You are on page 1of 17

Mudanas Geradas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente Onze Anos Depois de sua Aprovao

Por Cleide de Oliveira Lemos

1 Introduo
O presente estudo analisa as mudanas geradas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) aps onze anos de sua vigncia. Alerte-se, no entanto, que este trabalho apresenta antes um resumo das mudanas ocorridas no Pas relativamente situao da criana e do adolescente desde a vigncia do referido estatuto do que uma efetiva anlise. Isso porque no se poderia efetuar semelhante tarefa no exguo prazo concedido elaborao do presente estudo.

2 O Estatuto da Criana e do Adolescente


Criado pela Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, o ECA constitui um marco jurdico de todos os que se preocupam com a necessidade de proteger e educar, em sentido amplo, os brasileiros mais jovens. uma das poucas leis a que no se pode atribuir paternidade, pois deita suas origens numa intensa e at ento indita mobilizao da sociedade civil organizada. Trata-se de um texto legal extenso e abrangente, que dispe sobre os direitos e os deveres de 60,8 milhes de brasileiros com idade entre zero e

dezoito anos. Assim, alm de assegurar os direitos vida, sade, alimentao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria a crianas e adolescentes, ele probe prticas prejudiciais ao pleno desenvolvimento desses seres em formao. Entre os seus objetivos, portanto, esto o fim do trabalho infantil, a extino da violncia contra essa clientela e a execuo de melhores polticas de sade e educao. Evidencia-se, nesses termos, o acolhimento do princpio da proteo integral, que configura o objeto mesmo de disposio do ECA e que se contrape doutrina da situao irregular antes vigente. Em vez de irmanar pobreza e delinqncia e impor criana e ao adolescente (anteriormente vistos como adultos "menores" de idade e potenciais criminosos) o cumprimento de deveres, como fazia o Cdigo do Menor, o estatuto ressalta a condio peculiar de pessoa em desenvolvimento tanto da criana quanto do adolescente e reconhece seus direitos. Desse modo, ele exige polticas sociais voltadas para a infncia e a adolescncia que tenham por pressupostos a descentralizao do atendimento, a instaurao de relaes entre o Estado e a sociedade (por meio de conselhos) e a garantia dos direitos de cidadania para crianas e adolescentes. Isso tem especial importncia quando se considera o valor simblico do momento em que se votou o novo diploma, a saber: trinta anos depois de adotada a Declarao dos Direitos da Criana pela Organizao das Naes Unidas (ONU) e passados exatos dois sculos da Revoluo Francesa. No menos simblica, alis, foi a data escolhida para o incio de sua vigncia:

cd1105c4/01-4305

12 de outubro de 1990, Dia da Criana. Desde ento, conforme os especialistas, o estatuto vem provocando uma srie de mudanas na sociedade brasileira, com impacto positivo na qualidade de vida do pblico infantojuvenil. Antes de tratar de algumas dessas mudanas, porm, convm dizer que o primeiro grande impacto do ECA operou-se no exterior: a imagem de pas que ignorava os direitos da criana cedeu lugar quela do Estado que procura respeitar e promover esses direitos. Segundo Reiko Niimi, representante do Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF) no Brasil, a trajetria dos direitos da infncia e da adolescncia no cenrio mundial tem no ECA um ponto de chegada e um ponto de partida.1 De fato, ao incorporar todos os avanos da normativa internacional de proteo aos direitos da criana, o estatuto acabou se transformando em referncia de lei para o mundo.2 S na Amrica Latina, ele inspirou a criao de leis semelhantes em quinze pases, a exemplo da Venezuela e do Peru. Vale examinar, ento, alguns dos indicadores que demonstram o impacto dessa lei no territrio nacional.

NIIMI, Reiko. Criana e adolescente : dez anos de Estatuto. Folha de S.Paulo, quarta-feira, 12 jul. 2000, PA-3.
2

O Brasil foi a primeira nao a incorporar no ordenamento jurdico interno os princpios da Conveno sobre os Direitos da Criana. Na verdade, esse tratado ainda estava sendo redigido quando o Pas promulgou a Constituio de 1988, que determina ser dever do Estado, da sociedade e da famlia assegurar s crianas e aos adolescentes, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, cultura e dignidade.

