You are on page 1of 4

Aula 10

Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

CONTROLE DA ADMINISTRAO

1. CONCEITO: Controle, em tema de Administrao Pblica, a faculdade de vigilncia, orientao e correo que um Poder, rgo ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro.

2. TIPOS OU FORMAS DE CONTROLE

Estes controles conforme seu fundamento, sero: a) controle hierrquico: que resulta automaticamente do escalonamento vertical dos rgos do Executivo, em que os inferiores esto subordinados aos superiores. Da decorre que os rgos de cpula tem sempre o controle pleno dos subalternos, independente de norma que o estabelea. Este controle pressupe as faculdades de superviso, coordenao, orientao, fiscalizao, aprovao, reviso e avocao das atividades controladas. Realiza-se atravs da fiscalizao hierrquica. b) controle finalstico: o que a norma legal estabelece para as entidades autnomas (Administrao Indireta), indicando a autoridade controladora, as faculdades a serem exercitadas e as finalidades objetivadas. um controle limitado e externo, no tem fundamento hierrquico, porque no h subordinao. Por exemplo: superviso ministerial. c) controle interno: todo aquele realizado pela entidade ou rgo responsvel pela atividade controlada, no mbito da prpria Administrao - ex. controle realizado pelo Executivo sobre seus servios ou agentes. d) controle externo: o que se realiza por rgo estranho Administrao responsvel pelo ato controlado - ex. apreciao de contas pelo Tribunal de Contas, anulao de ato administrativo por deciso judicial, a sustao de ato normativo do Executivo pelo Legislativo (art. 49, V, CF). e) controle externo popular: o previsto no art. 31, 3, da CF, determinando que as contas dos Municpios (Executivo e Cmara) fiquem, durante 60 dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, podendo questionar-lhes a legitimidade nos termos da lei. f) controle preventivo ou prvio (a priori): o que antecede a concluso ou operatividade do ato, como requisitos para sua eficcia - ex. Senado Federal autoriza a Unio a contrair emprstimo externo. g) controle concomitante ou sucessivo: todo aquele que acompanha a realizao do ato para verificar a regularidade de sua formao - ex. realizao de auditoria durante a execuo do oramento; h) controle subseqente ou corretivo (a posteriori): o que se efetiva aps a concluso do ato controlado, visando a corrigir-lhe eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficcia - ex. homologao na licitao; i) controle da legalidade ou legitimidade: o que objetiva verificar unicamente a conformao do ato ou do procedimento administrativo com as normas legais que o regem. Este controle pode ser exercido pela

Administrao (de ofcio ou mediante recurso), pelo Legislativo (casos expressos na CF) e pelo Judicirio (atravs da ao adequada). Neste controle o ato anulado.

Aula 10
Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

j) controle de mrito: todo aquele que visa comprovao da eficincia, do resultado, da convenincia do ato controlado. Este controle compete normalmente Administrao e em casos excepcionais, expressos na

Constituio, ao Legislativo (art. 49, IX e X), mas nunca ao Judicirio.

3. CONTROLE ADMINISTRATIVO Controle Administrativo todo aquele que o Executivo e os rgos de administrao dos demais Poderes exercem sobre suas prprias atividades, visando a mant-las dentro da lei, segundo as necessidades do servio e as exigncias tcnicas e econmicas de sua realizao, pelo qu um controle de legalidade e de mrito. Atravs deste controle a Administrao pode anular, revogar ou alterar seus prprios atos e punir seus agentes com as penalidades estatutrias.

4. CONTROLE LEGISLATIVO O Controle Legislativo exercido pelos rgos legislativos (Congresso Nacional, Assemblias Legislativas e Cmaras de Vereadores) ou por comisses parlamentares sobre determinados atos do Executivo na dupla linha da legalidade e da convenincia, pelo qu caracteriza-se como um controle enimentemente poltico, indiferente aos direitos individuais dos administrados, mas objetivando os superiores interesses do Estado e da comunidade. O Legislativo tem funo de fiscalizao e controle dos atos da Administrao (art. 49, X), alm de outras misses previstas na Constituio (art. 49, II, IV, IX) e, ainda, a fiscalizao financeira e oramentria da Unio, nessa parte auxiliada pelos Tribunais de Contas (rgos independentes mas auxiliares dos Legislativos e colaboradores dos Executivos - art. 70 e 71). H ainda funes de controle privativas do Senado Federal (art. 52, III a IX) e outras da Cmara de Deputados (art. 51, II).

