You are on page 1of 4

Aulas 03 e 04

Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

3. ORGANIZAO DA ADMINISTRAO

1. FORMAS DE PRESTAO DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA: a) Centralizada: atividade exercida pelo prprio Estado (Administrao Direta) b) Descentralizada (outorga e delegao) c) Desconcentrao: distribuio interna de partes de competncias decisrias, agrupadas em unidades individualizadas. OBS: No confundir: Descentralizao Poltica com Descentralizao Administrativa (pode ser: descentralizao territorial ou geogrfica, descentralizao por servios, funcional ou tcnica e descentralizao por colaborao).

2. ADMINISTRAO DIRETA

- RGOS PBLICOS - centro de competncia governamental ou administrativo, tem necessariamente funes, cargos e agentes, mas distinto desses elementos, que podem ser modificados, substitudos ou retirados sem supresso da unidade orgnica. Os rgos integram a estrutura do Estado por isso, no tem personalidade jurdica nem vontade prpria, so meros instrumentos de ao dessas pessoas jurdicas.

- Classificao: a) Quanto posio estatal: independentes, autnomos, superiores e subalternos; b) Quanto estrutura: simples e compostos; c) Quanto atuao funcional: singulares e colegiados d) Quanto s funes: ativos, consultivos e de controle

3. ADMINISTRAO INDIRETA - ou descentralizada composta por entidades que possuem personalidade jurdica prpria e so responsveis pela execuo de atividades de Governo que necessitam ser desenvolvidas de forma descentralizada.

- Caractersticas: a) personalidade jurdica prpria (responde pelos seus atos, patrimnio prprio, receita prpria e capacidade administrativa, tcnica e financeira); b) criao e extino dependem de lei c) sua finalidade no ser lucrativa, inclusive quando exploradoras da atividade econmica, vide art. 173, da CF; d) no sofrem relao de subordinao, mas esto sujeitas a controle, que pode ser interno ou externo, pela prpria entidade a que se vinculam (ex. superviso ministerial) e controle externo pelo Poder Judicirio e Legislativo (ex. Tribunal de Contas e as diversas aes judiciais); e) permanecem ligadas finalidade que lhe instituiu (princpio da especialidade)

Aulas 03 e 04
Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

I - AUTARQUIAS - Conceito: pessoa jurdica de direito pblico, dotada de capital exclusivamente pblico, com capacidade administrativa e criada para a prestao de servio pblico (realizam atividades tpicas de Estado) - Regime Jurdico: 1. Criao e extino: por lei art. 37, XIX, da CF; 2. Controle: interno e externo 3. Atos e Contratos: seguem regime administrativo e obedecem Lei 8.666/93; 4. Responsabilidade Civil: , em regra, objetiva (art.37, 6, da CF) e subsidiria do Estado; 5. Prescrio qinqenal DL n 20.910/32; 6. Bens autrquicos: seguem regime de bem pblico (alienabilidade condicionada, impenhorabilidade, impossibilidade de onerao e imprescretibilidade) 7. Dbitos judiciais: seguem regime de precatrio (art.100 da CF) 8. Privilgios processuais: prazos dilatados, juzo privativo e reexame necessrio; 9. Imunidade tributria para os impostos, desde que ligada sua finalidade especifica (art.150, 2 da CF); 10. Procedimentos financeiros: regras de contabilidade pblica (Lei n 4.320/64 e LC 101/00 modificada pela LC 131/09) 11. Regime de pessoal: os seus agentes so servidores pblicos, podendo ser estatutrios ou celetistas, a depender da previso legal.

- Autarquias Profissionais: so os conselhos de classe, que aps a ADIN 1717 tem natureza jurdica de autarquia. Assim as suas anuidades tem natureza tributria e em caso de no pagamento podem ser discutidas por meio de execuo fiscal, esto sujeitas s regras de contabilidade pblica e a controle pelo Tribunal de Contas, alm da exigncia do concurso pblico para admisso de pessoal (ponto muito divergente). Nesse contexto, tem-se a exceo da a Ordem dos Advogados do Brasil que segundo a jurisprudncia do STF no est sujeitas s mesmas condies, a anuidade no tributria, no cabe execuo fiscal (cobrana via execuo do CPC), no se submete a contabilidade pblica e ao Tribunal de Contas e est dispensada de fazer concurso pblico, alm de no compor a Administrao Direta ou Indireta (vide ADIN 3026). - OAB: ADIN 3026 no depende de concurso pblico alega o STF que a OAB no compe a Administrao Pblica

- Autarquias Territoriais: so os territrios, no se confundem com as autarquias administrativas e no compem a Administrao Indireta.

II - AGNCIAS REGULADORAS - Conceito: Autarquia de regime especial. Surge em razo do fim do monoplio estatal. - Regime especial: caracteriza-se por trs elementos: maior independncia, investidura especial (depende de aprovao prvia do Poder Legislativo) e mandato, com prazo fixo, conforme lei que cria a pessoa jurdica.

