You are on page 1of 34

Mdulo 1 Unidade 2

Do qu somos feitos?
Para incio de conversa...
Lavar as mos um ato simples, voc no acha? Creio que os mdicos da clnica Obsttrica de Allgemeines Krankenhaus, em Viena, concordavam com essa afirmativa e, talvez por isso, subestimaram o poder dessa prtica!

Figura 1: Uma mo lava a outra! Com gua e sabo, suas mos podem ficar livres de substncias contaminantes. Mas, por que esses dois ingredientes fazem toda a diferena?

primeira vista, at pode parecer simples, mas h muito conhecimento implicado em lavar as mos. Para comear a exemplific-lo, podemos falar do sabo, o qual utilizado no processo. Quimicamente, ele composto por substncias que se ligam tanto sujeira quanto gua. Dessa forma, possvel que a gua retire das mos todas as suas impurezas, dentro das quais se incluem muitos seres vivos (a maioria microscpica) que podem causar doenas ao seres humanos. Mas como foi possvel chegar a tal concluso sobre os efeitos da gua e do sabo perante a sujeira?

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

Alm disso, a gua um dos principais meios de transmisso de doenas. Seu tratamento crucial para a sade pblica e existem diversos componentes dissolvidos na gua que podem no ser benficos sade humana. Investigar previamente suas caractersticas, como estado fsico e densidade, faz-se essencial no controle de sua qualidade. Quase toda a gua potvel que consumimos transforma-se em esgoto que reintroduzido nos rios e lagos. Estes mananciais, uma vez contaminados, podem conter microrganismos causadores de vrias doenas, como a diarreia, hepatite, clera e febre tifoide. Alm dos microrganismos, as guas dos rios e lagos contm muitas partculas que tambm precisam ser removidas antes do consumo humano. Da a necessidade de se tratar a gua para que esta volte a ser propcia para o consumo humano. Para descobrir se a gua foi realmente purificada, vrios testes qumicos e fsicos so realizados para comprovar a sua qualidade. Determinar as propriedades fsicas um dos principais mtodos que os qumicos possuem para descobrir qual substncia est presente em um determinado material. E mais, podem descobrir se essas substncias so puras, ou seja, se no esto misturadas com outras substncias que podem ocasionar efeitos indesejveis. Em uma indstria farmacutica, por exemplo, todas as matrias-primas utilizadas para a fabricao de medicamentos ou vacinas so analisadas para descobrir se esto dentro de padres estabelecidos. E isso feito, em alguns casos, atravs da anlise das propriedades fsicas das substncias. E o mesmo procedimento realizado com os alimentos que consumimos. Quando preparamos um refresco, juntamos vrias substncias (aromatizante, acar, gua etc.) para formar uma mistura com propriedades indefinidas. Por que indefinidas? Porque algumas caractersticas finais, como o sabor, a densidade ou a acidez sero o resultado da soma de cada uma das substncias individualmente, quer dizer, cada um participa um pouco no resultado final. Nesta unidade, voc aprender sobre os estados fsicos e as propriedades especficas da matria e como essas propriedades indicam a existncia de uma substncia ou de uma mistura de substncias. Bons estudos!

Mdulo 1 Unidade 2

Objetivos da aprendizagem
Descrever e identificar os diferentes estados fsicos da matria. Identificar a densidade como sendo uma relao entre massa e volume de um material.. Caracterizar uma substncia de acordo com as suas temperaturas de fuso e ebulio. Distinguir os diferentes tipos de misturas. Distinguir os diferentes processos de separao de misturas homogneas e heterogneas.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

Seo 1
gua mole em pedra dura...
Voc sabe a diferena entre os trs estados fsicos da matria: slido, lquido e gasoso? Imagine um copo, contendo um gostoso sorvete. O que acontece com ele, se o copo for deixado certo tempo temperatura ambiente? No incio, notamos que o tamanho e a forma do sorvete no sofrem influncia do tamanho ou da forma do copo. Por apresentar forma e volume definidos, dizemos que o sorvete encontra-se no estado slido.

