You are on page 1of 8

INOVAES TECNOLGICAS NA ADMINISTRAO PBLICA: O SABER E SUA APLICAO PELOS SERVIDORES PBLICOS

SILVA, Adriana Netto; ALVES, Amirelle Seixas; ALMEIDA, Anglica Alves de; SILVA, Igor Henrique Fernandes; CHEIK, Mariana Perdigo; NASCIMENTO, Natlia Ripper FACULDADE DE POLTICAS PBLICAS TANCREDO NEVES FaPP/CBH/UEMG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO DE FINANAS PBLICAS E AUDITORIA GOVERNAMENTAL - GFPAG

INTRODUO
O presente trabalho resultado de um estudo realizado na disciplina Gesto de Inovaes Tecnolgicas pelos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gesto de Finanas Pblicas e Auditoria Governamental, e do curso de especializao Lato Sensu em Gesto Pblica para Resultados ambos cursos ofertados pela Faculdade de Polticas Pblicas Tancredo Neves Campus Belo Horizonte Universidade do Estado de Mina Gerais. Essa investigao iniciou-se a partir de discusses em sala de aula que geraram inquietaes dos discentes acerca das inovaes tecnolgicas utilizadas na Administrao Pblica, principalmente na esfera estadual, em Minas Gerais. Os principais questionamentos giravam acerca de como as inovaes tecnolgicas podem servir para subsidiar o profissional do setor pblico no desempenho de suas funes. Para o desenvolvimento de tal investigao sero abordados os conceitos de inovao tecnolgica nas organizaes, de sistemas informatizados e de novos processos de gesto na Administrao Pblica. Iniciativa que concede benefcios aos servidores dos rgos e entidades que obtm resultados satisfatrios no Acordo de Resultados, ou seja, quando alcanam os resultados individuais ou setoriais pactuados em um contrato de gesto firmado com o governo. Verifica-se que a ADI, ao instituir o Prmio de Produtividade como fator motivacional para o servidor, e ao possibilitar a sua capacitao e realocao - aproveitando as suas potencialidades -pode produzir efeitos positivos na prestao de servios deste junto sociedade. Alm de contribuir para o alcance dos objetivos do Estado (por meio do Acordo de Resultados). Com esse estudo, considera-se, que o governo do Estado de Minas Gerais ao implementar as inovaes no campo da gesto administrativa, tem observado a importncia do servidor como veculo-meio para a consecuo de suas aes e o desenvolvimento de seus saberes.

OBJETIVOS
Identificar as inovaes tecnolgicas introduzidas na Administrao Pblica do Governo do Estado de Minas Gerais, bem como sua apropriao pelos servidores pblicos, partindo do pressuposto que tais inovaes podem proporcionar a melhoria na oferta de servios aos cidados e sociedade como um todo.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
Para elaborao do presente trabalho foi realizado um estudo exploratrio por meio de estudos bibliogrficos e webgrficos sobre a temtica: Inovaes Tecnolgicas na Administrao Pblica. Suas principais referncias foram os artigos cientficos, revistas especializadas e principalmente os stios eletrnicos e documentos governamentais que apresentam o tema em estudo.

DESENVOLVIMENTO
Considera-se que a inovao tecnolgica est compreendida na criao do novo, seja na forma de produto, processo, ou mesmo no paradigma da empresa e/ou instituio que a implementa com a finalidade de aprimorar tecnologias j existentes, bem como de agregar novas funcionalidades ou caractersticas ao produto ou processo que desenvolve implicando em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade (TIDD, 2008). Acompanhando a tendncia inovadora nos processos de gesto implementadas pelo Governo Federal, no mbito do governo do Estado de Minas Gerais tambm foram estruturadas e desenvolvidas formas diferenciadas de gesto nas quais destacam-se o Choque de Gesto e o Acordo de Resultados (ALVES, 2006). Nesse aspecto, o Choque de Gesto objetivou promover de forma inovadora o desenvolvimento econmico; recuperar o vigor poltico do estado e ainda, reorganizar e modernizar o setor pblico estadual. Para o alcance desses objetivos foi adotado um conjunto de medidas de impacto imediato para modificar o padro de comportamento da Administrao Pblica visando introduo de uma cultura voltada para a sociedade, mesmo que a longo prazo (BORGES, 2009). Alem disso, foram implementadas ferramentas de trabalhos com esses novos modelos gerenciais podemos citar os seguintes instrumentos de planejamento: PMDI Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado SIAD Sistema Integrado de Administrao de Materiaise Servios SIGPLAN - Sistema de Informaes Gerenciais e de Planejamento SIGA - Sistema Integrado de Gerenciamento de Auditoria GERAES- Gesto Estratgica de Recursos e Aes ADI -Avaliao de desempenho individual Salienta-se que a ADI -Avaliao de Desempenho Individual teve impacto direto na atuao do servidor pblico. Dentro da perspectiva de mensurao da ADI, foi implementado pelo governo de Minas Gerais o Prmio de Produtividade.