cd1105c4/01-4305

3 Mudanas geradas pelo ECA


Com a aprovao do estatuto, teve incio uma longa batalha jurdica e cultural no Brasil que ainda est longe de ser superada. Tratava-se de transformar a criana e o adolescente de objetos de tutela em sujeitos de direitos, de garantir-lhes o conjunto dos direitos humanos universalmente reconhecidos, inclusive o de responderem pelos seus atos, levando-se em conta a sua condio peculiar de seres em formao. A idia de que essas pessoas tm direitos inclusive felicidade, ao prazer e a uma vida digna alterou a forma como elas se viam e o modo como eram encaradas pelos adultos. Isso gerou profundos debates e intensa mobilizao social: governos, organizaes da sociedade civil, empresas, indivduos e meios de comunicao de massa passaram a discutir a implementao da lei. Assim, o tema ingressou de vez na agenda poltica do Pas. Logo, a primeira grande mudana interna provocada pelo estatuto foi o aumento do nvel de conscientizao da sociedade sobre o carter prioritrio que deve ser concedido causa da infncia e da juventude. Para tanto, revelou-se decisivo o trabalho dos jornalistas, desenvolvido pela Agncia dos Direitos da Infncia (ANDI), sediada em Braslia, e pelo Instituto Ayrton Senna, que divulgaram amplamente a existncia mesma da lei. Ao postular a condio de cidadania para crianas e adolescentes, carentes ou no, infratores ou no, o estatuto tem funcionado como importante instrumento de pedagogia social. Ele ensina sociedade que os seres em

cd1105c4/01-4305

formao devem receber prioridade absoluta e proteo integral e que eles tm algo a dizer. Outra mudana considervel diz respeito ao propsito de descentralizar o poder na rea da infncia e da adolescncia, na medida em que se contrabalana a fora dos recursos financeiros provenientes da Unio e dos Estados com a direta responsabilidade dos municpios pelo atendimento. Com efeito, o estatuto afirma ser a instncia local a maior responsvel pela nova poltica, e os conselhos municipais (de direitos e tutelares) os principais foros para a formulao de polticas e garantia dos direitos. A descentralizao, no caso da municipalizao das polticas na rea da criana e do adolescente, deve ser entendida como uma efetiva partilha de poder entre o Estado e a sociedade. O estatuto cuida de envolver no s os trs nveis de governo, mas tambm a coletividade. Nessa estratgia democratizante de descentralizao do poder, a instalao e o funcionamento dos conselhos municipais desempenham papis nicos. Essa assertiva encontra apoio na avaliao de Mrio Volpi, especialista no assunto e conselheiro do Unicef. Para ele, um dos maiores avanos verificados no tempo de vigncia do ECA foi a criao dos conselhos de direitos estaduais e municipais, responsveis pela elaborao de polticas pblicas. Em 1998, esses conselhos j estavam presentes em 3.081 cidades brasileiras, cerca de 60% das municipalidades. Desse modo, tornou-se mais efetivo o controle sobre o dinheiro investido na rea.

cd1105c4/01-4305

Entretanto, h um certo consenso de que os conselhos de direitos no conseguiram ainda cumprir seu mandato institucional, seja pela falta de recursos materiais e humanos, seja pela falta de uma clara delimitao de competncias, seja por problemas operacionais. Entraves idnticos emperram a instalao e o funcionamento dos conselhos tutelares, que atendem as crianas em situao de risco. Em junho de 2000, havia 2.640 desses conselhos no Pas, o que significa a cobertura de apenas 48% dos municpios brasileiros. Mesmo assim, no se pode negar o avano registrado nos ltimos onze anos em favor da infncia. Afora os conselhos, que congregam representantes do governo e da sociedade civil, centenas de organizaes nogovernamentais e fundaes empresariais tm-se constitudo em torno dessa causa. Essas instituies desempenham um papel fundamental para o sucesso do estatuto, pois elas agem em setores especficos, s vezes no atendidos por polticas pblicas mais amplas. A Fundao Abrinq, por exemplo, criou o Projeto Prefeito Criana, que busca o compromisso dos prefeitos de dar prioridade infncia em suas gestes. Instituiu, ainda, um prmio homnimo do projeto, que confere meno honrosa e reconhecimento nacional aos titulares das prefeituras que garantem prioridade efetiva causa da infncia, sobretudo nos campos da educao e da sade, quer pelo avano na implementao do ECA, quer pela adoo de solues inovadoras e criativas com potencial de disseminao.