Volume
a grandeza que representa o espao ocupado por um corpo. Pode ser medido em litro, mililitro, centmetro cbico, entre outras formas.

Figura 2: Ao derreter, o sorvete passa a tomar a forma no mais de uma bola, como quando congelado, e sim a forma do copo onde est inserido.

Mdulo 1 Unidade 2

Imagine agora uma panela com gua, sendo aquecida com auxlio da chama de um fogo (Figura 3).

Figura 3: gua fervendo em um fogo.

Com o passar do tempo, o lquido vai esquentando at o momento em que comea a se transformar em vapor. Se o vapor for recolhido em um recipiente fechado, vamos observar que ele no apresenta forma (assume a forma do recipiente) nem volume prprios (ocupa todo o volume do recipiente). Dizemos que o vapor encontra-se no estado gasoso e que a passagem do estado lquido ao gasoso chamada de vaporizao. Se colocarmos uma tampa na panela com a gua fervendo, verificaremos a formao de gotculas de gua em sua parte interna, devido ao resfriamento do vapor ao entrar em contato com uma superfcie mais fria. A passagem do estado vapor para o estado lquido recebe o nome de condensao. Ao resfriarmos ainda mais um lquido, por exemplo, colocando um copo com gua em um congelador, o lquido passa a slido, mudana de estado conhecida como solidificao.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

O esquema representado na Figura 4 resume os processos de mudana de estado fsico:

Figura 4: Esquema com as mudanas de estados fsicos da matria: a passagem do estado slido para o estado lquido chamada de fuso, j a o processo inverso (passagem do estado lquido para o slido) chamado de solidificao. A passagem do estado lquido para o gasoso chamada de vaporizao e o processo inverso a condensao. Quando ocorre a passagem do slido para o gasoso, chamamos de sublimao.

No esquema, foi citado o termo sublimao. Voc j ouviu falar nele? Ao colocarmos bolinhas de naftalina em uma gaveta, observamos que com o passar do tempo, elas diminuem de tamanho. Isto ocorre, pois as mesmas passam diretamente do estado slido ao estado gasoso, sem passar pelo lquido, mudana de estado denominada sublimao.

Veja: Um material slido quando possui forma definida, independente do recipiente em que esteja, e no pode ser comprimido para ocupar um volume menor, ou seja, tambm possui volume definido. Um material lquido quando a sua forma depende do recipiente que ocupa, ou seja, no possui forma definida, mas tambm no pode ser comprimido, possuindo volume definido. Um material gasoso quando no possui nem forma nem volume definidos, ocupando todo o volume disponvel do recipiente que estiver contido. Ele pode ser comprimido.

Comprimido
Caracterstica de uma substncia que sofreu compresso, ou seja, diminuiu o seu volume graas presso.

Mdulo 1 Unidade 2

Classificando materiais de nosso dia a dia em slidos, lquidos ou gasosos


Classifique os materiais e objetos listados a seguir em slidos, lquidos ou gasosos, conforme o que foi discutido na unidade, preenchendo a tabela abaixo. Materiais e objetos: lcool, algodo, sal de cozinha, ar, tbua de madeira, palha de ao, mel, neblina, gasolina, bolhas que desprendem de um refrigerante, xampu, farinha, gs de cozinha, leite, serragem e nuvem.

Slidos

Lquidos

Gasosos

Aquea a naftalina!
O que ocorre, quando aquecemos a naftalina? Veja um experimento bem simples sobre a sublimao. Visite: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=440&MUDANCAS+DE+ ESTADO+FISICO

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

Seo 2
As propriedades fsicas das substncias
Agora, imagine que voc precisasse diferenciar dois lquidos incolores, contidos em duas garrafas, e soubesse apenas que um deles constitudo por gua pura e o outro por gua misturada com veneno. Voc teria coragem de beber ou cheirar os lquidos para diferenci-los? Certamente no, pois possvel que voc se intoxique com alguma substncia. Nesta situao, mais comum se utilizar as propriedades fsicas das substncias para diferenci-las. Essas propriedades possuem valores medidos e, portanto, so mais precisas para identificar ou diferenciar os materiais. Dentre as propriedades especficas fsicas, podemos citar a densidade, a temperatura de fuso e a temperatura de ebulio

O que pesa mais um quilo de chumbo ou um quilo de algodo?


