You are on page 1of 10

DESVENDANDO O ERP

HISTRIA E TENDNCIAS DOS ERPs ALICERCE PARA O FUTURO DA GESTO EMPRESARIAL


O seguinte documento foi desenvolvido a partir da experincia de Joo Batista Garcia, Diretor Presidente e fundador da SHX INFORMTICA, um executivo com 35 anos de atuao no mercado de SISTEMAS DE GESTO EMPRESARIAL (ERP), que possui um profundo conhecimento de toda a cadeia de negcio. Seu histrico profissional foi alicerado em grandes multinacionais do segmento, IBM do Brasil e Bull S/A, tendo grande destaque na funo comercial, especificamente na venda de grandes sistemas (MAINFRAMES).

HISTRIA DOS SISTEMAS ERP O SURGIMENTO DE UM NOVO MODELO DE NEGCIO A INFORMATIZAO DO COMRCIO: VAREJO E ATACADISTAS DISTRIBUIDORES RELAO CUSTO BENEFCIO OS RISCOS DA FALTA DE CONHECIMENTO CENRIO ATUAL, TENDNCIAS E AS EXIGNCIAS DO GOVERNO E DO MERCADO GESTO DE ESTOQUE: AUTOMAO COMO FATOR CRTICO DE CONTROLE A FALTA DE INFORMAO NO INVESTIMENTO EM SISTEMAS GERENCIAIS PRINCIPAIS ERROS DOS EMPRESRIOS E DAS EMPRESAS DE SISTEMAS ORGANIZAO EMPRESARIAL E A VISO DE FUTURO

HISTRIA DOS SISTEMAS ERP


At o final da dcada de 70, os SISTEMAS (ERP) eram desenvolvidos internamente no CPD (centro de processamento de dados), departamento quase obrigatrio nas empresas, onde se alocavam os profissionais de programao, analise de A expanso das SOFTWARE HOUSES marcada pela consolidao de um modelo de negcio, que se perpetua at os dias de hoje. Um modelo estruturado na comercializao do ERP e a cobrana extra por toda e qualquer alterao Toda a infraestrutura linguagem de de equipamentos programao (customizao) evoluo. Tal modelo permitiu a impresso que o ERP pudesse ser oferecido por um custo menor em seu projeto inicial. Contudo, questes como especificidades de cada negcio, a evoluo tecnolgica e a adaptao novas legislaes, acabam por exigir contnuas customizaes e, por consequncia contnuas despesas extras, SEM FIM. Alm do fator financeiro, outra questo de muita relevncia neste modelo de negcio est no fato de No final da dcada de 70, dentro a tantas insatisfaes, da difcil manuteno da estrutura interna de profissionais e do baixo percentual de sucesso, abriu espao para o surgimento das SOFTWARE HOUSES. Um novo tipo de negcio que surge com o objetivo de retirar das corporaes a necessidade de desenvolver seu prprio ERP, e como objetivo principal, que, tais customizaes passam a ser feitas sem uma viso e conhecimento global do negcio, criando, muitas vezes, um ERP colcha de retalhos que apenas cobre os problemas solicitados, mas no fim das contas, acabam criando instabilidade e nenhuma VISO GERENCIAL. necessria para atender as (computadores), necessidades de correo e sua consequente sistemas, analise de O&M, DBAs (analista de banco de dados), gerncias e, na maioria das grandes corporaes, DIRETOR DE INFORMTICA. desenvolver um modelo com garantia de futuro. O que at ento, tinha causado GRANDE DESCONFORTO E INSEGURANA.

(Cobol), banco de dados (Oracle) e o mais importante, o SO (sistema operacional), plataforma para o desenvolvimento do aplicativo (ERP), eram de propriedade dos fabricantes dos computadores, (IBM / BULL/ UNISYS/ FUJITSU/ FACOM), assim chamados de ARQUITETURA PROPRIETARIA. Ou seja, ao trocar de fabricante, era necessrio comear o desenvolvimento do ERP do zero. Ento j se discutia qual era a melhor tecnologia, que utilizava menos recursos humanos, ou seja, com CUSTO MENOR. J existia a guerra de troca de arquitetura de um fabricante, para a de outro.