RESULTADOS PRELIMINARES
Os resultados, ainda que iniciais, evidenciam uma tendncia de aprimoramento das ferramentas tecnolgicas a serem utilizadas pelos servidores e de otimizao de processos gestionrios em busca de maior efetividade e solidez nas aes do Estado. Tais transformaes visam alcanar um melhor gerenciamento das informaes na administrao pblica em busca do melhor atendimento aos cidados. Nesse caso, verifica-se que o fator humano no pode ser desconsiderado e destaca-se a necessidade de se criar condies aos servidores para a produo de novos conhecimentos e para a construo de prticas inovadoras dentro do seu campo de atuao que podem ser concretizadas por meio de cursos de capacitao e aprimoramento. Por meio das inovaes tecnolgicas no mbito da gesto administrativa os servidores tendem a atuar com mais praticidade e funcionalidade na realizao de seu trabalho, fato que pode ser conquistado por meio da capacitao e/ou qualificao dos servidores, atravs de incentivos, que podem motivar e estimular estes servidores a produzir resultados mais eficazes. Como sugestes de estudos futuros, o grupo prev a realizao de um estudo de caso para o acompanhamento dos resultados obtidos a partir da adoo de inovaes tecnolgicas na administrao pblica.

REFERNCIAS
TIDD, Joseph, BESSANT, Joe, PAVITT, Keith. Gesto da Inovao. 3ed. Porto Alegre: Bookmark, 2008. COUTINHO. Marcelo James Vasconcelos. Administrao pblica voltada para o cidado:quadro terico-conceitual. Revista do Servio Pblico. Ano 51. Nmero 3. Jul-Set 2000. MAGALHES, Darcilene. A aplicao das Tecnologias da informao e da comunicao (TICs) na efetividade da gesto da pblica. Fonte. Ano 3, n. 5, julho/dez 2006

Realizao

Apoio

INOVAES TECNOLGICAS NA ADMINISTRAO PBLICA: O SABER E SUA APLICAO PELOS SERVIDORES PBLICOS Adriana Netto Silva Docente da FaPP/CBH/UEMG (autor) Instituio: Faculdade de Polticas Pblicas Pblicas Tancredo Neves- Campus Belo Horizonte Universidade do Estado de Minas Gerais - FaPP/CBH/UEMG. GT 03 Trabalho e Educao Profissional e Tecnolgica PALAVRAS CHAVE: Inovaes Tecnolgicas; Administrao Pblica; Servidores Pblicos.
1. INTRODUO Este um trabalho elaborado no mbito da disciplina Gesto de Inovaes Tecnolgicas ministrada no ano de 2010, para o 3 perodo do Curso Superior de Tecnologia em Gesto de Finanas Pblicas e Auditoria - GFPA. O estudo foi desenvolvido por estudantes do GFPA, com a participao de um estudante do curso de especializao Lato Sensu em Gesto Pblica para Resultados, ambos ofertados pela Faculdade de Polticas Pblicas Tancredo Neves Campus Belo Horizonte Universidade do Estado de Minas Gerais FaPP/CBH/UEMG. Essa investigao iniciou-se a partir de discusses em sala de aula que geraram inquietaes dos discentes acerca das inovaes tecnolgicas utilizadas na Administrao Pblica, principalmente na esfera estadual, em Minas Gerais. Os principais questionamentos giravam acerca de como as inovaes tecnolgicas podem servir para subsidiar o profissional do setor pblico no desempenho de suas funes. Para o desenvolvimento de tal investigao sero abordados os conceitos de inovao tecnolgica nas organizaes, de sistemas informatizados e de novos processos de gesto na Administrao Pblica. Para a abordagem do tema adotaremos como marco temporal inicial a dcada de 1990, perodo no qual observa-se o maior impacto das novas tecnologias e dos sistemas informatizados nos processos scio-econmicos, potencializando a sua utilizao na esfera da Administrao Pblica. OBJETIVOS