cd1105c4/01-4305

Vale dizer que toda essa participao social, particularmente nos conselhos tutelares, provocou uma sensvel reduo no poder do Judicirio. De fato, a participao da sociedade na soluo dos problemas comunitrios importa em desjurisdicionalizao de muitas providncias em casos reconhecidamente de menor complexidade. Em outras palavras, o destino da criana e do adolescente em situao de risco no mais repousa somente nas mos do juiz. Antes de chegar at ele, consideram-se os pareceres de um conselho com representantes do governo e da comunidade, de uma equipe multiprofissional e de um membro do Ministrio Pblico. No surpreende, pois, que as maiores crticas ao estatuto e a grande resistncia sua implementao venham do Judicirio. Isso no s por ser ele um reduto tradicional do conservadorismo, mas especialmente por ainda estar apegado a uma legislao j revogada e ultrapassada, que olha as crianas como propriedades dos adultos. Contudo, mesmo essa realidade vem sendo alterada desde a aprovao do ECA. A base da carreira jurdica, hoje, composta por centenas de jovens promotores e juzes com a sensibilidade aguada para a questo da infncia e da juventude em virtude do rumo inovador de alguns cursos de graduao. Esses jovens operadores do Direito esto espalhando pelo Brasil sua viso progressista, que se apia num modelo judicial garantista e responsabilizante. Ademais dessas alteraes, o ECA parece ser responsvel por um aumento efetivo no nvel de qualidade de vida das crianas e dos adolescentes brasileiros, o que pode ser verificado em vrios campos. Atualmente, 97% das

cd1105c4/01-4305

crianas entre 7 e 14 anos de idade esto matriculadas nas escolas. Houve, nos ltimos anos, um crescimento substancial de matrculas no ensino mdio. A mortalidade infantil caiu de 48 para 36 mortes de crianas at um ano de vida por mil nascidas vivas.3 Tambm houve uma queda no nmero de crianas entre 5 e 14 anos que trabalham: de 4 milhes em 1993 para cerca de 2,9 milhes em 1998. crescente o espao dedicado a artigos e notcias sobre a infncia e a juventude em toda a imprensa escrita, falada e televisiva. Desenvolvem-se mais e mais programas de apoio e orientao s famlias que, por sua vez, esto sendo a cada dia mais cobradas em decorrncia da obrigao legal de exercerem o ptrio poder com responsabilidade. Existem, tambm, vrios programas de combate pedofilia e explorao sexual de crianas. Os educadores relatam outra mudana memorvel: hoje vigora o princpio da incluso relativamente s crianas e aos adolescentes portadores de deficincia. Antes do ECA, esses jovens eram pessoas diferentes que deveriam ser preparadas para conviver com os iguais. A lei veio mostrar que, na sociedade, todos so diferentes e essa diversidade que enriquece, sobretudo o processo educacional.4 A tnica da educao foi tambm levada ao campo da infrao infanto-juvenil com o estatuto. Hoje, diversos programas socioeducativos, em
3

O trabalho de annimos que lutam pela promoo da sade e preveno de doenas fez a diferena nesses anos em que vigora o estatuto. Segundo especialistas, so os mdicos, enfermeiros, lderes comunitrios, carteiros e voluntrios que vm ajudando no combate desnutrio e levantando a discusso sobre questes como aleitamento materno e gravidez precoce. GARBIN, Luciana. Sobram desafios na educao, apesar dos avanos. O Estado de S.Paulo, Caderno Cidades, p. C4.

cd1105c4/01-4305

diferentes regies do Brasil, tm alcanado ndices de recuperao de jovens infratores superiores a oitenta por cento. Em relao s drogas, o ECA representou, antes de tudo, uma mudana de enfoque: em vez de um problema de polcia, passou-se a ver a questo como algo que interessa sade pblica. No plano civil, desde a aprovao do estatuto, a adoo derrubou tabus e preconceitos e j demonstra um nmero crescente e entusiasmado de adeptos, registrando-se uma mudana significativa no perfil dos adotandos5. Se ela antigamente recaa apenas sobre recm-nascidos, agora tambm se volta aos adolescentes, inclusive os mais velhos. H, enfim, uma conscincia muito mais amadurecida da famlia, do poder pblico e da sociedade quanto necessidade de assegurar a proteo integral a crianas e adolescentes como a mais eficiente forma de combater a violncia, a discriminao e melhorar o padro de vida coletiva.