O SURGIMENTO DE UM NOVO MODELO DE NEGCIO


J na dcada de 90, JOO BATISTA GARCIA que de um lado j vivera a ineficincia dos SISTEMAS PROPRIETRIOS, apresentado pelo e observando mercado das o modelo, SOFTWARE saber o valor real e final do ERP GIX, j em seu projeto de implantao, pois nenhuma customizao cobrada, afinal no so vistas como fonte para aumentar a receita, mas sim como uma evoluo natural. E mais ainda, aps a implantao, quando comea a evoluo e o amadurecimento da utilizao do ERP GIX no CLIENTE, que mais se necessita da estrutura de apoio da SHX. Neste momento o Vislumbrou uma empresa de ERP com um modelo de negcios completamente revolucionrio, criando a fabrica SHX, onde o ERP GIX apoiado em uma filosofia de competncia, inteligncia e qualificao do ser humano. E como nica forma de garantir uma soluo realmente eficiente, desenvolvida por uma equipe altamente qualificada e com muitos anos de experincia. Contando j com uma experincia de 20 ANOS, o MODELO DE NEGOCIO do modelo SHX, diferencia pelo Uma viso inovadora que tem no TREINAMENTO e QUALIFICAO dos profissionais, fatores fundamentais para o sucesso do ERP GIX. completamente oferecido A empresa teve sua histria marcada pela luta por uma conscientizao da importncia do ser humano em todo este processo, investindo fortemente tanto em sua equipe interna, quanto na dos colaboradores de seus CLIENTES. CLIENTE comea a usufruir da evoluo e melhora dos processos de sua empresa, caminhando, como planejado para uma organizao baseada em GESTO DE RESULTADOS.

HOUSES , que j demonstrava sinais de altos riscos para garantir-se um investimento solido, na consolidao das informaes dentro de uma corporao, foi contra a tendncia, fundando a SHX em 23 de junho de 1993.

mercado. Os CLIENTES SHX tem a segurana de

A INFORMATIZAO DO COMRCIO: VAREJO E ATACADISTAS DISTRIBUIDORES


Qualquer negcio que queira sobreviver precisa estar completamente organizado e apoiado por uma estrutura tecnolgica que lhe oferea segurana de crescimento, solues em tempo real e uma gesto estratgica. Por esta razo, no existe diferena entre a importncia desta ferramenta, seja pelo comrcio ou qualquer outro setor. Toda empresa precisa de controle, precisa de uma ferramenta eficiente de gesto. Tanto o varejo, quanto atacadistas - distribuidores, so segmentos extremamente competitivos e de grande destaque na economia brasileira. A cada ano exigido mais profissionalizao deste setor. Sua complexidade logstica, variedade de produtos e caractersticas de atendimento exigem controles precisos de estoque, custos, assim como polticas comerciais agressivas Um cenrio impossvel de Formar profissionais altamente especializados em suas reas, mas sempre com uma viso global do negcio, de forma que conheam as informaes das diferentes reas, entendendo assim os resultados do negcio. Exatamente na questo da qualificao de seus colaboradores que os lojistas necessitam focar ateno especial. Um sistema gerencial eficiente depende da alimentao correta de dados, de massa crtica especializada, capaz de avaliar com segurana processos e ter a habilidade de identificar e solucionar problemas. construir sem um sistema ERP especializado para o segmento e um slido plano de treinamento de seus profissionais.

RELAO CUSTO BENEFCIO OS RISCOS DA FALTA DE CONHECIMENTO


Ao buscar opes de ERP no mercado, o empresrio encontrar uma grande variedade de opes e faixas de preos. A questo custo um fator que no deve ser considerado isoladamente, necessrio um bom conhecimento da complexidade na implantao do projeto, seu impacto na evoluo e continuidade do negcio. A deciso pelo ERP deve ser muito ponderada, afinal, mobiliza todas as reas da empresa, muda a forma de trabalho, define processos e ser o responsvel pelas informaes decises. Outra questo crtica a questo da adequao FISCAL e CONTABIL exigida pelos SPEDs, projeto eletrnico de comunicao das empresas com a RECEITA FEDERAL. O empresrio brasileiro ser cobrado cada vez mais por transparncia e confiana nos dados enviados. urgente a necessidade por O CLIENTE SHX tem a certeza de que o sistema ERP GIX estar em constante evoluo (tecnologias e ferramentas), e sabe que pode solicitar todas as customizaes necessrias ao sistema sem custo adicional. Da mesma forma que no prev limite de horas no projeto de implantao ou de suporte ao usurio. que daro base para todas as suas Alm de apresentar uma TABELA NICA DE PREOS para todos os seus CLIENTES e garantir assim um modelo justo para todos. organizao, capacitao e ferramentas que permitam a rastreabilidade completa das informaes. A escolha pelo ERP no deve ser baseada por uma comparao de custos, mas sim, pela avaliao de modelos de negcios que tenham condies de garantir os interesses do seu negcio, hoje e amanh. A SHX, por exemplo, no