Esse artigo tem como objetivo identificar as inovaes tecnolgicas introduzidas na Administrao Pblica do Governo do Estado de Minas Gerais, bem como sua apropriao pelos servidores pblicos, partindo do pressuposto que tais inovaes podem proporcionar a melhoria na oferta de servios aos cidados e sociedade como um todo. REFERENCIAL TERICO Considera-se que a inovao tecnolgica est compreendida na criao do novo, seja na forma de produto, processo, ou mesmo no paradigma da empresa e/ou instituio que a implementa, com a finalidade de aprimorar tecnologias j existentes, bem como de agregar novas funcionalidades ou caractersticas ao produto ou processo que desenvolve, que impliquem em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade (TIDD, 2008). Sob esse aspecto procura-se evidenciar que no somente as Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs) representam inovaes tecnolgicas. Verifica-se que a inovao tambm pode ser entendida como o desenvolvimento e a criao de novos produtos e/ou processos que estabeleam melhorias e que se traduzam em benefcios para as organizaes sejam essas pblicas, privadas ou do terceiro setor. Tais avanos podem ser representados pela implementao de um processo diferenciado em uma instituio como, por exemplo, o monitoramento de uma nova rotina de trabalho, em que se possa encurtar etapas por meio de uma boa segregao de funes e definio de aladas de responsabilidade, fato que no depende exclusivamente de uma TIC para surtir bons efeitos na dinamizao de determinada tarefa. As inovaes tambm podem ser percebidas na gesto da administrao pblica como inovaes nos seus processos, sistemas e prticas que no mbito da Administrao Pblica, serviriam como uma forma dos gestores criarem condies mais propcias de trabalho para os seus servidores prestarem servios e/ou esclarecimentos sociedade. Assim sendo, as tentativas de inovao na Administrao Pblica significam a busca pela eficincia e qualidade na prestao de servios pblicos (COUTINHO, 2000). Para tanto, necessrio o rompimento com os modelos tradicionais de administrao dos recursos pblicos e a introduo de uma nova cultura de gesto. Neste contexto, o acesso s inovaes tecnolgicas significa uma mudana substancial no papel e nas possibilidades da comunicao, na ao social, na ao poltica e na prestao de contas, fazendo-se necessrio que todos agentes pblicos, principalmente representados pelos seus servidores, sejam capacitados e detenham os conhecimentos indispensveis ao bom desempenho de suas funes dentro da Administrao Pblica.

No Brasil, at meados da dcada de 90, o modelo adotado na gesto pblica era considerado extremamente burocrtico, ineficiente e incapaz de atender s crescentes demandas dos cidados (COUTINHO, 2000). Em resposta ao no atendimento dessas necessidades foi estruturado um novo modelo gerencial que visou transformao desse quadro por meio da modernizao de seus instrumentos de gesto, alteraes nos processos de trabalho dos agentes pblicos e ainda, pelo desenvolvimento de sistemas informatizados de atendimento ao usurio. Essa nova administrao pblica est voltada ao atendimento ao cidado como nos aponta Coutinho (2000, 41p):
Alm disso, a administrao pblica voltada para o cidado auxiliada hoje pelas transformaes tecnolgicas que possibilitam o uso de uma srie de instrumentos novos para o atendimento. Os avanos na informtica, redes e softwares, e nas telecomunicaes trazem grandes benefcios para essa mudana do modelo administrativo.