4 A distncia ainda existente entre a lei e a realidade

Infelizmente, a realidade ainda est longe daquela descrita no estatuto: um pas em que todas as crianas e os adolescentes gozam de todos os direitos fundamentais da pessoa humana. Um pas onde a famlia, a
5

As estatsticas de uma Vara da Infncia e da Juventude do Rio de Janeiro apontam que, s no ano de 1999, doze por cento das adoes registradas referiram-se a adolescentes maiores de quinze anos. Cf. OLIVEIRA, Siro Darlan. Cidadania 10 anos. O Globo, 20 jul. 2000.

cd1105c4/01-4305

10

comunidade, a sociedade e o poder pblico asseguram a eles o direito vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, cultura, profissionalizao, dignidade, ao respeito e liberdade. Um pas que no faz deles objeto de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. No plano ftico, quase metade (49,5%) dos municpios brasileiros prestam, s crianas de zero a seis anos de idade, atendimento insuficiente para o pleno desenvolvimento infantil6. Em todo o Pas, somente um dos 5.507 municpios (guas de So Pedro, no Estado de So Paulo) alcanou um ndice considerado ideal pelo Unicef. No deve causar surpresa, ento, que 42 de cada mil crianas brasileiras morram antes de completar 5 anos de idade e, dessas, 36 antes de completar um ano, num total de 140 mil bitos anuais. E o que pior: por causas que poderiam ser evitadas! Tampouco deve surpreender que mais de 297 mil crianas nasam, a cada ano, com peso abaixo do normal. Menos espcie, ainda, deve causar o fato de que um milho de crianas no sejam registradas no primeiro ano de vida, que apenas oito por cento daquelas de zero a trs anos de idade freqentem creches e que pouqussimas recebam o estmulo fsico, social e emocional necessrio para o seu desenvolvimento. As ms notcias alcanam tambm as crianas maiores. Na verdade, a maior parte dos princpios do estatuto hoje no atinge catorze milhes de jovens at 18 anos, o que significa 23% do total existente nessa faixa etria no

A notcia reporta-se avaliao feita pelo Unicef, com base em dados sobre sade e educao, conforme artigo veiculado na imprensa. GOIS, Antnio. Cidades no atendem bem as crianas. Folha de S. Paulo, Caderno Cotidiano, 13 dez. 2000, p. C1.

cd1105c4/01-4305

11

Pas. Trata-se de crianas e adolescentes que pertencem a cerca de 8,7 milhes de famlias com renda mensal per capita inferior a um quarto de salrio mnimo, segundo dados de 1998 da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Nesse meio, h 45 mil crianas vivendo e trabalhando em lixes. Note-se que pelo menos um milho de pessoas entre 7 e 14 anos esto fora da escola, e existem 1,9 milhes de jovens analfabetos. No bastasse isso, os desnveis educacionais entre as zonas rural e urbana e as regies do Pas continuam a preocupar os especialistas. Tambm sobram crticas qualidade do ensino: evidencia-se o fracasso escolar nos ndices de repetncia e evaso ainda alarmantes, o que conduz ao engarrafamento no fluxo de alunos. Ademais, embora a legislao proba o trabalho para jovens com menos de 16 anos, estima-se que haja cerca de 400 mil empregadas domsticas com menos de 16 anos e outros milhares de jovens atuando no mercado informal, submetidos, inclusive, explorao sexual e venda de drogas. Trata-se de uma forma de trabalho pouco aparente que pode ser extremamente violenta do ponto de vista moral, fsico e psicolgico. Afora isso, cerca de 25 mil crianas de at 5 anos trabalham, o que absolutamente vergonhoso para o Pas. Enfatize-se, tambm, o alto grau de violncia a que ainda esto sujeitos os jovens em todos os locais possveis e imaginveis. Dentro de casa, quem mais sofre agresso a criana que tem entre dois e doze anos de