Conseguiu responder pergunta do ttulo? Na verdade, os dois possuem a mesma massa: um quilo. Voc apenas precisar de um volume bem maior de algodo do que de chumbo para ter a mesma massa dos dois

Massa
uma grandeza que representa a quantidade de matria que um corpo possui. A massa pode ser medida em quilograma, grama, miligrama..

A densidade ou massa especfica (d) a propriedade que relaciona a massa e o volume de objetos que possuem o mesmo material e so constantes a uma dada temperatura. Geralmente, essa grandeza medida em gramas por centmetros cbicos (g/cm3), e obtida, dividindo-se a massa (em g) de uma amostra da substncia pelo seu volume (em cm3).

Densidade uma grandeza que expressa quanto h de massa por unidade de volume de um dado material. densidade= (massa (g))/(volume (mL))

Mdulo 1 Unidade 2

A densidade uma propriedade utilizada na identificao dos materiais. Em postos de gasolina, por exemplo, so utilizados aparelhos chamados densmetros, que possibilitam ao consumidor comprovar a qualidade do etanol que est sendo vendido. Quando o combustvel est fora das especificaes, com uma quantidade maior de gua que a permitida pela legislao, a diferena indicada pelo densmetro. O etanol vendido como combustvel uma mistura (etanol + gua) que deve ter densidade entre 0,8075 a 0,8110 g/cm3. J o etanol puro possui densidade igual a 0,79 g/cm3 enquanto a gua d = 1,00 g/cm3. Se o etanol estiver adulterado, ou seja, com mais gua que o limite permitido, ter uma densidade maior que a esperada.

O que custa mais: um quilo ou um litro de querosene?


O leo vegetal (d = 1,4 g/cm3) vendido, normalmente, por massa, enquanto o querosene (d = 0,8 g/cm3) vendido por volume. Sabendo disso, responda: a. A densidade da gua igual a 1,0 g/cm3, ou seja, 1,0 Kg de gua ocupa um volume de 1,0 litro. Utilizando esse raciocnio, determine a massa existente em 2 litros de leo vegetal e o volume presente em 3,2 Kg de querosene. b. Um agricultor foi cidade comprar querosene para o seu trator. Passando por duas lojas, identificou os preos do querosene conforme as placas abaixo:

Em qual loja ele ir comprar a maior quantidade de querosene com R$100,00?

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

gua ou lcool?
Para comparar a densidade de dois lquidos, a gua e o lcool, foram usadas esferas com uma mesma densidade e obteve-se o seguinte resultado:

Agora temos dois recipientes idnticos, como esquematizados abaixo. Um deles contm certa massa de gua e o outro, a mesma massa de lcool.

Atravs da anlise da primeira figura, voc saberia dizer quem tem maior densidade, o lcool ou a gua? E, observando a segunda figura, qual das substncias est no frasco A e qual est no frasco B? Justifique suas respostas.

10

Mdulo 1 Unidade 2

Banho-Maria: a qumica aplicada na cozinha


Voc sabia que o banho-maria tem o objetivo de manter constante a temperatura de cozimento de alimentos sensveis ao calor? Por exemplo, ao cozinharmos um pudim, em banho-maria, temos a certeza que a temperatura do cozimento no ir ultrapassar 100 C. Mas por que podemos afirmar isso? Como voc estudou nessa unidade, a matria muda o seu estado fsico, dependendo das condies de temperatura e presso. Quando a gua aquecida, ela s entrar em ebulio (passagem do lquido para gasoso) quando atingir uma temperatura especfica, que ser de 100C (ao nvel do mar, ou seja, presso de 1 atmosfera). Da mesma forma, o gelo s ir derreter (fuso), quando atingir 0C. Esses valores de temperatura recebem nomes especiais: temperatura de ebulio e temperatura de fuso.

A temperatura de fuso TF indica a temperatura que o slido passa para o estado lquido; j a temperatura de ebulio TE a temperatura que o lquido para o estado gasoso.