Assim, a passagem da Administrao Burocrtica para a Administrao Gerencial, configurou-se como um dos cones das inovaes tecnolgicas na gesto pblica, que pode ser entendida como uma forma de inovao pelo processo de ruptura de paradigma. Essa mudana ocorreu em termos de uma reestruturao e reformulao com vistas a viabilizar a tomada de decises de forma mais descentralizada e eficiente.
A explicao simples: os cidados esto se tornando cada vez mais conscientes de que a administrao pblica burocrtica no corresponde s demandas que a sociedade civil apresenta aos governos no capitalismo contemporneo. Os cidados exigem do Estado muito mais do que o Estado pode oferecer. (BRESSER PEREIRA, 2005, 24p)

O mentor dessa Reforma Administrativa Gerencial foi o Ministro da Administrao Federal e Reforma do Estado, Bresser Pereira. Suas propostas repercutiram influenciando o desenvolvimento e a implementao de uma nova proposta gerencial na Administrao Pblica Federal: a Reforma do Estado, promovida no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Os objetivos dessas reformas foram: aumentar a capacidade administrativa de governar com efetividade e eficincia, voltando ao dos servios do Estado para o atendimento aos cidados; limitar a ao do Estado quelas funes que lhe so prprias; transferir da Unio para os Estados e Municpios as aes de carter local; e transferir parcialmente, da Unio para os Estados, as aes de carter regional. Concordamos com SOUSA (2009, 2p.) em sua afirmao de que Em um contexto atual marcado por cobranas por uma gesto mais eficaz e transparente, os governos, tanto municipais, estaduais e federal dependem de um componente que sirva de elo entre os servios pblicos e o

cidado. Nessa direo BARBOSA (2004) apud SOUSA (2009) nos aponta que as novas tecnologias cada vez mais presentes na Administrao Pblica, desempenham o papel deste componente, transformando-se em uma das principais engrenagens de articulao dos processos para o fortalecimento do atendimento aos cidados.

DESENVOLVIMENTO Acompanhando a tendncia inovadora nos processos de gesto implementadas pelo Governo Federal, no mbito do governo do Estado de Minas Gerais tambm foram estruturadas e desenvolvidas formas diferenciadas de gesto nas quais destacam-se o Choque de Gesto e o Acordo de Resultados (ALVES, 2006). Nesse aspecto, o Choque de Gesto objetivou promover de forma inovadora o desenvolvimento econmico; recuperar o vigor poltico do estado e ainda, reorganizar e modernizar o setor pblico estadual. Para o alcance desses objetivos foi adotado um conjunto de medidas de rpido impacto para modificar o padro de comportamento da Administrao Pblica visando introduo de uma cultura voltada para a sociedade, mesmo que a longo prazo (Borges, 2009). Dentre as inmeras inovaes implementadas com esses novos modelos gerenciais podemos citar, por exemplo, a criao dos instrumentos de planejamento (PMDI, PPAG, LDO, LOA e JPOF) e de determinados instrumentos de gesto (GERAES- Gesto Estratgica de Recursos e Aes). No entanto, para esse estudo merece destaque uma inovao que teve impacto direto na atuao do servidor pblico: a avaliao de desempenho individual ADI.. A avaliao de desempenho individual objetiva acompanhar e avaliar de forma contnua o servidor, possibilitando promover a sua adequao profissional. Com a sua aplicao possvel identificar as necessidades de capacitao dos servidores, facilitando o processo de qualificao dos recursos humanos e favorecendo a realocao destes conforme vocaes e funes. Segundo Borges (2009) ela torna-se um instrumento para o alinhamento das metas individuais com as metas institucionais e consequentemente com a agenda estratgica do Governo. Sendo, ainda utilizada para mensurao de Prmio de Produtividade, desenvolvimento da carreira, alm de possibilitar perda do cargo ou funo na hiptese de desempenho insatisfatrio. Dentro da perspectiva de mensurao da ADI, foi implementado pelo governo de Minas Gerais o Prmio de Produtividade. Iniciativa que concede benefcios aos servidores dos rgos e entidades que obtm resultados satisfatrios no Acordo de Resultados, ou seja, quando alcanam os resultados individuais ou setoriais pactuados em um contrato de gesto firmado com o governo.