apresenta um MODELO DE NEGOCIO mercado. nico

CENRIO ATUAL, PRINCIPAIS TENDNCIAS E AS EXIGNCIAS DO GOVERNO E DO MERCADO


A principal preocupao das empresas de ERP, est na adequao da legislao fiscal - contbil do Brasil. O SPED vai obrigar que as empresas trabalhem de forma completamente transparente, e a RECEITA FEDERAL vai agir como um big brother, com acesso de perto a tudo que est sendo feito, no existir jeitinho. Ou as empresas de ERP fazem a sua lio de casa hoje, ou tero grandes problemas em breve. Outro fator est na questo, integrao dos dados. As empresas de ERP no adquiriram como cultura desenvolver todos os mdulos do seu ERP. Buscam no mercado as empresas que desenvolvem mdulos especficos, para se tornar parceiras. (ex: mdulo contbil, fiscal, folha, CRM, WMS, vendas, etc), delegando a responsabilidade na eficincia do CLIENTE, de integrar 100% das informaes necessrias, o que sabemos j h muito tempo, que humanamente impossvel. Com grande frequncia so vistas empresas na busca pela troca de seu ERP. Situao que leva os USURIOS a desconfiana, a insatisfao, e a falta de estabilidade nas informaes. Quando necessrio consolidar, evoluir e organizar as informaes, estrutura comea a dar tudo errado, sendo novamente. O SISTEMA ERP GIX possui uma fiscal-contbil automtica, executada a cada ao feita pelos usurios dos diferentes mdulos. Desta forma, O CLIENTE GIX pode, a qualquer momento, acessar seus balancetes (DRE, BP), assim como fechar GIAS de recolhimento de impostos, com a tranquilidade de contar com as informaes precisas, em tempo real. Os mdulos do ERP GIX foram desenvolvidos dentro da filosofia de integrao automtica, conceito que teve como base a experincia de seu fundador desde os primrdios dos ERPs PROPRIETRIOS que j apontavam falhas na questo de INTEGRAO DE DADOS.

GESTO DE ESTOQUE: AUTOMAO COMO FATOR CRTICO DE CONTROLE


A gesto de estoque exatamente uma das questes mais crticas que devem ser controladas por um sistema ERP. Todo lojista hoje luta para eliminar furos de estoque, gerar anlises de abastecimento Quanto ao FISCO, os cruzamentos pela RECEITA FEDERAL j comearam, quer dizer, no tem o que falar, alm de que a lio de casa dever ser feita, os ESTOQUES tero que cruzar o que entrou versus o que saiu, com o que efetivamente est estocado. eficientes, reduzir erros no recebimento ou envio de mercadorias, enfim, uma srie de fatores que afetam diretamente no resultado de uma forma geral. Somente atravs da automao, com LEITORES e COLETORES DE DADOS, as empresas passam a contar com um processo mais rgido no que diz respeito a conferncia fsica dos produtos na ENTRADA e SAIDA do estoque. Estes processos, aliados a necessria mudana na cultura de treinamento e qualificao dos funcionrios da rea de LOGISTICA, levaro a uma eficincia comprovadamente melhor.

