You are on page 1of 3

Projeto de Lei do Senado n 268, de 2002 Dispe sobre o exerccio da medicina. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.

1 O exerccio da medicina regido pelas disposies desta Lei. Art. 2 O objeto da atuao do mdico a sade do ser humano e das coletividades humanas, em benefcio da qual dever agir com o mximo de zelo, com o melhor de sua capacidade profissional e sem discriminao de qualquer natureza. Pargrafo nico. O mdico desenvolver suas aes profissionais no campo da ateno sade para: I a promoo, a proteo e a recuperao da sade; II a preveno, o diagnstico e o tratamento das doenas; III a reabilitao dos enfermos e portadores de deficincias. Art. 3 O mdico integrante da equipe de sade que assiste o indivduo ou a coletividade atuar em mtua colaborao com os demais profissionais de sade que a compem. Art. 4 So atividades privativas do mdico: I formulao do diagnstico nosolgico e respectiva prescrio teraputica; II indicao e execuo da interveno cirrgica e prescrio dos cuidados mdicos pr e ps-operatrios; III indicao da execuo e execuo de procedimentos invasivos, sejam diagnsticos, teraputicos ou estticos, incluindo os acessos vasculares profundos, as bipsias e as endoscopias; IV intubao traqueal; V coordenao da estratgia ventilatria inicial para a ventilao mecnica invasiva, bem como as mudanas necessrias diante das intercorrncias clnicas, e do programa de interrupo da ventilao mecnica invasiva, incluindo a desintubao traqueal; VI execuo da sedao profunda, bloqueios anestsicos e anestesia geral; VII emisso de laudo dos eiexames endoscpios e de imagem, dos procedimentos diagnsticos invasivos e dos exames anatomopatolgicos; VIII indicao do uso de rteses e prteses, exceto as rteses de uso temporrio; IX prescrio de rteses e prteses oftalmolgicas; X determinao do prognstico relativo ao diagnstico nosolgico; XI indicao de internao e alta mdica nos servios de ateno sade; XII realizao de percia mdica e exames mdico-legais, excetuados os exames laboratoriais de anlises clnicas, toxicolgicas, genticas e de biologia molecular; XIII atestao mdica de condies de sade, doenas e possveis sequelas; XIV atestao do bito, exceto em casos de morte natural em localidade em que no haja mdico. 1 Diagnstico nosolgico a determinao da doena que acomete o ser humano, aqui definida como interrupo, cessao ou distrbio da funo do corpo, sistema ou rgo, caracterizada por, no mnimo, 2 (dois) dos seguintes critrios: I agente etiolgico reconhecido; II grupo identificvel de sinais ou sintomas; III alteraes anatmicas ou psicopatolgicas.

2 No so privativos do mdico os diagnsticos funcional, cinsio-funcional, psicolgico, nutricional e ambiental, e as avaliaes comportamental e das capacidades mental, sensorial e perceptocognitiva. 3 As doenas, para os efeitos desta Lei, encontram-se referenciadas na verso atualizada da Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados Sade. 4 Procedimentos invasivos, para os efeitos desta Lei, so os caracterizados por quaisquer das seguintes situaes: I invaso da epiderme e derme com o uso de produtos qumicos ou abrasivos; II invaso da pele atingindo o tecido subcutneo para injeo, suco, puno, insuflao, drenagem, instilao ou enxertia, com ou sem o uso de agentes qumicos ou fsicos; III invaso dos orifcios naturais do corpo, atingindo rgos internos. 5 Exetuam-se do rol de atividades privativas do mdico: I aplicao de injees subcutneas, intradrmicas, intramusculares e intravenosas, de acordo com a prescrio mdica; II cateterizao nasofaringeana, orotraqueal, esofgica, gstrica, enteral, anal, vesical, e venosa perifrica, de acordo com a prescrio mdica; III aspirao nasofaringeana ou orotraqueal; IV punes venosa e arterial perifricas, de acordo com a prescrio mdica; V realizao de curativo com desbridamento at o limite do tecido subcutneo, sem a necessidade de tratamento cirrgico; VI atendimento pessoa sob risco de morte iminente. VII a coleta de material biolgico para realizao de anlises clnico-laboratoriais; VIII os procedimentos realizados atravs de orifcios naturais em estruturas anatmicas visando a recuperao fsico-funcional e no comprometendo a estrutura celular e tecidual. 6 O disposto neste artigo no se aplica ao exerccio da Odontologia, no mbito de sua rea de atuao. 7 So resguardadas as competncias especficas das profisses de assistente social, bilogo, biomdico, enfermeiro, farmacutico, fisioterapeuta, fonoaudilogo, nutricionista, profissional de educao fsica, psiclogo, terapeuta ocupacional e tcnico e tecnlogo de radiologia e outras profisses correlatas que vierem a ser regulamentadas. Art. 5 So privativos de mdico: I direo e chefia de servios mdicos; II percia e auditoria mdicas, coordenao e superviso vinculadas, de forma imediata e direta, s atividades privativas de mdico; III ensino de disciplinas especificamente mdicas; IV coordenao dos cursos de graduao em medicina, dos programas de residncia mdica e dos cursos de ps-graduao especficos para mdicos. Pargrafo nico. A direo administrativa de servios de sade no constitui funo privativa de mdico.

Art. 6 A denominao de mdico privativa dos graduados em cursos superiores de medicina e o exerccio da profisso, dos inscritos no Conselho Regional de Medicina com jurisdio na respectiva unidade da Federao.

Art. 7 Compreende-se entre as competncias do Conselho Federal de Medicina editar normas para definir o carter experimental de procedimentos em Medicina, autorizando ou vedando a sua prtica pelos mdicos. Pargrafo nico. A competncia fiscalizadora dos Conselhos Regionais de Medicina abrange a fiscalizao e o controle dos procedimentos especificados no caput , bem como a aplicao das sanes pertinentes em caso de inobservncia das normas determinadas pelo Conselho Federal. Art. 8 Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias aps a data de sua publicao.

You might also like