Verifica-se que a ADI, ao instituir o Prmio de Produtividade como fator motivacional para o servidor, e ao possibilitar a sua capacitao e realocao - aproveitando as suas potencialidades pode produzir efeitos positivos na prestao de servios deste junto sociedade. Alm de contribuir para o alcance dos objetivos do Estado (por meio do Acordo de Resultados). Outras inovaes que merecem destaque e que visam uma melhor prestao de servios pblicos alterando e agilizando as rotinas de trabalho dos servidores refere-se utilizao das TICs. Essas vm sendo aplicadas, em Minas Gerais, por meio de sistemas corporativos para gerenciamento e consulta de diversas informaes, de acordo com sua especificidade. O controle do ciclo dos materiais e servios do Estado, por exemplo, (desde a requisio, compra, e distribuio desses materiais at a reposio de estoque e a realizao de servios) realizado por sistemas integrados. Dentre esses sistemas podemos destacar o Sistema Integrado de Administrao de Materiais e Servios SIAD, o Sistema Integrado de Administrao Financeira de Minas Gerais - SIAFI-MG, bem como outros (SICAF, SISAP, DETRAN). J para tramitao de processos, ofcios, memorando e demais documentos utilizado o Sistema Integrado de Protocolo SIPRO. Ainda no que tange a iniciativas pioneiras na utilizao de sistemas informatizados na Administrao do Estado destacamos o papel da Auditoria-Geral, e outros rgos de Controle Interno do Pas, com a criao do Sistema Integrado de Gerenciamento de Auditoria SIGA, que consiste em um sistema informacional on-line que permite o eficiente gerenciamento das atividades de auditoria. Com esse estudo, considera-se, que o governo do Estado de Minas Gerais ao implementar as inovaes no campo da gesto administrativa, tem observado a importncia do servidor como veculo-meio para a consecuo de suas aes e o desenvolvimento de seus saberes. Nesse sentido, foram identificados o desenvolvimento de estratgias de qualificao, oferta de incentivos, aliada crescente utilizao das TICs - configuradas pela implementao de servios pblicos gerenciados por sistemas informatizados. Tais aes podem indicar a adoo de instrumentos que apiem o servidor para o aprendizado de novas habilidades favorecendo a realizao de suas tarefas atendendo, assim, de forma mais eficiente os cidados.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Para elaborao do presente trabalho foi realizado um estudo exploratrio por meio de estudos bibliogrficos e webgrficos sobre a temtica: Inovaes Tecnolgicas na Administrao Pblica. Suas principais referncias foram os artigos cientficos, revistas

especializadas e principalmente os stios eletrnicos e documentos governamentais que apresentam o tema em estudo.
CONCLUSES

A partir do explicitado no corpo deste trabalho podemos perceber que a utilizao da


tecnologia como instrumento na execuo das funes dos servidores pblicos considerada recente, j que foi a partir da dcada de 90 que se deu mais importncia aos benefcios que as inovaes tecnolgicas poderiam trazer, tanto para os servidores pblicos, quanto para a sociedade. Por meio das inovaes tecnolgicas no mbito da gesto administrativa, bem como pelo domnio das TICs, os servidores tendem a atuar com mais praticidade e funcionalidade na realizao de seu trabalho, fato que pode ser conquistado por meio da capacitao e/ou qualificao dos servidores, atravs de incentivos, que podem motivar e estimular estes servidores a produzir resultados mais eficazes, que so diretamente percebidos pela populao. Os resultados positivos da utilizao dessas inovaes, ainda que iniciais, evidenciam uma tendncia de aprimoramento das ferramentas tecnolgicas a serem utilizadas pelos servidores e de otimizao de processos de gesto em busca de maior efetividade e solidez nas aes do Estado em sua funo social. Essas transformaes visam a alcanar um melhor gerenciamento das informaes na Administrao Pblica em busca do aprimoramento do atendimento aos cidados, bem como a facilitar o trabalho dos servidores, ao estabelecer uma rede de comunicao entre os diversos setores administrativos do Estado. Nesse caso, verifica-se que o fator humano de suma importncia para a aplicao efetiva dessas tecnologias, destacando-se a necessidade de se criar condies aos servidores para a produo de novos conhecimentos e para a construo de prticas inovadoras dentro do seu campo de atuao, alm de proporcionar meios pelos quais esses servidores possam aprender a utilizar as inovaes de maneira eficaz. Para que essas condies sejam concretizadas necessrio que se d continuidade poltica de gesto de capacitao e aprimoramento dos servidores, cuja necessidade pode ser sinalizada por meio da Avaliao de Desempenho Individual, identificando-se, assim, os pontos fracos e potencializando os fortes para aplicao das inovaes tecnolgicas de maneira mais eficiente no atendimento das demandas sociais. Pretende-se ainda, realizar, a posteriori, um estudo de caso para avaliar em que medida, efetivamente, se do os impactos das inovaes tecnolgicas, aplicadas como ferramenta de gesto