5. CONTROLE JUDICIRIO Controle Judicirio ou Judicial o exercido privativamente pelos rgos do Poder Judicirio, sobre os atos administrativos do Executivo, do Legislativo e do prprio Judicirio quando realiza atividade administrativa. um controle a posteriori, unicamente de legalidade, por restrito verificao da conformidade do ato com a norma legal que o rege. So meios de controle, por exemplo: a) Mandado de Segurana Individual e Coletivo art. 5, LXIX e LXX, da CF e Lei 1.533, de 31.12.51; b) Ao Popular art. 5, LXXIII, da CF e Lei 4.717, de 29.06.65; c) Ao de Improbidade Lei 8.429/92. d) Ao Civil Pblica - art. 129, III, da CF, Lei 7.347, de 24.07.85 e Lei 8.437, de 01.07.92; e) Mandado de Injuno - art. 5, LXXI, da CF; f) Ao Direta de Inconstitucionalidade - art. 102, I, a, da CF; g) Ao Declaratria de Constitucionalidade - art. 102, I, a, da CF; h) Outras aes (especiais ou ordinrias) que podem ser adequadamente utilizadas pelo particular contra a Administrao (ex. as possessrias, nunciao de obra nova, ao declaratria, consignao de pagamento, etc.)

Aula 10
Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

PROCESSO ADMINISTRATIVO

1. CONCEITO: Processo Administrativo a sucesso formal de atos que so realizados, por determinao legal, ou em atendimento a princpios sacramentados pela cincia jurdica com vistas a dar sustentao edio do ato administrativo.

2. Princpios do Processo Administrativo a) princpio do devido processo legal; b) princpio do contraditrio; c) princpio da ampla defesa; d) princpio da verdade real (material) e) princpios da legalidade e finalidade f) princpio da motivao g) princpios da razoabilidade e proporcionalidade h) princpio da oficialidade i) princpio da celeridade 3. A LEI GERAL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO LEI 9.784/99 3.1. Principais caractersticas: a) Competncia para legislar sobre Processo Administrativo de cada ente da federao; b) Dispe sobre normas bsicas para o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta (PEx, PL e PJ), com vistas proteo dos direitos dos administrados e o melhor cumprimento dos fins da Administrao. c) limitao - art. 69 - "processos administrativos especficos continuaro a reger-se por lei prpria, aplicando-selhes apenas subsidiariamente os preceitos desta Lei d) exige publicidade - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio; e) probe a cobrana de despesas processuais, ressalvadas as legais; f) provas ilcitas - so inadmissveis no processo administrativo g) prazos contam-se como prazos processuais e estes no se suspendem, salvo por motivo de fora maior. 3.2. SEQUENCIA DO PROCEDIMENTO a) Instaurao: a apresentao escrita dos fatos e indicao que ensejam o processo. Pode decorrer de ato da prpria administrao (portaria, auto de infrao, representao ou despacho inicial da autoridade competente) ou por requerimento de interessado (requerimento ou petio); b) Instruo: colheita de provas, depoimentos, documentos e outras;

Aula 10
Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Direito Administrativo Prof Fernanda Marinela

www.cursoparaconcursos.com.br

c) Defesa: nos processos em que se formula acusao, dever inserir-se um momento especfico para a defesa, alm da garantia genrica do contraditrio no decorrer de todo o processo - PRAZO 10 dias d) Relatrio: a pessoa ou comisso deve oferecer um resumo de tudo, propondo uma soluo; e) Deciso: a ser dada pelo rgo competente. s vezes necessrio a fase da homologao. f) Pedido de reconsiderao se tiver novos argumentos, pode o interessado pedir que reconsidere a deciso; g) Recurso para autoridade hierarquicamente superior, todos tem efeitos devolutivo, podendo ter ou no efeito suspensivo

3.3. RECURSOS cabvel por razes de legalidade e de mrito, que tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo previso legal. Verifique-se a) endereamento - ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de 5 dias, o encaminhar autoridade superior. b) independe de cauo, salvo exigncia legal c) prazo para interposio 10 dias (exceto casos especiais lei) d) prazo para deciso 30 dias, admitindo igual prorrogao e) efeito suspensivo em regra no tem, salvo disposio legal em contrrio f) admite reformatio in pejus (rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia).

3.4. REVISO - os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Desta no poder resultar agravamento da sano. ATENO: A Lei 9.784/99 foi alterada pela Lei 11.417/2006.

Smulas Vinculantes: Smula Vinculante n03: "Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso.

Smula Vinculante n. 05: Aps a edio da Smula 343 STJ em DJ 10.10.2007, ( obrigatria a presena de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar.), foi publicada a Smula Vinculante n. 5 com o seguinte teor: A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. (16.05.2008).

You might also like