumento de suma importncia em um laboratrio qumico. As balanas podem variar em questo de preciso e de modernidade em sua estrutura, mas independentes disso, todas tem a mesma funo: determinar a massa de alguma coisa em questo. Antes da utilizao de uma balana preciso adquirir alguns conhecimentos a seu respeito, como a sua capacidade e a forma que deve ser manejada, j que a grande parte delas importada, de custo bem alto e com sensibilidade grande. Nesta prtica foi utilizada uma balana de trplice escala, com preciso baixa se comparada com a eletrnica, mas bastante utilizada em laboratrios.

OBJETIVO Dar condies ao aluno de determinar massas de substancias e outros materiais.

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais: Balana trplice escala; Vidro de relgio; Objeto desconhecido (borracha escolar); Esptula

Reagentes: Cloreto de sdio (NaCl)

PROCEDIMENTOS

Calibrou-se a balana e asseriu-se o fiel Colocou-se o vidro de relgio e mediu-se sua massa; constatou-se 65,4 g. Colocou-se o objeto desconhecido por cima do vidro de relgio e mediu-se a massa; constatou-se 87,0 g. Calibrou-se a balana em 12g e adicionou-se cloreto de sdio com ajuda da esptula at que o fiel ficasse alinhado.

RESULTADOS E DISCUSSO

Ao pesar-se o vidro de relgio com o objeto desconhecido por cima, contatou-se massa total de 87,0g, sendo que 65,4g pertenciam ao vidro de relgio, neste caso fezse o calculo de: 87,0 65,4 = 21,6g, sendo estes 21,6 gramas a massa do objeto.

Ao calibrar-se a balana para pesar a massa de valor conhecido (cloreto de sdio, 12g) somou-se a massa conhecida com a massa do vidro de relgio, j que um material no pode ser colocado diretamente na balana, ficou-se ento: 12g (cloreto de sdio) + 65,4g (vidro de relgio) = 77,4g.

No se pesou a substncia diretamente no prato da balana, j que isso acarreta a contaminao de uma substncia pesada posteriormente.

CONCLUSO Com esta prtica aprendeu-se a utilizar a balana de trplice escala pesando materiais com massa desconhecida, como no caso do vidro de relgio e a borracha escolar, assim como a pesagem de substancias com massa j estipulada, como no caso do cloreto de sdio. A trplice escala uma balana de baixa preciso, se comparada com a balana eletrnica, mas que foi desenvolvida para pesagens rpidas, de preciso e de baixo custo. A pesagem de substncias e materiais em laboratrio essencial, j que atravs da pesagem que conhecemos a quantidade de massa existente em determinada coisa a ser utilizada em uma reao, evitando assim o excesso ou falta de alguma substncia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: MANUAL de laboratrio de qumica Anlise qumica prtica 1 mdulo. < http://qinorgamaia.uepb.edu.br/Aula_Pr%E1t..2.pdf >
Acessado em 09 de junho de 2013

SANTOS, Edilson (Cord); ML, Gerson (Cord); MATSUNAGA, Roseli; DIB, Siland; CASTRO, Eliane; SILVA, Gentil; SANTOS, Sandra; FARIAS, Salvia. Quimica e sociedade. 1 edio. So Paulo. Editora Nova Gerao, 2010.

You might also like