You are on page 1of 2

6054

Dirio da Repblica, 1. srie N. 168 31 de Agosto de 2007

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 49/2007
de 31 de Agosto

Primeira alterao aos Decretos-Leis n.os 312/2003, de 17 de Dezembro, e 313/2003, de 17 de Dezembro, e segunda alterao ao Decreto-Lei n. 276/2001, de 17 de Outubro, que estabelecem o regime jurdico de deteno de animais perigosos e potencialmente perigosos, de identificao e registo de caninos e felinos e de aplicao da Conveno Europeia para a Proteco dos Animais de Companhia.

perigosidade e normas especficas aplicveis quanto sua circulao e ou utilizao. 3 (Anterior n. 2.) 4 (Anterior n. 3.) 5 proibida a publicidade comercializao de animais perigosos ou potencialmente perigosos. Artigo 14.
[]

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
Alteraes ao Decreto-Lei n. 312/2003, de 17 de Dezembro

1 ..................................... 2 A criao ou reproduo de quaisquer ces perigosos ou potencialmente perigosos carece de licena da Direco-Geral de Veterinria, cuja emisso depende do cumprimento dos seguintes requisitos: a) Preenchimento das condies previstas nas alneas a) a e) do n. 2 do artigo 3.; b) Existncia de registo obrigatrio com a indicao das espcies, raas ou cruzamento de raas, quando aplicvel, e nmero de animais vendidos, de onde conste tambm o historial dos mesmos, bem como o nmero de referncia que permita a identificao electrnica; c) Existncia de um livro de origens autenticado pela autoridade competente, de onde conste a datao de cada ninhada, bem como o registo de vendas; d) Garantia de emisso pelo criador de documentos de venda, de onde constem todos os dados do comprador exigidos na lei. 3 (Anterior n. 2.) 4 (Anterior n. 3.) 5 As cmaras municipais podem prestar toda a colaborao que vise a esterilizao determinada nos termos do n. 3 sempre que se prove por qualquer meio legalmente admitido que o detentor no pode suportar os encargos de tal interveno. Artigo 17.
[]

Os artigos 3., 9., 14. e 17. do Decreto-Lei n. 312/2003, de 17 de Dezembro, que estabelece o regime jurdico de deteno de animais perigosos e potencialmente perigosos como animais de companhia, passam a ter a seguinte redaco: CAPTULO II Normas para a deteno, criao e treino de animais perigosos ou potencialmente perigosos Artigo 3.
[]

1 ..................................... 2 Para a obteno da licena referida no nmero anterior o detentor tem de ser maior de idade e deve entregar na junta de freguesia respectiva, alm dos documentos exigidos pelo Regulamento de Registo, Classificao e Licenciamento de Ces e Gatos, a seguinte documentao: a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) Registo criminal, do qual resulte no ter sido o detentor condenado, por sentena transitada em julgado, por crime contra a vida ou integridade fsica, contra a sade pblica ou contra a paz pblica; c) Atestado de capacidade fsica e psquica para deteno de ces perigosos ou potencialmente perigosos, em termos a regulamentar pelo Governo; d) No ter o interessado sido privado, por sentena transitada em julgado, do direito de deteno de ces perigosos ou potencialmente perigosos; e) [Actual alnea c).] 3 ..................................... Artigo 9.
Comercializao de animais e publicidade

1 ..................................... 2 Constituem contra-ordenaes punveis pelo director-geral de Veterinria com coima cujo montante mnimo de 500 e mximo de 3740 ou 44 890, consoante se trate de pessoas singulares ou colectivas: a) A no manuteno pelos operadores/receptores e estabelecimentos de venda de animais potencialmente perigosos dos registos a que se refere o n. 1 do artigo 9. e pelo perodo de tempo nele indicado; b) A comercializao de animais perigosos ou potencialmente perigosos em desrespeito pelo disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 9.; c) A publicidade comercializao de animais perigosos ou potencialmente perigosos, em desrespeito pelo disposto no n. 5 do artigo 9.; d) [Anterior alnea c).] e) [Anterior alnea d).] f) [Anterior alnea e).] g) A falta da licena ou o no cumprimento das obrigaes previstas no n. 2 do artigo 14.; h) [Anterior alnea f).]