cd1105c4/01-4305

12

idade.7 A violncia domstica contra crianas e adolescentes no escolhe classe social, pois parte da sociedade ainda acredita que se educa pela dor. Nas ruas, o adolescente pobre constitui o alvo principal das mortes violentas, sobretudo se for negro. O quadro piora ainda mais se ele estiver internado numa instituio que ignora os princpios socioeducativos do ECA. A ttulo ilustrativo, deve-se lembrar que, na ironicamente denominada Fundao do Bem-Estar do Menor (FEBEM), de So Paulo, 184 jovens foram assassinados entre maio de 1999 e maio de 2000, treze deles pela polcia. Nesses locais, so comuns as denncias de tortura e maus-tratos. Parece no haver contrapontos suficientemente poderosos contra esse quadro desolador. As polticas pblicas na rea da cultura, do lazer e do esporte infanto-juvenil, por exemplo, so ainda incipientes e muito modestas. Despreza-se, assim, o enorme potencial formador da brincadeira, do jogo e da arte, o que configura um erro. De fato, a experincia do projeto Ressocializao atravs da Arte, do artista plstico Antnio Veronese, mostra que em contato com a arte os adolescentes infratores desenvolvem uma paixo pela vida que normalmente no apresentam. Isso se reflete no ndice de reincidncia dos participantes do projeto, que fica em torno de um por cento. Alis, o tratamento do adolescente infrator, sobretudo em privao de liberdade, constitui o calcanhar de Aquiles na aplicao do ECA. As disposies do estatuto costumam ser mal interpretadas e desrespeitadas. A maior parte das instituies responsveis pela recuperao de infratores ainda age sob a tica repressiva da lei anterior, que prescrevia o isolamento social do jovem infrator para que a sociedade no sofresse com os seus atos. Na
7

GARBIN, Luciana. Agresso e abuso sexual ainda marcam infncia. O Estado de S. Paulo, Caderno

cd1105c4/01-4305

13

Febem, a propsito, os adolescentes so tratados como presos adultos: vemse amontoados e sem acompanhamento. Logicamente, saem de l mais versados na infrao do que antes. A bem da verdade, deve-se dizer que a no-colocao do estatuto em prtica faz surgir vrios mitos em torno da criminalidade infanto-juvenil, supostamente acrescida depois do ECA. Todavia, vale reprisar, os crimes contra os jovens tm aumentado muito mais do que a taxa geral de criminalidade e do que os delitos perpetrados por jovens. Portanto, o grande desafio da sociedade no afastar de seu convvio o jovem que cometer uma infrao, mas reeduc-lo para que ele se torne um adulto integrado comunidade. Quem j tentou tirar a lei do papel comemora os resultados. A Escola Joo Lus Alves, no Rio, por exemplo, tem 120 internos de 12 a 15 anos. Agrupados por idade, porte fsico e gravidade das infraes, eles tm aulas, oficinas profissionalizantes, campo de futebol, piscina e aprendem a lidar com computadores. Como seria de esperar em tais circunstncias, o ndice de reincidncia entre os adolescentes infratores que freqentam essa escola praticamente nulo. O fracasso das atuais polticas de recuperao que seguem diretrizes opostas s da Escola Joo Luis Alves no pode ser creditado s medidas previstas no estatuto. Devem ser atribudas, isso sim, noimplementao da lei e no-implantao ou funcionamento em condies
Cidades, 12 jul. 2000, p. C5.
cd1105c4/01-4305

14

precrias dos conselhos tutelares e dos conselhos de direitos da criana e do adolescente, o que ocorre alegadamente por falta de recursos. Diga-se de passagem que uma das principais dificuldades na implementao do ECA a falta de prioridade na destinao de recursos por parte do governo federal. Em 2000, por exemplo, ele reduziu quase 70% da verba que fora destinada ao Fundo Nacional da Infncia no ano anterior. No bastasse isso, a situao ainda piora porque ele no executa o oramento fixado: em 1999, s R$ 1 de cada R$ 5 previstos no oramento foi efetivamente liberado.

5 Observaes finais
O estatuto mais do que uma lei: um plano de ao, a verdadeira arquitetura de um pas que, h onze anos, decidiu dar s suas crianas e aos seus adolescentes o que de melhor existia em recursos, criatividade, respeito, e prioridade absoluta. Apesar dessa grandeza, trata-se de um plano ainda no entendido na ntegra, a julgar pela existncia de mais de duzentos projetos de lei em tramitao no Congresso com o objetivo de alter-lo. Mais do que alteraes, entretanto, o ECA est a demandar sua efetiva implementao. Esta, com certeza, ser capaz de reverter os dados perversos que hoje ainda caracterizam a situao da infncia e da adolescncia no Pas.