O banho-maria uma tcnica de aquecimento, utilizada tanto em laboratrios de Qumica como nas cozinhas das casas. Foi inventado, na Idade Mdia, por uma mulher conhecida por Maria, a Judia que considerada como um dos quatro maiores alquimistas da poca. O seu trabalho destacou-se dos demais alquimistas pelo grande desenvolvimento que ela trouxe s prticas de laboratrio.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

11

Derretendo o gelo....
A animao abaixo representa o aquecimento de uma poro de gelo: http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/simulacoes/fase.php Responda s questes abaixo e, caso necessrio, assista animao novamente. Voc verificou uma mudana no estado fsico aps o incio do aquecimento? Descreva a primeira mudana. Qual era a temperatura que o termmetro indicava, quando ocorreu esta mudana? O que ocorre entre 12 a 40 segundos, aproximadamente? Em qual temperatura, a gua comea a ferver (ebulio)? Por que, aps 1 minuto e 50 segundos aproximadamente, a temperatura eleva-se novamente?

12

Mdulo 1 Unidade 2

O grfico que aparece na animao da atividade 5 representa todas as etapas de mudana do estado fsico da gua, bem como de outras substncias, de acordo com os suas diferentes temperaturas de fuso e ebulio. Esse grfico chamado de diagrama de mudana de estados. Na Figura 5, temos o diagrama de mudana de estado da gua:

Figura 5: Diagrama de mudana de estado da gua. A anlise do grfico permite observar que no intervalo de tempo em que ocorre a fuso (12 40 segundos), a temperatura permanece constante (TF = 0 oC). No intervalo de tempo em que ocorre a ebulio (75 110 segundos), a temperatura permanece constante (TE = 100 o C).

Agora voc saberia dizer qual o estado fsico da gua em uma temperatura de 50C? Como se pode observar na Figura 6, a temperatura de 50C maior que a temperatura de fuso da gua (0C). Isso quer dizer que gua j est derretida, ou seja, no estado lquido. E como 50C uma temperatura abaixo de 100C, no ser suficiente para ferver a gua, ou seja, no ocorre a passagem do estado lquido para o estado gasoso.

Figura 6: E a 50C, qual o estado fsico da gua? Pelo grfico, podemos perceber que nesta temperatura a gua encontra-se no estado lquido.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

13

Veja outros exemplos de temperatura de fuso e de ebulio para outras substncias na Tabela 1

Substncia gua Etanol Mercrio Benzeno

Temperatura de fuso 0C - 114C - 39C 6C

Temperatura de ebulio 100C 78C 357C 80C

Como interpretar esses valores? a) o etanol: at a temperatura de -114C, o etanol encontra-se no estado slido; entre -114C e 78C - estado lquido; em temperaturas acima de 78C - estado gasoso.

b) o mercrio: at a temperatura de - 39C, o mercrio encontra-se no estado slido; entre - 39C e 357C estado lquido; em temperaturas acima de 375C estado gasoso.

E no se esquea! As temperaturas de fuso e de ebulio das substncias permanecem constantes, enquanto ocorre a mudana de estado. J em sistemas que contm uma mistura de substncias como gua e sal de cozinha ocorrem variaes de temperaturas durante a fuso e a ebulio.

14

Mdulo 1 Unidade 2

Slido, lquido ou Gasoso?


Qual o estado fsico (slido, lquido ou gasoso) das substncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arbia, temperatura de 50C (presso ambiente = 1atmosfera)?