Aulas 03 e 04
Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

- Funo: responsvel pela regulamentao, controle e fiscalizao de servios pblicos, atividades e bens transferidos ao setor privado. - Alguns aspectos: a) Regime de pessoal b) Licitao: obedece s normas da Lei 8.666/93. podendo optar por modalidades especificas como o prego e a consulta (ADIN 1668). MP 407/07 convertida na lei 11.661/08 - Art. 1 Ficam os rgos e entidades da administrao direta, autrquica e fundacional autorizados a prorrogar, em carter excepcional e respeitado o prazo-limite de 31 de julho de 2009, os contratos por prazo determinado, vigentes em 27 de dezembro de 2007, realizados com base no o o art. 2 , inciso VI, alnea h, da Lei 8.745, de 9 de dezembro de 1993, independentemente da limitao do art. 4 , pargrafo nico, inciso III, daquela Lei.
o

III - AGNCIAS EXECUTIVAS - Conceito: so autarquias ou fundaes que por iniciativa da Administrao Direta, recebem o status de Agncia, em razo da celebrao de um contrato de gesto, que objetiva uma maior eficincia e reduo de custos - Lei 9.649/98.

IV FUNDAO PBLICA - Conceito: uma pessoa jurdica composta por um patrimnio personalizado, destinado pelo seu fundador para uma finalidade especfica. Pode ser pblica ou privada de acordo com a sua instituio, sendo que somente a pblica, portanto, instituda pelo Poder Pblico, que compe a Administrao Indireta. - Natureza jurdica da fundao pblica: pode ser de direito pblico, caracterizando uma espcie de autarquia, denominada autarquia fundacional, ou de direito privado, denominada fundao governamental, e seguir o regime prprio das empresas pblicas e sociedades de economia mista.

V - EMPRESAS ESTATAIS A) EMPRESA PBLICA: pessoa jurdica de direito privado composta por capital exclusivamente pblico, criada para a prestao de servios pblicos ou explorao de atividades econmicas sob qualquer modalidade empresarial. B) SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: pessoa jurdica de direito privado, criada para prestao de servio pblico ou explorao de atividade econmica, com capital misto e na forma de S/A. - Principais diferenas: forma de constituio, capital e competncia para as suas aes;

- Regime Jurdico 1. Criao e Extino: so autorizadas por lei, dependendo para sua constituio do registro de seus atos constitutivos no rgo competente (art. 37, XIX da CF) 2. Controle: interno e externo

Aulas 03 e 04
Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

3. Contratos e Licitaes: obedecem Lei 8.666/93, podendo, quando exploradoras da atividade econmica, ter regime especial por meio de estatuto prprio (art.173, 1, III, CF) 4. Regime Tributrio: em regra, no tm privilgios tributrios, no extensveis iniciativa privada; 5. Responsabilidade Civil: quando prestadoras de servios pblicos, responsabilidade objetiva, com base no art. 37,6, da CF, respondendo o Estado subsidiariamente pelo prejuzos causados. Quando exploradoras de atividade econmica, o regime ser o privado. 6. Regime de pessoal: titularizam emprego, seguindo o regime da CLT, todavia, so equiparados a servidores pblicos, em razo de algumas regras: concurso pblico, teto remuneratrio, acumulao, remdios constitucionais, fins penais, improbidade administrativa e outras; 7. Privilgios processuais: no gozam, obedecem s regras gerais de processo; 8. Bens: so penhorveis, exceto se a empresa for prestadora de servios pblicos e o bem estiver diretamente ligado a eles; 9. Regime falimentar: no esto sujeitos a este regime Lei 11.101/05

VI - ENTES DE COOPERAO: a) Servios Sociais Autnomos rtulo atribudo s pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da iniciativa privada com algumas caractersticas peculiares. Elas no prestam servios pblicos delegados pelo Estado, mas exercem atividade privada de interesse pblico. Compem o chamado sistema S. Podem ser constitudas por meio das instituies particulares convencionais, como fundaes, sociedades civis ou associaes ou com estruturas peculiares previstas em lei especfica.

b) Organizaes Sociais tambm chamada de OS, foi instituda e definida pela Lei n 9637/98. Pessoa jurdica de direito privado, so criadas por particulares para a execuo, por meio de parcerias de servios pblicos no exclusivos do Estado, previsto em lei (art.1).

c) Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico tambm denominada OSCIP, pessoa jurdica de direito privado, instituda por particular para prestao de servios sociais no exclusivos do Estado (servios socialmente teis art. 3), sob o incentivo e fiscalizao dele e que consagrem em seus estatutos uma srie de normas sobre estrutura, funcionamento e prestao de contas (art.4).

You might also like