cd1105c4/01-4305

15

Logo, em vez de pleitear a reduo da idade penal, seria mais razovel que houvesse um esforo poltico no sentido de estender a todos os adolescentes infratores a ateno hoje dispensada nas instituies que aplicam corretamente o estatuto. E melhor ainda seria que os presos adultos tambm recebessem tratamento compatvel com a dignidade inerente pessoa humana, a exemplo do que apregoa o ECA para o caso dos adolescentes infratores. Jogar esses jovens no fracassado sistema carcerrio brasileiro, alm de no resolver o problema da criminalidade juvenil, significa condenar uma parcela considervel da juventude marginalidade sem retorno. As solues para os problemas atuais decerto passam pela descentralizao e regionalizao das unidades de internao, pelo acompanhamento individualizado de crianas e adolescentes, por investimentos em programas de meio aberto (para que tenham contato com a comunidade), pelo encaminhamento a cursos profissionalizantes e pela contratao de tcnicos. Ademais disso, preciso garantir tambm no plano real vagas em creches e pr-escolas para todas as crianas. Igualmente, importa que se faa o acompanhamento adequado da gestante, da parturiente e da nutriz, e que se garanta o cuidado prioritrio com a criana ao longo da primeira infncia (at os trs anos de idade). Com o propsito de oferecer uma vista mais compreensiva dessa realidade, encaminha-se, a seguir, uma sntese dos resultados do Estatuto da Criana e do Adolescente nos ltimos onze anos.

cd1105c4/01-4305

16

AVANOS

DIFICULDADES

1. Os indicadores de sade e educao, 1. Parte considervel dos conselhos tutelares e de direitos ainda no apesar das dificuldades econmicas, consegue funcionar dentro do que tiveram uma constante melhoria. dispe a legislao. 2. Questes antigas, como o trabalho 2. Velhas instituies, como as Febens, heranas do modelo correcionalinfantil, foram objeto de mobilizao repressivo do Cdigo do Menor e da social e de novas aes, tanto do Poltica Nacional de Bem-Estar do Estado, quanto da sociedade civil. Menor, ainda persistem no Pas, sob novas roupagens. 3. Ao lado da escola, a famlia comeou a 3. As Defensorias Pblicas continuam desaparelhadas, sem recursos humanos, emergir nas polticas sociais. Programas financeiros e de infra-estrutura. de sade familiar, valorizao da participao de pais nos colgios e renda mnima so exemplos que ilustram essa tendncia. 4. Nunca se escreveu, publicou, discutiu e 4. Faltam, em muitos conselhos tutelares e de direitos, estrutura e capacidade capacitou tanta gente para atuar no tcnica. campo do atendimento e da defesa dos direitos infanto-juvenis. 5. As ameaas de retrocesso na legislao, 5. Falta cultura participativa por parte da populao. embora persistam, no foram capazes de trazer resultados prticos. 6. O ECA influenciou a elaborao de leis 6. Os municpios, principalmente os pequenos, ainda tm srias dificuldades semelhantes em pelo menos 15 pases em fazer pensar e executar polticas da regio. para a infncia e a juventude. 7. Muitos municpios assumiram 7. Por causa de problemas econmicos, programas e aes interessantes ficam programas para a populao infantorestritos realizao em pequena juvenil, incluindo aes em favor de escala, em razo da dificuldade de grupos mais vulnerveis socialmente. promover sua expanso. 8. O terceiro setor, ligado ao 8. Os programas e aes desenvolvidos nas reas de educao e sade para a empresariado, aumentou sua presena populao infanto-juvenil ainda no no campo da solidariedade social em levam em conta de maneira devida a favor da populao infanto-juvenil.

cd1105c4/01-4305

17

AVANOS

DIFICULDADES perspectiva do Estatuto da Criana e do Adolescente.

9. A mdia, a partir da segunda metade da 9. A cultura de organizaes do passado ainda persistem em algumas reas, dcada se reposicionou perante o ECA, fazendo com que modelos passando opinio pblica uma viso assistencialistas sigam existindo no mais madura e equilibrada do novo atendimento a crianas e adolescentes. direito Fonte: O Estado de S. Paulo, Caderno Cidades, 9 jul. 2000, p. C5

Consultoria Legislativa, 5 de novembro de 2001

CLEIDE DE OLIVEIRA LEMOS Consultora Legislativa

cd1105c4/01-4305

You might also like