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

15

Seo 3
As misturas
Imagine voc, em um dia quente, entrando em uma lanchonete para pedir um pouco de gua para beber. O atendente d o copo e voc no percebe nenhuma sujeira na gua. Voc poderia afirmar que esta gua pura ou apenas potvel? Existe diferena? Uma gua potvel aquela adequada ao consumo humano. Ela at pode conter impurezas, desde que no sejam nocivas nossa sade, ou seja, mesmo contendo outros componentes a gua pode ser potvel. A gua para o nosso consumo , na verdade, uma mistura de diversas substncias, como alguns sais minerais, principalmente de clcio, cobre, cromo, flor, iodo, ferro, magnsio, mangans, molibdnio, fsforo, potssio, selnio, sdio e zinco. Misturas so combinaes de duas ou mais substncias diferentes em propores fixas e definidas. Cada aspecto distinto que podemos observar em uma mistura, seja a olho nu, ou com auxlio de lentes de aumento ou microscpios chamado de fase. As misturas so classificadas em: E Lavoisier, graas a incansveis estudos, postulou que no eram mais 4 elementos e sim 33! Isso possibilitou que antigos nomes alqumicos para as substncias fossem substitudos. Enfim, tnhamos um vocabulrio cientfico. O aafro de marte adstringente virou xido de ferro, o leo de vitrolo - o cido sulfrico, o vitrolo azul - o sulfato de cobre, litargrio o xido de chumbo, branco de Troyes o carbonato de clcio... Misturas homogneas ou solues: so as que apresentam uma nica fase (monofsicas). Podemos citar como exemplos: gua e acar, o vinagre (Figura 7) e o ar atmosfrico.

Figura 7: Um grande acompanhamento para a salada uma mistura homognea!

16

Mdulo 1 Unidade 2

Misturas heterogneas: so as que apresentam mais de uma fase (polifsicas). Podemos citar como exemplos: gua e leo (bifsica) (Figura 9), leo + gua + areia (trifsica).

Figura 8: Mistura bifsica: leo + gua.

Ligas Metlicas
As ligas metlicas so misturas slidas de dois ou mais metais. Muitas delas esto presentes em nosso cotidiano. Veja alguns exemplos: Lato: mistura de 67% de cobre e 33% de zinco. Bronze, material usado na esttua de Marco Aurlio: mistura de 90% de cobre e 10% de estanho. Ouro 18 quilates: mistura de 75% de ouro e 25% de cobre.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

17

Seo 4
gua potvel e a busca por novas fontes
O consumo de gua doce no mundo cresce a um ritmo superior ao do crescimento da populao. Resta, como uma das sadas, a produo de gua doce, retirando-a do mar ou das guas salobras dos audes e poos. Atualmente, muitos pases e cidades esto se abastecendo totalmente da gua doce, extrada da gua salgada do mar. A dessalinizao de guas salobras acontece quando esta aquecida at o seu ponto de ebulio, passando para o estado gasoso, enquanto o sal fica no estado slido, separando-se da gua. O vapor dgua , ento, condensado, obtendo-se gua prpria para o abastecimento. Apesar desse processo ainda possuir custos elevados, ele se apresenta como a nica alternativa, concorrendo com o transporte de gua em navios tanques, barcaas e outros. Um dos grandes desafios da qumica tem sido a obteno de substncias puras a partir de misturas, j que a maioria dos materiais presentes na natureza formada por misturas de substncias. Vamos ver agora quais processos podemos empregar para separar os componentes das misturas heterogneas e homogneas.

Como separar as substncias de misturas heterogneas?


Os processos de separao de misturas heterogneas empregam aes mecnicas. Vamos destacar, a seguir, alguns dos mais utilizados. Filtrao: um processo utilizado para separar um slido de um lquido ou de um gs. Como exemplos de processos de filtrao empregados no dia a dia, podemos citar: a filtrao da gua em um filtro com vela de porcelana ou carvo ativo e a separao do p do caf do lquido com um coador de pano ou de papel (Figura 9).

Figura 9: Coador de caf de papel. 18

Mdulo 1 Unidade 2

Decantao: utilizada na separao do slido de um lquido ou de um gs, ou na de lquidos que no se misturam. No caso do slido e do lquido, o sistema deixado em repouso at que o slido deposite-se no fundo por ao da gravidade. um mtodo muito empregado nas estaes de tratamento de gua para abastecimento das cidades (Figura 10).