administrativa ou por meio das Tecnologias de Informao e Comunicao- TICs na oferta e/ou prestao de servios sociedade.

REFERNCIAS ALVES, Ana Carolina Timo. As reformas em Minas Gerais: choque de gesto, avaliao de desempenho e alteraes no trabalho docente. VI seminrio da redestrado. 2006. Disponvel em <http://www.fae.ufmg.br/estrado/cd_viseminario/trabalhos/eixo_tematico_1/as_reformas_em_m g_choqeu_gestao.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2010 BARBOSA, Alexandre Fernandes. Governo Eletrnico: um modelo de referncia para a sua implementao. Disponvel em: <http://www.cqgp.sp.gov.br/downloads/T00228.PDF. Data de acesso: 24/04/2009 BORGES, Juliano Fisicaro. Choque de Gesto em Minas Gerais [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <igorhenriquee@yahoo.com.br> em 03 de set. 2009. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. SPINK, Peter. Reforma do Estado e Administrao pblica gerencial. 7 ed. 2006 reimp 2007. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2007. CNDIDO, Gesinaldo Atade. Caractersticas e prticas gerencias de empresas inovadoras. Fonte. Ano 3, n. 5, julho/dezembro de 2006. CNDIDO, Gesinaldo Atade. O processo de implantao de novas tecnologias e a busca da sinergia entre indivduo e organizao. Revista de Cincias da Administrao v.4, n.08, jul/dez 2002. Disponvel em <http://www.cad.ufsc.br/revista/08/Revista%208%20-%202%20%20ARTIGO%2011(site).pdf> . Acesso em 15 abr. 2010. CATTANI, Antonio David (Org.). Dicionrio crtico sobre trabalho e tecnologia. 4. ed. Ver. Ampl. Petrpolis: Vozes; Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2002. COUTINHO. Marcelo James Vasconcelos. Administrao pblica voltada para o cidado:quadro terico-conceitual. Revista do Servio Pblico. Ano 51. Nmero 3. Jul-Set 2000. DRUCKER, Peter. Sociedade ps capitalista. Lisboa: Actual, 3 ed, 2007. FERREIRA, Adriana Torres. Comunicao integrada de marketing para organizaes sem fins lucrativos. Belo Horizonte, Fumec, 2009. MAGALHES, Darcilene. A aplicao das Tecnologias da informao e da comunicao (TICs) na efetividade da gesto da pblica. Fonte. Ano 3, n 5, julho/dez 2006. QUELUZ, Gilson e LIMA FILHO, 2005. A tecnologia e a educao tecnolgica: elementos para uma sistematizao conceitual. Educao & Tecnologia. V10, n1. Belo Horizonte: CEFET-MG, 20005. RATTNER, Henrique. Informtica e Sociedade. So Paulo: Brasiliense, 1985 SOUSA, Edileusa. A controladoria e as inovaes tecnologicas na gesto Pblica: o caso governana eletrnica na prefeituramunicipal de uberlndia. Disponvel em <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos52005/254.pdf >. Acesso em: 10 mai. 2010. TIDD, Joseph, BESSANT, Joe, PAVITT, Keith. Gesto da Inovao. 3ed. Porto Alegre: Bookmark, 2008.

You might also like