You are on page 1of 4

Dieta para Diabticos

Tudo sobre diabetes A dieta para pessoas que tenham diabetes fcil, no precisa ser sem sabor nem sem tempero, ela deve ser feita sempre, mesmo quando se est tomando insulina. Nada justifica no faz-la e ela fundamental no tratamento de qualquer pessoa com diabete. Pontos Importantes: fundamental que a dieta seja seguida todos os dias, mesmo nas frias e finais de semanas. importante comer pouca quantidade por vez e vrias vezes por dia, tentar manter um intervalo de 3 a 4 horas entre cada refeio. No coma muito numa refeio, ficando depois vrias horas sem comer. A pessoa com diabete principalmente se estiver usando insulina ,deve ter os horrios de refeies o mais fixos possveis, tentando no variar os tipos e quantidades de alimentos nos vrios dias, por exemplo: O almoo de hoje, deve ser o mais parecido possvel com o de ontem e o de amanh, etc. Se for atrasar uma refeio principal (almoo ou jantar) coma alguma coisa mais leve, enquanto espera. Se voc no fizer isso, pode ter uma hipoglicemia. (queda dos nveis de glicose sanguneo). Voc pode comer qualquer tipo de fruta, no deve comer mais de uma fruta de cada vez, por isso deve-se evitar sucos de frutas concentrados. (Um copo de suco de laranja por exemplo contm 3 a 4 laranjas, e da sua taxa de glicemia subir muito, portanto no bom tom - lo). Os cereais ( arroz, feijo e mesmo massas) podem ser comidos em quantidade moderada, e devem ser sempre acompanhadas de verduras e legumes. Cereais integrais (arroz e trigo integral) so melhores, porm cereais refinados tambm podem ser consumidos. Pes e bolos salgados tambm podem ser consumidos, em pequenas quantidades. No existe nenhuma vantagem no uso de farinha de glten. Gorduras devem ser evitadas - principalmente se voc estiver com excesso de peso ou tiver alteraes de colesterol e triglicrides. Evite gorduras de origem animal. Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados, melhor comer queijo branco ou ricota e prestar ateno para no exagerar na quantidade. Use sempre margarina do tipo light ao invs de manteiga. Cozinhe e tempere alimentos com leos vegetais ( milho, soja, girasol ou azeite. Carnes branca ( peixe e aves) so preferveis s vermelhas, antes de preparar as aves retire sua pele, seno aumentar o teor de colesterol do alimento. No existe nenhuma vantagem em comer muita carne vermelha ou branca, tente no comer mais de uma poro mdia por refeio

Falando sobre Dieta para Diabticos Procure fazer, no mmino, quatro refeies dirias, de forma equilibrada(proporcionalmente, evitando comer muito em uma refeio e pouco em outra).

Alimentos a serem evitados:

- Acar, mel, doces, sorvetes, gelatinas - Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas - Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates - Massas como: lasanha, caneloni, ravili - Pizzas - Farinhas ( mandioca, milho, trigo, aveia) - Refrigerantes - Bebidas alcolicas ** O lcool contm muitas calorias e pode levar a um aumento de peso, um fator nocivo aos diabticos.

Alimentos restringidos:

- Bolachas de gua e sal, de gua e torradas - Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarro, milho verde - Feijo, ervilha, soja, lentilha, vagem ** As massas, pes, arroz, feijo, farinhas e razes podem ser ingeridas, porm, a quantidade deve ser distribuda nas quatro refeies dirias.

**Evite excessos de qualquer destes alimentos em uma nica refeio.

Alimentos permitidos:

- Leite desnatado, caf, ch, suco de frutas - Verduras, frutas e legumes ** As frutas contm acar natural e no devem ser consumidas em grande quantidade. ** As frutas mais doces so: banana, caqui, figo e uva; e as que tm menos acar so o abacaxi, morango e melancia. - Queijos magros - Carnes magras - leo vegetal em pouca quantidade - O consumo de fibras melhora o controle do diabetes, alm de trazer benefcios sade.

Recomendaes Importantes:

- Utilizar adoante no lugar do acar. - Praticar exerccios fsicos regularmente. ** A obesidade prejudicial ao diabtico. No caso de pessoas obesas, a perda de 10% de peso pode facilitar o controle de diabetes.

RECADINHO

"Qualquer coisa em excesso prejudicial! Procure viver em equilbrio e tenha muita Sade! Sempre!"

You might also like