Figura 10: Tanques de decantao de uma estao de tratamento de gua

Processos de separao de misturas homogneas


Na separao dos componentes de misturas homogneas se emprega processos fsicos, que envolvem mudanas de estado, como a passagem do estado lquido para o gasoso. Vamos destacar, a seguir, um dos mais utilizados. Destilao: um processo utilizado para separar solues, constitudas de duas ou mais substncias lquidas ou de slidos totalmente dissolvidos em lquidos. Por meio do aquecimento da soluo, possvel separar o componente de menor temperatura de ebulio, usando um equipamento chamado destilador. A destilao utilizada industrialmente na fabricao de bebidas (como a cachaa) e do lcool etlico.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

19

O petrleo tambm possui suas substncias separadas. Voc sabe como?


Os diferentes componentes do petrleo (gasolina, querosene, leo diesel etc.) tambm so obtidos por destilao, que, neste caso, chamada de destilao fracionada. Esse processo geralmente feito em refinarias, como a da figura.

Um pouco mais sobre separao de misturas, que tal?


Voc encontrar uma animao bem interessante na pgina do Laboratrio Virtual da Universidade de So Paulo (LabVirt), envolvendo os processos de separao de misturas

Visite: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_zanzan.htm Quer conhecer outros processos de separao de misturas? Voc encontrar vrias informaes site Infoescola. Visite: http://www.infoescola.com/quimica/separacao-desubstancias-misturas/ Visite: http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/

20

Mdulo 1 Unidade 2

Separando misturas...
Em uma repblica estudantil, um dos moradores deixou cair leo de cozinha em um recipiente com sal. Considerando que o sal no solvel no leo, como ser possvel recuperar os dois?

Como voc acabou de estudar, alguns materiais, como a gua, precisam ser purificados para serem consumidos em nosso cotidiano. E para descobrir se eles esto realmente isentos de impurezas, precisamos determinar algumas propriedades desses materiais, como a densidade, a temperatura de fuso e a temperatura de ebulio.

Resumo
A matria pode ser encontrada sob a forma de trs estados fsicos: slido, lquido e gasoso. O estado slido apresenta forma e volume definidos. O estado lquido apresenta forma varivel e volume definido. O estado gasoso apresenta forma e volume variveis. Propriedades especficas caracterizam as diferentes substncias como a densidade, a temperatura de fuso e a temperatura de ebulio. A densidade ou massa especfica (d) a propriedade que relaciona a massa e o volume de objetos que possuem o mesmo material e so constantes a uma dada temperatura. Tal propriedade utilizada na identificao dos materiais e em procedimentos de separao de misturas. Misturas so combinaes de duas ou mais substncias diferentes em propores fixas e definidas. Misturas homogneas ou solues possuem apenas uma fase. Misturas heterogneas possuem duas ou mais fases.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

21

Veja ainda...
Para quem gosta de aprender coisas novas, temos algumas sugestes para enriquecer o seu aprendizado! Voc poder acessar os endereos a seguir para interagir melhor com esses conhecimentos: www.lapeq.fe.usp.br/labdig/simulacoes/fase.php, pgina do Laboratrio de Pesquisa em Ensino de Qumica e Tecnologias Educativas (Lapeq) da Faculdade de Educao da USP (Feusp). Voc encontrar uma simulao para as mudanas de fase da gua com o aumento da temperatura. www.pontociencia.org.br , na pgina do Projeto Ponto Cincia, voc encontrar vrias sugestes de experimentos, envolvendo as propriedades da matria. http://qnesc.sbq.org.br, na pgina da revista Qumica Nova na Escola (QNEsc), publicada pela Sociedade Brasileira de Qumica (SBQ), voc encontrar vrios artigos e tambm vrios cadernos temticos de forma totalmente gratuita.

Referncias
Bibliografia Consultada
MORTMER, Eduardo Fleury; MACHADO, Andra Horta. Qumica 1 (Ensino Mdio). 1 Edio. So Paulo: Scipione, 2010. 288 p. CANTO, Eduardo Leite; PERUZZO, Tito Miragaia. Qumica na abordagem do cotidiano (Projeto Moderna Plus). 1 Edio. So Paulo: Moderna, 2010. 520 p. GOMES, L. A. K. Propriedades especficas dos materiais. Qumica Nova na Escola. So Paulo: SBQ, v. 8,

1998. p. 20-3. Disponvel em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/relatos.pdf. Acesso em: 27 dez. 2011.