A FALTA DE INFORMAO NO INVESTIMENTO EM ERP


Culturalmente empresrios e empresas de ERP, ainda no se entenderam a respeito do tema. A contratao de um ERP leva em considerao vrios fatores que precisam ser revistos:
NO possuir uma rea de TI eficiente e confivel para executar e avaliar as propostas das empresas de ERP, aonde os empresrios delegam, no se envolvendo no processo, por falta de conhecimento ou por excesso de confiana, em contrapartida as empresas de ERP, movidas pelo fato da necessidade de vender, possuem equipes comerciais vidas para ganhar comisso, sem se importar pela responsabilidade da preservao do seu CLIENTE. O empresrio precisa entender que a rea de TI agora to importante, ou at mais que os demais setores de sua empresa, pois sem um grande esforo em organizao interna, sem polticas fortes de RH, capacitao e treinamento, todo o recurso investido no ter sustentao e ser considerado caro para a empresa. A cultura dos empresrios na contratao de um ERP visitar uma empresa que possua o ERP que pretensamente pensa em contratar, de achar que se l funciona, vai funcionar em minha empresa tambm. Em negociar at a exausto o preo cobrado, como se fosse um produto de estoque, esquecendo que est negociando servio, inteligncia, mo de obra, ser humano e o modelo de negcio da empresa de ERP. Tambm no esquecendo do velho e inesgotvel jargo, consegue uma boa condio para mim, que depois eu te indico aos meus amigos. Qual tecnologia a empresa de ERP adotou, tem sustentabilidade na contratao de profissionais no futuro, ou seja, a tecnologia que o mercado mundial projetou para desenvolvimento de empregos? Qual o nvel de aderncia do ERP nos processos de cada departamento? Menos que 90% est fadado ao insucesso. Qual o nvel de detalhamento na implantao do ERP, conduo do treinamento dos usurios, customizao s necessidades de cada departamento, tanto na pr-implantao e principalmente na PS IMPLANTAO? Foi feito um levantamento completo das necessidades de pessoal, de como est o nvel de utilizao do ERP atual, das necessidades de melhoras, evolues, etc.? Como se dar esta customizao do ERP na implantao, ps-implantao COM ou SEM CUSTOS? Como a empresa de ERP contrata seus funcionrios, CLT ou PJ (prestador de servio sem vinculo empregatcio), assim j se conhece o grau de envolvimento dos funcionrios desta empresa de ERP com seus funcionrios no futuro.

Os PROJETO de ERP devem ser detalhados, deixando claras as condies abaixo:

As empresas de ERP esto em um mercado de alta volatilidade, que muda constantemente, que exige mo de obra extremamente qualificada e demanda muito tempo de treinamento, por consequncia, MUITO CARA. Sem uma poltica comercial que garanta a qualidade dos servios e uma solidez financeira, questo de tempo para que estas empresas ponham em risco sua prpria continuidade enquanto negcio.

O mercado precisa entender que ERP barato no existe. dos Esta conscientizao precisa acontecer dois lados, tanto do empresrio na

contratao de um ERP, assim como das empresas de ERP.

PRINCIPAIS ERROS DOS EMPRESRIOS E DAS EMPRESAS DE ERP

Contratar uma empresa para desenvolver ERP, praticamente cometer o mesmo erro, j apontado e comprovadamente atestado na dcada de 70, quando as empresas tinham suas prprias equipes de desenvolvimento. Acreditamos que existem ofertas para diversos mercados com solues prontas e com uma eficiente proposta comercial. Mesmo porque a empresa ficaria amarrada no conhecimento da equipe de profissionais da empresa de ERP, que normalmente depende de treinamentos,

estabilidade

de

emprego,

conhecimento

de

programao, de processos, de negocio, etc.. Considerando o desenvolvimento de um ERP sob encomenda um projeto, identificamos claramente que grandes empresas de projetos no se envolveram com desenvolvimento de um ERP, citamos o caso da gigante mundial IBM, uma das maiores empresas de desenvolvimento de projetos, responsvel pelo projeto da copa do mundo, e milhares de outros, nunca se envolveu em desenvolver em ERP.

ORGANIZAO EMPRESARIAL E A VISO DE FUTURO


ERP no pode ser visto como um produto isolado. So metodologias de trabalho que agregam TECNOLOGIA, ORGANIZAO e PROFISSIONAIS, orientados para uma ESTRATGIA DE NEGCIO. Esperava-se um resultado menos doloroso e mais eficiente a partir da mudana promovida nos anos 70, quando as SOFTWARE HOUSES assumiram o desenvolvimento dos ERPSs . Contudo, o modelo de negcio praticado alto grau por de estas empresas e infelizmente se mostrou ineficiente. Inmeras reclamaes, insatisfaes constantes erros na contratao de ERPs so razes que, com frequncia levam as empresas a buscarem novos fornecedores de ERP em um processo perigoso, caro e sem garantias de sucesso.

A viso da SHX, sempre foi e ser, a de mudar encarou este panorama, muita os pois sempre e como seriedade

responsabilidade

compromissos

assumidos com seus CLIENTES, no s pautados em mais um contrato assinado, e sim, mais um CLIENTE que se tem o compromisso com sua evoluo. Pois da evoluo e sobrevivncia de seus CLIENTES, que a tornara uma empresa de ERP cada vez mais solida.

10

You might also like