1 ..................................... 2 A comercializao de ces potencialmente perigosos s poder ocorrer aps implantao da respectiva cpsula de identificao electrnica, devendo o vendedor informar previamente o comprador das caractersticas do animal, cuidados especiais em funo da potencial

Dirio da Repblica, 1. srie N. 168 31 de Agosto de 2007 3 A tentativa e a negligncia so sempre punidas. 4 A reincidncia implica o agravamento em um tero dos limites mnimos e mximos das coimas previstas no presente artigo. Artigo 2.
Aditamento ao Decreto-Lei n. 313/2003, de 17 de Dezembro

6055
Lei n. 50/2007
de 31 de Agosto

Estabelece um novo regime de responsabilidade penal por comportamentos susceptveis de afectar a verdade, a lealdade e a correco da competio e do seu resultado na actividade desportiva.

aditado um artigo 18.-A ao Decreto-Lei n. 313/2003, de 17 de Dezembro [aprova o Sistema de Identificao e Registo de Caninos e Felinos (SICAFE)], com a seguinte redaco: Artigo 18.-A
Identificao do agente

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objecto

1 Alm das autoridades policiais, tambm os agentes de fiscalizao devidamente credenciados pelas entidades referidas no artigo anterior podem, no exerccio das suas funes e quando tal se mostre necessrio, exigir do agente de uma contra-ordenao a respectiva identificao e solicitar a interveno da autoridade policial. 2 A identificao feita mediante a apresentao do bilhete de identidade ou outro documento autntico que a permita ou ainda, na sua falta, atravs de uma testemunha identificada nos mesmos termos. Artigo 3.
Aditamento ao Decreto-Lei n. 276/2001, de 17 de Outubro

A presente lei estabelece o regime de responsabilidade penal por comportamentos antidesportivos, contrrios aos valores da verdade, da lealdade e da correco e susceptveis de alterarem fraudulentamente os resultados da competio. Artigo 2.
Definies

Para os efeitos da presente lei, considera-se: a) Dirigente desportivo o titular do rgo ou o representante da pessoa colectiva desportiva, quem nela tiver autoridade para exercer o controlo da actividade e o director desportivo ou equiparado; b) Tcnico desportivo o treinador, o orientador tcnico, o preparador fsico, o mdico, o massagista, os respectivos adjuntos e quem, a qualquer ttulo, orienta praticantes desportivos no desempenho da sua actividade; c) rbitro desportivo quem, a qualquer ttulo, principal ou auxiliar, aprecia, julga, decide, observa ou avalia a aplicao das regras tcnicas e disciplinares prprias da modalidade desportiva; d) Empresrio desportivo quem exerce a actividade de representao, intermediao ou assistncia, ocasionais ou permanentes, na negociao ou celebrao de contratos desportivos; e) Pessoas colectivas desportivas os clubes desportivos, as sociedades desportivas, as federaes desportivas, as ligas profissionais, associaes e agrupamentos de clubes nelas filiados, bem como as pessoas colectivas, sociedades civis ou associaes de facto que se dedicam actividade de empresrio desportivo; f) Agente desportivo as pessoas singulares ou colectivas referidas nas alneas anteriores, bem como as que, mesmo provisria ou temporariamente, mediante remunerao ou a ttulo gratuito, voluntria ou obrigatoriamente, a ttulo individual ou integradas num conjunto, participem em competio desportiva ou sejam chamadas a desempenhar ou a participar no desempenho de competio desportiva; g) Competio desportiva a actividade desportiva regulamentada, organizada e exercida sob a gide das federaes desportivas ou das ligas profissionais, associaes e agrupamentos de clubes nelas filiados ou das instncias internacionais de que aquelas pessoas colectivas faam parte.

aditado um artigo 66.-A ao Decreto-Lei n. 276/2001, de 17 de Outubro (estabelece as normas legais tendentes a pr em aplicao em Portugal a Conveno Europeia para a Proteco dos Animais de Companhia e um regime especial para a deteno de animais potencialmente perigosos), alterado pelo Decreto-Lei n. 315/2003, de 17 de Dezembro, com a seguinte redaco: Artigo 66.-A
Identificao do agente

1 Alm das autoridades policiais, tambm os agentes de fiscalizao devidamente credenciados pelas entidades referidas no artigo anterior podem, no exerccio das suas funes e quando tal se mostre necessrio, exigir do agente de uma contra-ordenao a respectiva identificao e solicitar a interveno da autoridade policial. 2 A identificao feita mediante a apresentao do bilhete de identidade ou outro documento autntico que a permita ou ainda, na sua falta, atravs de uma testemunha identificada nos mesmos termos. Aprovada em 5 de Julho de 2007. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 16 de Agosto de 2007. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 16 de Agosto de 2007. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

You might also like