Imagens
http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1381517.

http://www.flickr.com/photos/lazurite/3445678169/ - Lazurite

22

Mdulo 1 Unidade 2

http://www.flickr.com/photos/aithom2/6142362301/ - Abby

http://www.flickr.com/photos/paulojsferraz/5630233505/ - Paulo Jos Silva Ferraz

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bain-marie.JPG

http://www.flickr.com/photos/vineco/5441593237 - Vinicius Pinheiro

http://www.flickr.com/photos/bitjungle/3373234107/ - Rune Mathisen

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bronze_Marcus_Aurelius_Louvre_Br45.jpg.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Decanta%C3%A7%C3%A3o.jpg

http://www.flickr.com/photos/charlestilford/3091862297/ - Charles Tilford.

http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_zanzan.htm

http://www.sxc.hu/photo/517386 David Hartman.

http://www.sxc.hu/985516_96035528.

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1024076 MichalZacharzewski

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

23

Atividade 1

Slidos: possuem forma Lquidos: possuem forma varivel e volume definidos algodo sal de cozinha tbua de madeira palha de ao farinha serragem e volume definido lcool mel gasolina xampu leite

Gasosos: possuem forma e volume variveis Ar neblina bolhas que desprendem de um refrigerante gs de cozinha nuvem

Atividade 2
a . Como a densidade do leo vegetal 1,4 g/cm3, podemos dizer que em 1 litro teremos 1,4 Kg. Como 1 mL a mesma coisa que 1 cm3, multiplicando por mil, teramos 1000 mL, ou seja, 1 litro. Aps multiplicarmos 1,4 g por mil, obtemos 1400 g, ou seja, 1,4 kg. Sendo assim, 1,4 g/cm3 igual a 1,4 kg/L Em dois litros teremos: 1,4 x 2 = 2,8 Kg. J a densidade do querosene 0,8 g/cm3, ou seja, 1litro ter uma massa equivalente a 0,8 Kg (800g). Em 3,2 Kg de querosene teremos: 3,2 0,8 = 4 Logo, teremos 4 litros. b . Na loja B, o querosene custa R$ 20,00 por quilo. Com R$ 100,00 ele comprar: 100,00 20,00 = 5 quilogramas de querosene J na loja A, o valor fornecido R$ 20,00 por litro. E, aqui, vale a mesma proporo: R$ 100,00 compraro 5 litros de produto. Repare que na loja B ele poder comprar 5 quilogramas enquanto que na loja A ele comprar 5 litros.

24

Mdulo 1 Unidade 2

Sendo assim, precisamos da densidade para poder comparar a quantidade comprada. A densidade do querosene 0,8 g/cm3, ou seja, 0,8 kg em 1 litro do produto. Assim, em 5 litros tero: 0,8 x 5 = 4,0 Kg de querosene. Logo, na loja B, ele comprar maior quantidade de querosene.

Atividade 3
Como a bolinha flutua em gua e no no lcool, conclumos que a densidade da gua maior que a do lcool. Logo, considerando uma mesma massa dos dois lquidos, o lcool possuir um volume maior que o da gua. Assim, o frasco A contm lcool e o frasco B contm gua.

Atividade 4
a. A fuso do gelo. b. 0C, que a temperatura de fuso da gua. c. Durante esse intervalo de tempo, ocorre a fuso da gua, ou seja, enquanto o gelo estiver derretendo, a temperatura permanece inalterada. d. 100C, que a temperatura de ebulio da gua. e. A temperatura volta a subir devido ao trmino da ebulio, ou seja, quando toda a gua passou do estado lquido para o estado gasoso.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

25

Atividade 5
Clorofrmio: lquido ter etlico: gasoso Etanol: lquido Fenol: lquido Pentano: gasoso

Atividade 6
Primeiro, deve-se adicionar gua a essa mistura, deixar decantar e depois retirar o leo que ficar na fase superior. Posteriormente, por aquecimento, evapora-se a gua para se recuperar o sal. J na loja A, o valor fornecido R$ 20,00 por litro. E, aqui, vale a mesma proporo: R$ 100,00 compraro 5 litros de produto. Repare que na loja B ele poder comprar 5 quilogramas enquanto que na loja A ele comprar 5 litros.

26

Mdulo 1 Unidade 2

O que perguntam por a?


Questo 1
(Enem 2011) Certas ligas estanho-chumbo com composio que uma liga com essas caractersticas comporta-se como uma substncia pura, com um ponto de fuso inferior mesmo ao ponto de fuso dos metais que compem esta liga (o estanho puro funde a 232 C e utilizao na soldagem de componentes eletrnicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mnimo e mximo das densidades para essas ligas so de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo so 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente. Um lote, contendo 5 amostras de solda estanho chumbo, foi analisado por um tcnico, por meio da determinao de sua composio percentual em massa, cujos resultados esto mostrados no quadro a seguir.

Com base no texto e na anlise realizada pelo tcnico, as amostras que atendem s normas internacionais so A) I e II. B) I e III.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

27

C) II e IV. D) III e V. E) IV e V. Gabarito: Letra C.

Comentrio:
As densidades do estanho e do chumbo so 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente, a partir destas informaes e das porcentagens de estanho (Sn), e chumbo (Pb), podemos calcular a densidade de cada amostra. Amostra I (60 % de Sn e 40 % de Pb): Amostra II (65 % de Sn e 35 % de Pb): Amostra III (65 % de Sn e 35 % de Pb): Amostra IV (63 % de Sn e 37 % de Pb): Amostra V (59 % de Sn e 41 % de Pb): De acordo com as normas internacionais, os valores mnimo e mximo das densidades para essas ligas so de 8,74 g/ mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As amostras que esto dentro deste critrio so a II (d = 8,82 g/mL) e a IV (de = 8,78 g/mL).

Questo 2
Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras calor e temperatura de forma diferente de como elas so usadas no meio cientfico. Na linguagem corrente, calor identificado como algo quente e temperatura mede a quantidade de calor de um corpo. Esses significados, no entanto, no conseguem explicar diversas situaes que podem ser verificadas na prtica. Do ponto de vista cientfico, que situao prtica mostra a limitao dos conceitos corriqueiros do calor e temperatura? A) A temperatura da gua pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo. B) Uma me coloca a mo na gua da banheira do beb para verificar a temperatura da gua. C) A chama de um fogo pode ser usada para aumentar a temperatura da gua de uma panela. D) A gua quente que est em uma caneca passada para outra caneca, a fim de diminuir sua temperatura. E) Um forno pode fornecer calor para a vasilha de gua que est em seu interior com menor temperatura que a dele. Gabarito: Letra A.

28

Anexo Mdulo 1 Unidade 2

Comentrio: Quando se aquece uma substncia pura, inicialmente no estado slido, a temperatura aumenta at atingir a temperatura de fuso (TF), onde comea a derreter; neste ponto, a temperatura constante. Quando chega temperatura de ebulio (TE), acontece o mesmo: a temperatura permanece constante. Isto ocorre com qualquer substncia pura.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

29

Caia na rede!
Faa o seu prprio grfico!
Lembra-se do grfico de mudanas de estado fsico que voc observou na atividade 5? Legal, no acha? Ento, que tal fazer uma com os seus prprios dados? Para ter esse gostinho, s clicar no endereo abaixo e experimentar! http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/simulacoes/construtor_fase.ph

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

31

Megamente
Voc capaz de separar misturas com o seu olfato?
O olfato um sentido muito importante para os mamferos: ao cheirarmos certos alimentos, por exemplo, podemos identificar se ele est estragado, se ele doce, se ele contm alguma substncia suspeita (como aquele tempero que voc no gosta). Nosso corpo, portanto, capaz de sentir certas substncias que esto misturadas, formando o alimento. Ento, o que voc acha de por o seu olfato prova? Pea a ajuda de um amigo seu. Coloque uma venda sobre seus olhos e pea para seu amigo seu separar trs tipos de alimentos diferentes e d para cheir-los. Depois, anote quais ingredientes voc conseguiu identificar em cada amostra que chegou prximo ao seu nariz. E a, conseguiu separar todas as misturas?

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

33

You might also like